Sociedade

Direcção da TVS afasta José Bouças da apresentação do Telejornal

O jornalista que deve apresentar o Telejornal durante esta semana, acabou de ser afastado da apresentação, ao que tudo indica por causa da notícia que abriu o Telejornal de quinta – feira. Uma notícia onde é denunciada irregularidades financeiras na administração da TVS, sistemática violação da lei de imprensa, e outros abusos. Por outro lado, o Primeiro Ministro Patrice que convocou o mesmo jornalista para conversa esta manhã no Palácio do Governo, pediu CALMA. O Téla Nón apurou que o Chefe do Governo, prometeu abrir um inquérito sobre as contas da TVS, o mais breve possível. José Bouças, recusou assumir qualquer compromisso durante o encontro com Patrice Trovoada, e remeteu o Chefe do Governo para negociação directa com a comissão dos trabalhadores. O Téla Nón, sabe que o Primeiro Ministro marcou um encontro com os trabalhadores da TVS para este domingo, de forma a debater todas as questões com destaque para as suspeitas de corrupção financeira. Os trabalhadores da TVS, já marcaram para esta tarde as 15 horas, mais uma reunião de concertação.

    39 comentários

39 comentários

  1. Aldino Figueredo.

    26 de Outubro de 2012 as 12:59

    A partir de hoje o Telejornal sera
    apreesentado por um bufo de PT : Maximino Carlos.
    Oscar decidiu e disse “Ponto Final”.
    E o Patrice Trovoada quer reunir no Domingo com o Staf da TVS!!! Nao consigo entender.

    • Linuxa

      22 de Novembro de 2012 as 11:00

      E esse mesmo “bufo” é um mentiroso e pau mandado e ainda por cima hipócrita.

  2. E agora.?!...Falo eu

    26 de Outubro de 2012 as 13:11

    “União faz a força”…é uma velha máxima. Mantenham-se unidos e, se tiverem razão, venceram.

    • E. Santos

      26 de Outubro de 2012 as 21:34

      É de facto esta a razão que estes trabalhadores vão ter de apresentar. E apresentar bem, fazendo prova de que a têm de facto. Agora é que são elas. Vai acontecer como aconteceu com a manifestação…agora é que vão começar a ser desvendados os podres da TVS. Esperem…

      • Linuxa

        22 de Novembro de 2012 as 11:03

        Claro se tiverem união…o que não existe em sectores públicos no nosso país.Em vez de valorizarem a união,terem espírito de camaradagem,são chibas,invejosos e enfim…tenho tantas palavras mas não posso pronunciá-las.

  3. Assuncao

    26 de Outubro de 2012 as 13:12

    Cruz credo, assim ‘e k nos nao vamos a lado nenhum. O povo ‘e a 5 poder, isto ‘e 1 cúmulo dos cúmulos. Como queremos progredir se a propria liberdade de imprensa ‘e boicotada. Que pa’is ‘e este, o que que pretendemos? qual ‘e a solucao? ‘E sermos bastante persistentes e seguir o exemplo dos corajosos que tem sido afetados por esta onde de “segregacao profissional”.Isto nao pode continuar,’e preciso sair a rua vezes sem conta e denunciar denunciar gritar ate a voz nos doa. minhas congratulações aos profissionais visados, ontem Americo,hoje Boucas e amanha eu,nos todos temos de agir assim e alojar na rua diante da PR.,AR.,etc…a hora ‘e essa.
    Com cumprimentos.

  4. Fausto

    26 de Outubro de 2012 as 13:15

    Estamos a dar passos largos para o abismo politico, económico e social. Não conheço nenhum outro povo como este que tem esta capacidade de se auto-destruir para além dos nossos irmãos da Guiné Bissau.
    O que é que nós fizemos de tão mal para estarmos a pagar uma dívida tão grande? O povo merece isto? Os meus filhos que nasceram e vivem nesta terra merecem isto? Os meus netos que vivem e nasceram nesta terra merecem isto?
    Que mal é que o povo de S.Tomé fez para estar nesta situação? Eu pergunto a todos os políticos de S.Tomé: que mal é que nós fizemos para sermos tratados desta forma por nossos políticos e responsáveis de vários sectores do estado?
    Se este rapaz, óScar Medeiros não serve para este cargo de televisão porque que não tiram ele e metem lá outra pessoa? S.Tomé já não tem gente com capacidade para fazer este trabalho? Eu nuca vi nada assim em nenhuma parte do mundo e já tenho quase 70 anos. Isto está demais.

    • E. Santos

      26 de Outubro de 2012 as 21:45

      Pois eu acho, meu caro Fausto, que agora é que as coisas estão a começar a mudar e e vão entrar nos eixos neste país. Toda esta confusão tem um porquê. O país está a mudar e estas são reações normais a mudança. Aquilo que se chama, resistência a mudança.
      O país sempre esteve mal e nunca se viu uma única manifestação que seja, estavam todos acomodados, cada um a tirar o seu leve leve. O País sempre esteve mal e nunca se viu um jornalista que seja desafiar abrir qualquer noticiário com qualquer mensagem do género, quer por eles próprios, quer por nós ou contra os políticos coruptos do país.
      Se tudo isto está a acontecer hoje é sinal de que o país está a mudar. Seja em que direcção for, o país está a deixar de ser estático e está a caminhar para algum lado. Temos de disciplinar o país.Seja de que forma for temos de disciplinar o país. E estamos a assistir a reaçção a esta disciplina. Como não podia deixar de ser, num país democrático.
      Quem disciplina o país tem obrigação de o fazer pelo bem do Povo, quem reage a esta disciplina tem o direito de protestar enquanto cidadão com divergente opinião ou pensamento.
      Mas o país está a mudar, isto é o que importa.

      • Fausto

        29 de Outubro de 2012 as 18:20

        Mas mudar para onde meu caro senhor? Para o abismo? Para a anarquia? Para a intolerância? Para a censura política? Eu nuca vi nada assim que me lembre. Temos um primeiro-ministro que é fraco e incompetente tendo ao seu redor ministros fracos e incompetentes. Temos diretores de serviço que sãpo fracos e incompetentes cujo coordenador de televisão é um caso entre muitos. Estamos a mudar para onde???? Para o abismo??? Não temos liderança nem estas lideranças dão exemplos positivos. Pelo contrário são elas que promovem a corrupção, a incompetência e outros males no país. Estamos a mudar para onde????? Eu que já me posso considerar um velho acho que o país nunca esteve nesta situãção.

  5. ANCA

    26 de Outubro de 2012 as 13:25

    Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.

    Para pôr ordem na casa, é necessário um Pai, vissionário e competente, capaz de fazer produzir, e pôr em ordem os elementos da casa, para que ela tenha pão amanhã, para poder distribuir, para estes mesmos elementos da casa.

    Mas um Pai, altruísta, colocava todos fora da casa, para que todos percebam as sua lealdade, contribuições e responsabilidades, na manutenção da casa.

    Por isso rua com todos.

    Existem mais, e bons profissionais de informação capazes, de prestar um bom Serviço de Televisão Pública, por isso e para isso, é que temos pessoal formados.

    Na tarefa de organização do País(Território, Mar, População), ninguém deve ser dono da verdade, ninguém deve ser insubstituível, se jamais são responsáveis, se jamais têm sentido de responsabilidade, sentido de Estado, naquilo que deve ser, a prossecução de objectivo de serviço público de televisão, de nada servem á Televisão Sãotomense, enquanto profissionais de informação, enquanto Jornalistas.

    É altura de modernização do País(Território, Mar, População), altura de rigor, sentido de responsabilidade, de sentido de Estado, sentido de Planeamento e Organização, de Investimentos, jamis devemos perder tempo com querelas, e contradições inúteis, que jamais servem o interesse do País(Território, Mar, População).

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  6. Deixa governo trabalhar

    26 de Outubro de 2012 as 13:31

    deixa governo Trabalhar

    • REFEIÇÃO E SÓ BUZIO

      26 de Outubro de 2012 as 15:01

      Alguem impediu governo o seu trabalho, queremos politicas claras, e nada ai atraz da porta

    • REFEIÇÃO E SÓ BUZIO

      26 de Outubro de 2012 as 15:03

      Politicas claras……………… e q povo quer, transparencia, e nada ai de falicidade “ Barco, porto de agua Profunda“

  7. ANCA

    26 de Outubro de 2012 as 13:54

    Caros cidadãos SãoTomenses

    Imaginem o que anda acontecer, na nossa sociedade, como é o caso de manifestação paga, com intuíto de ludibriar o povo, ou que anda acontecer nos Orgãos de Comunicação Social, nomedamente na TVS, num País, como Estado Unidos, Inglaterra, França, Canadá, Suécia, Suíça, e por analogia, só para termos termo de comparação, em Cabo Verde, Malta, Madeira, Canárias.

    Qual séria a reacção dos Orgão Competentes?

    Acham que haveria, a procura de responsabilidades?

    Haveria um inquérito, para apurar responsabilidades?

    Esses Países deixariam de viver em democrácia?

    A democrácia estaria em perigo?

    No dia seguinte, relativamente o que se está a passar na Televisão Pública SãoTomenses, a Direcção, bem como os Profissionais, seriam todos demitidos, exonerados das suas funções.

    Sabem porquê?

    Caros Cidadãos Sãotomenses

    Nesses Países, a que nós chamamos evoluídos ou se quiserem desenvolvidos a nível social, cultural, desportivos, político, ambiental, económico e financeiro, existe a Democrácia, efectivo Estado de Direito e Deveres Democráticos, e nem por isso se estaria a persiguir ninguém, política e profissionalmente.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • YA

      26 de Outubro de 2012 as 16:18

      ANCA OU E.Santos é uma toupeira do governo.

      • E. Santos

        26 de Outubro de 2012 as 22:20

        Não, somos pessoas visionárias e informadas sobre a real situação deste país. Não precisamos ser do Governo. Somos são-tomenses, trabalhadores e queremos o melhor para o país. Este melhor que vai reverter para nós também, não tenhas dúvida. Se houver uma TVS melhor, vai ser um orgulho para nós também, se tivermos estradas melhores, eu que já fiz o sacrifício para comprar meu carro, pelo menos ele não vai precisar andar no burraco e nos dar mais despesas, se o país consegue mais receitas, se consegue disciplinar as pessoas para fazerem o bem, o país pode distribuir melhor.
        Ou passa pela sua cabeça que como estamos está bem? Se estivesse você e muitos outros não vinha para cá reclamr fome, miséria, oportunismo, gatunisse, falta de respeito e por aí fora.
        Se as pessoas sempre falaram mal do país e sempre reclamaram é porque o país está mal.
        Temos de disciplinar o país. Isto sim é uma luz verde ao fundo do túnel.
        O vosso mal é que vocês reclamam por não se fazer nada e reclamam na mesma se se fizer alguma coisa. Esta é a natureza do santomense. Natureza mesquinha.

  8. REDDRICK

    26 de Outubro de 2012 as 13:57

    Bom dia Senhores.
    Estão a nos divertir com esses assuntos. Estao explorar petroleo nas nossas aguas.
    Sabe-se que antes da exploração propriamente dita, existe muito gás para ser explorado. Ninguem fala nada. Cadê o dinheiro do nosso gás. O governo e o partido estão a nos divertir com os parcos estacionados e agora com a tv enquanto assuntos que nos dá dinheiro para resolver problemas de energia e saude nao nos fala nada. Educação…, Infraextrutura… nada…nada…, Cidadãos abrem olho…

    • toresdias

      26 de Outubro de 2012 as 15:22

      se vc sabe algo de petroleo e que há ladrões do povo a roubar denuncie e dá cara. não sintas medo que depois a história faz o resto

      • REDRICK

        27 de Outubro de 2012 as 10:17

        Vc não precisa de conhecer os negocios do governo pra saber que antes da exploração do petróleo, propriamente dita, existem vários recursos minerais que são explorados.Não está a ser divulgado nem pelo jornais, nem por nenhuma outra fonte, em que pé andam essas negociações. Pessoas atentas a essas questões questionam…, e eh isso que fiz.

  9. bernardo afonso

    26 de Outubro de 2012 as 13:58

    Patrice Trovoada recebe ultimato dos revoltosos e orienta Oscar Medeiro,este que foi as escondidas repor o nome de Jornalista Jose Bouças para apresentaçao do Telejornal.

    • REFEIÇÃO E SÓ BUZIO

      26 de Outubro de 2012 as 14:59

      Os trabalhadores revoltosos da TV desejo-vos força e coração para vencer as pliticas dos maquiavelicos, corrupotos, bandido e ladroes….

  10. vugu

    26 de Outubro de 2012 as 14:38

    como é possível afastar um dos melhores jornalista da apresentação do telejornal porque apresentou o telejornal com muitas verdades!Em que Pais estamos? Onde está a Democracia e a liberdade de impressa? Onde está o tal Pai Grande que se fala? O Presidente da Republica é o garante da constituição,da paz e da democracia,Sr.Presidente para que foste eleito? Esta mas que claro e transparente como agua,abuso de poder pelo governo do ADI.E o senhor Presidente nada pronuncia?
    O povo tem que sair a rua em massa e desta vez para valer,sinceramente,que nação,que tristeza de nação!

  11. Cosset Felgueiras

    26 de Outubro de 2012 as 14:38

    Os jornalista têm sido vítima do Primeiro ministro não é de agora, isso aconteceu também com senhora São de Deus Lima, a mesma foi para desemprego e viu-se obrigada e emigrar segundo constou notícia publicada na altura. Jornalista é um profissional intelectual livre e por qualquer motivo não deve submeter a lavagem cerebral.

  12. Cosset Felgueiras

    26 de Outubro de 2012 as 14:54

    Jornalista São de Deus Lima, brindava-nos com uma escrita muito rica e retratava com perfeição a nossa realidade mas foi censurada. O governo está exercer desinformaçãodentro do país, povo começa viver terror dentro do país.

    • Bingo

      26 de Outubro de 2012 as 16:22

      Jornalista São Deus Lima brindava-nos com um programa muito rico na TVS e PATRICE TROVOADA e AFONSO VARELA acabaram com o programa. DITADORES! INIMIGOS DA IMPRENSA LIVRE! Mas o programa vai voltar. Onde há Deus não há noite.

  13. Cosset Felgueiras

    26 de Outubro de 2012 as 15:01

    Todo esse cenário deve-se à exploração do petróleo estão a nos distrair com este cenário. Será que o nosso primeiro ministro está ser alvo dos influenciadores estrangeiros que só querem apoderar-se do nosso petróleo e com isso obriga-o a tomar decisões que vão contra os seus princípios e também contra o bem do país?
    O povo sente-se no cativeiro e sem saída, maioria ja está contra tomadas de decisões do primeiro ministro. É este cenário que vivem países que produzem petróleo.

  14. Carlos Vaz

    26 de Outubro de 2012 as 15:26

    STP tem diabos a solta, é preciso que todos nós independentemente da religião rezemos no dia 21/12/12 , mas todos na mesma hora em forma de uma corrente para expulsar essa energia negativa que paira nos ares santomenses, e falo isso com conhecimento de causa, para vcs terem uma ideia, agora tenho medo de ir pra stp , sempre que vou la e regresso para o pais aonde me encontro, so me acontecem coisas estranhas , ate parece que trago comigo a energia negativa, pode haver pessoas que dirão q devo estar alucinando, mas é a mais pura verdade, só desgraças atras de desgraça , leva um bom tempo para as coisas voltarem ao normal. Portanto muita energia negativa nesse pais maravilhoso, que só paisagem tem de bom, o coração das pessoas é um antro de maldade. Nada mais.

  15. TC

    26 de Outubro de 2012 as 15:29

    Os jornalistas devem unir-se e defenderem os seus interesses juntos: ” Um por todos e todos por um” Agora não devem parar, seguindo o exemplo dos agricultores de Obo Mouro a que queriam tirar terrasagricolas para entregar a Sotacau. Ja houve um recuo e poderá haver muito mais se estiverem unidos.

  16. Maria Ricardo

    26 de Outubro de 2012 as 15:32

    Caros jornalistas da TVS! Não desistem e vão até ao fim. Unam, pois, terei a certeza que vão vencer.

  17. faca faca

    27 de Outubro de 2012 as 10:14

    Para o olho da rua devem ir os senhores:
    -Óscar Medeiros, Carlos Menezes e Abílio Neto.
    São uns “Lambe Botas” sem escrúpulos. O primeiro e o último são mesmo nojentos. Nem sabem defender o Patrão – PTrovoada. Mas o tempo é o maior remédio! O POVO ESTÁ VIGILANTE.

  18. faca faca

    27 de Outubro de 2012 as 10:37

    Por favor, senhor Bouças, não vá na onda do manobrador PTrovoada com os “dódós – USD” para lhe fazer calar a boca, como fez com “Cauique”, Costa Carlos, Carlos Gomes, Varela, Ambrósio Quaresma, Abílio Neto (bilhete,passagem e estadia em STP e … com custos para o erário público)Óscar Medeiros (salário extra OGE e regalias vs mordomias… valores cobrados na TVS, cujo destino legal não conhece, enfim um sem números de anomalias) e outros que não quero citar. Este PT tem jeito – dentes abertos, promessas, ofertas, etc., etc., etc. para ludibriar as pessoas. Cuidado, não se deixe enganar porque ele, amiude vezes, jamais cumpre as promessas. Depois de ver resolvido o seu desejo, adeus. E se assim acontecer,Bouças, ficarás de mãos atadas e de boca calada, pois não terás onde reclamar, nem se queixar. Esteja atento e alerte os teus. Quem avisa, amigo é.

  19. LEVE-LEVE

    27 de Outubro de 2012 as 10:42

    Gostei da postura do PM. Pediu Calma e encontro directo com os trabalhadores.

  20. A voz divina diz

    27 de Outubro de 2012 as 11:02

    Seria bom que Óscar Medeiros reconhece-se o seu erro e o seu mau comportamento para com os funcionarios da T.V.S.
    E repensar tambem nas atitudes como por exemplo. Dar opurtunidades a uns e neutralizar os outros. Isso é triste. Será que sá a jornalista Tamara, Marito e outros da sua simpatia têm direito de viver? Porque que as viagens e outras regalias têm que ser só pra eles? Consciencia meus senhores! Porque que tiraram a jornalista Sónia Graça da apresentação? É um rosto que brilha a nossa televisão e na opnião de muitos,ja deu provas que apresenta muito bem.
    Gostaria muito que o óscra Medeiros mudasse de atitude. Só ele não ve que isso tambem contribui para prejudicar o primeiro ministro Patrice Trovoada. Não é pra tanto, ele ser expulso da T.V.S, mas sim repensar e deixar de ser disumano. Que assim seja. Todos sairiam a ganhar.

  21. Joao Catarina

    27 de Outubro de 2012 as 12:12

    BANHO NA TVS:
    Iniciou ontem cerca 12h00 contactos telefónicos através de Óscar,Arturinho,Tamara,Helia,Babá-Edmundo e outros Bu…no recinto e além da TVS aos ausentes,afim de fazerem um “ABAIXO ASSINADO” a favor dele próprio OSCAR.
    Até ainda cerca de 18h00 prosseguiam os contactos no terreno.
    E UM BOM “BANHO” para o fim-de-semana.

  22. KRIS BROWN

    27 de Outubro de 2012 as 15:12

    são tomé e principe é um pais inedito,unico na face da Terra. nao tenho nada contra o ADI até que estao a fazer algumas coisas boas. o que não concordo é a forma como ums e outros eatao fazendo com as instituiçoes que foram indigitados a dirigir. quem é o Oscra Medeiros para insultar publiucamente os profissionais da TVS chamando-os nomes que nem vale apena cita. quem lhe deu este conselho esta lhe enagando. deve ser as suas duas comadres la da TVS que tenho muita pena delas especialmete, a apresentadora do programa viva saude, que nao vou citar o nome, estão com medo de perder a Boa vida a sua companheira ja é conhecida não vale nada essa Helia é uma……..etc. Os que estao a favor do coordenador da TVS sabem porquê que estao a favor, não querema ser franco, isso era de se esperar. A tvs todos nós sabemos que sempre foi manipulada pelo poder, é de estado, mas desta vez convenhamos minha gente sejamos serios, isto da televisao de Todos nós é só fachada, quem manda e desmanda na TVS é o senhor Oscar e os seus compadres e comadres a mando do poder. Só passa na Tvs Noticias a facvor do governo,um jornalista nunca se sentira bem em vendo o seu trabalho totalmente tranformado. deixas um trabalho com cabeça tronco e membro em pleno telejornal és surprendido com uma materia totalmente contraria. minha gente reflitam isso e me digam.
    o que se passa.
    Ao meu amigo Oscar acabaste de perder uma amigo que sabe muito sobre a sua gestao na TVS se eu abrir a boca meu amigo sei não.o que é teu esta guardado nao sabia que tens tanto inimigos assim .O caso Genisvaldo muita coisa esta vindo a tona. FUiiiiiiiiii

  23. ÔSSÔBÔ

    28 de Outubro de 2012 as 17:11

    É por isso que eu sempre disse e sempre direi!É conveniente rever a questão da democracia no país tendo em conta que um grande número de decisores políticos santomenses ignoram os mais elementares princípios que regem a democracia!
    Fui!!!!!!!

  24. DEUSA

    28 de Outubro de 2012 as 23:48

    Concordo contigo Cosset Felgueiras.

  25. DEIXA GOVERNO TRABALHAR

    29 de Outubro de 2012 as 12:08

    Estão a nos divertir com esses assuntos. Estão explorar petróleo nas nossas águas.
    Sabe-se que antes da exploração propriamente dita, existe muitos gases para serem explorados. Ninguém fala nada. Cadê o dinheiro desses gases. O governo e o partido estão a nos divertir com os barcos estacionados e agora com a tv enquanto assuntos que nos dá dinheiro para resolver problemas de energia e saúde não nos fala nada. Educação…, Infra-estrutura… nada…nada…, Cidadãos abrem olhos…

  26. Linuxa

    22 de Novembro de 2012 as 10:59

    Não sei aonde vamos parar com tudo isso.Como diz o ditado,quem fala a verdade,não tem banco pra sentar-se. Se há irregularidades há. E se o jornalista resolveu divulgar tem lá seus motivos,apesar que dizemos que roupa suja lava-se em casa mais prontos. conheço bem isso por experiências vividas na RNSTP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo