Escritórios da Rosema e dos advogados das partes em litígio foram assaltados

Na última noite os escritórios centrais da Cervejeira Rosema na zona de São Gabriel, foram assaltados. Segundo testemunhas, os assaltantes levaram apenas documentos, depois de terem vasculhado todo o escritório, ao que tudo indica a procura de mais documentos.

A Administração da Cervejeira Rosema, já entregou o caso a Polícia de Investigação Criminal. Um assalto que alegadamente tinha como alvo principal documentos guardados no escritório, uma vez que segundo testemunhas, os assaltantes não levaram qualquer outro bem existente no edifício. António Monteiro membro da administração da fábrica, disse a TVS que o assalto foi encomendado. Para além dos documentos ligados ao processo judicial que envolve a fábrica, os assaltantes levaram cerca de 20 milhões de dobras.

No entanto nas vésperas do dia em que o Juiz do Tribunal de Lembá, Augério Amado Vaz, ordenou em despacho a devolução da fábrica de cervejas ao grupo Ridux de Melo Xavier, o escritório do advogado Guilherme Posser da Costa, que defende os interesses do grupo Ridux, foi assaltado.

Segundo o advogado, os assaltantes levaram pem- drives e dois computadores portáteis. O advogado acrescentou que os assaltantes arrebentaram o cofre do escritório em busca de documentos, vasculharam as gavetas e levaram mais documentos.

Por mais estranho que pareça, mas a verdade é que na mesma altura, registou-se outro assalto também num escritório de advogados, desta vez pertencente a um grupo de advogados actualmente liderado por Levy Nazaré. O escritório em causa foi o primeiro a defender os interesses do grupo JAR, que está em contenda com a Ridux, por causa da cervejeira Rosema.

Os dois escritórios d advogados assaltados, estão localizados no centro da capital são-tomense. O que defendeu a JAR até o momento em que o advogado Afonso Varela subiu ao Governo,   está localizado na Avenida Marginal 12 de Julho, e o que defende a Ridux está localizado na Avenida Kwame N´Gruma, vizinho da embaixada de Angola em São Tomé.

São novos elementos que deixam entender que o caso Rosema, está a aquecer cada vez mais, e está a gerar preocupação no seio dos elementos que integram os dois grupos em contenda. Um funcionário da Rosema, ligado a actual administração da cervejeira, disse ao Téla Nón, que « já estou a sentir medo disto. Isto está a evoluir de forma muito perigosa», referiu, depois de ter relatado o assalto da última noite no escritório central da cervejeira Rosema.

Abel Veiga

  1. img
    Hugo Menezes Responder

    Nome dele é cocó de bixo

  2. img
    Simão Tebús Responder

    História mal contada

  3. img
    Simão Tebús Responder

    porquê k esses documentos n estiveram num local seguro?

    • img
      Dos Santos Responder

      Meu amigo nao existe local seguro.Quanto a este tipo de coisa.

    • img
      Zé Maroto e Grão de Milho Responder

      Quem disse que n estava num local seguro, por isso local seguro é relativo…

  4. img
    Mina Piquina Responder

    Isto está pior do que a Guiné Bissau. Sempre a subir, até a vitória final.
    Fui

  5. img
    paulo Responder

    Acabei de ouvir numa televisão de Portugal. Um Juíz foi apanhado com arma no aeroporto de Lisboa. Foi detido e mais tarde solto.
    Nunca vi tanta vergonha para um país pequeno como o nosso.
    Chega! Chega! Chega! Estes políticos e Juízes devem todos ir para prisão. É muita vergonha para o nosso povo.
    A notícia passou, mesmo agora, na TVI. Desafio o Tela Nóm a aprofundar esta notícia. É um autêntico escândalo para o nosso pobre país.

    • img
      luisól Responder

      Isto só vem provar que os Srs. magistrados de STP não têm perfil nem deontologia alguma, porque fazer isso sendo juiz s+o prova o seguinte:
      - não tem categoria,
      - no aeroporto o poderoso não passa pela máquina,
      - o que não terá sido trazido ao longo dos anos por estes senhores que não são revistados.
      STP no seu melhor…

  6. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Eu perguto, qual das partes em letigios se podem acusar uma vez que os dois escritorios foram assaltados em silmuntaneo? Ou havera interresse dum outro terceiro nesta contenda? Esta fabrica deve valer mesmo muito dinheiro pra ter tanto misterio e dezavensa que isto esta provocar! No fim disto tudo, pesso-vos uma coisa, nao aumentem ainda mais o preco da cerveja, porque localmente so ha temos como nossa!

    • img
      Biz Responder

      A solução para esta guerra sobre Rosema, é o estado coloca-la em concurso publico.

  7. img
    luisó Responder

    sr. abel onde está o meu comentário?

  8. img
    jamaicano Responder

    QUANTO MIM, ACHO O SEGUINTE: TODOS OS IMPLICADOS NO CASO RESEMA DEVEM TER UMA RESIDENCIA! PRISÃO… Desde juís Augerio, os mafiosos, Silvestre Leite, Roberto Raposa e outros cambardas envolvidos nesta festa da “VÓVÓ GERALDA”

  9. img
    jamaicano Responder

    Um juiz conselheiro de São Tomé e Príncipe foi detido esta segunda-feira à noite no aeroporto de Lisboa com uma arma de fogo e munições.

    O juiz conselheiro Manuel Tomé preparava-se para embarcar no voo com destino a São Tomé e Príncipe quando a polícia do aeroporto o interceptou com uma arma de fogo com 16 munições.

    De acordo com a PSP, o juiz foi libertado já de madrugada e intimado a comparecer para interrogatório judicial, esta manhã.

  10. img
    N.C Responder

    Bonito,mesmo bonito….tudo isso,so falta mesmo rolar cabecas e verter sangue.Desde que se mata uns aos outros do “topo”,farao um favor a sociedade

  11. img
    jamaicano Responder

    Resultado de tudo isto é: País com nome de país,mais desgovernado e com um Presidente que se pensava ser salvador da patria, depois de eleito só dorme e com discursos cheio de paleio.Qual será o destino deste nosso S.Tomé e Principe para aqueles que tenhem na verdade
    amor por esta terra? 1ª Pinto resultado =0 Miguel Trovoada resultado =0 Fradique resultado =0 Pinto de novo resultado=0….
    ATÉ QUANDO? RESULTADO SÓ =0

    • img
      mosssad Responder

      Temos desde Van Dame(Roberto Raposo) … ate Stalone.(Silvestre Leite) Bruce Wills (Manel San Xibilia) ..Jason Statham ( Gege Amado VAz) …. Arnold Schwarzenegger(Pinto da Costa) assim sao protagonista do Filme (OS MERCENARIOS SANTOMENSES)

    • img
      Amor a stp Responder

      Presidente d republican so tem Doris poderes que eu me Lembro que Sao, vetar a lei dos deputados e representar o pais nada mais do que isso ele poderá fazer as Suas palavras nao muda nada para o governo este sim manda e desmanda no pais…. Governo inutil e xulo so esta levando stp a funds do poco, nao sei se vamps encontrar uma lux no fim do tunel

  12. img
    rapaz de riboque Responder

    ~sem comentários meu Deus o que isso chegou mais coisas ainda virão acontecer esperem para ver.

  13. img
    San Imé Responder

    Bobo muito é um jogo esta nesse tribunal se Deço ná lentla ni oméfa cuwá sé cá bi ché motxi antaó

  14. img
    gostoso Responder

    SINCERAMENTE! ASSIM VAI A NOSSA JUSTIÇA E OS NOSSOS JUIZES! HAVER VAMOS!

  15. img
    HLN Responder

    Estarei no camarote, porque não há comentários, filme.

  16. img
    Francisca Cara Linda Responder

    “Rosema ai se eu te pego”.
    Isto daria um grande filme policial, de verdadeiro suspense. E pena não termos realizadores ca na terra.

  17. img
    ag Responder

    O Juiz que foi apanhado com arma e munições em Lisboa é parente de Leite e foi Jubilado como Juiz Conselheiro, sem nunca ser Juiz de carreira só por ser parente da mulher de Leite e por isso a Dr. Hirondia que também não é Juiza de carreira também apanhou essa boleia e ja esta jubilada. Leite peça a sua demissão mais primeiro paga o salário do Dr. Semedo que fostes até Portugal para apresentares a nossa deliberação de lhe dá por finda as funções aqui é mundo. Um pastor da Igreja Mecianica burlou uma Senhora idosa. Adivinha quem é esse pastor? Aqui é mundo. Requlariza os salarios dos novos Juizes. Apresente a lista dos dinheiros de viajem dos Senhores. Parem com bandidagem.

  18. img
    Ag Responder

    O Juiz conselheiro em causa é um antigo empregado da Lisnave em Portugal, que nunca foi quadro da Magistratura Santomense que começou como tradutor da Lingua fora para Português e que não tem condições nem para ser meu aluno e que o Leite por ser parente da mulher lhe fez frete e lhe Jubilou como Juiz Conselheiro, o que possibilitou que a Dr. Hirondina que também não faz parte da magistratura fosse beneficiada também com jubilação. Leite peça a sua demissão, mais antes mande pagar os salarios em atraso do Dr. Semedo, que tu mandaste vir te assessorar e até agora não pagas ao homem e levaste a tua deliberação que dá por finda a comissão de serviço dele para Portugal para o tramares. Isso é o esras a apreender na igreja Mecianica com juré, a proposito um pastor daquela igreja tem estado a burlar muita gente. Quem será?

  19. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Podem assaltar Todos os escritórios em S.Tome, os documentos mais importantes do Processo Excutivo 2/ 2009, estão todos em Portugal e em Angola, este ultimo país o Juiz Augerio Dos Santos Amado Vaz, ordenou como medida cautelar a dois anos atras ao seu Escrivão de Direito fosse entregar pessoalmente duas cópia autenticadas, uma ao Supremo Tribunal de Justiça de Angola e Tribunal marítimo de Luanda, e em Portual, tanto o Sócio Gerente da JAR, Lda Senhor Auguto Amilcar e a sua Prima Advogada Portuguesa, como o Senhor Melo Xavier sócio da Ridux, como a Senhora Dulce Xavier proprietária da Canjoa, estavam suficentemente informados simultaneamente de tudo quanto se passava relativamente a esse Processo, sem contar com outros serviços de informação de diferentes países que não é por aqui chamado estavam informados de tudo quanto se passava relativamente a esse Processo, sem contar que existe cópias na Procuradoria Geral da Republica, nos Serviços de Inspensão Judicial. Todas essas medidas cautelares foram tomadas porque por um lado tratava – se de um processo de duas sociedades Angolanas, com sócios Angolanos e Portugueses, o qual o Juiz também estava implicado falsamente num escandalo Financeiro do Tribunal de Contas, com um outro Processo- Crime encomendado pelo Senhor Procurador Geral da Republica que quando se apercebeu que o Juiz iria actuar rapidamente se introduziu no Supremo um processo crime fantoche contra o Juiz, com fotografias tiradas numa casa particular, sem autorização judicial, que devia ser mandada destruir por este, para mais uma vez denegrir a imagem do Juiz. Gostaria de recordar que todos esses factos tiveram lugar a dois anos atras, e que tanto a JAR Lda, como a Ridux, ja não tinham Advogados no Processo, pois o Dr. Varela abandonou o pleito e não substabeleu para outro Advogado, porque foi ocupar tarefas de Governação e o Dr. Posser recusou de receber qualquer notificação do referido processo. O Procurador da Republica junto ao Tribunal de Lembá o Dr. Correia também, não quiz ter nenhuma intervenção neste processo porque sempre criticou e condenou a practica do Confre Geral dos Tribunais que fazem rateo das custas antes de finda dos Processos e com razão. O juiz Augerio Amdo vaz em dua ocasiões conseguiu abortar a venda por hipoteca das referidas instalações fabril.
    Esta é a verdade que pode ser provada a qualquer momento, pois todos os intervinientes graças a Deus estão vivos.

  20. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    As minhas sinceras desculpas pelos erros ortograficos, pois estou escrevendo com o coração na boca e emocionalmente afectado.

  21. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Por favor não confundam duas coisa, “gégé” e Juiz Augerio Dos Santos Amado Vaz, que sem Gabinete, e sem receber mais um tostão, por acumulação de Serviço, despachou em menos de três meses e conclui, mais processos cíveis que todos os demais Juizes, juntos neste periodo e que foi suspenso daquelas funções pelo facto relacionados com processo do tribunal de Lembá que nada tinha a ver com aquele Juízo antes pelo contrario, e que nunca viaja com subsídiu e passagem pagas pelo erário publico. É trabalhador, que construiu mais de quatro casas e armazens e que tem um nome na sociedade para defender.E que aproveita para convidadar a qualquer um dos seus Adversários que venham a praça publica para desmenti – lo num debate directo com intervenção do publico em geral em que autoriza que todos que se julgarem injustiçados por qualquer decisão proferida por este Magistrado que o denuncie publicamente. Somos muito poucos, toda gente sabe o que aconteçe em S.Tomé e Príncipe e estamos condenados a dizer a verdade, sempre verdade porque a mentira tem pernas curtas.

  22. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Os numeros de telefones do Senhor Augusto Amilcar, sócio gerente da JAR Lda São: Angola – 00244926426930
    Portugal – 00351916349936
    Da sua Prima e Advogada – 00351917236618
    Do seu representante em Angola- 00244923939070; perguntem a esses Senhores que são Adjudicantes da Cervejeira Rosema, S.A.R.L, se alguma vez o mesmo, transferiu um tostão para S.Tomé para pagar as custas do Processo ou a Compra da Fabrica, esse Senhor Augusto Amilcar é quem Adjudicou a fabrica, o Senhor António Monteiro é Fiel Depositário nomeado pelo Tribunal Regional de Lembá para exercer as funções de Fiel depositário eAdminstrador que até a presente data não prestou contas e que se encontra obrigado de o prestar no prazo de 30 dias, aliais o Juiz nomeou o este Senhor quando o proprio Advogado da JAr.Lda havia indicado o Senhor Manuel Martins.
    O senhor Micas até contactou via telefonica um outro Advogado em S.Tomé, o Dr. José Carlos Barreiro e por razões que desconheço a assunto não foi avante.
    Que venham para S.Tomé e me desmintam.

  23. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Não tenho nenhum parente ou amigo meu (apesar de muitos pedidos feitos ao respeito), que trabalha ou vende Cerveija da Rosema. Os meus amigos que me conhecem sabem que quem gosta de beber Cerveija é o meu Cunhado MiMi, eu bebo Scotch whisky, de preferencia JB novo e pago com meu dinheiro.

    • img
      Jordao sincero Responder

      Meu Caro,

      Tu es um Homem sem principio e com certeza tera um fim mau. Tu sempre tentas-te subornal o PGR. Dr. Roberto, aconselhando-o a ser como tu (corrupto), e agora anda ai a fazer esse filme todo de coitadinho. Olha tamos de olho em ti, nao pensa que denigrindo o bom nome dos outros e que limparas a tua imagem, seja coerente.

      • img
        Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

        se tens provas desta afirmação apresenta -as, mas dê a cara, não fique no anonimato. Será que foi um dos beneficiário do Concurso fantoche?

    • img
      mosssad Responder

      Caro Gege..se tens que abrir o jogo todo abre duma vez por todas, ninguem esta interessado em saber se bebes whiskey ou nao se e JB novo ou velho tambem nao interessa as pessoas saberem. Mas sim o que interessa e o que se passa neste filme de Mercenarios que se armam em DR’s.

  24. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Tanto é que não bebo cerveja que não consigo escrever bem essa palavra, se com Cerveja é assim imaginem quando for com petrole, vão beber petrole, aliais petroleo, o Senhor Procurador Geral da republica recebeu tantas caixas de Cerveja de Melo Xavier, neste fim de ano que se calhar ainda tem cerveja na sua gileira.

    • img
      Jordao sincero Responder

      Meu caro,
      O Sr. esta descontrolado acalme-se e olhe ao ponto em que esta a chegar.Pelo vistos o Sr. e mto fino, so bebe Scotch Whisky, agora ja nao bebe cerveja, ja nao e corrupto…enfim e um modelo de gente, mas so agora? poxa seria bom que a sua excelencia possuisse essas qualidades todas a mais tempo, antes de perder o taxo. Bem para um bom entendender pouco palavra basta, o Sr. estria melhor calado.

      • img
        Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

        Sempre fui assim, e não vivo de tacho e não estou suspenso das minhas funções que aliais ja não tenho pachorra para continuar a exercer -la.

        • img
          gadhadfi Responder

          OOOHHHH bo subli ola bo ca ke, bixo sooooooo

  25. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Reservei o dia de hoje para estar em On Line, e interagir com todos aqueles que tiverem interressados em saber o que se passa com a cervejera Rosema ou com qualquer assunto dos Tribunais que não estejam em segredo de Justiça, bem como porque que há varios arguidos da ilha do príncipe que estam indiciados por crimes graves e se encontram em liberdade por não haver dinheiro para realizar julgamento e haver muito dinheiro para viajem turistica de muitos Magistrados, digo viajem Turistica porque perguntem ao Conselho Superior Judiciario se alguma vez recebeu relatório de assuntos que os Senhores Magistrados vão constantemente tratar no exterior.

  26. img
    rapaz de riboque Responder

    só nesta terra credo até quando vai acabar esse teatro que dura a 37 anos

  27. img
    telá bõ té pesô Responder

    á mafia nessa historia uma vez que rosema foi entregue para o antigo Dono que envolvia muitas historia vem dizer que o escritório foi assaltdo quero uma justificação..

  28. img
    Anjo do Céu Responder

    Espero k no meio desta guerra toda possa salvar a Empresa,mas peço autoridades de reforçar segurança no sector produtivo para uma eventual mão criminosa nos produtos.Porque existe dentro da Empresa 2 grupos tanto como operarios e burocratas.Existe grupos revoltosos que já receberam cartas de despedimento k ainda encontra-se a trabalhar e certamente está ao lado do Melo Xavier.Existe grupos revoltosos que ja entregaram grades e dinheiro que já lá vão meses que não recebem cervejas.Existe grupos dos beneficiados que recebem cervejas regularmente incluindo os operários.Sem falar dos descendentes beneficiados que não consideram nativos(forro) a comandar toda operação.FOrro ficou calado e sem expressão.Analizam este episódio.Fui

  29. img
    Mé pó félado Responder

    Caros irmãos, acedam ao site abaixo indicado para verem o perigo que corremos, atraves do patrice trovoada, varela, ninos, Raposo, leite , e seu amigo Virrot para quem o raposo tem feito telefonemas,etc. http://publishing.yudu.com/Library/Axzwj/24horasDec93016/resources/12.htm.

    ALERTA POVO DE S. TOMÉ E PRINCIPE

  30. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Augerio dos santos Amado vaz, enquanto jurista de profissão e um cidadão atento, vem aqui nesta Tribuna, explicar a todos os interressados os malabarismos e incongruências que tiveram na base deste “caso Rosema” que começou torto e que o Tribunal de Lembá tentou remediar.
    Veio uma Carta Rogatória do tribunal Marítimo de Luanda, para o Tribunal Regional de Lembá a mais de sete anos na altura o Ministro das Justiça era o Dr Justino Veiga. A verdade é que esta carta Rogatória desapareceu mistériosamente no Ministério da Justiça.
    Posteriormente o Dr. Afonso Varela, na altura conseguiu justificativos e cópia da carta e introduziu um processo declarativo de revisão de sentença no Tribunal Marítimo de Luanda, junto ao Supremo tribunal de Justiça. O Supremo Tribunal de Justiça de S.tome e Príncipe ficou com esse processo pendente a bastante tempo até produziu o Acordão 16/ 2009,esse processo que eu saiba nunca foi cobrado oficialmente o real valor das custas, e foi assinado por todos os Senhores Juízes Conselheiros do Supremo, Magistrados daquele Tribunal. salvo devido respeito pela opinião contraria, esse processo Revisão de Sentença estrangeira, devia ser decidido apenas por um dos Senhores juízes Conselheiro, por forma a permitir recurso para plenária, pois em alguns processos o Supremo funciona como 1º Instância.
    Na minha prespectiva jurídica a JAR.Lda devia ter introduzida a Sentença condenatória do Tribunal Marítimo de Luanda, no Supremo Santomense para revisão de sentença estrangeira e depois de revista essa Sentença introduzir execução dela, no Tribunal Regional de Lembá, pois o tribunal Marítimo de Luanda não tem competencia para decretar penhoras e bens que estejam fora de Jurisdição dela ou seja, Luanda. Quando a JAR Lda, intentou contra a Ridux, uma acção de execução no Tribunal Marítimo de Luanda aquele Tribunal devia declarar – se incompetente, em razão da matéria ou seja matéria da Competencia cívil e em segundo Lugar incompetencia territórial pois o Tribunal Marítimo de Luanda só tem jurisdição em Luanda. Não foi nada disso que aconteceu. Não foi nada disso que aconteceu, o supremo decidiu como decidiu,e vinculou o Juiz de Lembá com o seu acordão e que Juiz apenas ordenou que cumprisse o acordão do Supremo e nomeiou um administrador e fiel depositário como medida de caução. Não houve nenhuns recurso em todas as decisões tomadas pelo Juiz, que acautelou todos os interresses em causa mesmo sabendo que muitas decisões tomadas eram do seu proprio impulso processual com um unico objectivo garantir o interresses de todas as partes envolvidas.Nunca chegou nenhuma carta Rogatória dirida ao tribunal de Lembá, e que se houvesse o Juiz seguramente remetia a procedencia tendo em conta o anteriormente exposto. Desafio a qualquer jurista que me venha dizer o contrario. Quando dizem por aí que o processo executivo já transitou em julgado dá vontade de rir, pois o transito em julgado são para o processo declarativo, nas execuções o processo é concluido com o pagamento de todos os credores e devolução do remanescente ao devedor e só após isso é que o Juiz arquiva o processo. A Ridux na realidade nunca fora citada e a JAR Lda só podia registar definitivamente a propriedade em S.Tomé se tivesse personalidade juridica em s.Tomé, aliais nehuma das duas sociedades tem -na.

  31. img
    ddd Responder

    hum… bonito.

  32. img
    Joao Batepa Responder

    Este jornal gosta de colocar malagueta no peixe!

  33. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    O Poeta Cubano e Heroi nacional de Cuba José Martin tem uma frase que passo a transcrever:« vivi en el monstro y connosco su entranha» esta frase que traduzindo o seu sentido em Português quer dizer(viveu nos Estados Unidos, para ele potencia imperial que mantem o politica espansionista contra Cuba e que por este conheceu de por dentro ESTADOS UNIDOS), esta frase que os opositores do regime de castro traduze ironicamente como.«vivi en el Monstro e como lhe entranho» ou seja, (que martin viveu nos Estados Unidos e por esse facto tem enormes saudades da america) essa frase de Martin, serve para o meu caso em duas vertententes e nas duas não tenho e nem guardo nenhumas recordações agradaveis.

  34. img
    Dlima Responder

    Custa-me muito dizer isto, mas penso que a única solução para esta situação é encerrarem a fábrica e acabem logo cm isso.

  35. img
    chica esperta Responder

    Senhor Juiz, já agora, o senhor não foi suspenso porque dizem que cometeu um crime? Mas sendo juiz o seu processo não deveria estar a correr junto ao órgão que o disciplina? O que é que se passa? Será que neste país já não se cumpre a lei? Sendo do conhecimento público, o que é que os orgãos competentes estão a fazer, nomeadamente a Assembleia Nacional, órgão legislador em relação a este flagrante incumprimento da lei? Já agora que dá esta oportunidade, pode-nos responder qual é o vencimento dos juizes e se todos naquela instituição recebem o mesmo? Se entra dinheiro quer dizer que existe emolumentos, como é que são distibuidos? Senhor sabe-nos explicar? Se dizem que o Tribunal tem muito dinheiro, o que se fazem então com tanto dinheiro e queixam-se sempre da falta de condições de trabalho. Provavelmente muitas dessas perguntas acho que o senhor nem saberia responder mas acho que pode ajudar a esclarece-las.

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Eu, enquanto Juiz do Tribunal Regional de Lembá,em acumulação de Serviço também sou Juiz da Região Automa do Príncipe, e eu o o Senhor Dr. Leonel Pinheiro, estamos quase sempre no gabinete do Dr. Leite para pedir -lhe dinheiro para realizar julagamentos no Príncipe e em Lembá, no Principe, o Dr.Leonel até deve que libertar presos preventivos com crimes graves, por ter passado o tempo de legal de prisão preventiva, para Lembá não havia 3000 000,00 (três milhões de dobras) para realizar julgamento. Mas o Senhor Dr. Silvestre Leite me monstrou um lista com avultadas somas gastas pelos Senhores Magistrdos no igual periodo de tempo em viajem para Europa, felizmente o meu nome não está. Até a presente data não se discute a questão salárial dos novos Juizes que só têm novos Gabinete por empenho pessoal de Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro. A proxima vitima do sistema será seguramente a Dr. Kotia, porque não se quer no sistema pessoas independentes.

  36. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    O negocio de Compras de Deputados é o negocio mais rentável em S.Tomé neste momento e nesta matéria ha um Deputado que sempre foi perseguido e maltratado na praça publica e que para mim, é um dos nacionalista mais honrados no nosso país e um homem de convicção, reporto – me ao Dr. Delfim que apesar de muitas promessas matem -se firme em defesa unica e exclusiva do interesse de S.Tomé e Príncipe e do seu povo.

    • img
      mosssad Responder

      Quem e esse Dr Delfim ?????

      • img
        Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

        Tomara que metade dos santomenses fossem como Delfim.

  37. img
    Terrorista!!!!! Responder

    Vossa existencia esta com os dias contados….

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Por causa da estória do gato todos nós temos dias contados.

  38. img
    angel Responder

    Sr. Augério aproveitando toda esta confusão, explique aqui aos mais ignorantes (nós povo) algumas coisas:
    1 – A fabrica Rosema tem assim tanto dinheiro para ter todo este folumento?
    2 – Na televisão gente viu polemica com outro juiz que andou a soltar reus que fugiram do país. Porque é que ele não foi suspenso?
    3 – Fala-se que há um secretário todo poderoso ai no Tribunal que tem um processo crime contra ele. Porque é que este também não está suspenso?
    Essa vossa lei só funciona para uns quando convém?
    4 – O Tribunal só anda a julgar ladão que rouba galinha e banana. Onde ficam os outros?

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Por isso que faço uma caricatura ao simbolo da Justiça em S.Tomé e Principe, a Deusa Diké, com olhos arregalados, em vez de vedado(embora inicialmente tinha os olhos abertos) numa das mão uma balança com dois pesos,(quando deveria haver um unico peso) e a mão estendida (a pedir esmola) quando devia estar uma espada

  39. img
    Angel reforça Responder

    Sr. Augério aproveitando toda esta confusão, explique aqui aos mais ignorantes (nós povo) algumas coisas:
    1 – A fabrica Rosema tem assim tanto dinheiro para ter todo este folumento?
    2 – Na televisão gente viu polemica com outro juiz que andou a soltar reus que fugiram do país. Porque é que ele não foi suspenso?
    3 – Fala-se que há um secretário todo poderoso ai no Tribunal que tem um processo crime contra ele. Porque é que este também não está suspenso?
    Essa vossa lei só funciona para uns quando convém?
    4 – O Tribunal só anda a julgar ladrão que rouba galinha e banana. Onde ficam os outros?

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      O pobrema da nossa Justiça já foi por diversas vezes identificada. Parece – me que não há vontade politica para implementar -la. Devia haver um pacto do regime para de um vez por toda implementar as medidas pertinentes para fazer funcionar a justiça. Em primeiro lugar, é consensual que não se pode combater a corrupção, com uma Policía de investigação crimininal, sem meios e sem quadros qualificados para o efeito. Uma simples impressão digital, não se faz em S.Tomé, outrossim, não temos nehum serviço de inteligência e informação. Os inspectores Judiciais, ganham menos que dois milhões de dobras, etc. Tanto O Ministério publico como os Tribunais e a Ordem estão de costas viradas, cada uma dessas Instituições, criaram conselhos de chicos espertos para se autoprotegerem e defenderem a todo custo de qualquer sindicancia digna desse nome, por isso que nelas existem dois pesos e duas medidas.

  40. img
    Cobra Preta Responder

    Credo ….!
    Delfim!?
    Gégé você perdeu cabeça, meu Deus.
    Levem -me o homem para casa dos d…..
    Gégé não está bem eh!

  41. img
    vava Responder

    o emprego dos cuetadinhos da rosema esta posta em causa, por um grupo de individos que não tem familias ou seja que tem a vida facil, porque se tivessem a vida deficil como alguns desse trabalhadores deveriam preocupar-se como resolver problema, desses Pais de familia que vão para o desemprego, é muito preocupante.

  42. img
    vava Responder

    ja ogora que estou em on line , podem me dezer como é que está a cituação da ENASA?

  43. img
    mosssad Responder

    E mais outra empresa que nao Funciona apesar de receber dinheiro dos passajeiros…que ja pagam taxa nos bilheites e ainda tem que voltar a pagar para sair do Pais…

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Em qualquer país minimamente civilizado, as taxas aeroportuária devem estar anexadas aos bilhetes de passagem,mas estamos a subir mesmo assim. Só com Cristo e eu sempre digo que Deus é santomense.

  44. img
    jamaicano Responder

    Não sei dizer outra coisa. A não ser que são todos ladrões, aldrabões e mafiosos.
    DESGRAÇADOS, DESGRAÇADOS INIMIGOS DO POVO.
    O SRS.LEITE DESCONDESADO, ROBERTA RAPOSA,ROGERIA AMADA VAZ ENTRE OUTROS MERCENÁRIOS ENVOLVIDOS NO CASO ROSEMA…JA ESTÃO EM SINTONIA ATÉ COM A MAFIA ESPANHOLA E COMPRA DE ARMAS E MUNIÇÕES NO ESTERIOR. DESGRAÇADOS, DESGRAÇADOS….

  45. img
    O Analista e Censurador Responder

    Isto é um cumulo de muita vergonha num País tão pequeno como nosso.Nem sei como fazer comentário de tanta disparidade.A única coisa é aguardar a final da história.Que Deus proteja os inocentes.

  46. img
    C & C Responder

    Brincadeira!É muita brincadeira deve esta gelada a cadeira do senhor Silvestre Leite e da sua Raposa da procuradoria geral. Brincadeira até parece um jogo de futebol!!!!!! muitos golos.

  47. img
    Mundo tê pézo Responder

    Que maldade, povo só com cristo

  48. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Aos Serviços da SINFO, para os devidos efeitos

    Director-adjunto do SIED demitido
    O director-adjunto do Sistema de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) foi demitido na terça-feira pelo secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), segundo um comunicado oficial esta quarta-feira divulgado.
    Já hoje foi também afastado de funções, a seu pedido, o director do Departamento Comum de Segurança do SIRP, acrescenta o texto enviado pelo gabinete do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira.
    O comunicado não faz referência a nomes, mas na página na internet do SIED consta o nome de João Pereira Bicho como director-adjunto daquele serviço desde Agosto de 2010.
    As demissões são conhecidas dois dias depois de o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa ter acusado três arguidos no ‘Caso das Secretas’.
    São eles Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED, Nuno Vasconcellos, presidente do grupo Ongoing, e João Luís, antigo director do Departamento Operacional do SIED.

  49. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    O que me admira no meio disto tudo, e estou certo que muito concordarao comigo, E a forma como o alto Magistrado da Nacao esta assistindo este espectaculo todo, parece-me que estamos na eminencia de tornarmos num estado falhado como anteriormente alguem ja se pronuncio neste forum.
    Ja estou pensando em arrepender-me dos dias em que sai de casa pra ir votar, estava convicto que depois dos tristes dez anos passados, ai estaria um homem capaz de arrumar a casa e por as coisas no seu devido lugar. Espero nao ter me enganado…! Que coisa, ate quando vamos conviver com esta situacao? Sera que nao valeu a pena votar? Se assim for, espero nao ter que perder o meu precioso tempo em escolher pessoas que no fundo nao nos dignificam, pelo contrario, so nos fazem sentir revoltados conosco mesmo.

  50. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    O Senhor Oliveira que esteve a bem pouco tempo em S.Tomé, na reunião do Conselho de Administração de um Banco de um grupo Empresarial AngolanoMercado cervejeiro ganha nova empresa
    O angolano que aprecia cerveja tem motivos para comemorar: a M´Bakassy, empresa do Grupo António Mosquito, e o grupo francês BIH (Brasseries Internationales Holding) anunciaram que juntarão as suas forças num empreendimento que promete injectar fôlego no mercado de bebidas do país. Motivadas pelo crescente aumento no consumo de cerveja em Angola, efeito do acelerado crescimento económico nacional, as empresas investirão em conjunto 42,6 milhões de dólares para a reforma das instalações da antiga Coba (Companhia Industrial do Huambo), actualmente desactivada. Para além da construção de novas instalações na fábrica, está prevista a substituição das suas máquinas, que hoje se encontram obsoletas. Todos os equipamentos serão importados.Calcula-se que a nova empresa, que terá o nome Nocebo (Nova Companhia de Cervejas do Huambo), incrementará a produção nacional de cerveja em até 150 mil hectolitros ainda neste ano. Em 2009, a produção da Nocebo deverá chegar a 250 mil hectolitros até que, em 2010, se estabilize em 300 mil hectolitros.Com a Nocebo, localizada no município da Caála, a província do Huambo reassumirá um papel de grande relevância na produção cervejeira de Angola. Também ganharão os seus habitantes, já que haverá a necessidade de recrutar mão-de-obra local.Para a instalação e o início das operações da fábrica, serão criados 150 empregos directos. Depois de seleccionados, os técnicos receberão capacitação profissional. A necessidade de escoar a produção para outras regiões abrirá ainda espaço para o surgimento de pequenos distribuidores.Maior ofertaO aumento da produção nacional de cerveja acirrará a competição entre as empresas do ramo, o que tende a baixar o preço do produto. A entrada da Nocebo no mercado ampliará a fatia de produção interna nas vendas do sector. Hoje, 67% das cervejas vendidas em Angola são fabricadas no país. O BIH, um dos parceiros do empreendimento, é responsável por 75% desse montante.O anúncio de investimentos no sector cervejeiro ocorre num momento extremamente favorável da economia angolana. Para além das altas taxas de crescimento verificadas ao longo dos últimos anos, o país conta hoje com uma boa parte das suas rodovias reabilitadas ou em fase de reabilitação, o que permite a distribuição para todo o território, a custos compatíveis.
    ————————————————————————————————-Há muitos interesses em Jogo.

  51. img
    vaceler rodrigues Responder

    OLHA ISSO É MUITO SIMPLES E NÓS TEMOS OLHOS PRA VER QUE TEMOS SENHORES DE FATO QUE NÃO TODOS SERVEM POR ISSO VOS DIGO O BOM É PEGAR MESMO NAQUELES QUE NÃO SERVEM METER NUM SACO BEM VIVO AMARAR A BOCA E DEITAR NO MAR MAS CHORA SÓ O SACO PORQUE FAZ FALTA

  52. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Hoje quem pude ver com olhos de ver, já notou que houve confusões na secreta Portuguesa e modesta parte não tem nada a ver com Augerio dos Santos Amado Vaz.
    Contactos estão sendo feitos com o cônsul de Cabo Verde em São Tomé, para dar toda a protensão a minha filha mais velha que se encontra em Cabo-Verde.
    Relativamente a minha filha que se encontra em Portugal, a sua protecção esta garantida pela Policia Judiciaria Portuguesa.
    Quanto a mim, sei que a minha vida corre perigo e que qualquer coisa que acontecer é da responsabilidade do Estado Santomense.
    Todos os meus familiares e amigos já sabem quais são os meus inimigos e que serão responsabilizados caso eu venha a morrer prematuramente.
    Desculpem-me, mais tem que haver alguém, para quebrar a loiça, pois estamos todos no mesmo lado da canoa e se vier o mão tempo e esta afundar, (adéua congo ê), nós todos afundaremos.
    Todos sabem do meu projecto social que é viver e conviver com todos os Santomenses por via virtual, por meio de facebook, yahoo.groups e tela non.
    A Pátria, ou a Mátria, não pode estar refém de meia dúzia de bandidos.
    Por favor Senhor Dr: Leite, resolva o problema que o Senhor criou antes de viajar para Maputo.
    Pátria ou Morte Venceremos.
    Augerio dos Santos Amado Vaz

    • img
      Conhecedor da Lei Responder

      SR. Augério, desculpe-me a franqueza, não acha que o Sr. está a precisar de um apoio médico?
      É melhor apressar antes que seja tarde.
      Com a cabeça não se brinca.

      • img
        Mafalda Brito Responder

        Sr conhecedor da lei
        1º Não é sr Augério mas sim Dr Augério Vaz
        2ºPode realmente necessitar de apoio médico mas para o ajudarem a ultrapassar toda a injustiça de que tem sido alvo.
        3ºPela dignidade deste país deveríamos todos agradecer as atitudes deste sr dr e não voltar a ofendê-lo.
        4ºComo se intitula de “conhecedor da lei” deveria ter mais tento e pensar antes de escrever.

  53. img
    Elias Amado Responder

    Meu caro amigo Angel, não havera resposta para suas questões: Isto é Sao-Tomé

  54. img
    eduardo Responder

    E altura de se traduzirem alguns documentos e fazer entrega nas embaixadas para que saibam que o pais nao e credivel para fazer investimentos.
    Quando as coisas etiverem montadas aparece um Monteiro qualquer que fica com os empreendimentos a custo zero e no “esquema”. Amigos angolanos que pensam investir em S.Tome procurem outra ilha, virem as atencoes para Cabo Verde que esta de longe melhor organizado que S.Tome e com um povo mais preparado. Tambem sugiro Mocambique.
    Em S.Tome nao existe justica. Nas conservatorias e nos registos centrais e so corrupcao.

    • img
      mosssad Responder

      Para o seu conhecimento Cabo Verde nao e tao diferente de SAO TOME , so que eles trabalham mais para o pais .. e nao roubam para meter no estranjeiro, mas sim roubam e fica mesmo em cabo verde, o Governo de Cabo Verde ja foi acusado de traficos elicitos de substanias. Por isso devemos colher informacoes antes de estar a acusar um e defender outro.

      Os Mafiosos santomenses, roubam e colocam na Europa, compram casas milhares de Euros, a quem isso beneficia? simplesment Portugal para onde e sempre o destino dos santomenses corruptos., para exibirem as meninas da rua que tem casa em portugal, mas nunca dizem que e dinheiro roubado, e por essa razao a populacao vive na miseria.

      MAFIOSOS CORRUPTOS=PAtrice e a sua Culpa

  55. img
    sérgio Campos Dias Responder

    Amigos e irmãos santomenses,isto é manobra mais antiga, se existe Adevogados no pais tem que aver envestigadores..
    dixa isto com a justiça. Zeté cabi libá deaua.

Deixe um comentario

*