Cidadã nacional denuncia roubo de areia no centro da capital

Sob o olhar complacente das autoridades nacionais, a praia da Marginal 12 de Julho entre o ex-Náutico e o edifício da Rádio Nacional, está a ser destruída todos os dias. Uma leitora do Téla Nón indignada com a anarquia reinante na zona nobre da capital, denuncia a situação.Tendo em conta a importância do jornal digital Téla Nón, gostaria que este jornal denunciasse a degradação da praia e muro de protecção da avenida marginal 12 de Julho, mais precisamente em frente ao Edifício do Prédio Náutico, como consequência de extracção ilegal de areia. Em frente a esta praia está o Edifício do Prédio Náutico onde reside mais de 30 famílias que testemunham esta extracção constante de areia em plena capital do país. Sabe-se que esta extracção tem cobertura dos militares da marinha, em troca de valores financeiros. Infelizmente não temos fotografia da presença destes militares para provar. Mas com estas fotos, dá para ver a gravidade da situação. Dias atrás, uma carinha derrubou como pode constar numa das fotos, um dos pilares deixando cair na praia, durante a manobra para receber estas extracções ilegais. Espero ver publicado estas fotos, como forma de demonstrar a minha indignação. Observação: Gostaria que o meu nome não fosse mencionado, como forma de evitar represálias. Desde já agradeço”.

É o teor da denúncia feita ao Téla Nón por uma cidadã nacional, que teve o cuidado de fotografar a o cenário anárquico da marginal 12 de Julho, como ilustram as fotografias também enviadas ao correio do Jornal Téla Nón pela cidadã indignada.

Contactado pelo Téla Nón uma fonte militar da guarda costeira que pediu anonimato, desmentiu que os militares da sua unidade, participem no roubo de areia naquela zona da cidade. Segundo a fonte do Téla Nón, os militares da guarda costeira, só estão presentes na praia da marginal, quando a pedido do Governo, acompanham a extracção de areia na zona referida pelo leitor do Téla Nón, a favor da Empresa de Água e Electricidade, a fim de reparar ou reabilitar os depósitos de água, ou ainda quando o Governo orienta a guarda costeira para acompanhar a extracção de areia naquela zona, em benefício das obras de reabilitação ou de construção de escolas e outras infra-estruturas sociais.

No entanto o oficial da Guarda Costeira que falou para o Téla Nón, reconheceu que várias situações de extracção ilegal de areia, têm ocorrido na praia da Marginal 12 de Julho. Segundo o oficial da guarda costeira, a unidade militar a que pertence já prendeu várias carinhas roubando areia na referida praia.

Por causa da extracção ilegal de areia, a degradação da marginal é cada vez mais acelerada. A erosão costeira é evidente e o mar se aproxima cada vez mais das residências.

Note-se que esta zona da capital está inscrita no plano de requalificação da marginal 12 de Julho, apresentado pela cooperação portuguesa e avaliado em mais de 7 milhões de euros.

Abel Veiga

  1. img
    Macabeu FM Responder

    Boa atitude. Devemos ter esta postura de forma a evitar problemas que nos afectará a todos.
    Cabe agora a entidade competente fazer algo de forma a colmata essa onda. Se os militares são para evitar essas situações não podem colaborar para tal. Temos que ganhar consciência e não destruir algo que nos servi.

  2. img
    condores Responder

    isso mesmo. se todos fizessem isso, o nosso país não estaria como está hoje. louvo a iniciativa e corragem dessa cidadã. espero q a medida seja tomada e q os infractores sejam ponido em nome do ambiente.

  3. img
    Granger Causality Responder

    Pois e!
    Estamos a colher o fruto produzido pela democracia.
    A disordem, o anarquismo, a corrupcao,a degradacao ambiental,etc sao os atributos chaves da democracia.

  4. img
    GUGU Responder

    ja nao ha policia na capital?!

    • img
      teresa Responder

      os policias de s.tomé estão atraz das vendedoras do mercado que lutam dia e noite pra dar sustento aos seus filhos:(
      e os jovens motoqueiros que procuram o meio de vida…. o que é bom fica esquecido….tomar conta da avenida uma vez que com a sua degradação fica mal e triste pra nosso pais e as pessoas(turistas) que nos visita…

    • img
      revolucionario Responder

      Como perguntas pela presenxa dos policias, sabendo que eles tambem estao envolvidos nisso ate o pescosso. e olha que estou a falar daquilo que presencio diariamente na nossa marginal, falam dos militares, mas nao sao os unicos!!!!

  5. img
    nacional Responder

    é muito triste quando os militares também envolvem no roubo de areia. eles são conhecidos, reincidentes e não são castigados. enfim, é o país que temos.

  6. img
    MÉ SOLO Responder

    Quem viu e Quem vê a nossa Marginal, é uma pena.

    Com a Democracia a cada dia que passa os São Tomenses estão a perder valores até da coisa pública, da preservação da natureza, etc, etc

    A Democracia tem regras,estas regras n foram aplicadas e estamos a pagar caro.

    Quem no passado ousava roubar areia, urinar na via publica, partir garrafas ou apoderar de bens publico.

    Uma medida deverá ser tomada com urgencia p travar este estado de coisas, a começar pela mudança de mentalidade das pessoas,iluminação da marginal e policiamento constante.

    Outra questão a ter em conta é que quem policia terá que receber incentivos para que não seja conivente e aliciado.

  7. img
    CARLA Responder

    FOMEÊ.., não a trabalho meu povo olha São Tomé no passado e vejam agora granda difença, PINTO DA COSTA NOS SALVE POR FAVOR CLARO JUNTO COM O GOVERNO DO PATRICE

  8. img
    vander Responder

    Terrra que todos querem mandar e qui da issa barbaridade que estamoa a ver. onosso patrimonio a ser destruido por causa de umas dobras por pessoa sen carrater e sem civismo. recomendo a todos habitante onde essas vergonha acontece que commesse registando os veiculo cuplice nisso militare e mais tirando fotos dos tais irresponsaveis trazendo ca para jornal.

  9. img
    Tribério Responder

    Aquele oficial terá oportunidade de ver imagem dos militares da marinha à participarem no roubo de areia brevemente.

  10. img
    Fela di bé Responder

    Pois, aonde a corrupção virou caso de orgulho esse tipo de situação é rotina! Se até as pedras nas praias já são fruto de extracção ilegal, imaginem o resto!

  11. img
    Fela di bé Responder

    Devemos seguir o exemplo demonstrado pela cidadã em anonimato.

  12. img
    kua li tasondu Responder

    E ainda ha pessoas k dizem k o PINTO DA COSTA e mau! acredito k todos k dizem ele ser mau sao pessoas k gostam da desordem, vandalismo,distruicao do patrimonio publico.tomara k SENHOR PINTO DA COSTA ganhe e k assuma esse poder o mais rapido possivel para por fim a essa desordem a esse vandalismo k reina em stp juntamente com o governo claro.sao situacoes pra disermos quem viu e quem ve o nosso sao tome.FORCA PINTO!!!!!!!!!!1

  13. img
    Quebra Osso Responder

    Quem tem roubado areia nas nossas praias são as chefias das forças armadas de são tomé e príncipe, mais concretamente os da marinha. a marinha tornou-se numa espécie de empresa de extracção de areia nas praias, porque entendem que a orla costeira lhes pertencem. Deveriam, é proteger e vigiar a nossa costa. Obrigado

  14. img
    lucas Responder

    Desta forma, podemos todos construir um país melhor. A contribuição de todos é imprescindível.
    Façamos a nossa parte, denunciando actos de corrupção. É de louvar a coragem para denunciar a ilegalidade.

  15. img
    Buzio sem pena Responder

    Isto é que é o papel da cidadania no desenvolvimento do país

  16. img
    Grupo Zero Responder

    É bem possível que apareça um ministro qualquer a dizer que a causa do desaparecimento da areia das nossas praias está nas “alterações climáticas” e não nos vândalos em que nos tornamos.

    A verdade é que toda a sociedade é complacente com estas práticas. Quem constroi casas não quer saber de onde vem a areia. Quer a sua casa em alvebaria e ponto final.

    Esse problema nada tem que ver com democracia, nem com ditadura. É apenas uma questão de civismo e de bom senso. Quer um quer outro são valores em crise em STP (se é que alguma vez existiram).

    Somos muito maus para a nossa terra.
    O pior de STP são os santomenses.

  17. img
    D.João, Quinto nome da tabela real Responder

    Meu querido/a amigo/a, é bom demonstra-mos o nosso patriotismo, denunciando esses cambalacho que andam a se passar em S.Tomé e Príncipe, mas o maior problemas que temos que enfrentar, não são esses senhores que roubam areias, mas sim, essas nosso governantes corruptos temos naquele país, porque como se diz quem compactua com roubo é o maior ladrão, por isso os maiores gatunos de areia em S.T.P, são os próprios dirigentes.  

  18. img
    palito Responder

    falem com o kiong que ele resolve isso….

  19. img
    Matias Responder

    Pinto da costa não trabalha, qual é o exemplo que dá?
    Qual é a profissão dele?
    Onde trabalhou antes de ser presidente?
    Depois de ser presidente 15 anos?
    Qual é o exemplo dele?
    Qual é a obra que ele deixou? Apenas PAlacio dos congressos(China)e Hotel Miramar de (Juguslavia). Trabalho escravo dos regimes(operarios eram presos)

    15 anos nada de nada, nem universidade, nem liceu, apenas 1 na cidade. Triste. Ainda queres Pinto? Pra mim é o Pior candidato. Azar ja chega. KAdafafi precisa de companheiro.

    • img
      Suásuá Pires Responder

      Êpá parai, pensa que pinto é homem como vc? vc quer continuar a ver S.tomé a ser destruido ou vc só fica no gabinete? ja reparaste nas empresas que pinto deixou saudavel?o jardim das nossas cidades os edificios que hoje se encontre em ruina e na maioria nas mãos dos ditos derigentes actuais? sâo pertença de quêm?o pinto n~~ao trabalhou, afinal quêm trabalhou o Miguel Trouvada Ou Fradique é preciso ter mascara na cara pra falar estas babuzeiras ou então vc é deliquênte quer ver este povo sofrento os fazedor da lei estão a desviar bilhões e bilhões de dobras e outros mais, e não há quem toma posição ainda tens coragen de falar mal de pinto da costa vc só tem que votar no pinto para ver o melhoramento em s.tomé esquece das coisas que os teus pais te diceram ,ta certo?

    • img
      ADI - sem rumo Responder

      O poderia responder-me qual é a profissão e formação do Patrice Trovoada antes de ser 1º ministro?

      Sabe onde ele trabalhava por acaso?

  20. img
    Isidoro Porto Responder

    Mudam os tempos, mudam os hábitos. Antes as nossas praias eram virgens e estavam intactas. Havia razoes para tal. Não havia nem hábitos, nem posses para a construção tão desenfreada como nos nossos dias.

    No passado, a pobreza, fruto da honestidade, a dignidade e respeito pelos bens públicos e de outrem, limiatva-nos a construçõoes a base madeiras (tábuas e barrotes) e “VAMPLEGÁ”. Nem sequer havia a cultura de construções a base de adobe (telha artesanal).

    Hoje, fruto da dinâmica dos novos tempos, (contacto com outras culturas, aumento de poder de compra – em muitos casos, fruto de desvios de bens públicos e de outrem, corrupçãao etc.- muitos enveredaram para construçõoes de alvenaria. Isto provocou um aumento vertiginoso da procura de areia, um dos elementos essenciais da referida construção.

    A formaçãao deste produto natural (fruto da erosão costeira, dos fundos marinhos e dos leitos dos rios), ocorre em dezenas ou centenas de anos, razão pela qual a recolha desenfreada deste bem degrada as nossas praias e a sua reposição levará anos.

    Não podendo parar a dinâmica civilizacional e o merecido modernismo na área da construção vigente em São Tomé e Príncipe, caberá aos Ministérios e/ou Direções competentes, traçar políticas que visem estancar este mal, protegendo a natureza e propiciando aos cidadãos, instituições colectivas e privadas, alternativas para aquisição deste bem, de uma forma continuada.

    Para tal, torna-se necessária a criação de parcerias público-privadas que permitam a dragagem de areia do fundo do mar em locais apropriados e mais próximos possíveis dos utentes, a custos aceitáveis. Ja houve pelo menos um privado com esta iniciativa mas o mesmo nao foi bem sucedido por falta de recursos.

    De outra forma, com este modernismo nas construções, não haverá nem Governos, nem policiamentos capazes de estancar este mal. Se não for na Marginal, será num outro canto qualquer. É preciso agir com cautela e ponderação.

    Os meus parabéns a denunciadora oculta pela coragem e sentido de missão na defesa do bem comum. Este é o caminho. Este é o verdadeiro papel da sociedade civíl, quer em conjunto, quer isoladamente. Uns denunciando, outros criticando, outros apresentando soluções/alternativas. Cabe aos visados acatar ou não.

    Todos juntos, faremos melhor.

    06/07/11

  21. img
    RUI branco Responder

    pinto e o maior ca pra mim ainda me lembro dakeles dias da era do pinto havia organizacao a ca futa alia nem penssar penssavam 1000 vezes tabem,havia mais organizacao, olha hoje marginal triste abandonado,20 anos de desordem, NAO HA RESPEITO MAIS NINGUEM QUERO IR ESTUDAR,TODO MUNDO QUER SER DOUTOR SO COLOCAR SAPATO NOVO E CAMISA NOVO COM GIBAO E POR ULTIMO USAR OCULOS JA PENSAM QUE E DOUTOR PRA VIVER ASSIM NESTA SOCIEDADE DE 20 ANOS ATRAZ PREFIRO 1000 VEZES VIVER NA ERA DO PINTO ONDE HAVIA OS ALUNOS UZAVAM UNIFORMES CANTAVAMOS INOS NACIONAIS E ONRAVAMOS A PATRIA HOJE APENAS SO HA ROUBO SO GATUNAJEM E O POVO a viver na miseria.

  22. img
    fuzileiro Responder

    ya,matias. pelo menos naquela era nao havia, a desordem que hoje encontramos, mesmo com pouco recursos que tinhamos,o pais tinha respeito,……….. e eu acredito que si o pinto tivesse no poder toda essa bandalha que a hoje na politica e en outros ramos do pais n existiria ou si existiria, serio pouco porke muitos ja teriam atraz das grades………..

  23. img
    baga Responder

    Cada dia que aproxima as eleições tenho mais certeza que o Pinto e a solução povo abri vista….cinco anos não e cinco bananas.Que vergonha o pais esta alguém tem que por um stop nisso.

  24. img
    Barão de ÁguaI-Ize Responder

    Retirar as chapas de aluminio que circundam o clube Naútico, é tão imperioso como prender os que roubam a areia. A areia e o clube Náutico são património da cidade de S. Tomé.
    Qualquer dia nem para turismo a cidade serve. O Sr. Patrice nunca passa por lá?
    O que se passa é uma vergonha!

  25. img
    Filho da terra Responder

    Denuncias podem ser feitas muito bem,mas para melhor eficacia tinha de ter uma linha gratis em varios sectores(instituição) para que as pessoas denunciassem essas anomalias, por outro lado,os santomenses ainda são medrosos,há ignorancia das pessoas,há pobreza extrema e as pessoas acham isso normal.Os governantes de STP, sabem como o pais está , mas eles não querem trabalhar.Se notamos, STP está atrasado em todos os sectores.Veja Cabo Verde, não se compara o desenvolvimento dessas 10 ilhas com as 2 de STP.Mas pronto, fazer o Q? Abraços a todos.

  26. img
    Rio de Ouro Responder

    Anarquia, anarquia, anarquia. Tudo serve para ganhar dinheiro. Só vemos o imediato e lucro fácil. Credo, credo, credo !

  27. img
    pirilampo Responder

    ola Palito soobre estas cituaçao de roubo abosivo de areia a mts situaçoes destas nao so na marginal 12 de julho mas tbm em outras praias de stp, como por exemplo a prai das conchas ja nao existe, tbm a praia, pomba q desem ser de senhor AURELHO MARTINS q nao sei como , estas ai tbm sofrem o grande fluxo deste caso .mas pra por cobro nisto a soluçoes pra tal o o governo tomar medidas severas quanto a isto td . prncipalmente os comandantes da policia , UPDE,UDP, MAS QUANDO mts referem na policia tem q deferenciar qual policia , pois nao sao os madalenas mas sim os ante destorbio,
    pois na marginal 12 de julho falam da situaçao dos militares da GUARDA COSTEIRA pois se falam em altas cehfias Pois da parte da guarda costeira facil de destinguir pois tem uma e unica patente, deferente de tds as forças , mas os policias GIS estes ai ate tocam mesmo pra carro, fasem trabalho de tocadores, mesmo os da GUARDA PRESIDENCIAL, MAS PQ SE DES Q SO GUARDA COSTEIRA ESTA ENVOLVIDA. NO PREDIO ES NAUTICO PASSO SEMPRE E VEJU LA POLICIAS FARDADOS A FASEREM O ROUBO, MESMO COM SUAS PROPRIAS VIATURAS, TBM AS VIATURAS DA GUARDA PRESIDENCIAL JA VE VARIAS VESES QUEM PASSAR POR LA VE , SO NAO VE MESMO QUEM NAO QUER. POIS TEMOS Q POR COBRO A ESTA CITUAÇAO . TENHO EU A MINHAS SERTESA SE TDS NOS COLABORAMOS NISTO PODEMOS POR COBRO NESTA CITUAÇAO , SO MESMO ADEQUIRIR OS CONTACTOS DOS COMANDANTES DAS DEVERÇAS FORÇAS SO ELES PODEM PEGAR OS SEUS HOMENS ,
    AGORA RESPONDE UMA QUESTAO QUEM É ESTE KIONG Q TU DESES Q PODE RESOLVER ISTO? E POR QQ ELE?TDS VAMOS LUTAR PRA NOSSA PROPRIA TERRA CALMA LINDAS PRAIAS BLZ NATURAL ESPETACULAR ABRAÇOS A TDS

    • img
      stp hoje Responder

      Pirilampo, tu escreves pessimamente mal. Tenha uma pouco mais de respeito com o bom Português. Conselho de um desconhecido.

  28. img
    Edjelson Responder

    Até o proprio governo agi mal. As extrações de areia p obras devem ser feitas no automar e n nas bermas. Se n sabem têm q aprender.

Deixe um comentario

*