Sindicato da Função Pública vai se transformar em Confederação dos Trabalhadores do Estado

O projecto constitutivo vai ser aprovado na Assembleia Geral dos Trabalhadores a ter lugar em Novembro próximo. A organização sindical pretende com a nova estrutura reforçar o seu papel na defesa da classe trabalhadora.

O sindicato da Função Pública de São Tomé e Príncipe, sob a liderança de Aurélio Silva, tem sido protagonista de várias batalhas em prol da melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Greves e manifestações públicas, caracterizaram as acções de luta do sindicato nos últimos anos, tendo contribuído até para a queda de alguns governos.

A partir de Novembro próximo a organização sindical projecta intervenção mais forte na defesa da causa dos trabalhadores. Vai organizar um congresso onde o Sindicato se tranformar numa confederação que une núcleos sindicais de toda a administração pública.

Amaro Gaudêncio Secretário Geral Ajunto do sindicato, avisou que a injustiça salarial domina o sector. Deu exemplo de sectores onde os trabalhadores ganham mais de 20 milhões de dobras por mês, e outros em que o salário não ultrapassa 2 milhões de dobras. Segundo Amaro Gaudêncio, através da confederação a ser criada, um inquérito será feito em todos os sectores da administração pública, para registar as irregularidades e injustiças e depois agir em conformidade. «Poderemos fazer uma reivindicação ao governo e se os trabalhadores assim decidirem, avançaremos para greve», rematou.

Com mais de 3 mil membros, o sindicato pretende com a nova estrutura a ser constituída em Novembro, ser o principal interlocutor dos trabalhadores da Função Pública, no âmbito do Conselho de Concertação Social, onde até agora não tem assento.

Abel Veiga

  1. img
    HLN Responder

    Qual o valor de salário mínimo aplicado pelo estado em São Tome? Alguém pode me dizer. Pk os 20 milhões ainda acho pouco dado o custo de vida com isso quero dizer que a baixo de 2 milhões é péssimo. Mas a verdade é k cada pássaro tem k contentar com a sua asa e saber até onde pode voar.

  2. img
    lino Responder

    desde que seja dentro da lei, façam tudo que estiver ao vosso alcançe.
    quem trabalha deve ser recompensado como deve ser, de acordo com a sua actividade..

  3. img
    Pedro Novais Responder

    Alguém ai pode dizer se 20 milhões convertidos em dólar quanto dá?

    Faz tempo que não acompanho o cambio de stp, em virtude de estar no exterior.

    Abcs

  4. img
    Isidoro Porto Responder

    Vi no REPORTER AFRICA da RTP Africa a mesa e as cadeiras usadas durante a reunião e confesso que não gostei.

    Seria bom que os dirigentes das nossas instituições comecassem a criar mais. Com pouquíssimos recursos pode-se-ia ornamentar a mesa e as cadeiras com panos baratíssimos, e a sala de reuniões com ramos de bonitas flores locais o que uma outra imagem aquela sala projectada para todo mundo pelas RTP Africa e RTP Internacional.

    Quero enfatizar que isto não retira valor nenhum a boa intenção dos Sindicalistas. Os meus parabéns e sucessos no futuro.

    19/SET/2011

  5. img
    Isidoro Porto Responder

    Errata:
    o que daria outra imagem aquela sala.

Deixe um comentario

*