Cooperação brasileira apoia campanha de luta contra a tuberculose

Foi lançada uma campanha nacional de luta contra a tuberculose. O Programa Nacional de Luta Contra a doença conta com a parceria da cooperação brasileira. Tuberculose é uma doença infecciosa que tende a aumentar em São Tomé e Príncipe.

4 distritos mais populosos do país são os principais alvos da campanha, que começou no Distrito de Água Grande, por sinal o mais populoso. Objectivo principal é informar e sensibilizar a população sobre as medidas que devem ser adoptadas para evitar a Tuberculose. «Quais são os sintomas, como é que se transmite de uma pessoa para outra e o tratamento, e sendo assim conhecendo os sintomas a pessoa pode dirigir ao centro e tratar. É mais para aumentar o conhecimento da pessoa sobre a doença tuberculose», afirmou o responsável pelo programa nacional de luta contra a tuberculose.

A cooperação brasileira uniu-se à campanha. O ministério da saúde do Brasil, é o parceiro do ministério santomense da saúde nesta campanha que procura salvar vidas, evitando o alastramento da tuberculose.

Para trazer mais gene para os locais de sensibilização, Capoeira, uma manifestação cultural brasileira originária de África é exibida nos locais de sensibilização.

Chester Sousa

  1. img
    Sempre a subir Responder

    ISSO É BOM MUITO BOM, AI SE NÓS SOUBÉSSEMOS TIRAR BOM PROVEITO DESSA COOPERAÇÃO DEVIDAMENTE.

  2. img
    Governo "Vábuuu" (Pires Neto) Responder

    Patrice tinha dito que Brasil e ia deixar de nos apoiar, enquanto STP não pagar os cincos milhões que nossos gatinhos da praça comeram.
    Afinal Brasil vai ajudar na luta contra tuberculose, a embaixada de Brasil tinha e tem razão… Tal como dizia os meus avós, “mentira tem pernas curtas”. PT gosta de mentir.

  3. img
    maria Responder

    “Para trazer mais gente para os locais de sensibilização, Capoeira, uma manifestação cultural brasileira originária de África é exibida nos locais de sensibilização.”sic.

    Ja agora porque não exibir, também , BLIGÁ ” JOGO DE CASSETE »?

    Trata-se de uma manifestação cultural local ( São Tomé e Principe ) igualmente «capaz de trazer mais gente para os locais de sensibilização » . Seria uma boa opurtunidade para VALORIZAR, também, A CULTURA DA NOSSA TERRA.

    O bligá que significa brigar, também conhecido por jogo do pau ou jogo do cassete, é um misto de dança e jogo lúdico, que prima pela destreza e o vigor fisico. Diz-se que tal como a capoeira no Brasil, a estética do bligá está na arte que os escravos encontraram para a sua autodefesa.

    Para além do já famoso grupo do Sr. Varela, existe um outro grupo(falha-me o nome. A singularidade de tal grupo, reside no fato de ser misto (homens e mulheres). O grupo referido, costuma jogar na Praça da Independencia para os turistas.

    O que é nacional, tambem é bom. Os são-tomenses gostam. E aí ? Vamos juntar as duas culturas?

    A ideia está aqui. Agora é « só pêga os cara » e « levá eles » para animar a «campanha de luta contra a tuberculose ».

    A cultura da nossa terra (São Tomé e Principe) agradece. Intercambio cultural, bonito. O Brasil agradece. Ambos os , países, ganham. Não fica assim tão caro, “né” ?

    cumprimentos

  4. img
    maria Responder

    errata: onde se lê “opurtunidade” deve ser “oportunidade”

    cumprimentos

  5. img
    ANCA Responder

    Muito bem

    Sensibilizar e Informar

    A tuberculose ou “peste cinzenta”, ou tísica pulmonar ou ainda “doença do peito” – é uma das doenças infecciosas mais antigas do mundo, que continua a atingir ainda hoje a Humanidade.

    A sua forma de transmissão e contágio, está ligada directamente à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, ou seja, aos modos de viver e trabalhar dos indivíduos.

    Caros cidadãos

    O favor de pesquisarem na Internet, nos livros, nos jornais, o Termo Tuberculose.

    Façam a vossa pesquiza e contribuamos juntos para a informação e sensibilização da nossa população, para a causa da doença-Tuberculose.

    Só assim podemos contribuir para a inversão da realifdade do número de casos da doença no nosso País(Território/Popilação).

    Pois ninguém está Imune

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • img
      ANCA Responder

      Quis dizer pesquisa e não “pesquiza”.

      As minhas desculpas aos meus erros e omissões.

      Bem haja

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

      Dedus abençoe São Tomé e Príncipe

Deixe um comentario

*