São Tomé Participa nas Comemorações do DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Em 1972, o dia 5 de Junho, foi definido pelas Nações Unidas como o Dia Mundial do Ambiente e desde então um pouco por todo o mundo comemora-se a data. Este ano São Tomé não foi exceção tendo-se realizado algumas atividades alusivas à data.

No âmbito do projeto “Consolidação do apoio às Câmaras Distritais para a melhoria do sistema de recolha de resíduos sólidos” decidiu-se promover um conjunto de atividades inseridas nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente em associação com a Direção Geral do Ambiente.

No passado domingo, 5 de Junho de 2011, Dia Mundial do Ambiente, juntamente com os Escuteiros da Conceição, Escuteiros da Sé e Juvercórdia, a atividade envolveu a plantação de 10 árvores na Rua Padre tendo estado presente o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Dr. Ekeneide dos Santos, Dr. Vitor Bonfim, Diretor da Direção da Conservação da Natureza e Saneamento do Meio e Eng.º António Neto em representação da Direção Geral das Florestas. Depois da plantação, a atividade continuou no Campo de Futebol do Riboque, com as intervenções dos convidados referidos e alguns momentos de dança a cargo da Fundação da Criança e da Juventude.

No dia 6, o espaço Dona Alda Espírito Santo no Liceu Nacional foi palco da projeção do filme “A História das Coisas”, seguido das intervenções do Engº Lourenço Monteiro por parte da Direção Geral do Ambiente e do Padre Domingos da Igreja da Santíssima Trindade, em representação da equipa responsável pela recolha e reciclagem do vidro, única no País. Durante a atividade foram abordados diversos assuntos relacionados com a sustentabilidade ambiental, a produção de resíduos e a necessidade da co-responsabilidade a ser estendida a diferentes setores da sociedade, nomeadamente aos importadores de produtos, que mais tarde têm de ter um destino adequado. Foi também referido o trabalho em curso de construção e colocação de algumas papeleiras por parte de alguns alunos do Liceu Nacional, que conta com o apoio do projeto de Consolidação do apoio às Câmaras Distritais e o projeto Escola +.

Com estas atividades – assim como outras a serem divulgadas para os próximos meses – pretendeu-se contribuir para uma maior consciência ambiental da população. De forma particular, pretende-se igualmente salientar a importância da correta gestão de resíduos no País, cuja atenção é ainda reduzida face aos desafios que as diferentes instituições responsáveis enfrentam.

Artigo escrito no âmbito do projecto “Consolidação do apoio às Câmaras Distritais para a implementação de um sistema regular de recolha dos resíduos sólidos” executado pelas ONG’s ADAPPA, ALISEI, FCJ e MARAPA com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

  1. img
    Toldo Responder

    Pelo menos assim vamos lutar contra cortes abusivas das nossas arvores de fruto tais como a mangueira, fruteira, jaqueira e outras. Viva !

  2. img
    Justino Manuel Abreu do Ramos Responder

    Olá senhor Presidente da Canara de Água Grande,espero que essa iniciativa de transformar vidro em coisas úteis para o nosso bem estar e criar emprego a nossa populaçâo, acho que é uma iniciativa importante para o nosso País.Se todo Presedente de Camâra que passou por cá tivesse uma iniciativa como o senhor, tudo estaria muito bom.Espero que essa iniciativa tornará extensivo a todas as Camâras dos nossos Países estaria muito desenvolvido e era muito orgulho.Espero que esse projecto seja vinculado e que nâo fique na gaveta como outros projectos que já decorreram no nosso País.Desejo uma boa entrada do ano feliz ao todo povo santomense.

Deixe um comentario

*