Coordenador da TVS entrevista a si próprio

Entrevistou a si próprio, editou pessoalmente as suas declarações que foram emitidas no Telejornal de quarta – feira. Um tipo de jornalismo, que nem nos países mais fechados do mundo é praticado. No entanto aproveitou para lançar críticas ao jornalismo praticado pelo Téla Nón.

O coordenador da TVS(Foto extraída da ORGANIZER) sempre esteve chateado com o Téla Nón. Nesta semana a forma determinada como o Téla Nón, divulgou e continua a acompanhar, o caso da suspensão do jornalista Genisvaldo Nascimento, por não ter acatado a ordem do coordenador para dizer na reportagem que a manifestação da oposição foi um fracasso, aumentou a  insatisfação do coordenador da TVS.

O Diário Digital Téla Nón, que não está amordaçado, nem dominado pelo projecto de notícias formatadas e uniformes, que devem circular no país e sobretudo, que devem sair para o estrangeiro, foi alvo da fúria recalcada do coordenador da TVS. « A forma como esse senhor tem estado a fazer jornalismo, no seu jornal, eu creio que não é mais correcta», declarou o coordenador.

O jornalismo correcto, ao que tudo indica é aquele que o coordenador da TVS, tem praticado na estação pública, e que motivou um abaixo assinado dos trabalhadores endereçado aos órgãos de soberania. Um jornalismo, em que para além do coordenador interferir directamente na montagem das reportagens, em defesa do governo, como denunciam os trabalhadores, conheceu a sua expressão mais alta na quarta – feira.

Sabendo que a comissão dos trabalhadores deu uma entrevista, para denunciar, as suas acções que ferem a lei de imprensa, e com contornos de falta de respeito para com os profissionais. Acções que sustentam o abaixo assinado submetido ao governo pedindo a sua cabeça, o coordenador chamou um operador de imagens para o seu gabinete, e segundo várias testemunhas, entrevistou a si próprio.

Depois da entrevista exclusiva feita a si próprio, testemunhas confirmam, que o coordenador foi a sala de montagem e editou as suas declarações, que foram publicadas no telejornal de quarta-feira. O jornalismo não deverá ter memória de um caso destes.

Mas o dedo indicador do Coordenador da TVS está apontado para o Téla Nón. « Eu quero aproveitar para dizer ao proprietário do Jornal Digital Téla Nón, que ele deve encontrar outra forma para fazer o seu jornalismo. Nota-se claramente uma intenção deste senhor em apenas difamar as pessoas, ao invés de apresentar o contraditório, apresentar os factos que constituem uma notícia. Eu pedi ao senhor proprietário do jornal digital Téla Nón, o direito de resposta, em relação à notícia que ele publicou sobre o caso do Genisvaldo, e simplesmente ele negou – me esse direito de resposta quando, eu lhe forneci todos os dados e os moldes em que pretendia exercer o meu direito de resposta», afirmou o Coordenador da TVS.

O que o Coordenador da TVS chama de Direito de Resposta, é uma nota que em nenhum parágrafo põem em causa o conteúdo da notícia veiculada pelo Téla Nón. Nem se quer questiona a notícia. Pelo contrário trouxe elementos que confirmaram os factos relatados pelo jornal. Foi dado o devido tratamento, ao dito direito de resposta, e anexados os dois documentos enviados à redacção do Téla Nón no corpo do texto da notícia, como se pode verificar no artigo  TVS diz que optou pelo “mal menor” na cobertura da manifestação da oposição.

Nervoso, o Coordenador da TVS acrescentou que «o senhor proprietário do Jornal Téla Nón, passou sim a fazer mais um dos seus comentários tradicionais, sobre a nota que lhe foi fornecida, nota produzida pelo editor da semana o senhor Artur Pinho. Eu quero aqui exigir ao senhor proprietário do jornal Téla Nón que divulgue na íntegra a nota de informação do editor da semana o senhor Artur Pinho», frisou.

O estado nervoso do coordenador da TVS, na entrevista feita a si próprio é comprovado, pela voz meiga de uma mulher, que foi interrompendo o coordenador durante a sua explanação. A voz trémula do coordenador da TVS, produzia frases desconexas. Dai que a mulher de voz meiga, lhe alertava para as desconexões. A entrevista a si próprio, teve que ser interrompida e retomada depois.

Durante a entrevista singular, o coordenador da TVS, não desmentiu as acusações feitas contra si, pelo Jornalista Genisvaldo Nascimento, e comprovadas por muitos funcionários da TVS, segundo as quais no dia da manifestação, deu ordens ao jornalista para dizer na reportagem que a manifestação da oposição foi um fracasso. « Com relação ao caso do Jornalista Genisvaldo Nascimento, é mais um dos muitos exemplos de falta de profissionalismo que acontece aqui na Televisão São-tomense. O senhor Genisvaldo Nascimento, tem consciência daquilo que fez. Aliás, o editor do Dia Artur Pinho, faz referência à má conduta do senhor Genisvaldo Nascimento, e que neste momento está apenas suspenso da escala da redacção da TVS até que seja instaurado o devido processo disciplinar a esse jornalista», explicou o Coordenador da TVS.

No que concerne ao abaixo assinado subscrito pelos trabalhadores quadros da TVS, propondo ao governo o seu afastamento do cargo, por causa de uma série de acções atentatórias contra a liberdade de imprensa, e outros abusos, o coordenador considera normal, haver descontentes. «É normal numa instituição do Estado ou privada que haja gente descontente, mas tenho a certeza que há muita gente contente. Temos na TVS 80 colaboradores, e tenho aqui o abaixo assinado dos trabalhadores descontentes que são 19 pessoas. Vê-se claramente a diferença entre os descontentes e os contentes», defendeu.

Abel Veiga

  1. img
    Inocente Responder

    Se for verdade isto brada aos céus!!!!!

    Mas…o que é que se está a passar na TVS afinal?

    Alguém diga ao coordenador da TVS que não estamos num dos países vizinhos.

    Abusar do público tem limites.

    Santa Efigénia nos acuda!!!!

    • img
      leucadio Responder

      Alguem diga ao Director do Telanon para parar com esta pouca vergonha. Ainda vão dizer que venho outra vez em defesa do Sr. Oscar. Minha gente eu não tenho nada com este sr. e até o acho algo arrogante.
      Mas, como se diz “ao Cesar o que é do Cesar”.
      Agora constato que o Telanon com este comportamento vai induzindo os seus leitores, sobretudo os que residem no estrangeiro, em erro.
      Eu vi ontem na TVS a dita entrevista e fico com impressão que eu e o Director do Telanon vimos entrevistas diferentes.
      Minha gente, eu ouvi muito bem uma voz feminina a fazer perguntas ao dito Sr e ele a responder. Se posteriormente foi ele quem editou, não posso confirmar.Como é que o Telanon vem dizer que o homem “entrevistou-se a si mesmo”???
      A maldicência do Telanon vai ao ponto de dizer que o Director estava nervoso. Nunca vi pessoa tão serena a dar uma entrevista. É pena as emissões da TVS não estarem online.
      Neste artigo o TELANON diz que “foi dado o devido tratamento, ao dito direito de resposta, e anexados os dois documentos enviados à redacção do Téla Nón no corpo do texto da notícia…” Que mentira!!!! Eu proprio chamei a atenção do Telanon para a necessidade de anexar tal documento como tem sido prática. Só muito posteriormente é que corrigiu o erro.
      Devo realçar que considero o projecto do jornal Telanon uma optima ideia, sobretudo pela sua independencia, mas tenho o feitio de reagir sempre que acho que alguém com sua conduta injustiça o outro.
      Agora é evidente que há graves problemas de relacionamento entre estes dois jornalista do país (talvez dois dos melhores do país). Mas, nós o público não temos que ser embarcados nesta contenda.
      N’bé mu, punda nguê ku ka fla sétu na ka bê banku di tasson fa.

      Não defendo o Sr Director da TVS, porque por um lado não acho que precise e por outro, por não achar que o seu serviço na TVS esteja sendo um bom serviço. Mas … demos ao Cesar ao que é do Cesar.

      • img
        Bingo Responder

        Leucadio disse:

        ” Agora é evidente que há graves problemas de relacionamento entre estes dois jornalista do país (talvez dois dos melhores do país). Mas, nós o público não temos que ser embarcados nesta contenda.”

        As dúvidas estão esclarecidas.

        Dizer que Óscar Medeiros é um dos melhores jornalistas do país, desmascarou-o completamente.

        Será que é o ministro na diáspora? Pela linguagem manipuladora, disfarçada de isenção e seriedade, até parece.

        • img
          Bingo Responder

          Queria dizer, ‘linguagem manipuladora que já nem consegue simular imparcialidade e seriedade.’ Fui.

        • img
          leucadio Responder

          Desengane-se meu caro! Como disse no meu post anterior não tenho intimidades com o tal Sr. Oscar e nem considero que esteja fazendo bom trabalho na TVS. Como exemplo do que falo, estão os constantes cortes que acontecem sempre no horario do telejornal ir ao ar. A TVS brinca com os seus telespectadores. Outra coisa, que eu nunca entendi e foi ralatado no comentário de Nilza, é o facto de haver todos os dias na TVS, no horario nobre, uma barra horizontal com uma publicidade à Discoteca Kizomba. Sempre que vejo isto fico incrédulo!!!! Como pode uma Televisão apresentar uma publicidade comercial nesses modulos? Eu sou ignorante em matéria de funcionamento de uma estação de TV, mas pelo que sempre vi, as barras horizontais são para anuncios ocasionais e de utilidade pública. Não sendo nenhum lerda, claro que entendi que esta publicidade so acontecia por se tratar de um estabelecimento de alguem muito amigo do Ministro que tutela a TVS.
          Agora fico ainda mais chateado ao saber pelo comentário da Nilza Costa que a TVS não arrecada nenhum dinheiro com dita publicidade.
          Resumindo, o Oscar não é ao meu ver o melhor Director para TVS, mas não é por isso que não se lhe reconhece a qualidade de Jornalista ou de locutor. Ele é dos poucos aqui nessa profissão que tenho algum dominio do português, boa dicção,etc… AO CESAR O QUE È DO CESAR!!

          • img
            Céu

            Pelo desculpas mas isto não basta para ser bom jornalista ou Director de uma televisão. Boa dicção????? Quando???? Aquilo que eu ouço na RDP-África é boa dicção????? Não sabe articular frases,não utiliza expressões adequadas ao contexto de reportagem ou informação, dá muitas calinadas na língua portuguesa, etc. Isto é que a marca para se ser um bom jornalista no nosso país???? Então eu só posso concluir que o país está completamente perdido neste nível. Se este senhor é o melhor então é conveniente o país fechar as portas e ser vendido porque então somos muito pobres neste e noutros domínios.
            Eu vivo fora do país, sou formada em comunicação social e sei bem do que falo. Se o meu país só tem este exemplo, como do melhor que há, a apresentar então eu tenho que declarar que somos muito maus em relação aos outros povos. Peço desculpas mas há limites para brincadeiras.
            Céu Ten Juá

          • img
            Bingo

            Leucadio,

            Com todo o respeito, você não passa de um pobre de espírito. O que faz um bom jornalista, acima de tudo, é a sua liberdade de espírito, a sua capacidade de pensar e discernir com a sua própria cabeça.
            Nenhum lacaio ou vassalo pode ser bom jornalista.

            Passe muito bem, sr. Leucadio.

      • img
        Que alegria comentar assim Responder

        Este é sem dúvida dos poucos comentários sensatos e imparciais que o abel tem deixado passar. Uma vez mais chamo atenção do tela-non para deixar passar todos os comentários desde que não sejam obscenos e insultuosos. No entanto o que tenho notado é que os ditos comentários obscenos e insultuosos têm merecido divulgação expressa e rápida enquanto que os que trazem opiniões divergentes com os “principios” do abel sao simplesmente censurados. Parem lá com isto e sejamos imparciais. Nós os santomenses queremos pensar com as nossas próprias cabeças. A verdade sempre vem a tona, Blu-blu na sa luta fa. Bem dàgua àgual leva.

      • img
        Cley Do Responder

        bem falado sr. Leocadio…
        o diretor do telanon esta se compremetendo, isto è realmente uma pouca vergonha daquelas.
        o que ele quer?

        • img
          As de espadas Responder

          Clay Do disse:

          ”O diretor do Telanon está se comprometendo.”

          Tem toda a razão, Clay Do.

          Porque lhe pode acontecer uma coisa muito má, não é?

          Do jeito que as coisas estão…

          Mas ele não depende de vocês, felizmente.

          O JORNALISTA JOSÉ BOUÇAS, ECTYLSA BASTOS E OS OUTROS QUE ASSINARAM O ABAIXO ASSINADO É QUE DEVEM SER BEM VIGIADOS PELO PÚBLICO, POR TODOS NÓS. PARA NÃO SEREM POSTOS DE QUARENTENA OU COISA PIOR.

          ESTAMOS ATENTOS.

      • img
        VIOGO Responder

        Leocado, não nada contra, mas há links com o Patrice T, logo há algo que…. nom ça flado.
        O Oscar não tem futuro com esse comportamento. Ao menos que gira bem o que já tem. Porque alianhado com o Diabo, há de acabar mal.
        Ao menos que o Patrice o leve para onde for ou o apopio. Lembre do que se está a passar com os judas que deram cara ao Fradique!….

    • img
      Nilza Costa Responder

      Ontem no telejornal ouvi Oscar Medeiro a falar de colegas dele da TVS.

      Minha gente Oscar Medeiro é o maior ladrão que a TVS já teve.

      Perguntem ao Oscar porque ele não falou de portátil marca ASUS ,preto da redação que ele roubou antes de ele ser coordenador; de um computador profissional branco que quando ele entrou como coordenador que preparava para levar para casa dizendo que é dele, quando veio de viajem de Portugal aquando da compra de equipamentos para TVS, que deveria ser efectuado por técnico de TVS mas foi ele que foi comprar e trouxe faturas falsas de compra feita por ele e irmão da RDP Africa.

      Coitada da sra Ivone que se esconder alguma coisa para Oscar ela vai pagar caro porque alguém tem rabo de Oscar na mão.

      Oscar falou de reparar eletrodomestico. ele mesmo leva todo eletrodoméstico pra la pra técnicos reparar. Pergunta Oscar sobre reparações de viaturas; Pergunta Oscar: adjudicação direta com empresas na TVS sem concurso público.

      Pergunta Oscar porque que Amordivino não paga publicidade no tempo caro de telejornal enquanto suspendeu ASPAF algo muito importante.

      Oscar falou de roubar imagem para vender. Oscar próprio já negociou imagem de Bano (Arzemiro Prazeres) para Roberto Raposo. E quando suspeitaram de fuga de informação, Raposo mandou um oficio confidencial para Oscar arquivar com nome de Bano e Patrice: Oficio Nº69/GPGR/2012.e assinado por próprio Raposo. Oscar foi roubar imagem onde?,na TVS.E é operação constante .

      Patrice Trovoada na campanha disse que todos os reformados devem ir para casa para dar lugar aos jovens, Perguntem Oscar, porque ate então ele e Governo de Patrice tem um chefe de Departamento comercial resguardado com salário de subsidio interno da TVS e com salário do Gabinete do Primeiro Ministro.

      Oscar que fale ao publico sobre as contas no BISTP-Miramar. Ele que explique também sobre as assinaturas destas contas.

      Oscar falou de viagens: viajens para técnicos quem vai é ele. Que fale sobre pagamento mensal da fatura de 15.000.000 dbs do tal programa que a TVS passa,mas a liquidação e depósito é efectuado através do nome e conta bancária de um técnico da TVS.

      Que fale da carinha da TVS alugada à RTP durante mês.

      Porquê que os resultados da auditoria à TVS efetuada pela IGF nesta gestão,foi silenciada?

      Perguntem ainda Oscar sobre um documento adulterado/falsificado para ele ser nomeado .

      Eis um estrato da resposta do Tribunal de Contas:N/Ref.729/140 RFP/2010/T.C: “…o presente processo não deverá ser em comissão de serviço nem tampouco instruído com Despacho do Ministro tutelar.” “ …se conclui que a forma escolhida não é juridicamente legal,logo a nomeação terá que obedecer ao que dispões na Lei.”

      Oscar não tem moral para falar dos outros colegas dele la,quando ele é um grande bandido e ladrao.

      Espero que quando Oscar for ruado,a investigação criminal;a inspecção das finanças a pic etc façam devido trabalho e lhe coloque em lugar próprio.

      • img
        Dos Santos Responder

        Da maneira que vi os santolas a viver quando fui de ferias qualquer coisa tinha que haver com mao tras.

    • img
      Mario Pereira Responder

      Caros leitores!
      Nao vamos misturar as coisas.Eu também acompanhei o telejornal em que foi ocupado um tempo de quase 30 minutos para vir fazer um FIASCO deste aos contribuintes que pagam os seus impostos.O que diz o Sr Abel eu pessoalmente constatei.E digo com toda a garantia por ser profissional de uma comunicação social.Sei bem como se dá tratamento a materiais para noticias no ar.O que diz o Sr Abel é justanmente o que aconteceu.E damos graças que aconteceu numa televisao em S.Tomé e nao noutra paragem;porque senão a TVS poderia ter surpresas ontem antes mesmo do telejornal terminar.E digo mais sim a porcaria da TVS continuar com essas propangandas,campanhas contínuas que nunca acabam,maus tratosaos nossos concidadãos,isto vai pegar fogo.É melhor que autoridade competente comece a tomar medida sobre todas estas situações que está passando la na TVS.Poderá ser tarde.
      Ao nosso espanto,o que podemos deparar é com Bombeiros lá em cima.Aquilo nao está para brinacadeira.Há muita revolta e ha pessoas que estão levando em brincadeira.

    • img
      As de espadas Responder

      Alguém confirma o reforço do policiamento na TVS devido ao clima de tensão?

    • img
      Conóbia cumé izé Responder

      TENHO PENA QUE O ÓSCAR TENHA SE ESQUECIDO QUE O PODER NÃO ETERNO.INFELIZMENTE,O ÓSCAR E ALGUNS COMO ELE, TENHAM ESQUECIDO E SUICIDADO POR CAUSA DE ALGUNS TROCOS .UMA DAS PROFISSÕES MAIS NOBRES DO MUMDO.”O jORNALISMO/JORNALISTA”! O DIMÓNIO ENGANA MUITA GENTE.É PENA QUE O ÓSCAR SE TENHA TRNASFORMADO EM JUDAS !!!… FUI

    • img
      arroz13.500,00dbs Responder

      Faço parte da equipa de trabalho para elaboração do Orçamento do Cidadão.Gostaria de, uma vez o Coordenador da TVS ter anunciado na sua autoentrevista sobre a existência de 80 funcionários na TVS e não ter dado devidas explicações, quero informar o seguinte:
      Existem realmente segundo a rubrica da OGE-TVS uma imagem informática 80 programadas no nosso sistema actual das Finanças que são específicas para operações contabilísticas e financeiras para a TVS bem como qualquer outro sector; mas na TVS só existem 56 funcionarios como abaixo mencionados:
      25 efetivos, 30 contratados e 1 coordenador em comissão de serviço ou:
      1 Coorden-1 Tecn Super.-5 Chefes divis.-2 Editores -6 Tecn Adj 1Class -3Tecn 2Clas -5Tecn 3Clas -3Aux 1Clas -2Aux 2Clas 1Ofic Adm 1Clas -4Ofic Adnin 2Clas -2Ofic Admin 3Clas -8Tecn Ofic 3Clas -5Motor Lig3Clas -4Auxil Tecn 3Clas e 4Oper.2Classe.
      Assim sendo, houve a necessidade por sua própria iniciativa para a criação de uma imagem virtual fantasma 24 que e processado por um vírus “oscaris24.exe”que consegue sobrepor aos programas existentes nas Finanças fazendo assim o saque por forma legal de todas as rubricas inscritas no orçamento da TVS.Alerto ainda que este vírus e tão eficiente, eficaz e forte que consegue duma só vez atacar mensalmente não só as rubricas de salários como todas as outras.Dai,o Sr. Coordenador não pode falar em 56 funcionários mas sim 80.Portanto são realmente 56 Legais e 24 Ilegais do Legal. Espero ter ajudado.

    • img
      Domingos Salvaterra Responder

      Depois de ver e ouvir no ‘FACEBOOK-TELA NON’ a entrevista que o coordenador da TVS, Óscar Mwedeiros, concedeu, só quem não percebe mesmo nada de jornalismo pode escrever e cito: “Coordenador TVS entrevista a si próprio”. Isto é pura má fé conjuntamente com incompetência profissional. Os políticos são-tomenses, salvo raros casos, são maus políticos, sem formação política consistente, sem cultural geral, sem sentido de Estado. Mas os jornalista são-tomenses, salvo muitíssima rara excepção, são péssimos profissionais. O Téla Non, que inicialmente nasceu como um projecto jornalístico sério e independente, está a deixar-se levar para o que de pior se pode fazer no jornalismo. Há notícias que deveriam ser somente notícia mas tornam-se autênticos comentários em que o jornalista dá-se ao luxo de emitir a sua opinião e de forma parcial. Isto é sujo porque é porco. E também porque no Téla Non se usa nomes falsos, tudo é permitido. Insultam-se pessoas, chamam todos os nomes possíveis e imaginários, incriminam pessoas sem que estas possam ter possibilidade de se defenderem e intenterem uma acção judicial contra estes difamadores porque os que escrevem no Téla Non não tem rosto e nem nome próprio. A Direcção do Téla Non já deveria encontrar um mecanismo técnico que pudesse travar esta indecência, caso contrário a opinião pública considera que a Direcção do Téla Non apoia estas escritas e, se calhar, também emite, às escondidas, as suas opiniões contra pessoas indefesas.Por outro lado, já li aqui no Téla Non, muita gente a queixar-se que o Téla Non não publica opiniões que criticam o próprio jornal, ou opiniões que criticam artigos que o editor do jornal defende, tudo isto porque a Direcção do Telá Non tem a faca e o queijo nas mãos. Mas isto assim não vale, não é ser jornalista e não é assim que se faz jornalismo. Espero que esta minha sincera opinião seja publicada. Obrigado.

      • img
        Téla Nón Responder

        Leia a notícia veiculada pela TVS no telejornal de quinta – feira, relato factual dos profissionais da TVS, para saber se o coordenador entrevistou a si próprio ou não. Ouviu a entrevista editada pelo coordenador e publicada pelo espaço on line próximo. O jornalista do Téla Nón ouviu a auto-entrevista na íntegra, como se diz a bruto. Com o som ambiente, as pausas nervosas, tudo. Por isso é que o artigo escrito é sustentado com detalhes,pormenores, etc.

    • img
      edy Responder

      “Entrevistou a si próprio, editou pessoalmente as suas declarações que foram emitidas no Telejornal de quarta – feira. Um tipo de jornalismo, que nem ” kreeeeeedoooo escritaaaaaaaaaaaaa

  2. img
    Quase la Responder

    O facto dos outros não assinarem, não implica que estejam contente. Pode ser sim que alguns dos não assinantes sejam seus parceiros e/ou do seu patrão. Mas também é possível que muito deles não tenham assinado por medo de terem o mesmo destino que o do Jornalista Genisvaldo Nascimento, o que revelaria o quanto o nosso jornalismos da TVS tem sido condicionado pela ditadura e abuso de poder.

    Zemé sa tamém de fla!

  3. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    que situação

  4. img
    eufrasio Responder

    No quadro da TVS nao existem 8o pessoas.
    Cerca de 12 que nao assinaram sao bufos.
    Os que nao assinaram,sentiram medo de represalias que e grande maioria e trabalham por contrato renovaveis.
    Eis o facto real na TVS,

  5. img
    Roberto Mateus Responder

    Oscar devia desmontar o escritorio da RDP Africa situado no Gabinete da TVS,usando telefone,e todos outros meios tecnicos para os serviços de reportagens da RDPAfrica.

  6. img
    Aldino Figueredo. Responder

    Ja agora gostariamos de saber sobre os tais 350.000.000,00 DBS do fundo de publicidade da TVS utilizado para subsidio de viajem de passeio a Taiwan por esta equipa de Oscar,Maximino Carlos e Mario Rodrigues.

  7. img
    democracia Responder

    O senhor coordenador deve lembra que “onde há Deus não há noite” hoje ele tem poder para fazer e desfazer e que o senhor não se esqueça que homem manda com tempo e Cristo para sempre. A justiça divina tarda mas chega.

  8. img
    santa Marta Responder

    O Senhor arturinho pinho disse na entrevista a RDP-África que Genisvaldo não foi colher imagens da manfestação, tanto é que o senhor coordenador aldrabão tinha ordenado para que o mesmo embora depois da manistação fosse colher imagens o que próprio arturinho ordenou que genisvaldo não fosse porque a manifesdtação já tinha acabado.
    Se assim for, onde é que a TVS viu a imagem que publicou sobre a manifestação?
    A mentira tem pernas curtas. Os que não assinaram o abaixo assinado são os lambibotas do patricio e o senhor coordenador e tenhem medo de não ser expulso do seu ganha pão. O Senhor arturinho já tem idade para deixar de engraxas.
    Aos que assinaram o abaixo assinado os meus parabens pela coragem. Se a justiça tarda de chegar, ainda que seja desgosto familiar seja o desejo desta população que tanto sofreu e sofre por uma democracia em S. T. P.

  9. img
    Pidu Mamon Responder

    Abel deixa de malabarismo.

  10. img
    Estou Farto disso...! Responder

    Pouca vergonha Sr. Coordenador. Por uma questão de ética, o Sr. deveria por cargo a disposição.

    Porque será que o Tribunal de contas chumbou a sua nomeação como Director o que forçou o Sr. Primeiro Ministro, o Ditador Patrice Trovoada, a coloca-lo como Coordenador????? alguém que conheça a lei que possa explicar-me esse assunto!

  11. img
    Féde ká Dóxi Responder

    O Senhor Coordenador acha que TVS é dele e do PT? O público é bôbo? Por isso é que mta gente opta por ver a Globo, RTP ou outro, porque isto é uma brincadeira. Deixemos disso. É hora da Assembleia chamar o Governo pedir conta e PR pedir conta ao Governo e tomar medidas. Ponhamos termo a divulgaçaõ de contendas entrte as comadres (Rolin/Bano), dos Vizinhos (Governo de PT/Oposição) entre outras.
    Estamos a nos afundar

  12. img
    Pidu Mamon Responder

    Isso mesmo Sr director.Põe na rua todos os incompetentes.

  13. img
    roça vitoria Responder

    Eu nunca gostei do cara deste Senhor. Ele parece ser uma pessoa hipócrita.

    • img
      Que tristeza STP bis Responder

      è preciso ser muito infantil ou ingenuo para ainda acreditar ou não não pessoas em função das suas caras. Nem tudo o que parece é. Nunca ouviu dizer que parecer não é ser…?

  14. img
    hiro manuel Responder

    Que tamanha vergonha, senhor coordenador da Tvs!!! 80 colaboradores ou foncionários? O Genisvaldo é foncionário e não colaborador, o senhor Oscar Medeiros sim, é considerado de colaborador porque não faz parte do quadro da TVS forma legal….Entrevistar a si proprio! Isto não se faz nem numa estação de televisão com transmissão ilegal (Pirata). E o seu nervosismo, relaçiona-se com a insegurança do seu estado de espirito, claro está,o senhor não está agir de consciencia tranquila…

  15. img
    Kanimambo Responder

    Aquilo que o Abel chama de entrevista a si próprio,pode-se chamar em termos técnico de direito de resposta. Ou a pessoa em questão não pode responder? Já é tempo de o Tela Non se posicionar. É preciso dar a cara. Olha que o Bano já foi desmascarado! Brevemente será o Abel! Até já.

    • img
      santa Marta Responder

      O próximo serás tu kanimambo. Já é tempo de ter uma versão tua e não ser lambibotas de nimguem mesmo que a sua caracteristica mostra que és um descendeste recente dos gregorianos.

    • img
      Bingo Responder

      Kanimambo…

      Só se o porta-voz do grupo de trabalhadores da TVS se tivesse também entrevistado a si próprio e editado a sua própria entrevista. Como não foi o caso…

  16. img
    Caiu na net Responder

    até quando meu DEUS

  17. img
    Mimi Responder

    Pesando de um lado a convicçao do coordenandor da TVS de que só há 19 descontentes no seu sector e do outro a solidariedade para com o seu colega por parte de tantos dos colaboradores da TVS no abaixo assinado do TelaNon, nao entendo que óculos o senhor coordenador usa para fazer a leitura destes dois factos!

    • img
      Antoninho Responder

      Eu estive no Palacio dos Congressos no dia da Festa da TVS.Estive falando com Primo e perguntei porquê que a festa está sem pessoas da TVS.Ele respondeu..Sem não pelo menos Cinco tem com excepção da Equipa de serviço.
      Agora pergunto porque que 98% dos trabalhadores da TVS nao foram participar na Festa no Palacio dos Congressos.

      PERGUNTA para sr OSCAR responder.

  18. img
    fome Responder

    Estamos a espera do arroz que nunca mais sai.

    Fui.

  19. img
    david santos Responder

    ESSE HOMEM É ESTRAGADOR DE LARES.
    O DELE AINDA ESTA PARA VIR.
    SEM VERGONHA DESCARADO OPURTONITA.
    É MESMO DO GRUPO DO TROVOADAS OS DITADORES

  20. img
    Insatisfeito com a sutuação País Responder

    É uma pouca vergonha o que vem acontecendo neste país, desde que o governo do ditador patrice trovoada tomou posse. Vem prometendo muito mais que pode, com projectos fantoches sem viabilidade economico, sem cabimento, querendo construir prédios nos sem tapar montanhas, autoestradas para praia das conchas …… Como ditador que é, o pessoal da TVS acha que ele vai entregar cabaça de outro ditador Oscar medeiros, achas??? Lamentavelmente acho que não. O senhor Oscar medeiros reclama do direito de resposta do jornal telenon, a reportagem que senhor Oscar medeiro fez sobre os barcos fantasmas no nosso mar, senhor Buscou o contraditório do senhor Jorge Amado??’ o caso da publicação do relatorio de auditoria de contas do tribunal, está esquecido?? O senhor é um pau mandado do ditador sadam (patrice) que vem utilizando a arte dos sufistas para enganar o povo, mas tarde o sedo o povo cai na real e a sua mascara cai como do seu pai caiu quando apoio o filho com fradique menezes, todos se calhar estão esquecendo de tudo o vem acontecendo. Abel estou contigo, faz o seu trabalho sem isenção, não vai na onda de oscar, porque não tem onde se defender e vem utilizando os outros como álibe seu. Sobre a demissão do Genisvaldo, só porque não quis mentir?? sem cabimento, as verdades devem ser ditas não acho que a manifestação foi um fiasco, como disse o ditador Patrice, mas sim o povo já está cansado de instabilidade, quando que vão cansar de correr pelo poder, basta. O ADI quando era oposição não era serio agora quer exigir seriedade a outros?? Porquê?? São Deus lima postada de lado como tu Genisvaldo, não te preocupes o senhor Oscar vai tombar,o feitiço vira contra feiticeiro. Pessoal da TVS continua a lutar vão todos vencer, o bem vence sempre o mal pode tardar

  21. img
    intelegência Responder

    gostaria dizer ao senhor Abel que os são-tomenses ainda têm poder de ler e analisar qualquer tipo de notícia. Se o senhor foi influenciado a ser parcial tomando parte para esta ou aquela parte fique a saber que o jornalismo não é isto. Melhor esclarecer os leitores o tipo da sua notícia e em que parte está, para sabermos claramente. Até que a forma como o senhor surgi sempre contra acto do governo diz claramente onde o senhor está.

  22. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    Ó MImi o sr. Oscar usa as mesmas lentes do Patrice Trovoada diminuem tudo que aparece pela frente excepto o cifrão. Quando se trata de cifrão só sabem ver milhões. Oscar Acaba de comprar um carro para mulher e já requisitou outro para a sua amante jornalista da TVS. Esta sim não assina nem assinará o abaixo assinado até que apanhar uma solva a ser dada pela Daizi brevemente.

    • img
      Bingo Responder

      Carlos Jorge da Silva,

      compreendo a sua revolta, mas não tem o direito de dizer certas coisas nem de trazer os nomes de certas pessoas para este fórum.

      Não é o único a fazê-lo e é triste.

      Critique o comportamento do coordenador da TVS quanto quiser porque é indefensável. Critique o Primeiro-ministro se quiser. Mas tente ficar por aqui.

      Para seu governo-

      Jornalistas ( mulheres) da TVS que assinaram o abaixo assinado do Tela Non:

      Ectylsa Bastos
      Sónia Lopes
      Katya Aragão
      Tamara Águas

      Como vê…às vezes as pessoas surpreendem-nos, não é verdade?

      • img
        Etelvina Responder

        Nunca pensei que uma televisão estatal, ou qualquer outra empresa pública de um país qualquer, pudesse atingir estes limites de indecência humana, profissional, ética e deontológica. Este tal de Óscar Medeiros não pode ir fazer outra coisa senão estar a trabalhar na nossa televisão pública??? Não existem pessoas no nosso país com capacidade profissional, sentido de responsabilidade e rigor, capacidade ética e deontológica, para ocupar este cargo que se transformou num embuste para o governo, para os cidadãos em geral, para a referida empresa, para os trabalhadores da mesma, para a dignidade do próprio país??? Onde é que o governo anda que permite que a dignidade do país, a imagem do país associada a uma das suas principais empresas, esteja há mais de um ano a ser denegrida e ningém faz nada, ninguém diz nada?? Que país queremos transmitir aos nossos filhos? Queremos transmitir aos nossos filhos a imagem de um país em que os Coordenadores de Televisão assumem uma postura de posso, quero e mando agredindo psicologicamente os seus trabalhadores e colaboradores, fazendo a censura política, perseguindo os seus trabalhadores, manchando a imagem do país??? É este o país que queremos transmitir aos nossoas filhos???? É esta a imagem que queremos transmitir ao mundo de nós????? O que mais nos falta para sermos iguais à Guiné Bissau???? Parece-me que só falta haver mais golpes de estado e mortes. De resto já se nota quase tudo. Um coordenador de uma televisão pública persegue trabalhadores e colaboradores ao ponto de suspendê-los de trabalho pele facto destes não seguirem a sua ordem de benefício do governo numa reportagem. Um governo ou primeiro-ministro persegue deputados expulsando-os da função pública pelo facto destes fazerem-no uma crítica política. O mesmo governo persegue um membro influente de um partido da oposição, expulsando-o do Banco Central pelo facto deste fazê-lo uma crítica política. Que mais irá acontecer???? Porquê que este coordenador da televisão há-de continuar num cargo tão importante como este??? O que é que o primeiro-ministro deve a este homem que não pode tirá-lo deste lugar para a dignificação do papel e importância da nossa televisão pública? O senhor primeiro-ministro deve alguma coisa a este senhor??? O senhor primeiro-ministro tem medo deste senhor???? A não ser que este comportamento de afronta democrática, ética e deontológica ao nosso país seja algo não especificamente deste senhor coordenador mas arquitetado pelo próprio governo sendo este senhor um executante de segunda ordem??? Parece ser este o caso. É muito triste. Muito triste mesmo.
        Atenciosamente
        Etelvina

        • img
          Conceiçao Responder

          Subscrevo tudo oque disse minha senhora. Infelizmente estamos a caminhar para o abismo e não demos conta disso ainda. Eu não percebo porque razão este homem continua como coordenador da TVS manchando o nosso nome como país para além do triste espectáculo que ele faz na RDP África com a ajuda do seu camarada Carlos Menezes. Transformaram uma radio que eu ouvia com atenção, todos os dias, numa porcaria que deixei de ouvir.
          Não sei onde vamos parar. Maldita hora que votei neste homem para primeiro-ministro do meu país.
          Conceição

  23. img
    capuita Responder

    1ro- Em parte nenhuma eu vi funcionários gostarem dos chefes, quando é assim é porque as coisas estao andando bem. Parabéns sr. Oscar, falhou comeu só assim podemos pôr esse país em pé, o sr. é director e os directores sao os verdadeiros motores do governo.

    2do- Abel Veigas é um infeliz, esse homem nao tem amigos, nao se diverte, nunca é chamado a parcticipar em actividade alguma…enfim… deve ter algo que lhe pertuba e tem preguiça de viver, por isso se refugia nesse jornal, formentando polémicas e pertubando as pessoas, talvez assim ele possa conseguir companheiro para o tipo de vida que ele leva.

    3ro- Telanón está a deixar de ser um jornal informativo, mas sim um jornal perseguidor do governo e dos seus motores. (xissssssa)! Tantas noticias boas de STP que se poça publicar. Nao é que esses tipos de situaçoes nao seja publicada, mas o jornal também tem o direito de apasiguar e lutar pela estabilidade política do país.

    ¡estou aberto a vossas críticas!

    • img
      leucadio Responder

      Oh Capuita!! É triste este teu comentário quando te referes ao Abel Veiga. Cada um leva a sua vida como entende. Ser feliz não significa andar por aí nos bares e nas festas a “dar copo cabeçada” como diziam o Mé Pombo e Alivi. Se não encontras o Abel, nas patuscadas por onde andas, isto não quer dizer que o homem é infeliz e tu feliz. Estamos a falar da actuação profissional do Abel e a maneira como leva a sua vida não é aqui chamado!

      • img
        Bingo Responder

        Hum!! Parece que o Leucadio atacou Abel Veiga como ‘Capuita’ e depois saiu em socorro do Abel…

  24. img
    intelegência Responder

    Para fazer desenvolver STP é trabalhando com honestidade e rigor. Não queremos que a pessoa seja meramente empregado, mais sim trabalhador. Reconheço que o País estava numa bandalha total, algumas pessoas só tinha emprego mas não eram trabalhador. Se queremos desenvolvimento para este País, teremos que trabalhar abnegado e ser responsável com aquilo que é colocado a nossa disposição para trabalho. Nós sabemos que o País estava totalmente desorganizado e muitos aproveitavam desta desorganização para resolver os seus problemas pessoais. Peço a todos os são-tomenses para olharmos a parte positiva de cada acto. A parte negativa deve ser alertada para depois ser corrigidas. Mas se politizarmos defendendo intransigentemente a nossa cor STP sempre será um País adiado. Só quero dizer que a democracia não é sinónimo de bandalha, desorganização, difamação,etc, deve sim sabermos que a democracia se faz com contraditório construtivo e alertar a possibilidade da alternativa.

  25. img
    sem nome Responder

    montes de lixos!

  26. img
    STP Avante Responder

    19 descontentes (por terem assinado o abaixo assinado) e o resto contente (por nao terem assinado) desculpa la meu sr, mas bem sabemos que em STP e nao so estar calado nao e sinonimo de concordia…porque nao e’ preciso ser muito inteligente pra saber que para garantir o pao nosso de cada dia (por pouco que seja) muitos estao dispostos a engolir o que quer que seja.

    Ainda bem que embora poucos mas bravos, ainda existem trabalhadores com coragem no nosso STP.

    Avante camaradas

  27. img
    José Mondlane Responder

    Os que nao se declaram descontentes, têm medo dos dirigentes. Se nao fosse medo declarar-se-iam todos descontentes.

    • img
      João Rodrigues Serôdio Responder

      Só comparável a Hugo Chavez na Venuzuela ou a Putin na Russia.Pior do que isto só na Coreia do Norte, onde a falta de respeito ao “Grande Líder”,merece a pena de morte,imagine-se,já é a tiros de morteiro.

  28. img
    João Rodrigues Serôdio Responder

    Um País em crise,com políticos sem autoridade moral e um povo descrente nas instituições,a ser delapidado emm negócios pouco transparentes,é terreno fértil para o populismo e corrupção..Um povo mal informado é vítima para os oportunistas.Os que ganham dinheiro com ela e os que esperam com ela ganhar votos.Jornalistas com medo de directores,a única coisa que sobra são notícias encomendadas e investigações entregues ao domicílio.Assim é com a TVS,que tudo floresce,na obscuridade.O povo não se indigna,porque não saberá de nada.Até haver alternativa,não há jornalismo sem jornalistas.Sem jornalismo não há democracia.Só falta mesmo roubarem o poder de saber o que fazem os que decidem o nosso futuro.Seremos então uma ditadura perfeita:todos os direitos democráticos foram garantidos,mas nenhum instrumento para os usar.

  29. img
    Momento Da Verdade Responder

    Este senhor que esta na fotográfia devia ter vergonha quando entrevistou ele próprio, ele deu SWOU para mtos pensarem que ele é santo,pergunta para o Sro. Oscar as peças que ele envia para RDPÀfrica onde ele tira as mesmas peças?
    Ele dá entrevista e chama mulher dele Tamara Àguas para fazer a peça isso é uma pouca vergonha.
    Ele fala em levar as coisas de TVS para casa e o computador que ele levou? É donde?
    Dissem todo ladrão conhece ladrão, e ele é um deles.
    O carro da TVS ” carrinha velha”, tem problemas porquê?
    Porque serviu de transporte de boi para levar para matador,donde saiu dinheiro para comprar o referido BOI?
    Hoje mtas estagiarias para estar na TVS tem que ser mulher de Sro. OScar, Tamara Águas é uma delas.
    O Sro.Oscar criou mtas contas bancarias onde so ele e o Sro. Mario (PAI) têm como tirar dinheiro quando querem.
    Mtos não assinaram o abaixo assinado com medo de represaria, ele sabe que não gostam dele.
    O primeiro ministro fez mto mal por um analfabeto como coordenador de uma televisão. Mas tbém sei porque ele foi o escolhido, é mais facil controlar um analfabeto do que o letrado.
    Mas td vai ter Fuiiiiiiiiiiiiiiii

  30. img
    PIRES Responder

    Que se escreve nesse jornal não tem importância isso ai é mais humorístico todas as vezes que leio os comentários que postam ai no Tela Nón eu me farto de ririri este jornal cura pessoa pensamento quem tem problemas vem ai sai bem sorridente rsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsr

  31. img
    E. Santos Responder

    Eu gostava imenso de te perceber Abel. De saber a tua verdade, o que é que te move. Como já disse uma vez, acredito que tendo passado pela dita Católica, tendo ido há menos de 3 meses ao EUA, alguma coisa de jornalismo tu sabes, tens que saber, não é normal. E se sabes, colocas-te nesta posição por que carga d’água??? É fome ou falta de dignidade mesmo?
    Não precisas publicar este comentário, como também não publicaste os outros, apesar do teu sistemático apelo a democracia (exercício de direito a opinião diferente), a liberdade de expressão (sendo certo que digo o que penso sem nunca te ter insultado. Foi apenas mais um desabafo a ver se te salta a tampa.

  32. img
    João Rodrigues Serôdio Responder

    Salvo raras excepções, denoto neste fórum, um destilar de venenos e ódios de estimação, o que é um desperdício de tempo e energia que não leva a lado nenhum. Não faço juízo de valores de ninguém, até porque ninguém conheço.Façamos deste ou outro fórum qualquer, um sítio de debate de ideias e despertar de consciências para o que se passa no nosso País.Se assim agirmos,alguém irá estar atento,para o que dizemos e pensamos.É tempo de mudar-mos comportamentos e mentalidades, só assim podemos caminhar para uma sociedade mais justa.Será sempre mais aquilo que nos une, do aquilo que nos separa.O que nos unirá sempre é e será S.Tomé e Príncipe e chegará o dia em que finalmente será uma Replúbica verdadeiramente Democrática

  33. img
    dizer umas coisas Responder

    Para estou farto disso:

    Legalmente o sr. Óscar Medeiros não é nem Diretor, nem coordenador da TVS por dois motivos:
    1º para ser Director deveria possuir uma formação e ter pelo menos 3 anos de serviço na instituição: como é sabido ele não tem formação superior;
    2º a figura de coordenador não existe no nosso Estatuto da Função Pública logo legalmente essa função não existe.

    Conclusão:

    O sr. Óscar Medeiros está onde está e faz o que faz porque o Ministério Público que é o dententor da acção penal e defensor da legalidade tem como líder outro cúmplice do Patrice Trovoada que não contraria as suas acções com medo de também ser demitido e perder o tacho.

    Infelizmente essa é a situação actual de STP. Já viste algum membro do Governo ou algum alto funcionário da nossa Administração, incluindo o Presidente da República que jurou defender a lei e a Constituição, se pronunciarem sobre o que se passa com o quarto poder (comunicação social)?

  34. img
    XYZ Responder

    Artur Pinho esta a ser ingrato para com os seus colegas.
    Vai ser o proximo Coordenador.

    • img
      Estevão Responder

      Há limites para a brincadeira. Artur Pinho coordenador de quê?????? Se este Óscar Medeiros não percebe pavina disto o Artur Pinho é que vai perceber???? Não transformem o país numa bandalheira, por favor. Há um mínimo de dignidade que temos que perservar. Caso contrário….

      • img
        José Dias Responder

        Eu tenho uma opinião sobre isto.
        Que Jornalistas não devem ser Gestores de Instituição Comunicação Social.Jornalistas devem chefiar o Departamento de Informação.Devemos começar a ter inovações neste país.
        Talvez assim a TVS RNSTP poderia conhecer e aparentar outra imagem de que deve ser uma Radio ou Televisão.Ao invés de se preocuparem com a inovação tecnológica,preocupam sim é FAZER e TORNAR POLÍTICOS nestas instituições.Por isso técnicamente temos a TVS que temos; temos RNSTP que temos.

  35. img
    Dlima Responder

    Infelizmente em STP estamos perante dois dos mais baixos tipos de jornalismo que existe. O de FAVORECIMENTO (TVS – Óscar Medeiros) e o da PERSEGUIÇÂO (Téla nom – Abel Viegas)… com isso so envergonham a classe pelo um péssimo serviço prestado.

    Essa vergonhosa troca de galhardetes entre os dois principais órgãos de comunicação social, parece mais briga de mulher casada e “placéla” do que qualquer outra coisa.

  36. img
    Dos SANTOS Responder

    Policia judiciaria de Sao Tome entra em accao por favor.

    • img
      luisó Responder

      Qual policia judiciária?
      Também não existe, ou não sabias?

  37. img
    Vane Responder

    Assassinaram a ética!

  38. img
    Dondô Responder

    O “Bocó Medeiros” cresceu, hoje é homem e também tem preferência. O Incrível que pareça, é que atreve, subestima e homilia os seus colegas. Não se esqueças que partimos juntos, todos em um, cujo objetivo era levar a imagem a todo o País e, dar a conhecer o que se passa nos diferentes pontos do País. Aqui foi, é, e continua a ser o nosso berço, há que separar as coisas: a política e o princípio que rege a profissição.

Deixe um comentario

*