Novos Juízes de Direito estão desanimados e ponderam entrar em greve

Investidos em Outubro de 2011, pelo menos 4 dos 5 novos Juízes de Direito, manifestam-se descontes com o funcionamento dos Tribunais. Numa carta endereçada a todos os órgãos de soberania, as 4 Juízas de Direito, ponderam avançar para greve.

«O nosso grau de insatisfação é tão elevado, que ponderamos a hipótese de protestar através de uma espécie de greve». Dizem as 4 juízas de direito, na carta endereçada aos órgãos de soberania e que o Téla Nón teve acesso.

Na carta, as magistradas admitem a possibilidade de greve, apesar de o Estatuto dos Magistrados Judiciais não permitir o recurso a este direito de manifestação, a greve.

Um sinal claro, de que é enorme a insatisfação das 4 juízas. Denunciam o facto de o seu ordenado ser inferior a dos demais Juízes de direito nomeados pelo Tribunal «inclusive inferior aos secretários Judiciais e Juízes auxiliares», reclamam.

Situação, no entanto contrária ao Estatuto Remuneratório dos Magistrados, que segundo as Juízas, equipara a remuneração dos Juízes de Direito a do Secretário de Estado do Governo.

A carta é subscrita por apenas 4 Juízas de Direito. O grupo de novos Juízes de Direito é composto por 5 elementos. O quinto é juiz, e antes de ser investido em Outubro de 2011, trabalhava como funcionário do Tribunal. Este não subscreveu a carta.

O leitor tem acesso ao conteúdo integral da carta de 6 páginas, endereçada a todos os órgãos de soberania e que descreve outros aspectos alegadamente injustos e anormais no funcionamento dos Tribunais.  CLIQUE –CARTA ABERTA DOS MAGISTRADOS JUDICIAIS

Abel Veiga

  1. img
    Calibre-12 Responder

    Isto está a aquecer…..!
    “Kwa s’ka bôbô”. Á cá samé-subá!
    Vamos esperar para ver se a indegestão de muitas atrocidades pode trazer a luz alguma solução aos vários problemas deste país que nos últimos meses se complicaram como nunca!
    A justiça esta mal, mas a ausência de um ministério da justiça forte e credível é que está a complicar ainda mais esta situação.
    Tenho dito!

  2. img
    Aleluia Responder

    Maculu odo plovia de má mina manda cá lumia família..

  3. img
    Nós Responder

    O Pinto da Costa e Salvador Ramos sâo dois “dorminhocos”, que pelos vistos não fazem falta a STP. Afinal de contas é o Patrice que faz tudo por eles! Acordem pah!

  4. img
    Juíz que não fará nada no tribunal Responder

    O tal Juíz que não assinou o documento é claramente uma ameaça neste orgão de suberania porque de facto demostrou que deve esconder o seu rabo para não perder a função e seguir expremendo o seu mel… Como ele há muitíssimos outros casos existentes no nosso sistema onde não existem VALORES HÁ JÁ A MUITOS ANOS ATRÁS E QUE ASSIM SEGUIRÁ. A promiscuidade familiar é a palavra de ordem em qualquer instituição em S.Tomé e Príncipe seja ela privada ou estatal.
    Face a esta situação, as os juizes deixaram claramente que independentemente dos diversos factos que relatam, a principal razão da missiva adormece no SALÁRIO E PRERROGATIVAS.
    EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NÃO SE LABUTA POR AMOR A ARTE MAS SIM POR RECOMPENSA OU RETRIBUIÇÃO E DAS GRANDES (BOLO) QUE HÁ JÁ ANOS VEM CHOVENDO E EM FORMA DE GRANIZO NESTE PEQUENO PAÍS INSULAR.
    MAS QUERO DEIXAR MUITO BEM CLARO QUE OS JUÍZES QUE ASSINARAM A MISSIVA, AGIRAM CORRECTAMENTE. BEBÉ QUE NÃO CHORA, NÃO MAMA. S.TOMÉ E PRÍNCIPE É UM PAÍS ONDE SE LUTA PELA CONQUISTA DO IMPÉRIO. JÁ É EQUIPARADO AOS ESTADOS UNIDOS (FAZEM-SE COLECÇÕES DE MANSÕES POR MAIS INCRÍVEL QUE PAREÇA). OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRE E OS RICOS CADA VEZ MAIS RICOS (ENAGENAÇÃO TOTAL).
    O LEMA QUE VEM REINANDO HÁ JÁ ANOS ATRÁS É (CADA UM QUE QUE LUTE PELO SEU IMPÉRIO). E JÁ NEM UTILIZAM (CADA UM QUE LUTE PARA CONSTRUIR SUA CAZINHA). CÔMO? CAZINHA? NENHUM GOVERNANTE, POLÍTICO E CERTOS QUADROS DO GOVERNO, CONHECE A FRASE (QUERO CONSTRUIR UM QUARTO E UMA SALA PARA MINHA MULHER). ISTO É UMA FRASE PARA OS POBRES E COITADOS. E NÓS… TEMOS QUE EXPREMER-LHES ATÉ SANGRAREM E FINALMENTE MORREREM PORQUE NÓS… TEMOS QUE FAZER A NOSSA VIDA. É TUDO UMA TRISTEZA GRANDE QUE REINA NESTE PAÍS INSULAR. PAÍS ONDE REINA UMA MISÉRIA INCRÍVEL AO NÍVEL DO POVO QUE INGÉNUO COMO SOMOS, SEMPRE COLOCAM INDIVÍDEOS CARRASCOS QUE NOS VAI SUGAR ATÉ A ÚLTIMA GOTA DE SANGUE. FUI MAS VOLTAREI.

  5. img
    Mimi Responder

    Estranho é que os meretíssimos juízes que dizem ter sido “chamados para ditar e administrar a justiça em nome do povo” tenham como primeira reclamaçao o facto dos seus bolsos estarem menos cheios que os dos vizinhos…

  6. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    Mostrem a Vossa competência, seriedade, independência, trabalho e amor a Patria. Depois reivindicam. Porque até agora ainda precisamos sentir de vós esses atributos. Deixem de estar na dependência do colomba. Ditem a Justiça.Tenho dito

  7. img
    olá Responder

    o juiz que nao assinou chamá-se Patrick e foi lá posto pelo sogro, portanto, como havia ele de piar, tugir ou mugir?

    nao tem coragem o rapaz, apenas poe os seus fatos improvisados e anda a roda a fazer paleio.

  8. img
    Leopaldo Responder

    Em poucas palavras as juízas reivindicam o Salário….tenham calma… ainda não mostraram serviço….vejo que o vosso maior interesse é o dinheiro.

  9. img
    Jurista Simplório Responder

    Finalmente, alguêm com coragem para por a nú a podridão que é o Tribunal governado pelo Sr. Leite. Até que não relatam tudo. Coitados são os que têm as suas vidas a serem decididas pelos malfeitores que ja a muito habitam os tribunais. Força Jovens Magistrados não se deixem intimidar. Voçês são as ultimas esperança, não se calem!!

  10. img
    pontape cavalo Responder

    Atentamente tive estimulante prazer em ler a vossa carta aberta fiquei triste no meio e no fim da mesma,ora muito bem …em primeiro lugar voces sabiam em que rumo iam tomar e em que casa iam,em segundo lugar voces estao la conotados de juizes serios espertos novos rigidos e decisivos na base da lei pois la nesta casa com o Leite isso nao funciona veja so o caso da rosema em que Leite esta envolvido na qualidade de juiz, advogado, procurador,amigo dos monteiros
    e fiel depositario maioritaro das aççoes alem de ser juiz presidente do supremo tribunal,vcs nao vao colaborar nunca com subornos..cabeça fresca demais..os processo nao estao andar isto porque nao ha macuta dinheiro..aqueles os mais de imediatos, os valores sao maiores e o Patrice fechou a torneira e abriu esgoto a equipa dele.,outro assunto tambem de se assinalar relactivamente aos juizes auxiliares nao existe na nossa constituçao bem claro fique desde ja alertos …lei base do sistema judiciario n 07.210 artg 31 juizes auxiliares sao nomeados temporariamente em substituiçao de um juiz colega do mesmo tribunal pela falta ou ausencia do outro juiz e esta substituiçao deve ser feita no concelho superior de magistrade judiciais ..entao nota.se logo que tudo isso deve.se a uma brincadeira,vcs nao vao ter sucessos e nen vao ter macuta vcs serao sempre juizes bloqueados isto porque eles temem de vcs discubrirem manobras e saidas dos macutas alheios e injustiças praticadas neste tribunal..contudo contiuam a lutarem mas com muito cuidado e geitinhos..

  11. img
    estudante em cuba Responder

    voces ja foram formadas, têm um emprego, têm um salario…
    a realidade do salario nacional é a realidade de um pais que vive de ajudas externas! de um pais que nao produz!

    Francamente estao a chorar de barriga cheia!
    Vai perguntar um estudante em cuba, em marrocos, brasil, nao esquecendo os outros em moçambique e mesmo em sao tomé, e verao que voces sao privilégiadas!

    vai perguntar o cidadao comum o que é nao ter uma refeiçao diaria condigna!

    O aumento que pedem nao é pra satisfazer as necessidades basicas, mas sim os luxos que os vossos pais vos habituaram!

    Se nao me engano este grupo de juizes sao pessoas que fizeram o liceu no tao famoso IDF.

    Habituram a estar acima do cidadao comum que por nao ter meios tinha que contentar com o nosso querido e superlotado Liceu nacional.

    Na vossa mente voces sao cidadoes santomenses de primeira qualidade, nao se podem misturar com o povo.

    Os vossos pais fizeram artemanha para irem estudar em Portugal, e nao cuba como grande maioria dos nossos conteraneos.

    Mas uma vez na vida activa voces terao o tratamento do cidadao comum santomense! Este salario minhas meritissimas juizes, é salario que muitos dos santomenses sonhariam em ter.

    Se ele nao chega para satisfazer os vossos vicios culpa é dos vossos pais que pilharam este pais deixando-o no estao que esta, que nao pode oferecer um salario digno a parte dos seus filhos.

    ja tiveram tratamento de favores até demais, agora terao que conhecer a dura realidade santomense! nao pôderao esconder atraz do IDF e o complexo de superioridade que têm em relaçao ao resto da populaçao.

    • img
      mosssad Responder

      Por acaso esses nao sao alunos do IDF…..esses sao mesmo alunos do Liceu NAcional

      • img
        mosssad Responder

        As pessoas que acham que so por estudarem no IDF sao melhores que os outros estao enganadas, tendo em conta que quando IDF comecou era escola para pessoas carenciadas, e so depois tornou escola para filhos dos portugueses, e como nao tinham numeros suficientes, abriram concurso publico no primeiro ano, que ate a Professora Marina Graca, facilitou a entrada de duas pessoas vizinhas que eram filhas da presidente da Camara e um Ex- Primeiro Ministro.

        De resto, quase todos foram selecionados por merito. MAs depois o IDF se tornou no que e que muitos chama de escola de ELITE, sem saberem a podridao que existe la dentro

        maus tratos, racismo e muito mais…nao por enquanto algumas dicas que dou sobre o IDF

        Outras sobre salarios dos professores, descriminacao do dia de Africa, Ex Bispo Dom Abilio Ribas….. e so perguntar que saberao muito mais….

      • img
        estudante em cuba Responder

        Estudaste com eles?

        • img
          mosssad Responder

          Sim feliz ou infelizmente..estudei no IDF ..mas esses nao sao do IDF

  12. img
    Bruna Responder

    A unica coisa que esta mal neste tribunal é o facto de vc receberem menos que outro juizes! É melhor ficarem quietas.

  13. img
    MÉ SOLO Responder

    Caro amigo Juíz que não fará nada no tribunal, O POBRE não pode falar em Mansão nem tão pouco ter uma viatura e outras coisas básicas porque todo seu esforço é sugado pelos RICOS que enchem as suas barrigas com o esforço do POBRE.

    Sabias que o POBRE é como PNEU, QUANTO MAIS TRABALHA MAIS LISO FICA.

    ASSIM, O POBRE NÃO AGUENTA ELE MORRE

  14. img
    Akeles Responder

    Meus Juizes novato, se vocês estão desanimando tão sedo vejo k não merecem la estar….Se kerem melhorar a justiça têm k ter força…..

  15. img
    SERA? Responder

    Meretissimas continuem assim, não se calem…lutem pelos vossos direitos, porque ninguem vive nessa terra de ” MUITO OBRIGADO PELO VOSSO TRABALHO”…FORÇA, APRESENTEM TRABALHO. A VOSSA LUTA SÓ ESTA A COMEÇAR…Como se diz: UNIDAS VENCERAM”

  16. img
    sebedo Responder

    dizer tudo isso de IDf pra as juizas é bom sim mas temos que ter em conta uma coisa. o lema do pagamento é salario igual ao esforco… se alguem trabalha mas do que recebe, esse alguem tornara corrupto de certeza, porque começara a desviar do cofre do tribunal e do estado como ja teem feitos os outros juizes antigos que ja la estao como confirma a tal noticia do relatorio da inspeção do tribunal de contas divulgado pela T.V.S em que consta que cada juiz ficou com uma parte da grana do cofre.
    OU tambem como O caso de LEITE, RAPOSO, VARELA E OS IRMÃOS MONTEIROS, e o tal cidadão italiano, que passarão perna em POSSER DA COSTA e o seu MASTER INSTRUTOR ADELINO IZIDRO no processo rosema.

    assim que minha jente temos que estimular um pouco mais as tais juizas pra que elas nao entrem na mesma onda da corrupção (máfia)que assola nos nossos tribunais é ministerio público.

    dps n digam k eu não avisei

  17. img
    jamaicano Responder

    Força!!! mais com competencia, trabalho honesto e respeito e deixem de lado a arrogancia. só assim as vossas reivindicações serão aceites.Porque a justiça Santomense está tranformada em um saco rechiado de lixo podre desde tribunal passando pelo vizinho procuradoria geral da republica e outros orgãos afectos a justiça. Mas mesmo assim, força….

  18. img
    Fijaltao Responder

    Há os que dizem: Embora não gostes do sistema, colabore com o sistema para o teu bem estar!

  19. img
    Angel Responder

    Minha gente, aprendam a ler e depois critiquem as sras dras, leiam a carta. Elas não estão a pedir aumento salarial, apenas igualdade perante os seus iguais e igual trabalho. Outra coisa, na carta falam de outras situações de desigualdade e de problemas no tribunal,que realmente deve preocupar a toda a população. Estou do vosso lado meritíssimas, força.

  20. img
    chica esperta Responder

    Meu povo, se não me engano, isso deve ser inédito no nosso país. É de louvar a atitude tão corajosa das meritíssimas. Denunciar o sistema não é tarefa fácil neste país, reivindicar direitos pior ainda, tanto é que os caríssimos leitores ao invés de perceberem o que realmente esta a se passar, o cerne da questão, põem-se com críticas típicas de são-tomenses medíocres, que não querem o bem estar do país, porque como a coisa está neste momento, devem tirar bons benefícios e que só aproveitam alguns. A verdade é para ser dita e tomara que todos nós, servidores deste país, tanto no privado como no público, principalmente, comecemos a agir porque só desta forma poderemos sair do buraco em que nos encontramos. Tenham muita coragem e força neste momento, porque se não for agora neste começo de carreira, nunca mais irão conseguir. Os que realmente querem a mudança de comportamento, estão do vosso lado. Tenho dito.

    • img
      manuel Responder

      porque nao metem logo vosso nome? ta na cara que quem escreveu isso so pode ser uma das juizas…:)

    • img
      Anguêné Responder

      Quando um profissional começa a trabalhar é como uma criança a gatinhar. Nao pode ter o direito igual a um professional de longa esperiencia. Primeiro tem que ter o amor ao profissão e depois pensar em dinheiro. Os que pensam muito em dinheiro igualmente as senhora candidatas juizas sem experiencia nenhuma nuncam seram boas proficionais, porque nao tem um ano impulsado e ja estão a criar problemas. O juiz é para criar paz na sociedade, não é para criar iniciativa de greve.

  21. img
    Clen Deçu Pade Cluçu Migi coge Responder

    Antes queiram aceitar o meu espanto como um cidadão lixado que sou que muitas vezes vi os meus direito e dos meus familiares, não me esquecendo do meu primo que enconytra encarcerrado, porque apagados pela própria justiça ao mando de voçes juizes malditos, que deveriam ser literalmente igual a lei, ao inves disso são hostil a ela, diabos que colocaram o nosso país na boca de cão.
    num país sem lei, sem ordem onde até as juíza já fazem greve.
    Ainda queiram aceitar a minha satisfação, por voces virem com essa carta reforçando a ideia que STP é um pais de briquedo, governo brica, juízes bricam, todos bricam , eu acho que o verbo que está na moda em STP é verbo brincar
    briquem meus estimados, brinquem… Podem brinacar a vontade , porque quando não há responssabilidade não ha cadeia, e no caso que ha ela tb é de brinquedo, podendo os presos serem altos funcionários de Próprio Tribunal, isto porque país é de brinquedo, por isso brinquem, até um dia que o povo envergonhado e deseludido tome atitude de pegar manchi…
    o sr. Leite que mete augerio medo de beber leito, coitadinho dele, nem sabe o que fala mais. Ele deveria comprar mascara…
    A carta em apreço nada tem a ver.
    com revindicação para uma boa administração da justiça em nome do povo;
    nada tem a ver com criação de boas condições de trabalho para os funcionário;
    nada tem a ver com integração do quadros dos Tribunais que têm habilitações compatíveis com a função jurisdicional, Nada, nada, porque os quadros formados são para coser os processos e suportar os maus humores das meritímas chateadas que não sabem qual decisão dar no elevado nº de processo acumulados nos seu gabinetes desde que empossaram;
    nada tem a ver com com a lavagem da cara tão suja, olha tão suja da justiça, que, aláis não há agua no mundo que a lave.
    Tenho a ver só só com DINHEIRO. Dão-lhe carros de luxo, dã-lhes Mais dinheiro para vermos o querem
    Se t~em vontade de Trabalhar então Trabalhem!
    Concorreram para juízes de 3ª classe sejam pagos como juíze de 3ª e não como de 1ª;
    Se Lei é incontitcional não sou eu que tenho ques dozer qual deve ser procedimentto
    ganhem vergonha o povo não é bobo

  22. img
    Sumano Mané Responder

    Quié País esta piorado assim?!

Deixe um comentario

*