Sociedade

Juiz do caso Rosema constituído arguido

O Juiz Augério Amado Vaz, anunciou que foi constituído arguido, num processo movido pelo fiel depositário da cervejeira rosema. Segundo o Juiz o processo em causa é ilegal. Numa entrevista a imprensa que o Téla Nón vai publicar, o juiz fez algumas denúncias e revelações. Para já fica o depoimento escrito do Juiz de Lembá.

Caso Rosema

A Historia me Absolvera

O Juiz de Lembá, que fora usurpado das suas funções pelo Presidente do Supremo Tribunal Dr. Silvestre Leite, que prometeu fazer revelações com provas dos factos que ocorreram nos últimos tempos no nosso sistema judiciário, relacionados com o famoso caso da Cervejeira Rosema – Processo executivo 2/2009 vem, expor factos que demonstram que existe de facto uma cabala dirigida pelo Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça contra a sua pessoa sem qualquer tipo de fundamentação ética, jurídica e moral. Por quanto num processo meio estranho, meio confuso e meio duvidoso, foi hoje constituído arguido por factos todos eles relacionados com a Cervejeira Rosema ou seja Processo Nº 2/2009.

Por estranho que possa parecer, Sua Excelência o Mui Digno e Ilustre Procurador-Geral da Republica, contactou uma amiga minha, a Senhora Valentina da Costa, que o transmitiu na presença de varias testemunhas que o referido Magistrado pretendia falar com ora Arguido, porque estava bastante comovido com tudo que se estava passando com o seu amigo Augerio dos Santos Amado Vaz e este se prontificou a falar com o referido Magistrado, após prévia diligencia da referida amiga, o meu amigo Roberto Raposo, telefonou-me de um número privado e combinamos encontrarmos no dia seguinte ou seja, dia 02 de Maio de 2012, pelas 09;30h. Embora estivesse no exercício pleno das minhas funções de Juiz porquanto até a presente data o arguido não foi notificado da barbara deliberação Televisiva, deliberação esta tomada pelos Senhores Silveste Leite, Dr. Fortunato Pires, Presidente do Tribunal de contas, na data em que o Juiz fora responsabilizado por irregularidade Financeira, relativa ao Processo Executivo Nº 2 / 2009, Dr. Dionísio Dias, pessoa que participa nas deliberações que dizem respeito a sua própria filha, Presidente eleita do Sindicato dos Magistrado Judicial de uma lista única, segundo consta cliente da Cervejeira Rosema (JAR), entre outros, que em vez de nomear um instrutor para o Processo de inquérito, deveriam remeter os Autos a Procuradoria-geral da Republica para efeito de inquérito e caso o Procurador-geral da Republica entendesse que existia matéria crime, formularia a sua acusação após a autorização deste mesmo Conselho para o efeito, pois os Juízes julgo terem foro especial, independentemente do Processo Disciplinar que o Conselho poderia mandar levantar, ai sim, nomear um Instrutor para o efeito.

Mais mesmo este processo Disciplinar estaria em segredo de Justiça até a fase acusatória. Infelizmente tudo tem estado a ganhar uma velocidade de cruzeiro nunca antes vista no nosso sistema Judicial. Como é possível notificar-se o Juiz substituto e não notificar o Juiz “suspenso”, enfim, coisa da nossa justiça.

Mais, como quem não deve não teme, aceitei sem contemplações, que me seja constituído arguido em tempo recorde, como um delinquente comum apanhado em flagrante delito.

Relativamente aos factos ai constantes feitas através de uma participação do Senhor Deputado António Monteiro, Administrador e Fiel depositário da Cervejeira Rosema que até a presente data não apresentou a conta da sua gestão ao Tribunal Regional de Lembá e que de acordo com as palavras do representante da Ridux, apropriou-se de Moveis e bens pessoais do Sócio maioritário da Ridux.

Estranhamente vi nos autos do referido processo, fotografias de outro processo-crime encomendado em que o Juiz Conselheiro devolveu a procedência.

Prontifiquei-me a fazer duas declarações, sendo uma de quebra de sigilo bancário, acesso livre e directo aos meus email, telefone e de todas as pessoas que dependem directamente de mim.

Prontifiquei-me igualmente ao Senhor Procurador Geral da Republica a responder-lhe, todas as perguntas relativamente aos meus bens, pois quando entrei para Magistratura Judicial apresentei a lista dos mesmos.

Espero que sua Excelência, o Mui Digno Procurador da Republica conclua no mais curto espaço de tempo este processo que pretendo seja sumaríssimo conforme fora os procedimentos para a sua Instauração, com dispensa de foro especial e que o mesmo realize de forma Publica, com transmissão Televisiva Nacional e Internacional como fora a Vil Publicitação da deliberação do Conselho Superior Judiciário.

Gostaria também de pedir a todos que tenham elementos que possam consubstanciar matéria criminal contra a minha pessoa que se apresente no âmbito do presente processo.

Rogo que me façam Justiça para poder sair deste calvário, porque tenho a minha convicção de que o único crime que cometi foi proferir um despacho no âmbito das minhas competências, constitucionalmente consagradas e de acordo com as Leis vigentes no Território da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe, relativamente a esta matéria que jurei respeitar e defender.

Nota: Junta-se cópia do mandado de notificação e constituição de Arguido.

Estiveram presentes os Senhores:

1-Arguido: Augerio dos Santos Amado Vaz

2-Advogado defensor oficioso: Dr. Ângelo de Jesus Bonfim

3-Procurador Geral da Republica: Dr. Roberto Raposo

3-A funcionária que não rubricou os autos

    47 comentários

47 comentários

  1. Mais essa...lol

    3 de Maio de 2012 as 13:30

    Brincadeira….sp os msmos .. onde é q isso vai parar? Pra bem e po mal o Procurador esta sp envolvido…pelo menos dessa vez o arguido considera-se amigo do Procurador. Teatro de amigos lol

    • santo

      3 de Maio de 2012 as 17:03

      tu es ridiculo, entao o que e que o procurador tem a ver com isso, ja começa….pallhaçadas e palhaços

      • quemsabe

        4 de Maio de 2012 as 12:26

        O PROCURADOR igual k silvestre leite, igual que varela tanto como jeje teem muito que esplicar sobre a cervejaria munha gente.

        É SO RESAR PRA GEGE SENTIR CORAGEM E ABRIR O BICO, QUE VOCES VAO VER.

        oque eu nao acredito que acontecera porque jeje e facil calar. e so os irmaos momteiros aparecerem a frente dele com uns bilhoes que ele nao vai revelar patavina nenhuma. QUEM NAO O CONHECE QUE O COMPRA.

        ESTA DITO

        • santo

          4 de Maio de 2012 as 16:32

          Paneleiro, você nem escrever sabe quanto mais estar a tecer comentários sobre a pessoa do nosso PGR, Homem honesto.

  2. Conóbia cumé izê

    3 de Maio de 2012 as 13:39

    Valeu apena o Patrice TROVOADA ter ameaçado com a vinda de auditores Internacionais para desencravar os Tribunais. O Presidente do STJ deve estar atrapalhado ! JÉJÉ, QUEM NÃO DEVE,NÃO TEME ! Haver,vamos…Fui

    • amor a patria

      3 de Maio de 2012 as 22:36

      meus caros
      Em todos os casos aparece o procurador Roberto Raposo como corrupto acusado pelos arguidos. Eu acho que este senhor devia ser imediatamente suspenso para averiguações. Nao entendo o senhor Presidente da Republica. Ele declarou a corrupçao tolerancia zerro mas continnua a conviver com essas acusaçoes bem caladinho? Afastem o Procurador das suas funçoes, Ao que me parece esse senhor deve ser mesmo um grande corrupto disfarçado.

    • Estamos tramados

      3 de Maio de 2012 as 22:41

      meus caros
      Em todos os casos aparece o procurador Roberto Raposo como corrupto acusado pelos arguidos. Eu acho que este senhor devia ser imediatamente suspenso para averiguações. Nao entendo o senhor Presidente da Republica. Ele declarou a corrupçao tolerancia zerro mas continnua a conviver com essas acusaçoes bem caladinho? Afastem o Procurador das suas funçoes, Ao que me parece esse senhor deve ser mesmo um grande corrupto disfarçado.

      • Jordao melacia

        4 de Maio de 2012 as 11:58

        Meu caro,

        Nao seja incoerente e maldoso, vir a este forum manchar o bom nome do nosso ilustre PGR Dr.Raposo um Homem intrigo e honesto, alias e por ter estas qualidades todas que pessoas como o Sr.(pessoas maldosas, vanpiros) nao perdem a mais pequena oportunidade de falar mal do homem.O Homem so esta a vos fazer um favor em ser PGR, ele tem e mta paciencia, trabalhar arduamente e ter que ouvir ou ler comentarios a desonrar o seu bom nome….

  3. C & C

    3 de Maio de 2012 as 13:42

    É preciso não entender nada para poder viver em S.T.P, país sem rumo, desnorteado e com gentes ( não é só os envolvidos neste caso) todos poleaços. filhos da mãe.

    • Mina Piquina

      3 de Maio de 2012 as 13:49

      Isto está pior ou igual a Guiné Bissau. Alguém tem dúvidas disso? Sempre a subir até a vitória final.
      Fui

      • Fijaltao

        4 de Maio de 2012 as 18:21

        Mina piquina, tens cá uma visão! Olha, felizmente os nossos rapazes e os seus chefes lá pelos lados do BUDO-BUDo ao pé do campo do milho não estarem metidos em nada de política! Caso contrário, já sairia…

  4. JOSE CARLOS

    3 de Maio de 2012 as 14:26

    O grande problema do Juiz Augerio Amado Vaz foi ter-se envolvido com os irmãos monteiros e quando quis separar as àguas não o deixaram…..

    • suzuki 125

      3 de Maio de 2012 as 18:53

      HO SHR JOSE CARLOS, faço das suas as minhas palavras, e agora esses monteiros são muito amigos do PM mas esse não é o jeje, quando não forem mais precisos vão levar um chuto.

  5. Ronny

    3 de Maio de 2012 as 14:29

    tudo não passa de jogos politicos, onde cada um deste juises querem tirar proveito (dinheiro). não se entende a razão pela qual há tanto conflito… Peço desculpas a todos santomense, mais devo dizer que sou da opinião que deveriamos dar este país para ONU governar…

  6. rapaz de riboque

    3 de Maio de 2012 as 14:41

    que pais é realmente é uma vergonha minha gente

  7. "Nós por cá e a nossa maneira"

    3 de Maio de 2012 as 14:57

    …..pois é… a pura verdade deste processo é isso mesmo….o pgr não tem compotencia para instruir um processo crime contra um magistrado judicial e nem sequer constitui-lo arguido….quem tem duvidas vá o CPP e veja primeiro o artigo 9.º que cria o foro especial, e diz quem deve ser julgado neste ambito….e os artigos 421.º a 426.º que referem/regulam a forma de processo por infrações pelos magistrados……..desta vez tenho que concorda com o Amado Vaz…..

    …..hever vamos com esta calinada….a não ser que o senhor procurador esteja a exercer as competencias do supremo….

  8. Joscon

    3 de Maio de 2012 as 15:59

    Ao analisar de forma clara e inequívoca “o caso Rosema” fico com a sensação de que a magistratura São-tomense se encontra num processo de autofagia, pois os seus membros digladiam-se na praça pública devido os piores motivos. Querem mostrar a população que são bacteriologicamente puros, mas ao invés, verifica-se grandes arbitrariedades, grandes atropelos e uma falta de vergonha gritante.

    Será que o Sr. Presidente do Supremo Tribunal, o Dr. Silvestre Leite, pode anular a decisão de juiz de forma arbitrária? Os Juízes são ou não soberanos nas suas decisões?
    Gostaria que houvesse mais esclarecimentos sobre estes casos.

    Pergunto, como é possível que um micro estado pode ter um número tão abissal de problemas que põem em causa a ordem constitucional e ninguém com algum relevo e poder, não consegue pôr cobro a esses desmandos. Será que temos uma ilha dentro da outra?

    A bandalheira é total e o estado de anarquia é intrigante. As respostas questões afloradas são deveras intrigantes e, penso de forma séria e rigorosa que “a mulher do César não deve parecer séria, tem que ser obrigatoriamente séria”

    Interfiro, aguardando que este reality show termine o mais breve possível. Indago, como foi possível chegarmos a este ponto, há sempre uma bolha que se forma e, os intérpretes são sempre os mesmos. A magistratura São-tomense caminha-se para os tempos da Albânia de Enver Halil Hoxha, isolada, sem credibilidade, sem rumo e sem tino.

    Até a data presente, o Sr. Presidente do Supremo Tribunal, o Sr. Dr. Silvestre Leite e o Sr. Procurador-Geral da Republica, o Sr. Roberto Raposo, não se pronunciaram sobre os desfalques avultosos verificados nos tribunais de São-tomé e Príncipe, casos bem relatados no relatório anual do Tribunal de Contas pelo presidente cessante, o Sr. Francisco Fortunado. Ao invés, preocupam com fait-divers e assuntos de foros políticos.

    Espanta-me a rapidez e a forma de actuação do Sr. Presidente do Supremo Tribunal, o Sr. Dr. Silvestre Leite, teve perante este assunto. Será que tens as mãos limpas? Ou está a encobrir outras situações pantanosas? Parece há que muita coincidência, mas nestes casos, são sempre os mesmos a aparecer e, a forma de actuação é bem conhecida e a história repete-se.

  9. Pinderko

    3 de Maio de 2012 as 16:13

    Nesta cena teatral,vamos todos dar uma salva de palma ao patrice trovoada,quando ele diz ha q inspencionar os juises,esse teatro dos juises cança;assim desta forma acredito cada vez mais q um gatuno pode juis em esta selva!

    • mosssad

      3 de Maio de 2012 as 18:44

      NEste teatro sim como disse o Pinkero tambem esta o Patrice Trovoda… Os Inspeteroes internacionais deveriam comecar a invetigar o senhor primeiro ministro e depois ministros e os Ex-primeiros ministros (RAfael Branco ) e outros…. depois os Juizes ….a praca santomense esta suja de corruptos e ladroes … so que os verdadeiros criminosos nunca vao para cadeia.
      So os que roubam uma pinha de banana e que sao linchados na praca e na policia de invesigacao Criminal (PIC)

  10. fuba com bicho

    3 de Maio de 2012 as 17:17

    outra vez fuba com bicho,costuma-se dizer que quando as cumadres se zangam,roupas sujas sao lavadas na rua e os vizinhos padecem de cheiros e sujidades.S.T.P pais de muito bobo.foguuuuuu,juridicamente onde que se viu estas formas de procedimentos processuais ?..ainda digo mais tratando de um magistrade judicial.

  11. N.C

    3 de Maio de 2012 as 18:46

    Sera que ainda existe algum Juiz,advogado,seja la o que for que representa o Estado e a Justica em S.tome que seja Serio,honesto e justo?
    Se nos,(eu,tu,ele)pobres,cometer um crime,com que etica e moral seremos julgados?
    Deveriamos,suspender o regime democratico no pais,e experimentarmos o regime do antigo”Texas”,onde cada um com seu revolver,fizesse a justica com as suas propias mao,porque na justica santomense,essa e uma vergonha.
    O Juiz Amado vaz,deveria pedir e contratar os servico do advogado Adelino Isidro,assim os 2 juntos poderiam desmascarar ou serem desmacarados pelo o “sistema”e revelar os bons e os podres

  12. mosssad

    3 de Maio de 2012 as 18:50

    Seraa que e necessario entrar-se em violencia para que os governantes santomenses tomarem consciencia do que andam a fazer ao povo santomense.
    Senhor Presidente da Republica actual e os outros antecessores sao os culpados .. nao tomem nenhum tipo de medidas para colocar um fim a isto que anda por ai. Sera necessario comocaar-se a eliminar esss pessoas para que outros tomarem consciencia de que se nao fizar correcto sera o proximo a ser exterminado? A violencia nao e a melhor forma de resolver as coisas, mas vejo que Sao Tome precisa um pouco de revolucao…. eliminar algumas cabecas corruptas.

  13. luisó

    3 de Maio de 2012 as 19:34

    Eu não sei se este Juiz tem acções passadas mais obscuras mas, pelas declarações dele que acabei de ler e reportando-me só aos factos processuais e legais que ele menciona, acho que está montada uma cabala para o queimar de vez na praça ao estilo da inquisição.
    Eu não sei se houve jogadas anteriores dele que os ditos irmãos Monteiro ou com outros mas pelo que leio e pela disponibilidade que ele mostra perante o PGR e anónimos e pelas citações contra outros magistrados que, segundo ele, alteraram o curso das coisas e aceleraram os processos como nunca visto, eu fico com a sensação de que ele está muito à vontade neste processo todo, pelo menos esta é a minha convicção.
    No fim é que se vai tirar tudo a limpo. Só nos resta aguardar, agora mais impacientemente, pelo fim desta novela que está cada vez melhor, esperando e confiando que tudo venha a lume (com muitas dúvidas conhecendo o sistema em STP) mas com esperanças porque já é tempo de se limpar a casa para que os ratos também desapareçam.

  14. luisó

    3 de Maio de 2012 as 19:44

    “Relativamente aos factos ai constantes feitas através de uma participação do Senhor Deputado António Monteiro, Administrador e Fiel depositário da Cervejeira Rosema que até a presente data não apresentou a conta da sua gestão ao Tribunal Regional de Lembá e que de acordo com as palavras do representante da Ridux, apropriou-se de Moveis e bens pessoais do Sócio maioritário da Ridux “.fim de citação…
    – Bom esta é sem dúvida uma acusação grave ou melhor duas, omissão de prestação de contas ao tribunal e apropriação de bens e móveis de outros.
    Será que vai haver alguma resposta a estas acusações ou ninguém se vai sentir ofendido?
    Porque a não haver resposta poderão as pessoas pensar que afinal será verdade…

  15. luisó

    3 de Maio de 2012 as 19:46

    “Embora estivesse no exercício pleno das minhas funções de Juiz porquanto até a presente data o arguido não foi notificado da barbara deliberação Televisiva, deliberação esta tomada pelos Senhores Silveste Leite, Dr. Fortunato Pires, Presidente do Tribunal de contas, na data em que o Juiz fora responsabilizado por irregularidade Financeira, relativa ao Processo Executivo Nº 2 / 2009, Dr. Dionísio Dias, pessoa que participa nas deliberações que dizem respeito a sua própria filha, Presidente eleita do Sindicato dos Magistrado Judicial de uma lista única, segundo consta cliente da Cervejeira Rosema (JAR),”…
    Bom se isto é assim, não tenho mais palavras para catalogar este sistema…

  16. tonga

    3 de Maio de 2012 as 21:12

    foi para essas palhaçadas é que os ditos libertadores quizeram a Independência pois é verdade eles estão bém na vida uns no estrangeiro outros cá e o povo vivendo mergulahdo na podridão e na lama da curupção da gatunagem e da maldição pergunto onde se consta essa palhaçada isso não passa de uma palhaçada meu povo a terra é do povo não é de meia dúzia de palhaços tenham vergonha acabem com essas palhaçadas.

  17. Lucio Amado

    3 de Maio de 2012 as 21:14

    esta foto não é do PINTA CABRA é bém parecido

  18. Manuel Souto

    3 de Maio de 2012 as 21:34

    Com tanto atropelo à lei e tanta rapidez na evolução deste processo apenas se pode perguntar:
    O que temem estes senhores?
    O Dr Augério Vaz, o qual tenho na maior consideração intelectual, não iria certamente tomar uma decisão que não fosse devidamente fundamentada e de acordo com a lei vigente como o próprio nos assegura.
    Polícia contra uma ordem do tribunal, um juiz que é suspenso e se torna arguido da noite para o dia sem serem seguidos os trâmites legais,pseudo amigos que mandam recados e como o juiz refere um comportamento em relação a si pouco ético,jurídico e moral. Isto não será abuso de poder? Quem abusa assim está, ou melhor,pensa estar bem seguro e protegido e tem muito mas muito a esconder.Qualquer reflexão sobre este assunto e não necessitando sequer de grandes elaborações intelectuais induz a esta triste conclusão. Dr Augério rogo-lhe que tenha força e o devido discernimento para não se deixar abalar para que possa defender-se e subsequentemente prestar um serviço ao seu país mesmo que para isso tenha sofrido na pele e, utilizando as suas palavras, todo este “calvário”.
    O meu Obrigado

  19. jamaicano

    3 de Maio de 2012 as 22:55

    Que vergonha|| depois chama aquele que trabalha honestamente em prol de uma vida melhor de pobre. LADRÕES
    TODOS, SR.PROCURADOR, SR SILVESTRE LEITE, E OUTRAS CAMBARDAS QUE GOVERNAM ESTE PEQUENO PAÍS SÃO TODOS LADRÕES E SEM CARACTER….

  20. Pinto

    4 de Maio de 2012 as 7:35

    A justica em STP esta de patas para o ar.Ha que fazer uma triagem de verdade e seria nesses magistrados que temos.Acomecar do sr.Raposo para baixo.Sacaer todos esses mafiosos, coruptos,incoerentes, parasitos e por pessoas seria neste organismos, pessoas com principios e etica nessssa funcoes.O

  21. Pinto

    4 de Maio de 2012 as 7:36

    A justica em STP esta de patas para o ar.Ha que fazer uma triagem de verdade e seria nesses magistrados que temos.Acomecar do sr.Raposo para baixo.Sacaer todos esses mafiosos, coruptos,incoerentes, parasitos e por pessoas seria neste organismos, pessoas com principios e etica nessssa funcoes.O bom da coisa é que tudo tem um fim.

  22. Santosku

    4 de Maio de 2012 as 9:10

    Certamente a justiça em STP está de patas para o ar. Muita confusão entre as comadres e os compadres. Agora pergunto quem será o juiz para este caso. Tomam medidas em cim a de joelho, pisam as pessoas, o que estão a esconder. Sinceramente este País está a precisar um pouco dos actos que se passam na Guiné Bissau embora pessoalmente sou contra violência, mas já é demais.

  23. João Carlos

    4 de Maio de 2012 as 10:23

    Pinto da Costa, falou em combate a corrupcão, para quando? Quando o país afundar, quando o povo morrer na miseria da injustiça santomense, para quando meus senhores, quei, coitado de quem está neste terra…PP…

  24. ddd

    4 de Maio de 2012 as 10:58

    que seja claro porque em são Tomé devemos falar claro, sem esconder nada. doí a quem doer mas devemos ser sinceros, claros e transparentes. Não entendo os Sãotomenses, sinceramente.

  25. ddd

    4 de Maio de 2012 as 11:19

    Gostaria de estar em São Tomé,para poder assistir esse maravilhoso teatro nos palcos do tribunal de São Tomé, mas não sei se será apresentada na comarca do distrito Lémba ou se é na comarca do distrito de água grande.

    • P.P.P

      4 de Maio de 2012 as 11:29

      Este Patrice tem muita lata. Ele garantiu ao povo que dentro de um mês iria estabelecer diligências e contactos para que os juízes de S.T.P fossem avaliados por uma equipa internacional com o objectivo de se melhorar, de uma vez por todas, a Justiça em S.T.P. Já lá vão quase três meses desde este anúncio. Onde é que estão os Juízes que vêm fazer este trabalho cá em S.T.P? Quanto tempo mais vamos esperar para que isto aconteça? Haverá ou não esta sindicância internacional? Para quando?
      O senhor primeiro-ministro não pode passar o tempo a falar, anunciar, voltar a falar, voltar a anunciar, etc. Até quando vamos ficar nesta situação? O país aguenta isto?

  26. Riboquina

    4 de Maio de 2012 as 11:29

    Ja não entendo mais nada. xei os compadres ja se chatearam quando foi para virem passar o fim de ano no casino estoril veio o antonio e nino monteiro e respectiva familia, o mai e familia o gege e uma bandida q ele apanhou na praça estava td bem. Agora q gege gastou td dinheiro no casino ja n presta? Viajavam td so na primeira classe ladroes deviam era serem eradicados da terra. cambarda de ladroes .

  27. rapaz de riboque

    4 de Maio de 2012 as 13:18

    oi riboquina a tempos num comentário meu cometi um erro ortrográfico disseste que eu só tina 4ºclasse como é tu escreves escteves com erros também o nome das pessoas são escritos com letra maiscula ladrões leva asento e mais erros cuidado quando criticas os outros

    • Riboquina

      4 de Maio de 2012 as 15:40

      rapaz do riboque vê-se mesmo que so tens 4 classe. burice deve ser o teu ponto de honra. vai passear .

      • mosssad

        4 de Maio de 2012 as 19:18

        assim tambem os compadres do Riboque estao chateados …vao para MAto Vigozo discutir ….este foram e para dar opinioes e criticar os politicos corruptos e ladroes da nossa praca

      • rapaz de riboque

        5 de Maio de 2012 as 17:51

        amiga riboquina costuma-se dizer por vezes a ignôrancia é atrevida é o seu caso por acaso não tenho só 4ºclasse e nem vivo ai na nossa terra mas lamento a senhora que se diz ter muitos esfudos inferiorizar os que só teem 4ºclasse porque? julga-se ser superior em relação aos mesmos ? não porque infelizmente na nossa terra há uma grande taxa de analfabetos será que eles estão excluidos na dos direitos humanos ? acho que não poratnto amiga guade os seu estudos e respeite os nossos irmão que infelizmente não tiveram possibilidades de terem chegado mais longe . Mais lido quem muito alto voa quando tiver um tombo parte-se todo é o seu caso bom fim de semana e se precisar de algo da minha pessoa com muito gosto estou pronto em ajuda-la sem vaidade nem complexos graças a Deus

  28. Fijaltao

    4 de Maio de 2012 as 18:10

    Estamos a brincar “O DIREITO”! Olha, é bom assim; pelo menos eu e muitos outros aprendemos a brincar o direito! Isto faz-me lembrar aquelas maratonas de jogos de matemática em que participam muitos miúdos e alguns deles levam taças, medalhas,e há um que sai de lá campeão… enfim são coisas do direito e da matemática!

  29. Fijaltao

    4 de Maio de 2012 as 18:15

    Nota: Gostaria ver esses jogos no Nós por cá!Seria de partir a mocada só a rir!

  30. Engenheiro( LISBOA)

    4 de Maio de 2012 as 19:04

    Eu sinceramente não sei o que dizer pois, também eu, embora fora do país, sinto tanta aversão por esse conjunto de teatros sucessivos que tem surgido na nossa praça, no nosso Belo país.
    O que mais me admira desses ditos intelectuais que se envolvem em disputa desta natureza,é que os tipos têm tanto para comer, para beber e viver a vida de forma tranquila e honesta com sua famíla e amigos, são tão néscios que se esquecem que a vida dura pouco tempo e que convém que ela seja bem vivida e aproveitada ao máximo para seu próprio bem e para bem dos que estão a sua volta.
    Que palhaçada de homens! Homens que estudaram(talvez) e fizeram um curso superior( talvez) que deviam manifesta alguma serenidade e competência de forma a servir o povo de bom grado e evitar estar sempre NA BOCA DO MUNDO, preferem viver atrapalhados com a própria vida, envolver em querelas, passam a vida a arquitectar CORRUPÇÃO.

    Meus senhores vocês t~em que ter a pena da vossa vida e da vossa alma.
    A vossa alma precisa se descansar.
    Pior de tudo é que como são cegos espiritualmente não vêem CAMARA DE VIDEO VIGILÂNCIA( JESUS CRISTO) que 24 horas por dia está a observar os roubos, as prostituições, as confusões e toda a espécie de mal que têm causado ao nosso pais, aos mais desfavorecidos.

    Um dia!!! compreenderão que gastaram a vida em vão aqui na terra, mas será tarde.
    Eu espero que o BOM e MISEICORDIOSO DEUS abra os olhos do coração dos nossos governantes e todo homem santomense para que possam aprender distinguir a mão direita da mão esquerda de modo que tenha o prazer de rejeitar o MAL.
    O país precisa de PAZ e estamos a 37 anos a nos desunir ao invés de nos unir-mos como família e como irmãos.
    Digp-vos a todos e quem quiser acreditar que acredite: EXISTE UM SEGREDO DESDE O INÍCIO DA INDEPENDÊNCIA QUE FAZ COM COM QUE AS PESSOAS GOVERNANTES NUNCA SE ENTENDERAM.
    O PINTO DA COSTA QUANDO VEIO A PORTUGAL (antes das eleições),EU QUERIA REVELÁ-LO MAIS ELE MAIS O TEMPO NÃO PERMITIU.
    É algo simples que até parece loucura mas é VERDADE.
    Eu amo a ciência e o conhecimento científico mas, acredito em DEUS.
    Se isso não for mudado em S.Tomé e Príncipe, digo-vos nem com petróleo, nem com ouro refinado, nem com todo donativo do BAD; BANCO MUNDIAL,FIDA,FED,IPAD e por mais dinheiro que a gente tivesse! NADA! O país será sempre um país de confusão, não desenvolverá e será sempre “CLINCATÁ”, pedinte e escravo da sua sorte,embora com apenas quase 200 mil habitantes.
    Seja o que DEUS quiser!!!
    Quem têm ouvido OUÇA!
    Mas, é uma pena siceramente!

  31. Quá ê dá ê dá

    4 de Maio de 2012 as 19:48

    Parece-me caracterísco no cenário judicial santomense esse histórico de se afastar, leia-se alijar, de suas funções juízes que digamos “atrapalham” alguns interesses excusos em nossa sociedade. Leitores mais atentos devem se lembrar de um juiz que atuava em nossa praça nos anos 90 atormentando muitos homens públicos e principalmente privados, e que foi extirpado do palácio da justiça, até hoje por circunstâncias não esclarecidas.

    Receio, sinceramente, que este não seja o prognóstico do Meritíssimo Augerio Amado Vaz. O que será daqueles que não quiserem se aliar ao sistema pernóstico, ao compadrio que tanto eferma a sociedade santomense levando até mesmo a sibilos no Judiciário. Que critérios foram levados em consideração para se chegar a atual composição do Conselho Superior do Judiciário?
    Paz e bem à todos.

  32. Estamos tramados

    4 de Maio de 2012 as 22:24

    Caro Jordao Melacia
    O Procurador nao esta fazer jeito a ninguem. Pergunta-lhe qual é o seu salario mensal. Uma pessoa que ganha em todas bocas ainda que seja alvo de tudo nunca quer deixar o taxo. Porquê que ele nao faz como Provedor da Justiça Portuguesa Dr. Nascimento Rodriques que terminou o seu tempo impôs a sua substituição. Ele disse se o Governo não indicar lguem pra lhe substituir o posto vai ficar vazio pq terminou o seu tempo ele deve sair. O nosso procuradorzinho é ambicioso, gosto mto das saias por isso é que ele tb anda metido na corrupçao para viver a lorde. È pena termos os partidos que temos qua não exigem a cabeça dele.
    Patrice rua com o Procurador para mostrar a firmesa do teu governo no combate a corrupçao. Se calhar és tb da mesma linha e anda ai a comer-nos com sôplô.
    Fui

    • Mina Piquina

      5 de Maio de 2012 as 13:53

      Isto está igual ou pior a Guiné Bissau. Estanos lixados. Patrice a engordar e o povo a morrer.
      Fui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo