Sociedade

CAMPANHA de LIMPEZA da cidade no âmbito dos festejos do seu 477º aniversário

Quem no passado fim-de-semana de 16 e 17 de Abril passou pela cidade de S Tomé não pode deixar de notar o trabalho de várias centenas de voluntários que responderam de forma ativa ao apelo da Câmara Distrital de Água Grande à realização de uma campanha de limpeza, no âmbito das comemorações das festividades do 477º aniversário da cidade.

A mobilização de diversas associações foi bastante expressiva durante os dois dias de atividade, tendo a Câmara Distrital de Água Grande (CDAG) conseguido mobilizar diferentes grupos e entidades nas várias artérias da cidade, tais como diversos agrupamentos GIME, associações juvenis, como a associação Júnior Trabalhista, a Juvecordia, os Escuteiros da Igreja da Sé, agrupamento nº 6, entre tantas outras.

As atividades de limpeza começaram uma semana antes no Rio Água Grande, tendo os militares assegurado a remoção de várias carradas de resíduos recolhidas do rio. Tal como o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Dr. Ekeneide dos Santos, referiu na televisão nacional a propósito dessa atividade, “a limpeza do rio era necessária de modo a se poder pintar a zona circundante” e que hoje, é já um motivo de satisfação para todos os santomenses e visitantes da cidade.

No âmbito do projeto “Consolidação do apoio às Câmaras Distritais para a melhoria do sistema de recolha de resíduos sólidos” realizado pelas ONG’s ADAPPA, ALISEI, FCJ e MARAPA com o apoio da cooperação espanhola, foi dado apoio logístico, nomeadamente empréstimo de material a associações e diretamente à CDAG, que possibilitou a participação de mais voluntários durante os dois dias de atividade.

Esta atividade, assim como outras do género, vem reforçar que a cidade limpa e bonita é uma prioridade para uma grande fatia da população. Essa constatação reveste-se de uma responsabilidade acrescida para todos, no sentido de fazer de S Tomé numa das cidades mais bonitas de África, senão a mais bonita, algo que não é inédito na história da cidade.

Artigo escrito no âmbito do projecto “Consolidação do apoio às Câmaras Distritais para a implementação de um sistema regular de recolha dos resíduos sólidos” financiado pela AECID e executado pelas ONG’s ADAPPA, ALISEI, Fundação da Criança e Juventude e MARAPA.

    15 comentários

15 comentários

  1. H.L

    25 de Abril de 2011 as 9:31

    Excelente iniciativa, parabens a todos os intervinientes.Mas o distrito de Água -Grande não é só arredores da cidade capital.

  2. Manuel

    25 de Abril de 2011 as 10:40

    Afinal quem é Doutor?

  3. Bodoh-Bodoh

    25 de Abril de 2011 as 11:43

    De perto veh-se que este artigo foi cozinhado, pois nao ha subscritor to texto, e o autor por sua vez, devido certas deficiencias vem ai dizer que o Kiney eh Dr. Afinal quem eh doutor? O Haylton Dias tem razao. Ateh Xoneh eh Doutor!

  4. Zeca Treca Zinga na Vagunga

    25 de Abril de 2011 as 12:18

    Xeee….voçe não sabe?? Doutor é aquele que vai para Fortaleza..dps so quer windeck e quando volta para STP…é doutor….

    • José Valdo Alves ( ZÉ )

      25 de Abril de 2011 as 14:24

      Caros Comentaristas ,vejo que os são-tomense( não generalizando) só preocupam com coisas banais e algo que lhes dêem margem para fazer piada isso torna -lhe feliz e satisfeito, motivo pelo qual eu não sei, bom pensando alto até pode ser falta de ocupação ou muitas das vezes ” inveja ” .
      Por outro lado poderiam enaltecer a iniciativa do presidente da câmara e aos voluntários que atenderam o apelo, e incentivar a sociedade que contribui-se com manutenção da cidade limpa.
      Vamos todos valorizar o que é nosso, não só neste orgão mais sim em todos órgãos públicos , começar a pensar como gente como cidadão que quer bem para seu pais , e se não quer fazer ou contribuir não atrapalhe , fique ai no seu cantinho quieto a ver as carruagem a passarem .
      VIVA CIDADE DE SÃOTOMÉ
      VIVA JOVENS DE SÃO TOMÉ
      VIVA A DEMOCRACIA
      VAMOS TODOS MANTER CIDADE LIMPA MEUS COMPATRIOTAS.

      José Valdo Alves ( Zé )
      Residente em Chacra – São tomé

      • Ogimaykel da Costa

        26 de Abril de 2011 as 12:41

        Verdade é. Nobre iniciativa.
        Continuemos

      • rodrigo lima

        23 de Maio de 2011 as 18:46

        visite canindé d.s.francisco(se)e se suprênda com uma campanha feita por um fanatico por limpesa:uma campanha educativa que gera benefiçios para toda sociedade;oqual é conhecido por *Rodrigo Lima*um jovem que trabalha visando o futuro e fasendo adiferenç no meio de muitos.contatos:(079)98646250~(079)91614859.venha e se suprênda com oq vai ver!!!

  5. J.Oliveira

    25 de Abril de 2011 as 15:21

    Caros amigos,

    Por incrível que pareça, os trabalhos cívicos e voluntários (TCV) sempre marcaram presença na RDSTP duranmte os quase 36 anos de independência e, infelizmente, não trouxeram bons resultados.

    Porquê então a insistência? Tenho até impressão que os trabalhos cívicos e voluntários transformaram os dirigentes nacionais em preguiçosos; preguiçosos de ideias, de iniciativas para fazer coisas boas e sustentáveis.

    A verdade é que os TCVs já demonstraram que a salubridade pública não se resolve com a boa vontade deste ou daquele mas sim com investimentos concretos e devidamente direccionados.

    Enquanto assim não for, não haverá TCVs que resolvam problemas, tanto da salubridade como da economia.

    É verdade também que não se faz omelete sem ovos. Mas inventar ovos também só resulta em desperdiçar alguma coisa.

    Tentemos pôr a “massa cinzenta” a funcionar e deixemos de remédios que mais não servem do que alimentar e aprofundar descréditos.

    • Mé-Chinhô Costa Alegre

      30 de Abril de 2011 as 9:19

      Caro amigo,
      concordo consigo.
      Acções como estas são muito boas e têm como grande a mobilização da sociedade civil num grande dia, neste caso o dia da cidade.

      Mas a cidade precisa de coisas sérias, de medidas concretas e duráveis, ou seja, de algo que garanta essa limpeza nos outros dias.

      Muitos comentarias aqui aludiram ao facto de ser bastante positiva a iniciativa. Mas nenhum deles consegue dizer-me como é que se vai garantir a limpeza diária nem a limpeza das zonas que estão fora do Centro.

      Faltam-nos executar as recomendações dos imensos estudos disponíveis sobre o crescimento e desenvolvimento da cidade, aplicar os regulamentos disponíveis (falo nisso por eu redigi o primeiro que se fez nesta cidade) e criar parcerias viáveis com o sector privado.

      Estas coisas dão trabalho e exigem conhecimentos profundos. Espero que o Sr. Presidente tenha essas ferramentas disponíveis porque senão os três curtos anos de mandatos serão perdidos com festas…

      Grande abraço a todos.
      Mé-Chinhô

  6. Digno de Respeito

    26 de Abril de 2011 as 9:03

    Já ouviram falar dos festejos do Vº Centenário na antiga Cidade de São Tomé?! Perguntem os nossos mais velhos que foi aquela era – Cidade de São Tomé…..

  7. D´jamila soares

    26 de Abril de 2011 as 15:43

    Boas iniciativas,mais acho que isso deve ser feito apenas nas vespera festivas.A cidade devia esta sempre limpa,claro com a contribuiçao da nossa população.Vi criticas cá sobre ser ou não doutor,ao invez de nos andamos a critica uns ao outros deviamos é dar a nossa contribuíção,naõ estou a fala em dinehiro,sim de susgestões e criatividades.Como se diz fala é facil,fazer é que é deficil.então vomos para de fala e ir ao mais dificil fazer,muda a historia de essa marilhosa terra São-tomé e Principé..

  8. Ue beto

    26 de Abril de 2011 as 22:53

    Doctor Kinei…Chei, no nosso país tudo é possivel, dj virou presidente de camara, e até ja virou doctor.. E tudo isso com diploma comprado em fortaleza, ahahah. MAs parece que a mordonia vai acabar pq os maus ouvidos dizem que o supracitado doctor abandonou todos os companheros depois de chegar aonde esta e andam todos bem lixados com ele

  9. José Valdo Alves ( ZÉ )

    27 de Abril de 2011 as 1:56

    Efim , Esse são tomé não nunca irá para frente por conta de pessoas como o invisível ” Ue beto” que só pensam em denegrir imagem dos outros ,e colocar olho grosso e inveja nas pessoas , Se Homenzinho esta ai aonde esta é porque teve mérito para tal agora vir aqui denegrir imagem dos outros é muito feio isso e culpa disso não é ele mas sim a direção do TÉLA NÓN que até já publicou que não iria permitir comentários desse tipo ( difamação, calunia e certos abusos ).
    Povo vamos trabalhar , vamos contribuir para ver se agente da um novo rumo a esse pais e deixa de criar olho grosso e levar as coisas para campo pessoal .. Porque tudo isso é ” Pundá kuâ cê ça Uêchá cubiçoso .”

    • Mé-Chinhô Costa Alegre

      30 de Abril de 2011 as 9:21

      Tens razão.

      Mas o sistema eleitoral actualmente usado nas autarquicas não serve para escolher pessoas mas sim partidos.

      As pessoas votaram no ADI.

      Os autarcas escolhidos pelo ADI é que escolheram o Presidente na AG.

  10. Vamos Pensar Juntos !

    27 de Abril de 2011 as 14:49

    “A cidade é o conjunto de todos nós. Do nosso uso, da nossa vida e da nossa memória. Cada vez que se destrói um pedaço dela, cada um de nós é atingido”,Sérgio Magalhães.
    Vamos pensar num São tomé e Príncipe Melhor , Deixemos de arrogância , inveja , orgulho do lado.
    Vamos Trabalhar e deixar de falar como disse a comentarista “D´jamila soares” .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo