TVS anuncia queixa crime contra o Téla Nón e o seu Director

A coordenação da TVS que enviou a SUA JORNALISTA Tamara Águas, para entrevistar o Director do Téla Nón, pretendia ter a reacção do jornal em relação a uma queixa crime, movida contra o jornal digital. A Direcção do jornal desconhecia a queixa crime, por isso não reagiu.

O Jornal não reagiu, mas a Jornalista enviada pela coordenação da TVS, garantiu ao Téla Nón, que o ministério público estava na posse de uma queixa crime movida pelo Tribunal de Contas, contra o Jornal Digital.

A Direcção do Téla Nón, que não tinha recebido qualquer notificação recusou-se a falar sobre um assunto que desconhecia. O Jornal tomou conhecimento da queixa crime no telejornal da TVS, pela voz do Procurador Geral da República, Roberto Raposo, que disse o seguinte à TVS. «Posso confirmar que a Procuradoria Geral da República recebeu uma queixa crime por injúria e difamação contra um determinado jornalista de um jornal digital. Esta queixa crime deu entrada e está a seguir a sua tramitação legal», afirmou Roberto Raposo.

Apesar de outras declarações feitas, na peça do telejornal, o Procurador Geral não identificou o queixoso, nem avançou qualquer elemento sobre a queixa crime. «Em seu tempo os senhores jornalistas terão oportunidade de saber o que se trata», frisou.

No entanto a jornalista da TVS garantiu que o alvo da queixa crime, é o Jornal Téla Nón e o seu director, e que a queixa terá sido movida pelo Tribunal de Contas, por causa deste artigo – Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe tentado a adoptar a política de “DITADURA DO CHEFE”.

Apesar de ainda não ter sido notificado para ser ouvido ou julgado, a Direcção do Téla Nón, regista o acto democrático, que é a queixa crime apresentada.

Abel Veiga

  1. img
    Horácio Will Responder

    É preciso aprendermos a não atacar ou defender os pecadores quando devíamos concentrar na reduçaõ do hábito de pecar.
    Digo isso porque o meu apreço pelo Abel é grande e por razões justificáveis, mas não considero injusto uma queixa crime contra o direcção ou contra o joranal de que ele é director, seja efectuada. Pois, também na democracia os prejuízos infundados à imagem de alguém devem ser responsabilizados em instâncias indicadas. É preciso que o Abel informe com verdades e se a queixa for contra uma verdade mais facilmente o povo saberá quem é quem. Se não for verdade o Abel deve sentir a culpa do uso menos escrupuloso do poder mediático. A queixa poderá trazer esclarecimentos de que necessitamos.
    Pessoalmente, se eu governasse, não perderia tempo com pequenas informações porque mostraria na prática que não teriam por onde pegar para me difamaram. Não tentaria silenciar nem a calúnia: usaria as informações inconvenientes, de vez em quando, para intensificar o clima de transparência, mostarndo a todos que o que se diz é o contrário de o que faço e pretendo que os outros também façam.
    Apesar de não pretender me imiscuir na política, é pelo desejo ardente de ver um STP construído a dar imagem de que os seus filhos são bons que deixo a minha sugestão a qualquer presente ou futuro dirigente do meu país, salientando que me predisponho a apoiar a todos e a qualquer um que pretenda construir o meu país, independentemente da cor política.
    Viva STP!

  2. img
    Féde ká Dóxi Responder

    É o país que temos. Tudo é queixa crime.
    Daqui a bocado o Juvem vai introduzir uma queixa crime porque o Malefile não lhe deu bom dia.
    Axi bonjá nancê tê Procuradoria bôbô cu P bôbô

  3. img
    Hitler de são tome Responder

    Foça Abel Veiga. Ná kióvó-fá.Tribunal devia preocupar-se com outras coisas terriveis que se tem passado cá na Republica.
    Conselho Abel Veiga: arrange um bom advogado, que eles podem mandar te prender a qualquer momento. Querem calar o telanon.

  4. img
    Bingo Responder

    Abel Veiga,

    nem sempre estou de acordo com o seu estilo.

    Mas se há um órgão de informação que se esforça por fornecer informação ao seu público, sem mordaças e sem auto-censura, este órgão é o Tela Non.

    A verdade tem de triunfar apesar das mordidelas dos ratos e do uivar dos lobos.

    Força, pois!

  5. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Eu sabia disso..!

  6. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Abel não vais intimidar-te,por aqueles que têm medo da verdade,este é o único jornal que nos mantém informado na deaspura,Força

    • img
      Malé Responder

      Senhor Abel Veiga!!
      Nem sempre gostei dos conteúdos e métodos do seu jornal mas nem por isso posso deixar de admirar o seu profissionalismo, empenho, e dedicação em prol do desenvolvimento de um projeto pioneiro no país que, necessariamente, tem de encher de orgulho todos os Sãotomenses que gostam de coisas bem feitas e de profiisonalismo e brio. Tirando pequenas coisas de que discordo no seu projecto, só posso concluir que o senhor fez mais pelo jornalismo Sãotomense do que todos os seus colegas juntos em dezenas de anos de trabalho. O senhor está de parabéns. Quem lê o Telá Nóm e lê outros jornais digitais ou não do nosso país fica claramente com a sensação de que no seu projecto há profissionalismo, vontade de crescer e evoluir todos os dias, inovação, etc. Ao contrário do pasquim “Parvo”, por exemplo e outras menoridades chamadas de jornais que tratam mal os leitores, passam a vida a fazer exercícios de autoconvencimento e de agradecimento do dono.
      Por isso venho hoje manifestar-lhe a minha solidariedade e endereçar-lhe votos de muita coragem para atacar e defender-se de todos aqueles que lhe querem mal.
      O senhor sabe muito bem que no nosso país existe ódio e inveja em relação àqueles que vencem, que se esforçam para melhorar, que têm motivação para fazer coisas. Sendo assim, não me admiro nada do conteúdo desta queixa contra si e contra o seu projeto. E não me admiraria nada se um dia tentassem acabar com o seu projecto. Este país é uma vergonha. Os políticos e poderosos deste nosso país são uma autêntica aberração. Hão-de pagar por aquilo que estão a fazer ao país. Podem crer nisto.
      O senhor procurador da República se não tem nada para fazer deveia ir trabalhar para as roças que estão abandonadas. Isto sim… Em vez de estar a perseguir pessoas que de facto dão tudo para o desenvolvimento do país, em todos os domínios, deveria ler mais, fazer mais exercícios sobre organização de Tribunais, investigar mais sobre matérias relacionadas com a sua função, contribuir para prisões de corruptos que andam a solta no país, etc.

  7. img
    Leão Preto Responder

    Estou do teu lado Abel Veiga. Força. Isto é mais uma manobra do governo do Patrice Trovoada que conseguiu e tem conseguido comprar todos os santomenses (Supremo Tribunal, procuradoria da Republica através do Raposo, Tribunal, TVS, RN, etc). Ainda ontem alguèm estava a dizer-me que o Posser da Costa e Refael Branco já estão do lado do governo. Que vergonha! Esta gente não tem moral vivem só de migalhas e de favores etc. Abel Veiga não é a 1º vez que vaz ao tribunal por causa das tuas noticias. Tenha somente fê e faça um jornalismo isento e com provas. Tudo tem o seu tempo. Aonde estão Mobutu, Bongo, Sadam Oussein, Bin Laden e muitos outros. Estes falsos lambe botas, oportunistas e ditadores(Patrice Trovoada, Varela, Raposo, Silvestre Leite, etc) santomenses terão o mesmo destino.

  8. img
    Obama Responder

    Abel Veiga, deixa de ser partidário e faça o seu trabalho de jornalismo. Enquanto vestires a capa partidária, serás sempre um jornalista da terceira e a informação verdadeira não será transmitida as pessoas.
    Essa notícia de facto foi provocatória, injuriosa e agora caberá o Senhor Abel Veiga responder nos tribunais e esclarecer os factos sem qualquer receio.
    Deixemos de politiquices e que cada um desempenhe as suas funçoes da forma mais profissional possivel.
    Viva STP e os seus filhos!!

  9. img
    Kanimambo Responder

    Abel, refugia-te na Assembleia Nacional, senão estas fdd! Força aí men

  10. img
    Vedé sa bua de Fla Responder

    Abel agora está a tentar fazer-se de vitima e de desentendido para poder colher sensibilidades e solidarizações com a sua causa. Era só o que faltava ele agora lançar um novo abaixo-assinado para a sua própria defesa como “vitima inocente” e “indefesa” nestes processos todos. Espero bem que para o bem da verdade possas sair e desta. No entanto també espero que esta queixa-crime como todas outras que fazem algum sentido sejam devidamente processadas pelo Ministerio Público.

    Saudações

    • img
      stp Responder

      Es mesmo um otario ou n keres ver a verdade. Se calhar nem vives em stome.

  11. img
    vómvóm Responder

    Isto até parece a guerra de audiência Tvs/téla nóm…fócoto, é a guerra da rtp á sociedade santomense abel/oscar, meus amigos vão ao ringue estamos na platéia a espera…esqueci, o árbito é o Ambrósio o dito “PARVO”…

  12. img
    Quase lá Responder

    Aprecio sobremaneira o Tela Nón e espero que não se intimidem mas que nos mantenham informandos respeitando sempre a verdade.

    Entretanto, seria bom para o nosso país se o Ministério Publico e o Tribunal de Conta agissem sempre para que a verdade seja respeitada seja por jornalista ou qualquer outro cidadão.

    Nisso, indigna não ter ouvido nenhuma manifestação do Ministério Publico e/ou Tribunal de Conta aquando das fortes denuncias feitas pelo Sr. Semedo e muitos outros casos que temos ouvido e visto nas nossas praças. Porque nem se quer se pronunciaram publicamente a respeito?

    Não saio na defesa cega do Tela Nón, mas sim, na esperança de que seja feito o mesmo para os outros casos por parte do Ministério Publico e do Tribunal de Conta, se tiverem coragem, claro.

  13. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Adelino Santos senhor deve ser maluco este jornal não informa nós os santomenses que estamos fora do país mais sim publica muitas noticias enganosas que não corresponde a verdade isso sim Jornal Néla Nón faz pelo amor de Deus Adelino Santos vc esta insultar os santomenses deverias levar um soco nessa tua cara..cabrão..!

  14. img
    Estanislau Afonso Responder

    O jornal digital Telá Non, deveria também apresentar queixa crime contra tribunal de contas. Pelo facto de Tribunal de Contas ter realizado o julgamento na praça pública. A lei de S.Tomé e Príncipe não permite o tribunal de contas julgar as pessoas.

  15. img
    ê sá focótó Responder

    Que vergonha, ter um procurador a mando dos outros orçãos de suberania.
    Outrora era Pau mandado do Antigo Presidente da República agora é do atual P. Ministro.

    Isso prova que o nosso tribunal de contas com este Presidente perdeu vóz de MANDO, com tanta coisa para envestigar preocupa – se com palhaçadas que não tem importancia

    Senhor Presidente do Tribunal de contas deixe de brincadeiras e faça um trabalho sério não seja igual ao atual procurador

    Viva STP
    Viva o direito de opnião

  16. img
    N.C Responder

    Isso ja era de esperar.Mais cedo ou mais tarde isso acabaria por acontecer.Com tantas jogadas politicas,tantas imundices e jogos de ratos e gatos que andam na comunicacao social no pais,na justica e na politica, tem que aranjar um argumento para desviar,calar e amordacar a verdadeira comunicacao,e impedir a divulgacao da verdadeira informacao,uma vez que nao a podem manipular nem corrompe-la.Nao te deixas abater nem intimidar por esses filhos da p….corruptos de m….que andam revestidos e encobertos de magistraturas e por imunidades parlamentares

  17. img
    Manelinho Castro Responder

    Abel força Manu,ha muito que o Procurador Geral Roberto Raposa tem procurado formas para ti prejudicar. Mas deus é poderoso, com tantos processos arquivados na Procuradoria, só pelo facto de serem queixas contra os que ele se defende até presente data não se viu julgamento. Agora vem novamente com essa de queixa crime contra o Abel e o Tela Non…Quem o Roberto pensa que é? O Abel é um jovem de descendencia Caboverdeana que sempre lutou com esforso proprio sem contar com apoio de ninguem e nem se siquer se vende a toa como muitos fazem, ou ora está com Fradique de Minezes e agora com Ptrice Trovoada parece Maria vai com todos.

  18. img
    Manelinho Castro Responder

    Cuidado que este senhor, Roberto Raposa porque ele pode ti prejudicar tal como prejudicou o Adelino Izidro.A raiva que ele tem relaçiona-se com as publicações feitas pelo tela non e tbm a peça enviada para RTP.Africa aquando da vergonhice e tamanha bacharia da sua irmã Inalda Raposo. Por isso acautela-te porque enquanto o Roberto Raposa não ti prejudicar ele não vai ficar descansado..

  19. img
    Ca Dêcê Cu Bomba Responder

    Diplomático Sr. Horácio.
    Se o governo tivesse coisas boas para mostrar não andaria a tentar silenciar ninguém, não é?

  20. img
    TVSA-Televisao Santomense Aberta Responder

    ROBERTO RAPOSO-PROCURADOR DA REPUBLICA ARQUIVA QUEIXA CRIME DOS FUNCIONARIOS DA TVS.NINGUEM CONHECE O DOSSIER NO MINISTERIO PUBLICO
    23-11-2012

  21. img
    Tchintchintcholò Responder

    Apesar de só ter tomado conhecimento da situação de queixa crime contra o nosso glorioso ABEL, eu quero dizer que sou desde já amigo do Tela Non e quero que outros se juntem a mim para no caso de quererem atacar o nosso Jornal indevidamente estaremos lá e na hora para o defender.
    Coragem, máxima Chinesa: se o inimigo nos ataca é porque estamos no caminho … certo

  22. img
    Tchintchintcholò Responder

    Apesar de só ter tomado conhecimento da situação de queixa crime contra o nosso glorioso ABEL, eu quero dizer que sou desde já amigo do Tela Non e quero que outros se juntem a mim para no caso de quererem atacar o nosso Jornal indevidamente estaremos lá e na hora para o defender.
    Coragem, máxima Chinesa: se o inimigo nos ataca é porque estamos no caminho …

Deixe um comentario

*