Tribunal da Primeira Instância ordenou prisão preventiva para Adelino Izidro

Após dois dias de detenção na Polícia Nacional, o advogado Adelino Izidro, foi conduzido na noite de ontem a cadeia central. Decisão do Tribunal da Primeira Instância, após cerca de 10 horas de interrogatório ao advogado que foi constituído arguido pelo Ministério Público.

O Ministério Público que enviou Adelino Izidro para ser presente ao juiz por volta das 12 horas de quarta – feira, acusou o advogado de prática do crime de ofensas corporais, homicídio involuntário, e de crime de promoção de cárcere privada. Acusações relacionadas com o incidente do passado dia 7 de Outubro na zona de Monte Macaco, que provocou a amputação da perna de Ilídio Tavares Moreira.

Por outro lado, na última quarta – feira quando foi conduzido ao Ministério Público, Adelino Izidro terá insultado o Procurador-geral da República. Insultos que ocorreram nos corredores do Ministério Público, antes de ser conduzido ao Tribunal da Primeira Instância. Acto contínuo o Ministério Público, avançou com uma queixa-crime contra Adelino Izidro por ofensas a autoridade.

Assim, quando o advogado chegou ao Tribunal da Primeira Instância, recaía sobre os seus ombros 4 acusações.

Dois juízes da primeira instância, recentemente nomeados pelo Supremo Tribunal de Justiça, tomaram conta do caso, e confirmaram a prisão preventiva de Adelino Izidro, recomendada pelo ministério público. O arguido foi na noite de ontem conduzido a cadeia central, onde deverá aguardar o julgamento.

Abel Veiga

  1. img
    E.Santos Responder

    Até que enfim se começa a moralizar as instituições. Estamos a espera de ver um trabalho isento e digno para que o país entre nos eixos de deixe ser a selva em que se transformou nos últimos 20 anos.
    Os cidadãos têm direito a justiça.

  2. img
    O não preconceituoso-rosario Responder

    Para um crime desses.como ja havia opinado,prisão preventiva seria a mais correta.Atenção revejam outros casos de injustiça elvolvendo armas de fogo.Apelo a uma injustiça imparcial para esse caso.URGENTE A CAÇA AOS CORRUPTOS ENVOLVIDOS EM DESVIOS RECENTES E PASSADOS DO DINHEIRO PÚBLICO.

  3. img
    O não preconceituoso-rosario Responder

    a corrigir:uma justiça imparcial

  4. img
    Colomba Responder

    Uma pergunta:
    - O que aconteceu ao autor material do crime?

    • img
      Zé Cangolo Responder

      Infelizmente o autor material do crime foi ouvido pelo juíz Nicolau Lima que o mandou em liberdade com uma caução de um milhão de Dobras. Este mesmo juíz se preparava para ouvir Adelino Izidro quando o juíz Monteiro se declarou impedido, mas o tiro saiu pela culatra porque o juíz desembargador português que está a assessorar o tribunal sugeriu que fosse feito um novo sorteio, o que ditou a entraga do processo a outro juíz e a cólera do sr Nicolau Lima que já tinha tudo pronto para mandar Adelino Izidro em liberdade. O mais triste é que é um procedimento elementar que acabou por ser ditado por um estrangeiro. É muito triste!!

      • img
        m Responder

        Bem feito.

    • img
      Verdade Verdadeira Responder

      O nivel de culpa do autor material do crime acha-se diminuido,pois cumpriu uma ordem hierarquica. O que nao quer dizer, que fica impune, o termo de identidade e de residencia neste caso é razoável.

  5. img
    Francisco Castanheira Responder

    GRACAS A DEUS

  6. img
    nós Responder

    Justiça esta mesmo a funcionar neste país.

    • img
      gadhadfi Responder

      Meu Caro,

      A justica so nao funciona em Stome, porque nao deixam o PG trabalhar, alias, tenho dito, um dos pouco Homem serios da terra.

  7. img
    Sum Fela doxi Responder

    chegou a hora de se fazer justiça nesta linda Ilha,acabar com a desigualidade,e colocar em pratica ” O Diretos Iguais”.os chamados dono da terra, chegou a Hora da Justiça meu Deus.

  8. img
    kua li tassondu Responder

    GRCAS A DEUS!!!!!! ALELUIAAAAAAAA!!!!!!!
    ate kenfim saimos de entretanto pra finalmente!!!!!! esse senhor pelos visto nao respeita a lei, eu lamento dizer au senhor adelino izidro mais ha 1 mes k trocamos do presidente( agora mambo mudou de figura)

  9. img
    Esperança em ver o país a desenvolver Responder

    Agora estou mesmo a gostar .
    Pela primeira vez em s.tome e principe
    estou vendo que a justiça santomenense esta a mudar .
    A era da justiça cega em s.tomé e principe.
    Da ao homem o que ele merece.

  10. img
    Uamato Responder

    Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. Êxodo 22:2

    Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome; Provérbios 6:30

    Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 2 Pedro 3:10

    A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
    Romanos 12:17

    20 de Outubro de 2011 às 13:15
    Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
    Efésios 4:28

    • img
      Colomba Responder

      O senhor está a viver na terra ou no céu?

      • img
        fakire Responder

        Talvez no inferno

  11. img
    Uamato Responder

    Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
    Romanos 12:21

  12. img
    Adilino frustrado Responder

    justiça 1 – Adilino – 0

  13. img
    Esperança em ver o país a desenvolver Responder

    Mi diz sera que Deus esta gostando de ver e de presenciar o que o srº Adelino Isildro anda a fazer no país com os outros.
    As coisas nunca acontecem sem a mão de Jesus Cristo que esta reinando no ceu. senhor burro

  14. img
    Inacio Martins Responder

    Viva aos novos Dignissimos Juízes.
    Sejam bem-vindos e Bem Haja

  15. img
    Fernando Spencer Responder

    muitas felicitações aos juizes envolvidos!
    Tenham muita coragem e façam tudo com profesionalismo e isenção.
    Vamos mudar como se faz a justiça em STP.

  16. img
    Ernest dos Santos Responder

    o ca ca ô, dessa vc ñ escapa, nem com milagre

  17. img
    criminoso Responder

    A évoluçao de um povo se faz com pessoas instruidas, por muito tempo Sao Tomé nao teve pessoas a se formarem e por conseguinte garantir a sucessao geracional. Depois da onda de formaçao pos independencia em que muitos da elites sao tomenses foram formados, houve um abrandamento com o evento da democracia no década de 90. Com a possibilidade de exploraçao de petroleo muitos paises ofereceram bolsas de estudo em principio de ano 2000.

    O que fez que houvesse uma lacuna de quadros. de um lado tinhamos a elite formada em cuba, ex Urss, Alemnha de leste… do outro tinha uma grande parte da populaçao que apenas tinham 11° o que nao podia ocupar cargos importantes.

    Portanto nao houve entre 1990 e 2000 a renovaçao das geraçoes em cargos de relevo. O que levou a elite pensar que eram donos da terra.

    Agora com a formaçao de muitos jovens em cuba, brasil, portugal, marocos, taiwan, frança, reino unido…ha de novo uma populaçao capaz de reivindicar os postos importantes (advogados, juizes, directores) o que faz conque, o sistema de clientilismo que levava muitas vezes a impunidade pouco a pouco esta a acabar.

    Questao de reflecçao para todos aqueles que pensam que a terra é so deles!!!!

    • img
      Tomba Aly (Cantagalense) Responder

      Caro amigo.

      Gostei do seu comentário.

      Faltou acrescentar Moçambique.

      1. Um (Especialista)Cirurgião
      1. Um (Especialista)Ortopedista
      1. Um (Especialista) Ginecologia
      1. Um (Especialista)Saude pública
      1. Um Enfermeiro Superior
      8. Oito Médicas clinica geral
      2. Dois JOrnalista (Um deles Abnildo d’Olieira actualmente Secretário de Estado da Juentude e Desporto)
      1. Um Químico
      1. Um Meteorolosgista
      1. Uma gestora
      3. Três Economistas
      1. Uma Bióloga
      e outros… que não consigo precisar.

      Todos já em STP, sem falar dos que não regressaram ou que este ano vão terminar e regressar.

      • img
        criminoso Responder

        o defeito de uma lista é de ela sempre ser incompleta,(tambemTomba Aly (Cantagalense)deparou com a mesma dificuldade, daio os pontos de reticencias)

        Mas agradeço pela precisao. JA agora nao esqueçamos os que no ISP, IUCAI, LUSIADAS et outros centros de formaçao tambem têm repulsado a ignorancia, por todos aqueles que nao fazem parte da lista, nao sao menos importantes…em frente STP.

        • img
          o proprio Responder

          certamente mts estao satisfeito com esta detencao, mais , temos que ver o real sentido das coisas uma vez que varios casos da mesma dimencao acontecerao e k feliz ou infelizmente o final foi diferente.nao so devemos olhar pelos nomes mais sim ser uniformes e imparciais com a justica, porque so assim o contributo sera maior. obrigado…

  18. img
    Lucileide Lima ( GIBELA) Responder

    A justiça não está sendo feita. Os Juizes experientes fugiram e deixaram a Batata quente para um jovem que há pouco menos de uma semana tomou posse saido de um concurso com tantas reclamações. É pecado srs magistrados. O coitado do jovem vai cair na lama enquanto os Srs continuam a usufruir das benesses do cargo.Isso não pode continuar assim. Por outro lado, ficou claro com este triste episódio que o Sr. Adelino Izidro tem o rabo dos Srs todos incluindo do PGR. Agora coloco a questão quem vai investigar as denuncias feitas pelo Adelino Izidro no Ministério Publico. Eclências titulares dos cargos de ordem de Souberania mormente Presidente da República, Assembleia Nacional, Governo, QUID JURIS ????

    • img
      E.Santos Responder

      Se bem me lembro, estes jovens, novos juízes têm acompanhamento de um magistrados Português. E vão ter formação contínua. Hão de ter sempre onde tirarem as dúvidas. Deixai-os trabalhar, enquanto não têm rabo preso. Pelo menos vão querer mostrar serviço, e isso vai ser bom.

  19. img
    Sun Megingo Bolo Zete Responder

    Dai a nada Dr Adelino Isidro estará liberto!!

    • img
      Pumbu fresquinho Responder

      Nem m–da!!! A justica deve ser feita!!!

    • img
      Sunfo delas Responder

      E kuando ele sair Xpero q ele fasa alguma coisa…pk como vcs viram os mais novos eki tenhem na mão a batata quente e n sabiam que isso queima enquanto q os mais velhos q ja sabem q a batata quente queima fugiram( mt bm)
      Expero q este seja o 1 e a ultima vez q os novos juízes assumem um batata quente como essa

  20. img
    Templa Seco Responder

    E aonde é que se encontra o autor material do crime?Este também tinha de estar aqui. Pois os “putos” novos no tribunal ainda nao estao viciados pelo sistema. Um bem haja.

  21. img
    jose luis Responder

    gracas a deus a justica esta afuncionar.
    Estou a espera do proximo a ser preso por roubo ao povo. porque se Idelino Izidro de um tiro no pe a um cidadao inocente outro de tiro no estomago do povo. tou a falar do Delfim Neves. Cadeia ja para Delfim Neves e o minimo para que se comece a sentir justica no nosso STP

    • img
      jaka doxi Responder

      “Para além das reformas necessárias no sector da justiça, de modo a dotar as instituições judiciárias de meios técnicos e humanos que lhes permitam cumprir a sua missão ao serviço do interesse nacional, será fundamental instituir na nossa sociedade uma verdadeira cultura de tolerância zero à corrupção. Uma cultura que constitua uma poderosa base de partida para esse combate que a todos deve mobilizar” Palavras do Presidente da República Manuel Pinto da Costa no discurso de tomada de posse.Borracha com os bandidos.

      • img
        Verdade Verdadeira Responder

        como é que se pode exigir justiça num país pobre? A pobreza propicia a injustiça. Por mais sensatez que possa ter um crente,ele nao resistirá por muito tempo. O saco vazio nao fica de pé.
        Nao tenham ilusões caros compatriotas.Para se quebrar esse ciculo vicioso que paira na pseudo-elite santomense,seria necessario uma limpeza no sentido malévolo do termo.

  22. img
    h silva Responder

    Nem que depois vai esperar em casa o julgamento,ele saberá que alem dele ha quem pode fazer justiça.esse PGR sem meter na politica seria uma solução para esses delinquentes da praça.Adelino vai pensar la uns dias e quando sair vai fazer o contrario que ate ontem fazia!pensar antes de agir pois o homem fazia e depois estudava estrategia de livrar das acusações.toda aguá enquanto corri no rio um dia chega ao mar,a não ser que fica pela estrada que não foi o caso Adelino Isidro.”Prison unbreak XI” o titulo dessa prisão.depois de muitos anos só no ano 2011 o homem cumpriu o seu destino.Espero que isto seja uma mudança e não só ao primeiro mas regra sem excepção… Justiça pra todos santolas…Viva democracia

    • img
      Sunfo delas Responder

      Tas a xamar delequente ao sr izidro. Qual e o nome a tu irias dar a Mts outros da nossa prasa q andam ai a desviar milhões e milhões?
      Esses sim deveriam ser julgados e guardados…

  23. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Homicídio involuntário? Não morreu ninguém.

    Bem, ao menos prenderam-no.
    Agora, tem que se providenciar que o processo do adelino izidro desapareça do tribunal para ele ser esquecido ali dentro, por um bom tempo.

  24. img
    kua li piá Responder

    Como tinha dito uma presão preventiva seria o mais ideal para este senhor que julga ser poderoso,porque se fosse um pobre ou um cidadão não protegido pela estúpida politica deste país já estaria guardado até ao julgamento.Então o Ministério Público e os magestrados estão correctos nesta decisão.Sendo um jovem formado e atento nas tristes justiças desse país quero ver o fim da história.
    Porque houve crimes de facto como aponta o Ministério Público.E todos os crimes devem ser julgados somente de acordo a lei,e não pela cara,pela cor partidária seje de quem for.Estou ancioso de saber a sentença deste caso.
    Há mais casos para serem julgados,como por exemplo o caso STP TRADING E DOCA DE PESCAS,PORQUE O SENHOR DELFIM NEVES É OUTRO QUE PENSA SER DONO DESTE PAÍS.PENSA QUE PODE FAZER O QUE QUER.
    Então é prioridade que todos os casos de indicios de corrupção sejam resolvidos.
    Só assim,mas só deste jeito podemos dizer e confirmar que o Ministério Público,os Tribunais estão começando a fazer um bom trabalho.
    Alerto a todos os benditos políticos,os deputados,os Ministros que respeitem o povo,seja ele pequeno ou não,seja ele pobre ou rico,para que possam ser respeitados.Respeitemos a constituição,as leis e os principios básicos da vida:saber ser e estar,saber comportar,saber governar,trabalhar para o país,para o povo e não para os bolsos dos políticos.Só assim seremos um povo feliz e victorioso.
    Hasta la victoria sempre!
    Um pueblo unido jamas será vencido!

  25. img
    lino Responder

    viva!
    Não tenho nada pessoal contra o homem, mas alegra-me a posição da nossa justiça.
    Ganharam muitos ponto, com esta tomada de posição.
    Agora é preciso que isto seja definitivo.
    O homem deve ser julgado e condenado….deve comprir a sua pena na cadeia.
    E nada de fianças. Cumprir na cadeia, como todos em caso semelhante.

  26. img
    boca calada Responder

    homem agiu piór do que Kadáfi ! agr fica no grampu

  27. img
    Rogerio da silva Responder

    esto feliz pour enquanto o senhor tem que comprir 20 ans o deus cria as pernas e osenhor manda cortar

  28. img
    daosaa Responder

    Felizmente, agora posso tirar o chapéu tanto a Ministério Público, como os Juízes da Primeira Instáncia. Até porque, como jovens que são, poderiam de certa forma estar sob pressão destes “elefantes” da nossa sociedade, mas. Coragem meus caros, porque só assim teremos respeitos além fronteira. Fui

  29. img
    voz do emigrante Responder

    Foi preciso o Pinto da costa voltar ao poder para isso tomar um rumo,que predam esses bandidos,falta o senhor delfim neves,maria das neves,o senhor posser da costa e conpania limitada,canbarda de bandidos deus nao dorme bandidos cadeia para eles todos fui

  30. img
    MALDINHA Responder

    é preciso terem forças e coragem e não se deixar influenciar pelo dinheiro como muitos têm feito apesar da crise.paga quem deve quem não deve não teme.

  31. img
    doSantos Responder

    Parabens Sao tome, parabens os juizes que estao dentro deste caso,isto para comunidade da lingua Portuguesa, ou seja Cabo Verde ficara uma outra imagem nossa.E farra com que o povo de Sao tome acreditara que o nosso tribunal esta dar provas que na realidade tem capacidade se o governo deixar.Sr Roberto Raposo nao ti deixe intimidar por esteAdelino Izidro (carrasco).

  32. img
    Lucileide Lima ( GIBELA) Responder

    Ludomila diz Anté ké já cu cuchença cabi mundo pa tudo ngue cu ca tlábá ca tê quá ni mon dê…. São Tomé e Principe está invertido. Todos falam mas poucos têm razão. O Prcurador tem consigo muitos processos e nada faz. Caso trading que envolve Rafael Branco, Delfim neves, Caso docas, caso Banco Central,Caso Rosema que envolve o PGR e Juiz Algério Amado Vaz que disse publicamente nos corredores dos Tribunais que comeu dinheiro do estado mas o Presidente do Supremo também comeu muito mais do que ele. Que Pais é esse??? Que tal o Cheque de rozema ao favor do Juiz Algério Amado vaz. O PGR tem concimento e nada faz

    • img
      Sunfo delas Responder

      Vcs n axam q esse casso merece ser julgado?
      No meu ver os ms novos ja tao a agir por influencia… E se assim for uma coisa eu garanto elen vao a lado nem um pk todos os ms velhos ja tenhem a sua base feita…

  33. img
    Feijoada Responder

    Este é um Show-off.

    Que tal dos Juizes envolvidos no desvio no tribunal de acordo com o relatório do tribunal do contas?

    Também serão julgados no âmbito de boa justiça para STP?

    Bem feito para Adelino Izildro, pediu–»encontrou. Era sem tempo. Mas muita gente vai ter que responder e ter também o mesmo tratamento ápós a saída do Izildro. Podem crer….

    Recordem bem que o caso venda de ENCO a qual foi felismente o Adelino que fez despertar as autoridades. Embora terem ja devolvido o montante certemente houve envolvidos no caso. Também serão chamados e houvidos pelo tribunal? justiça para todos…

    Sou daqui….

  34. img
    Conóbia... Responder

    Com tempo vamos consiguir dar uma resposta a todos corruptos de stp , e a prova está a vista….

    A voz do povo tb tem valor ..

    Viva nossa terra linda(STP)

  35. img
    Olhar Crítico Responder

    Agora o Adelino Izidro vai ver a lua nascer quadrada. E o funcionário dele que fez os disparos também foi preso?

  36. img
    Joao Batepa Responder

    mandem o porco ao abate!

  37. img
    Joscon Responder

    A preventiva Sr. Adelino Izidro

    Depois de alguma hesitação, decidi escrever sobre a prisão de um dos mais polémicos advogado de São-tomé e Príncipe, o Sr. Adelino Izidro. Das coisas mais trágicas que sei sobre a natureza humana, é que todos nós sentimos propensos em julgar os actos dos nossos semelhantes, em vez de apreciarmos os factos que estão subjacentes na ocorrência da decisão e as suas consequências.

    Segundo William Shakespeare “ Quando tudo está bem, algo está podre no reino da Dinamarca ou algo vai mal no reino da Dinamarca”, isto retrata muito bem a situação da magistratura de São-tomé e Príncipe. Espero sinceramente que o julgamento do Sr. Adelino Izidro não se realiza por pressões exercidas vindas do exterior, da vontade popular e dos cidadãos. O tribunal deve apenas julgar os factos e analisar de uma forma imparcial os motivos que estavam por detrás dos factos anteriormente citados. Se não for assim, a justiça fica inquinada e sem o mínimo de credibilidade.

    1-O cidadão baleado foi apanhado in loco variadíssimas vezes (8 vezes) a furtar bens alheios dentro de uma propriedade privada. Certamente, que o citado cometeu inúmeros crimes e ilegalidades, puníveis dentro do sistema jurídico São-tomense. Sabe-se de antemão, que no país existe prática generalizada de furto qualificado e, está a atingir proporções exorbitantes e alarmantes, logo há que pôr cobro a este acto indigno e desprestigiante, de modo que a autoridade de estado se faça sentir.

    Actualmente, ninguém pode garantir, com algum grau de fiabilidade, de que o estado tem meios disponíveis para fazer com este acto diminua a breve prazo, muita gente reclama que as jacas, as frutas, as bananas e outros produtos alimentares, desaparecem dentro das quintas e das roças. Como referi anteriormente, a prática deste acto está a criar uma escola, isto é, aceita-se com ligeireza que alguém vá a roça alheia e rouba aquilo que quiser, há uma entronização do furto e a sua cultura está quase disseminado dentro da sociedade. Portanto, urge combatê-lo e sem acrimónia junto das instâncias policiais e judiciais, de modo a que os cidadãos não se sentem motivados a tomar atitudes similares as praticadas pelo Sr. Adelino Izidro, isto é, a fazer justiça pelas próprias mãos.

    2- O Sr. Adelino Izidro cometeu algum excesso que ultrapassou a normalidade. Ao criar uma pequena cela (contentor) dentro da sua quinta para castigar os meliantes e infractores, violou as normas jurídicas do direito civil e constitucional. Portanto, a sua prisão preventiva, em certa medida não se justifica tendo em conta a pressão exógena ao tribunal. “A montanha vai parir um rato”.
    Nesta situação, o Sr. Adelino Izidro deve estar preparado para aceitar o pior, se for necessário. Depois, calmamente, vai tentar melhorar a sua situação, partindo do pior.

    3-A magistratura judicial não deve ajuizar, não deve funcionar, como correia de transmissão da opinião exógena, da opinião endógena, da opinião pública, da opinião publicada, tem que ser autónoma, isenta, imparcial e credível. Deve ajuizar e julgar exclusivamente os factos, sem acrimónia e sem o corropio da opinião pública. Deve ser um órgão imperturbável e sem manipulações, de modo a que as suas alegações obedeçam a 3 princípios fundamentais:

    1º Obtenção das provas materiais que estiveram na base do problema,
    2º Análise das provas,
    3º Tomar a decisão correcta, baseadas fundamentalmente no direito e, proceder de acordo com a decisão.

    Porque é importantes as provas? Sem as provas materiais, o processo fica logo inquinado, não se pode julgar com seriedade e de forma inteligente, logo a justiça fica agitada e num estado confrangedor e, afasta-se do problema de uma forma clara e objectiva.

    • img
      Colomba Responder

      Será que li bem?
      Segundo o senhor, o ladrão cometeu um crime e o senhor Adelino cometeu um excesso?
      O senhor é defensor da justiça pelas próprias mãos?
      Se o ladrão roubou e foi apanhado em flagrante delito o dever do cidadão era de o entregar à polícia ou não?

      • img
        Sunfo delas Responder

        Sr/a Colômba sera q Vc ja foi roubado alguma vez?
        E se ja foste quantas vezes entregou o ladrão as autoridades competente sem antes lhe dar um correctivo ou umas pauladas?
        Eu tbm sou santomesse e sei bm como isso funciona nesta terra!

  38. img
    picao flor Responder

    Temos que acautelar para nao acontece como na Guine Bissau.

  39. img
    frantz cassandra Responder

    apesar de estar distante do país tenho as noticias bem perto de mim viva o jornal telanon e esta é boa so me teme é de ver a chave da prisão nas mãos de alguem que vê a corrupção como o seu meio de subrevivência e é dai que o fulano vai mesmo tomar o café em sua casa e regressar a noite aonde dizem cadeia

  40. img
    Joscon Responder

    Meu Caro Colomba
    Se não interpretou muito bem as minhas afirmações, irei explicitar de forma sucinta o conteúdo do texto publicado. Na minha modéstia opinião, penso que as autoridades judiciais devem zelar pelo cumprimento das normas vigentes sobre o direito privado, direito civil e direito penal.

    Qualquer cidadão que viola uma propriedade privada e furta bens alheios deve ser punido. Este crime está tipificado na lei. O Sr. Adelino Izidro violou as leis vigentes do país, por isso, condeno este tipo de procedimento ou práticas. A prisão preventiva neste caso não se justifica, as medidas cautelares têm carácter provisório, porque o cidadão ainda não foi julgado, logo o prazo desta medida é limitada.

    A prisão preventiva não é uma pena aplicada antecipadamente ao trânsito em julgado, é uma medida cautelar. A prisão cautelar do Sr. Adelino Izidro tem o objectivo de prevenir que o réu cometa novos crimes ou ainda que em liberdade prejudique a colheita de provas ou fuja, sabemos de antemão que o Sr. Adelino Izidro não ia fugir, pois é uma figura bem conhecida em São-tomé e Príncipe. Esta medida foi aplicada por pressões vinda do exterior, do interior e da notícia publicada.

    Se a justiça fosse célere, imparcial e objectiva, penso que o Sr. Adelino Izidro devia entregar o cidadão baleado à justiça, mas sabemos de antemão o déficit da justiça que paira em São-tomé e Príncipe. Sou totalmente contra qualquer prática de justiça feita pelas próprias mãos e, não devemos substituir os tribunais.

    • img
      Colomba Responder

      Continuo sem o compreender!

      “penso que o Sr. Adelino Izidro devia entregar o cidadão baleado à justiça,”

      Segundo vi na RTPA, e da declaração do ladrão – não desmentida -, foi apanhado em flagrante delito e só depois de uma ordem do senhor Adelino é que foi baleado pelo segurança. Pelo que entendi não foi alvejado a fugir ou por outra qualquer situação.
      Pelo que continuo a perceber, o senhor é ou não é a favor de “justiça pelas próprias mãos”?
      Por acaso já pensou na situação do desgraçado estar esfomeado -ele ou a sua família, caso a tenha – e ter roubado para matar a fome?

      Um cacho de bananas vale a perna de uma pessoa?
      Cumprimentos

  41. img
    Sunfo delas Responder

    Olha vcs tenhem q saber q o deus n é santomense! Pk c ele fose isso n taria a acontecer a um homem q denuncio vários actos de curupçao nesta terra e nada foi feito! O único q teve a curagem de sair a praça publica e denunciar os verdadeiros curuptos e quase nada foi feito!
    E agora basearam neste acontecido para o prender, pk nomes de Mts pais grandes n foram poupados pelo sr izidro na hora em fez a denuncia!
    Agora eu pergunto o que sera feito cm esses nomes?( os ditos pais grande) tbm seram prendidos e condenados e insultado como Mts tenhem feito com n nome do sr izidro?

  42. img
    Sunfo delas Responder

    Esta é primeira vez em toda minha vida q eu vejo coisa deste tipo… Um ladrão a receber tanto carinho e afecto pelo publico! Porque sera? Sera pk o Mexmo foi roubar ao sr izidro o homem q denuncio Mts pais grandes ou porque nao são vcs quem foram roubados pela oitava vez pelo Mexmo ladrão?

  43. img
    filho da terra Responder

    Caros amigos e nativos da terra. desculpem se o meu portugues nao ta bem escrito :

    Ja Li e revi todos os comentarios feitos e tenho tirado tempo extra pa seguir esse caso.. isso tudo ta uma tristeza, cada dia me decepciono mais com nos mesmo filhos da nossa terra. nos saotomenses so sabemos virar as costas aos bons e rir d frente km os maus. quantas vexes o sr Adelino Izidro ja abriu o olho do governo, do povo contra tanta maldade e corrupcao e nada foi feito so hj que todos querem justixa com um homem que ja fez bem a naxao. agora tao todos por ai ja a involver pk como mudaram o presidente as coisas tao a andar pk isso pk akilo. porque que no nosso pais a justixa nao foi feita ja a mto tempo em k ja houve casos identicos km certos dirrigentes poderosos do pais e nem uma fita d cabelo ficou preso. e isso d cadeia preventiva ‘e um absurdo, o sr Adelino Izidro nao ia fugir do pais nao ‘e nenhum deliquente que um caso dexe ia fugir sabendo que ele mesmo ja teve a coragem de se por de pe e denunciar as corrupcoes k ja houve no pais. Olha eu particularmente nao sou mto d seguir noticias do pais muito menos seguir cenas d politica pk tudo ate entao tem sido uma tristeza grande pro nosso proprio pais. nao tou a dixer k justixa nao tem que ser feita mas dexa forma que voces todos tao a referir isso nao ‘e justixa nenhuma ‘e apenas manchar o nome e a pessoa sr Adelino Izidro. ta toda gente a pensar k sim pegar no homem e dar 20 ou 30 anos d cadeia prontos o pais ta andar pra frente, minha gente fala km a voxa consciencia voces axam k esse caso tinha necessidade d cadeia preventiva foguu ate parece akeles casos de outros paises k o homem matou 500 pessoas e tar a espera d julgamento, tanta coisa k ja aconteceu na terra d mto mais grave k isso e nada foi feito e hj esses memo k cometeram mal ta ai a rir da cara d todos e continuam no poder e continuam a roubar o pais agora dix-me onde k ta a justixa. ningume sabe responder, santomense so sabe virar as costasna hora d angustia dos outrose todos kerem k a vida d leve leve seje melhor. dexe jeito sempre sera o leve leve pa nossos filhos netos e bisnetos. Toda gente ve esse caso tipo k ya ele ‘e um pesado do pais fez mal e tem k ser punido kmo kualker um, sim esse ‘e o pior mal do pais pensam no poder antes d ver k somos todos humanos. imaginemos k em casa actual do nosso presidente um ladrao entrou ia robando e um dos guardas deu um tiro, a justixa tb tinha k ser feita? e km kem? km o guarda-costa ou km o nosso kerido presidente? nem o governo antigo nem o governo actual tudo uma vergonha. a maior piada dexe caso ‘e a prisao preventiva pa dixer k o pais ta a fazer algo, pa dixer k pais da xicote a todos do mesmo jeito e a vergonha ‘e k isso so tinha k comexar hj km este caso d sr Adelino Izidro ‘e triste gente. mtas vexes uma pessoa so dix k ‘e santomense pk no bilheite d identificaxao mesmo k trokes d nacionalidade dix k es natural d sao tome se isso poderia ser mudado muitos nem dixiam k nasceram em sao tome por causa da vergonha k o pais tem nos feito a todos…

Deixe um comentario

*