Contas da TVS estão totalmente baralhadas

O Téla Nón teve acesso ao relatório preliminar de auditoria, feita às contas da TVS, por uma equipa da inspecção das finanças, após denúncia dos trabalhadores. Ficou provado que a TVS não tem contabilidade organizada, não respeita a lei da administração financeira do Estado, arrecada e utiliza ilegalmente importantes somas de dinheiro.

A auditoria constatou que a TVS, não é uma empresa pública. Não tem qualquer registo sobre a sua constituição como empresa, nem tão pouco tem um Estatuto Orgânico que regula o seu funcionamento e as suas actividades.

O órgão de comunicação social não é nada mais nada menos, do que um departamento do Gabinete do Primeiro Ministro e Chefe do Governo. Grave pelo que se apura no relatório, é que a TVS tem funcionado a margem das leis que regulamentam a administração financeira do Estado.

O parecer do relatório preliminar de auditoria denuncia « Incumprimento das leis em vigor sobre a Administração financeira do Estado nomeadamente a Lei n.º3/2007 SAFE e o Decreto n.º4/2009 que imprime uma nova dinâmica na Administração Financeira do Estado, no domínio de arrecadação e utilização de receitas públicas», por isso recomenda « que a TVS proceda em conformidade com as leis de administração financeira do Estado em vigor».

O Relatório confirma que a Televisão São-tomense, não tem contabilidade organizada. As contas estão baralhadas. « Ausência de instrumentos provisionais de gestão, nomeadamente plano financeiro, balanços e balancetes, capazes de reflectir com fidedignidade as informações fornecidas». A auditoria recomenda portanto que « Que a Direcção da TVS crie condições no sentido de recrutar um contabilista para organizar a contabilidade da instituição». O relatório preliminar dá conta que a TVS arrecada receitas á margem das leis. « A TVS procede a cobrança de receitas, na ausência de qualquer diploma legal, contrariando o n.º.2 do artigo 14.º da Lei n.º3/2007- SAFE, coadjuvado com o artigo 2.º do Decreto n.º. 4/2009, segundo o qual, nenhuma receita pode ser criada, inscrita ou cobrada senão em virtude de lei anterior e sua utilização só pode ocorrer quando estiver prevista no OGE aprovado», frisa o relatório.

O caso fica mais complicado quando segundo a auditoria, o tesouro do Estado não conhece a cor do dinheiro que é arrecadado pela TVS. « A TVS não tem efectuado qualquer depósito da receita arrecadada na Conta do Tesouro Público contrariando as legislações vigentes sobre a Administração Financeira do Estado nomeadamente a Lei nº.3/2007- SAFE reforçada pelo Decreto nº.4/2009;», explica o relatório preliminar.

Com base na lei a auditoria exige que a receita cobrada pela TVS, seja depositada na totalidade na conta do Tesouro Público.

O coordenador da TVS, ganha salários e recebe subsídios, sem qualquer controlo do Estado. « Pagamento de salário mensal e demais subsídios ao actual Coordenador da TVS com receitas internas desde 22 de Setembro de 2010 até a presente data, pelo facto do mesmo não se encontrar legalmente nomeado», precisa o documento.

A TVS que não é empresa pública, e pelo menos até agora não é também empresa privada, tem várias contas bancárias, sem controlo do Estado, apesar de ser um departamento do Governo. « A TVS não obstante possuir várias contas bancárias, em Janeiro de 2011 procedeu a abertura de mais uma conta no BISTP, ao contrário do que prevê o n.º.2 do artigo 1.º do Decreto n.º 4/2009, que veda aos Órgãos e Organismos da Administração Central do Estado a possibilidade de abertura de contas bancárias em Bancos Comerciais», frisa o relatório preliminar, que acrescenta por outro lado, o seguinte : « A utilização na totalidade de receitas por parte da TVS sem passar pelo Tesouro Público contraria a alínea b) do artigo 13.º da Lei nº.3/07, princípio da Unidade na base do qual o Orçamento é apenas um, violando igualmente o n.º 13 do artigo 6.º e o n.º 2 do artigo 11.º do Decreto n.º.4/2009, que consignam até um máximo de 15% das receitas cobradas, nos sectores, para as despesas salariais, bem como até ao máximo de 20% para as despesas não salariais, totalizando assim 35%».

No capítulo da facturação que tem sido feita na TVS, o relatório preliminar de auditoria encontra várias irregularidades. Os recibos nem se quer são enumerados. « Relativamente a facturação, verificamos que tanto o sector comercial (responsável pela emissão de facturas) como o sector administrativo e financeiro (responsável pela cobrança), não tem obedecido rigorosamente o estatuído no artigo 3.º e 4.º do Decreto-Lei nº. 35/2000, concernente ao imposto sobre consumo, no que se refere a base de incidência e isenção, visto que a cobrança do citado imposto não se verifica em todas as facturas emitidas, e não há clareza quanto aos critérios utilizados para a atribuição de isenções».

O relatório detalha ainda que «nos  termos do artigo 4º. do citado DL que estão isentas do Imposto sobre o Consumo aplicável às prestações de serviço, as transmissões sujeitas ao pagamento do imposto de Sisa, bem como os serviços que visam à prestação de cuidados médicos. Segundo o responsável do Sector Comercial, o Senhor Mário Rodrigues tais isenções são concedidas as Igrejas bem como a instituições que possuem há longa data contratos com a TVS, nomeadamente a firma HB, KM Produções, algumas Organizações não governamentais e os casos de patrocínio; Ver Anexo a fls.  No entanto, constatou-se que as isenções não se limitam aos casos declarados pelo responsável, visto que existem muitos outros casos de isenções não fundamentadas, onde não foi cobrado o percentual do ISC, como por exemplo, a Discoteca Dolores, Sumol+Compal – Distribuição, Totoloto Nacional, Padaria Miguel Bernardo, Somex, Lda, Star Fashion, dentre outros; Ver Anexo a fls. Outrossim, verificamos que a TVS tem emitido Recibos diversos, sem qualquer numeração», refere o documento.

Abel Veiga

  1. img
    ZE PEDRO Responder

    Agora há que apurar responsabilidades, se não for agora há de ser nas urnas em 2014….

  2. img
    Gilberto Castro Responder

    Isto esta a aquecer la na TVS.
    Sou da opinião,que a equipa de Inspecção de auditoria que se encontra na TVS faça todo trabalho com isenção,transparencia e nao vale a pena esonder nada.Porque se esconder vao ter que pagar “CARO”. Eu sei porque estou dizendo.Sigammeu conseelho e respeitem o vosso pao.

    • img
      Tiberio Responder

      Só se verifica essa situaçao na TVS! Mandam fazer inspecçao noutras direcçoes tambem.

  3. img
    Calixto Bombaim Responder

    Se a TVS é um órgão de comunicação social que não é nada mais nada menos do que um departamento do Gabinete do Primeiro Ministro e Chefe do Governo e, neste caso, encontra-se nesta situação de total anarquia em termos de gestão financeira, corrupção e desnorte, só podemnos concluir que o responsável máximo por estas irregularidades todas, para além do incompetente Óscar Medeiros é também o senhor primeiro-ministro que tutela a referida empresa. Agora compreende-se melhor a razão pela qual o governo tentou de todas as formas esconder ou proteger o senhor incompetente Óscar Medeiros.
    Num país sério e de gente séria isto seria o suficiente para a abertura de um inquérito com consequências desastrosas para personagens associados ao caso. Como estamos em S.Tomé e Príncipe…
    Onde vamos parar com estas coisas todas??? Que país vai nos apoiar com verbas para orçamento do estado sabendo da anarquia que existe no país em termos de gestão financeira de empresas com a TVS e outras? Isto é uma vergonha para todos os Sãotomenses. Sinceramente, nunca pensei que pudessemos chegar a este ponto sem retorno. Ainda por cima mantêm este homem como responsável da TVS como coisa que não aconteceu nada. Que exemplos se passa para a comunidade nacional e internacional? Que o país é gerido num contexto de anarquia total, corrupção, desmandos, sem rei nem roque. Mesmo assim continuam a dizer que estão a acabar com corrupção. Valha-me Deus… Onde iremos parar???

    • img
      Amigo do Amigo Responder

      Entao mete MLSTP no poder partido sem eira nem beira a procura de criar instabilidade politica em Sao tome e Principe,nunca cria projeto,so critica o que os outros fazem.
      Apesar que Patrice tbm e os seus nao estao la muito bem.

      • img
        nelson leite Responder

        Falta o gabinete do primeiro ministro ser investigado…

  4. img
    Santosku Responder

    Meus snhores o caldo está entornando. Só nos resta que os Inspectores apresentem a contas certas e que o caso seje entregue a Justiça para apuramento de responsabilidades. Isto está fuba com bicho, cada um faz o que quer na TVS, bandos de corruptos e gatunos.

  5. img
    Santosku Responder

    Corrigir, “senhores” faltou o e, e “as” em vez de a. Obrigado

  6. img
    Discos repetidos Responder

    E agora? O que vai acontecer?!…

  7. img
    Vai tu Responder

    VAI-TU diz:
    Mas,isto é tudo trabalho do mesmo?
    Não sabia que tinha sido este Oscar,que meteu a TVS sob a alçada dos politicos ou
    dos interesses de alguns.
    Será bom que se esclareça à quanto tempo é que esta situação existe,e quem é que tirou proveito,e agora está com dor de cotovelo.
    Pago para ver

  8. img
    blagapena Responder

    Governo corrupto de A.D.I. de PT é para deixar cair.

    O sr. Patrice Trovoada quando entrou ao poder fez promessas, mas agora é quem mais promove a corrupção e ditadura no país. Por isso, deve A.D.I. deve cair já e não ficar aqui a enganar os coitados.

    O sr. Óscar Medeiro deve ser responsabilizado perante o tribunal pela gestão danosa dos fundos públicos da TVS.

    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii……………..

  9. img
    fala ceto Responder

    Só com cristo,…..é este jornal que queresmo no país, o relatório pelo que se lê é preliminar e já se está a concluir e fazer juíjos valorativos das peessoas…Na democracia existem regras e devem ser respeitadas, a auditoria deve ser concluida só depois tornada pública, pois, assim estar-se á violar o príncipio basilar da democracia o de contraditório, a responsabilização é posterior e sede própria, pensava eu que este jornal contribuiria para melhorarmos a nossa primária democracia, enganei-me, não passa de conversas de tretas e vagí, lá da zona de quinfidá e filipina…POR FAVOR RESPEUTAM AS REGRAS DEMOCRATICAS E DEONTOLOGICA DO JORNALISMO, POR FAVOR….

  10. img
    Mamão Trovoada Responder

    Num país sério e se este governo fosse transparente e anti-corrupção como tem andado a propalar, mesmo perante um relatório preliminar e considerando a posição dos trabalhadores perante a pessoa do Corrupto, bandido lambe botas Oscar Medeiros, o goveno devia fazer o seguinte:

    1º Demitir imediatamente o Sr Oscar Medeiros das suas funções de coordenador da TVS.

    2º O Sr. Ministro Afonso devia pôr o lugar a disposição, melhor ainda demitir-se.

    3º Perante esta e outras situações incorretas deste governo devia haver uma remodelação profunda do governo. ( Saidas de: Salvador Ramos, Olinto Daio, O pequeno da Justiça “Elisio Teixeira”, Carlos Stock, Agostinho Fernandes.

    • img
      Vedé sa bua de Fla Responder

      Num país sério relatórios preliminares não são publicados e muito menos na integra (segredo de justiça. Um relatorio preliminar é como próprio nome diz, preliminar, nada do que foi relatado ainda é definitivo.

      Outro aspeto ainda a considerar tem haver com os alegados responsaveis.

      Será que o responsavél do estado da desorganização das contas da TV é o SR Orcar Medeiros.

      Será que numa gestão de apenas dois anos o homem destrui toda a organização pretensamente existetnte na TVS?

      Antes da referida gestão a TVS tinha as contas organizadas e cobrava as receitas adequadamente?

      Se tudo o que se diz no relatório se confirmar a culpa é apenas deste Governo?

      Não sejamos superficiais para não mais cairmos no ridiculo.

      Saudaçõe.

      • img
        Santana Responder

        Mesmo se as coisas estavam sempre assim com outras direções da TVS isto não pode nem deve servir de incentivo para que o senhor Óscar Medeiros e senhor Patrice Trovoada deixem as coisas como estavam anteriormente continuando eles a usufruir deste clima de corrupção, desvios de fundos e outras coisas, quando é o próprio governo que diz que é um agente de mudança. Mas que mudança se as coisas em vez de melhorarem pioraram ou ficaram como estavam????

      • img
        Abílio Ponha Boca Não Tira Responder

        Ainda estou a espera desta notícia na RDP-África. Quando é que eles vão passar??? Alguém sabe???? Quando é que o Óscar Medeiros envia esta notícia para RDP-África?? Quando é que o Abílio Neto vai falar sobre esta notícia???? Alguém sabe???
        Quando é que o Carlos Menezes vai falar sobre esta notícia???? Alhuém sabe????
        Quem souber agradecia que me informassem.

        • img
          Vedé sa bua de Fla Responder

          Mas sendo esta nota uma noticia de facto?, já agora porque não passar-la na RTP Africa que aliás um dos correspondentes é próprio jornalista autor da suposta noticia. Eu gostaria tambem de ver estas “noticia”, bem como as outras que tem-se vindo a publicar neste espaço a serem divulgadas na RTP Africa que até tem mais visibilidade. Porqueê exigirmos isto apenas do jornalista Oscar Medeiros?

          Vamos pensar mais, para melhor construirmos STP.
          Obs. Não pretendo defener cegamente a ninguem, apenas me solidarizo com os que sinto que estão a ser opprimidos ou quando sinto que existem claras evidencias de linchamento e difamação de uma figura pública. Perante estas manipulações todas acho até que o jornalista Oscar Medeiros tem fundamentos de sobra formular uma queixa crime contra o jornal.
          Esta é a minha opinião livre e disvinculada de quaiquer politiqueces.

          Espero que todos que comentam nesta espaço assim entendam e estejam.

          Saudações

      • img
        Cravid Responder

        Em dois consegue-se organizar contabilisticamente uma Empresa.
        Em dois anos consegue-se fazer aprovar Lei Organica para uma Instituição.
        Todos os ex-Directores da TVS foram incompetente, o actual é incompetente a dobrar.
        Legalmete ele não ser Director da TVS. Está a chefiar a TVS – com grande apoio do nosso Primeiro-Ministro, mas não faz nada para legalizar a TVS.

  11. img
    Mamão Trovoada Responder

    Sr “fala ceto” na democracia isto é assim. Mesmo preliminar divulga-se. O Oscar divulgava e divulga casos ainda no segredo da justiça. Este é o jornalismo que temos. Não há hipotese, hoje o Oscar Medeiros está na lama. Quando foi dos casos dos juizos e trabalhadores da Justiça, quantas crónicas jornalisticas o Oscar Medeiros não envio para a RTPO- Africa? Manchando nome das pessoas! Aqui é mundo. Aqui se deve, aqui que se paga. Oscar Medeiros vai a cadeia. Dói a quem doer. Estamos a espera dele no tribunal, agora é a vez dele. “Piam só ca tchila piam”.

  12. img
    venicius santos Responder

    Amigo Mamão Trovoada, membros deste governo devia ser substituido por teu pai, tua tia e os teus irmaos do MLSTP nao é, seu idiota. Quem ganha governa. Isto é democracia. Voces querem governar quando “ganham” e tb querem governar qd perdem, palhaço. A TVS ja existe ha 20 anos e esse governo ha 2 anos. Portanto se existe anomalias, elas ja sao velhas. Tudo isso é o reflexo daquilo que e o nosso pais tornou-se. “Num país sério e se este governo fosse transparente e anti-corrupção… bla, bla… perante um relatório preliminar…” Voce nao sabe o que diz. Perdeu uma grande oportunidade de estar calado.

  13. img
    original Responder

    Se for verdade,estou revoltadíssimo porque é-me descontado no salário um valor que considero exorbitante para IRS e ao menos que todos pagassem a percentagem defenida pela lei.Porrada para uns e carinho para outros,tudo que tem princípio tem um fim.

  14. img
    ai de mi si não envangenlizar Responder

    Abel Veiga vc tem que ter capa pra coberta vc porque muita gente santomense não gosta de verdade…

  15. img
    Estanislau Afonso Responder

    Agradeço pela publicação deste artigo.
    Mas no entanto, não entendo, porque razão o Telá Non não publica o relatório da Auditoria, assinada pelos Auditores, de maneira a oferecer mais confiança aos leitores, que possa tirar suas conclusões com base em provas

  16. img
    melo Responder

    Sr. Oscar pode ate ser uma marionete, é mais um boneco nas mãos dos grandes, vamos analisar o orçamento que leva o grosso do valor para as obras, vamos perguntar, não sera mais uma maneira de aranjar financiamento para proxima eleição, obras mal feitas e ao preço… falaram bem, o governo não para de promover incopetentes, Agricultura é a prova disso, vamos dar uma vista doque passa nos Correios de São Tome e Principe que esta a morer.
    Vamos federar este pais a um outro, vamos ser região autonoma de Angola ou de Guine Equatorial, eles sustentam nosso orçamento e o nosso povo sai de miseria. o que acham,
    Vamos federar aos Ingleses,
    Vamos sair a rua e vamos dar ao pinto da costa mais 7 anos para ele e o governo de iniciativa presidencial.
    Alguem comprende oq quero dizer com tudo isso,
    Problema esta em nós, somos nós todos que não prestamos e temos o governo que temos e o pais que temos.
    Nos é que matamos o Rei Amador, o Yongato, o Lobato, nos matamos os nossos herois.
    Vamos ser unidos e trabalhar com perfeição.

  17. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Esse jornal da muita piada serio…

  18. img
    Non molé Responder

    Ainda ha pessoas que fazem os seus trabalhos com isenção em STP , porque mesmo que os trabalhos sejam preliminares , ainda assim os grupos da inspecção estão a realizar um trabalho com rigor , parabens a vos. E por outra,à que se chamar responsabilidades a todas essas barafundas criadas la na TVS.O Oscar tem que justificar muitas coisas ,assim como ele o Mario Rodrigues como chefe de departamento comercial , a sra Ivone como chefe da DAF,essa ultima eu tenho pena dela porque ela so se submete aos mandos do coordenador e do sro Mario. Mais se for para ir ao Tribunal prestar esclarecimentos , ela tambem ira porque não mandaram ela ser tão submissa e dizer tudo “SIM SENHOR ” aos ditos senhores.E o sro Patrice Trovoada é mais corrupto do que toda a população de STP juntos , pq ele sabia de tudo isso ,mais como é ele o beneficiario por isso ele n tomava nenhuma decisão para por cobro a situação. Oscar quer fazer da TVS casa da Mãe Joana… madgi de vé cé bo buià.

  19. img
    Estamos tramados Responder

    OH Oscar Medeiros
    Então você não passa a informação sobre as contas da TVS na RDP Africa? Bandido, passaste a denigrir a imagem dos outros na tua radio e agora que é a tua vez ficas calado e só falas do seminario da Ordem de Advogados. Isto é pra saberes que Deus não dorme. O teu caso de desvio e corrupção no teu posto de trabalho é mais do que certo porque há um relatório preliminar da Inspecção a dizer como andaste a comer o dinheiro do povo. Bandido, Aldrabão. Eu teria vergonha de andar na rua se estivesse na tua pele. Tanto andaste a denigrir a imagem dos outros até que chegou a tua vez. Demitata-te desse cargo que nem tens a competencia de gerir. Não tens a formação para este lugar sai fora ladrão.

    • img
      Vedé sa bua de Fla Responder

      Vamos lá pensar alto… Se este relat´rio agora publicado em estratos for verdadeiro e de ambito atual porquê que estamos a exigir a sua publicação apenas na RDP Africa? E a RTP Africa, serve pra quê? Ainda mais quando sabemos que um dos jornalista da RTP Africa é próprio autor da presente noticia. E esta hem? pensar um pouco não custa nada…

  20. img
    Estamos tramados Responder

    Olha Oscar Medeiros o computador que acabaste de receber dos portugueses não é pra levares pra casa. Como tu és plôco de mandjoca a pô pê bô cua ni lichi bô ca funcha bô. Ladrão tenho birras de ti porque não és serio e honesto. Ja nem quero ser teu samigo porque nao me revejo em ti a honestidade

  21. img
    fia luxinga Responder

    Pela informação, a TVS nunca teve uma contabilidade organizada.Que sempre ouve anarquianaquela instituição, na qual se aplique isenção sem seguir alguma lei. Baseada na palavra do responsavel da area comercial. como esta,de certeza há muita empresa estatal nesta condições, o que será necessaria mais audotorias semestrais .

  22. img
    Placa Betodo Responder

    Gostaria de entender uma coisa. Para que erguem a bandeira de mudanca? Pensava que era para mudar para melhor. Aos poucos parece que estou entendendo, e para fazer mais atras. Se uns ficarao ricos em 30 anos, outros estao ficando em 6, 8 meses ou um ano. Ve o que os que estao agora no poder conseguiram em menos de dois anos. E so com salario, ou ganharam euro milhoes? Uns ja conseguiram ficar com Rosema, Doca de Pesca, empresas agricolas, etc. etc.
    E so ver a mudanca que se esta a fazer na Educacao, na Saude, para nao ir mais longe. Na RNSTP ate ja se grava RM em sequencia ate parece que se esta a escutar um bebe que esta aprendendo falar pela serie de repiticao do mesmo. Ate os ouvidos ficam entupidos.
    O povo e que que nao esta entendendo para que lado vai a mudanca. Abram os olhos e lembrem Mario Quintana, ele dizia:!”Quem nao compreende um olhar tampouco compreendera uma longa explicacao”.

  23. img
    Leão Preto Responder

    Oscar Medeiros andaste muito tempo a denegrir a imagem dos outros. Agora é a tua vez. Aquela imagem que mostraram no telejornal de ontem em que o tal director da RDP a fez a entrega de equipamentos não vai ajudar ao Oscar nem ao Afonso Varela em nada. A entrega de equipamentos na TVS não é novidade para ninguém. O tal director da RDP veio tentar branquear crimes financeiros e a má gestão de Oscar Medeiros e Afonso Varela. Este director veio uma vez mais mostrar a afetividade que tem com este governo incompetente e corruto de Patrice Trovoada. A RDP tirou finalmente a mascara. Afonso Varela e Oscar Medeiros têm muita responsabilidade naquilo que se passa na TVS. Isto de dizer que as coisas já vêm há muito tempo mal na TVS é uma falsa questão. Pois o governo teve 2 anos e 3 meses aproximadamente para corrigir os erros inadimissiveis de gestão. O Oscar Medeiros deve ser levado ao Minstério Publico conversar com seus amigos da classe jurista que ele andou recentemente a denegrir.

  24. img
    carlos Silva Responder

    TVS é sinónimo de corrupção do governo de PT

  25. img
    Hitler de são tome Responder

    Proposta aos jornalistas da TVS: Entreguem uma cópia desse relatorio à missão da RDP que está cá em São Tomé. Eles hão de fazer bom proveito da leitura.

  26. img
    vamos com calma Responder

    Este é apenas documentário do Filme “Auditoria na TVS”.
    O filme está sendo montado.

  27. img
    alberto costa Responder

    Oscar chamou colegas dele ladrão.
    Pelo visto o MAIOR LADRÃO da TVS é OSCAR MEDEROS.

  28. img
    Não exija de mim qualidades que tu mesmo tens Responder

    Quero também uma auditoriaem algumas Direcções que têm actualmente Directores do MLSTP, para saber como andam as continhas…

  29. img
    Não exija de mim qualidades que nem mesmo tu tens Responder

    Quero também uma auditoria em algumas Direcções e serviços que têm actualmente Directores do MLSTP, para saber como andam as continhas…

  30. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    Companheiro Patrice! o nosso partido tem de analisar estas coisas com muita serenidade. O ADI não pode continuar a desgastar-se devido o mau trabalho por pessoas que não são do ADI, aproveitam-se de maneira oportunista do Partido, para viver a custa do suor dos militantes do ADI. Isto tem de acabar

  31. img
    Vanessa Responder

    Simplismente deplorável, não conseguem administrar um setor administrativo de uma TV imagine outras coisas como suas vidas e suas casas deve ser um caos!
    Enquanto levarem STP como brinquedo e amadorismo infelizmente não haverá desenvolvimento!

    Os jovens santomenses precisam abrir suas mentes e agir!

    Continuo afirmando STP é uma potência, mas precisa de povo forte, trabalhador e empreendedor!

  32. img
    Vedé sa bua de Fla Responder

    Que falta de seriedade segundo informações concretas este relatorio agora publicado pelo tela non nada tem haver com a auditaria que neste momento ainda decorre na TVS, Trata-se apenas de uma relatorio preliminar de uma auditoria solicitada pela atual direção da TVS em 2010 e cujo ambito abarca os anos de 2007 até finais de 2010.
    Perante isto, somente não entendo o porquê de querer-se confundir a opinião pública, quando a auditoria em curso na TVS ainda nem se quer teve apresentação de constações e muito menos a elaboração de qualquer relatório ou conclusoes sobre as contas da TVS.

    Sejamos sérios para construirmos um páis melhor.

    Já começo a ficar farto destas manipulações todas.

    • img
      alberto costa Responder

      Pateta!O nosso amigo “vamos com calma”já referiu em cima de que este é “documentário” e o filme está vindo.Abre olho.Tas a dormir muito.Acorda pa.

      • img
        Vedé sa bua de Fla Responder

        Parece-me que quem não tem olhos abertos são aqueles que recusam-se a pensar e apenas estão inclinados para um só lado, atuando como autenticos sonambulos, alinenados e manipulados. Neste tipo de situações ou se é burro ou se tem um único interresse que nada tem haver com a verdade dos factos. Acredito que os sabichões da sua laia apenas estão interresados em aproveitar-se da situação caricata e ridicula criada a volta disto ao invés de aceitar a verdade dos facto. Abra os olhos voçês ou deichem de fazer politicas sujas para melhor construirmos este país. Gostaria um dia de ver as vossas caras quando estas artimanhas forem todas desmanteladas. Neste altura iremos conchecer os verdadeiros vilões deste filme de patetices.

  33. img
    Fluta pon Responder

    Meus amigos, ladrão gosta de trabalhar com ladrão.
    Hora vejamos:O Patrice trovoada como chefe da corrupção que é tem promovido os ladrões.
    A rabuda da Genoveva que roubou na EMAE e foi explsa pelo Oscarito, o Patrice pôs agora a controlar todo o dinheiro da ENASA,isso é ou não é promoção de corrupção e gatunagem e depois fala todos os dias de combate a corrupção. esta senhora está cá na ENASA a roubar e tratar da sua vida com permissão do Patrice, onde é que ela viu dinheiro para comprar um carro de 40.000 USD, salário?

    Já se fala que o Oscar Medeiros será promovido para Director Geral da Comunicação Social e o Maximino Carlos Tomba será o Director da TVS e o Arturinho Director da Radio.

    Onde que é que está combate a corrupção, se um homem não tem requisitos para ser director da TVS, ainda por cima ladrão, agora vai ser Director Geral da Comunicação Social, brincadeira.

    Patrice e Varela estão a abusar deste povo, isto é um abuso…
    Agora que já compraram Tribunal de Contas para dar visto ao projecto do Super Mercado, a estrada está aberta e a nomeação do Oscar como Director Geral será efectivada. Estamos tramados, estamos a pagar uma praga muito pesada

  34. img
    C&T Responder

    Num país séria as emissões da RDP África já deveria ser cortadas em STP… essa estação de rádio perdeu credibilidade para STP…ainda ontem como forma de deitar água no fogo, a RTP veio oferecer a TVS/Oscar/Varela equipamentos.. isso é pra passar a imagem que o futuro da tvs poderá ser risonho… nós não caimos nisso. foraaa Oscar, fora Varela,fora Patrice demónio, fora RDP Africa. eu saí

    • img
      C&T Responder

      queria dizer: num país sério

  35. img
    Peter Responder

    porque so hoje e que se faz auditoria na TVs? desde Mil nonecento e setenta e cinco nunca se fez!! voces acham que A TVs anda nos desmando porcausa do Oscar/ Nao… ja anda assim desde ontem, as pessoas nao vem o capim que esta a crescer dentro e ao lado daquele estabecimento? a frente da TvS parece PUSILGA de porco isso e que deveriam estar a clamar para se melhorar, so hoje que estao a notar das contas? se deste onten as contas ja andavam sem matematica!.. deixen disso limaos.. vamos por a mao e ajudar o Oscar que quer melhorar a situacao.
    viva millenium
    viva tecnologia

  36. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Fluta pon–tas mesmo tonto coitado quem esta contra Óscar são os de MLSTP, PCD, MDFM e outros vcs estão a lutar basta para denegrir imagem desse senhor que melhorou muito a imagem da TVS e tem capacidade para fazer mais vamos deixar quem sabe trabalhar fazer bem as coisas e deixar de criticas vão ver se Patrice Trovoada nu vai voltar a ser eleito, andam a criticar tanto credo povo invejoso, rancoroso esse jornal foi feito para criticar Governo todo mundo sabe mesmo quem mora fora do país sabe disso estive em Londres na semana passada grupo de santomenses estavam a falar muito mal deste jornal..

  37. img
    STP Responder

    Este relatório é preliminar por uma mera formalidade em relação a divulgação oficial. Mas materialmente já é consumado. Em STP é mesmo assim, por questão de precaução.

  38. img
    Teodorito Responder

    QUEM ME PODE INFORMAR MELHOR:

    Porquê que até agora o Tribunal de Contas e outros Orgão não mexeram nenhuma palha sobre esta auditoria que ja terminou há um ano?

    Está guardada e arquivada porquê?

    Porque também tem envolvimento deste Ladrão de Óscar Medeiros?

  39. img
    Ricardino S. Responder

    RECADO AOS SENHORES E SENHORAS QUE ESTAO A FAZER AUDITORIA LA NA TVS.

    Não escondem nem camuflem essa Proposta de Óscar para Varela que foi despachado por Varela em Maio/2011 sobre os 15%.
    SENÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  40. img
    Eusebio Responder

    Se nao houvesse TELANON,ninguem iria saber mais nada desta auditoria. OBRIGADO TELANON.
    Sei que Oscar ja esta pensando desculpa e vai de certeza preparar qualquer peça.
    Mas eu li atentamente e auditoria que ja aconteceu e com Oscar. Ele vai tentar desculpar de certeza.

    Ja agora sr Raposo falou de Abel!!!!!!!
    Queremos ouvir sr falar tambem de
    queixa crime contra OSCAR. Sr nao e izento em nada,
    O sr falou tanto ontem estaos a su espera para falar de difamaçao e injuria de Oscar para com colegas dele,

  41. img
    daniel martins Responder

    Todos os olhos estão virados para a TVS mas se a aditoria for para outras intutuições talvez podemos encontrar nas mesmas condições. Estou satisfeito com a audtoria. E depois? Tribunal so tem nome juizes so condena a queles que nem sequer da orejuizos ao estado e os que dão estão e continuam por ai a mandar e desmandar nesta pequena nação.

  42. img
    VIOGO Responder

    Esse Oscar está ao serviço de diabo a qualquer preço. E o Diabo sabe de tudo o que ele está a fazer na TVS.
    Tudo isso dá para apurar responsabilidade criminal. Mas sô procurador geral está lá para proteger essa mafia… Está tudo em familia.
    De qualquer modo, a TVS não está pior que outras instituições do país! Está tudo a funcionar assim! O próprio Tribunal Judicial que criou um conselho de administração fantiche… vão lá inspeccionar para ver. Qual a legalidade das catorzinhas que lá entraram depois desse Conselho? Houve conc concurso? Este país tudo é uma bagunça… portanto PT vive tua vida, enquanto o PC finge que não vê…. estamos a subir mesmo assim. O páis não tem futuro nem rumo. É tudo bicharada. Quem dá opinião ou critica para melhorar é marginalizado e ostilisado pelos bandidos que estão a frente a fazer de conta… Esse Povo está desgraçado….

  43. img
    Costa Responder

    Sr Coordenador,com todo respeito por ética sr deveria pôr o cargo ao Sr Patrice Trovoada.Tudo isto é resultado de “falta de habilitação” que sr não tem; e foi lá e criou uma rede só com burros e incopetentes como o sr.Quem é esse tal de BABÁ,MARITO,etc? Outros Burros como senhor mesmo.

    Senhor já não tem hipótese. SABIA QUE:ALIÁS se fosse esperto deveria notar o serviço de inteligência que os revoltosos utilizaram.
    1-CRIA “CÊREBRO”
    2-CRIA UM GRUPO PARA DISTRAIR A ATENÇÃO DO SR.
    3-CRIA UM GRUPO PARA OPERAÇÕES.E sr é pateta.Através deste Cerebro com todas informações,opera,chantagea e finalmente já tem todo o controlo lá daquela porcaria.Até já tem própria equipa da vossa auditoria nas mãos e sobre comando, e talvez até com ultimato dado.Vossas/Tua Conta bancarias,dossiers,etc.Digo isso por fonte segura e bem segura e toda gente sabe isso lá e proprio Inspecção que tá lá sabe disso-Pateta pa.
    Burro.Pede demissão daquela mer…!

Deixe um comentario

*