Sociedade

Onda de roubo deixa advogado Adelino Izidro de mãos cruzadas

O advogado que nos últimos anos, apostou na agricultura e na criação de animais, perdeu todo o seu gado. A onda de roubo nas propriedades agrícolas que flagela todo o país, levou o Adelino Izidro(na foto)a desgraça no último fim de semana.

Por causa de roubo na sua propriedade na zona de Monte Macaco, zona centro da ilha de São Tomé, o advogado Adelino Izidro, e o seu guarda terão cometido exageros e o advogado acabou por ficar preso em prisão preventiva.

Mas a onda de roubo nas propriedades agrícolas parece não ter travão, apesar de algumas situações de pancadaria e até mesmo de tortura que alguns ladrões têm sido alvos, quando apanhados pelas populações.

O advogado Adelino Izidro, que nos últimos anos, transformou grande extensão de terra abandonada de Monte Macaco em espaço agrícola e de criação de animais, está agora de  mãos cruzadas diante do curral de ovelhas, vazio.

No último fim-de-semana pessoas ainda desconhecidas roubaram-no, as últimas 33 cabeças de borrego. O médio agricultor que tinha 300 cabeças de borrego ficou agora com o curral vazio resultado de várias acções de roubo. «Eu tinha uma média de 300 cabeças de borrego, e há um ano envenenaram o pasto e morreram logo 125 cabeças. Técnicos da direcção da pecuária fizeram as respectivas análises, e depois continuaram a roubar, até que restaram as 36 cabeças que na última sexta – feira saíram e só regressaram 3», declarou Adelino Izidro no centro do curral vazio.

Das 3 ovelhas que escaparam ao ataque dos ladrões, 1 está gravemente ferida. Recebeu vários golpes de arma branca. Adelino Izidro, que tinha dezenas de cabeças de ovelhas, reconhece que agora é proprietário de apenas 2. «As autoridades não tomam medidas. Deveriam ser mais consistentes com os vadios e ladrões. Pelo contrário às vezes as autoridades protegem os ladrões. É o que tem acontecido… É um ambiente que se vive actualmente no país, em que os criadores e agricultores, não têm garantia nenhuma, e está-se entregue aos vândalos», desabafou.

A desgraça que bateu as portas do médio agricultor Adelino Izidro, repete-se por várias portas de São Tomé e Príncipe. Os produtores, não param de reclamar pelo roubo permanente do trabalho árduo na terra. «As pessoas que desenvolvem actividade agrícola estão neste momento a abandonar. A agricultura está completamente abandonada. As pessoas não encontram motivação para produzir alguma coisa, porque o roubo está generalizado a todos os níveis», precisou.

O advogado garantiu que o caso do último roubo na sua propriedade, está entregue a Polícia de Investigação Criminal. «Fiz uma queixa na PIC , desconfiamos de alguns ladrões permanentes, que sempre são detidos e mandados depois para casa. Esperemos que as autoridades façam alguma coisa», referiu.

No mercado nacional, 1 borrego é vendido a 5 milhões de dobras, cerca de 200 euros. Adelino Izidro fez as contas e confere prejuízos em mais de 100 milhões de dobras. Pelas 33 ovelhas roubadas no último fim de semana o advogado e médio agricultor perdeu cerca de 6600 euros.

Abel Veiga

    49 comentários

49 comentários

  1. Deixem-nos trabalhar

    19 de Novembro de 2012 as 15:03

    Só com Cristo!…

    • Védé Mé

      20 de Novembro de 2012 as 8:30

      Adelino inventou toda esta história. espero que os jornalistas, a polícia de investigação criminal possam fazer um bom trabalho. senão vejamos, mais de 30 ovelhas roubadas num só dia! há com certeza envolvimento de viatura ou muitos individuos! onde estão estes carneiros? essa carne toda está a ser vendida onde?
      Abram olhos. Adelino tem várias sentenças por cumprir e quer dar imagem de vítima.
      e conta com ajuda do Abel Veiga e José Bouças.
      Fui

      • Tiberio

        20 de Novembro de 2012 as 15:55

        Cá se faz, cá se paga!!
        O Adelino Isidro andou a aterrorizar a Aida em Monte Macaco, abusou pelo facto de ser uma senhora, até lhe agrediu!!
        Sou contra essa onda de roubo que se tem verificado, mas também há pessoas depois de tanto aprontar, a gente fica sempre com um pé a traz. Eu nao acredito no Adelino!

        • A luta continua

          21 de Novembro de 2012 as 7:56

          Será mesmo? Haver vamos!!!

    • Bandeira

      21 de Novembro de 2012 as 6:45

      De 300 pra 3, 1% isso não é um roubo de nessecidade mas sim um roubo de vingança e odio, meu conselho é esse não parte pela violençia, como advogado discubra a vitima de tudo isso leva-o a justiça e voce vai ganhar termino dizer que Deus é amor mas tambem é Justiça.

  2. ALY BABA

    19 de Novembro de 2012 as 15:12

    “Ladrão que rouba ladrão, merece cem anos de perdão”. Tal como os processos eram roubados no tribunal,agora é a vez dos borregos do ALY BABA e outros 40 ladrões!

  3. nora

    19 de Novembro de 2012 as 15:20

    POIS DEPOIS DIZEM QUE ADELINO IZIDRO É CRIMINOSO.

    CRIMINOSO SÃO AQUELES QUE PROTEGEM OS LADRÕES. SEJA FORTE ADELINO, DEUS FARÁ A SUA PROVIDENCIA.

  4. Mimi

    19 de Novembro de 2012 as 15:38

    Se se tivesse tomado medidas serias contra os ladroes em vez de fazer jogos politicos de toda a especie, desviando a atencao do problema do roubo quando o outro levou um tiro, talvez a situacao estivesse sob controlo! O roubo é uma situacao de emergencia nacional e o estado que devia proteger o cidadao, esta sentado a fazer NADA!

  5. revoltada com os ditos sabios

    19 de Novembro de 2012 as 15:40

    credoooooo éeeeee, é claro têm que roubar mesmo, mas é pena que não nunca na casa dos senhores achados em sabios da lei que defendem os ladrões, de tanto estudarem viraram doidos que agora ladrão é que tem valor. Deus é Grande. Um dia esses filhos da p…… vão saber quem é ladrão de verdade. Força Adelino, tenha coragem, eles querem te destruir mas deus é justo.

  6. rapaz de riboque

    19 de Novembro de 2012 as 15:45

    sou contra os ladrões devem ser apanhados e punidos mas neste caso ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão o senhor ADELINO já roubou muito mas de uma forma mais descreto

  7. Féde ká Dóxi

    19 de Novembro de 2012 as 16:30

    Caro Adelino!
    Tens toda a razão.
    Tenho um lote que comprei, digo COMPREI.
    Tenho uma plantação de banana pão, que poderia abastecer o mercado mensalmente com uma a duas carrinhas DYNA de banana. Mas os ladrões estão a incentivar-me de deixar.
    É o Estado que está fabricando ladrões e fabricar e incentivar a pobreza. STP nunca teve pobres. Mas sim carenciados.
    O Estado o que tem feito para pôr termo a tudo isto? Nada.
    Qdo se apanha um ladrão e dáse uma coça, a pessoa é detida, deve indemnizar o ladrão e por aí afora.
    Se op Governo quizer aumentar a pobreza e reduzir a pobreza, faça uma experiência piloto, mesmo numa zona. Faça combate cerrado aos ladrões veja o resultado, duarnte um ano. Em tudo. Animais e produção agrícula.
    Adelino muita força e muita coragem. Tb tenho o problema que tens. Deixei de criar galinhase cabras por causa dos ladrões. Até um dia.É demais. Todos se queixam e niguem faz nada.
    São os ladrões os maisores eleitores. Os Partidos Políticos protegem-os.

  8. Duro de matar

    19 de Novembro de 2012 as 16:41

    Amigo,
    Sinto muito mas, quem com ferro mata, com o mesmo ferro será moto.
    Amigo, enganou muitos para poder ter a fortuna que tem, enfim, mas sempre chega o dia da verdade.
    E o que não é nosso volta para quem é de direito.
    Disse apóstolo Paulo: aquele que enganar ao seu próximo, assim será também enganado por outros , e caminhará de mal para pior.
    OBS: Abel pode retirar meu comentarios como fizeste dias atrás.

  9. Sensa Comissário

    19 de Novembro de 2012 as 16:58

    Meus Caros…
    Venho dar a minha contribuição mais uma vez no Tela Non, e meu próprio País STP.
    Já está na altura para que as autoridades façam alguma coisa, para dignificar o “nosso” País… o nosso São Tomé e Príncipe.
    Bem-haja STP… bem-haja mesmo…
    Porque o que fez, ou seja, as atitudes tomadas pelo Advogado Adelino Isidro, no passado, não passará somente por Ele… acredita que vão aparecer muitos com a mesma atitude.
    E não vamos misturar as coisas… quando faltam pelo respeito a pessoa… mas sim, pela notícia em causa. Porque os santomenses gostam muito de misturar coisas.
    Eu não sei o que os nossos Tribunais estão fazendo neste País!?
    Não sei, porquê existe Assembleia Nacional!?
    Acham vocês que isso só compete ao Governo, ou ao Presidente da República?!!!
    Precisamos de prática…
    E acho que o Governo deveria aproveitar melhor os “nossos” Reclusos…

    Sensa Comissário

  10. campleste

    19 de Novembro de 2012 as 17:11

    se tivessem emprego n teriam k roubar, isto é consequencia natural da corrupcao e desmando da classe governativa

  11. seringa

    19 de Novembro de 2012 as 17:16

    sinceramente. com todo esse problema de crise mundial que asola o mundo o governo deveriatomarmedidas mas rigorosas em relação a roubo na propriedade ..
    pois a agricultura deve ser a maior fonte de rendimento nun pais. todos os paises do mundo que sao autossutentados estao a conseguir lidar com a crise.. nao entendo porque governo santomense nao aposta fortemente na agricultura, afim de deminuir importações e depedencia economica.

    ja esta na altura do governo fomentar a pratica de agricultura em sao tomé e principe de nodo a abastecer o mercado e incentivar os pequenos e medios agricultores a formarem grande cooperativas.
    assim os produtos internos seriam de maior quantidade no mercado e a baicho custo e dessa forma deichariamos de mendigar pra varios paises do mundo.

    FORÇA ADELINO IZIDRO.. ELES NAO PODEM CONTIGO.. POR ISSO TE INVEJAM

  12. LOUREANO

    19 de Novembro de 2012 as 17:23

    FORÇA ADELINO IZIDRO NAO VERGUES POR NADA DESSE MUNDO. ELES NAO PODEM CONTIGO, POR ISSO TE INVEJAM.
    CORAGEM

  13. Non molé

    19 de Novembro de 2012 as 17:25

    Que coisa , dps se um individuo pega ladrões nesses tipos de situações e mata-os , o Individuo que passa a ir preso e o ladrão continua a solta para cometer mais e mais crimes como estes.Ninguem m

    • Non molé

      19 de Novembro de 2012 as 17:32

      Que coisa , dps se um individuo pega ladrões nesses tipos de situações e mata-os , o Individuo que passa a ir preso e o ladrão continua a solta para cometer mais e mais crimes como estes.Ninguem mais agenta essa onda de roubo k se faz sentir em Stp. Força e coragem Adelino Izidro. Mais uma coisa tb é certa, tem que se criar infrastruras e criar postos de empregos pra tdo nivel de população e creio que assim ja não havera tantos vandalos na rua. Tem que se criar postos de emprego e dar a população trabalho. FUI

  14. leipardo

    19 de Novembro de 2012 as 17:26

    adelino toma cidade..
    você sabe que la em s. Tomé quem tem razao é que passa ter culpa.
    toma muito cuidado rapaz
    vijubue .

    força

  15. O Revolucionário

    19 de Novembro de 2012 as 17:37

    Pois é, esta é a prova viva da justiça de Deus, todos os que andavam a roubar, agora lhes estão a ser tirados tudo de volta as mãos daqueles que na realidade necessitam. E o Adelino Izidro ja está sendo posto a prova e podem crer que muitos dos Senhores que julgam da Lei também passarão por isso. O que levaram dele não é de certo 1/3 daquilo que ele roubou do povo…A Justiça tarda mas não falha… Boa sorte para aqueles que estão tomando e não roubando o que lhes é de direito.

  16. São Tomé Poderoso

    19 de Novembro de 2012 as 17:45

    Adelino não esta na cadeia??

  17. fia luxinga

    19 de Novembro de 2012 as 21:36

    A situação é grave e merece atenção de todos.Mas por outrolado este senhor é formado numa area, onde defende todos que cometem erro desde que tenha dinheiro eles sao capazes de entregar até cabeça para defender os corruptos, bandidos, ladrões, somente por isso não tenho pena nem dos que defendem marginais

  18. Entende mal

    20 de Novembro de 2012 as 2:28

    Adelino andou a roubar documento no tribunal ou roubaram ele cabras…ahhhahha nao reclama amigo.

  19. ADELINO DOS SANTOS

    20 de Novembro de 2012 as 7:01

    Lhe digo uma coisa meu amigo tem pessoas por de trás disso,e isso podes crer,força meu chara.

  20. malebobo

    20 de Novembro de 2012 as 8:21

    Adelino não declara justiça, porque não eis justo, ok

  21. A luta continua

    20 de Novembro de 2012 as 8:24

    Meu amigo Adelino, tens que ter muita coragem. o que imagino em todo isso, é que os ladões têm protecção neste país. Não te preocupes que o que é de “Sum é Sum”…

  22. Mbé Za

    20 de Novembro de 2012 as 9:02

    Sinceramente!!
    Ser Humano me surpriende cada dia mais, eu fico besta de ver como umas insensiveis e Ruim de Espirito.
    Eu não sou familia deste cidadão, nem nunca dirigi uma palavra se quer diretamente a ele.
    Mas sinceramente eu gostaria de saber como sentiriam vocês se o que aconteceu com o Adilino Isidro tevesse-lhes acontecido, e algumas pessoas viessem a internet demonstrar a sua satisfação.
    AO FAZEREM ISSO, ESTÃO SENDO QUE NEM O MINISTÉRIO PÚBLICO, TRIBUNAIS, GOVERNO OU QUALQUER OUTRO ÓRGÃO QUE PROTEGE OS LADRÕES, E DIGO MAIS ESTÃO ATÉ INCENTIVANDO-OS
    Me choca ver que existem pessoas que alegra desgraças alheias!

    • Mimi

      21 de Novembro de 2012 as 9:26

      Talvez pertençam à rede e beneficiem destes roubos…

  23. JUJU

    20 de Novembro de 2012 as 9:23

    Adelino Isidro tem uma saída para resolver a situação:
    Legaliza supostamente uma Makarof, uma licença de porte de arma, transforma-te num comando tipo, Arnold schwarzenegger, e parta as pernas dos carneiros, ovelhas e bodes que não te têm dado sossego.

  24. Anjo do Céu

    20 de Novembro de 2012 as 10:08

    Com esse e outros acontecimentos você como Juiz de praça publica e com vários poderes no campo da Justiça k deve pressionar as entidades de começar a investigar e punir severamente esses ladrões que nada fazem e que são protegidos maioritariamente pelos partidos politicos nas campanhas eleitorais.ESta onda de roubos não só na agricultura como assaltos em casa das pessoas roubando todos os haveres que lá se encontra mesmo informando na esquadra policial para investigar nada fazem e nem dá uma atenção séria como força de segurança pública.Isto é um escandalo nacional.Cada um é que deve fazer sua verdadeira justiça quando é apanhado em flagrante.JUstiça,GOverno,Policia,PIC e outros organismos do País estão todos a dormir até me dá sensação que eles estão colaborados com esses ladrões.Justiça divina ha-de vir para pôr cobro essa onda de vandalisno nacional

  25. Stp avante

    20 de Novembro de 2012 as 10:47

    Inadimissivel…como podemos querer investir num descalabro desses…haja coragem…

  26. rancataco

    20 de Novembro de 2012 as 11:51

    Adelino Isidro ainda esta a solta ?

  27. santola na diáspora

    20 de Novembro de 2012 as 12:43

    Tudo isto é a consequência de má gestão, ladrão roubou gatuno.

  28. São Tomé Poderoso

    20 de Novembro de 2012 as 12:57

    Mais esse Homem esta preso ou esta livre deixou de ser Advogado para praticar agricultura?
    Bem não se paga mal com mal se ele foi ladrão, não significa que outros têm que destruir que é dele né pelo amor de Deus não vamos ser rancorosos..

  29. Leão Preto

    20 de Novembro de 2012 as 15:07

    Estes comentadores que falam mal do Adelino e desejam-lhe o pior são estes malfeitores do ADI liderados por Patrice Trovoada. Estes gajos não valem nada.

  30. Gente

    20 de Novembro de 2012 as 15:17

    Sr Adelino, realmente é uma situação que desanima e dá vontade de desistir, mas não desista. Também já fui alvo de roubo assim como muitos são tomenses, mas infelizmente parece que o nosso sistema, não tem como travar esse tipo de situação ainda. Ainda esta semana conheci uma familia que mora numa empresa e contava com apenas as 13 pinhas de banana pão para vender e passar o natal um pouco melhor, levaram-lhes tudo. Foi de uma dor imensa vê-los chorar, mas sei que eles não vão desistir assim como muitos santomenses não desistem. Só esperemos que dias melhores cheguem porque se não vai se começar a matar ladrões porque realmente a justiça não consegue detê-los. Esperemos não chegar a esse ponto.

  31. zémé

    21 de Novembro de 2012 as 11:21

    Gente abram os olhos, Adelino Izidro arma-se em esperto, convencido que ainda estamos nos anos 60, pensa que consegue usar um puco da sua inteligencia para convenser e deviar atenção dos saotomenses face as barbaridades cometidas.Seu lugar impiedoso é na cadeia.Fui.

    • zémé

      21 de Novembro de 2012 as 11:46

      Izidroêê, as finaças do povo saotomense anteriormente desviadas por ti e seu elenko estão – se desfazendo, a boa vida está acabando, bô esca bila pobliô, milhó pobli bila rico dôque lico bila pobliô achifa dolo munto vlegonha munto.Chauê.

  32. Dlima

    21 de Novembro de 2012 as 14:31

    Deveria ter sido o próprio (Adelino) a ser roubado/raptado ao invés dos ditos animais… e mais ñ digo.

  33. Banana pontada

    21 de Novembro de 2012 as 15:31

    O Adelino está a pagar por aquilo que fez. É um individuo mau. Aqui é mundo. O que está acontecndo com o Adelino é o que vai acontecr concerteza com Patrice Trovoada, Afonso Varela, Oscar Medeiros, etc.

  34. daniel martins

    21 de Novembro de 2012 as 15:42

    Será prega ou que? Depois de ter feito o que fez ao coitado do homem. esta será aresposta de Deus? Sei que ladrão merece castigo mas… Adelino esta a ter o que merecia .

  35. Matabala

    22 de Novembro de 2012 as 9:58

    Ladrão que rouba Ladrão, tem mil anos de Perdão…

  36. DIASPORA

    22 de Novembro de 2012 as 12:39

    O ADELINO ISIDRO NAO TEM VERGONHA NA CARA….

  37. jorge desalmado

    22 de Novembro de 2012 as 12:56

    Adelino Izidro não dá ponto sem nó.
    “Advogado Adelino Izidro indiciado em furto de processos judiciais” ou de ovelhas…

  38. gualter almeida

    22 de Novembro de 2012 as 18:35

    Adelino Isidro igual a Lucio AMADO dois malfeitores desta terra que roubam as descaradas e fazem o que quer ainda há quem defende neste espaço estes dois DEMÒNIO que levam a vida a prejudicar os povo só que um é advogado e outro falso professor a muitos lembe botas que andam atraz deles são iguais a eles

  39. zeca diabo

    23 de Novembro de 2012 as 14:46

    coitadinho do rapaz que nunca fez mal a ninguém nunca roubou documentos no tribunal nunca desgraçou a vida a ninguém amigo de ajudar de dar esmolas vai a missa paga os seus impostos coitadinho andam a roubar o nosso anjo da bondade humana e mau não se faz FORÇA lbrão que rouba ladrão tem perdão não é verdade ADELINOZINHO ja robaste muito

  40. Leitor

    23 de Novembro de 2012 as 17:55

    Caros leitores, conterrâneos!
    Analisado os comentários anexos à notícia, confesso que fico seriamente preocupado com o conceito do BEM e do MAL, isto é, a psicologia social do BEM e do MAL.Parece-me que, do ponto de vista social, o CORRECTO e o INCORRECTO depende de quem e não “O QUE” ou “COMO”.
    se o Sr cidadão Adelino Isidro cometeu um crime no passado , e lembro-me muito bem dos artigos e dos comentários que o afoitavam, compete ao poder judicial analisar, julgar,…
    Pelo que entendi, da notícia e de comentários de pessoas em igual situação,há um mal social que deve ser combatido severamente tendo em conta as consequências dele resultará para o próprio país, para o incentivo de pequenas e médias produções,para o desenvolvimento e incremento das produções nacionais.
    Os comentários, a meu ver, estimulam, deturpam o conceito social do correcto e do incorrecto.
    Será que é a nova psicologia social santomense? À partida digo que não!
    Sejamos mais responsáveis nas análises.

  41. gualter almeida

    25 de Novembro de 2012 as 18:00

    sei que eram bém saborosas fui a casa do meu primo Lúcio Amado em Boa Morte a uma petiscada feito com uma delas estava bém saborosa o meu primo Lúcio disse que tinha ido a caça e apanhou 2

  42. téla téla

    27 de Novembro de 2012 as 14:38

    Infelizmente! acabamos de constatar de que o jornal on-line téle non, envergou por um caminho que nada a bona o seu proprétario de modo profissional. Prezado Abel Veiga, como um bom profissional que, sempre nos conveceu de ser um exemplo no jornalismo nacional, acima de tudo um homem de carecter e de uma boa familia, que sempre esteve ao lado da razão e da verdade. Por favor não deixa que este espaço onde é unico que o nosso pais disponobiza para que todos nós podemos assm, fazer o nosso comentario, expressar aquilo que nos vai na alma; de desviar do seu diver de informar não desenformar. Pois, notamos que algumas opiniões dos quais merecem serem analizadas, são simplesmente retirada e, prevalecem coméntarios maldiciosos, tendenciosos que nada contribuira para aquilo que é interesse de todos, o esclarecimentos! pois, aminha intenção não é premiscuir! é contribuir. Temos estados atentos por isso entedemos aqui expor a nossa preecupação quanto ao assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo