Sociedade

Assaltantes armados e encapuzados levaram uma carrinha de dinheiro do Oceanic Bank

É um caso único em São Tomé e Príncipe. Por volta das 11 horas desta Quarta – feira, uma carrinha do banco privado Oceanic Bank, que transportava dinheiro da sua sede para ser depositado no Banco Central, foi assaltada na porta do Banco Central.

Uma testemunha do assalto, que por razões de segurança e de investigação criminal em curso, o Téla Nón não pode divulgar o seu nome, explicou que depois da carrinha do Oceanic Bank ter estacionado no portão lateral que dá acesso ao interior do Banco Central, três homens encapuzados e armados com AK-47 dirigiram-se para a viatura e dispararam para o ar.

O motorista da viatura, dois seguranças e dois funcionários do banco privado, foram forçados a abandonar a viatura. A testemunha disse que pela violência da acção dos três homens encapuzados, ela teve que se esconder atrás de uma viatura, que estava estacionada na mesma rua, com medo do disparo. Os três assaltantes tomaram controlo da carrinha alegadamente cheia de dinheiro, e puseram-se em fuga. Segundo a testemunha, durante a fuga os assaltantes dispararam para o ar.

Não há registo de qualquer ferido neste assalto único na história de São Tomé e Príncipe. O Téla Nón registou presença de agentes da polícia de Investigação Criminal no terreno. Recusaram prestar declarações sobre o caso. Um dos agentes disse que nesta fase não é correcto prestar qualquer declaração a imprensa.

A Governadora do Banco Central, Maria do Carmo Silveira, reuniu-se de imediato com todos os administradores do Banco Central. Reunião que prosseguiu até o fecho deste artigo. A ADMINISTRAÇÃO DO Oceanic Bank também está a ser ouvida pela Polícia de Investigação Criminal.

A Praça da Independência onde se situa o Banco Central, ficou cheia de gente durante esta manhã. Cidadãos que estão perplexos com o assalto insólito no país, e que demonstra que há necessidade de se reforçar a segurança, a nível nacional porque os sinais começam a ser preocupantes.

O Téla Nón apurou que depois de tomaram controlo da viatura do Oceanic Bank, em alta velocidade os assaltantes ligaram luz intermitente da viatura, como se estivessem a socorrer um paciente, e seguiram pela estrada que dá acesso ao aeroporto internacional.

Um assunto que o Téla Nón vai dar mais pormenores ao longo desta edição.

Abel Veiga

    70 comentários

70 comentários

  1. o cidadao

    31 de Agosto de 2011 as 13:26

    Ate que ponto chegamos !
    Disse bem no texto. “unico na historia de STP” As coisas ja estao a tomar outros contornos e ameacando a nossa paz. Isto e muito mau.

    • Jose do riboque

      31 de Agosto de 2011 as 17:10

      Procurem a diferença , nao se esqueçam que os donos deste banco sao os mesmos de Air Nigeria .., felicidades

      • ABC

        31 de Agosto de 2011 as 19:23

        Estou enganado, ou anda aí gente a tentar atiçar os ânimos contra um certo país e, talvez,contra os seus cidadãos residentes em STP? Comentar com liberdade e com responsabilidade, minha gente. Muito obrigado e se for preciso, voltarei.

      • Gaga

        3 de Setembro de 2011 as 10:10

        Não se esqueçam de levantar todas as pedras nacionais e de espreitar por baixo…muita cormicha vão encontrar.

    • l

      31 de Agosto de 2011 as 19:52

      Meus senhores,
      Eu havia dito aquando da inauguracao do voo da Air Nigeria que tinha comecado “a segunda fase da invasao pacifica das ilhas”. Disse ainda que “sejam bem vindos os nigerianos e todas as suas “habilidades””.
      Ainda continuam a duvidar dos meus palpitos? Air Nigeria e Oceanick Bank tem os mesmos donos.Lembram o que aconteceu com o Island Bank? Quase a mesma coisa, nao?
      Isto e so inicio.

      • london

        1 de Setembro de 2011 as 12:21

        Caro “I”,

        Nota-se o teu repudio pelos nigerianos,o que e inaceitavel e xenofobo. Quaisquer que seja a nacionalidade do individuo, ele deve ser tratado de igual para igual.Neste caso em concreto, nao percebo onde entra os nigerianos! Houve um roubo e os ladroes estao em fuga, e dai? E se forem apanhados, identificados como tres portugueses brancos? espantarias?
        Seja responsavel nas suas afirmacoes,

        Myself london

        • l

          1 de Setembro de 2011 as 19:53

          Dr “London”,
          deves ser um daquels que defende ideias de globalizacao.A Globalizacao nao deve ser entendida que temos que deixar os malfeitores entrarem nas nossas casas. O senhor deixaria um ladrao, criminoso casar com a sua filha so porque tem dinheiro??? Mas nao sabes o que os nigerianos sao capazes. Eles foram os primeiros a assaltar banco em Dubai , a mao armada, eles tentaram invadir o palacio do presidente da guine equatorial, eles cometem crimes em toda parte do mundo, londres, luanda, yaounde, china, brasil. sera que o senhor nao acompanha as noticias? Hoje quase toda gente em stp acompanha noticias atraves de antenas parabolica. de onde veio a riqueza do Gica nigeriano? Porque que ele nao viaja mais para Nigeria, sabes??
          Eu estou no terreno e posso te explicar muitas coisas que provavelmente o sr. nao sabe.

      • Gaga

        2 de Setembro de 2011 as 21:19

        Ave de mau agoiro,xôõôooooo!

  2. Valentim Cravid

    31 de Agosto de 2011 as 13:31

    Vão ser facilmente apanhados, além de ser uma ilha é um meio muito pequeno.

    • Minu yéé

      1 de Setembro de 2011 as 10:27

      Se calhar nem procurados seram porque quando uma parte do bolo entrar no tribunal o ficará por aí, ainda pra tipo de justiça que temos no nosso país não sei se os senhores fulanos também não estão alinhados nisto.

      • Minu yéé

        1 de Setembro de 2011 as 10:27

        o caso ficará por aí qeria dizer.

  3. Gente daqui

    31 de Agosto de 2011 as 13:49

    Mas tão a ir com essa carrinha pra onde???????!!! Muito CSI dá nisso.

  4. Mario da Costa

    31 de Agosto de 2011 as 13:57

    Se houve falencia no banco, quer dizer o quê?
    Ainda mais quando, questionado, sobre os clientes, a resposta era de que estavam salvaguardados. Minha gente não sejamos ingénuos!!
    Quando o Banco Equador foi a falencia, era preciso alguem bem posicionada enviar dinheiro ao Banco. Falência, quer dizer que não tem havido deposito e que as pessoas(clientes)recorrem em massa para fazer levantamentos. Se for assim é suposto não haver nada de moeda a ser enviado ao Banco Central(BC). A não ser lixos e papéis no saco empacotado. MAs se fosse ao contrario, ou seja, o carro com dinheiro saido do BC, destinado ao Oceanic bank, foi assaltado!! A historia seria outra.
    Valeu o expediente.

  5. Colomba

    31 de Agosto de 2011 as 14:06

    Com um assalto destes… só posso dizer: bem vindos ao clube dos países do 1º mundo.
    Será que fugiram de avião ou submarino?
    Que sejam capturados o mais rápido possível… se a moda pega…

  6. Jovem Santola

    31 de Agosto de 2011 as 14:48

    A polícia deve estar atenta com os motivos e as pessoas que possam esta por detrás disso…..como é que essa informação vazou, como é que esses assaltantes souberam que iam fazer essa transferência física…..como é que os agentes que transportavam o dinheiro não se faziam acompanhar por seguranças (um carro a frente e outro atrás)????????? Para mim está na cara o que aconteceu….mas espero estar errado sobre isso! Abraços e espero que a PIC faça o melhor trabalho da sua história!

  7. Luís Miguel Prazeres

    31 de Agosto de 2011 as 15:20

    isto é completamente lamentável,espero que a polícia possa apanhar esta gente que fez isso!!aonde que o nosso país vai parar com isso tudo,hoje é este assalto,amanhã poderá ser algo maior e pior,espero que seja reforçada a segurança em todo o país para o bem estar da segurança das pessoas!!!!

  8. O MAIS CERTO

    31 de Agosto de 2011 as 15:25

    É o que se colhe da globalização: economia glogal, cultura glogal, tv global, enfim. Mas esqueceram-se de que somos insulares. Vão aonde? Mas interroga-se: como é souberam de que naquele instante ia-se fazer o tal depósito? Vamos esperar pelas investigações.Há-de de se saber quem são esses bandidos!!!Não precisamos desses hábitos ca no nosso STP.

  9. Ana Alice

    31 de Agosto de 2011 as 15:34

    Se a moda pega estamos lixados.Uma ilhazita desta com crime desta natureza???
    Nón molêeeee !!!

    • luis

      31 de Agosto de 2011 as 15:53

      Caramba,sao tome tem tudo para crescer….. mas não por esse caminho!!!Povo são tomense não deixem que isto perturbe a paz e o bom povo que são, quem viu ou quem pensa que sabe algo, FALE!!! Que seja um motivo para que a policia de investigação criminal esteja sempre um passo a frente deste e de outros tipos de crime, ABRAM OS OLHOS.ACTUEM E SEJAM IDÓNEOS.

  10. MÉ SOLO

    31 de Agosto de 2011 as 15:53

    Parece não ser verdade se a notícia não fosse publicada neste Jornal.

    Esta semana li no JNotícias que um individuo foi assaltado a porta de um banco português quando ia fazer um depósito no valor de 10 mil e tal euros, disse comigo mesmo q em STP estamos livres destas coisas, afinal estava enganado.

    Porquê o O.Bank não utiliza os meios utilizados pelo BISTP q oferece maior segurança.

    Deve haver mta gente involvida neste assalto por isso a investigação deve começar na fonte, este banco tem deixado mto a desejar desde altura da sua institucionalização.

    A coisa esta ficando muito séria.

    Mais uma batata quente nas mãos da PIC.

  11. eu

    31 de Agosto de 2011 as 16:02

    Necessitamos de mais reforço policial nos loacais estratégico e não por policias a perseguir motoqueiros em vez de fazer segurança. Policia é para fazer segurança e não perseguir motos. Que pouca vergonha. Em condições normais o comandante já devia por o lugar a disposição e orientar mais reforço policial para os sectores chaves e deixar os motoqueiros. Se eles andam sem capacete problema é deles e não da policia, o problema da policia é pegar assaltantes, desordeiros e ladrões

    • camila

      1 de Setembro de 2011 as 8:35

      Os motoqueiros sÃo um problema sim, porque quando andam a toda velocidade e sem capacete eles nao colocam só a sua segurança em risco,colocam a dos outros também.Vale a pena dizerque a PIC tem feito os possÍveis para acabar com isso, fazendo o trabalho deles que é promover a paz publica. Eesse assaldo precisa de ser rapidamente solucionado antes que comesse a dar ideias a outros mafiosos acabando assim com o que STP tem de mais precioso: a paz.

  12. Anca

    31 de Agosto de 2011 as 16:03

    Se torna necessário medidas urgentes;

    O estado deve investir na segurança,( fiscalização) e justiça( punir duramente o crime e os criminosos, a começar, pelos dirigentes, pois o exemplo vem de cima, combate a banditismo e corrupção).

    Construção de estabelecimentos prisionais, que salvaguardam os direitos humanos e dos presidiários, integração e adaptação dos reclusos à actividade social mediante ensino e formação em artes e ofícios.

    Os tribunais devem funcionar com harmonia e conjugação,fazendo cumprir os direito de estado.

    Investir nas forças que garantam seguranças e ordem pública -Policia Nacional,Forças Armadas, Policia de Investigação Criminal- constituição de uma policia cientifica mediante investimento na criação de um laboratório de investigação criminal.

    Reposição da ordem do estado, o mais rapidamente possível, pois a punição de crimes, não significa inversão da democracia,(ditadura) pois, só por esta via, se poderá continuar a construir um estado de direito democrático e defender a soberania e direitos humanos.

    Investir no combate a miséria,pobreza e exclusão social que assola a população e o país, com políticas de emprego, segurança social e alimentar,saúde, educação formação de qualidade, políticas para inclusão de todas classes etária da população,( crianças, jovens, adultos e idosos) mais, essencialmente para crianças e jovens, pois são garantia de futuro, quando bem acarinhados e aproveitados, pois constituem também recursos aproveitáveis( recursos humanos).

    Apostar no trabalho agrícola, coma constituição de um salário, para aqueles que queiram trabalhar no ramo da agricultura, e os respectivos descontos a segurança social- agricultura empresarial-, produção de escala logo emprego de escala no futuro, pois poderá dinamizar a empregabilidade no país.

  13. Anca

    31 de Agosto de 2011 as 16:16

    Controlo das fronteiras internas e externas se torna necessário e urgente.

    Com todos meios de controlo possível.

    Os serviços de emigração e fronteira devem começar a agir e ser modernizado rumo a desafios futuros, de entrada e saídas, emigração e imigração.

    Investir na criação de uma força de intervenção rápida no mar(marinha de guerra),e não somente marinha costeira.

    Pois, a nossa defesa e segurança como país, passa pela defesa e integridade do território(população e poder), pela terra, mar e ar, logo mecanismo e recursos devem ser mobilizados e constituídos para à garantir.

  14. Anca

    31 de Agosto de 2011 as 16:25

    A integração da nossa economia à nível regional e mundial, vai nos colocar desafios, para qual, teremos que nos modernizar e adaptar a nível de segurança e defesa interna, a nível das infraestruturas e recursos humanos a nível da cooperação regional e internacional.

    Um apelo a população e sociedade civil, estejamos mobilizados atentos e vigilantes, cooperemos com as forças de segurança.

  15. Mario da Costa

    31 de Agosto de 2011 as 16:31

    O Dinheiro foi emtregue nas campanhas!!!

  16. cunha

    31 de Agosto de 2011 as 16:55

    n sei o que dizer relactivamente a esse tipo facto historico porque sim é um facto historico, o que poderá acontecer daqui para frente, agora é assalto a mão armada de grande porte e depois o que vem a seguir, então deixo a menssagem, meus senhores da autoridade esta na hora de juntarem e fazer algo para essa pobre e pequena ilha.

  17. leve leve

    31 de Agosto de 2011 as 17:01

    com que estes assaltante souberam precisamente precisamente neste momento que iriam depositar dinheiro.
    quem lhes informou?
    como podarem escapar?
    aonde que estão as pessoas, sabendo que esta hora é uma hora de movimento neste local?
    quem lhes deu essa arma?
    sabendo que essa arma é da força armada.
    esta são algumas perguntas a ponderar e bem.
    que descubram os assaltante e botam na cadeia.
    tenho a certeza que esse plano foi mui bem monitorizado. cuidado os santola.
    policias mais atenção.

    • DOS SANTOS

      1 de Setembro de 2011 as 3:43

      Tu deves estar fora de sao tome a uns vinte anos,para nao saberes de onde vieram estas armas,meu amigo em sao tome em 10 pessoas 7 tem arma de fogo.

    • DOS SANTOS

      1 de Setembro de 2011 as 3:49

      Em Sao Tome nao precisa de muitos meios para decobrir tipo deste crime,como ja sabemos os criminosos fugiram com direcao a estrada de aeroporto, aonde termina esta estrada?Em sao tome os carros sao todos reconhencidos,esta estrada so tem movimento do trafego quando a chegada ou partida de avioes por isso dentro de dois dias ja sabemos quem esteve no crime.

    • Lévé-Léngue

      1 de Setembro de 2011 as 9:09

      Perguntas interessantes cujas respostas já desembaraçam este problema. De facto, há muito q esclarecer nessa cena histórica, começando por pessoas ligadas ao OCEANIK BANK. É muito facilitismo e coincidência para uma acção criminosa dessa envergadura. Aproveitam-se da fragilidade do sistema de segurança que o país oferece, pois STP sempre foi um país pacífico, e procurarão safar-se dps com a debilidade e deficiências que enfermam a nossa justiça.
      O meu apelo segue para todas as instituições envolvidas na resolução deste caso, para q identifiquem e punam os autores, informantes e mandantes o mais breve possível. Esta rede deve ser logo desmantelada para o bem colectivo.

  18. Grande madié!!!!1

    31 de Agosto de 2011 as 17:03

    Roubo desse tipo alguns funcionarios dos
    dois Banco mais motorista estão por tras dissi,cadei a camara de vijilancia,espalhão os police no mato ,STP,é poderoso vamos encotrar os bandidos,

  19. Forrrrô

    31 de Agosto de 2011 as 17:17

    Minha jente calma STP é muito pequeno,coisa desse tipo não vai a lonje
    deixa auturidade compunente trabalhar.
    vamos todo ajudar a localizar,esse homes,

  20. Emigrante

    31 de Agosto de 2011 as 18:09

    Administração interna tem que intensificar seguranças dos seda does, controlar o narcotráfico que dizem já existir em São Tomé e príncipe. O pais é muito pequeno para haver coisas dessas.

  21. nilton carvalho

    31 de Agosto de 2011 as 18:20

    e bom que a investigacao comece por pessoal que e responsavel do banco(gerente do banco)ou adimistrador.tanta forma de fazer transacao,tinha que ser desta maneira mais brega.

  22. n´diê nobre

    31 de Agosto de 2011 as 18:41

    Isso prova que a pobreza é alarmante e que o plano ENRP não tem pernas para andar( e o governo não sabe como reduzir a pobreza para 17% até 2015) sobre o ocorrido é lamentável mas a verdade é que:Quando não se tem o que comer e se vive na miséria, a imaginação toma conta do ser humano. Espero que tudo acabe bem e que os politicos pensem sobre a situação social do país.

  23. JASC

    31 de Agosto de 2011 as 18:56

    Isso que aconteceu é só pra verem o rumo que o nosso país está a tomar…
    Hoje já assaltam bancos, amanha vai ser pior.
    Eu acho que culpado é TVS porque tá a dar muitas novelas…

  24. Chris Allen

    31 de Agosto de 2011 as 18:58

    Lamentavel essa situacão. Aonde vamos parrar neste nosso STP que tem tudo para ser um grande pais ai para o mundo. Infelizmente estamos todos tristes com essa imagem. Tomara que a PIC faça um trabalho maravilhoso e rapido na detectação destes infractores. Se vale a dica, trabalhem com rexompensa em denuncia. Anucie na televisão e radio da recompensa para quem der informações de possiveis suspeitos. Pense nisso, metudo usado por muitos paises.

  25. João

    31 de Agosto de 2011 as 19:26

    Andam a ver filmes americanos e esquecem-se que STP tem apenas 1001 km 2; Mas eu tenho uma dúvida: isso cheira-me a encenação…
    João

  26. s.tome poderoso

    31 de Agosto de 2011 as 19:44

    eu sinceramente nunca esperei que minha ilha podia chegar a esse ponto …estao a emitar coisas feias de outros paises ,coisas boa nunca pegam

  27. João

    31 de Agosto de 2011 as 19:49

    Não tem graça mas apetece-me rir. PIC entra os administradores da OBank com borracha e tudo fica automaticamente resolvido. Nada de roube, nada de dinheiro. É só filme. O Procurador Raposo se ouvisse o PAI GRANDE isso já estaria esclarecido
    João

  28. HLN

    31 de Agosto de 2011 as 22:21

    Que situação, não basta corrupção desenfreada agora um crime dessa envergadura coitado de nós Santomenses.
    Esse roubo não vai longe STP é muito pequeno pensaram muito mal, e agiram pessimamente é condenável.

  29. José Silva

    31 de Agosto de 2011 as 22:39

    kuá sê matchi!!!!!!!!!!!! Quém procura encontra e este é o ponto negro onde os nossos governantes conseguiram produzir… …

  30. nervoso

    31 de Agosto de 2011 as 22:59

    esses gajos pensan que querem começar com roubo em sao tome deste tipo; sao tome nao e para estar neste mambo esses vermes vao se dar mal esses assaltantes estao la mesmo; a vos ver ; a forma simple de apanhar los usam inteligencia . homen invisivel

  31. Biboss

    1 de Setembro de 2011 as 6:34

    É necessário uma investigação muito séria por parte da PIC,para se descobrir não só os assaltantes, mais a fonte e punir-se os principais culpados e acabarmos totalmente com isto.Caso contrário, poderá a vir se tornar num ciclo vicioso e este tipo de acções não se enquadram com a realidade e estilo de vida do povo de STP. Tenho dito.

  32. ze mulato

    1 de Setembro de 2011 as 8:45

    caro nilton carvalho
    claro que a investigacao tem que comecar pelo pessoal que e responsavel do banco(gerente do banco)ou adimistrador.
    mas esse processo de transportacao de dinheiro de um banco para o outro ou dos centros comerciais para o banco, dos grandes estabelecimentos para o banco e feito em todos os pais.isso nao bem uma transacao, e quase que mudanca de uma mercadoria de um armazem para o outro.
    e mesmo que fosse uma transacao, o dinheiro tem um dono e esse dono de certeca que nao o assaltante ou os assaltantes, e quando uma coisa ti peretence podes transportar da forma que quiseres porque e tua.
    a culpa recai toda sobre a seguranca interna do pais,num pais pequeno como sao tome se isso acontece, o ministro de seguranca interna ja deveria pedir a sua demissao, e por outro lado, os assaltantes depois de serem pegos,deveriam “viver” sem 1 ou dois bracos pro resto da vida e sem nenhum apoio dos familiares ou do governo

    • Colomba

      4 de Setembro de 2011 as 16:45

      “Zé Mulato”… faz-me lembrar uma figura de má memória para os santomenses.

  33. Henry

    1 de Setembro de 2011 as 8:58

    Assalto dessa envergadura em STP, até aprece cena de filmes amricanos, mas falando sério estamos a caminhar muito mal com esse tipo de acontecimentos no nosso país. Que muitos acham um paraiso, numa altura em que queremos apostar no turismo esses acontecimentos só leva a destruir a nossa imagem no estrangeiro, que é muito calmo e pacifico. Situações como essa é de lamentar e condenar os actores, que sejam capturados, julgados e condenados pelos Tribunais.

  34. Henry

    1 de Setembro de 2011 as 9:03

    Mas até certo ponto houve fuga de informção, porque como é que os assaltants sabiam de que o dinheiro ia ser depositado no Banco Central e naquele hoário, para mim isso é um complô. Ou seja há cumplicidade entre alguém do banco (Funcionário ou Motorista) e os assaltantes, para parecer um assalto.Uma vez que tudo muito rápido, e feito de uma forma muito organizada.

  35. ficam calmos

    1 de Setembro de 2011 as 9:03

    Ficam calmos

    isso apenas são reflexos de outros países

    temos que estar atentos , eu vejo que ai em s.tomé os policias dormem não fazem os seus devidos papeis. como é possivel transportarem valores monitários sem segurança, mesmo nunca ter acontecido sempre devemos ser vigilantes , porque tudo tem um começo. est coisa vão acontecer o mundo est na sua reta final vamos viver dias deficeis. por isso meus queridos acreditam de todos os vossos corações em Deus só ele pode mudar o homem e livra-lo da perdição, dias piores estão para vir não se assustem aceitam Jesus emquanto é tempo.

  36. Politico negligente

    1 de Setembro de 2011 as 9:04

    Isto pra mim foi um mal necessário , embora em sao tomé os olhos “santos ” da nossa gente nunca vira coisa tal,era preciso que houvesse este ato pra que reforçassem a segurança. nao podemos relaxar e achar “que nada acontece em sao tomé”. Agora eu tenho certeza que em tds os bancos aumentarao o nivel de segurança, como pode uma coisa desse acontecer em plena luz do dia na cara da praça?Isso ta muitomal explicado , aqui ha gato.

    • Amadeu

      1 de Setembro de 2011 as 16:35

      È sempre assim…, depois de o ladrão assaltar nos a casa, agora é que vamos reforçar a segurança. Com este acontecimento, é preciso que as entidades competentes, façam já,reunir recursos e implementem já novas formas de reforço de segurança em todas as áreas, para que prevaleça o sentimento de segurança

  37. Aqui demonio anda a solta!!!!

    1 de Setembro de 2011 as 9:08

    Minha gente, vamos cair na real…onde ja se viu uma coisa dessa, isso não passa de combinação, fuga de informação, etc, ….

  38. marcos

    1 de Setembro de 2011 as 9:25

    Povo de STP a situação está agudizando, não podemos vender, comprometer a nossa soberania em troco de nada, alerta povo. A nossa soberania, é a nossa liberdade, a nossa paz, a nossa cultura, a nossa humildade, a nossa unidade, a nossa tranquilidade, tudo de bom que sempre marcou a nossa diferença com os demais africanos. É bom que unamos, para defesa da causa comum, a nossa soberania, que está ameaçada. Isso que aconteceu, é uma ameça a nossa soberania, por isso, todos nós, devemos colaborar para ajudar as autoridades competentes a encontrar estes criminosos e que seja punidos como manda a lei. Para isto, cada um de nós, neste momento, é PIC, é Policia, se todos assim agir, em pouco tempo, estes bandidos serão apanhados. Por outro lado, costuma-se dizer, não fumo sem fogo, o fogo está nos bancos, tanto um como outro. BCE e OB. Uma transporte desse, não se faz quando muito bem pretender, tem que estar organizado entre o emissor e receptor, mesmo uma simples mercadorias, há sempre contactos previo de quem recebe e quem entrega. Se houver problema, são estes dois os mais responsaveis, apartir deles, vai-se chegar aos bamdidos, isso é uma tarefa fácil. Isso é facil entender que foi um crime organizado e uma ponta esta a vista é só puxar nesta ponta e vai se chegar ao restos, Força a PIC, Força a POLICia, Força a todos…Se que os meiso não existem, mas vão chegar lá.

  39. Henry

    1 de Setembro de 2011 as 10:24

    Já notaram que sempre esses problemas de assaltos só acontecem com bancos que têm Administração NIGERIANA??????? Primeiramente tinha sido o ISLAND BANK e a agora é OCEANIC BANK.

  40. MALDINHA

    1 de Setembro de 2011 as 12:06

    ISTO SO PODE SER COMBINAÇÃO COM PESSOAL DO MESMO BANCO.

  41. xicoparaizo

    1 de Setembro de 2011 as 12:13

    mas minha gente onde sta os transitos nas estradas pra seguirem a viatura serra k pais nao tem policia, mas se fosse pra pararem os motoqueiros o transitos tivessem na estrada, um caso desse no pais e o comesso de perido aos cidadoes nacionais onde iremos ficar com isso (olha n quer falar muito mas duvido se isso nao tem maos de nigerianos dentro disso)

  42. luisó

    1 de Setembro de 2011 as 12:30

    duas coisas:
    ao editor do tela a ver se de uma vez por todas começam a escrever em bom português (língua oficial) e compreensível, porque os assaltantes não levaram a carrinha do dinheiro mas sim os sacos de dinheiro que a carrinha transportava. a escrever assim dá a ideia que foi levada a carrinha com o dinheiro;
    esta acção na minha opinião só pode ter sido feita por policias ou por militares, porque este tipo de operações são treinadas em operações policiais e militares; depois se tiveram ajuda do interior ou não não é importante porque bastava durante alguns dias seguirem essa carrinha e verem como trabalham os seguranças, horários, esquema de trabalho,etc, e isso é muito fácil.
    pessoas bem preparadas e com alguma coordenação fácilmente fazem acções deste tipo em STP, onde a policia anda desarmada
    e não tem preparação. até admira como não há mais assaltos a bancos!!!!!

  43. Fernando

    1 de Setembro de 2011 as 16:24

    Meus senhores, urge encontrar-se os actores deste assalto e seus possíveis mentores e daí fazer-se justiça. Mas, devem ser analisadas as raízes profundas da nossa sociedade, em decomposição, porque isto é sinal de laxismo e certo desgoverno em STP. Começa a podridão a dar seus frutos. Como é possível roubar-se em pleno dia e no Centro da cidade! Onde estavam as polícias? Onde esta o sistema de segurança para serviços desta natureza? Talvez os polícias estivessem “incomodando” as pobres feirantes que os governantes deitaram à sua sorte”, fechando as unidades produtivas deste país – as roças.
    Não se admirem se algo pior vier a acontecer e não venham depois “meter trancas às janelas”…

  44. Homem da Luta

    1 de Setembro de 2011 as 17:57

    Resultado de 20 ano da Democracia.

  45. N.C

    1 de Setembro de 2011 as 18:21

    Pela forma como este pais esta sendo governado isso e o comeco do fim, se a postura,mentalidades de quem detem o poder nao mudar

  46. Paquito

    1 de Setembro de 2011 as 23:50

    Meus amigos, isso é resultado da campanha, durante a campanha grupos organizados roubaram Maria das Neves dinheiro, Aurélio Martins, etc , agora boca ficou doce e estão a robar bancos. Coisa esta pra vir,

  47. Digno de Respeito

    2 de Setembro de 2011 as 5:33

    Há smenas à tras, o titular da Defesa já havia manifestado para que pudéssemos todos dar conta de situações indesejáveis. Devemos nos acautelar. Mas, o velho ditado: “ver para crer” vai ser o verdadeiro mal enquanto não precavermos das coisas, nesse caso do grande mal que nos aflige.

    Muito recentemente, ouvi dizer que no youtube corre imagens de imitação “ninja” que são indesejaveis e não são exemplos favoráveis aos nossos adolescentes, jovens e a toda a sociedade em geral. Perante tal sitiação. Que medidas de precaução ou dissuasoras para evitar tais práticas?!

    Acho que a medida que o tempo passa, a sociedade cresce e arrasta com ela ambientes estereotipadas, hostis, boas, más, (des)agradáveis….

    É preciso termos a atenção ao desenvolvimento social porque o mundo “pula e avança” in PEDRA FILOSOFAL

  48. o cidadao

    2 de Setembro de 2011 as 8:40

    Concordo com tudo quanto foi dito aqui. Alguem chegou a mencionar a desigualdade social implantada pelos dirigentes sao tomenses tem promovido isto, e nao descordo com a ideia. So queria acrescentar que accao maldosa dos politicos vao ate onde povo permite chegar. Quando o povo esta omisso a elas, os politicos fazem festa.

  49. o cidadao

    2 de Setembro de 2011 as 8:47

    Sum Pinto e !! isse’ so’ sa’ tela’ sun sca ba govena’ .
    Sun be mo tela bila’ ???
    Dayen kuma dee ? Sun ca ba tasson ca pia soo mo otlo tava ca fe, o sun ca ba muda distinu de ???
    Forca Sao tomenses. Abracos a partir de Londres.

  50. LEGUÉ PÉ SÓN!!!

    2 de Setembro de 2011 as 9:03

    ENFIM!!!!NÃO ESTOU A ACREDITAR QUE ISTO ESTA A ACONTECER NO MEU S.T.P!!!
    S.TOMÉ É MUITO PEQUENO PRA ATOS DESTE TIPO”assaltos a mãos armadas,sequestros,e etc… somos todos parentes como vêem STP!!! Mas estes tais assaltantes não vão muito longe, o santomé é DEUS VIVO bem como STºANTÓNIO!!!

  51. Agua Chêlêlê

    2 de Setembro de 2011 as 11:42

    Este é o principio do fim….

    Os tipos se calhar estão longe de STP.
    Tudo isto foi arquitetado a buê.

    Ainda estou ca….

  52. Migeul

    2 de Setembro de 2011 as 17:52

    Estes macacos que fizeram isto devem ser executados e eliminados do mapa….

  53. MR lima

    2 de Setembro de 2011 as 19:54

    olha um verdadeiro assaltante , sempre vao com intensao de matar para agintir os objectivos.

    Mais neste caso particular , me deculpa a franquesa , nao e um assalto, mais sim um complor armado para disviar esse dinheiro, tem dedo de quem trab no banco, eles nuncam poder ter acesso, a informacoes tao precisas como estas, ja sabiam de tudo , quantas pessoas estam na carinha, aque horas seria a entrega do dinheiro so foram tomar e assustaram os meninos. Envestiga bem os macacos de dentro do B.

  54. lemona

    24 de Janeiro de 2015 as 18:54

    Bonsoir Sra. e Sr.

    Seria injusto de ma part não fazer o elogio do que tem-me
    licença de obter um empréstimo de dinheiro o Mês último do qual tinha necessidade
    para salvar uma vida em perigo à partida não havia só um
    momento mas a minha curiosidade meu empurrado de tentar e finalmente pude
    obter este empréstimo que a minha saída desta impasse na qual mim
    viva, preenchi as condições e sem preocupações, a minha conta tem
    creditado dos 1.400.000€ que pedi. Tinha necessidade de empréstimos
    de dinheiro entre particulares para
    fazer face às dificuldades financeiras para por último sair da impasse
    que provocam os bancos, pela rejeição dos vossos processos de pedido
    créditos? Aconselho-vos um particular especializado em financiamento d
    empréstimo, solicito-os tomar contacto com Monsieur Lucenti Mario
    quem ele apertou em condições de fazer-vos um empréstimo tem qualquer pessoa
    capaz de reembolsar e com condições que facilitá-las-ão
    vida. Eis os domínios nos quais podido ajudá-los: * Financeiro
    * Empréstimo imobiliário * Empréstimo ao investimento * Empréstimo automóvel * Dívida
    de consolidação * Margem de crédito * Segunda hipotequa * Resgate
    crédito * Empréstimo pessoal vocês
    são fixados, proibições bancárias e não tem o favor
    bancos ou melhor tem um projeto e necessidade de financiamento, um
    mau processo de crédito ou necessidade de dinheiro para pagar faturas,
    fundo a investir sobre as empresas. Então se tiver necessidade
    empréstimo de dinheiro não hesitam a contactá-lo, far-se-á um prazer
    imenso ajudá-los obrigado de fazer como mim e enviar vosso
    pedido para obter o vosso empréstimo em 48 horas. Eis o seu correio eletrónico:

    duvalles.phillips@outlook.com

    Obrigado de passado a mensagem por último de ajudar aqueles que estão na necessidade

    Boa Possibilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo