PIC está a investigar suspeitos do assalto a mão armada no Banco Central

A polícia de investigação criminal já encontrou a carrinha do Oceanic Bank, que na manhã de ontem transportava dinheiro e que foi assaltada quando se preparava para entrar no Banco Central para depositar o montante. O Téla Nón apurou que a carrinha foi encontrada na zona da Praia do Governador, arredores de Fernão Dias. No assalto que aconteceu na porta de entrada do edifício do Banco Central, os actores utilizaram AK-47 e estavam encapuzados. O Téla Nón sabe que a Polícia de Investigação Criminal deteve alguns suspeitos do assalto. A Fonte não revelou quantas pessoas estão detidas. Dados recolhidos pelo Jornal indicam que os assaltantes terão levado mais de 2 biliões de dobras, que o Oceanic Bank pretendia depositar no Banco Central.

  1. img
    Mé-Zochi Responder

    Fala Sério
    Descobrir a carinha não é nada até eu descobriria. Agora a pergunta deve ser como os assaltantes sabiam que o dinheiro iria ser levado naquela hora ao banco e em qual caro? Porquê os seguranças não estavam armados? Se a PIC pedir o desbloqueio do sigilo telefónico de todos os funcionários e seguranças vão desmantelar esta rede de piratas já já. Mas tem de ser de todos mesmos incluindo os Administradores.
    Mas AK-47 sendo arma de Guerra e de uso exclusivo dos Militares e da Polícia, como tem estado a parar na mão de civis. Isto é muito estranho.
    Como diz o meu compadre Zé povinho, Santomense Abre o olho pá.

    • img
      Afé Kú dêssu Responder

      Bom, depois de tudo que vivi e presenciei em STP neste verão, este episódio encaixa-se perfeitamente na onda de falta de valores, educação, ordem, unidade disciplina e trabalho que parecem terem tomado conta do País. Eu gostava mais do S. Tomé do tempo do monopartidadarismo: eramos pobres, mas educados e ordeiros, tinhamos identidade, respeito, ordem e valores. E mais não digo.

  2. img
    Isidoro Porto Responder

    Isto chama-se jogos de interesses.

    Este filme já é vulgar num país dito nosso parceiro estratégico de onde copiamos tudo de bom, mas sobretudo de mau. Esta prática naquele país ocorria de semana em semana de todas formas e feitios. Agora, já não tanto. Esperemos que isto não evolua de forma tal que sejamos obrigados a importar polícias ou militares como aconteceu no passado.

    Se não estou em erro isto já tinha acontecido com um Banco estrangeiro de origem da Africa Central, há anos. Depois desenvolveu-se uma verdadeira caÇa ao National Investment Banc, Agora é contra o Oceanic Banc.

    Claro que um grupo de “FURTA GALINHAS” não estara interessado em assaltar dois bilhões de dobras, o equivalente a mais de USD:117,647.00 (CENTO E DEZASSETE MIL E SEISCENTOS E QUARENTA SETE DOLARES) – Dbs:2,000,000,000.00/Dbs:17,000.00 = USD:117,647.00.

    Nenhum “ZE POVINHO” tem capacidade para gerir tanto dinheiro. Do meu ponto de vista existem ligaÇões entre estes assaltantes (mandados) e um grupo de gente “grauda” (mandantes).

    Não podemos esquecer que este acto tem implicações muito negativas:
    1. Na atraçao de investimentos estrangeiros, pois cria a nivel international uma imagem de insegurança económica aos olhos dos investidores;

    2.Cria uma ambiente de descrédito dos depositantes nacioanais em relação a política de bancarização da economia nacional;

    3. Enfraquece a capacidade de um Banco (neste caso, o OCEANIC BANC) e desestabiliza o Mercado Finaceiro;

    4. Desfalca um valor equivalente a USD: 117,000.00 no BANCO CENTRAL, e consequentemente, cria uma dimuiçãao de liquidez na economia nacional;

    5. Debilita a manobra do Governo na gestão de política económica;

    6. Obriga o Governo a desviar a sua atenção e recursos para apetrechar melhor a Policia Nacional, em termos materiais e humanos.

    Por tudo isto, para além deste acto ser um crime de roubo, ele é acima de tudo, ao meu ver e um crime político contra os esforços do Governo para gerir a economia do país.

    Por isso, exorto a cada santomense que tenha a informação que possa ajudar a Polícia Nacional a desvendar todos segredos ligados a este crime, que informe a Policia quer de forma anónima quer de forma pessoal e identificada.

    Assaltos a mão armada com AK-47 podem ter envolvimento de elementos afectos a Empresas de Seguranca, ex-polícias ou militares, gentes que têm o domínio de manuseio de armas de guerra. Isto tem sido provado com frequência noutras paragens.

    Por isso, a Polícia deve começar as investigações nestes sectores.
    Exorto as Autoridades Migratórias a reforçarem a vigilância nos pontos de entrada e saida de e para o estrangeiro (portos e aeroportos???) no país;

    Exorto também os TRIBUNAIS a agirem com isençâo quando este caso for-lhes entregue para julgamento.

    Esperemos que a luta pelo domínio do Mercado Financeiro e Político nao nos leve a assistir o incremento de casos semelhantes.

    Isidoro Porto, 01/SET/2011

  3. img
    Mê Paciência Responder

    Mé-Zochi apontou questões sérias e oportunas, PIC mostra o povo a capaciadade e coloca-os perante o povo e a justiça.

    • img
      uê son son Responder

      Hummmmmmmmmmm…..!

  4. img
    desconhecido Responder

    sao gatunos de galinha e de roupa alheia no estendal.
    agora estão a treinar para maiores voos.

  5. img
    Henry Responder

    A nossa policia e o nosso País precisa de meio humanos e materiais para poderem trabalhar, caso contrário, estamos mal. Poruqe descobrir a carrinha não quer dizer nada, se tivessemos uma força area a funcionar com todas as condições, essa situação estaria resolvida numa fracção de minutos. Precisamos de muito mais meios como por: Helicoptero, Navio, Carros, Sistema de GPS, dentre outros.

  6. img
    MÉ SOLO Responder

    Que os Assaltantes sejam capturado o mais depressa possível e punidos de forma exemplar para que este casos não volta a repetir. Que este caso não venha a ser como o do assalto feito ao um outro banco, cujo assaltantes foram apanhados julgados, passados uns meses foram libertados. Nada de facilitismo, pena pesada para todos aqueles que querem enriquecer de forma fácil. A vida dos Santomenses sabemos que esta difícil mas este tipo de coisas fragiliza o nosso estado, desmotiva o IDE e trava o desenvolvimento.

  7. img
    Malébobo Responder

    Se o fosse Governo, mandava desmantelar aquela policia, e formar outros agentes com maior perfil, e não com aqueles como por exemplo, Santana, salazar, Baia e outros obrigado

  8. img
    manpodre Responder

    Estamos sempre a subir.

  9. img
    Mina di Célivi Responder

    Mas, axo que o Banco Central tem várias câmara de video vigilancia no seu exterior. A policia poderia pegar a partir daí pra pegar os assaltantes, pois acredito que esses individuos só encapuzaram a quando do assalto.

  10. img
    David Guimarães Responder

    Isso é uma vergonha!!!!
    como sabiam os assaltante ne naquele momento a viatura estaria lá? Os segurença desarmados? Porque ke existe policia de segurança? Ak47 é uma arma automatica de calibre 7.62mm ke só é usado nas forças armada e na policia, como poderia os assaltante tê-la? será que os assaltante são civis? será que são eles os responsaveis, ou apenas cumplice? Isso é muito estranho…….
    Um país como nosso, pra ta acontencer uma cena como essa, sinseramente. Quero ver quanto vai durar essa investigação…………., Espero que encontrem esses ladrões.

  11. img
    Expert in Security Responder

    Com experiencia no Systema de Seguranca de Informacao a PIC e CST(IMSI,IMEI) em colaboracao faria um grande trabalho e decobririam quem sao os assaltantes.Por razoes de seguranca deixo ca uma dica o Sr Afonso da PIC vai a CST pede para verificar todos telemoveis que tiveram na area na hora do crime e ao mesmo tempo verificar qual dos telemoveis estava no local onde carinha foi deixada.Partido por ai …..

  12. img
    SARGENTO DA FORÇA AÈRIA PORTUGUESA Responder

    isso è uma vergonha para stp !!

  13. img
    araujo Responder

    Será que o dinheiro alguma vez entrou na carrinha?

Deixe um comentario

*