São-tomenses vestem a pele lusitana no dia dos festejos de 10 de Junho

A presença são-tomense no reino unido tem se impondo cada vez mais, não simplesmente em número mas também em participações. Participações essas cada vez  mais pertinentes e, em eventos com alta notação ligados a lusofonia e não só.

Essa saída de casa com a maior frequência reflecte uma resposta positiva por parte da comunidade às chamadas da AMISTP – São Tomé and Príncipe Friends Association. A última vez foi no passado dia 13 de Junho em Kennington Park – London onde tomaram parte nos festejo de 10 de Junho – Dia de Camões e das comunidades portuguesas. Embora a chuva miudinha, do famoso “English Weather” dezenas de são-tomenses deslocaram-se ali para degustarem, nao apenas da sardinha, do bacalhau e dos enchidos, mas principalmente dos grelhados com tempero e sabor tropical proporcionado pela tenda administrada pela AMISTP.

A inserçao no universo tipicamente luso, não pode ser interpretado com um acto descontraído pois que revela que a interculturalidade se afirma nos dois sentidos. Aliás, como se tem visto em várias situações como o caso de Portugal, Brazil e Timor a participarem nos festejos das independências dos países africanos lusófonos; nos festejos de comemoração do dia de África e não só. Assim os sao-tomenses, por melhor dizer os “lusomenses”,  se expressaram e retribuiram essa troca com bom gosto, denunciando a solidez e a necessidade de mais unicidade dentro da comunidade dos falantes da língua portuguesa. O gesto bastante expressivo foi bem visto e acolhido por toda comunidade que absorveu a “lusitaniedade” e lamentou a antipatia do tempo.

O discurso da AMISTP converge sempre para o mesmo sentido: «Acreditamos que o número de são-tomenses residentes no Reino Unido actualmente justifica para que mereçamos o apoio do país e estejamos sempre envolvidos em todo o processo global para o qual propusemos e estejamos preparados. Isso só traz vantagens a nós e à São Tomé e Príncipe embora os órgãoos do poder do país parecem querer ignorar este facto. Vamos até aonde as nossas pernas chegarem». E efectivamente, tenhem-no dito e feito, mesmo no típico “LEVE LEVE” são-tomense.

Copyright AMISTP©2011

  1. img
    RS Responder

    Muito bem!

  2. img
    vander Responder

    meu parabens embora nao pude la estar,mas promete que os poximos evento gostaria de marcar a minha presenca como santomense.
    tentei entrar em contacto com essa associacao ca mas ate entao nao vi resposta nenhuma dessa nen si consegi registar no site da tal.

    • img
      AMISTP Responder

      Caro Compatriota.
      Apraz-nos de alegria a sua atitude autentica e exemplar em parabenizar a dinamica da nossa Associacao no Reino Unido.
      Aproveito o ensejo para informar que estamos instalados no Esat London.
      Mob: 07894323985
      Office:02085147820 ou 02083162697

      Froud Community Centre
      1 – Toronton Avenue
      Manor Park – London
      E12- 5JF

      • img
        vander Responder

        obrigado pelo contacto,pois que muitos ca sulicitam issoo

Deixe um comentario

*