Onda de transe encerra escola preparatória Patrice Lumumba

A maior escola secundária da capital são-tomense, está encerrada. Forças policiais garantem a segurança do estabelecimento de ensino que nos últimos dias tem registado dezenas de casos de transe.

O Ministro da Educação ainda não se pronunciou sobre a onda de transe que paralisou a escola secundária Patrice Lumumba, quando cerca de 2 mil crianças não têm hipóteses de ter acesso as aulas.

O fenómeno que eclodiu na escola há cerca de duas semanas, evoluiu e atingiu o ponto alto nesta semana, com dezenas de crianças envolvidas no transe. Nos últimos dias a situação provocou congestionamento do centro da cidade de São Tomé. A circulação automóvel era praticamente impossível nas vias que circundam a escola Patrice Lumumba, localizada no coração da cidade.

Largas centenas de pessoas incluindo alunos, se concentravam na rua, espantadas com o fenómeno que deixa as crianças fora de si, violentas, e rebolam no chão. As meninas são os principais alvos do fenómeno transe.

No interior da escola Patrice Lumumba que nesta quarta – feira esteve sob controlo da polícia de ordem pública, o Téla Nón pôde testemunhar a manifestação do transe, numa aluna. A menina tinha tanta força, que deu muito trabalho aos agentes da polícia para a controlar.

O silêncio do Governo em relação a este fenómeno, que está a comprometer o ano lectivo, foi levantado na tarde de quarta – feira, com uma intervenção da Direcção do Ensino secundário, que prometeu entrada em actividade de uma comissão que vai espalhar as suas células pelo país. A comissão de seguimento do fenómeno será composta por um médico, um psicólogo e um agente da polícia nacional.

Para já a preocupação toma conta dos pais e encarregados de educação, que não encontram explicações para o problema. Virgínia Celeste, vendedora do mercado de São Tomé, abandonou o negócio e dirigiu-se a escola para saber se a sua filha, também tinha sido apanhada pelo fenómeno. «Trabalho duramente para minha filha estudar e acontecer coisas destas na escola? Quando eu estudava nunca vi esse tipo de coisa. Se há qualquer coisa nesta escola chamam padre para orar. Isso é muito triste. Só Deus sabe como cada mãe sacrifica para garantir escola aos seus filhos», afirmou, aflita no portão da escola Patrice Lumumba.

Outra mãe, disse estar revoltada. Pediu ajuda do Governo, e contestou as declarações de algumas pessoas que consideram o transe geral na escola, como resultado da fraca alimentação das crianças. «Trabalhamos duramente para educar e alimentar os nossos filhos. Não admito que venham pessoas dizer que isso está a acontecer por causa da fome», declarou, uma das mães.

As crianças também estão traumatizadas. Consequência das situações de transe testemunhadas na escola, muitas delas passaram a viver de mãos dadas com o medo.

Escola Patrice Lumumba, está encerrada e sob controlo da polícia nacional. Numa altura em que o Estado são-tomense debate o futuro da educação, o fenómeno transe, surge com força na capital, talvez para dizer que o desafio da educação é enorme.

Depois da Escola de Guadalupe que viveu mais de 6 meses do ano 2011 em transe, agora é a vez da escola preparatória Patrice Lumumba, na capital São Tomé.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Santomense Responder

    Minha Gente! Camos unir as mäos e unir esforços para COMBATER ou seja descobrir o promotor do DESASTRE ESCOLAR QUE ACABA DE cHEGAR A PATRICE LUMUMBA… Talvês so quando isto Chegar ao Ministério da Educaçäo , ai sim Tera o tratamento merecido e URGENTE! HAVER VAMOS.

    • img
      Diabo com Fogo no rabo Responder

      Para acabar com isto VAMOS REALIZAR UM MEGA JAMBI NO PALÁCIO DO POVO COM TODOS OS FEITICEIROS DESTE PAÍS e curar todas as crianças!!!!!!

      • img
        joao Responder

        essas coisa de jambi feticeiro e que estao a fazer o pais ir a fundo

      • img
        Pecador Responder

        Mateus C.13 V.13
        Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem.

  2. img
    lyetet mendes Responder

    o que é transe???

    • img
      Papagaio Responder

      não tens dicionario?

  3. img
    abre olho povo sofredor Responder

    Deus n dorme`, se quiserem que acabe o transe naquela escola têm que mudar de nome, porque o feitiço de Gabão está a funcionar mal, força Stok, Ministro de grande coragem que teve uma magnifica GESTA DE ENCERRAR A REFERIDA ESCOLA, COM UM BATALHÃO DE NIJAS, ENQUANTO ISSO O MINISTRO DE EDUCAÇÁO QUE JA FOI PADRE, ESTAVA REZANDO MISSA DO SEPTIMO DIA NO FORUM DE EDUCAÇÁO.
    VIVA S.TOMÉ E PRINCIPE

  4. img
    abre olho povo sofredor Responder

    Sugestão para resolver o pobrema é ecerrar tudo que tem o nome de Patrice, porque senãso os homens tomarão Santa e as mulheres santo e o povo com fome e miseria entrará de vez em transe, para permitir o desenvolvimento de S.Tomé e Principe

  5. img
    tino Responder

    Sabe o que está a passar
    Muita novela, muito filme de terror passado pela TVS enquanto os pais dormem

    Muita musica rock pouco estudo por parte dessas criança POUCA IDA A MISSA MAIS PARA DISCOTECAS MUITO DESRESPEITO AOS PAIS CULTOS DE ALGUMAS NOVAS IGREJA TUDO ISTO FAZ DESENVOLVER A PARTE ALFA DA MENTE QUE É A PARTE INCONSCIENTE FORÇANDO A PARTE BETA DA NOSSA MENTE PARTE DO LOBOLO FRONTAL FICA TODO ATROFIADO ASSIM A PARTE INCONSCIENTE ENTRA EM ACÇÃO.

    PAIS SELECIONEM FILMES QUE OS VOSSOS FILHOS VEÊM DIMUNUEM A CARGA DE NOVELA INCENTIVEM OS VOSSOS FILHOS PARA BOA LEITURA OCUPE A MENTE DELAS COM COISAS BENÉFICAS DEEM BONS LIVROS PARA LEREM

    QUE A TVS PASSE MAIS PROGRAMAS EDUCATIVOS

    PROCURE SABER QUE TIPO DE COISAS OS VOSSOS FILHOS VEÊM NO TELEMOVEL
    EVITE SESSÕES ESPIRITAS EM ALGUMAS IGREJA DA ATUALIDADE.

    EVITE POR COMPLETO FILMES DE TERROR VIDEO GAMES PORQUE TUDO ISSO TEÊM MENSSAGENS SUBLIMINARES POR DETRAS.

    DEIXE A CRIANÇA DORMIR 8 HORAS PORQUE FAZ MUITO BEM E ALIVIA A MENTE E DESENVOLVE O LOBOLO FRONTAL ATROFIADO.

    QUE AS AULAS COMEÇEM COM UM VESPERTINO E MATUTINO COMO ERA NO PASSADO.
    NAO BAIXE A MORAL DO SEU FILHO.

    ALIMENTE BEM O SEU FILHO DEIXE DE COMER BUNZIO PORQUE MUITO BUNZIO SÃO APANHADOS EM LUGARES ONDE DERAM PRODUTO TÓXICO PARA O CACAUEIRO E APANHAM LOGO DE MADRUGADA E TRAZEM LOGO PARA CIDADE.

    MUITA ORAÇAO MUITO PODER POUCA ORAÇAO POUCO PODER
    Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá, S.TIAGO 4:7

    ESTA AÍ TODA A TERAPIA PARA ACABAR COM TUDO ISTO QUE ESTÁ AFLIGINDO OS NOSSOS FILHOS,

    CUIDE DA SAÚDE MORAL INTELECTUAL E ESPIRITUAL QUE DEUS VOS ABENCOE.

    MUITO OBRIGADO PELA LEITURA O PROBLEMA COMEÇA EM NOSSAS CASA E TERMINA NA ESCOLA .

    OCUPE BENEFICAMENTE O FRONTAL DO SEU FILHO. E NUNCA MAIS ELE ENTRARA EM TRANSE.

    • img
      l Responder

      Tens toda a razao quando falas de oracao. Mas este fenomino de transe nao tem nada a ver com o que dizes. Procure te informar melhor.

      • img
        E.jeronimo Responder

        l diz:mim desculpa,mas voce e que precisa estar mas informado, vai a yutub e pesquisa,Música e Seus Efeitos – Guerra dos 5 Sentidos – Daniel Spencer este e o link,http://youtu.be/UEqZzld2b2k muito obrigado.assim que olhares mim diz alguma coisa.ok

    • img
      E.jeronimo Responder

      E verdade, estou de acordo consigo,as novelas alguns desenhos animados filmes estao cheios de mensagem subliminar,como adoracao a satanas,muitos nao sabem,vao a yutube escrevem mensangem subliminar e voces vao ver que muitos filmes s desenhos animado estao com adoracao a satanas,eles produtores de filme sao adoradores de satanas e eles querem envolver o mundo em adoracao de satanas, quando passamos este tipo de pograma na nossa casa estamos a convidar satanas ao nosso lado, ou ao lado da nossa familia,ogora com esta historia de banho que o politico eventou para ganhar a elecoes,estao a fazer deuses em toda fregesia e fazendo festa comendo e bebendo,esquecendo do nosso Deus que nos criou,fazer e adorando imagem e um erro muito grande porque estamos a negar o nosso propio Criador,se o nosso Governo e o povo de sao Tome se nao entregarem a Deus,esta terra nunca vai concertar,lembra da historia da Biblia sobre Moises quando povo virou ascosta pra Deus e decidiu construir benzero de ouro para adorar, esta na hora le a Biblia no Exodo Cp 32 verciclo 1 ate 35.ja e momento para refletiomos,ja fui.

    • img
      E.jeronimo Responder

      Exodo;CP32 verciclo 30 E conteceu que no dia seguente Moises disse ao povo; Vos pecastes grande pecado;agora porem suberei ao Senhor;porventura farei propiacao por vosso pecado.31 assim tornou Moises ao Senhor e disse; ora,este povo pecou grande pecado fazendo para si deuses de ouro.Cp32 verciclo 19E aconteceu que chegando ele ao arraial,e vendo o bezerro e as dancas acendeu-se o furor de Moises e arremessou as tabuas das suas maos e quebrou-as ao pe do monte, e tomou o bezerro que tinham feito e queimou-o no fogo moendo-o ate que se tornou em po;e o espargio sobre as aguas e deu-o a beber aos filhos de Israel.CP32 verciclo 35 Assim ferio o Senhor o povo,porquanto fizeram o bezerro que Aarao tinha feito.

  6. img
    ai de mi si não envangenlizar Responder

    enfim…

  7. img
    tino Responder

    COMO RESISTIR AO DIABO

    Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

    Leitura das Escrituras: 1Ped5:6-9

  8. img
    Jordão Responder

    A lei Sãotomense não preve estes tipos digo estas situações , mas sei que todo tipo de magia negra ( feitiçaria e buxaria) que pertube o estado de paz e traquilidade de um país e ponido por lei
    entretanto prendam todos que fazem uso dela
    Como o povo gosta destes tipos de serviços e os nossos responsaveis muito mais ainda tem medo de chamar padre porque ja sabem que o padre não vai resolver nada.
    É por isso que não gostam das igrejas que falam do evangélio de Jesus Cristo e dos seus pastores que tem pregado contra a magia negra , contra o uso dela em prejuizo e/o beneficio do outro .
    Chamen os pastores que falam de jesus que pregam a salvação que deu Jesus na Cruz estes podem ajudar.

  9. img
    Santola Responder

    Transe nas escola

  10. img
    linda velha Responder

    o assunto é muito sério, minha gente não façam bricadeiras,por favor,é de lamentar a situação

  11. img
    macabeufm Responder

    meus caros leitores, feita uma análise profunda do caso, onde muitos sugerem a intervenção das igrejas de modo a explusar o suposto demónio da escola, é de vos alerta que a minha conclusão é que algumas igrejas são as responsáveis por estas manifestações. é necessário associarmos os factos e chegaremos esta conclusão com muita facilidade. é de costume nessas igrejas os seus crentes entrarem em transe depois de algumas intervensões anti-cristo, agora veem comigo…não será a mesma coisa. raciocínio humilde na expetativa de ajudar.
    E.MAJOR

  12. img
    Leopaldo Responder

    Porquê que as noticias passadas na RTP-África, passam legenda em Português quando um Santomense fala para as Câmaras da RTP-Africa….Será que o nosso português é tão mau que um Angolano, Moçabicano ou mesmo um portugueses não entende o nosso português… Acho isso uma falta de respeito da parte da RTP-África para o povo Santomense.

  13. img
    dPires Responder

    Caro A. Veiga,
    Atento no parágrafo 7
    «…dos país e encarregados de educação» – … dos PAIS e encarregados de educação.
    «Se há qualquer coisa nesta escoa chamam padre para orar. »
    Se há qualquer coisa nesta ESCOLA chamam padre para orar.

    Espero que este problema sege resolvido atempadamente e que os nossos filhos e irmãos voltem para as suas respetivas salas de aula e terminem o ano lectivo.

    Que Deus os protejam de todos os males, AMÉM

    • img
      lupuye Responder

      Amigo dPires,

      Nao e “sege”, mas sim SEJA. Obrigado

      • img
        Papagaio Responder

        Lupuye
        Nao e “Seja”.Obrigado, mas sim Não é “seja”.Obrigado

    • img
      Téla Nón Responder

      Graças, muitas graças… obrigado.

  14. img
    malebobo Responder

    Até agora o ministro de educação, não reage perante o facto que tem acontecido, sr.padre, deus é grande, peça a sua demissão

  15. img
    Lévé-Léngue Responder

    O PAtrice Trovoada deve ter explicação para tudo isto, é ele quem trouxe curandeiros de Bongô lá de Gabão para fazer contratos durante a campanha eleitoral, se calhar ele trocou as nossas crianças com o poder. é tudo muito estranho, lembrem-se que a propria mulher de Bongô morreu por causa de feitiço dele que ela descobriu e só espero que as nossas crianças não venham morrer.

  16. img
    Lévé-Léngue Responder

    O Patrice aprendeu com Bongô, o p+ovo se esqueceu que ele foi criado em Gabão. Bem feito, quem mandou votar neste gabonês e hoje estamos que gabão, até temos sorte que é só transe pq em gabão as crianças vão as escolas e desaparecem puras e simplesmente, ninguém mais as vê.

    • img
      Nilton Almeida Responder

      Hahaha bem falado

  17. img
    fôlô Responder

    ê pá, socio deve ter razão, recordo ter ouvido uma historia de gabão que a igreja da familia de bongô tem contratos com diabo e anualmente desaparece muita criança em gabão, quem sabe se esses curandeiros o patrice trouxe na campanha não era para fazer esses contratos. é muita conscidencia, não existe rio sem pedra, o patrice é capaz de tudo pelo poder. curiosamente toda gente que deu golpe de estado a miguel trovoada morreu, pensem nisso…

  18. img
    Fasbel Vera Cruz Responder

    Eu também acredito em uma das mães, que isso não se trata de fome. Como é que a fome faz um pessoa ter mais força e coisas assim. Se fosse mesmo fome elas estariam fracas e indefesas. E porque que o Governo não reage, estão lá para quê? Só falam quando acontece coisas boas. Tenho a certeza que fosse filhos que Srºe Srª directoras e ministros avia intervenção do Governo. E pelo que me lembro o governo quando tomou posse disse que ira ajudar a resolver todos os problemas… Será que acham que isso não é problema?

  19. img
    cálu pixi Responder

    diabo léva toda gente que votou pá patrice trovoada, pena é que toda gente está a pagar com vocês, mas deus é granmde, é bom como vocês tão ter certeza do genio desse homem, homem má digno, má raça, má conduta, home se cloçon. jabo cá leva nance tudaxi

  20. img
    Fernando Responder

    Curioso, já o ano passado em Guadalupe o santo só baixava em altura de provas! Esses meninos são muito espertos. Que transe oportuno para não haver provas!

    • img
      l Responder

      Oh Fernando, vc e completamente ignorante nas tuas conclusoes. Pensas que as miudas fazem isso para fugir as provas????
      Viste algumas dessas miudas em accao, ou seja em transe?
      O assunto e muito grave e devemos dar opinioes que ajudam a solucionar os problemas e nao vir ca com bla bla bla. De bla bla bla ja nos chegam os ditos politicos.

      • img
        Fernando Responder

        Ó “L” ao menos seja como o “De coração” que não concorda, mas não ofende. Muito cuidado com a boca porque tem dentes e podem ser quebrados. Você pode acreditar no que quiser. Para mim é stress das provas, sim! Quanto ao “De coração” desejar que me acontecesse o mesmo a mim: Já me ri muito com o desejo dele.

        • img
          l Responder

          Fernando,eu sou “I” e nao “L”. Relativamente a tua referencia em partires os dentes, chego a conclusao que es agressivo, so que esqueces que ha pessoas que sao “mado” como eu. Cuidado com aquilo que sai da tua boca, pois boca calada nao entra mosca e nem sai asneiras, ta? nandinho panica!

          • img
            Fernando

            Mais uma vez o “I” opta pela arma de quem não tem argumentos: o insulto. Enquanto estivermos num país livre, posso expressar a minha opinião. Não concorda comigo? Maravilha. O mundo seria um aborrecimento se todos pensássemos o mesmo. Quanto ao resto, somos todos grandes homens escondidos atrás do ecrã ou com o apoio dos amigos. O meu conselho é que volte para a escola, vá aprender a escrever e a argumentar. Vai ver que pára de insultar e passa a usar argumentos, que é aquilo que fazem as pessoas civilizadas!

    • img
      de coração Responder

      Que malvadez a sua Fernando!!! Achar que essas crianças que estão a sofrer tanto com isso, ESTEJAM A FINGIR para não fazer provas…?! Certamente você não tem filho, ou se tem foi acidente biologico.
      Deus me perdoe, mas que bom se fosses atacado por esse mal?! Tu e todos outros que pensam como tu.
      Disse!

      • img
        Papagaio Responder

        Pior que fernando es tu que andas a praguejar.Mas a minha oração é que Deus livra todos os familiares de Fernando desse mal.fui…

  21. img
    Filipe Samba Responder

    Os mercenarios, terroristas, de má índole
    alteraram o comportamento, sintomática de afecção do sistema nervoso central das crianças
    Isto é, um Crime biologico contra uma pessoa indefesa sem o antidoto

  22. img
    vilma gomes Responder

    Sr fernando estive la e vi com meus olhos a força subnatural que entra nestes estudantes portanto nao venha dizer que os alunos nao querem fazer as provas. se o senhor tem tv em casa saiba que ja aconteceu em Moçambique

  23. img
    Madalena Responder

    “Quatro alunas do 9º ano da turma B começaram a gritar e a dizer palavras sem nexo. Tiveram convulsões e perderam os sentidos. Duas outras do 8º ano sentiram o mesmo. Todas foram levadas para o hospital na companhia dos familiares e agora estão em casa”, confirma Amílcar Ramos, director do liceu, adiantando que algumas afirmaram ter tido os mesmos sintomas em casa, antes de irem para as aulas.

    Fontes do asemanaonline acreditam que este mal-estar momentâneo das estudantes deveu-se a causas sobrenaturais, ou seja, foram possuídas por espíritos. Mas, o director da Escola Secundária da Ribeira Brava não confirma tais causas.

    “É difícil afirmar se têm influências psicológicas ou paranormais. As alunas estão na idade de adolescência, estamos prestes a terminar o ano lectivo e neste momento o stress é maior por causa das provas finais. Portanto, ainda não podemos tomar uma posição”, conclui.

    Casos deste tipo já são conhecidos nos liceus de Cabo Verde. Este ano, no Liceu Ludjero Lima, em São Vicente, e há alguns anos nos Liceus do Tarrafal de São Nicolau e de Coculi, em Santo Antão, fenómenos parecidos eram reportados como”alegados casos de espiritismo”.

    Carina David

  24. img
    aféeeeeeeeee sóooooooooo Responder

    kidalêOooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  25. img
    rapaz de riboque Responder

    credo que ignôrancia meu Deus não sera droga só na Africa é que fala nisso é este caso nada de Demonio somos nós façam restreio a droga a esses alunos depois digam quem tem razão polos a trabalhar e uma boa refeição isso passa

  26. img
    sousaantoniofalecido Responder

    Caro amigo lyetetmendes transe significa conjuntura aflitiva, ou perigosa; momento crítico; crise, perigo.

    É sinonimo de perigo ou risco cresceu muita bruxaria e idolatria por todos lados
    o padre reza o terço é para os santos nao tem poder de expulssar demonios mas sim oraçao jejum porque proprio jesus disse essas castas so jejum e oraçao façamos uma vigilia com oraçao e jejum

  27. img
    fia luxinga Responder

    Meu caro amigo nem padre( ministro de Educação actual) nem Stock Ministro de Administração Interna,nem os funcionarios da referida escola como os alunos que são vitimas são culpados, mas sim toda populaçãp Santomense, que refugia em curandirismo para fazer mal ao seu proximo. Isto é muito partiram deste mundo sem ter chegado seu dia, por essa causa ainda se encontra andado pela terra ( S.Tomé) chorando a sua sorte por isso querem manifestar sua dor e tristeze esta é maior causa da transe. Como diz um dos nossos ditados “mucluclú cá fé cintxi matá sundê è cá potó ni çon plumelo” Quando é para gastar dinheiro para matar o proximo fazem com alegria sem informar a quem que seja por isso assumem consequencia sem culpar alguém. Deus é justo

  28. img
    luis Responder

    isso não será má nutrição que depois se transforma em sugestão colectiva?!

  29. img
    Patrick Pires Responder

    A mente humana esta dividida essencialmente por duas partes. Lóbulo frontal,
    tálamo e hipotálamo. O lóbulo frontal controla a razão enquanto que o tálamo
    e o hipotálamo estimulam a parte sensorial do nosso corpo. Ninguém nos pode
    controlar se temos domínio sobre o nosso lóbulo frontal mas se somos
    hipnotizados perdemos esse controlo. O grande problema é que as coisas do
    nosso dia-a-dia nos colocam em mini sessões hipnóticas como por exemplo a
    televisão e a música. Mas como? Vou explicar. O lóbulo frontal trabalha em
    estado beta e só entra em estado alfa quando sofremos um choque ou entramos
    no estado de coma. A luz da televisão ou a luz intermitente coloca o nosso
    lóbulo frontal em estado alfa o que possibilita o controlo da mente. A nossa
    mente no estado normal é como se fosse um computador que para ser usado
    precisa primeiro de uma senha que só o administrador tem mas em estado alfa
    a mente é como se fosse um computador sem senha onde qualquer um pode fazer
    as alterações que quiser. E se estamos em uma mini sessão hipnótica não
    analisamos as informações que nos são apresentadas de forma critica mas sim
    de forma sentimental. As informações que passam na televisão têm o objetivo
    de híper estimular o tálamo e o hipotálamo e o individuo passa a ser movido
    pelas emoções e não pela razão. O mesmo se passa com a música. A música de
    estilo repetitivo como o rep, hip-hop, rock, kuduro e outras colocam o
    lóbulo frontal em repouso e híper estimulam o tálamo e o hipotálamo e além
    disso passam mensagens que são guardadas no inconsciente sem ser analisadas
    de forma critica porque a parte razoável esta controlada. Todos sabemos que
    para hipnotizar alguém é necessário fazer algo de forma repetitiva e não é
    isso que a sociedade moderna de hoje faz com a televisão e a música? Nunca
    paramos para pensar porquê que as empresas investem tanto nas propagandas
    para escoar os seus produtos, porquê que as músicas repetitivas são as mais
    ouvidas e apreciadas e porquê os desenhos animados cativam tanto os nossos
    filhos? A resposta é simples, porque tudo o que hipnotiza aparentemente dá
    boas sensações e faz de nós pessoas sem senso crítico. E se os nossos filhos
    passam a maior parte do tempo hipnotizados é fácil o inimigo de DEUS tomar
    conta das suas mentes e fazer espetáculos como este. “Os sábios são
    envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR;
    que sabedoria, pois, têm eles?” (Jeremias 8 : 9)

    Se acreditássemos mais em DEUS e seguíssemos suas palavras elas nos
    libertariam.

    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8 : 32)

    O fenómeno Santo não é nada mais, nada menos que o resultado do
    enfraquecimento do lóbulo frontal e o abandono da palavra de DEUS pela
    Educação.

    “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há
    segurança.” (Provérbios 11 : 14)

    • img
      E.Deus é poderoso Responder

      Irmão Bem dito seja a sua Palavra de Jesus Cristo filho de Deus Poderoso ,isto é a realidade porque se todos nós tivéssemos a usar a PALAVRA de Deus,como água que bebemos diariamente, o mundo não estaria como está hoje, sempre havia orações nas escolas 4ª e 6ª feira para livrar-nos do mal,mas agora o ser Humano não acredita na Palavra do Senhor Jesus Cristo e criticam e perseguem aqueles que vão a Igreja para usar a sua Fé ao fim de livrar-se do mal,é preciso usarmos todos a Bíblia Sagrada para mudar este pensamento do ser humano na tanta maldição.Deus Abençoai este Povo Santomense e Lhes dê a Sabedoria e inteligência para o bem desta Nação Amém.

  30. img
    uuuu Responder

    Deus tem poder

  31. img
    Elias Diakum Responder

    Kkk, só dá vontade de rir, cada vez mais… :)

  32. img
    Flá Cetó Responder

    Como é que os pais vão dar aos filhos, o que eles não têm, há mães que têm comportamentos pior do que as filhas, como é que os filhos desenvolvem uma boa coisa, mulheres agora estão numa competição com os homens, em n.º de amantes, consumo de álcool exagerado. A nossa sociedade está corrompida de cima a baixo, e é assim que o demónio gosta, tudo isso é a prova que a bíblia não mente,”vira tempo em vamos presencia coisas nunca vistas”

  33. img
    TOMA CUIDADO Responder

    Meus senhores

    Nao brinquemos com coisa seria. Patrice Trovoada foi candidato a Deputado em Guadalupe. Acontece que o caso de transe iniciou na escola de Guadalupe. Nao ha nenhuma ligacao com isto? Vamos correr com o tipo se quizermos proteger as nossas criancas.

  34. img
    Fernando Castanheira Responder

    Vamos orar mais a Deus pedindo perdao pelas nossas falhas e pecados. Vamos agradecer a Deus pela iluminacaoi que nos e concedida. Vamos agradecer aos nossos ancestrais e antepassados que construiram a escola Patrice Lumumba. Experimentem e verao o resultado.

  35. img
    Santola Responder

    Isto demonstra claramente como nosso povo vive na iniquidade, pois estas coisas só acontece quando Deus afasta de nós, por causa do nosso modo de viver impuro esquecemos que somos criaturas/filhos de Deus e que um dia seremos todos julgados pelo nosso criador/Pai conforme a nossa vivência neste mundo perdido. Adorem somente a Deus e lhe obedeçam em nome de Cristo, não se apegando as coisas deste mundo que são passageiras , pois a nossa vida aqui na terra é tão curta. Estamos no tempo do amor , dado por nos por Cristo a mando do Senhor nosso Deus , mais a cada dia que passa os bons costumes só se degradam, resultando neste tipo de coisas, se não houver oração de pessoas que se arrependem verdadeiramente dos seus pecados e que verdadeiramente lutam para guarda os mandamentos de Deus em espírito e em verdade através evangelho de Cristo que é o evangelho do AMOR, estaremos condenados a servir a Satanás com as obras da iniquidade.

    Mais tenho fé que os que verdadeiramente procuram por Deus e o caminho da verdade seja em que parte for neste mundo perdido, depois de ouvir este tipo de notícia , irá orar para que Deus intervenha em nome de Cristo e afaste este tipo de maldiçã,”é necessário que os justos façam justiça, e que suas orações e suas obras curem as cidades.Mas se confessarem a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, sua infidelidades contra mim, e suas hostilidades diante de mim, por causa das quais fui contrário a eles, e os conduzi à terra dos seus inimigos, então, se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem por bem o castigo da sua iniquidade, lembrar-me-ei da minha aliança com Jacó. E da minha aliança com Isaque e da minha aliança com Abraão, e da terra me lembrarei. Levítico 26.40-427

  36. img
    jordão Responder

    não sou contra as conclusões que a população tem chegado até hoje , mas é verdade estas manifestações não tem nada a ver com igrejas cristã( evangélicas), meu amigo estas manifestações chama-se possesão maligna obra do diabo .
    Todos aqueles alunos que durantes estes dias tem sido possesos e manifestado com desta forma estão sugeito a um terceiro e afirmo estas pessoas sabem que estão tirando a paz social no nosso pais.

  37. img
    Lembá Responder

    Estas coisas são antigas, lembram da estoria colonial quando os portugues queriam reprimir o Jambi?
    Todos policias montaram, entraram em transe.
    Espero que a cena não volte acontecer, por isso ir ao local sem armas!
    Aonde fica os soldados da Paz?

  38. img
    opinador Responder

    Eu acho que este fenómeno é uma excelente oportunidade para São tomé o explorar a nível turistico.

    Todos nós sabemos que alguns países exploram a sua componente de turismo religioso, como Itália (Roma), Portugal (Fatima), França (Lurdes), etc e este fenómeno, neste caso do diabo ou coisa semelhante, iria de certeza atrair muitos turistas a São Tomé que iriam certamente apreciar ter uma experiência de transe individual ou colectivo.

    É apenas uma ideia, não sei qual a opinião dos leitores

  39. img
    C & C Responder

    Nome dele é AZEBELÉ!!!!

    O Lumumbá não esta a gostar de coisas que o seu Chará Trovoada esta a fazer. Deve ser uma guerra de Patrice (s ).

  40. img
    batemal Responder

    Eu penço que Director da Escola, tem haver com isso, ele é muito sonso e disfraça desta situação ou ela e a pessoa que plantou algo nesta escola estão junto nisto olha bem para ela e se reparares ele como pau mandado que é e arrumado esta a ignorar esse tipo de coisa, mais vamos descobrir, São Tomé Poderoso e Santo Antonio vai nos ajudar, que faz mal aqui se paga ok.

  41. img
    batemal Responder

    Deus proteja essas criança que são inocentes

  42. img
    dias do Fim Responder

    Este é mais fenomeno.
    O diabo é muito astuto, por isso nesse momento é preciso ter fé em Jesus só ele pode libertar o pecador.
    o povo santomeses tem que deixar o abito de seguir a deuses falsos e seguir a Deus verdadeiros, onda de protituição, violencia, jambi, isso tudo é resultado final os nosso filhos sofrem, quando eu estive a viver em s.tomé nunca tinha visto prostituição na rua desta pequanna cidade , por isso , os verdadeiros Cristão devem encorajar este povo idolatra a servir a Deus vivo , não se pode servir a dois Senhores por isso peço aos meus irmão Cristão envagelicos, que peçam a Deus poderoso aque que deu a sua vida na cruz de calvario, para vous ajudar a proclamar o envangelhos a todo criatura deste arquipélago. o tempo está no fim, o senhor virá como o ladrão da noite. veja só esta pequena questão que passou todo o povo ficou em alvoroço, imagina só quando o cristo voltar e voçê estiver de fora, o alvoroço vai ser Mundial não só de S.tomé e principe e vai ser muito tarde, como dnos dias de Noé também será na vinda de Cristo.

    Que Deus nos Ajude a todos ,

    abencoe o povo santomense e s.tomé e principe.

    obrigado

  43. img
    Dondô Responder

    Tenho o hábito de ler os comentários todos, feito quando de alguma forma, certo artigo suscita a reação do leitor. Uns motivam a reflexão, outro simplesmente leio porque o seu autor não transparece ser ” mína Sã Tomé cu pegá canéta fa”. Entende-se que a reação à um caso político, pode-se ir a busca de inúmeros exemplos para justificar à atuação desta ou daquela individualidade no cumprimento da tarefa que lhe foi indigitado. Perante um fenómeno como este, em que, os nossos irmãos estão neste momento a confrontar-se, que não se vê, nem tão pouco se viu o indício há mais tempo, deixando-os em pânico por não encontrar outra saída para o caso. Pessoas escrevem de forma leviana coisas sem cabimento, para não deixar de -o fazer. «Não quero acreditar que seja a fome» O caso teve o seu manifesto, com a vinda do tal Srº Bispo ao País. Sou de opinião que se Corra com ele.
    Enquanto a desgraça não te bata à porta, então está tudo bem, para mais tarde, não dizer que o seu sofrimento é superior a do outro.

  44. img
    naiel sousa Responder

    axo essa , situação de fenomino das crianças muito triste,as pais esforçam para as crianças estudarem, ve só oque esta acontecer, e muito mal

  45. img
    FIJALTAO Responder

    Agora está na moda! Quando a fome ataca as crianças na escola, encobrem logo com adjectivos do Além! Transe, Santo, Espírito Santo, Santo D’Aua, Fiticelo, Ocoçô, enfim só revela desculpas farpadas em vez de trabalharem!

  46. img
    ServodoDeusvivo-JesusCristo Responder

    Quem conhece a realidade santomense sabe que por tudo e por nada as pessoas vão ao “mato”, por tudo e por nada metem-se com bruxarias e outros rituais satanicos como jambi e outros, caro povo isto tudo é sério, Deus não pensa muito qd decide destruir um povo que não o respeita, que não guarda os seus mandamentos, que não o busca nos momentos de aflição, eu não tenho dúvidas que a nossa terra está amaldiçoada por tudo o que se tem feito.
    Um outro facto, para mim a raiz de todo o mal relaciona-se também com a morte das crianças judias deportadas para STP no inicio da povoação das ilhas, a biblia é muito explicita: Deus abençoa quem abençoa o Povo Judeu e amaldiçoa a nação que contribui para a destruição do seu povo, o Judeu…meus irmãos, há muita coisa debaixo do pano, quem se quiser informar busque na internet ou noutro meio se n tiver uma biblia: Genesis 12:3. O espirito de Deus não habita em lugares imundos, não se mistura com satanas e os seus demónios, e muito menos com os ke os seguem, não abençoa um povo que gosta de adorar tudo o aparece a frente..um exemplo: o que aconteceu no haiti não foi em vão, quem não sabe da realidade daquele povo informe-se por favor, até bruxaria no palácio presiencial existia, é preciso que leiamos a biblia, que realmente para expulsar estes espiritos malignos de STP faça-se sim Jejuns e oração, pois se não nos cuidarmos o pior pode acontecer a esta terra. Nestes dias que cada chefe de familia entenda a sua responsabilidade como cabeça da familia e arrependa-se do erros inconscientes, kd foi ao curandeiro com os seus filhos ou familias… A palavra de Deus diz: E conhecereis a verdade e ela vos libertará, povo da minha terra não é em vão ke o país está como num buraco sem saida e a previsão não é boa.Que Deus tenha misericordia desta nação.

  47. img
    apavorado Responder

    Vou dizer uma coisa a vocês, quer acreditem quer não.

    Estive hoje á noite na escola com uns familiares meus para sentir pessoalmente o que se poderia estar a passar e o que aconteceu foi o seguinte:

    - Nós entrámos com uma lanterna numa das salas de aula, pois estava tudo escuro e ficámos lá a ver se acontecia algo. Estivemos cerca de 15 minutos e não se passou nada. Estávamos já a preparar paar ir embora e de repente começamos a ouvir uns barulhos esquisitos, tipo barulhos de cães a ganir. Começamos a ficar cheios de medo e o barulho parecia que se tornava mais intenso. Os meus familiares começaram a gritar e fugiram pela porta de entrada da sala. Eu fiquei na sala mas cheio de medo, pois os barulhos eram cada vez mais intensos.
    Como a porta da sala ficou aberta com a fuga dos meus familiares, de repente entrou um vulto escuro pela sala dentro e depois ficou todo iluminado. Tinha a cabeça verde parecido com focinho de porco e umas orelhas esquisitas. Os olhos eram amarelo vivo e a lingua era muito vermelha.Era um autentico montro e só tinha cabeça e os membros de cima, não tinha pernas.
    Eu trazia uma catana comigo e pus ela á minha frente apontada para ele e o monstro começou a espumar pela boca e quando saia espuma fazia tipo faisca de electricidade.

    Ele começou a dizer coisas numa lingua que eu não percebia nada e eu berrava com ele em português e dizia para ele não se aproximar de mim. Tinha uns numeros escritos no quadro e o monstro olhava muito para esses numeros. Numa dessas vezes em que ele estava meio distraido, eu consegui abrir a janela da sala de aula e saltei cá para fora e fugi. Ele ainda tentou impedir que eu saltasse e agarrou uma das minhas pernas. Eu consegui fugir e deixei ficar lá um sapato. Corri com toda a força para a rua e encontrei um motoqueiro a quem contei o sucedido e que me levou a casa.

    A esta hora que estou a escrever, aínda estou a tremer de medo, pois não sei se o monstro vai perguntar onde eu moro ou atacar a minha mulher.

    Eu acho que o monstro só deve sair do esconderijo de noite por causa daquelas luzes todas e digo a vocês para não irem lá á escola de noite. O barulho de dia deve ser o monstro a dormir e a ressonar, pois ele deve viver de noite.

    Fiquei com a ideia que uma das maneiras de apanhar o montro deve ser com uma mangueira ou balde de água, pois aquelas luzes todas deve dar problema eléctrico se atirar água.

    Já disse á familia que é melhor fugir uns dias para o ilhéu

  48. img
    Op Responder

    Puxa, aínda estou a tremer com o relato do apavorado

    Será que se fugir para o principe o montro pode ir lá ? Será que é melhor fugir para o Gabão ?

  49. img
    c.viegas Responder

    todo mundo sabe que em s.tome sempre existiram esses tipos de coesas,nao nas escolas claro; agora dizer que as crianças estao com a fome..«acho um cumulo,a pessoa que a disse isso deve ser estrangeiro nao santomense.

  50. img
    DyC Responder

    Ora, isso me parece mais um caso de esteria coletiva, fato que já aconteceu em diversos lugares do mundo e por diversos motivos. Afirmar que esse tipo de manifestação está relacionada a demônios é de extrema crueldade, Deus jamais permitiria que crianças sofressem assim, além do mais, soluções espirituais mascarariam as reais causas desse problema. Está na hora de São Tomé e Príncipe tomar uma postura de país com certo grau de instrução e deixar as crenças religiosas como ato de decisão pessoal de cada cidadão, afinal, só iremos encontrar cidadania quando o poder político se desvincular do poder religioso e é essa união dos poderes que sempre atrasaram as nações de se desenvolverem!!!! #EVOLUISÃOTOMÉ

  51. img
    Vane Responder

    “que só quer” corrigindo

  52. img
    Vane Responder

    Parabéns Tino pelo seu comentário!

  53. img
    pierre Responder

    Não sou políco, Sinto-me triste eu tenho 30 anos ja conhece o meu pais como um país de respeito, de homens com degnidade e pessoas com caracter, é só ver comentarios que se vê nesse nornal, pesssoas naõ sabem fazer comentarios construtivos e com degnidade ,pessoas que só sabem fazer politiquises , depois criticam os políticos , isso faz me pensar que muitos que fazem comentário nesse espaço que poderia ser um espaço agradavel, vão no mesmo ritmo desses pésimos politicos que temos, com relação ao que esta a passar nas nossas escola é necessario gente do meu pais, deichar de maus abitos que não são nossos e cremos em OMNIPOTÊNTE O TODO PODEROSO, NOSSO CRIADOR, deicharmos de acreditar em falsas promesas, diz a palavra DO SENHOR, muitos viram em meu nome, iram operar grandes milagres, prodigios, iram realisar grandes obras e muitos seram levados por eles, e ainda diz a palavra do MEU SENHOR E MEU REI, ladrão não vem se não para roubar matar e destruir, mas a palavra DA AQUELE que esta a cima de tudo e de todos diz mais quando verem todas essas coisas a acontecer que ainda não sera o fim mas o principio do FIM, meus irmão fui batisado na igreja Católica fiz primeira cumunhão, crismei, sou catequista, sou leitor, sou corrista, e faço muito mais na minha paróquia Fatma em BOMBOM, ja tive e tenho muitas dificuldades, sempre o enfrentei com cabeça erguida porque tenho o meu DEUS, a minha FÉ é aliserçada na rocha não na areia, ela é uma e unica não se confunde com mais nenhuma, ela é inabalavel porque hoje sim eu tenho certesa, porque a minha fé esta em cumunhão com JESUS CRISTO, a unica forma de combater o mal é procurar bem, a unica forma de sair da escuridão é procurar a luz e essa luz é DEUS, termino aqui as minhas saudações que DEUS abençõe o povo de meu querido pais

  54. img
    gualter almeida Responder

    não de admirar que haja essas bobagens nas escolas porque há professores que a vida deles é passado afazer feitiço por exwemplo esse Lucio Amado que da aulas cá a vida deste homem é a fazer feitiço para uns e outros como é que as escolas comprofessores destes pode ter paz ainda a coisa de um mes ele estava junto ao museu a tirar porcarias para o mar a meia noite acho que este senhor ja tem idade para ter juizo deixar destas coisas mas vive disto infelizmente e a enganar uns e outros

  55. img
    Vanessa Barreto Responder

    Leiam a bíblia, Jeová Deus tem coisas maravilhosas para nós, nos ensina a desviar do mal e fugir do Diabo, tenhamos humildade e vontade de sermos seres humanos amáveis, honestos, dignos, inteligentes, respeitáveis enfim buscar ter a essência do caráter de Jesus Cristo.

  56. img
    Vanessa Barreto Responder

    Parabéns a tds comentários que exaltaram e lembraram do nome de Jeová Deus que enviou seu filho p nos libertar do pecado e do mal, pois só ele é o caminho a verdade e a vida!

  57. img
    Vanessa Barreto Responder

    Os líderes e gestores desta escola tem que resolver o problema, ficar sentado ou se escondendo não é característica de liderança excelente…
    Sugestões:

    1 Fazer reuniões com os pais e alunos
    2 Incentivar atividades saudáveis tanto físicas como espirituais
    3 Pedir conselhos se anciões, pastores e padres
    4 Adotar a bíblia como ensinamento excelente
    5 Buscar constantimente associações com pessoas honestas e sábias

    Enfim olhar as saídas e soluções!
    Deus ilumine a mente das autoridades e tenha misericórdia!

  58. img
    rapaz de riboque Responder

    a minha terra émuito pobre mas rica na ignorancia

  59. img
    alex Responder

    este é fenomeno é uma total farça,os alunos andam a fingir para nao teren aulas……xd

Deixe um comentario

*