Téla Nón cada vez mais lido no país e no mundo

O Primeiro Diário Digital de São Tomé e Príncipe registou 62430 visitas no mês de Junho último. Mais de 2 mil visitas por dia. Nos últimos meses a média mensal de visitas atingia 53 mil. Em Junho a afluência de leitores disparou para mais de 62 mil visitas.

Ainda no mês de Junho os leitores vasculharam 228 mil 885 páginas do Jornal Téla Nón. O relatório da Google explica que do total de 62430 visitas registadas em Junho, 18203 visitas foram feitas exclusivamente ao Téla Nón. A Google explica ainda que em Junho a visita dos leitores ao Téla Nón cresceu em 22,63%. A Google garante que o Téla Nón é lido em 101 países e territórios. Na lista dos 10 países onde o jornal é mais lido, destaca-se Portugal que registou em Junho de 26 657 mil visitas.  No segundo lugar São Tomé e Príncipe com 13 mil 679 visitas.

Facto que prova a explosão do interesse dos leitores em São Tomé e Príncipe pelas notícias do Téla Nón. A audiência a nível nacional, rondava 2 mil visitas mês, subiu para 5 mil, depois pulou para 8 mil, no mês de Maio rondava 10 mil visitas, e agora explodiu para mais de 13 mil. O poder da Internet cresce lentamente em São Tomé e Príncipe. Não há nenhum jornal impresso no país, que vende 2 mil exemplares por semana. Não há nenhum jornal impresso em São Tomé e Príncipe que é procurado mais de 13 mil vezes por mês pelos leitores.Pelo que o Téla Nón sabe com execepção do Jornal KêKua, que é de distribuição gratuíta, nenhum outro vende regularmente 500 exemplares numa edição.

No próximo ano o cabo submarino chega a São Tomé. Certamente vai dar celeridade ao acesso a internet pelo país inteiro, vai aumentar ainda mais o número de leitores do Téla Nón no país, vai aumentar a velocidade do Téla Nón, porque para além da informação escrita, o jornal tem tecnologia para emitir som(informação falada), tem também tecnologia para emitir imagens(reportagem video). Para já o Téla Nón não tem explorado essas duas valências, por causa da fraca qualidade da internet em São Tome. O futuro adinha-se bastante competitivo. Vai ser uma revolução.

Para ter acesso a toda a informação da Google sobre o site Téla Nón – CLIQUE – Analytics_www.telanon.info_201106

visitas mensais

  1. img
    Anca Responder

    É de louvar e engrandecer, todo esforço e trabalho árduo, levado a cabo de modo a informar e manter informado a sociedade Santomense assim como, o espaço de comentários, existente em prol do exercício da liberdade de expressão, pois vivemos num regime dito democrático de livre expressão e defesa liberdade garantias de dos direitos de cidadãos e Homens, que compõem a nossa sociedade.

    Mas é de lamentar, que o Diário Digital, Telá Nón, não cresça também em diversificação dos itens, diversificar dos temas, dos artigos tratados aqui diariamente, assim como na investigação atempadamente dos mesmos e informar com isenção.
    É exemplo disso vários acontecimentos, e situações que condicionam a informação,a formação de uma consciência social crítica sobre os problemas que condicionam a vida na sociedade São Tomense, questões ligadas a pobreza, a degradação do meio ambiente,alterações do clima, a meteorologia,a previsão do tempo, a saúde, a educação,ciência,sociedade, etc.., passando também a criação de um espaço próprio de publicação de artigos de investigação para leitores credibilizados e certificados,noticias sobre acontecimentos internacionais e o que acontece a nível regional e mundial, que condicionam a falta de informação esclarecimento e formação cívica dos Santomenses.

    E não somente dando grande ênfase e destaques a acontecimentos políticos.
    A despolitização um pouco da sociedade SãoTomense, de maneira a que a consciência crítica social dos São Tomeses, possa despontar e despertar,para as realidades dos problemas que os envolve e condicionam é de extrema importância e solicitude, para a tomada e mudança de consciência, em nome da etica e moral,contribuindo assim para a consciência cívica e formação da cidadania dos São Tomenses, de modo a exigir a pratica do bem, e desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, e paz social rumo a bem estar da sociedade Santomense.

    A um longo caminho a percorrer, para cada cidadão, como para a sociedade em geral, o exercício da informação o exercício da consciência para o saber e saber fazer melhor.

    Pois, quanto mais trabalhamos e procuramos a informação,mas chances, temos de ser bem sucedidos, para mudar a realidade dos problemas que nos condicionam, nomeadamente a pobreza, tanto material como espiritual.

    Sem bons exemplos não há, bons seguidores, e todos temos de participar no esforço de contribuir e constituir um São Tome e Príncipe,novo,forte ,desenvolvido, sustentável e capaz.

    Esta humilde opinião deve servir apenas como contribuição.

    Bem haja a todos

  2. img
    Horácio Will Responder

    Estamos todos de parabéns porque a notícia permite saber que há mais são-tomenses dedicados à leitura, maior tendência para troca de informações entre são-tomenses e sobretudo mais pessoas preocupadas com curso evolutivo de S. Tomé Príncipe. Todavia, os meus parabéns são, mormente, direccionadas para a dedicação do Abel e de toda a equipa do Téla Nón.
    Espero que com a chegada do cabo submarino, passe a haver maior feed-back entre a diáspora e a população que se mantém no nosso espaço de origem. Assim, os que saímos à procura de melhor condição de vida poderemos contribuir com conhecimentos adquiridos sob boas e amargas experiências, para maior formação pessoal e, consequentemente, social do nosso povo.
    Estou certo que aumentará a confiança entre os são-tomenses em consequência da percepção de que todos, mesmo estando distantes,estaremos sempre juntos no sonho de um país de GENTE que mereça respeito do MUNDO

    • img
      Ramos Neto Responder

      Realmente nós (os leitores) e vós (os profissionais) do tela non, todos estamos de parabéns, contudo não deveis vangloriar-se. O profissionalismo, o rigor, a isenção, está nas vossas mãos. Isso segnifica que tendes uma grande responsabilidade diante de vós. Os meus parabéns vai a todos os profissionais do Téla Nón.

  3. img
    Anca Responder

    Desculpem, quis dizer; Há um longo caminho,

    Bem haja a todos.

  4. img
    Pedro Cassandra Responder

    Parabens, e muito obrigado por tudo, sei que cada vez que leio uma noticia do Tela non me causa mais desgosto , mas sei tambem que a cada dia com vosso trabalho meus irmaos vao abrindo os olhos para os vizinhos malandros feito politicos mal feitores que temos.

    Os tribunais adoentados e não so, mas a massificação da informação será encarregue de levar luz a nossa gente.

    Entao so posso dizer obrigado, nao vivo mais sem O Telanon, ela se tornou na minha Biblia.

    Bem haja

  5. img
    CARLA CEITA Responder

    Este site ajuda os emigrantes há estar em contacto do que si passa no pais viva TELA-NON

  6. img
    Eliseu Viana Responder

    Estamos todos de parabens,o Tela Non mostra coptencia e prestijio principalmente para nos que estamos na diaspura,tambem o numero cresceu tanto assim por que estamo na epoca da eleiçao em nosso Pais,parabens força para voces
    Voces estao de parabens

  7. img
    JHUNIOR.G.C Responder

    Meus parabéns ao senhor criador do jornal, continue a trabalhar, ao menos assim se sabe que por causa de um individuo o país é conhecido em 102 países…….onde se lê o jornal..bem haja….mais uma vez, meus parabéns..

  8. img
    ninguém... Responder

    tela non é o melhor e disso nao duvido nada.

  9. img
    Mafili Responder

    Muitos parabéns ao Telanon.
    Há coisas a melhorar, como em tudo, mas no comptuto geral aprecio imenso.
    Continuem com o excelente trabaalho.
    È uma maneira de estarmos mais perto do nosso STP.

  10. img
    san Responder

    Eu alimento-me de São Tome e Príncipe através do Talanon.
    Obrigado a todos

  11. img
    luisó Responder

    vivi em STP e agora voltei a portugal.
    adoro STP e o seu povo.
    o tela non é a minha janela para STP e assim continuo a estar a par de tudo.
    obrigado por isto.
    xaué

  12. img
    Miguel Cantagalo Ate ao Fim Responder

    Onde está “Enfrentao” deve ler “Enfrentaram”

  13. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    Fico muito feliz em saber disso.Parabéns Tela Nom,parabéns Abel e a sua equipa.Mais isençao,mais profissionalismo!Só assim,poderemos ter um pais melhor.jornalismo sendo o quarto poder,deve assim exerce-la,sem limitaçoes.Parabéns a todos jornalistas que nao se deixam vender facil.QUE DEUS ABENÇOE SAO TOMÉ E PRINCIPE

  14. img
    Xavier Responder

    Parabéns ao Abel e a equipa tuda do Tela Non pelo bom trabalho (cada dia melhor e mais profissional) e pela função social que estão a desenvolver na transparência e a promoção de São Tomé e Príncipe no mundo!!

  15. img
    bom gosto Responder

    Parabéns pela iniciativa. O jornal digital ajuda-nos muito na interacção.Actualizamos com ele e nos permite também de opinarmos sempre que quisermos. Esperemos o mantenham activo.
    Obrigado.

  16. img
    Chocolate-Biológico Responder

    Meus caros…!!!

    Parabéns ao jornal digital Téla Nón, pelos trabalhos informativos prestados, que hoje, vos dá este estatuto de serem o mais lido Diário Digital Sãotomense, no País e no Mumdo.

    Esse parabéns é extensivo ao seu Director Abel Veiga e a toda equipa de trabalho, tanto no terreno como nos bastidores.
    Com esta vossa tarefa socio-cultural informativa, vocês se proponhem em ajudar pois sem alguma margem de dúvidas, o desenvolver e um promover do nosso país.

    Daí que, acrescem-se, paralelo ao trabalho na busca dum sempre maior círculo de leitores, dizia eu, a necessidade dum não descorarem, do valor e da função de qualidade – que definen os requisitos de qualidade do vosso produto – que deverá assegurar e aumentar a assiduidade dos leitores. O estilo dos textos, a ojectividade factuais dos mesmos, a forma descritiva e a fluidês textoal, a semântica, a sintaxe, a etimologia, a lógica e até mesmo a ortografia.

    Nós sabemos que, neste mundo em que vivemos hoje, há uma enorme fome e sede pela informação, sobre tudo quando com certa espectativa, algo ou eventos é por nós esperado – como é o caso – das movimentações políticas que se fazem sentir a volta das próximas Eleições Presidenciais. Há um grande interesse de não se perder nada. Por isso mesmo, uma vez mais, um muito obrigado pelo vosso trabalho, mesmo quando visto com olhos críticos, não o censurem, ao menos que esses não respondam as normas regulamentares – o que nunca fora o meu caso.

    O Téla Nón tem um nome a defender, tem uma reputação por ser o mais velho Jornal Digital das Ilhas, mais conhecido e talvés mais atractivo – pelo facto da sua interactividade – mas não se deverá deixar dormir à sombra das bananeiras.

    Eu não sou um leitor do “Sim-Senhor”. Isto é-vos conhecido, por isso, é-me muitas vezes vedado a fala, quando eu constructivamente, avance “Modis” para um melhoramento do nosso, vosso Jornal. Lamento bastante este vosso comportar, mas mesmo assim, não deixo de visitar e de regosijar-me com o Téla Nón pelos eixitos alcançados. Pois que, se o Jornal conhece uma subida quantitativa constante, e hoje na casa dos 22,63%, vocês não me poderão retirar, por mais que pequenita que ela seja, esta alegria de ter para tal podido contribuir.

    Continuação de bons trabalhos e de melhorias qualitativas para o bem de todos nós.

    Um salve a todos
    Chocolate-Biológico

  17. img
    ôssobó Responder

    Bom bem Haja ao senhor Abel Veiga.

    olha sabem como se constroi um sociedade critíca,é pois atravez de coisas como esta, informando a sociedade, lendo que que se passa no mundo,etc. olha isso é muito bom continui caro compatriota Abel veiga, so assim podemos ter sao tomé melhor.
    força.

  18. img
    Tribério Responder

    Espero que os bandidos não compram o Téla Nón.

  19. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Quem duvide de que não somos capazes e apenas os outros são vencedores, revê a cara no patamar atingido pelo Téla Nón ao bem da escola que, tô confiante, leve-leve nos direcionará a saida do túnel.
    Parabéns Téla Nón!

  20. img
    carlos santos Responder

    OI GENTE SOU DO BRASIL e vejo as noticias de STP.ABRAÇOS DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. img
    Corvo Negro Responder

    Milhares de visitas,porque os Santomenses e o Mundo “INTEIRO”, quiseram ler, não as politiquices idiotas dos «Somos Todos Primos»,mas sim e acima de tudo saber como é que os actuais Gringos em duelos tipo, quem dispara primeiro, assaltam, não as carroças e os cabarés da farwest, mas sim o “PARLAMENTO” de um Pais que parece um ponto perdido nos mapas, mas grandíssimo em disparates politicos…

Deixe um comentario

*