Opinião

Os cinco mais ricos pregadores de Deus no Mundo são africanos

 Parece mentira, mas é a mais pura das verdades. A África, o continente da cauda de todos os registos económicos e de desenvolvimento humano, com o pior índice de educação e de esperança de vida, e talvez por isso, a fé no Senhor seja de tudo o mais imediato e confiante para os africanos libertarem-se da pobreza, acreditando no poder das palavras milagrosas para sobreviverem em paz, harmonia e concórdia social, independentemente de metodologias e práticas propaladas até pelos falsos profetas.

Segundo a revista americana Forbes, tornada pública no Verão deste ano, os cinco pastores evangélicos mais ricos do Mundo são africanos e sem margens para enganos, todos eles do maior produtor africano do ouro negro.

A Nigéria no lugar 156º do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano de 2011, lá para trás de São Tomé e Príncipe que ocupa a posição 144ª, é o país dos cinco pastores mais ricos do Mundo, a saber:

1º – Bispo David Oyedepo da igreja Living Faith World Outreach Ministry, também conhecida por Winners Chapel, tem uma fortuna de 150 milhões de USD americanos. Davi é o mais rico pregador da Nigéria. Ele possui quatro jactos particulares, sim, quatro jactos particulares, uma editora pessoal de livros, uma universidade para alunos ricos e residências em Londres e nos EUA.

2º – Chris Oyakhilome da Believers’ Loveworlds Ministries, também conhecida como Christ Embassy tem um valor a volta de 50 milhões de USD americanos. O pastor possui TV via satélite, uma gravadora, uma televisão local, revistas, jornais, hotéis e muitos imóveis próprios.

3º – Temitope Joshua da SCOAN – Synagogue Church Of All Nations tem fortuna estimada em 15 milhões de USD americanos. É dono da Emmanuel TV, uma rede de TV cristã. Joshua é conhecido por afirmar, ter poderes de curar doenças incuráveis como cancro, VIH-Sida e paralisia.

4º – Matthew Ashimolowo é proprietário da igreja KICC – Kingsway International Christian Centre. É estimado em cerca de 10 milhões de USD americanos o seu património. Tem um salário mensal de 200 mil USD, empresas em vários domínios, destacando a empresa de mídia “Matthew Ashimolowo Mídia”.

5º – Cris Okotie da Household of God Church da Household of God tem patrimónios avaliados em 10 milhões de USD americanos. Morre de amores pelos carros de topo de gama e tem um Mercedes S600, Porsche, Hummer entre várias outras marcas na lista da sua extravagância.

Nessa revelação da Forbes, alguns desses pastores que pregam a teologia de prosperidade podem render mensalmente junto das suas ovelhas pensantes mais de 200 milhões de USD em cópias vendidas ao valor unitário de um dólar.

Até ser conhecida esta investigação, todos os indicadores apontavam a América como o lugar do Mundo onde vivem os pastores evangélicos mais ricos do Mundo. Engano. Segundo a revista americana, conhecida e contestada por anunciar os nomes de líderes africanos que acumulam fortunas contrastando com a miséria do seu povo, a investigação apenas teve a ver com o património pessoal declarado pelos pregadores das palavras divinas e nada que esteja em nome de igrejas ou empresas ligadas aos mesmos que, a excepção da igreja KICC, todas confirmaram a fortuna dos seus pastores.

Em São Tomé e Príncipe, país maioritariamente de católicos, já são muitas as confissões religiosas oriundas do Brasil e da Nigéria a pregar as palavras divinas no Solo Santo. Possivelmente o pára/arranca da exploração conjunta de petróleo entre os dois países africanos sem o fumo do ouro negro para o bem-estar do povo são-tomense, nenhum dos pastores nigerianos que pregam palavras evangélicas nas ilhas, para já entra na lista dos mais ricos do mundo.

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, por ventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore ma produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore ma dar frutos bons…” Mateus 7:15-20 – Antigo Testamento

28.11.11

José Maria Cardoso

    15 comentários

15 comentários

  1. ESMERALDA

    28 de Novembro de 2011 as 9:20

    BOM SINAL

  2. Roberto Carlos Gomes ( Guadalupe)

    28 de Novembro de 2011 as 9:50

    Só com Cristo.

  3. luisó

    28 de Novembro de 2011 as 10:48

    Assim vai a áfrica…
    Pobres mas a fazer alguns ricos…

  4. Fla von von

    28 de Novembro de 2011 as 12:52

    Eles não conhecem Edir Macedo, dono da Rede TV Record e da Igreja Universal!

  5. rapaz de riboque

    28 de Novembro de 2011 as 13:01

    quer dizer os 3 maiores ladrões?

  6. Lihtos Ribeiro

    28 de Novembro de 2011 as 13:17

    Parece mentira e é mentira, em que lugares andam o Edir Macedo e o Jorge Tadeu. Não sei quais foram os parâmetros utilizados por essa revista pra chegar a essa conclusão, mas a primeira vista pare algo infundado.

  7. ok

    28 de Novembro de 2011 as 14:19

    Pra mim não parece mentira, é muita verdade!! só queria saber onde fica o dono da RECORD e o Jorge Tadeu???

  8. rapaz de riboque

    28 de Novembro de 2011 as 21:33

    só os nossos curandeiros e nossas curandeiras (feiticeiros e feiticeiras ) é que não ganham para uma boa cacharamba cuitadinhos teem que pedir uns dobras aos burros que la vão para ficarem ricos tamém porque ainda a muita gente cá que vive só acreditando em feitiçarias e bruxedos mas ainda não vi ninguém ficar rico com essas palhaçadas até sei de alguns professores que andam nas bruxarias grandes professores ou seja grandes ignorantes.

  9. zé cabra

    28 de Novembro de 2011 as 21:37

    mano rapaz de riboque grande verdade se quem faz essas palhaçadas fosse trabalhar o pais estava mais desenvolvido mas infilzmente é assim o meu compadre Zé mulato também anda nisso por isso anda sempre revoltado os santos subiram a cabeça

  10. Evaldo

    28 de Novembro de 2011 as 22:36

    Fico contente em saber que a palavra do Senhor esteja sendo levada a todos na Africa e especialmente em São Tome e Principe.
    uma sugestão a todos em São Tome: sigam os ensinamentos e especialmente pagem dízimos e ofertas aos pregadores

  11. ZECA

    29 de Novembro de 2011 as 9:52

    grande verdade Tonga

  12. Fabio Soares

    7 de Dezembro de 2011 as 8:49

    Claro que existem falsos; mas muito deles em todo o mundo pregam a palavra de Deus a verdadeira palavra de Deus a mentira que andava sibre o santomenses que dizia que os cristaos tem que ser pobres para serem humildes tem que acabar nao é da vontade de Deus que voce tambem seja pobre; isso é uma mentira o Rei Salomao de antigo testamento que era um escolhido e ungido por Deus era tao rico que diz a biblia que ate os pratos e taças que ele usava era em ouro e também Deus disse que nao havara homem mais na terra tao rico como aquele rei…é isso que muito desses homens tentao ensinar a cabeça dura das pessoas que dizem que eles roubam as pessoas(que é uma mentira porque eles nao andam com armas em casa de ninguem e a saquear ninguém);;;Eles nao roubam ninguém poderiam antes falar dos roubadores do pais….estou apenas falando dos pregadores que conheço e que pregam a palavra…

  13. Joaquim

    19 de Dezembro de 2011 as 0:32

    só uma correcção. o livro de Mateus é do novo testamento.

  14. Paulo

    8 de Junho de 2016 as 21:03

    Assim diz a palavra do nosso Deus, nem todo aquele que me diz senhor,senhor entrará no meu reino.

  15. Alfredo

    14 de Setembro de 2017 as 13:36

    Nao seja mentidos a africa é o centro de magia a nivel mundial, as os pessoas vao falar com os feiticeiros e bruxos,se sao pessoas de Deus(espirituaias) olham a crise que o mundo tem,esses falsos profetas levam o dinheiro sas pessoas duma fora diaborca, o diabo prefere te dar todo mundo para que vc perca a sua alma,lembram amados o que o diabo disse a jesus no deserto? Mas Deus prefere que perca tudo do mundo e ganha o seu reino. Nao seja enganados eu Alfred vivo na africa isso em moçambique tenho visto terriveis que oa demonios fazem com aquele que deseja enriquecer.paz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo