Autoridades governamentais evitam calafrios provocados pela Associação dos Economistas

A imprensa Estatal e parte da privada, já não se comparecem nas palestras da Associação dos Economistas. No entanto as denúncias, sugestões e factos que foram relatados pela organização da sociedade civil no passado, ou seja, antes de Agosto de 2010 foram aplaudidos pelos actuais agentes políticos no poder.

O Téla Nón recorda e muito bem das denúncias feitas pela Associação dos Economistas, contra o anterior governo de Rafael Branco, nas vésperas das eleições legislativas de Agosto de 2010.  Num debate num órgão de televisão internacional, e também no falecido programa Em Director da TVS, o economista Teotónio Torres na qualidade de dirigente da Associação dos Economistas, teceu acusações duras contra o então Governo de Rafael Branco. Acusações de corrupção com destaque para a gestão do dossier petróleo.

O Téla Nón recorda e muito bem, os aplausos de jornalistas a favor da Associação dos Economistas e em especial para premiar as declarações consideradas na altura como corajosas e exemplares, proferidas por Teotónio Torres.

Fora dos Estúdios, algumas figuras que participaram em tais debates, falaram em off sobre as intervenções de Teotónio Torres no passado, ou melhor, ainda na primeira República quando desempenhava as funções de Ministro da Economia.

Tais figuras pretendiam demonstrar que o que se passou no Estúdios não era nada mais, nada menos, do que a forma peculiar de ser e estar do economista Teotónio Torres, que sem papas na língua diz o que lhe vai na alma. «Esse homem é assim», declarou um dos intervenientes no debate.

Tais figuras mostraram claramente que tudo o que se tinha dito nos Estúdios era fiável e que era assim mesmo. Assim mesmo é que tinha que ser. Outros Jornalistas que acompanharam o debate televisivo promovido pela Associação dos Economistas sobre o fenómeno Banho, estavam encantados com a intervenção de Teotónio Torres.

«Esse homem é forte. Homem diz verdades nuas e cruas e não aceita ser interrompido. Isso é que é homem», foi uma das várias declarações das figuras da altura, e de jornalistas que acompanharam o debate gravado. Aliás o conteúdo das declarações de Teotónio Torres naquele debate televisivo gravado, foi imediatamente radiodifundido por ondas internacionais, no sistema hora a hora, tendo em conta a importância dos factos e da denúncia feita.

O tempo mudou rápido. Mas a Associação dos Economistas parece ter continuado com a sua missão cívica de sugerir aos decisores do Estado, soluções para alguns problemas. Continua como antes de Agosto de 2010, a denunciar situações que considera anómalas. A Associação dos Economistas não terá desviado um centímetro da sua posição e conduta cívica.

Mas o tempo mudou. De heróis a Associação e os seus membros, passaram a vilões. Certo porém é que quem mudou não foi a Associação dos Economistas, que continua coerente na sua posição cívica. As figuras que estiveram directa ou indirectamente envolvidas no debate televisivo que antecedeu as eleições legislativas, é que mudaram de posição. Passaram a ocupar posições governamentais, e agora as mesmas figuras que aplaudiam a Associação dos Economistas,  consideram que a organização não é credível. Aliás posição igual a do anterior governo de Rafael Branco, que encarava a Associação dos Economistas como um adversário político. Assim mesmo tais figuras consideram hoje a Associação dos Economistas, como uma organização política, que está a meter nariz onde não é chamado.

Com apoio de tais figuras, que no passado aplaudiam, e valorizavam a acção cívica da Associação, a imprensa estatal já começou a censurar as denúncias e sugestões que a organização da sociedade civil, tem colocado a volta de questões de interesse nacional. Nenhum órgão Estatal comparece nas palestras organizadas pela Associação.

Na carta endereçada ao Primeiro-ministro, a organização diz que «é fundamental que os serviços de informação sejam o mais transparente possível e vocacionados para servir o País e a população em geral. É preciso evitar qualquer sistema com sinais ditatoriais que possa começar a ser instalado progressivamente em São Tomé e Príncipe», refere a carta da Associação dos Economistas.

Note-se que desde 2010 que a Associação dos Economistas, tem envolvido a sociedade civil são-tomense no debate de questões de interesse nacional, nomeadamente sobre o dossier petróleo, a transparência nos actos eleitorais, com realce para o combate ao Banho, ou compra de consciência, dentre outras questões.

Não poupou o governo de Rafael Branco, no que concerne ao procedimento para o lançamento do primeiro leilão de petróleo na zona económica exclusiva, assim como a gestão do dossier petróleo. O anterior governo sentiu muitos calafrios.

O actual executivo de Patrice Trovoada, não foge a regra. Tem sido questionado em cartas abertas sobre decisões relacionadas com a exploração do petróleo, sobre a liberdade de imprensa, e sobre outros negócios. Foi a Associação dos Economistas que provocou o primeiro grande calafrio ao actual governo, e a outros órgãos do Estado, quando denunciou a questão dos 30 mil barris de petróleo que a Nigéria colocava a disposição do Estado são-tomense.

Enfim a Associação continua a promover a ideia da sociedade civil organizada, como força de pressão para melhorar a acção governativa.

Abel Veiga

  1. img
    Virtual Responder

    E espero que assim continuem, mesmo se um dos membros desta Associação vir a ocupar um cargo de destaque na cena política nacional. “Quem viver, verá”.

    • img
      Luis Edmar Responder

      O Sr. Teotónio Torres ainda pode-se se lhe dar algum crédito, agora o Agostinho Rita já me causa comichão!!!Tudo que tem cheiro á dinheiro ele fica assim com lágaia.
      Essa associação e nomedamente o Sr. Teotónio precisam de um presidente que fizesse junto com eles a mesma pressão ao governo. Só assim conseguiriam mudar alguma coisa.

      E porque n: Humbah Aguiar pra presidente?!

      • img
        chocolate preta Responder

        Humbah nao! é rapaz com algum valor, mas perde-se em excessos e nao tem postura e nem conserva boa imagem social. se se for buscar a sua presenca na internet, ademais de suas criticas, deixa muito a desejar, pois….só vendo as suas fotos on-line.

        • img
          yuelio Responder

          Cara Chocolate Preta,

          Humbah Aguiar pra presidente Já!

          Dizer Humbah não e depois acrescentar que ele é um rapaz de algum valor, penso que deixa advinhar alguma inveja.Falando das fotos online, está já parece uma critica até certo ponto compreensiva e que revela que deseja que ele adopte uma postura fotografica de acordo com um homem de estado, mas lembre-se que ainda n o é, embora já parece ao julgar pelos seus comentários.

      • img
        yuelio Responder

        Caro Luis Edmar:

        Concordo consigo, Humbah Aguiar no meu ponto de vista é a pessoa pública que mais se parece com as atitudes e ideais do Sr.Teotonio Torres, com vantagem de nunca ter feito parte da corja corrupta de STP. E por isso mesmo uma boa alternativa a presidente, que daria força às denúncias de Teotónio Torres. Mas pra isso era preciso que n se deixa-se corromper. Acho que todos nós o povo S.tomense e principalmente os mais esclarecido, o apoiassemos para que ele n caiu nas mãos dessa corja, poir aqui em S.Tomé já estão a espera ele para o corromper. Só faço fé que ele assim como o Sr.Teotonio n se deixe cair em tentação por STP precisa de Homens como esses.

        Voto: Humbah Aguiar pra presidente Já!

  2. img
    Buter teatro esquecido Responder

    A Associação dos Economistas, deve procurar sempre fazer o seu trabalho, porque os mesmos sabem que é normal haver contraataque.
    Agora, está classe tem que enfrentar todos os obstaculos para divulgar as suas informações, isto porque na luta para o crescimento e desenvolvimento económico depara-se com várias barreiras e interesses.

  3. img
    Osama bin Laden Responder

    Agostinho Rita, ficou áspera que o Governo o nomeasse para qualquer tacho sobre tudo os que tem a ver com petróleo, o homem tem uma obsessão para coisas ligada ao petróleo.. Desde que reparou que Patrice não queria nada com ele, a partir daí começou o ataque.. Aconselho o senhor Agostinho Rita a trabalhar, vai fazer coisa em nome de STP não fica áspera de lugares no Governo, o senhor não é único de cidadão deste país.. os outros também podem ocupar esses lugares..
    Fez uma denuncia descabida em relação ao símbolo de ADI e a TVS, quando olhei para os dois símbolos não verifiquei nada que se assemelhasse, deixa desta vida, o senhor com a sua incompetência levou um banco a falência, graça aos Angolanos que veio dar outra dinâmica ao mesmo deixa disso por amor de Deus… Deixa governo trabalhar, julgamento será feito pelo povo daqui a 4 anos.. Ou senhor quer falar em nome do povo de STP?!! O senhor não tem legitimidade para o efeito o povo votou no ADI, só governo tem essa legitimidade.

    Patrice, nomeia esse senhor manda-o para Nigéria para Autoridade Conjunta, livra STP desse senhor, Patrice por favor faça isso em nome do bem estar de STP, dá-lhe tacho credo, credo, homens desse tipo quando põe boca numa coisa nada corre bem… livra se dele …. Sempre mesma coisa.. Credo Agostinho Rita, em nome do pai do espírito Santo, amém …

  4. img
    competencia («Esse homem é assim») Responder

    Só quero partilhar com voces que o Sr Teotónio Torres foi um dos elementos da cívica que no inicio da decada de 70 abamdonou Angola e voltou para São Tomé e Prícnipe em prol do Nacionalismo. Teotónio Torres é um homem de ideal. Lutou e continua a lutar pelo mesmo ideal e o nacionalsimo. «Esse homem é forte. Homem diz verdades nuas e cruas e não aceita ser interrompido. Isso é que é homem». Agora começo a entender muitas mentiras inventadas sobre pessoas como ele antes da independência e mesmo ainda hoje. Os verdadeiros nacionalistas são raros e esses que nós não escolhemos para serem nossos governantes.

    • img
      yuelio Responder

      Concordo plenamente contigo, penso que nos nossos dias pra comparar só Humbah Aguiar.Se o Dr Teotónio tivesse uma idade mais jovem seria o nosso melhor candidato, contudo penso que temos sem dúvida que se juntarmo-nos todos teremos um boa proposta para um bom candidato à presidente:

      Humbah Aguiar pra presidência Já!!!!!!!

      • img
        Valdemas Responder

        Meu Deus, que infantilidade…

Deixe um comentario

*