Estudantes santomenses em Portugal ameaçam boicotar as eleições presidenciais de domingo

Segundo a comissão dos estudantes em Portugal, nos últimos meses, sobretudo nos últimos dias, os estudantes santomenses vivem momentos de opressão, desânimo, desistência, e frustração. Em contacto com o Téla Nón a comissão avisou que os estudantes vão boicotar as eleições de domingo. 

Tudo pelo facto de o governo, não ter honrado com o seu compromisso até a presente data no pagamento de “ajuda de custo”, no valor de 250 euros mensais, explicou a comissão dos estudantes.

A comissão acrescenta que há mais de 10 meses, que os estudantes não recebem a ajuda de custo. «Desde Setembro de 2010 até a presente data, já que o ano lectivo 2010/11, terminou à largas semanas», precisou a comissão cujo porta voz pediu anonimato, temendo represálias políticas.

De acordo à fonte, os estudantes de todos os pontos de Portugal, estão unidos numa só voz, em não exercer o seu dever cívico no próximo domingo, dia 17 de Julho, como forma de protesto.

Entretanto, o Téla Nón apuropu que há muitos estudantes universitários, que já suspenderam os cursos, pelo facto de não terem como pagar as propinas, comprar livros, passes de transportes públicos, alimentos entre outras coisas básicas.

A fonte da comissão do estudantes, adiantou que os próprios estudantes portugueses, vivem de igual modo, dias difíceis, no último ano lectivo, houve centenas de desistências, quer os estudantes das universidades públicas e quer das privadas, devido o corte de bolsas e apoios sociais.

Ainda de acordo à fonte, o cinto começa a apertar cada vez mais, ao ponto de algumas estudantes chegarem prostituír-se, como forma de sobrevivência. “Este governo, tem alegado, que os nossos colegas que estão no Brasil, em Cuba e, em Marrocos, não podem trabalhar. Mas, a verdade, é que em Portugal, nem todos têm título de residência que lhes permitem trabalhar. Daí que, tomamos a decisão de não votarmos no dia 17 de Julho e se possível for, boicotaremos o acto eleitoral”. Assegurou à fonte.

Os estudantes consideram que não é possível estudar nessas condições. “ A paciência tem limites, é altura de dizer-mos basta, a esse estado de coisa. Os 250 euros de ajuda de custo, são insignificantes, a situação em Portugal, tende a agravar-se ainda mais, numa altura, em que o novo governo português, tem tomado quase que diariamente novas medidas de austeridade com vista a recuperação da economia e consequentemente a recuperação da crise, que pelo visto, está sem fim à vista”. Sublinhou a fonte.

Importa frisar, que dos 3500 eleitores inscritos em Portugal,  70% são estudantes. Se o boicote pegar, o impacto será bastante negativo nas eleições de domingo.

Téla Nón

  1. img
    kua li tasondu Responder

    Patrice Trovouda disse : deixe o governo trabalhar,estao a trabalhar ate demais…….esse senhor Patrice so com CRISTO.

    • img
      atento Responder

      pois, chorar pelo leite deramado… aguenta pá!

    • img
      amigo da terra Responder

      resultado do banho

    • img
      Santos Responder

      Em vez de boicotar as eleições, eles deviam utilizar o voto para castigar esse governo. Elejam um candidato de consenso e votem nele em massa. Querem um conselho? Acompanhem a onda da verdadeira mudança que esta a varrer o país e Votem todos no Filinto Costa Alegre. O único candidato que não tem rabo na estrada e que aposta sério na juventude.

      • img
        Filho de STP Responder

        Estamos a sofrer não é altura de fazer campanhas a favor de um ou de outro, à primeira vista são todos santos depois vemos que são todos iguais e o povo não vai para frente. Meus amigos, talvez boicotar as eleições não seja a melhor opção mas de qualquer maneira estou convosco porque sofro na pele o mesmo que vocês. Abraços

  2. img
    Luis Responder

    É triste e lamentável a situação dos estudantes.
    Contudo, gostaria de perguntar ao entrevistado o que pensa ganhar com a decisão de não votar. Se todos os estudantes em Portugal optarem por não votar, no dia seguinte, não passarão de simples estatisticas (nº de abstenção). Acham mesmo que alguem ( e muito menos o Governo) estará preocupado em saber se votaram ou não???? Os cidadãos devem entender que o acto de votar não é, embora os polícos com a prática do famigerado banho o deixa entender,um favor que o eleitor fas ao governo ou a quem quer que seja. Embora a abstenção colectiva seja a manifestação de um descontentamento, acho que as eleições conferem aos cidadãos uma oportunidade de tentar mudar ou manter o rítmo das coisas.

  3. img
    COSTA Responder

    La vcs tenhem vossa familia que podem vos ajudar no Brasil, em Cuba e Marrocos nenhun estudante tem familia perto e nao tem ninguem pra ajudar, mesmo vcs nao tendo título de residência da pra vcs fazer algum buscato tenho muito amigo la mesmo sem titulo de residencia estao trbalhando vc nem pode compara com estudante que estuda no Brasil,Cuba e Marrocos

    • img
      Anonymous-stp Responder

      Amigo vc quer ser a nossa família k supostamente nos dá de comer e dinheiro? pois andas a pensar coisas de doido, realmente as pessoas k entendem a situação são aquelas k passam pela situação semelhante. perdeste grande oportunidade de estar calado, e mas antes de falar pesquisa fala com amigos ao respeito pois a pior coisa ca muitas vezes e contar com família, achas k vieste estudar a pensar na ajuda de tua família desgraçado, ué xá com fla vom vom palhaço.

      informa-ti antes para mas informação e como não quero voltar a me zangar contigo vai ao youtube e pesquisa: “nos por la”
      já é 1 começo

    • img
      Filho de STP Responder

      Família para ajudar??? Buscatos??? Hahaha,meu amigo, as coisas não são tão simples como parecem, realmente é dever dos familiares apoiarem mas com a situação em que o país se encontra eles é que querem ser ajudados. Por falar em buscatos,muitos alunos estão em localidades que se costuma dizer longe da civilização e não há mesmo possibilidades de conseguir os tais buscatos, por isso não julgues sem conhecer as condições. Abraço

  4. img
    DT Responder

    Caro representante dos estudantes, o plano de austeridade ñ recopera economia, ou seja, tem um efeito contrário, dito por outras palavras, é recessivo. Mas é preciso para garantir o pagamento da dívida pública. DT

  5. img
    Em USA Responder

    Infelizmente é nessa situaçãoem que estamos.
    Essa semana ainda pedi que alguem fosse para o MECSTP ver qual era a situação, e para meu espanto nem mesmo a lista que deve ser elaborada com os nomes e enviadas para as finanças foram feitas, estão a espera. O mais agravante disso tudo é que quem elabora as listas meus irmaos são nossos colegas que passaram pelas mesma situações que nós estamos passando. Caso pra dizer que estando em STP as pessoas se tornam imune ao sofrimento do seu proximo.

    Direto de Brasil e passando fome a meses

    Kidaleooooooooooooooo

  6. img
    DT Responder

    Cala boca costa,se soubesses uk é viver em Portugal, não teria dito isso.

    • img
      estudante Responder

      concordo..esse costa n sabe uki fala…Costa informa bem cmo estão os estudantes que estão em Pombal cmo eles estão a passar..obg a abondanar os estudos por falta de bolsa e subsidios da POPH…uma situação lamentavel..e o governo nda faz..e vc diz que aki podemos fazer buscato coisa assim..eu estou a procura de trabalho a mais de 7 meses..pela minha feliz sorte chamaram-me pra trabalhar mais kuando oram ver meu documento dizeram que n posso pk n permitia ..e por tas calado yah..mt bem calado..Conselho: informe-se bem..

  7. img
    nacional Responder

    meu Deus …

    • img
      Zé Rui Responder

      Costa credo credo credo … acho que não passas-te dificuldades …credo vc… não fales por quer colocar argumentos pra lermos …poupa os estudantes ok.

  8. img
    Libo de água Responder

    Meus caros o Ministro não faz dinheiro em casa dele ., se o País só vivi de Deus dará e não cria condições internas para subsistir os alunos o que 1ª Ministro pode fazer ??
    Vamos fazer politica com razão ..

    • img
      Muçumbuluco Responder

      Oh, meu amigo Libo de àgua! Muitas desculpas, vejo sempre o debate ou ponto de vista que tem aparecido no sitio de comentarios,do tela nón embora não concordando muito de forma em que espomos o caso do Lindo STP. Mas é o fruto da Democracia mal interpretada. Indo na esteira daquilo que fizeste mensão sobre os estudantes bolseiros em Portugal, nao concordaria consigo em grande medida isto porque: Qunado um certo Dirigente parece querer repreender-nos alegadamente porque “só criticamos e não apresentamos soluções”,é sempre bom que lhe lembremos que quem se Candidatou por se Sentir Capaz e foi Eleito para Governar é ele e não nós.
      Agora se tiveres o berço e a instrução suficiente vai perceber o que acabei de lhe dizer. Abraços

  9. img
    Minu yéé Responder

    Tão a ver como nós Fôrro da cabo de outro o que leva esse inanimado a dizer isso, eu penso todos nós devemos unir numa só voz e força precionar o governo a cumprir suas obrigações indipendentemente de quem tem familia ou não.

  10. img
    Bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Patrice veio tambem chupar dedo dedo também pra ele preocupar com isso esta na campanha, pois coitado do sr, Evarito a frente para senhor ganhar quando sr, morrer pra ele tomar lugar. enquanto estudante esta a passar fome como cão

  11. img
    para os governantes Responder

    Este ministro da educação é o pior de todos os ministro de educação porque não conhece a dificuldade de um estudante, ele sempre teve apoio da igreja católica para li pagar a faculdade.
    O governo sabe que Portugal esta em crise nos estudantes santomenses temos uma clausula que não nus é permitido trabalhar, e si um ou outro conseguir tem que pagar um dinheirão para mudar a clausula, ainda vem o ministro dizer que os alunos de Portugal estão bem por terem familiares enfim

  12. img
    para os governantes Responder

    O MELHOR MINISTRO DA EDUCAÇÃO que já tivemos é o Jorge Bom Jesus porque a comparar com o actual ele sabia falar com os estudantes sabia acalmar-nos mesmo que não avia dinheiro no momento ele dizia-nos que esta fazer um esforço que dentro de x tempo já vamos receber assim acontecia mas este ministro Olinto Daio só sabe dizer agora não estou para conversa, estou a trabalhar, liga para comissão de bolsa, eu não sei nada de bolsa, que ministro é esse? Arrogante é não é amigo dos jovens estudantes

  13. img
    José R. Responder

    Viva,viva os estudantes,eu estarei lá,agora era bom organiza-se esta luta para saber-mos onde nos concentrar.Não há dinheiro para estudantes mais há tanto dinheiro para as campanhas,jovem aqui não e STP a onde não pode exprimir o que se sente pelo menos aqui podemos exigir os nossos direitos,para esse jovem não tenha medo de dar a cara só assim conseguimos os nossos objectivo.”Saco vazio não fica de pé”.Vomos boicotar esta eleições no dia 17…Força e coragem…

  14. img
    João Carlos Pinto Responder

    Eu sou estudante, tenho um apoio simbolico do Aurelio MArtins, e os meus familiares me apoiam também.
    Todos encarregados de educação devem apoiar os seus educandos. Muito oBrigado senhor Aurelio MArtins. Aos meus colegas de Lisboa, vota no homem que ja fez algo de bom, “O bom andim se conhece desde mutendé”

    Muita coragem, tenham calma. Se o Aurelio Martins ganhar, pode impusionar uma nova dinamica nas questões da bolsa com o governo. Ele tem feito muito sem ser nada, se fõr presidente acreditamos num Tempo novo.

    • img
      Mario Guarana Responder

      Não entendo como é que ele paga a uns e não paga a outros. Quando é que recebeste pela ultima vez?

    • img
      sobe só Responder

      Meu caro…… Joao Carlos Pinto…….. é verdade Aurélio Martins é um verdadeiro líder enfrenta as dificuldades de cabeça levantada sempre desposto a ajudar que Deus lhe ajude

    • img
      dote maduque Responder

      Pelos vistos, há pessoas que foram pagas para fazerem campanha em prol da candidatura do Sr. AM neste fórum, mas é bom que tenhamos a destreza de separar as águas, pois isso não é brincadeira. Já agora, para relembrar aos que vieram aqui apoiar o Sr. AM, que não é novidade para ninguém que ele enviou muitos estudantes para Portugal, e nunca mais os acompanhou…por tanto poupemos c comentários baratos a favor do AM….

    • img
      Filho de STP Responder

      mais uma vez a campanha a favor de uns e outros. Eu acho que o interesse dos estudantes é que seja resolvido os seus problemas independentemente de quem venha a vencer nas eleições por isso peço um favor não aproveitem esse espaço para fazer campanhas mas sim para defender um interesse comum. PS: não estou a dizer que A, B ou C não serve ou que serve, quero apenas lutar para defender os interesses dos estudantes porque também o sou.

  15. img
    Paracetamol 500mg Responder

    O caro costa tem razão. Mas este raciocínio não deve ser extensivo a tdos os estudantes residentes em Portugal.
    Acontece que esta tal comissão de Estudantes em Portugal esta sem órgão que os possam representar neste momento, alias nunca ouviu-se falar da mesma, ate ultimamente.
    Acontece que, tal comissão foi alvo de “interesses alheios-fins eleitoralistas” por parte de certo individuo. Como o candidato que apoiava foi excluído das presidenciais, vem agora, invocar este argumento para boicotar as presidenciais, e ver se ganha algum dinheiro.
    É bom que o anónimo se identifique para sabermos quem se trata, visto que tal comissão tem eleições agendadas para depois das eleições presidenciais e findo os exames académicos.

  16. img
    gfernandes Responder

    oh meu caro compatriota costa, biscato aparece esporadicamente enquanto que as despesas são quotidianas, devias saber distinguir isso,até acredito que possa aparecer algum biscato mas pode coincidir com momento de aula ou ate pode acontecer o simples factos de nem terem o passe de transporte para ir a tal biscato,por isso ajuda os teus compatriotas a travar este combate que é triste e lamentavel.

  17. img
    Afonso - fiá luxinga Responder

    Caro amigo este é problema de banho, cabeça não pensa corpo toma chicote, voces votam por promessas falsas que chego vê por causa de umas cerveja, almoço, ou mesmo milhão de dobras. Este dinheiro não nasce nem os que dão possuem fabrica em casa. Emprestam aos outros países e este dinheiro para Educação e outras areas sociais vão pagar divida. vamos unir contra banho para país dar passo porque enquanto houver banho a situação vai continuar. Por outro lado boicotar as eleições não é solução, primeiro vai contra lei democratica. Segundo dado numero de eleitor inscrito calculando a percentagem é quase insignificante ou seja por volta de 0.3%. Por isto meus irmãos vamos abrir os olhos e fazer coisas necessária, evitando fazer este Carnaval que estamos habituado a fazer em S.Tomé aqui estamos numa sociedade diferente. Nos os santomense hoje em dia estamos pior que os nossos bisavó, porque aparece fulano com dinheiro lá vamos nós dar voto a esta pessoa sem pensar na qualidade da pessoa, o que faz ou fez e capacidade, arruinando o país e comprometendo o futuro do0s vindouros, mas antigamente os antepassado não sabiam ler mas sabiam escolher lideres de qualidade respeito em qualquer parte do mundo. viva os eleitores de STP, cidade já chegou agua arroz…..rsrsrsrsrs

  18. img
    Sr Lei Responder

    Não votar é deixar que os outros decidam por si. Acho que não é a melhor atitude.

    • img
      terrasabi Responder

      Tu es mais um ser humano “inocente” na face da terra.

  19. img
    Helves Santola (Brasil) Responder

    Pois é….com certeza que algum candidato, que acha que vai ter muitos votos em Portugal, vai dar uma mãozinha, um banhozinho….mas precisamos de fazer com que o governo cumpra o compromisso sempre, atempadamente, sou estudante santomense no Brasil e sei o que é passar mal por falta de dinheiro……!

  20. img
    Estudante Responder

    A nossa situaçao é uma tremenda dificuldade em todas as vertentes o nosso governo nao fazem nada absolutamente nada para minimizar as condiçoes dos estudantes cá e nao só agora cm a crise está a piorar muito mais a situaçao e o mais lamentavél é que como se nao basta -se a nossa embaixada cobra-nos por tudo até por copias por isso eu acho bem “bocoitar as eleiçoes ” mas de uma forma coerente

  21. img
    fc Responder

    Eu aconselho-vos a votar no Delfim Neves.
    O melhor candidato.

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Votar no delfim neves é votar em pinta cabra.
      acabar com banho, significa acabar com os candidatos corruptos, como o sr delfim neves que foi a portugal pagar 25 mil euros e mais dinheiro em subornos aos juízes santomenses com conta em portugal e outros.
      Quem é o verdadeiro chefe bandido?
      Procuradoria geral da Rep? Os juízes? O Sr. ao contrario de Obama? Obama não rouba quem comete corrupções. Obama é justo e humilde. Características que o teu candidato não possui nem tem no espírito.
      Com 25 mil euros, ele com certeza ajudava muita gente em stp, mas não fez nem nunca fará.

      • img
        Paracetamol 500mg Responder

        Correcção:”Obama não rouba e não comete corrupção”

  22. img
    Fernando Responder

    Bem feito. Quiseram mudança e votaram no escuro agora toma. Acreditem que o que vos está a acontecer não é pior do que este Governo está fazendo por aqui.
    Um conselho, não boicotem as eleições, pelo contrário usem-no para castigar esse Governo. Votem naquele que realmente trabalha e tem feito muito para melhor as condições de muitos santomenses que vivem bem mal. Esse candidato é DELFIM NEVES.
    Este sim em pouco tempo fez com que vcs pudessem conduzir em Portugal com carta de S.Tomé e Príncipe. Ele resolve o vosso problema, acreditem.

  23. img
    Pedro Cassandra Responder

    Caros irmãos e colegas, falo diretamente de Brasil. A questao q se coloca nessa situação toda eh a falta de atitude de nossos próprios pais e do povo santomense em si, digo isso porque muitas vezes quando converso com meus próprios pais dizendo q estou passando por necessidades extremas eles agem como se fosse algo normal e q com o leve leve tudo vai se resolver. Mas acreditem Ha de chegar um momento e acredito a continuar assim nessas condições digo q n será mt longe, em q famílias perderam seus filhos, ai eles saberão e o próprios pais irão entender q dentro do pais eles devem de organizar para pedir explicações ao governo. Qualquer governo representa o seu povo, então eh normal q a n serem feitas as coisas os pais devem ir la organizadamente pedir explicações ao governo e Qd digo isso digo também em outras esferas de ações da nossa sociedade. Os pais Sao coniventes com a situação infelizmente. Nao votar se calhar faria alertar as pessoas de que existem vidas do outro lado e q depende das ações deles pra continuarem vivendo, mas so terá eco mesmo se os pais Tb decidirem em STP aderir a mesma causa, infelizmente creio q n vai acontecer,.
    Semana de colação de grau começa em poucos dias e Nao sei ainda se vou me formar porque preciso pagar uma multa de livro na faculdade, Nao tenho nem Oq comer como vou pagar multa de livro, agora n sei se vou ter q ficar mais sete meses a espera pra pagar multa e me formar.
    Tem vezes q so choro meus manos, me encluasuro no meu quarto e so choro, dormo qs o dia todo para conservar a energia q me resta e Nao comer, tomara isso acabe logo, .
    Outra coisa q tb constatei eh falta ao homem santomense ganhar consciência e dizer mtas vezes de que ele Nao Eh capaz de resolver determinados desafios q lhe dado. Ser ministro e dirigente exige mestria e saber, infelizmente em STP todo mundo sabe tudo , tdo mundo eh ministro, tdo mundo pode ser dirigente, entra ministro da Educacao sai ministro, entra diretor no liceu e sai diretor ms q Ha mais de 10 anos q liceu Nao tem casa de banho em funcionamento para os alunos fazerem necessidades básicas. Agora pergunto, eh preciso mundos e fundos para se ter no maior colégio nacional casas de banho funcionando? Nao meus irmãos, Eh preciso q os nossos dirigentes saibam q a serem chamados para ocuparem cargos eles terão q ao saírem um dia deixar o lugar melhor do q encontraram a n serem capaz de faze-lo q então se demitam.
    Kidaleoooooooooo

    • img
      Pedro Cassandra Responder

      Pessoal desculpem pelos erros de concordância, pois escrevi do celular e pra revisar eh um bixo

  24. img
    ECAS Responder

    O Governo andou a poupar dinheiro criando todos estes problemas, para ter dinheiro agora para conseguir comprar consciência a qualquer preço!
    Mas a decisão é nossa! O próximo presidente da Repúlica será sancionado pela maioria, bem ou mal será o presidente de todos os Santomenses, mesmo daqueles que entenderem ñ votar.

    Que Deus abençoe o nosso País “STP”!

  25. img
    Ana Alice Responder

    Caro colegas a palavra é “BISCATE” e não buscato como aí estão a escrever.
    Definição de biscate – Trabalho ou serviço extraordinário, ocasional
    Um pouco mais de leitura não faz mal a ninguém…

  26. img
    awa mato Responder

    Por mais que critiquem o antigo ministro Jorge Bom Jesus, ao menos ao nível de pagamento de propinas era tardia mais chegava nos meses esperados e por outro lado recebia e ouvia as pessoas…este antigo” padre” Olinto daio…enfim já é tempo de mostrar que ñ é só vestir a gravata e achar-se ministro…

  27. img
    Mar banha areia Responder

    votem para o Filinto; que de certeza tudo se ajustará,,sei do que falo e conheço bem a referencia

  28. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Nao boicotem, escolham entre os seguintes candidatos, cujo significado apresento:
    Aurelio Martins – Uma Nova Asneira Para Todos;
    Delfim Neves – Colocar um Irmão Metralha a gerir um banco;
    Elsa Pinto – Maria não é mais do que eu;
    Evaristo Carvalho – Homem de consenso, tudo que Patrice Trovoada quiser ele faz;
    Filinto Costa Alegre – “Cai de mal” com qualquer partido;
    Helder Barros – Pensei que todo santomense já tinha candidatado menos eu;
    Jorge Coelho – Não sei o que vim fazer aqui;
    Manuel Deus Lima – fintarei S.Tomé e Principe;
    Manuel Pinto da Costa – Não posso sair desta historia assim;
    Maria das Neves – Chegou a Hora do meu marido regressar para casa;
    Façam a vossa escolha

  29. img
    andorinha Responder

    meus caros colegas, sou saotomense,finalista do enino médio em angola e sei que o uque vocês estão a passar é uma situação bastante chata, injusta,e é uma acção de muita irresponsablilidade da parte do ministério da educação , pois ele(ministro da educação) está a trabalhar super mal . mas como é k um país assume a responsabilidade de enviar filhos alheios a outro país e simplesmente abandona-os. depois de ler o vosso artigo fiquei bastante chocada com esta situação mas eu fico a me perguntar o pk k isso´só acontece com os estudantes k estao sobre responsabilidade do estado .. ja com a FAMA(FUNDAÇÃO AURELIO MARTINS ) isto nao acontece .. fiquei bastante triste com vocês quando lí a parte(NÓS NAO VAMOS VOTAR . meu colegas se vocês nao votarem ficarão com um peso de consciência, ficarão preocupados~pk nao escolheram o presidente ideal para o nosso páis .. eu como estudante, vossa colega peço-vos que tirem este ponto negativo das vossas cabeças, vamos nos unir para que no dia 17 votaremos no candidato ideal(AURÉLIO MARTINS)candidato este que sempre ajudou o povo sao toomense e principalmente os jovens estudantes do brazil, cuba . portugal, venezuela e entre outros .. peço vos que entrem em contacto com estes estudantes e que em um só votem AURÉLIO MARTINS. obrigada pela atenção, e aguardo a vossa resposta.

  30. img
    BMW Responder

    não ha dinheiro p enviar p bolseiros.mas quantos dolares que esta a ser espalhado agora na campanha?em vez de 1 ministro e seus assesores preocuparem com esses assuntos,estão na campanha,e estudantes a passarem grandes dificuldades.francamente.

  31. img
    Estudante Responder

    De facto como estudante sofredor, entendo o vosso sofrimento e de forma lamentavel tenho q concordar que este governo, diz’ deixanos trabalhar….somos a mudanca…’ no final decte-se que sao todos iguais.
    este governo tem q saber q arogancia sera a perdicao deles, e de forma arogante o ministro da educacao nao conhece a realidade dos futuros chefes do pais.
    hoje ele em cima e amanha seremos nos de mal ou bem, querendo ou nao. sera q faremos o mesmo com os filhos e netos deles?
    a verdade ee que a curupcao em STP perdeu a vergonha e esta a andar nua.
    o Ministro da educacao so quer dar ordem, mas deslocar vir conhecer a nossa realidade ele nao faz.
    so quer lhe dizer que o tempo da guera nao e igual ao tempo de paz. com sofrimento ou nao vamos fazer a diferenca.
    quanto a boicote das eleicoes, isto ee negativo pois menos um voto seria apoiar o partido actual no poder.

    sublinho que nao tenho preferencia politica.

Deixe um comentario

*