107 anos de Maria Madre de Deus

É ao que tudo indica nesta altura, a pessoa mais idosa de São Tomé e Príncipe. Maria Madre de Deus, que nasceu a 28 de Março de 1904, continua lúcida e com prazer de viver. A vila de Bombom onde reside celebrou o seu centésimo sétimo aniversário.

Pelas mãos de Maria de Madre de Deus, passaram as obras de construção da nação são-tomense. Os seus olhos viram sinais e presenciaram factos da realidade são-tomense que actualmente nenhum outro viu. Um depósito vivo de saber que completou 107 anos de idade.

No quintal de um dos seus netos na Vila de Bombom, onde se realizou a festa de aniversário, Maria Madre de Deus, comprovou o prazer de viver. Aos 107 anos, corresponde perfeitamente as passadas da música são-tomense. Na dança com o seu neto Frederico da Glória, abriu a sala da fresta.

Dançou animadamente e inspirou os mais jovens, para a importância de uma vida bem vivida. Uma vida dedicada ao amor. Amor ao próximo. «Como referência da minha avó, realço o amor aos filhos, aos netos, enfim a todos que foram gerados do tronco que ele representa. Sempre dedicou a cuidar dos filhos e netos. Há exemplo de uma das filhas que faleceu e que ela criou os três netos», explicou o neto Frederico da Glória.

Maria Madre de Deus, teve 6 filhos, 3 rapazes e 3 meninas. Dois já faleceram. O filho mais velho tem 82 anos. «Estou muito satisfeito. É minha mãe. Eu já tenho 82 anos e a minha mãe tem 107 anos. É motivo de grande alegria. Éramos 6 irmãos, 3 meninas e 3 rapazes. O nosso pai faleceu com 37 anos. Minha mãe teve que vender banana, caroço et para nos educar. Foram muitas lutas», declarou o filho Filipe José de Carvalho.

Ainda lúcida, Maria Madre de Deus, é a matriarca de uma grande família. Os seus 6 filhos, geraram dezenas de netos, que por sua vez multiplicaram em dezenas de bisnetos. Estes também geraram dezenas de tetranetos. «É uma emoção tremenda. Todo esse povo que está aqui, são netos, filhos, bisnetos, tetranetos, etc. Aqui estão mais de 100 pessoas, e mesmo assim não está toda a geração dela presente. Ela fala muito bem, anda normalmente e tem apenas um problema na audição, ela ouve com alguma dificuldade», frisou o neto Frederico da Glória, por sinal Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe.

O segredo da longevidade de Maria Madre de Deus, deve estar está contido no código genético da família. A mãe dela viveu 120 anos. «É uma família que de qualquer forma dura algum tempo. Não sei se há um segredo especial para isso. Só espero também conseguir chegar a esta faixa etária», referiu o neto sorridente.

Maria Madre de Deus, levou uma vida difícil para educar os filhos e os netos. Nunca teve patrão. Trabalhava por conta própria, vendendo produtos agrícolas como banana e outros. Também comercializada caroço, ou seja, coconote.  Aliás parte importante dos homens e mulheres de São Tomé e Príncipe, foram sustentados pelos seus pais, através da venda do caroço produzido pela palmeira.

Após a utilização do andim para produção de óleo de palma, centenas de caroços que resultam do processo, depois de partidos eram vendidos para produção de óleo lubrificante. Foi o ganha-pão de muitas famílias são-tomenses na era colonial.

Aos 107 anos de idade, Maria Madre de Deus, continua a transmitir alegria de viver a sua geração. Segundo ela a sua vida, não depende de si. «Jesus Cristo é que me tem a viver todos esses anos. Quando ele mandar buscar-me eu vou embora. Cristo é que manda. Ele permitiu que eu passasse o natal e o ano novo junto com os meus familiares. Agora só espero pelo chamado dele», afirmou a aniversariante.

Com a vida entre nas mãos de Deus, Maria de Madre de Deus, prossegue o percurso da vida, transmitindo aos mais novos a experiência e o saber que a vida lhe conferiu nos últimos 107 anos.

Abel Veiga

  1. img
    Ramos Neto Responder

    A Srª Maria Madre de Deus é um exemplo da Biblioteca viva que temos em STP, deve-se aproveitá-la. Como ela mesma disse: «Jesus Cristo é que me tem a viver todos esses anos. Quando ele mandar buscar-me eu vou embora. Cristo é que manda. Ele permitiu que eu passasse o natal e o ano novo junto com os meus familiares. Agora só espero pelo chamado dele», então, que Ele lha conceda os anos necessários. Os meus Parabéns!!!!!

    • img
      Virtual Responder

      Discordo da parte onde diz, “deve-se aproveitá-la”. “Peace”!

  2. img
    Celsio Junqueira Responder

    Maria Madre de Deus,

    Meus PARABÉNS e muitas FELICIDADES.

    Contrariando as estatisticas Africanas e de STP chegar a esta idade com vontade e alegria de viver é uma Proeza e Obra digna de ser noticia.

    Espero seguir o seu exemplo de vida!

    Abraços (extensivos a familia),

  3. img
    Buter teatro esquecido Responder

    Um exemplo para aqueles que abandonam seus famíliares na velhice. Momento que a pessoa mais precisa de amizades para combater a solidão.

  4. img
    Alberto Nascimento Responder

    Muitos parabens a dona Maria e a toda familia.

  5. img
    Horácio will Responder

    Palavras curtas e com tanta profundidade!
    Grande abraço, Buter.

  6. img
    jaka doxi Responder

    Muitos parabens a dona Maria.

  7. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Parabens a D. Maria Madre de Deus!
    Um especial abraço ao Dr. Frederico da Glória.
    K Deus abençoe a mais velha por mais uns anos de saúde.
    Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. img
    Anselmo Fernandes Responder

    Antes de mais faco votos ardentes que a minha mensagem lhe encontre muito alegre e que a sua aniversariante(avo) vos proporciona esse entusiasmo,satisfacao eterna e fraterna e que Deus vos protejam.
    Parabem Vovo Ma Dessu.

  9. img
    Bom leitor Responder

    Eu como um dos Bisneto da aniversariante é com muito orgulho que leio essa noticia sobre a minha família, apenas fico triste por não poder participar nessa grandiosa festa que decorreu no seio da minha família pelo facto de está ausente do País e espero regressar assim que terminar os meus estudos e encontrar-la ainda em vida, deixo os meus parabéns pelo este efeito histórico proporcionado pela minha bisavô.

  10. img
    rui medeiros Responder

    Parabens a D.Maria Madre Deus, vendo para o seu ultimo nome percebi a razao da sua longividade, meus agradecimentos ao téla nom pela informacao, ja que o nosso sistema governativo tem pautado pela marginalizacao daqueles que deram a sua vida na construcao de um STP mas próspero que Deus os perdoe

  11. img
    taco vilo Dòque-dalè Responder

    parabens e muita felicidades, muito obgada por ser testemunho da realidade deste paìs do que era e do que è mais uma vez Avò meus parabens

  12. img
    Mauro Ferreira Responder

    QUE O SENHOR TI PROTEJA E CONCEBA MUITA GRAÇA,PAZ,CORAGEM E QUE SEJAS FORTE, PARABENS.

  13. img
    Drika Responder

    EU como bisneta fico muito feliz, ainda mais por saber que esta festa teve lugar em casa do meu pai, pena é não poder estar presente e participar da alegria de todos. os meus parabéns a minha bisavó muito querida.

  14. img
    lino Responder

    Que maravilha!!!
    Só queria estar ao pé da senhora agora para lhe dar uns beijinhos.
    Deus lhe dê saúde e força para mais alguns anos.
    É bonito de ver.
    Até dança e tudo!!
    Parabéns a ela e toda a familia.
    Ja agora….a minha querida mãezinha tem 84 anos.
    Gostava que tb fosse assim com ela.
    Deus, abencoe e dê muita saude a minha mãe para muitos anos.
    Obrigado.

  15. img
    Matabala Responder

    Talvez ela nem tenha 100 anos, com tantos erros que se vê nos registos deste país…so ta assim tão cansada por causa da miséria que suportou todos esses anos…
    Pensem nisso …

    • img
      matabala passada Responder

      …és mesmo uma matabala mas daquelas bem passada…

  16. img
    João Responder

    San Maiaê,
    Deçu ca phê san guê-guê-guê.
    João

  17. img
    ovo de bode Responder

    Meus Parabéns Vozinha.

  18. img
    Non suza,Male suzado Responder

    muitos e muitos Anos de vida !

  19. img
    CREDO Responder

    Creio que ela continua lucida,boa saude e boa visao, apesar de nunca ter tido vida facil. E’ um caso para ser estudado.
    Filhos,netos,bisnetos e tetranetos, continuem assim unidos em torno dela e nunca a abandonem por nada desse mundo.Voces merecem todo respeito e orgulho. PARABENS.

Deixe um comentario

*