Sociedade

São Tomé e Príncipe continua na lista negra da União Europeia

Na nova lista actualizada dos países cujas companhias aéreas estão proibidas de sobrevoar o espaço aéreo da União Europeia, São Tomé e Príncipe continua a ter lugar cativo. As aeronaves de bandeira nacional estão proibidas de sobrevoar o espaço Europeu, por não oferecerem condições de segurança. Para além de São Tomé e Príncipe, a lista negra actualizada esta terça – feira, tem nome de outros dois países africanos de língua portuguesa, nomeadamente Angola e Moçambique. Num total de 21 países que compõem a lista negra, destacam-se ainda, o Afeganistão, Benin, República do Congo, República Democrática do Congo, Djibouti, Guiné Equatorial, Gabão (com excepção de 3 companhias), Indonésia (com excepção de 6 companhias), Cazaquistão (com excepção de 1 companhia aérea), República da Kirkízia, Libéria, Mauritânia, Filipinas, Serra Leoa, Sudão , Swazilândia e Zâmbia. Desde 2009 que a aviação são-tomense entrou na lista negra da União Europeia, e sem possibilidades de lá sair. Pelo menos não se verifica qualquer sinal da parte das autoridades governamentais neste sentido.  O caso pode complicar-se ainda mais nos próximos tempos, caso a Organização Internacional da Aviação Civil, (ICAO), venha a interditar o aeroporto internacional do país, que também desde 2010 é alvo de um ultimato da ICAO no sentido de melhorar as condições de segurança. A ICAO exigiu melhoria do sistema de segurança com a instalação de bombeiros e outros meios, mas até agora só se realizou a vedação do espaço aeroportuário, graças ao apoio da cooperação norte americana.

    20 comentários

20 comentários

  1. artigo 5.7

    19 de Abril de 2011 as 18:03

    o governo nada faz , no passado dia 23 de março um avião ta taag aterro em são tome as 18 e tal numa situação em o voo na não tinha condiçoes para voltar para luanda ,o piloto no seu momento de expiração fez com sucesso graças a deus, em o dos membros do governo aplaude o piloto e esse diz eu merecia um tiro na cabeça friso o piloto, tinham vida em causa ….com 500 mil dolares se consegui colocar painel solares na pista iluminando a, mais nesse pais que nada se faz é assim….teve oportunidade de falar com o piloto por isso tenho certeza no que digo apenas esto a partilhar com vozes …se alguém de directo que nos possa ajudar faça antes que seja pior …..

  2. GORGULHO

    19 de Abril de 2011 as 21:03

    Credo credo credo pais credo credo derijente desta tera até quando vosso são tomé chega a outra lado???????????????

  3. hmmm

    20 de Abril de 2011 as 4:22

    mta irresponsabilidade…quando nao pudermos mais sair da nossa minuscula ilha, é que talvez tomem alguma atitude…

  4. negro falado

    20 de Abril de 2011 as 9:06

    Como é possivel São Tomé e Principe estar na lista negra, se desde a sua independencia em 12 de Julho de 1975, ate a presente data os seus dirigentes não conseguiram comprar um Avião sequer.
    Acredito estarem os dirigentes na lista negre por corrupção, como por exemplo o caso GGA, navio de arroz que foi a pic entre outros.

    • Revoltado

      20 de Abril de 2011 as 10:45

      Eles passam licença para companhia de aviação estrangeira, comem ferro, um dos casos é um avião do Congo Zaire que tinha matricula São-tomense que andava a operar a Deus dará lá para banda da África Central.
      Vocês nem têm noção da corrupção que está em STP.. È só negociatas…
      Há homens em STP que está com muito dinheiro a custa de povo….

  5. Zeka Treka Zinga na Vagunga

    20 de Abril de 2011 as 9:45

    Meus caros compatriotas….isso porque o governo nao esta empenhado em resolver este assunto…pois o nosso 1º ministro apenas anda em aviões privados…por isso ele não tem de preocupar com este assunto…CREDO…resolvam pelo menos uma vez a situação do povo!!!

  6. london

    20 de Abril de 2011 as 10:17

    Amigos,

    Sinceramente falando, nao vejo onde esta errado, quando se classifica o nosso pais na lista negra.

    Falasse de aeroporto de STP que nao passa de um mato capinado com alngumas sinalizacoes.

    Quanto a aviacao,isto nao existe! existe sim meia duzia de xicos espertos, quererem usar o nome de stome, a nossa bandeira, com avioes que nao merecem seguram, para se enriquecerem.

    Portanto, STP nao esta e nem tao cedo estara em lista negra alguma

  7. pantufas

    20 de Abril de 2011 as 10:19

    Temos de dar uma reviravolta na Aviação Civil.Com aqueles quadros corruptos,não vamos a lado algum.O Sr. ministro tem medo de lá ir?porquê?Tem medo de macumba?

    • Rostov

      26 de Abril de 2011 as 19:25

      Macumba coisa nenhuma os nossos dirigentes têm cu de palha e muito mais…

  8. Aguido

    20 de Abril de 2011 as 10:34

    Kieeee daqui a pouco até o nosso mar vai ser interdito dai já ñ haverá peixe nem nada para pôr na dita doca pesca, porque esse dinheiro da construção da tal doca resolveria uma boa parte dos problemas daquele k no meu tempo chamava-se campo de aviação k ñ mudou nada (suposto aeroporto). Que vergonha para os nossos dirigentes (se é que os posso chamar esse nome) nesses anos todos mal comandaram essa republica. (Vergonha entre aspa eles nunca sentem). Todos com casa em STP e aqui em Portugal, carros bonitos e luxuosos em STP e aqui em Portugal, filhos todos formados nas custas de uma má gestão de coisas públicas, isso tem k mudar no dia 17 de Julho, caras novas vamos fazer uma revolução pacífica, vamos censurar esses nossos políticos crónicos nas urnas, chega de feridas crónicas mais vale viver com uma perna amputada duque uma ferida crónica, se ñ sentirmos bem mudamos de prótese. Patrice mostra que tens outras visões. Tens um ano para endividar o pais e comprar um avião, porque muitos k negociaram a ENCO, GGA, Doca pesca, STP TRANDING, Navio que afundou com arroz, navio para transportar passageiros para príncipe. Não foram capazes de o fazer, deveriam canalizar essas comissões o para comprar avião que o pais precisa.

  9. Pen Drive

    20 de Abril de 2011 as 12:06

    Meus amigos corrijam-me por favor se estiver errado. O quê que S. Tomé e Príncipe tem que está na lista negra? Este nosso país tem alguma companhia aérea?

  10. Matazele

    20 de Abril de 2011 as 14:32

    Eu quando vi a noticia , pensei que era lista negra dos exames do Liceu de Sãotome, desviados por professores afectos a Direcção. A prova de Geografia 9º ano, teste A.
    Quase todos alunos fizeram teste A, Quando em situação normal não devia ser.
    Senhor professor em causa da disciplina de F, toma muito cuidado, está a pôr em causa a sua familia.
    Esta feita a denuncia.
    Depois não diz que é azar.

  11. Matazele

    20 de Abril de 2011 as 16:25

    Dr Patrice!
    Não se comprometa com mais nada, como gosta de viajar e é bom, modernize só o nosso aeroporto.
    Apenas o Aeroporto Internacional, ja que o orçamento está comprometido.
    Deus lhe abençõe.

  12. NTM

    20 de Abril de 2011 as 18:15

    Nem é preciso mto grande, é só termos um ingual a da Capital Caboverdiana(Praia).Um pais sem recursos mas com 4 aeroportos internacionais.STP,não avança com mentalidades que temos.

  13. Africano

    21 de Abril de 2011 as 23:02

    Temos que aprender a sobreviver sem apoio dos Europeus! O ocidente so se enteressa em si. Paises Africanos terao que se unir!

  14. Virtual

    22 de Abril de 2011 as 0:37

    Ar. Jornalista, faltou complementar com o seguinte: E pelo andar da carruagem não STP vai ser desta lista tão cedo.

    • Virtual

      22 de Abril de 2011 as 0:38

      Dizia: Sr. Jornalista

  15. santomense

    26 de Abril de 2011 as 4:23

    Caros Amigos,
    Sao Tome e Principe, ja foi vendido ha muito tempo atras. Alguns de vcs estao perdidos no tempo.
    PERGUNTA: Desde o Pinto da Costa, ate hoje, ja alguma vez algum politico foi pra cadeia??????? E se o “Ze Ninguem” roubar galinha, pra onde vai????

  16. chimpanze

    8 de Junho de 2012 as 0:45

    Estes comentadores estão a ladrar em ver de morder. É preciso obrigar esses pulhas, desculpem-me, políticos sonsos, a fazerem alguma coisa pelo bem do país. Afinal o poder não serve apenas para traficar influencias, drogas, e votos nas Nações Unidas. Deveria servir para dar sorriso às nossas crianças…! Saiam dos vossos jeeps e façam honras aos votos que o povo desesperado vos confiou. Trinta e sete anos foram suficientes para muitos países se afirmarem como nações. Por este andar, S.T.P. irá precisar de 370 anos para erguer uma autoestrada. Tenham vergonha. Os macacos também pensam, só não têm consciência como pessoas. Por isso, políticos e Administradores públicos: sejam pessoas e não macacos!!! Andem com o país para frente!

  17. djatta

    20 de Fevereiro de 2014 as 23:50

    União Européia deveser dirigida e representada por um europeu competente, com cultura geral sobre à Europa, todos os países fazendo parte da União. Aliás, é o que está previsto , brevemente, para STP. Já era tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo