Sociedade

Crise na TVS tende a atingir o climax

Numa carta endereçada ao Governo esta quinta – feira, os trabalhadores avisam que ao contrário do prometido pelo governo, nenhuma equipa de auditoria chegou a TVS. Enquanto isso registam-se movimentações suspeitas nas secretarias da TVS, alegadamente com o objectivo de queimar arquivos. Os trabalhadores,  alertam o governo em relação ao corte dos seus subsídios, e prometem para os próximos dias, o endurecimento da luta.

Exmo. Senhor

Ministro Secretário-geral do Governo

São Tomé

Data: 01.11.12

Excelência,

O Grupo de trabalhadores da Televisão São-tomense (TVS) que representa a maioria dos quadros desta estação de televisão gostaria de informar o seguinte:

Faz quatro dias que Vossa Excelência anunciou, em entrevista, o envio para a TVS de duas equipas, sendo uma de inspecção as contas da televisão e outra para tentar apurar a situação que levou ao nosso pedido de substituição da Estação, do actual coordenador, o Sr. Óscar Medeiros.

Passado todo esse tempo, isso ainda não aconteceu o que interpretamos como uma manobra do governo para tentar ganhar tempo. Enquanto isso temos assistido a movimentações que podemos interpretar como sendo para fazer desaparecer arquivos comprometedores, antes do envio(?) da equipa de inspecção.

Excelência,

A nossa apreensão agrava-se com facto de Vossa Excelência ter ordenado a suspensão do pagamento dos subsídios interno aos trabalhadores, uma medida que consideramos de represália e uma tentativa para colocar outros trabalhadores, principalmente os eventuais, contra a nossa causa.

A atribuição do subsídio interno é um direito adquirido dos trabalhadores, vem de há vários anos, é legal, porque são descontados impostos de selos, alegadamente remetidos as Finanças, pelo que a sua suspensão de forma arbitrária como foi feita, obriga-nos a accionar novas formas de luta, cujas consequências não assumimos.

Apesar de iniciarmos há cerca de duas semanas a nossa luta por uma Televisão sem censura, de respeito e consideração pelo próximo e onde o direito de informar com verdade, isenção e imparcialidade deve ser apanágio no Estado de Direito Democrático, continuamos a assistir a práticas de censura.

Tomamos como exemplo a recente declaração do Secretário-geral da UGT, de solidariedade com a nossa causa, declaração essa que foi pura e simplesmente banida do alinhamento do telejornal.

Para que V. Excelência tenha noção da nossa revolta com a atitude do actual coordenador, reportamos a nossa primeira carta para dizer que além de insulto com palavras incluindo obscenas, o Sr. Óscar Medeiros já expulsou da Estação vários colaboradores sem fundamentos plausíveis. Referimos aos casos de Carlos Tiny, Gilson Pontes, Wildley Barroca, Argentina Barros, Adilson Boa Esperança e Wildimiro Afonso.

A par desses afastamentos compulsivos, o coordenador se recusa a reintegrar quadros da TVS que vinham exercendo funções em comissão de serviço noutros sectores, como são os casos de Teotónio Pontes de Menezes e Guilherme Neto.

O Sr. Óscar Medeiros encontra-se de forma ilegal na Direcção da TVS pois segundo o Estatuto da Função Público, há mais de um ano que o mesmo deveria ser nomeado, facto que não será possível dada a sua falta de formação académica.

Excelência,

Reafirmamos a necessidade de uma solução muito urgente para o nosso pedido de afastamento do coordenador, pois de contrário não nos responsabilizamos pelas consequências dos nossos actos.

São Tomé, 01 de Novembro de 2012

Cc. Presidente da República

Primeiro-ministro e Chefe do Governo

Presidente da Assembleia Nacional

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Partidos Políticos

Órgãos de Comunicação Social

Nós, abaixo assinados

43 Comments

43 Comments

  1. ZEMÉ FLÁ CUÁ LUMADU

    2 de Novembro de 2012 at 10:58

    SINCERAMENTE,O GOVERNO ESTÁ A ESPERA DE QUÊ? QUE OS JORNALISTAS INICIEM UMA GREVE?
    O SENHOR PATRICE TROVOADA PENSA QUE ISSO É UM JOGO DE XADREZ, ONDE ELE MEXE UMAS PEÇAS PARA OBTER VITORIA?
    É CLARO QUE AO SUSPENDER SUBCIDIOS DE TODOS OS TRABALHADORES DA TVS, ALGUEM VAI RECLAMAR QUE POR CAUSA DOS REVOLTOSOS ELE JA NÃO TEM O SUBCIDIO.TA PATENTE QUE O GOVERNO PRETENDE MANTER O OSCAR MEDEIROS NA DIRECÇÃO DA TVS, CUSTE O QUE CUSTAR. POR QUE SERÁ? R: QUEREM A COMUNICAÇÃO SOCIAL NAS SUAS MÃOS, DE FORMA QUE POSSAM PASSAR AS MENSAGENS QUE DESEJAM QUE O POVO TOME CONHECIMENTO. O PRESIDENTE JÁ DEVERIA TER FEITO ALGO, MÁS AINDA ESTÁ A ESPERA QUE A TVS SE AFUNDE.

    ATÉ QUANDO MEU DEUS?

  2. mudança

    2 de Novembro de 2012 at 11:22

    Bravo rapazes (e raparigas,claro)!
    Como diz o hino português : ” contra os canhões marchar, marchar”.
    Contra a tirania num país democratico – endurecer a luta (sempre dentro da legalidade e pacificamente).
    Estamos com todos voces ( mesmo com os que ainda não venceram o medo)!

  3. Matabala preta

    2 de Novembro de 2012 at 11:32

    O Varela tem rabo preso com Óscar Medeiros, pq se Óscar abrir boca Varela também cái. O Varela só está a vos entreter, o Oscar sabe muito podre do Varela e Patrice por isso jamais sairá, maximo que eles vão fazer é trocar o Oscar com Teobaldo CAbral

  4. emiterio viana

    2 de Novembro de 2012 at 11:56

    A COISA ESTA AQUECER. FORÇA VOCES MEECEM.SÓ ASSIM PODEREMOS DAR VOLTA TODO ESTE DESMANDO DE OSCAR MEDEIROS…

  5. HLN

    2 de Novembro de 2012 at 12:39

    Como dizia o meu amigo Carolino, brincadeira tem hora.

    No coment, mas sempre atento para os próximos episódios.

  6. vestucio de almeida

    2 de Novembro de 2012 at 12:54

    Dr Varela, estes “revoltosos” estão ao serviço do MLSTP e do PCD. Estão a receber dinheiro e promessas para assim poderem controlar a comunicação estatal. O engraçado é que esses partidos querem governar quando estão no poder e quando não estão. Tenham paciência pois vão governar mas por enquanto esperaram sentados. O povo está atento. Não conseguem estar fora do puder. Sr PR Pinto da Costa esteja atento a essas manobras. A NAÇÃO precisa de estabilidade. TRABALHO COLECTIVO, RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL. Deus abençoe os BEMFEITORES.

    • ÔSSÔBÔ

      4 de Novembro de 2012 at 11:04

      Senhor Vestúcio!
      O que mais me parece o Senhor não entende nada!
      Achas que os partidos políticos estão por detrás?
      Tenha vergonha!
      Fui!!

    • ÔSSÔBÔ

      4 de Novembro de 2012 at 11:13

      Estou do lado dos jornalistas!
      É necessário fazer o fincapé com esses canalhas!
      Os jornalistas fazem parte de uma classe muito importante no país e não deve deixar que os ….. coloquem as pernas por cima!!
      Fui!!!

  7. cowboy

    2 de Novembro de 2012 at 13:09

    Espero bem que encontrem saida o mais depressa. senao em breve aquilo la vai tornar em “CHAMAS”. nem o BOMBEIRO ajudara.eu proprio vou oferecer voluntario.Guerra avisada nao mata ninguem.Vamos meter fogo naquela porcaria de tvs.
    AVISO esta feito.

    • Quase la

      2 de Novembro de 2012 at 19:13

      “Vai tornar em CHAMAS”?

      Seria uma forma de ocultar as falcatruas que por la andam, impedir a auditoria e deixar a população sem informações que se espera vir a ser sem manipulação após esta luta sem falar nas despesas que teríamos para erigir outro…

      Estaria a fazer um grande favor aos ditadores. O que o governo mais quer é manipular a população com informações adulteradas e para isso o Medeiros é uma grande aposta. Mante-lo ali ou arranjar um substituto que seja uma fotocopia, ainda que pálida, seria ideal para o nosso primeiro-ministro.

      Se a tal auditoria prometida pelo governo aparecer, certamente será depois do Sr. Medeiro arrumar a casa e esconder a maior quantidade de lixo possível.

      Força trabalhadores da TVS, força trabalhadores de STP. Força desempresgados que lutam por um emprego. Força…

  8. argentino

    2 de Novembro de 2012 at 13:19

    A coitada da Argentina foi precisamente porque queriam ela como mulher e a mesma nao aceitou.Ja houve tentativa mesmo la no estudio de TVS.Se alguem tem duvida que pergunte.E ha testemunhas msmo na TVS.

  9. Paracetamol 500mg

    2 de Novembro de 2012 at 15:00

    Se o oscar sair, a maquina partidária será amputada gravemente. É necessário cura-la mesmo que negligentemente. Há que caminhar “manco”, mas caminhar.

  10. jorge desalmado

    2 de Novembro de 2012 at 15:09

    Oposicao nao brinca. Tentaram sabotar o meu computador. Estou desiludido com o Oscar. Devias por na rua esta gente ingrata ha muito tempo. Gege Amado Vaz e que tem razao: esses sao filhos de escravos inuteis que ficaram na ilha. Clincatas que cerebros nao tem e muito menos musculos.So querem boa vida.

  11. País Sério

    2 de Novembro de 2012 at 15:44

    Um dia a História nos dará razão de que não adianta fazer tempestade em copo de água num contexto impar em que o mundo atravessa.

    Sejamos humildes. Esse STP é o pior país do mundo? É o melhor? Todos nós sabemos quém é quém em S.Tomé e Príncipe.

    Sabemos como é que isso nasceu, como desenvolveu e como poderá terminar. Mas só não demos conta que sairemos (Povo) a perder.

    A luta entre os grandes! Que DEUS ABENÇOA S.TOMÉ!

  12. VOZ DO POVO

    2 de Novembro de 2012 at 16:11

    Comunicaçaõ social é livre não é para estar na mão de alguem ou dirigente politico povo tem que saber de tudo qe passa no pais não é governo dar povo só noticia boa e esconder noticia ruim porque eles têm comunica social as suas mão para controlar tudo. Basta de sencura.

  13. PIRES

    2 de Novembro de 2012 at 16:23

    Credo vcs estão mesmo revoltado com o coordenador só pq ele esta a travar corrupção na TVS Deus tem poder mais que vcs todos..!!

    • XYZ

      2 de Novembro de 2012 at 16:43

      Vai pro car……………..
      Lambe bota

  14. É chegada a Hora!

    2 de Novembro de 2012 at 16:37

    É estranha as atitudes de um Governo que diz querer trabalhar em nome do Povo pequeno e que lhe deixem trabalhar!
    Para povo pequeno( os dos confins de STP) e os simpatizantes( também dos confins de STP) do ADI esse governo é uma vitima das conversas alheias da oposição e dos que se acham estar fora das cavernas,logo vitima do Telanón, mas será mesmo?
    Vejamos, para um bem estar o Povo deve estar empregados, mas o Governo e os seus colaboradores têm despedidos vários filhos da terra e que aqui nasceram, sendo a primeira mártire “Sâo de Deus Lima” mães e pais de família desempregados, porque lhes constitui ameaças. Que é isso? Onde está a democracia? Onde está LIBERDADE de Expressão?
    Por Favor façam uma avaliação e deixem de ser VINGATIVOS senhores Governantes e chefes em função, lembrem-se que são ou melhor deveriam ser servos do Povo e não servir-se do Povo.
    O que vos difere daqueles( os ditos corruptos) que voces subistituiram?
    AVALIEM, somos todos imperfeito, mas é bom ser modesto e sobretudo reconhecer sempre que possível as falhas e adoptar atitudes correcta.
    Bem Haja.

  15. PIRES

    2 de Novembro de 2012 at 20:51

    Fogo sempre mesma conversa pá MLSTP e PCD não sabem esta na oposição sempre a perseguir outros vcs precisam de aprender a fazer politica em Stp..

  16. Jorge Amado

    2 de Novembro de 2012 at 20:54

    Eu estou furioso é com Óscar Medeiros e Patrice Trovoada..Ass.. Líder do MLSTP/PSD

  17. Pidu Mamon

    2 de Novembro de 2012 at 21:39

    Desespero total.

  18. Pidu Mamon

    2 de Novembro de 2012 at 21:41

    Cambada de preguiçosos.

  19. Non molé

    3 de Novembro de 2012 at 1:56

    ESSe grupo de Governo estao a procura de confusão , pk primeiramente o sro PM diz k iria fazer uma reunião com os trabalhadores da TVS e n aparece ,e agora ele diz k vai o grupo da inspecção e ninguem aparece. Que brincadeira vem a ser essa?Esse gajo PATRICE TROVOADA é bem malcriado e quer criar grupo dos revoltosos e revoltosos com razão. ESSE gajo esta a procura de Queima de arquivo pk sabe k ha muitos podres contra ele e seu trio.REvoltosos da TVS vcs estao a fazer bom trabalho… pressiona os gajos.

  20. videoamador

    3 de Novembro de 2012 at 9:57

    O que a TVS pode nos dizer, como contribuintes que pagam impostos, sobre a carta da Chefe da Equipa de Inspecção Geral das Finanças datada de 29 de Agosto/11 que se encontrava a efectuar Auditoria na TVS,em que exigia informações ocultas nomeadamente lista das contas,estratos,lista nominal dos movimentadores das contas,etc sobre as Contas Bancárias 94663/103 e 94663/106,afectas a esta instituição,no período 30/09/2010 a 30/08/2011?
    Porque a resposta simples só foi remetida a : Exma Sehora Sara Santos,Chefe de Equipa de Inspecção de Finanças S.Tome em 28 de Setembro de 2011?
    E a Conta Patrocinio 3227887/101?

    • nos por ca

      3 de Novembro de 2012 at 12:29

      Espero bem que o tribunal de Contas, a PIC o Ministério Publico tomem em conta estes números de Contas.Porque com o Governo de Patrice Trovoada,Varela tudo é possivel.E sabemos que muitos documentos já estão sendo estraviados la na TVS.Estão destruindo provas.Eu pessoalmente vou registar esses números. E se o BISTP tentar esconder estão fodidos,muito embora exista o sigilo bancario,mas “QUEM ENCOBRE CRIME,TAMBÉM É CRIMINOSO”.”QUEM AJUDA A ROUBAR,TAMBÉM É LADRÃO”.Portanto senhores do BISTP…colaborem,senão!!!!!!!!!!

    • carlos Varela

      3 de Novembro de 2012 at 12:34

      Afonso Varela!Patrice!
      Sr Óscar Medeiro
      Responde a preocupação do Contribuinte que com fome na bariga,paga seu imposto.

    • videoamador

      3 de Novembro de 2012 at 13:15

      E PORQUÊ não são conhecidos/publicados os resultados da Auditoria já efectuada na TVS?

  21. CCCP

    3 de Novembro de 2012 at 15:49

    Caros.
    Quanto mais arrumar a casa ou seja queimar os papeis (porque se de facto andaram a usar dinheiro para fins pessoais…) mais itens terá que esclarecer. Os auditor que se preze com circularizacoes a todos os clientes – procedimentos obrigatorio nestas situaçoes, esclarecer o aasunto. Estes deverao perguntar ao rosema; island, bistp; banco com visao; pestana, cst, igrejas mana etc etc totais de transacoes feitas com a TVS nos ultimos dois anos, por exemplo. Se de facto existem multiplas contas bancarias junto destas instituçoes poderao constatar isto mesmo.

    Fui.

  22. leveleve

    3 de Novembro de 2012 at 17:47

    ISTO DE INSPECÇÃo a TVS não vai dar em nada. Isto é tudo para fazer boi dormir. Ontem a noite, sexta-feira o Oscar Medeiros mais o lambe botas, chulo Afonso Varela estiveram em Fruta-Fruta no bar do PODRECO a combinar a forma para poderem escamotear todas as falcatroas da TVS. Os trabalhadores da TVS que estão descontentes têm que ser mais inteligentes se não vai comer o pão que o diabo amansou. Isto porque não terão provas nenhumas oportunista, das acusações que fizeram e assim poderão ser condenados por defamação e calunias.

  23. joão Rodrigues Serôdio

    3 de Novembro de 2012 at 23:17

    Um Presidente que não actua,não reage, é porque não está interessado em que as Instituições funcionem.É preciso é continuar a dividir para poder continuar a reinar. A Honra e Dignidade para estes Senhores, deixou de ter significado, se é que alguma vez teve.Só se lembram do Povo quando há eleições e uma vez no poder,o Povo para eles hiberna, e só acorda para novas eleições.Esta gente é cínica,hipócrita,baixo nível e sobretudo consegue cuspir no prato do Povo que lhes dá de comer.Até quando?

  24. Pidu Mamon

    4 de Novembro de 2012 at 20:01

    Genisvaldo é do conselho nacional do MDFM.Está tudo dito.

  25. DIASPORA

    5 de Novembro de 2012 at 8:15

    sinceramente, as vezes é melhor ver um teatro do falecido buter do que ver essas coisas….só mesmo em sao tome….
    mas em Sao Tome, nao tem um jornalista de peso pra provocar um debate serio e com isso tirar tudo a limpo? Oh tela non, que jornalismo temos em Sao Tome?

    • Quase la

      5 de Novembro de 2012 at 10:26

      Também me tenho feito asta pergunta mas depois de ver que nem a Assembleia o Primeiro-ministro tem respeitado a fim de comparecer nos debates, que julgava ser obrigação do governo, então já tenho imaginado a resposta.

      Caro DIASPORA, o P. Trovoada não tem respeito para com o povo, o suficiente para dar satisfação do que tem feito e do que pretende fazer.

      Quem somos nos para que se nos dê explicações de como usa o nosso dinheiro?

      Percebe onde estamos?

      Percebe o que o nosso povo aceita e muitos dizem amem?

    • DIASPORA

      5 de Novembro de 2012 at 10:34

      ESTOU DE ACORDO CONTIGO SR QUASE LA…

  26. Eustáquio Torres

    5 de Novembro de 2012 at 9:03

    Como dizem os brasileiros. Cá dê os Ambrosios Quaresmas ,grande defensor dos jornalista e da liberdade de pensamento e expressã. noutrora?.Afinal todo homem tem o seu preço. Quanto é o dele ? Os colegas dele estão numa luta de classe e ele cala ?Com agravante de ja ter sido o presidente de sindicato.Ezspero o final desse capitulo.

  27. Mimi

    5 de Novembro de 2012 at 9:16

    Já nao aguento mais! Vamos de mal a pior! Porquê e para quê?

  28. Mimi

    5 de Novembro de 2012 at 9:28

    As ditaduras normalmente abatem as competências, promovem o contrário como forma de assim se perpetuarem, sem contestaçao a fazer o que lhes dá e apetece. O que de mais repugnante acontece é o facto de ter havido uma promessa de encontro entre o PM e os trabalhadores, que nao aconteceu, sendo esta substuída por uma comunicaçao à imprensa com promessas de uma auditoria imediata que também já nao aconteceu. Estamos realmente a melhorar a Televisao de Todos Nós.

  29. Mak

    5 de Novembro de 2012 at 13:04

    Estou ao lado do governo. Santomense so aprendem com ditadura. Meus falsos..

  30. Mario Bandeira

    5 de Novembro de 2012 at 14:26

    Eu e Ambrosio temos uma opiniao sobre esses gatos pingados da TVS.Ver nas bancas o nosso Jornal O Parvo – ultima ediçao.

  31. abreu

    5 de Novembro de 2012 at 15:42

    Eu sou da ADI e sou de opiniao:
    MERTER TODOS ESTES REVOLTOSOS DA TVS BORRACHA.

  32. Fókótó

    5 de Novembro de 2012 at 16:24

    Cuidado com a lingua sr Diaspora e nao despreze a nossa cultura.
    O falecido Butter foi uma figura da cultura santomense e nao uma pessoa banal como o senhor pretendeu colocá-lo. Espero que seja só um lapso de lingua.

  33. BANANA DE STP

    7 de Novembro de 2012 at 11:11

    Culpa não é deste governo, mas a nossa pq, todos ou a maioria de nos estamos revoltados com essa e outras situações que se assiste hj no pais, mas não somos capazes de unirmos a voz e sair pra rua sem precisar de apoio de qqer partido politico exigir a demissão desse governo.
    A mascara do PT esta caindo pouco a pouco.
    Força trabalh

  34. DIASPORA

    7 de Novembro de 2012 at 14:08

    sr fokoto, faz sentido ver um teatro do sr butter do que acompanhar essas tolices…nao sei se percebeu bem….nao puz em causa o sr buter…tens que compreender melhor

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top