Sociedade

Polícias de Ordem Pública e de Investigação Criminal desmantelam rede de assaltantes armados

9 jovens que compõem uma rede de assaltantes que operam a mão armada e encapuzados, foram detidos pela polícia. Utilizavam diverso armamento de guerra que foi apreendido pela polícia.

Duas armas AK-47, diversas pistolas com destaque para Makarofs de fabrico russo, e outras armas de fabrico artesanal que usam munições de guerra, fazem parte do arsenal bélico da quadrilha que nas últimas semanas operou em diversas zonas da cidade de São Tomé e noutras localidades do país.

Os 9 elementos da rede de assaltos a mão armada, são jovens com idade inferior a 35 anos. Desde a passada sexta – feira que começaram a ser detidos pela Polícia de Ordem Pública em parceria com a Polícia de Investigação Criminal. «Praticavam assaltos a mão armada e encapuzados. Um tipo de crime violento, pondo assim em perigo a vida das pessoas», explicou o Comandante da Polícia do Distrito de Água Grande, o subcomissário Kiakiziki Quaresma Nascimento.

O subcomissário Kiakiziki Quaresma Nascimento(na foto), deu exemplos da violência que marcava as operações nocturnas dos assaltantes. «Devo dizer que há um cidadão de nacionalidade estrangeira que foi vítima deste assalto e foi ofendido com uma catana e o seu braço ficou em mau estado. Tivemos mais de 6 assaltos em série. Estamos convencidos que todos esses assaltos foram cometidos por esse grupo», denunciou.

A quadrilha, utilizava armamento de guerra com grande poder de fogo. As metralhadoras de assalto militar AK-47, e pistolas Makarof. Aliás numa das suas operações na passada quinta – feira numa comunidade agrícola do distrito de Lobata, onde foram roubar dinheiro da produção de cacau biológico, depositado na sede da cooperativa dos agricultores, os assaltantes disparam tiros de Makarof para intimidar os agricultores.

No mundo esse tipo de acção criminosa é habitual e normal, mas para São Tomé e Príncipe, é algo invulgar. «Confirmo que é algo inédito no país. São situações sem precedentes que começaram a causar alarme social. Por isso a Polícia Nacional em conjunto com a Polícia de Investigação criminal lançou essa operação que levou a detenção dos mesmos assaltantes e o material utilizado», precisou o Comandante da Polícia do Distrito de Água Grande.

Incrível para a polícia, é verificar que entre os 9 assaltantes armados, pelo menos 2 deles estiveram envolvidos no final do ano passado no célebre assalto a uma carinha de valores diante do banco central de São Tomé e Príncipe. Foi a primeira vez que o país tinha registado assalto deste tipo. Na altura os assaltantes dispararam tiros de AK-47 no centro da cidade de São Tomé, quando puseram em fuga com a carrinha de valores.

Certo é que o sistema judicial são-tomense, mandou os assaltantes de carrinha de valores aguardar julgamento em liberdade. Assim, voltaram a entrar em acção desta vez como integrantes de uma rede armada, mais violenta. «Dois desses detidos estiveram envolvidos no assalto a carrinha de valores no ano passado. Esses indivíduos estiveram presos e por razões desconhecidas pela polícia estão a aguardar o julgamento em liberdade. E foram encontrados novamente na posse de armas ilegais e com tendência de prática de crime», afirmou o subcomissário Kiakiziki Quaresma Nascimento.

A Polícia Nacional diz-se desmoralizada. «Isso acaba por frustrar um bocadinho o trabalho das polícias, porque detemos criminosos e depois são postos em liberdade. Apelo as autoridades judiciais deste país no sentido de colaborar com a polícia no sentido de combatermos esse flagelo criminal, para garantirmos a segurança que sempre marcou a vivência em São Tomé e Príncipe», frisou.

O chefe da polícia garantiu que o país vive na paz e na tranquilidade, que a segurança é real em São Tomé e Príncipe, apesar destes casos isolados de criminalidade.

No entanto o Téla Non quis saber como é que a paz social pode ser real, quando nos últimos meses a polícia capturou mais de uma dezena de armas AK-47 em mãos de civis, sobretudo cidadãos com cadastro criminal.

Como é que conseguem ter acesso a esse armamento de guerra? De onde vem? Qual é a origem desse armamento? «Reconhecemos que há armas nas mãos de pessoas, temos controlo sobre esta situação, e estamos a espera do momento oportuno para apreendermos todo esse material de guerra. Mas quero dizer que não estamos num estado de guerra nem de alarme social. O país graças a deus goza de tranquilidade pública», respondeu o comandante da Polícia de Água Grande.

Criminalidade violenta tenta ameaçar a paz, sossego, e tranquilidade que sempre caracterizaram a vida em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    64 comentários

64 comentários

  1. Tiago Santos

    22 de Maio de 2012 as 10:52

    Isso já era de esperar, a seguir vão começar a matas os policias!!!!!

    • observador

      23 de Maio de 2012 as 15:36

      ummm, nao me parece que estes coitados sem sapato nos pes sejao beneficiarios dos roubos nao passao de pau mandados pensem com cabeça e nao com coraçao, se ja roubarao associaçao assaltarao carros de valores e nao tenhem dinheiro para comprar um para de sapados?vejao os pes deles todos. onde virao dinheiro para as armas sei que em sao tome cada arma destas vale a volta de 30milhons de dobra no mercado negro quem nao sabe fica a saber que todos politicos de sao tome e comerciantes tem sua força de segurança desde pinto a reles deputado todos armados ate dentes e prontos para trabalho sujo.isto nao passa de jogo de bastidores, ajuste de conta entre poderosos, desde encontros em campo de milho com seguranças a balear entre si a monte cafe e senhor adelino por ai forra estes devem ser os que tiverao azar.o certo é que estamos em vias de ter senhores da guerra nao tardanada, ter homem armado a tomar conta disto e daquilo ja é normal em stp. tal com a meia noite dar tiros é normal, muitos dizem que é uma forma de impor respeito.
      lembrao quando foi a altura de golpe em stp? distribuirao armas indescriminadamente para caçar inimigo, quem as devolveu?quando a fapula (policia angolana)estava em sao tome quantas armas forao dadas a amigos e amiga cunhado e cunhadas eles deixaro muitos filhos em stp?eles erao militares entao que calibre tinha as armas? deus valha stp.

      • observador

        23 de Maio de 2012 as 15:47

        ja agora senhor agente da policia porque os seu olhos estao tao vermelhos?o senhor por acaso fuma algo? cigarro quer eu dizer.

        • pontape cavalo

          24 de Maio de 2012 as 11:19

          aquele que defende ladrao deve ser mais ladrao do que proprio ladrao,aquele que conhece os valores das armas no mercado negro deve ser mais criminoso do que o crime,aquele que consegue distinguir as cores dos olhos dos outros sao o piores de praticas especiais..atravez do andar do cavalo nota-se logo quem vem pela caroça.

          • observador

            24 de Maio de 2012 as 16:34

            kkkkkaaaakkkkaaa nao quis ofender meu caro.
            so vou de ferias a stp mas realmente ja me abordarao a perguntar se nao quero comprar armas por minha propriedade ser fora da populaçao local quanto a olhos do senhor agente voce so me critica por ser vesgo.ate porque o homem pode ter passado a noite a capturar os bandidos e nao ter dormido,longe de mim criticar quem trabalha e mostra trabalho, quem nos dera ter mais agentes com este gabarito em STP pelos visto este nao papa grupos.força senhor agente, se critico STP é PORQUE GOSTO DO PAIS MAS AS PESSOAS É QUE NAO PRESTAO, LA COME-SE UNS AOS OUTRO.

      • Elias Diekum

        21 de Maio de 2013 as 7:45

        FAPLA, não é a Polícia Nacional (PN) mas sim as Forças Armadas de Angola (antigamente), FAA agora.

  2. Tiago Santos

    22 de Maio de 2012 as 10:52

    Matar os policias queria eu dizer

  3. Filipe

    22 de Maio de 2012 as 10:55

    Ai estão eles! São todos eles “filhos do banho” que o Patrice Trovoada, Rafael Branco e outros governantes andaram a criar e agora resolveram manifestar-se desta forma. Isto ainda é início da brincadeira que irá atormentar-nos durante pelo menos três ou quatro gerações criadas por Patrice Trovoada, Rfael Branco e outros incompetentes deste nosso S.Tomé. Estes senhores com a brincadeira do banho, fraca aposta na educação, corrupção, falta de autoridade do estado e outras coisas criaram um monstro que agora não sabem o que hão-de fazer com ele.
    Todos estes governantes deveriam ser presos numa cadeia de alta segurança, julgados e condenados.
    Todavia, como precaução, edificaram as suas vivendas como autênticos castelos com segurança e meios de prevenção adequados para a vida que querem ter. Depois de criarem o monstro estão precavidos e restante da população que se amanhe. Maldita gente!!! Vocês hão-de pagar por aquilo que estão a fazer a este país. Diabo vos leva para inferno…

    • pagagunu

      23 de Maio de 2012 as 8:18

      Meu caro e em Portugal , EUA, e outros partes do mundo em que acontecem coisas piores deve-se tambem ao Patrice e rafael?

      • gisa Teixeira

        23 de Maio de 2012 as 9:39

        O culpado de tudo isso, pode até nao ser de Rafel Branco ou Patrice Trovada. Mas também nao se pode comparar este caso com o de outros paises. S.tomé sempre foi uma terra de paz e tranquilidade.Nao tem nada a ver com os E.U.A. Em varios paises isso é vulgar, casos desses ou piores ainda acontecem a toda hora, mas em S.tomé nao. Tanto é, que esta a causar bastante repercursão.

      • Filipe

        23 de Maio de 2012 as 10:58

        São realidades distintas, meu caro. Não queiras comparar Portugal, E.U.A e outros países com a sociedade cá de S.Tomé. Estas sociedades vivem, há muito tempo, um processo de industrialização e capitalismo com todas as consequências sociais, económicas e culturais inerentes. Além disso a população destes países não são comparáveis a de S.Tomé. Se os nossos governantes não conseguem dar conta do recado com 160 mil almas o senhor acha que poderiam fazê-lo com 10 milhões ou 80 milhões de pessoas? Seria uma autêntica desgraça.

        • pagagunu

          24 de Maio de 2012 as 7:04

          Bla, Bla, bla… Fui

  4. emigrado

    22 de Maio de 2012 as 11:06

    Ja estou a imaginar uma tal senhora procuradora, que gosta de aparecer na TV, a dizer que nao ha provas para os prender e a manda-lhes de volta para casa! Tal como fiseram com os que traficam as drogas.Claro, enquanto a casa dela, e dos outros comparsas, nao for violentada, vai ser sempre assim! Sempre assim, ate que cada um decide caçar-lhes as pernas.
    Disse!

  5. Até quando nosso São Tomé e Príncipe

    22 de Maio de 2012 as 12:11

    Dois deles já participaram do primeiro assalto a mão armada da Historia de São Tomé e Príncipe e aguardavam julgamento em liberdade.
    O que vocês achavam que ia resultar nisso?
    Estes individuo deveriam ser punidos publicamente para mostrar aos outras que nos não aceitamos este tipo de crime no nosso pais, mas estavam em liberdade aguardando o julgamento.
    Quem mensurou a gravidade deste crime para coloca-los em liberdade? Como disse o comandante da policia, assim desmoraliza a qualquer um que esta trabalhando em pro do Pais.
    Gente, vamos cuidar pelo menos da imagem do nosso pais já que outras coisas não vos interessa.
    POR FAVOR.

  6. Nós

    22 de Maio de 2012 as 12:18

    Eles fizeram o mesmo que os nossos governantes têm feito ao longo dos anos. A diferença é que eles usam “armas” e os outros usam “gravatas”, mas o objectivo é o mesmo.

  7. Até quando nosso São Tomé e Príncipe

    22 de Maio de 2012 as 12:21

    Outra coisa que achei engraçado nestas fotos é a pose dos BANDIDOS. Nenhum deles algemado como se tivessem cometidos uma pequena infracção e todos eles na maior relex.

  8. Estrangeiro

    22 de Maio de 2012 as 12:22

    “No mundo esse tipo de acção criminosa é habitual e normal…” Tenho que disconcordar fortemente! Isto nao e normal no mundo, embora haja exepcoes, e nem deve-se pensar, que um dia possa ser normal em Sao Tome, ou em algum outro local neste mundo.

    • Colomba

      23 de Maio de 2012 as 14:10

      Ó Sr. estrangeiro!!!
      Ou concorda ou discorda, agora “disconcorda”… O acordo ortográfico já está em vigor mas não exageremos!!!

  9. jamaicano

    22 de Maio de 2012 as 12:27

    Tudo isto tem um porquê. Má governação, arrogancia e incompetencia dos dirigentes do nosso País. A pobreza tomou conta da nossa população enquanto os verdadeiros ladões e máfiosos passam a vida a viajar, têm as suas casas bem protejidas,e a viver a custa do sacrificio do outro.Ilhas Maravilhosas a se transformar em Ilhas Perigosas, por causa desses desgraçados e malditos que governam este País. Unico maú nisto é que esses assaltantes a mão armada deveriam mais é assaltar as residencias desses dirigentes ou de seus familiares como forma de fazer justiça de tudo quanto de mal tenhem feito em S.Tomé e Principe.

    • gisa Teixeira

      23 de Maio de 2012 as 9:48

      A pobreza não é d hoje, sempre fomos pobres, mas humildes, honestos, vivendo sempre em harmonia. Na minha opinião, atitudes desse tipo nao tem mt a ver com a miséria em que o pais se encontra. Nao é agindo assim que se resolve as coisas. O principal problema deste caso é a justiça social.

  10. Daniel

    22 de Maio de 2012 as 12:54

    Algumas perguntas
    De onde esses indivíduos conseguiram tais armas de fogo?
    Certamente esses armas quem as tem, são os militares e policias, certo?
    Como é que vão parar aos civis?
    Dado ao elevado grau do problema, devia ser feito uma forte auditória para apurar esses fatos.

    • Até quando nosso São Tomé e Príncipe

      23 de Maio de 2012 as 10:56

      Armas na rua sinonimo de alguém fornecendo. Precisa-se apurar os fornecedores destas armas. Todas as armas têm numeração e se quando distribui as armas registaram então já é um bom começo.

  11. Lupuye

    22 de Maio de 2012 as 13:14

    Ha algum tempo atras quando este jornal publicou um artigo sobre os meninos da rua, escrevi um comentario dizendo que as coisas iam piorar. Ora, ja estamos a ver o porque do meu medo.
    Com tantos pais e maes irresponsaveis por ai, com um governo de ladroes e individualistas que nao se preocupam com a educacao da populacao, estamos criando muitos meninos da rua nos esquecendo que estes crescem e se transformam em malandros, ladroes, inumanos…que so sabem e fazer maldades. Infelizmente nao se esta a fazer nada para se corrigir esta situacao e as coisas vao ficar ainda piores. infelizmente e esse o STP que temos hoje em dia.

  12. Madalena

    22 de Maio de 2012 as 13:21

    Temos de garantir igualdade de acesso e de oportunidade a todos.
    Se os governantes enviam para as escolas privadas os seus filhos, vedam suas moradias com arame farpado e depois cultivam tudo mais alguma coisa(frutas diversas), vizinhos com fome e com familia numerosa, apenas sentem o cheiro do refogado e do presunto. O que fazer? Japuma exitava.
    O resultado d falta de politicas activas estão a vista. Estamos a tempo de corrigir este tipo de coisas, ruim!!
    Deus nos acuda!!
    Antes da queda!!

    • observador

      24 de Maio de 2012 as 17:32

      faço venias a tua afirmaçao. falou e disse

  13. Nilva

    22 de Maio de 2012 as 13:23

    Tenho de admitir que a polícia fez um bom trabalho, mas não podem parar por aqui, pois sei que por detraz dessa quadrilha existem outros mistérios a desvendar. Espero que os tribunais saibam dar um bom tratamento a essa gente e não fazer o que fazem sempre, lhes colocar em liberdade e pôr em causa a segurança da população. Quero dizer ao Tela Non que a segurança em são STP é sim uma das caracteristicas do país e que a população tem vivido em tranquilidade sim, tirando sertos acontecimentos que se não forem dados os devidos tratamentos, infelizmente essa paz e tranquilidade acabará…… Apelo as autoridades que não deixem essa situação se alarmar, STP é pequeno e os problemas aí são fáceis de resolver…por isso não compliquem…façam o que tem que ser feito, pelo bem de todos.

  14. Joao Batepa

    22 de Maio de 2012 as 13:23

    Os piores bandidos estao na classe politica. estes sao os parlamentares.

  15. dPires

    22 de Maio de 2012 as 13:45

    A conduta destes 9 jovens é de tal maneira ilícita e assustadora para o país que o S. Tomé e S. António edificaram e afigura-se de cautelosa punição. Mas se reflectirmos de cuidada forma, concluímos que isso tudo é fruto de má governação de certos senhores, que a minha mente carece de adjectivos idóneos para os qualificar.

    O aumento da taxa de pobreza, o fraco valor do salário mínimo, o fraco poder de compra devido o aumento dos valores dos produtos, sobretudo os da primeira necessidade, a escassez de emprego vivenciados no país nos últimos anos, etc., são casos consideravelmente originários destes desconfortos que «mimoseia» a segurança da sociedade Santomense.

    O ladrão é tanto aquele que vai a cerca, como o que fica na porta. O Estado deverá fazer a justiça destes jovens como também daqueles injustos donos da justiça Santomense. Afinal a lei é para todos e não apenas para alguns. De fato e gravata, também se mata.

    Contrista-me dizer isso, contudo, num tom de leve-leve, o nosso STP tonar-se-à num palco de criminalidades violentas e altamente organizadas, num campo de concentração de corruptos desgraçados, e mais cedo do que imaginamos, será também palco de revoluções sociais.

    Eu já vi filmes piores do que estes na TV, porém, STP quer substituir a minha TV. Os dirigentes de STP deveriam ser todos os anos, nomeados para Óscar no Hollywood ou LADRÕESWOOD.

  16. julio vaz

    22 de Maio de 2012 as 14:21

    pork ~tbem n mostra os ladrões de gravata, todos junto na tv,os politicos,esse é a raiva dos pekenos cansados de ver sãtomé a crescer so nos quintais e garragen dos politicos.

  17. Carlos Ceita

    22 de Maio de 2012 as 14:45

    Meus amigos o que diria os nossos tataravós que já viveram neste pais que todos nós nos orgulhamos de ser saotomense. Diriam ya santomé nom mé.
    Este fenómeno global e novo/ inédito na historia do nosso país é o resultado da degradação moral etica ausência de valores da nossa sociedade actual. Ter em detrimento de Ser.
    Deixo a consideração dos sociólogos para o maior aprofundamento do tema.
    Estes assaltantes a mao armada são tao iguais a aqueles governantes que nestes 37 anos de independência vem assaltando o escassos recursos deste pais. Pena é que só apanhamos estes e outros andarão aqui a solta.
    E quanto mais houver governos neste país enfiando a cabeça na areia. Quanto mais houver desonestidade e corrupção estes episódios de falta de segurança associado a ressurgimentos de paludismo são ingredientes para que qualquer turista fuja do que nós chamamos de paraíso de equador. É uma pena

  18. záua

    22 de Maio de 2012 as 14:51

    A policia está fazendo o seu trabalho finalmente portanto senhores Juízes, já que vocês não conseguem fazer o vosso, ao menos não atrapalhe o da policia. A policia prende o criminoso, e vocês soltam os mesmos. O que acham dessa contradição? Respondam a vocês mesmos.

  19. O MAIS CERTO

    22 de Maio de 2012 as 15:10

    Os actos criminosos são e devem ser sempre condenados e severamente punidos.E a sua existência não deve a este governo, deve sim a um conjunto de desiquilíbrios socio-económicos que o mundo vem conhecedndo nos últimos anos. É uma problemática. Não aproveiotem isto para manifestar a inveja e irra por estarem fora do poder e estarem ca disfarçados (encapuzados) em comendadores.Estes actos qdo verificados devem sim merecer a atuação enérgica e decisiva do governo para fazer face ao mesmo. E o governo foi competente e hábil. Prova disto é a detenção dos criminosos. Agora esperemos que outros órgãos possam contribuir… Tenho dito

  20. Filho da Terra

    22 de Maio de 2012 as 15:19

    Meus caros, um pouco de serenidade, se faz favor. Tal como vós, não vejo a hora desse Governo ser derrubado e a palavra ser novamente devolvida ao povo. Porém, acho que o governo pouco tem a ver com esse episodio. Penso que a justiça doentia do nosso país, essa sim deveria ser sensurada… Que a verdade seja dita

    F.T

    • José Silva

      22 de Maio de 2012 as 21:34

      Meu caro, infelizmente são todos iguais, temos é de arranjar formas de derruba-los todos. Afinal STP é dos Santomenses e andam a roubar-nos ao olho nu.

  21. Helves Santola

    22 de Maio de 2012 as 16:39

    Gente, Turismo e Violência não combinam!!

    • São-tomense

      22 de Maio de 2012 as 19:19

      Sim, bem como a fome, a miséria, a desigualdade social, a falta de oportunidade na vida e outras coisas mais que em nada contribuem para o desenvovimento pleno e justo da nossa sociedade, NÃO combinam com alguns fatores, como a justiça e equidade, que sim garantem pelo menos o acesso ao básico, como alimentação, saúde..Os dirigentes do nosso país deveriam dar uma olhada na pirâmide Maslow (pirâmide de referência para muitos países, principalmente como o nosso em vias de desenvolvimento, para não dizer subdesenvolvido)e assim quem sabe refletirem mais sobre a necessidade de priorizar políticas públicas que visam o bem estar do povo.

  22. REI AMADOR

    22 de Maio de 2012 as 17:29

    Ja estamos a colher frutos daquilo q num passado e passado recente os nossos politicos e governantes semearam.
    Ja disse varias vezes e torno a dizer:
    A nossa populacao cresceu e muito desde a nova republica, mas o nosso pais nao e tudo o q temos de jeito hoje em dia nos foi deixado pelos colonos, os nossos governantes nada tem feito para seguir de forma eficaz o aumento da populacao.
    Ora pois coisas destas acontecem, muita gente, pouco quase nada de trabalho, nao ha politicas de cescimento economico, nao ha empregos e vem um gajo q se diz 1ro ministro de STP falar publicamente aquando da graduacao dos finalistas da universidade Lusiadas q o estado n tera trabalho para toda essa gente e q tem q ser empreendedores, pois ai esta. Os q n estudaram como ficam???? Onde esta trabalho para eles? Exodo rural massivo, ja as zonas do interior estao desertas, pois condicoes minimas das minimas n existem, a cidade esta abarrotada de pessoas sem saber o q fazer, sem ocupacao e sem educacao. A saida è roubar ou delapidar o sacrificio e suor dos q lutam para ter dias melhores para a sua familia.
    As policias foram exemplares, nas capturas dos gatunos, mas ainda acredito q ha outros por ai a solta e necessitamos q o nosso sistema judicial siga a mesma pegada das policias e faca justica de forma clara.
    Gostaria de enaltecer esse trabalho espectacular das policias e dizer q concordo com o subcomissario, de maneira q os tribunais ja n falhe em deixar a solta os individuos considerados perigosos a nossa sociedade.
    Como sao casos de seguranca do pais a sentença deveria ela tb ser exemplar, castigo maximo para os gatunos sem direito a nenhuma facilidade.
    Espero q este ano os imbecis e incompetentes dos nossos deputados n votem nunca mais amnistia para casos de pessoas q atentem contra propriedade privada, bem publico e a vida dos cidadaos.
    OS SRs DEPUTADOS OUVIRAM: NADA DE AMINISTIA PARA PESSOAS Q ATENTEM CONTRA A VIDA DE OUTREM, BENS PUBLICOS E PROPRIEDADE PRIVADA.
    FALO, PQ TB JA FUI VITIMA DESSES MALFEITORES, SO ESTE ANO MTAS VEZES, VI MEUS BENS SEREM USURPADOS DE MIM, ANOS DE LUTA E SACRIFICIO, ESTUDANDO E TRABALHANDO PARA ADIQUIRIR O POUCO Q CONEGUI PARA Q VENHAM OUTROS DE N SEI ONDE LEVAREM TUDO E DEIXAREM PREJUIZOS INCALCULAVEIS EM MINHA CASA E ATENTANDO CONTRA A MINHA VIDA.

    Como disse um celebre sabio *EDUQUEM BEM OS PEQUENOS PARA MANHA NAO SENTENCIAR OS ADULTOS*.

    EU DISSE, CASO ENCERRADO.

  23. Chiquinho Cabral

    22 de Maio de 2012 as 17:48

    Força Ziki…a segurança e a tranquilidade social têm que continuar no país.

  24. mossad

    22 de Maio de 2012 as 18:12

    Temos que voltar a abrir a Cadeia de Moro Peixe.
    carregar andin na cabeca para fornecer azeite de palma para os mais necessitados.

    • observador

      23 de Maio de 2012 as 15:12

      hahahahaahah NAO VAIS A STP A MUITO TEMPO NE? A CADEIA DE MORO PEIXE E TODO TERRENO A VOLTA FOI VENDIDO PARA UM FRANCES. QURES CADEIA? FAZ UM NO ALTO MAR GOVERNO VENDEU TUDO.ATE CAMPO DE MILHO DO FILINTRO….

      • mosssad

        23 de Maio de 2012 as 17:01

        no coment…. 😉

  25. Dondô

    22 de Maio de 2012 as 19:14

    Não só no nosso pequeno estado que, a justiça comporta deste jeito; é a lei. Mas como esses são reincidentes nalgum casos, que aguardasse o julgamento prestando serviços comunitários. Estes jovens na sua essência foram delinquentes, e que têm sonhado com o terror ou mesmo praticar o que vêm nas novela e nos filmes, dando mau nome ao país; apenas pelo uso de arma de fogo, já os caracterizam como pessoas que devem ser vigiadas em toda a circunstância. Na minha modesta forma de por cobro a este caso de uma vez por todas, é amputar a braço direito a cada um. Justiça feita.

    • l

      23 de Maio de 2012 as 10:45

      Sr Dondo. Concordo plenamente contigo. Ja que o tribunal nao faz justica, e chegada a hora de cada um fazer justica com as proprias armas. Doravante quando ladroes sao apanhados devem ser amputado o braco direito pela primeira vez, e se ser de novo apanhado, sera amputado o braco esquerdo como fazem em Cameroun. Ou simplesmente sera colocado pneu a volta do corpo depois a gasolina e fogo como fazem em Angola, Nigeria, Africa do sul, etc.
      E demais! Basta de ladroes! Kidaleooooooooooooooooo!

      • mosssad

        23 de Maio de 2012 as 17:03

        Tem que fazer esses ratos como se fez com Pinta Cabra ..arancar as rotulas do joelhos … uiiiiiii

        Pinto da Costa em accao. Esse novo chefe da Policia e parente de Pinto da Costa …hehehehe

  26. arlindo fernandes

    22 de Maio de 2012 as 19:36

    Os larapios foram apanhados ,e isto que interessa,e sinal que a policia esta atenta mas era de esperar com tanta miseria que ha neste Pais estao a espera de milagre?Tudo isso faz parte do desenvolvimento.Nao tem nada a haver com governacao nem pouco mas ao menos? Quem e capaz de me dizer o nome de um Pais no mundo onde nao ha desgracados como estes.E preciso mao pesada neles e acabar com a historia de esperar julgamento em liberdade

  27. mosssad

    22 de Maio de 2012 as 20:46

    VAmos retomar a cadeia do MORRO PEIXE…Esses ratos de esgotos precisam de algo assim para os educar a nao roubar.

  28. Simão Tebús

    22 de Maio de 2012 as 20:47

    Quem diria?

  29. Fernando Castanheira

    22 de Maio de 2012 as 21:48

    Essa Senhora la da |Justica que defende estes criminosos, tal como ela tambem deve ser, deveria estar neste momento na cadeia.

  30. jamaicano

    22 de Maio de 2012 as 22:38

    É mesmo má governação,não ha outra palavr.Alguns comentarista deste jornal online acham que não,porque fazem parte do club.A falta de medicamento no hospital é resultado de boa governação? Estudantes no estrangeiro a passar por situações dificeis é boa governacão?Entre outros males que se verifica em S.Tomé é fruto de boa governação?Sem vergonha, desgraçados.

  31. Teixeira

    23 de Maio de 2012 as 7:52

    Estás imagens não combinam com STP…,
    Caros compatriotas vamos preservar a boa imagem que o nosso País sempre mostrou perante ao mundo.
    Tenho dito.

  32. gggggg..........bbbbbb

    23 de Maio de 2012 as 10:06

    São os votantes do ADI.

  33. Zozé Lové

    23 de Maio de 2012 as 10:06

    Ja vi esse filme.

    Trinal vai mandar os artista para casa, para ver se o orçamento dos estabelecimentos presionais engordam um pouco mais.

    Ele vão lá comer e beber de graça, com boa vida… será mais despesa para o estado.

  34. Mimi

    23 de Maio de 2012 as 11:36

    “O chefe da polícia garantiu que o país vive na paz e na tranquilidade, que a segurança é real em São Tomé e Príncipe, apesar destes casos isolados de criminalidade.” Nao me parece que o sr. chefe esteja a falar do país real onde dia a dia se depara com reclamaçoes de insegurança de todo o tipo relativas a assaltos a casas de habitaçao, a negócios particulares, a campos de plantaçao… Onde é que está a verdadeira segurança?

  35. Tribunal de Bobo

    23 de Maio de 2012 as 16:37

    UM País desse com tanta criminalidade já assim?!

  36. jamaicano

    23 de Maio de 2012 as 18:47

    se eu pudesse punha esses gajos-assaltantes as duas mãos no fogo e enfiava a tal senhora da procuradoria que defende alguns infractores, os governantes e todos aqueles que prejudicam este povo,as duas mãos no alcatrão quente…..

  37. DOS SANTOS

    24 de Maio de 2012 as 2:38

    Sera que foram presos por terem roubado os documentos da novela LEITE&CERVEJA?

    • observador

      24 de Maio de 2012 as 16:40

      BINGO=SAIO A FICHA CERTA

  38. piló

    24 de Maio de 2012 as 9:41

    Em liberdade? não há cadeias em STP? Cá para mim e à semelhança de Portugal, os advogados vão entrar em acção, meter recurso seguido de recurso, apelar às instâncias superiores e os crimes acabam por prescrever. O criminoso fica impune.
    Por acaso já pensaram como as armas entram no país? Qual o controlo de fronteiras existente? quem fecha os olhos?

    Pobre de ti PAÍS TÃO LINDO que vais por tais caminhos

  39. maria bicho

    24 de Maio de 2012 as 10:46

    são tomé vai de mal a pior

  40. Edson Francês

    26 de Maio de 2012 as 0:16

    Esta escumalha de individuos incopetentes que defende esses criminosos não merecem ser chamados de advogados, mas sim de defensores da criminalidade e da impunidade. Meus senhores, em mais de três décadas de independência, não me recordo de ver o nome do nosso São Tomé associado à crimes organizados, quadrilha, etc…A primeira questão que me parece essencial é de saber de onde vêm estas armas: quem as fornece? Como? Estas questões devem ser esclarecidas. Jà agora como é possìvel porem individuos como esses em liberdade condicional?? Porra!! E a segurança pùblica??? A tranquilidade social? Serà preciso morrer alguém primeiro para se aperceberem que esses individuos são extremamente perigosos para viverem em sociedade??? Meus senhores não brinquem com a paz das pessoas!!!

  41. gualter almeida

    26 de Maio de 2012 as 14:30

    muito bém mas pergunto aquando é que prendem o LUCIO AMADO professor que anda ai a borlar as turistas a dizer que é empressario a comer dinheiro delas e a roubar também tem um gang ninguém ve pelo amor de Deus investigam este homem e prendam anda cá a violar menores voces prendam este caloteiro ladrão e curupto

  42. gualter almeida

    27 de Maio de 2012 as 16:38

    é de louvar o trabalho da policia agora espero que desmantelem mais redes como pedofelia e estrução as turistas que é liderado pelo senhor professor LUCIO AMADO anda ai a enganar as turistas a dizer que é segurança a outras diz que é empresário e rouba o dinheiro delas

  43. tonga

    27 de Maio de 2012 as 16:40

    credo o lucio anda nisto bém desconfiava um homem sempre conflituoso

  44. minus

    21 de Maio de 2013 as 0:16

    aqui vamos nos outra vez a remar nessa jangada furada, todo mundo quer se salvar, porem, nao ha um lider que governe e coordene a enbarcacao, ela fica inundada e todo mundo so esta interessado em achar o desgracado que supostamente colou estes buracos nela, isso ca tem muita piada e humor negro, de solucoes so aparecem as mais diabolicas possiveis e instintos primitivos falam mais alto que o bom senso,perspicacia e autodominio ( olha so no que estou pra aqui a dizer! )… donde sera que essa gente herdou tamanha doidera, porque sera que nunca conseguem procurar a solucao dos problemas? mil perdoes, mas estou mesmo farto de estar farto das aguilhoadas entre vos e esquecem-se do que e realmente importante!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo