Sociedade

Comunicação Social Estatal silencia acordo de requalificação da marginal 12 de Julho

Por ordem superior, os jornalistas da TVS e da Rádio Nacional que deram cobertura a cerimónia de lançamento do projecto de requalificação da marginal 12 de Julho, financiado por Portugal, tiveram que entregar os registos do evento aos responsáveis dos órgãos que por sua vez guardaram o conteúdo na gaveta.

Os jornalistas da TVS e da Rádio Nacional, que deram cobertura segunda – feira, ao acto de lançamento do projecto avaliado em 7,6 milhões de euros, e financiado pelo Governo português, foram surpreendidos quando preparavam as reportagens, tanto na TVS como na Rádio Nacional com uma ordem superior a proibir a divulgação da notícia.

«Eu já tinha o texto da reportagem escrito, quando o Director veio tomar a cassete, dizendo que para já o assunto não seria tratado», afirmou o jornalista de um dos Órgãos Estatais. O Jornalista em causa pediu anonimato, com receio de represálias. «Portanto a cassete contendo todo o conteúdo do lançamento do projecto de requalificação da marginal 12 de Julho, está no gabinete do Director», conclui o jornalista.

O Parque EXPO de Portugal, é a instituição que no quadro da cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal, realizou durante vários meses estudos com vista a definição do projecto. Na última segunda Feira e após a assinatura do protocolo de cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal com vista a execução do projecto, o Parque Expo de Portugal, representado pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Rolando Martins, apresentou ao governo representado no acto por 4 ministros, e ao público, a nova imagem projectada para a Avenida Marginal 12 de Julho.

Segundo Rolando Martins, as obras deverão iniciar em Maio de 2012.

Mais de três quilómetros da Avenida Marginal 12 de Julho, numa distância que vai do aeroporto internacional de São Tomé até a zona do Club Náutico, será requalificada.

Um projecto de interesse nacional, que envolve a cooperação portuguesa, mas que os órgãos Estatais não levaram ao conhecimento do público. Tudo por causa de uma ordem superior.

O leitor pode ter acesso aos desenvolvimentos desta história na edição deste sábado do Primeiro Jornal de distribuição gratuita do país, “KÊKUA”.

Abel Veiga

    65 comentários

65 comentários

  1. Mohamed Takora

    3 de Junho de 2011 as 9:28

    Parabéns Abel Veiga, isto sim é jornalismo informativo, questionem as estruturas do Governo pela não divulgação, entrevistem os ministros o Presidente da Camara e demais, pois alguns terão intersse em abrir este jogo e o povo saberá o que se está a passar.

    Bem haja STP e viva a democracia para os jornalistas.

    • Fradique da Costa Pinto Carvalho Martins Trovoada

      3 de Junho de 2011 as 18:53

      Meu povo, este caso de requalificacao da Av. Marginal 12 de Julho e tal qual ao de Doca,o que deviamos ate apelidar de Doca 2.

      Este caso nao pode parar por aqui. O senhor PM Patrice Trovoada estah a gozar com o, e faltar ao respeito ao meu povo.

      Essas cenas de censura, de control de liberdade de expressao eh um acto condenado expressamente inaceitavel na nossa democracia que nao foi negociada mas sim conquistada.

      Eh pra nos motivo de muito orgulho STP ter sido o primeiro pais democratico do regime pluralista do continente. O senhor esta a cometer crime contra direitos humanos de nao manter a populacao informada. Todos os cidadaos teem direito de serem informados, ter acesso a informacao, e de informar. Isso nos nao vamos e nao podemos admitir. Se nao tomarmos uma medida agora de sancionar este acto cobarde de Trovoada, maus habitos trazidos la do continente, e tb la dos paises arabes, estaremos no final com a corda no pescoco. Ditadura estah a nos bater a porta. Minha gente, vamos fazer alguma coisa. Devemos nos revolucionar contra isso. Socoroooooooooo!

      Eu so pro-mundanca, mas so a partir do momento em que deixem o meu povo viver com alegria e com dignidade e respeito. Fora disso, nao vou permitir que facam tamanha barbaridade contra o desenvolvimento do meu lindo pais que me viu nascer, terra linda, Sao Tome, Sao Tome e Principe. Isso cheira muita corrupcao v. ditadura

      Devemos sancionar ja o Patrice Trovoada tanto como a sua empresa A.D.I. nesta proxima eleicao Presidenical, porque quanto nao, sera tarde demais.

      Devemos fazer alguma coisa ou nao? Espero que eles tb nao vao mandar e impedir que o telanon publique este meu comentario

  2. j.cruz

    3 de Junho de 2011 as 9:40

    Isto veio provar uma vez mais o que afirmara sobre este capanga de PT-Este burro de Óscar Medeiros.
    É avergonha do ADI;Sou de ADI mas vou fazer todo o tipo de Campanha contra ADI e PT enquanto ele não pôr Óscar no olho da rua.Por causa dele sr.PM vê como está manchado a sua figura, a do ADI.O Evaristo Carvalho nestas circumstâncias não terá nenhuma hipótese.Ainda é tempo de pôr aquele animal no olho da rua.Por causa dele corremos o risco de desaparecer da cena política.Por sr.PM tome medidas urgentes ou então o sr. PM está assumindo públicamente ser um autêntico CORRUPTO.
    Fui.

    • Paracetamol 500mg

      3 de Junho de 2011 as 22:23

      Corrupto e não só. O Patrice, tem que vir a público explicar, quais as suas verdadeiras razões e intenções para ter esses comportamentos ditatoriais. Ou ele quer implementar Sharia em STP?

    • Jorge Lebre

      6 de Junho de 2011 as 15:15

      Caro j. cruz, se realmente for uma pessoa isenta e apenas com a vontade de partilhar a sua opinião, penso que deveria a ser mais prudente nos seus comentários. Desta forma apenas demostra que o seu comentário esta impregnado por sentimentos muito negativos contra a pessoa do visado. Denota-se facilmente o ódio e a agressividade com se dirige ao jornalista em questão. Acredito que não faz parte da intenção do Tela-nón instigar este tipo de comentários por parte dos seus leitores. Acho que todos devemos reflectir seriamente sobre as relações que sempre existiram entre o poder político e a Comunicação Social. Mas chamar nomes aos outros, sem qualquer fundamento não coaduna com o meu tipo de pessoa. Queremos aqui comentários objectivos que nos permitam reflectir seriamente sobre o estado na nossa comunicação social e não permitir cenários de insultos e provocações. Se o amigo tem problemas pessoais com o Sr. Óscar Medeiros que o enfrente directamente e não aproveitar a fragilidade do Tela-nón em ter deixado passar comentários com cariz insultuosas a moral e ao intelecto de cada individuo. Há que separar as águas. Dito isto considero que devemos continuar a discutir profundamente o estado da nossa comunicação social. Considero que devemos desenvolver fóruns adequados onde possamos discutir seriamente a necessidade de privatização a TVS e da RNSTP, acho que só assim poderemos a agradar ou desagradar à todos ao mesmo tempo, sem que se possa acusar os anteriores, os actuais, bem como os futuros directores dos nossos órgãos da Comunicação Social.
      Espero não estar a ofende-lo, com as minhas palavras, apenas quis alerta-lo de modo que todos possamos desenvolver comentários sérios e eticamente ajustados, neste belo fórum nacional que nos é proporcionado pelo Tela-nón.

      STP Somos Todos Primos.

  3. ADELINO DOS SANTOS

    3 de Junho de 2011 as 9:47

    Aonde vamos parar com isso

  4. lino

    3 de Junho de 2011 as 9:51

    joguem limpo meus senhores!!

    Joguem limpo!

    • Teresa Pina

      3 de Junho de 2011 as 10:37

      Muito obrigado Téla Nóm. Os outros que aprendam convosco. Preferem continuar a bajular o poder, ou poderes, presos aos contornos de uma concha que os há-de asfixiar até a morte.
      Vocês, no Téla Nóm, escolheram o caminho da liberdade. Eu prefiro o vosso caminho.
      Teresa Pina

  5. Wilker André

    3 de Junho de 2011 as 10:05

    Meu carro.
    TVS e Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Pertence o domínio do governo.
    Eu fui testemunha ocular, desta evidência; apresentava o programa na rádio Nacional, Vi a censura das notícias, o Director da Rádio, liga ao sr.membro do governo para saber se tal notícia vai ao ar ou não! O que mais me chocou e fez abandonar a rádio foi que ele teve ousadia de chamar um dito cujo para ir a rádio corrigir e escolher as partes da noticia que queria que fosses passada no jornal das 20, Reivindiquei, acabaram com o meu programa; “A voz dos Estudantes” Alegando que estamos a incluir matérias de criticas ao governo.
    S.T.P precisa de Jornalistas, e Imprensas privadas.
    Infelizmente as privadas já existem, mais o governo cobra um valor exuberante que não compensa pagar.
    Há necessidades de Reconstituir leis que privilegiam Imprensas
    Dr. Patrície trovoada que prometeu acabar com isso, já esta a mostrar que é pior de todos. Que pais é o nosso?

  6. Lagaia

    3 de Junho de 2011 as 10:16

    MUITO GRAVE
    Mas eu vi uma reportagem na RTPAfrica.
    E é um projecto digno de se mostrar.
    O que se passa na cabeça desses senhores?
    O que pretendem esconder?
    Vamos ficar atentos.

    • O Povo é quem mais Ordena

      3 de Junho de 2011 as 23:25

      ‘…talvez seja melhor não mostrar o que não existe de concreto.’

      …apenas para corrigir…

  7. chorá só

    3 de Junho de 2011 as 10:25

    ó meus senhores, como que um país democratico, e com a liberdade de imprensa possa acontecer estas coisas? por favor deixem a verdade vir a supercicie. porque a verdade sempre prevalece.

  8. Estudante preocupado com o País

    3 de Junho de 2011 as 10:37

    Eu com futuro profissional da área e filho da terra esperava mais do actual Goveno. Num Estado de Direito Demcrático não pode haver este tipo de actuação. parece que o governo não está preocupado em melhorar o país.Espero que o mesmo mude do comportamento que tanto precisa.

  9. Ovumabissu

    3 de Junho de 2011 as 10:55

    Abel,

    À parte a polémica sobre liberdade de imprensa, há imagens do projecto de requalificação?

    Em caso afirmativo, o TN pode disponibilizar imagens (virtuais), descritivo, cronograma e plano financeiro do projecto?

    • Celsio Junqueira

      3 de Junho de 2011 as 11:17

      Caros,

      Também estou interessado em ver as imagens e o caderno de encargos.

      Bem, quanto a Liberdade de Imprensa vs Censura nos orgãos de Comunicação Social do Estado é intoleravel e devemos pedir aos Deputados e ao Presidente da Assembleia da Republica que intervenha.

      Aguardo o desenvolvimento deste caso!

      Saudações,

    • Téla Nón

      3 de Junho de 2011 as 12:26

      Sim. O Téla Nón está na posse das imagens, ou seja de tudo que solicitou. Está num DVD que foi distribuído na cerimónia de apresentação. Via Internet não é possível enviar tais imagens, tendo em conta a qualidade da internet que temos. Pode sugerir uma outra forma de envio?

      • stptrading

        3 de Junho de 2011 as 13:51

        Tela non pode enviar o cd via correio tradicional para um dos muitos leitores que estão na Europa para que o mesmo video seja divulgado no youtube, facebook, etc. Também proponho que o tela non crie um forum (Grupo) de refleccao , sobre o grande interesse comum que e S.T.P. Pois reconheço a forca e a coragem e a grande potencialidade do vosso jornal.

        • Demas

          3 de Junho de 2011 as 14:55

          Se conseguirem cumprir tudo isto o tela non ganhará o meu respeito definitivo… até ver

      • Bejunto Aguiar

        6 de Junho de 2011 as 7:19

        Caros,

        Tentem criar uma conta no dropbox.com e a partir daí partilhar o ficheiro, imagem ou DVD dependendo do tamanho.

        Para mais informações sobre dropbox:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dropbox

      • Ovumabissu

        6 de Junho de 2011 as 10:36

        Sim, para o e_mail: ovumabissu@gmail.com

        Os meus agradecimentos antecipados.

        Abraços

  10. GUGU

    3 de Junho de 2011 as 11:10

    que interesses estão por detras disto?!! gostaria de saber Sr. DITADOR TROVOADA!

    • Politicos sem Moral

      3 de Junho de 2011 as 16:19

      Pior há de vir quando o pau mandado do Avô Evaristo subir a cadeira do Presidente da Republica.

      Vocês não têm noção, Patrice com Governo e Presidência vai torna isso num pequeno Gabão, o tempo vai mostrar isso

  11. hildy

    3 de Junho de 2011 as 11:18

    Mas a que deve a isto? se nao queriam passar a informaçao de qualquer forma iriamos saber porque estamos atentos as informçoes de Reporter Africa……

    e cuidados voçes com as informaçoes porque na sociedade atual a informação constitui hoje o grande poder na tomada das nossa decisões,por isso como disse o Dr Manuel Pinto da Costa numa das suas entrevista em forum Africa que o povo ou eleitores de 1990 ja não sao os mesmo de 2011. C.U.I D.A.D.O

  12. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    3 de Junho de 2011 as 11:30

    Governo sem noção, a noção de “Liberdade de imprensa” é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.A renuncia é o melhor remédio para os governantes falhados!..

  13. MÉ SOLO

    3 de Junho de 2011 as 11:31

    Será que em STP existe LIBERDADE DE IMPRENSA.

    Onde é que anda o Presidente da Ordem dos Jornalistas.

    Senhor TOMBA e MEDEIROS, deixam de ser PAUS MANDADOS e dizem BASTAS a estas sucessivas VIOLAÇÕES DE LIBERDADE DE IMPRENSA.

    Não tenham medo de perder o TACHO, sejam DIGNOS das funções que desempenham, mostrem que são Jornalistas de carreira e não LAMBIBOTAS, SEJAM POBRES DIGNOS E NÃO RICOS PEDINTES.

    Façam como a DEUS LIMA, MOSTREM QUE SÃO VERDADEIROS JORNALISTAS e não FALSOS JORNALISTAS

    Isto cheira o tempo do Mono Partidarismo em q tudo era senssurado.

    VIVA LIBERDADE DE IMPRENSA, VIVA DEMOCRACIA, VIVA S.T.P

  14. MÉ SOLO

    3 de Junho de 2011 as 11:40

    Povo de STP, estejam alertas a estas Manobras. Se derem o vosso voto ao candidato do ADI, é quase certo que voltaremos a tempo do
    partido único.

    Portanto do dia 17 de Julho, dê um CARTÃO VERMELHO AO ADI, vamos frustrar a maior ambição do Petit Trovoada.

  15. Terra Minha

    3 de Junho de 2011 as 12:13

    Há coisas que só acontecem em STP. a troco de quê? É impoertante o Téla Nón continuar a desenvolver e trazer a aos internautas os meandros desse esquema.

  16. Povo atento

    3 de Junho de 2011 as 12:53

    As pessoas sao muito ignorantes ou fingem que sao ignorantes. Qual e o governo que nao quer mostrar obras ou projectos ao seu povo? Devem estar a brincar com coisas serias. Se houve ordem superior para nao divulgar a noticia so pode ter a ver com as eleicoes em portugal. Fiquem sabendo que brevemente havera um novo governo em Portugal, pode haver mudanca de estrategia, caso as obras nao avancem, o governo de S.T.P sera acusado ter estado enganar o povo.

    • De Longe

      3 de Junho de 2011 as 13:23

      Povo atento,
      Depois de chamar ignorante aos outros, só diz isso?

      • Povo Atento

        3 de Junho de 2011 as 15:02

        De Longe, creio que nao entendeu a minha mensagem.

        • De Longe

          5 de Junho de 2011 as 19:02

          Povo Atento
          De facto não inseri bem no contexto geral a parte do seu comentário que me intrigou. Depois reler, peço o favor de aceitar um abraço meu.

    • Monte Cara

      3 de Junho de 2011 as 16:38

      Tenho dificuldades em acreditar que tenha havido censura. Pois acho mesmo que esta acção seria muito boa para o ADI, durante este periodo eleitoral. De facto é o caso de se perguntar a razão desta suposta censura. O que ganhará o governo proibindo tal difusão??? Sinceramente que pensei, pensei … e não consigo encontrar uma lógica. Mas, a verdade é que a TVS não passou a notícia. Alguem saberá esclarecer do que teme o governo?

    • Michelangelo

      3 de Junho de 2011 as 17:38

      Caro Povo Atento, como muito atento que eu espero que sejas, já deverias compreender que o estado português ao assinar o acordo ele compromete qualquer governo que estiver a governar em Portugal . Ora se porventura o próximo governo português achar por bem retardar esse investimento, justificado pela contenção das despesas que terão que fazer, todo mundo iria compreender . O governo de STP aqui não tem e não terá como forçar o governo português a avançar a execução desse projecto, embora existe um acordo entre as parte .
      STP quer a obra e Portugal é que vai financiar, logo se algo correr mal relativamente ao financiamento o governo santomense não poderia ser responsabilizado. Não sei te recordas do Projecto do Porto em Aguas Profundas, nós cedemos o espaço para a edificação do porto mas o financiamento falto, o governo nunca pode ser responsabilizado por isso.
      Logo acho que o actual governo não tem razões para ocultar essa informação.
      E o mas assustador é que os casos de censura a imprensa, impedindo que os jornalistas divulguem informações ao publico tem vindo a multiplicar-se.
      Eu pergunto ……. É isso ser democrático? É essa a mudança que o PT quer para o país? Será que os jovens se identificam com esse nível de censura?
      Se o PT disse que quer combater a corrupção , e dar exemplo de uma governação transparente eu acho que ele esta muito longe do seu objectivo , ou melhor ele esta indo no sentido inverso.

  17. Oldayr Castro

    3 de Junho de 2011 as 13:43

    Aqueles k apoiarem A.D.I, nas eleições presidençias estarão a covar sua propria suportura,,,patrcio trovoada te sangue de ditador ele herdou isso dos arabes, do generel kadaf, herdou iddo de Bongo. Aora ele lanço pau mandado de Evaristo Carvalho pra ele faser o k ker no país. Deus protege meu S.T.P, desses ditadores

    • Sán Fulana...!!!

      3 de Junho de 2011 as 14:36

      sepultura, amigo, nao suportora.

  18. Miss Jane

    3 de Junho de 2011 as 13:45

    Isso esta muito feio população tem k faser algo. Esse homem ker monopolizar tudo em S.T.P. Credo patrice trovoada

  19. Gigolo

    3 de Junho de 2011 as 14:19

    Por estas e por outras passadas e as k hãode vir, por favor não votem no Evaristo Carvalho. Pois Patrice PM e PR o k será de nós? E do nosso STP?
    Abram os olhos.
    Até quando teremos dirigentes k pensem no povo e no STP?

    • Horácio Will

      3 de Junho de 2011 as 14:39

      Os dirigentes são filhos do povo.
      Só pensarão no povo quando começar a haver no povo pessoas a pensar que se deve trabalhar para todos de modo a crescermos. Enquanto continuarmos a chamar espertos a quem nos rouba e apoiar quem vai roubar para ver se nos dão uma parte, teremos sempre dirigentes de acordo com a nossa imperfeição racional.

      • Celsio Junqueira

        3 de Junho de 2011 as 21:54

        100% de acordo meu caro Horácio Will.

        Um ensinamento e palavras sabias.

        Abraço e obrigado,

  20. Zemé cá Bóca

    3 de Junho de 2011 as 15:02

    Isto so mostra o tipo de politicos que temos, pior ainda são os jornalistas que compactual com estas porcas vergonhas. Falta de dignidade e amor a profissão. Até onde vamos parar com isto? Zemé só ….. um um….. Nóm moêêêêêêêêê

  21. Politicos sem Moral

    3 de Junho de 2011 as 16:21

    Tenho informação que Abel será um alvo do ADI, tenha muito cuidado Abel estou a dar o meu conselho..

    • Lúdico

      4 de Junho de 2011 as 3:52

      A simpatia que o Abel Veiga já atingiu, o governo que lhe caia em cima… Aí verão como é bom mexer com a Fúria…

    • Sniper

      4 de Junho de 2011 as 10:45

      Lá começa a política do medo.

  22. Edgar Faustino

    3 de Junho de 2011 as 18:13

    Quero dar os meus parabéns ao Tela Non pela publicação desta notícia.A liberdade da imprensa é um direito e um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.
    O facto reproduzido aqui no Tela Non tem uma outra leitura que se prende com o facto de alguém já se estar a candidatar aos 7,6 milhões de euros.De outra maneira não se entende a intenção de se ocultar à população a notícia.

  23. O Povo é quem mais Ordena

    3 de Junho de 2011 as 23:28

    …talvez seja melhor não mostrar o que não existe de concreto.

    Já vimos e foram divilgados tantos projectos e maquetes …porém onde estão?

    relembremos:

    Zona Franca;
    Porto de Águas profundas;
    Doca Pesca;
    Hotéis…etc

    Todos os que forma mostrados nuncam passaram disso mesmo: projectos virtuais!

    Talvez faça menos confusão que sejam mostrados quando realmente estivem prontos a usar – não basta assinaturas para termos infra-estruturas, amigos!!

  24. Viegas

    4 de Junho de 2011 as 1:42

    Eu sempre pergunto a mim mesmo o porquê do meu país estar tão longe do seu desenvolvimento! Hoje eu e muitos com o mesmo ideal já temos resposta que é a consequência da incapacidade, do orgulho a poder, da falta do senso comum,de quem só quer o seu bolso cheio sem trabalho para depois zombar e defender que o país já é corrupto. Apelo que faço é para que a justiça funcione e dê aos cidadãos uma esperança de sentir santomense

  25. victor costa

    4 de Junho de 2011 as 2:16

    Caso Passos Coelho venha a ganhar as eleicoes ninguem nos garante que ira honrar o compromisso rubricado pelo governo anterior. Caso o compromisso nao seja cumprido quem ira finaciar a execucao das obras? Do pouco que ja vi deu para perceber que o Dr Passos coelho sera um grande carrasco, caso seja chamado a formar gorverno.

  26. H. A. Azimute

    4 de Junho de 2011 as 3:28

    Os corruptos desta terra, já estão se posicionando, farejando o dinheiro de uma forma escandalosa. Hora vejamos, se estes 7,6 milhões de Euros, forem entregues ao governo deste país, como foi o caso aberrante da linha de crédito dado pelo governo Brasileiro para a melhoria das condições de vida da população, este mesmo projécto de requalificação urbana, corre o mesmo risco. Teremos obras mal feitas, que não valem nada e que, sobretudo, não justificarão o montante empregue, claro está, a maior parte desta soma, será desviada para bolsos de alguns bandidos.Lembram-se do escâmdalo da famosa estrada mais cara do mundo, e que foi “construida” em S. Tomé alguns anos atrás?
    O não querer que este projécto chegue ao conhecimento público, com todo o pormenor envolvente, não vaticínio nada de bom! É infelizmente assim, que começam às falcatruas e o país sai mais uma vez a perder.

  27. saint-city

    4 de Junho de 2011 as 6:52

    Caros Amigos para todos os santomenses que queiram ver o plano de requalificação da Avenida Marginal por favor acedam ao site da RTP-Africa do passado dia 31/05/2011.

    http://www0.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=10184&c_id=6&dif=tv&idpod=57408

    • Virtual

      6 de Junho de 2011 as 8:25

      Obrigado…

  28. Deus é Grande e Seja Louvado

    4 de Junho de 2011 as 12:24

    Sr. político sem moral……………
    Se esta informação for verdade, vai ser quase todos Sãotomenses que residem no estrangeiro e não só, fazer do telanon e do Sr. Abel Veiga o nosso cavalo de batalha………………….
    Seja quem for, pode ter a certeza…….
    Vivo fora do meu País, e o Telanon tem sido meio de informação muito importante para mim e para muitos outros meus compatriotas ………………..
    Por isso, espero que isto não passe sómente de uma mere ameaça………
    Viva S.tomé e Principe
    Viva Telanon
    Bom Fim de Semana a Todos

  29. sacramento

    4 de Junho de 2011 as 12:44

    tudo isso acontece por o governo não privatizar..ou dar oportunidades de concorrências a novos meus de comunicação no nosso pais ..eles não vêm que os tempos sãos outros ..é hora de mudança e tempos de paramos com essa hipocrisia..que vem decorrendo no nosso pais “um tempo novo para todos”.

  30. Reflexão

    4 de Junho de 2011 as 14:04

    Meus caros leitores e filhos de São Tomé, nos em partes somos culpados disso, porque o que tem acontecido em são Tomé também é culpa nossa. Sou testemunha muitas vezes criticamos o governo anterior por isto e aquilo, e elegemos com força senhor PT como a curra dos nossos problemas, mas ao longo do tempo a mascara do sujeito tem caido e nos confirmando a personalidade do Sr. PT. Por isso vois que ides votar 17 de Julho, faça reflexão e não cometa os mesmo erros, errar uma vez é humano, mas duas já tem outro nome. Saudações

  31. Jose Clemente

    4 de Junho de 2011 as 15:13

    Gostaria de saber se caso as obras nao avancarem, com a provavel mudanca de Gorverno em Portugal, a quem o povo ira culpar, o Governo de S.tome ou o de Portugal. Temos de comecar a ver as coisas com olhos de ver e nao seguir cegamente os outros.
    Nao estou a ver o interesse que o Governo teria em bloquear uma noticia destas caso nao houvesse motivos de forca maior.

  32. Lupunhé

    5 de Junho de 2011 as 8:57

    Patrice. atenção!: Em democracia, os nossos erros constiuem a nossa própria sepultura política.

  33. Rio de Ouro

    5 de Junho de 2011 as 10:45

    Será que o governo sentiu-se ultrapassado?
    Enfim, não fazem nem deixam os outros fazerem.
    Assim não dá. Assim não vamos longe.

  34. A OUTRA VIA

    5 de Junho de 2011 as 10:50

    Somos pobres, arrogantes, invejosos e mesquinhos.
    Até quando?
    Onde está a mudança?

  35. Bodon Culu

    5 de Junho de 2011 as 11:03

    STP foi o primeiro país africano a abrir-se a um sistema democrático. Acontece que meia dúzia de pessoa têem vindo,ultimamente, a tentar manchar-nos com intromissões inadimissíveis na comunicação social.
    Homem manda com tempo e Deus manda para sempre.

  36. minú yé

    5 de Junho de 2011 as 11:20

    Meus senhores onde é que esta MLSTP MDFM PCD a coligação WÊ-KÊDAGI nenhum desses partidos políticos reagem sobre esses terrores e drama que menino Pratrice esta criando dentro de STP.???

    • Mimi

      6 de Junho de 2011 as 12:25

      Penso q a oposicao tem uma missao neste momento: Deixar o Patrice trabalhar!!! Afinal por nao o deixarem “trabalhar” foram penalizados pelo povo em Agosto do ano passado… Quem afinal de contas deve se pronunciar, foi quem o mandou trabalhar. A nao ser que ele esteja a trabalhar bem e muito!

  37. Maria

    5 de Junho de 2011 as 12:10

    Julgo ser importantes as medidas do senhor PM – Patrice trovoada , ele ate deveria fechar a RTP Africa porque ao contrario de promover STP esta defamar o pais , exatamente o que importa os portugueses e ourtros europeus fazendo de STP escravos. Abel Viegas Sao deus Lima e outros que estão a vender a patria abrindo seus segredos aos europeus um dia arrependerão aind mais.

    • Virtual

      7 de Junho de 2011 as 11:42

      Não sabes o que dizes!

  38. Tribério

    5 de Junho de 2011 as 15:41

    Maria!
    Aconselho-te a procurar um médico psiquiatra para efeito de tratamento.

  39. Telma Trindade

    7 de Junho de 2011 as 8:50

    Meus caros,

    Pelos vistos as críticas lançadas neste “forum” surtiram efeito, finalmente a reportagem foi passada ontem na TVS depois do telejornal das 20 horas.

    Saudações.

  40. Sun Megingo Bolo Zete

    16 de Junho de 2011 as 15:59

    Uwá caca cu pido potodo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo