Câmara de Água Grande lança projecto para levar água potável a 1260 famílias

Numa parceria entre a autarquia da capital São Tomé, e a Câmara de Loures de Portugal, está foi lançado o projecto de reforço dos actores descentralizados. Um projecto assente em 4 eixos, e que o Presidente da Autarquia de Água Grande Ekeneide Santos(na foto), deu com destaque para a vertente de abastecimento de água potável a população.

Para além da autarquia de Água Grande e de Loures, o projecto de reforço dos actores descentralizados, conta com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor e com o financiamento da União Europeia. Capacitação do poder local, promoção da cidadania, abastecimento de água potável a população e dinamização do tecido económico local, são os 4 pilares do projecto que foi lançado em São Tomé.

Na sua intervenção o Presidente da Autarquia de Água Grande, Ekeneide Santos, deu destaque a vertente abastecimento de água potável. «Nesta vertente pretendemos realizar 250 ligações domiciliárias, beneficiando cerca de 1260 famílias em todo o distrito de água grande, atendendo as condições técnicas para o efeito junto a EMAE. Construção e reabilitação de mais de 60 chafarizes e finalmente o apetrechamento do laboratório de análises de forma a garantir a qualidade de água que é consumida», declarou o Presidente da Câmara de Água Grande.

Carlos Santos, Director dos Recursos Humanos da Câmara de Loures – Portugal, anunciou que a vertente capacitação do pessoal camarário, já está a ser implementada. Já estão em curso acções de formação dos funcionários do poder local do distrito de Água Grande.

Com duração de 2 anos, o projecto financiado pela União Europeia, tem um programa de promoção da cidadania, e pretende também estimular o tecido económico de Água Grande.

Abel Veiga

  1. img
    Floli Canidu Responder

    OK…OK que sejas um exemplo para as outras camaras. Infelizmente a água potável ainda nao chegou a toda a população santomense. Um pais de pouca gente só alguns têm privilégio de ter água potável.Não se entende…Parebéns pela iniciativa.

  2. img
    ESMERALDA Responder

    BOM SINAL

  3. img
    Anca Responder

    Antes de mais, a minha alegria, prazer, que com admiração e orgulho, felicito, a Câmara Distrital de Agua Grande, e o Edil, Ekeneide Santos, pelo seu empenho determinação, juntamente com nossos parceiros de cooperação, no trabalho árduo, na modernização, equipamento, energia e saneamento de meio, bombeiro, dentre outros projectos, para a melhoria transformação do município de Agua Grande, com padrões de Urbanização e Habitabilidade, Saúde segurança e Higiene Pública, educação/formação de qualidade, factores primordial a engrenagem da cidadania, para o desenvolvimento sustentável do país(território/população).

    Os meus cumprimentos e reconhecimento, ao ,Presidente da Câmara Distrital de Agua Grande,Sr Ekeneide Santos, força e coragem, determinação no planeamento, do Município.

    Esta iniciativa não é somente de distribuição de distribuição de água potável, é também uma questão de saúde pública, sendo a água um bem essencial a vida dos seres, humanos ou animais, quando consumida em mau estado, pode acarretar, como acarreta custos elevadíssimos, para a saúde pública, para o estado, país(território/população),povo,(de recordar, o custo suportado pelo estado, pala sociedade civil, pelos cidadão, com os problemas de saúde derivados de consumo de água imprópria, diarreia, problemas intestinais, renais, diálise, etc..), com o tratamento em junta médica, no exterior do país(território).

    Necessário, se torna mais unidade, mais disciplina, mais empenho, do todos os agentes tanto civis, como poder, no trabalho de preservação e saneamento de meio, e gestão adequada, dos seus recursos, escassos e limitados.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Bem haja

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. img
    luisó Responder

    força ekiney, não pares, agora há de certeza mais frentes de trabalho para fazer, parques infantis, jardins, passeios,etc.
    nesta frente talvez a câmara municipal de odivelas te possa ajudar. tenta…

  5. img
    Uamato Responder

    Pratiquemos sempre o bem

  6. img
    Uamato Responder

    Almas corre agua suja onde esta a saude publica

  7. img
    Isidoro Porto Responder

    Faltou informar o orcamento do projecto.

    Os numeros sao importantes para que o publico perceba quanto se gasta neste pais e avalie o custo/beneficio deste projecto ao fim dos dois anos.

    Esta responsabilidade recai sobre o TELA-NON.

    Apesae disto, parabens ao TELA-NON pelo bom trabalho ao longo destes anos.

    Isidoro Porto
    17/NOV/2011.

  8. img
    Digno de Respeito Responder

    Ao Presidente de Água Grande, fica a felicitação pelo empenho e dinamismo.As preocupações são muitas. Tudo é prioridade naquele distrito mas, conseguiu ir ao encontro do principal – distribuição de água potável e a valorização da cidadania. Certo que é básico: Ter a população instruída, dotada de conhecimentos e com a capacidade de intervir em benefício dos seus direitos e cumprir com os respectivos deveres, seguramente, estaremos a ensinar a pescar rumo ao desenvolvimento (social, político, económico e cultural).

  9. img
    ze pedro Responder

    Força ao jovem Presidente da CDAG !

  10. img
    trindade Responder

    mmuto bem , nos decemos k somos capases de fazera deferensa e temos k mostar

Deixe um comentario

*