Sociedade

Denúncia a volta do concurso para reabilitação da estrada para cidade de Neves

Já lá vão mais de cento e vinte dias para decidir quem é que vai começar a recuperar a estrada para as Neves (orla maritima).Passaram os noventa dias juntaram-lhe mais quarenta. É a história do costume.A letra é a mesma, somente mudaram os músicos a triste fada de S.Tomé.
Está a ser preparado, se já não estiver mais uma vez um vencedor de acordo com a vontade de quem está no poder e com os seus interesses económicos. O mais grave de tudo é que desta vez é com a colaboração da União Europeia e com quem a dirige em S.Tomé, parece estar também metido na mesma panela, duvido muito que não seja o cozinheiro.

Show rooms com abertura das propostas, avaliações das comissões  que analisam as propostas, para quê? É tudo uma farsa. Os grandes decidem e o resto é treta. Vou esperar sentado na bancada somente desta vez pedi a linha da frente para estar mais atento e ver o jogo todo.

Vamos esperar para ver mas acreditem eu até vou acertar no resultado pois conheço os jogadores, e desta vez o árbitro. Haver vamos .Com esta politica de favorecimentos acreditem a nossa ilha está mesmo a afundar-se.

Manuel Comando

    41 comentários

41 comentários

  1. Magalhães

    23 de Fevereiro de 2012 as 10:58

    Quem é este homem, o que faz ele?, Não fiquei a entender nada, poderia nos explicar melhor????

    • Magalhães

      24 de Fevereiro de 2012 as 17:38

      Só fiz a pergunta porque tenho a certeza que muitos de vós, não sabem como eu tb, se este senhor, é empresário, se é financiador, se é consultor, se é chefe, enfim, ficamos na dúvida na realidade o que ele é, para melhor esclarecimento dos leitores.
      Bem haja..

  2. Trinta Mil Barris de Petroleo

    23 de Fevereiro de 2012 as 11:12

    Aqui na terra é normal. veja só os concursos publicos, relativamente aos projectos, de ambiente, Agricultura, mudanças climaticas, etc um manto de retalho. Mas sei que estes jogos ultrapassam os dirigentes governamentais actuais. Não tem sido facil acabar com a velha maquina instalada no país. Valeu a denuncia. MAs de nada serve! Esta semana, vais saber o resultado.

  3. "Nós por cá e a nossa maneira"

    23 de Fevereiro de 2012 as 11:21

    ……..lá vamos nós mais uma vez para mas uma obra inacabável, com milhões a arder em paraisos fiscais e ninguem faz nada…. e o país agradece e o povo sofre…….

    ……haver vamos…..

    • Magalhães

      23 de Fevereiro de 2012 as 21:01

      Não sei porque Patrice não desmantelou essa rede de INAE “Instituto Nacional de Estradas”, Diretora já esta naquela direcção a mais de 15 ou 20 anos, parece ser empresa dela. Veja os tecnicos daquela instituição, bons carros e altas casas “Patrice abre olho poxa”. Presidente da Republica governa 5 anos, governo 4, Câmara 3 e se povo quiser é que é releito. Como é que um director (a), fica ai todo esse tempo….É demais nessa terra.

      • Mimi

        24 de Fevereiro de 2012 as 12:47

        Deva haver razoes muito fortes para manter a equipa

      • Mimi

        24 de Fevereiro de 2012 as 12:54

        Quando o ADI estava fora do poder, e para ganhar o poder, pintou todos os outros de corruptos. Prometeu acabar com a corrupcao, limpou os pseudo corruptos das instituicoes publicas, fez limpeza geral! Satisfez o seu eleitorado! Um ano e meio depois, está tudo na mesma? Afinal, onde andam os “limpos” e “santos” deste pais, aqueles que iam por tudo em ordem, mudar o rumo das coisas… acabar com a corrupçao?

      • mario luis

        2 de Março de 2012 as 19:13

        é bom que vejam bem de como é que os senhores do inae estão a ostentar riqueza com por exemplo mitsubishi pajero ultimo grito, toyota hylux com pneus carrisimos e jante de liga leve, casas e muitas mulheres e cada uma com condições. o governo tem que tomar medidas para aniquilar essa bando de gatunos e corruptos, engenheirozinho, sem experiencia nenhuma armada em muito espertos

  4. Maribel Fernandes

    23 de Fevereiro de 2012 as 11:35

    Meus Caros,
    Com que direito este algarvio fala assim do meu país? Temos problemas, é verdade, são nossos e não misturamos as coisas. Um a coisa é lutarmos para combater os males da nossa sociedade, outra coisa é solidarizarmos com bandidos que cá vêem , exploram os nopssos trabalhadores, e para não dizer mais.
    MF

    • Fijaltao

      23 de Fevereiro de 2012 as 15:59

      Maribel Fernandes, a chenofobia não é o adjectivo muito usual em S.Tomé! O senhor é algarvio ou não, também não é nenhum doido que vem ao público expor um problema que o afecta! por outro lado ele não se expôs em dizer que ele é algarvio! Sejamos finos e dê a razão a quem tem. Está bem claro o que ele veio dizer, só os mais burros é que não entenderam. Gostarias que fosses assim tratado por um português algarvio ou alentejano ou nortenho seja lá quem for? Olha você tem o alfacinha Carlos Graça!É santomense, mas nasceu em Lisboa!

    • Fijaltao

      23 de Fevereiro de 2012 as 16:16

      O certo é que a semi denúncia pronunciada por senhor Manuel comando, não é uma prática desconhecida pelos santomenses. O certo é que os nossos governantes e o nosso presidente da república tem essa prática como cavalo de tróia a combater! Sendo assim, cabe ao presidente da República e o primeiro ministro do país, convidar o senhor Manuel Comando, ouvir as suas reclamações e canalizar os factos para os devidos tribunais onde serão sancionadas os membros do governo que participaram ou participam neste folhetim que ainda vai no Adro, que seja condenado e exonerado o senhor representante da União Europeia e devidamente condenado os corruptores, sejam eles libaneses ou não!
      Os santomenses coruptos e corruptores fossem dar uma volta à Guiné Equatorial, aí sim; aprendiam a gostar do seu país e deixavam de ser corruptos e aprendiam também a trabalhar mais e deixar de esquemas, práticas que não dão prazeres à um homem que se diz sério!

  5. ADI TA BATE

    23 de Fevereiro de 2012 as 11:36

    awuê patrice trovoada, aposto que essa obra vai pra empresa JS, que abriu a menos de1 ano é ja tem todas as obras publicas. sabem quem são os donos?? pergunta os libaneses quem é que manda neles. fui

  6. Templa Seco

    23 de Fevereiro de 2012 as 11:46

    A ser verdade que este caldo esta a cozinhar, é bastante mau. Esta é uma denuncia publica de corrupçao, e mais grave ainda quando involve o nome de quem governa o pais e o representante da Uniao Europeia. Perante uma denuncia grave como esta, um dos dois caminhos deve ser sequido pelo governo. Ou aceita como verdade aquilo que diz o senhor Manuel comando e mantém calado (quem cala consente)ou, se sentir ofendido e entender que isto é calunia, entao que apresente a queixa contra o senhor Manuel para que este prove no juizo aquilo que acaba de expor ao publico.
    A situçao é deveras delicada. Caso contrario, estamos perdidos!

  7. Preto

    23 de Fevereiro de 2012 as 11:46

    O que é que a foto tem a ver com a noticia?

    • zé cabra

      23 de Fevereiro de 2012 as 20:58

      é verdade confundem tudo para alguns a foto é que interessa pois a ignorancia é atrevida

  8. lino

    23 de Fevereiro de 2012 as 12:40

    Todos sabemos que as coisas na nossa terra andam péssimo.
    Só esquemas e mais esquemas e esses gajos que decidem o nosso destino vão sempre beneficiando daquilo que devia ser para melhorar o nosso país.
    Mas seria muito melhor que quem soubesse de alguma coisa…não ficasse só pelas insinuações.
    Queremos nomes desses esquemáticos aquí no fórum.
    Amigo, não tenha medo.Põe tudo as claras ..se de facto sabe de alguma coisa.
    Está com medo de quê!!? Desmascara esses sacanas.
    É o meu apelo.
    obrigado.

  9. lino

    23 de Fevereiro de 2012 as 13:13

    Maribel Fernandes,
    o seu comentário é no minimo xenófobo.
    Nem devia ser apresentado aquí.
    O que interessa se o homem é algarvio ou de qq outra nacionalidade!? deixe-se de sintomas racista…voçê é daques que andam presos ao passado e averso as mudanças.
    O mais importante é que este senhor sabe das coisas e está a alertar o pessoal.
    Assim é que deve ser.
    obrigado.

    • Leucadio

      23 de Fevereiro de 2012 as 16:15

      Puxa vida! Se este senhor sabe de algo, porque será que ele não abre o jogo todo? Pelo que ele diz, o resultado ainda não foi anunciado, não é? Então porque não deixa que os resultados sejam anunciados e depois vem ao publico, não com insinuações, mas sim com denuncia apresentando nomes??? Assim, fica a parecer que ele mas é deve ser de uma das empresas que participou para empreitada e quer fazer pressão para ver se a sua empresa ganha. Acho que Tela Non ao publicar a notícia deve ter os dados do autor. Assim, este sr. pode ser chamado para responder criminalmente e apresentar as provas que tem. A fama de corrupção na minha terra é tanta que agora, qualquer “pé descalço” embarca na onda e coloca uma mancha no nome do pais. Cuá cu cani goló da alimá!

      • tomate

        24 de Fevereiro de 2012 as 15:48

        é isso mesmo o sr quer ganhar o concurso, o concurso foi feito as empresas ke correrram esperam os resultados ou pede esclarecimentos antes de fazer a denuncia errada, os processos estão a correr os termos junto a UE proprio financiador como o sr vem expor uma denuncia dessa o pais ke funciona devia-se por-lhe na justiça. Pela proxima ele comportava-se melhor num país do outro e não vir dar nomes a cada um.

  10. Hiost. Vaz

    23 de Fevereiro de 2012 as 13:30

    ya cu sa caso…é semba!!!

  11. Pedro Cravid

    23 de Fevereiro de 2012 as 15:06

    Carissimo,vejo bem a sua preocupação positivo mas quero lhe dizer isto,em STP e uma evidência,basta ver onde mora o dinheiro,ja sabes com é,sempre os mesmo senhores do sistema gente corrupta,eng.de meia tijela,sem nem um minimo de responsabilidade,equipas de fiscalização que tambem fazem parte do sistema…enfim,assim vai STP com os seus politicos burros,ladrões,desorientados,corruptos,traficantes.

  12. Fala Sempre

    23 de Fevereiro de 2012 as 15:42

    Sempre a mesma estoria,o importante que a estrada fica feita e bem feita,ja sabemos que todos estes concursos tem alguem na cozinha seja ele em qualquer canto do mundo,ja nasci desde 72 mas sempre a estoria e a mesma,podeser Patrice ou nao kua se me.Chama deus so.

  13. conterrâneo

    23 de Fevereiro de 2012 as 18:33

    Acho que esse senhor deveria explicar melhor a sua relação com esse concurso.

    O senhor tem alguma empresa que concorreu e perdeu?

    Denunciou porque a sua empresa não ganhou?

    Esse artigo não tem nexo algum.

    O senhor deveria apresentar-se e explicar melhor a causa da sua denuncia!

  14. Socorro

    23 de Fevereiro de 2012 as 22:23

    É por essas e por outras que prefiro estar aqui na europa após conclusão dos estudos, quando o meu país precisa mais de mim do que aqui onde estou. Mas por tudo o que se tem visto e ouvido prefiro ficar e educar os meus filhos por cá, longe dessas escumalhas, os imorais, e os lacaios que dizem ser governantes do meu país.
    Quando fundarem outra nação livre dessas gentalhas irei dar o meu contributo ao meu país.

  15. Alcídio Lázaro de Almeida

    23 de Fevereiro de 2012 as 23:38

    No mundo é mesmo assim: Quem sabe não fala e quem fala ainda fica mal visto; mas não se esqueçam que “quem avisa amigo é”; deviamos agradecer a pessoa, porque São Tomé e Principe é de todos.

  16. Anca

    24 de Fevereiro de 2012 as 1:28

    Qual a parte de leão, que lhe foi tirada?

    Qual era a sua?

    Qual o seu quinhão?

    Pois que o povo é quem sofre, a miséria, a fome, e a pobreza.

    Chega de dividir para reinar.

    Pois que a casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    É a pobreza e miséria a assolar.

    Basta ter o cheiro a carne pobre, vêm a aves de rapinas, dividir para reinar.

    Pois que quem quer ajudar o país(território/população), o povo, com denúncias sérias, jamais diz;

    “Vamos esperar para ver mas acreditem eu até vou acertar no resultado pois conheço os jogadores, e desta vez o árbitro.” “Haver vamos.” “Com esta politica de favorecimentos acreditem a nossa ilha está mesmo a afundar-se.”

    Abutres, aves de rapina.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e príncipe

    • Anca

      24 de Fevereiro de 2012 as 1:30

      Lembrem-se do ditado;

      Quem facilmente nos sorri, facilmente nos engana com cantigas.

      Olhos abertos

      Bem haja

      • Anca

        24 de Fevereiro de 2012 as 1:34

        Pois que ninguém dá nada a ninguém, sem esperar receber, algo em troca.

        Pois que neste mundo, e planeta ninguém dá nada a ninguém.

        Quem nos dá um peixe, espera receber um porco, ou uma vaca.

        Pratiquemos o bem

        • Anca

          24 de Fevereiro de 2012 as 1:39

          Desconfiemos dos Homens, de sorrisos fáceis.

          Pois que, jamais existem almoços grátis.

          Kuali lula cú, bua?

          • Anca

            24 de Fevereiro de 2012 as 1:43

            Um olho, no burro, e outro no cigano.

            Pratiquemos o bem,

            Pois o bem

            Fica-nos bem

            Deus abençoe São Tomé e Príncipe

            Bem haja

  17. Santosku

    24 de Fevereiro de 2012 as 8:03

    O comentário da Maribel Fernandes foi infeliz, não importa de que País ou raça, importante é denmunciar com seriedade e responsabilidade dos males que afectam o nossso país.Obrigado Comando

  18. Helmader

    24 de Fevereiro de 2012 as 9:59

    Se o caro amigo estiver disposto a suborná-los verá como o rítimo do jogo muda logo. Já devia saber que é esta a prática naquele campeonato.

  19. Pontopé dá Giba

    24 de Fevereiro de 2012 as 10:40

    Essa pratica já nao pode ser novidade para ninguem se se tiver em conta k P.M. tem k continuar a sustentar seus vicios mais como viajante do k como P.M.de stp. Prova desta afirmação etá na forma como as 40 mil chapas de zinco e Doca de peixe foram entregues aos seus socios. Isto n é corrupçao? Preparem-se…k mto mais está para vir.Pergutem a empresa JS

  20. Trafico de influencia

    24 de Fevereiro de 2012 as 12:06

    O Governo não consegue governar, com estes senhores da oposição em grandes projectos.
    Quando se ganha eleições não ha meio termo, todos devem deixar os cargos. Se não paga-se com a factura.

  21. Filho atento

    24 de Fevereiro de 2012 as 13:26

    Obras Públicas de Estados, atendendo tipo de investimentos, que requer desbloquei de pagamento de prestações de emprestimos concedidos pela entidades financiador, é urgente que o Ministério de infraestruturas começe a adjudiar este tipo de obra a Empreiteiros fidedignos com experiencia comprovados, pois senão vão se multiplicando as “Operações Tapa Buraco”.

  22. Héralce Lopes

    25 de Fevereiro de 2012 as 12:47

    Caro Sr. Abel Veiga.
    O jornal “Téla Nón” é um meios de excelência em que os santomenses, em particular os que estão fora do arquipélago, tomam conta dos aconteciemntos do país. Por isso, é considerado um jornal sério, mas parece que de uns tempos para cá está em declíneo, as matérias, algumas, publicadas estão a perder gualidade. por exemplo, este artigo. Eu (li-o(re) mas não vi, no corpo do artigo, a justificativa do título.
    Peço-vos (corpo do jornal) que celeccione , de acordo com as regras jornalísticas (interesse público, objectividade, rigor, veracidade e outros) os artigos que saem nesse jornal.
    Saudações.

  23. Stlijon

    25 de Fevereiro de 2012 as 18:31

    Este mais do que um artigo informativo de um jornal serio como deveria ser o Tela Non, parece ser mais uma fofoca de baixo nivel. Lamento que o tela aceite apublicação de artigos sem verificar a vericidade dos factos.

    • Fijaltao

      25 de Fevereiro de 2012 as 19:11

      Stlijon, as coisas em S.Tomé embora com pequenas falhas que temos, sabemos onde queixar quando as nossas possibilidades esgotam! Isto só demonstra que o país não se diz democrático, ele é democrático independente de ser nacional ou não! Em Portugal por mais injustiça que as autoridades cometessem contra tí, até os funcionários públicos te dão a volta! Se recorreres a provedoria da justiça ou outras instâncias, a tua revindicação morrerá solteira! Nem a internet consegues reivindicar os teus direitos. Por isso deixe como está que no nosso país as coisas vão bem!

    • Lagartixa de Almerim

      26 de Fevereiro de 2012 as 15:53

      Nada disso. Telá Nóm deve continuar com a mesma linha de denúncia destes casos de corrupção no país. O senhor deve ser um dos que anda a roubar no país e tem medo do trabalho que o Telá Nóm está a fazer. Continem assim rapazes. Aperta o cerco a esta gentinha que tem estado a emganar o povo. São sempre os mesmos desde 1974. O povo está com o Telá Nóm. Está na hora desta gente ser denunciada e presa. É uma cambada de ladrões que sempre viveram a custa do povo. Obrigado Téla Nóm.
      Fui
      Lagartixa de Almerim

  24. Uê Béto

    29 de Fevereiro de 2012 as 10:17

    Estava a ler este artigo e como cidadão sãotomense que zela pela verdade venho por este meio trazer ao conhecimento público os seguintes esclarecimentos relacionados com a noticia acima citada:

    1) A Directora Executiva do INAE foi nomeada através de um concurso público organizado pela União Europeia (financiadora do projecto de reabilitação de estradas de São Tomé e Príncipe ) e não está nem em funções há 15-20 anos como foi dito, nem em comissão de serviço. O referido concurso foi realizado em conformidade com as normas da União Europeia e São Tomé e Príncipe.

    2) A titular é técnica de formação superior (Engenheira Civil) há 32 anos, trabalhando sempre na sua área,na carreira técnica e nunca exerceu por opção qualquer cargo politico-partidário.

    3)Como é do meu conhecimento, directores de áreas técnicas especializadas desempenham as suas funções em conformidade com as exigências do próprio projecto ou dos trabalhos previstos no âmbito do programa, desde que para isso demonstre as competências necessárias, sendo a avaliação feita em função do seu desempenho. Desde que esse desempenho seja positivo , essa continuidade só pode beneficiar a população em geral e o sector em particular;

    4) Para o exercício de cargos políticos a situação é completamente diferente, estando os respectivos mandatos legalmente delimitados pelas competentes normas vigentes no Pais. A principal preocupação da Directora e da equipa técnica deste projecto é a de servir os interesses do país, no âmbito das suas competências, por um lado, e por outro, de acordo com o Princípio da Transparência emanado das normas da União Europeia e do Governo Sãotomense.

    Gostaria ainda de sublinhar que desde que se iniciou este programa foram levados a cabo dezenas de concursos públicos e concluídos com êxito inumeras obras de interesse publico.

    Todavia, é de lamentar que algumas empresas que não preenchem os requisitos legais e técnicos exigidos pretendam exercer pressões ilícitas, através de difamações e outros artifícios pouco dignos, afim de ganharem por caminhos impróprios o que não conseguiram através da competência.

    5)É de salientar igualmente que que as avaliações das obras realizadas são feitas através de uma comissão multissectorial (e não do INAE) cuja presidência depende geralmente dos organismos externos.

    Atentamente,

    Uê Béto

  25. Robalo

    2 de Março de 2012 as 16:15

    Acredito que o governo já devia agir a mt tempo, pois aquela corja de corruptos q andam a gerir a INAE , já estão a mais.
    Sr chefe do Governo ponha-os todos na Rua

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo