Sociedade

Estranho APAGÃO na noite de terça – feira

Exactamente quando a TVS e a Rádio Nacional começaram a transmitir a comunicação do Presidente da República à Nação, seguindo-se a leitura do decreto presidencial que exonera o décimo quarto governo constitucional, a maior parte do país ficou sem energia eléctrica.

Num país fértil em boatos, a noite de terça feira foi agitada para muita gente em São Tomé. Muitos são-tomenses dormiram fora de casa, por causa dos boatos, que aludiam instabilidades para a noite de terça – feira.

O boato terá tido impacto maior, quando no momento em que a TVS e a Rádio Nacional, começaram a transmitir a comunicação do Presidente da República e o respectivo decreto presidencial que exonera o governo, um denso APAGÃO cobriu o país.

Antes disso a CST tinha informado ao público que iria cortar as comunicações no país a partir da meia noite até as 3 da manhã, para realização de trabalhos técnicos na rede telefónica. Um anúncio que acabou por ser suspenso, e ainda bem, porque caso contrário, o pânico seria maior e as ameaças trazidas pelos boatos, teriam impacto mais decisivo na noite de terça feira.

O fornecimento de energia foi reposto mais tarde, e leve –leve, os são-tomenses que dormiram em suas casas e outros que dormiram em lugares clandestinos, viram raiar o sol da manhã de quarta – feira, sem ter havido qualquer distúrbio ou até mesmo GOLPE, como o boato fez correr pelo país na noite de terça – feira.

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. SUN DOLO

    5 de Dezembro de 2012 as 8:53

    Coisa de loucos.

    Num pais que tem quem manda o homem da EMAE estaria suspenso nas primeiras horas.

    Pais todo a espera de mensagem de chefe de estado cortam luz, isso so a moda santomense.

    • Pretugues

      5 de Dezembro de 2012 as 9:23

      Isto faz lembrar tempo do fulu fulu se fosse ele teria todo despido ate governo ja estaria a descancar

  2. santos e pecadores

    5 de Dezembro de 2012 as 8:54

    O maior BOATEIRO são voces do Tela Non. Veem coisas que nao existe, gatos pingados.

    • Hitler de são tome

      5 de Dezembro de 2012 as 9:26

      Você é um grande pecador, ó santos.
      O que há de boata nesta notícia do télanon? A não ser que não vivas em São Tomé. O ex-chefe estava a mexer os cordeirinhos. Mas são tome é poderoso, e ele não conseguiu.

    • leucadio

      5 de Dezembro de 2012 as 9:28

      Eu estou neste momento em São Tomé, tenho andado com os meus amigos e conhecidos em conversas amennas discutindo a actual situação política do país, mas confesso que em nenhum momento ouvi falar de tais boatos que o Telanon aqui refere. Eu, como os demais cidadãos interessados em saber qual a solução que o PR teria decidido aplicar, ficamos a frente do Televisor para ouvir a anunciada intervenção do PR. Ficamos até por volta das 23 horas e não ouvimos em nenhum momento a tentativa de leitura do decreto por parte da TVS, e nem demos conta de nenhum apagão. Talvez fomos nos deitar muito cedo. Esquisito é, num país onde os cortes de energia são constantes, se queira tirar ilações de um determinado corte de energia só porque teria acontecido num momento preciso. Temos mas é uma imaginação muito fertil para fofocas, boatos e suspições…
      Uma coisa é certa, ao agir assim estamos a prestar um muito mau serviço à Nação e ao Povo que muitos com a sua boca suja vem dizendo que pretende defender quando na verdade o que lhes motiva é a satisfação imediata dos seus mais reles interesses. Como diz o povo: É mais facil retirar um homem da pobreza, do que retirar a pobreza da cabeça de um homem!!!!

  3. Argenezio Antonio Vaz

    5 de Dezembro de 2012 as 9:13

    Essa tela nom é fantastico. Ja existiu deputados que diziam que a EMAE corta quando quer principalmente no fim do ano e ou em outras ocasiões.
    Muita incompetencia. Senhor Abel que jornalismo é esse? Sera que senhor alguma vez tentou saber com os responsaveis do Pais o estado real do sector, não apenas EMAE, mas o sector energetico no seu todo?
    Nunca, pois não lhe interessa. Interessa sim boatos e ou porque não gosta deste ou daqueles.
    Sabes porquê que existe apagões, não, pois não lhe interessa.
    Ja mudaram tantos directores na EMAE, mas mudar o fundo ninguem o faz. Os jornalistas so fazem trabalhos para partidos politicos depois dizem que são bons jornalistas, pois é… Os politicos mudam directores todos os anos e sera que mudou algo?
    Olha Abel, venha a EMAE, como Director claro, pois por la ja passaram tantos so falta memo um jornalista para gerir agua e electricidade. Força Abel vai la; dai a pouco teras apoio.

  4. JOSE CARLOS

    5 de Dezembro de 2012 as 9:13

    Digam o que disserem, que é estranho é… No entanto é bom concentrar-se nas questões essenciais, São Tomé e Principe não pode parar seja por quem for

  5. SaideBaixo

    5 de Dezembro de 2012 as 9:41

    Meus senhores sou um confesso adepto do JORNALISMO que o Diário Tela Non vem fazendo. Sendo que o rigor de informação faz parte deste tipo de actividade. O Tela Non tem sido uma lufada de ar neste marrasmo de desinformação e pouco profissionalismo. Esta não notícia é uma descaracterização do que vem sendo a linha editoral do jornal, digital. Caro Abel Veiga não deites a perder a reputação do Tela Non com este tipo de Boatos… isto tem tudo a ver com o que não se deve publicar, não difere dos panfletos… Por favor não vá por aí. Continue com isenção, profissionalismo, rigor e objectividade nas notícias…

  6. sulila miranda

    5 de Dezembro de 2012 as 10:07

    Há que perguntar ao director a EMAE a razão do apagão. Mas não é difícil saber; é que ele descarradamente me mandou uma mensagem (na 1a manifestação) a convidar para participar activamente no acto. Sem mesmo conhecer a minha opinião.
    Eles estão assim, acham que podem tudo!!!

  7. Dlima

    5 de Dezembro de 2012 as 10:50

    Para mim o maior BOATEIRO e o maior BOTAFOGO na política e criador de discórdia, de desórdem e instigador de conflito so tem um nome… O TÉLA NÓN, com as suas “notícias” sempre insinuosas, defamatórias e de perseguição contra o governo, o ADI e o seu líder.
    E o mais lamentavel disto tudo é que os comentários contra o governo, a ADI e o seu líder são todos publicados, já os a favor são peneirados, filtrados, seleccionados, escolhidos,… antes de serem publicadas.

    AGRADEÇO K PUBLIKEM

  8. Féde ká Dóxi

    5 de Dezembro de 2012 as 11:14

    A manifestação é sinal de fraqueza. Alguém que está perdido e quer salvar.
    O ADI tinha tudo na mão e cada dia que passa vai perdendo tudo aos poucos.
    Tinha o Parlamento deixou.
    Tem o governo e com a segunda oportunidade, vai deixar.
    Cuidado. Se a oposição assumir, jamais o ADI irá ao poder. Cuidado, que o poder não se dá toma-se às vezes de assalto.
    Cuidado!!! Jamais terá a oportunidade de ter os votos aue teve. O dinheiro não é tudo.
    O pôvo ainda não está totalmente esclarecido. Mas no dia em que estiver, já não será enganado.

  9. Bengue Doxi

    5 de Dezembro de 2012 as 11:23

    Lamento que corte de energias aqui no país transforme em notícias. Quanto tempo que vivemos no país sem energia eléctrica! Nos últimos anos, as coisas melhoraram muito. Nunca li no nosso jornal querido informações sobre a matéria. Espero que o jornal mantenha depois que o MLSTP volte ao poder. Obrigado irmão Abel por estares a dar moção de sensura ao jornal.

  10. o mundo real

    5 de Dezembro de 2012 as 11:23

    O PINTO DA COSTA faltou respeito a todos os santomenses.

    Andou ab propalar que iria falar ao país e pôs toda gente a frente da TV a espera da comunicação que só apareceu depois das 23 horas.

    No minimo esse individo deve um pedido de descupas a nação por essa falta de respeito de ontem terça feira.

    • Nova Ordem

      5 de Dezembro de 2012 as 14:20

      Neste país, existe varias forças e varias medidas. Vejamos só, como é possível um cidadão decretar o horário que um Presidente da república deve fazer os seus comunicados, Sinceramente, já não existe respeito pela Hierarquia, pelos vistos, estamos todos juntos.
      Quem impõe ordem, é visto como ditador, quem deixa acontecer, é visto como vândalo. Para São Tomé mudar, a geração atual teria de acabar.
      Estamos fartos desta brincadeira, ferro lima ferro, novo movimento chegará, tudo que tem princípio terá um fim, a nova ordem irá prevalecer, estejam atentos.

      Iluminantes

      • Sensa Comissário

        5 de Dezembro de 2012 as 18:47

        Bonitas palavras NOVA ORDEM
        Eu ainda subscrevo e acrescento
        Meus Caros,
        Sensa Comissário diz,
        O Povo de São Tomé e Príncipe tem que conhecer um OBJECTIVO COMUM… e expandirmos entre nós, para bem deste País. Dentro e Fora!!!
        E esse objectivo é na verdade , o desenvolvimento desse nosso País… SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE!
        Tudo faremos… dentro e fora… na Periferia e nos luchãs!!!
        Falta os jovens oportunidades de gritar e de fazer…
        Jovens com vontade de organizar o País… pôr as coisas no seu devido lugar… fazer com que esse País funcione com oportunidades para todos…
        E não têm oportunidades, ou melhor, o poder para tal… e por isso, procuram manter em silêncio e principalmente de defender um partido político… Porque querem sim, defender a causa do nome SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE MELHOR É POSSIVEL.
        Bem-haja nossa Terra… São Tomé e Príncipe.

        VIVA STP…

    • Nova Ordem

      5 de Dezembro de 2012 as 14:29

      Neste país, existe varias força e varias medidas. Vejamos só, como é possível um cidadão decretar o horário que um Presidente da república deve fazer os seus comunicados, Sinceramente, já não existe respeito pela hierarquia, pelos vistos, estamos todos juntos.
      Quem impõe ordem, é visto como ditador, quem deixa acontecer, é visto como vândalo. Para São Tomé mudar, a geração atual teria de acabar.
      Estamos farto desta brincadeira, entretanto, ferro lima ferro, novo movimento chegará, tudo que tem princípio terá um fim, a nova ordem irá prevalecer, estejam atentos, cuidado que em São Tomé já existe olhos que tudo vê

      Iluminantes

    • o povo não é vosso escudo

      6 de Dezembro de 2012 as 8:33

      O srº é mesmo um parvo!!!!
      Quem deve pedido de desculpa a este humilde povo é o sr patice trovada e o srº Levy Nazaré,2 incopetentes malcriados ignorantes e buuro,somas mais um.~
      se não sabia ,fica agora a saber,que quem ordenou a RVS a não passar isto na hora marcada,é o sr Patrice trovada,para que não tivesse impacto positivo,mas mesmo assim foi um chôw podes crer,o povo adorou.
      e se o ADI,srº patrice trovada e o Levy nazare,tivessem vergonha nunca mais falariam a este povo depois do show do nosso presidente MANUEL PINTO DA COSTA!

      Abaixo ADI!!!
      Abaixo Patife Travado!
      Abaixo Levi levi nazare!!

  11. Banana pontada

    5 de Dezembro de 2012 as 12:15

    Aqueles gajos do ADI e os Patricinhos são mesmo desavergongados. Ontem não ouve apagão? Aonde é que este Adeistas e patricinhos vivem? O Raúl é um bandido anda a distribuir dinheiro para as pessoas participarem na manisfestação. O Raúl Cravid não tem vergonha. Já esteve no MLSTP, MDFM e agora está descarradamewnte no ADI e defendendo apaixonadamente e cegamente o menininho mimado Patrice Trovoada. Que descarrrado é este Raúl Cravid!

  12. sa ma djingo

    5 de Dezembro de 2012 as 12:18

    ENTENDO KE A NOTÍCIA RELATADA, PODE TER ALGUNS EXAGEROS, MAS EU KE VIVO EM SÃO TOMÉ, ENTENDO KE A INTENÇÃO DO SENHOR ABEL VEIGA, É CHAMAR ATENÇÃO PARA UM GRAVE BOATO KE POR AI ANDA A CIRCULAR. JÁ HÁ MUITA GENTE KE FALA KE EXISTE UM PLANEJAMENTO PARA O GOLPE DE ESTADO. ALIÁS LEMBAM-SE KE NA MANIFESTAÇÃO DO ADI, DIZIA-SE KE SE PATRICE CAI, PINTO CAI. NÃO SE ESQUEÇAM

  13. Concordo plenamente

    5 de Dezembro de 2012 as 13:36

    leucadio lamento te decepcionar mais se o programa não foi pro ar a culpa será atribuída a TVS televisão secreta ou seja do ADI a avia apagão sim senhor se calhar esta num hotel aonde falha luz e o motor é ligado automático e nus poupe dos teu comentário baratos ja conhecemos a ferida deste pais desde 2010 e não vens aqui tentar falar coisas

  14. Carlos Soares

    5 de Dezembro de 2012 as 14:10

    Isto num país democrático como STP este episódio que acontecer deve pedir um esclarecimento urgente da direcção geral da EMAE para clarificar os factos e apurar as responsabilidade os actores deste apagão que foi claramente propositada.

  15. Macanblala

    5 de Dezembro de 2012 as 18:40

    Podem crer meus caros irmaos Santomenses, onde ha fumaca ha fogo. Haver vamos! Mais uma os trovoadas voltaram a levar mais uma vez, outra inovacao maligna para sociedade Santomense, cujo o pano de fundo e: o exercicio da DEMOCRACIA!

  16. Jaylson

    5 de Dezembro de 2012 as 18:44

    Nao vivo em s.tome mas tenho acompanhado as noticias do pais pela net, o que esta a passar em stome é uma falta de respeito dos politicos pelo povo santomense, é só ganancia pelo poder!!
    Até entao nao consigo entender se houve apagao ou nao, uns dizem que sim e outros que nao e pelo que li tao a viver no pais. Portanto digo sao essas coisas que nao levam o desenvolvimento do pais, uns falam por defender o partido ou seu bem proprio e nao para o bem do pais. Nós santomenses temos que unir para o bem da nossa patria!!! Chega de conflitos desnecessarios!!! Vamos unir sem raiva nem rancor para o bem da naçao santomense, se bem que acho que é pedir muito para os nossos politicos!!!

  17. Preto

    5 de Dezembro de 2012 as 18:48

    O Raul Cravid é um grande “troca-tinta”, é adulto mais comporta-se como um menino de recados! É triste!

  18. dhaniel Pires

    5 de Dezembro de 2012 as 19:39

    Que culpa tem o TELAN NON em fazer o seu trabalho? Já ouviram a falar de LIBERDADE DE IMPRENSA? Quem pode provar que o artigo publicado não passa de boatos ou meros ataques ao ADI, que se acuse.

    Se o Partido no poder fosse o MLSTP/PSD ou PCD ou mesmo MDFM e a oposição fosse ADI e mais alguns daqueles supra citado todos iriam dizer que O TELA NON está a fazer a política a favor de oposição. Ou seja, da no mesmo.

    Portanto, consciencializem e deixa o TELA NON trabalhar porque «Ngánha muála cantá galu, sá má nuvidadji» ou seja, onde há fumo, há fogo.

  19. Elias Diakum

    6 de Dezembro de 2012 as 7:10

    Queremos o Rafael Branco de volta!!!

  20. Levy Nazare

    6 de Dezembro de 2012 as 8:24

    O governo do Patrice trovada só tem estado a meter os pés pelas mãos.
    O Patrice trovada arquiteta tudo como forma de levar vantagens,mas esquece-se de que este povo é muito inteligente.
    Cada dia que passa é mais uma besteira a ser cometida pelo patrice trovada….
    Porra pa ,que raio do homem que não é capaz de entender de que nós os santomenses não nos identificamos com chantagens,guerras e violencia…..
    Cada dia que passa tas a perder ponto srº patrice trovada!!!!!! deixanos em paz ,pois precisamos muito dela ,ta bem!!!!!

  21. e@hotmail.com

    6 de Dezembro de 2012 as 12:33

    Alguém que diga ao Levy Nazaré para baixar a adrenalina e o tom, já todos percemos o que se está a passar, falar mais alto e com cara de mau não melhora a mensagem, nem faz um discurso.

  22. Zugú-Zugú

    6 de Dezembro de 2012 as 16:18

    O levy está atordoado. Devia ser ele o próximo 1º. Ministro, mas, não existe nele uma boa relação educacional, moral, social, institucional, enfim, é o chamado mal criado, ainda bem fora do Pai, porque o Pai é muito bem educado. Mem cá pali mina, mem na palí cloçón-fá. Kuá ê dá ê dá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo