Sociedade

Supremo Tribunal de Justiça confirma o arquivamento do caso “STP-Trading”

O supremo Tribunal de Justiça rejeitou o recurso interposto pelo Ministério Público, contra a decisão do Tribunal de Instrução que em Agosto passado, mandou arquivar o caso “STP-Trading”. O Supremo Tribunal diz que mantém o despacho do Tribunal de Instrução.

«Decide o juiz Conselheiro, como juiz singular da secção penal do Supremo Tribunal de Justiça, em negar provimento ao recurso interposto pelo Ministério Público, e consequentemente manter o despacho recorrido de 06 de Agosto de 2012, e a decisão nele contida sem qualquer alteração», lê-se na sentença do Supremo Tribunal de Justiça.

A sentença do Supremo Tribunal de Justiça que dá por encerrado o caso STP-Trading, tem data de 26 de Novembro de 2012. Está assinada pelo Juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, José António da Vera Cruz Bandeira.

O caso STP –Trading, tem a ver com a importação de bens alimentares a partir do mercado brasileiro. No ano 2008 o Governo do Brasil, concedeu uma linha de crédito no valor de 5 milhões de dólares ao Estado são-tomense. Linha de crédito que deveria permitir a importação de produtos alimentares do mercado brasileiro, correspondentes aos 5  milhões de dólares.

14 firmas comerciais são-tomenses criaram uma sociedade designada STP-Trading, a quem o governo são-tomense atribuiu à responsabilidade de executar a linha crédito. A STP-Trading, não conseguiu dar conta do recado, os produtos importados do Brasil, não satisfizeram as necessidades do mercado são-tomense.

A justiça são-tomense através do Ministério Público, investigou o processo tanto no país como no Brasil. O estado suportou custos elevados com a deslocação de grande equipa de procuradores ao Brasil. A Procuradoria disse que reuniu provas contundentes, após as investigações feitas no Brasil. Por isso acusou os directores da STP-Trading da prática de crimes de falência intencional e gestão danosa.

Acusações que segundo o Tribunal de Instrução, o Ministério Público não conseguiu provar. O Ministério Público recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça que agora confirma que afinal de contas o Ministério Público, não tem mesmo provas para sustentar as acusações contra os directores da STP-Trading.

Por justiça o processo STP-Trading está encerrado, e mandado para o arquivo, conforme tinha proposto em Agosto passado o juiz do Tribunal de Instrução. .

Abel Veiga

    28 comentários

28 comentários

  1. Sensa Comissário

    29 de Novembro de 2012 as 7:57

    Caros eleitores
    BONITOOOOOOOOOOOOO, o do STP-Trading é caso de maior e escrúpulo que já ouvimos neste País.
    Isso chocou o Internacional… saiu até no Jornal de lá fora… e mesmo assim, são impunes, e ninguém ganha a culpa.
    Meu Deus!!! Só com GUERRRA para acabar de vez e reformar aquele tribunal.
    Bonitooooooooooooo
    STP vai melhorar… podem crer.
    Sensa

    • Cidadao

      29 de Novembro de 2012 as 17:55

      Vergonhoso…e muito….Meu Deus..so em STP.

  2. venancio

    29 de Novembro de 2012 as 7:59

    Viva incompetência e favorecimento desde a Raposa (O Senhor Procurador da República) aos competentes juízes da escola do Senhor Rita (IUCAI). Não Houve crime mais não há dinheiro.

  3. a voz do povo

    29 de Novembro de 2012 as 8:04

    Como é que fica os 5 milhões de Dolares?

    Quem vai pagar?

    E os nque enriqueceram a custa desses 5 milhões de dolares?

    E exibem hoje grandes mercedes topo de gama, na rua?

    • Lupuye

      29 de Novembro de 2012 as 14:30

      Nao sabes quem vai pagar? Claro que e o povo. Somos nos que sempre pagamos pelos roubos dos mais favorercidos da sociedade, dos politicos, dos gananciosos que so pensam em si. E sempre assim, infelizmente. E creio que isso vai continuar enquanto tivermos o tribunal que temos onde todos os juizes, ou estao comprados ou sao corruptos. E assim vai o “nosso” pais.

  4. São Tomé Poderoso

    29 de Novembro de 2012 as 8:06

    Só Coragem Delfim Neves cuidado com vida..!

  5. preta de s.t.p

    29 de Novembro de 2012 as 8:33

    Outra IMPUNIDADE, ja todos sabiamos disso, mas um dia mesmo aqui é mundo

    • Cidadao

      29 de Novembro de 2012 as 17:58

      Isto de dizer aqui e mundo , nao funciona…acho que esta mais do que n hora de todos os sao tomenses unirem em torno de umaso voz e dizer BASTA. Cada um fica rico a custa do Ze povinho e ficamos ali nos nossos cantinhos apenas resmungando.

  6. santa catarina

    29 de Novembro de 2012 as 8:34

    Que pouca vergonha!

    Amem!

  7. Maria Livramento

    29 de Novembro de 2012 as 8:40

    A montanha pariu um rato.
    É um aviso a todos aqueles que querem aproveitar-se de assuntos comerciais para fazer política.
    Esperemos que o tribunal funcione para este e outros casos, de forma a que se possa confiar realmente na justiça e não haja transacção de acórdãos, como uma vez foi dito pelo antigo PGR Adelino Amado Pereira.
    Cumprimentos a todos.
    Maria Livramento.

  8. ADELINO DOS SANTOS

    29 de Novembro de 2012 as 8:44

    Qual é destino deste país,só deus quem sabe

  9. victoria amado

    29 de Novembro de 2012 as 9:02

    finalmente!!! a verdade sempre sobe a superfice, o proximo a sair é esse procurador geral que so esta la pra defamar outros de forma afectar negativamente na politica.. eu tava a espera desse dia.
    viva a justiça
    viva a democracia
    e vamos delfim neves que voce fara a diferença nesse país.

  10. Albertino Bragança

    29 de Novembro de 2012 as 9:10

    baratos

  11. Bom Samaritano

    29 de Novembro de 2012 as 9:24

    Nesse país as lei em só para o pobre, quem faz lei não sofre quem não faz é que sofre. que pena dos pequenos…..

  12. Assuncao

    29 de Novembro de 2012 as 10:21

    Sem provas n’eee!!!Qual o espanto? Todos ja esperavamos…
    Com cumprimentos.

  13. Zudo

    29 de Novembro de 2012 as 10:26

    Havia alguém que acreditasse noutro destino para esse processo!!!!

    Estamos em S.Tomé e Principe!

    Terra de impunidades.

    • Mtz

      29 de Novembro de 2012 as 11:30

      Só kon Al kaeda… e novo Bin Laden

  14. safu zedo

    29 de Novembro de 2012 as 11:17

    Os homens tornaram assim :
    -“PORQUE HAVERÁ HOMENS AMANTES DE SI MESMOS, AVARENTOS, PRESUNÇOSOS, SOBERBOS, DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES, INGRATOS, PROFANOS, SEM AFETO NATURAL, IRRECONCILIÁVEIS, CALUNBIADORES, INCONTINENTES, CRUÉIS, SEM AMOR PARA COM OS BONS, TRAIDORES, OBSTINADOS, ORGULHOSOS, MAIS AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGOS DE DEUS, TENDO APARÊNCIA DE PIEDADE, MAS NEGANDO A EFICÁCIA DELA. DESTES AFASTA-TE.”

  15. jojo

    29 de Novembro de 2012 as 11:24

    Soares da Costa vai construir o edifício do Banco Central de S. Tomé e Príncipe

    A construtora portuguesa comunicou que a sua subsidiária em S. Tomé e Príncipe venceu o concurso para a construção do edifício da futura sede do banco central do país.
    Um projecto cujo valor ascende a 6,5 milhões de euros.

    Foi adjudicada à Sociedade de Construções Soares da Costa a construção do edifico sede do Banco Central de São Tomé e Príncipe, segundo informou o Grupo Soares da Costa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na tarde de segunda-feira, dia 26 de Novembro.

    Mais dinheiro para patrice Trovoada desviar para eleições legislativas

  16. Zé do Camargo

    29 de Novembro de 2012 as 12:31

    Esta mesma camalha que mamou os 5 milhões do povo, trazendo comidas podres para este martirizado povo, é a mesma que se encontra a dar moção de censura ao Governo, e não quero ouvir falar de eleições antecipadas, pois querem ir ao poder para voltar a mamar outros vários 5 milhões.
    São estes sanguissugas, ladrões e corruptos que se encontram na dita Assembleia “Casa dos Corruptos” a deitarem lágrimas de cordodilo para defenderem o povo.
    Todos deviam ser fusilados

  17. silvia

    29 de Novembro de 2012 as 15:09

    Xe?? e agora? quem vai pagar o brazil? os seus 5milhões? resposta muito dificil eu vc que está a ler e mais de 180.000 habitantes devemos ao brazil quase 27.000 euros cada um. pena é se o brazil começa a reter os fundos dos estudantes no brazil como forma de ir amortizando as dívidas. VERGONHA. Quem pode é melhor mandar os seus filhos para fora do pais e só voltar daqui a 20 anos ja esteremos livres do cancer que corroi está terra.

  18. HOMEM LIVRE

    29 de Novembro de 2012 as 15:36

    Delfim Neves e BANO E ALBERTINO BRAGANÇA, esu estou a vos dar um aviso, tenho familiar a estudar no Brasil e estão a passar fome por vossa causa.

    Por vocês terem mamado 5 milhões de dolares de Brasil.

    Vocês têm que resolver esse problema.

    Devolvem os 5 milhoes de dolares ao povo.

    • eu mesmo

      29 de Novembro de 2012 as 16:05

      Sao apenas esses 3 que estao involvidos no caso? Qual e’ a razao pela qual apenas fala destes dois nomes? Algum deles foi po acaso pra Brasil com 5 milhoes de dolares? Isso de dizer que o seu familiar esta’ a passar fome porcausa deles e’ uma granda besteira, visto que o governo brasileiro ja’ tinha confirmado que nao iria misturar as coisas! Se o sr. tem algo contra o partido desses 3 senhores, o problema e’ seu, mas nao venha ca’ inventar coisas!
      #perdeu a oportunidade de ficar calado.

  19. Preto

    29 de Novembro de 2012 as 16:03

    Bano e Delfim deviam ser fuzilados, mas isso nao vai acontecer porque os santomenses nao têm “colhoes” só têm boca!

  20. Zemacúlú

    29 de Novembro de 2012 as 17:37

    Mas espera aí?
    Vocês fazem ideia o que são 5 milhões de DOLLARES?????
    É 5 mais 6 zeros(USD5.000.000?!!!!!!!!!!!
    É MUITO DINHEIRO, MEUS CAROS!

  21. Non molé

    29 de Novembro de 2012 as 19:51

    Voces não sabem onde foram parar os 5 milhões de dolar? Os 5 milhões foi na contrução do salão de Thé JASMIN , casa para sogra em Vila Maria ,casas no campo de milho, viagens de ferias para os filhos,carro pra mulher e boquitas e outros foram feito Quintas dos Prazer e outros mais.

  22. Bengue Doxi

    29 de Novembro de 2012 as 20:02

    Isso não é notícia, mas sim informação em que confirma que o processo foi arquivado. Todos os santomenses de boa fé e de má fé, já sabiam que iria ser arquivado, Agora vamos todos pagar os 5 milhões de dólares. TODOS SEM EXCEPÇÃO. ISSO É UMA ORDEM.

  23. da costa

    29 de Novembro de 2012 as 21:48

    tribunais de incompitente, ate quem nao sabe de direito intende que o caso stp-trading e um crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo