Sociedade

José António Monte Cristo novo Juiz Presidente do Tribunal de Contas

O economista, que tomou posse esta semana como novo Juiz Presidente do Tribunal de Contas, exerceu nos últimos 8 anos, a função de Juiz Auxiliar do Tribunal de Contas. Monte Cristo prometeu dar sequência aos trabalhos desenvolvidos pelo Juiz presidente cessante Francisco Pires.

Francisco Pires, que dirigiu toda a fase preparatória para instalação do Tribunal de Contas em São Tomé e Príncipe, tendo sido Presidente da instituição durante dois mandatos consecutivos de 4 anos, diz que deixa a função com o sentimento de missão cumprida. «Tive o privilégio de ser o fundador da instituição. Dirige a equipa que fundou a instituição. Há muito ainda a fazer mas tenho consciência, de que ao longo da minha carreira que já soma 43 anos de serviço público não é possível fazer-se tudo», referiu Francisco Pires.

Francisco Pires, que passou a reforma, foi protagonista de várias acções com vista a afirmação do órgão fiscalizador das contas do Estado. Uma instituição que só em 2003 entrou nem funções em São Tomé e Príncipe.

José António Monte Cristo, é o novo Juiz Presidente do Tribunal de Contas. Tomou posse na Assembleia Nacional. O novo Juiz Presidente do Tribunal de Contas, promete prosseguir com as acções com vista a fiscalização das contas do Estado.

Para além das auditorias em curso, de verificação financeira, José António Monte Verde, pretende implementar novas formas de auditoria as contas do Estado. «Eu estou a falar concretamente da auditoria de resultados. O país precisa de resultados. Independentemente de vermos a correcção a regularidade os lançamentos das contas, é preciso ver se os objectivos preconizados com os recursos aplicados, foram atingidos. Isto chama-se auditoria de resultado, auditoria de desempenho», declarou o novo Juiz Presidente do Tribunal de Contas.

A Assembleia Nacional na pessoa do Presidente Evaristo de Carvalho, que investiu o novo Presidente do Tribunal de Contas, realçou a importância do órgão que fiscaliza a gestão das finanças públicas, na afirmação do Estado de Direito democrático. «Esta missão é uma garantia de que a coisa pública é bem-feita, por isso entendemos ser um pilar bastante importante da democracia», afirmou Evaristo de Carvalho.

Tribunal de Contas agora com novo rosto na liderança, procura intensificar as acções de fiscalização das contas do Estado.

Abel Veiga

    10 comentários

10 comentários

  1. Monte Cara

    10 de Junho de 2011 as 14:56

    Prabens, força e coragem para o novo Presidente do TC.
    Agora, o que me enfurece neste país pobre com atitude de rico é o facto de saber que no final do seu mandato o Presidente cessante terá o direito de levar para a casa a viatura nova do Estado e manter na integra a totalidade dos salários que aufere. Foi o que alguém me disse também revoltado. Se não corresponde a verdade gostaria de ser esclarecido. Além de que como ex- Presidente da Assembleia este cidadão ja tem adquerido outras mordomias e benesses que o Estado lhe confere. É o caso de se dizer: ai esta um para quem a Independência valeu mesmo a pena!!!

  2. Beto Figueiredo

    10 de Junho de 2011 as 16:17

    Força Dr José António, tenho quase a certeza de que o senhor é o homem capaz de ajudar, e continuar a resolver alguns pendentes em termos de coisa Pública. Até digo isso pela sua experiência e pelo trabalho que Senhor tem demostrado em conjunto com o Dr Furtunato Pires.Espero que Deus lhe abençoe na sua nova tarefa. O Dr junto com ele(DEUS) sera Capaz de ajudar o nosso São Tomé e Príncipe.

  3. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    10 de Junho de 2011 as 17:13

    Gostei do teu comentário Beto.Frisaste muito bem no ultimo paragrafo, DR.junto com ele(Deus)…
    Estamos perante um Estado em que os órgãos soberania estão a depender ainda do Estado.É importante que se crie condições a todos os níveis para que possamos ter um Tribunal independente com o objectivo de garantir Estado de Direito e impor rugosidade sistemático na gestão e equidade de coisas pública.

  4. chana

    10 de Junho de 2011 as 19:56

    *Parabenizo-lhe ,
    primeira accao o caso STP Trading deve ser esclarecido , e muito outros casos de corrupcao.
    Boa Sorte

  5. Digno de Respeito

    10 de Junho de 2011 as 21:00

    Entro para felicitar António Cristo (antigo colega). Perante a nova missão, desejo-lhe coerência, responsábilidade e tolerância ZERO para o bem da “coisa pública”.

    Apenas um conselho: Trabalhe em equipa porque sozinho, nada feito…

  6. Mako

    10 de Junho de 2011 as 21:19

    Parabens e forca.

  7. Malapetema

    11 de Junho de 2011 as 12:38

    Quero aqui reforçar as palavras de elogios a esta figura, José António Monte Cristo, acho que o nosso país tem que começar a dar oportunidades de pessoas que vem de baixo mostrar o que sabe. Tive o prazer de conviver nove meses com ele como professor, aluno, por isso se ele continuar a ser quem é, acredito que fará um bom trabalho. Mas também merece parabéns ao Francisco Pires, pelos seus trabalhos.

  8. MALDINHA

    15 de Junho de 2011 as 15:20

    força,amigo queremos caras novas com menos de 65 anos. oportunidades para gente jovem com capacidades e qualidade.bayyyyy

  9. Malébobo

    15 de Junho de 2011 as 16:20

    O apelo ao Sr.José Antonio Monte Cristo, que não te esqueça do Sr. José Meneze, um bons quadros saído da primeira promoção do IUCAI, durante mandato do Sr.chico pires praticamente ficou no T.c. nem todos quadros fromados no dito paises estrangeiros são bons como parece, é um apelo que faço ao sr.José António
    já começa com problemas

  10. Gaga

    24 de Junho de 2011 as 7:29

    Parabens Doutor José Antonio.Espero que tenha sorte e muita coragem nas suas acões.

    Atenção
    Gostaria de enviar o email ao tribunal de conta. Aguem sabe me dizer o email?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo