Sociedade

Conferencia sobre sub-regional dos PALOP sobre o trabalho infantil

Decorre na capital São-tomense , a conferencia  Sub-Regional dos PALOP  sobre o trabalho infantil. A conferencia  regional tripartida é  uma parceria  entre os  Estados Unidos de América , Brasil  e a OIT Organizaçao  Internacional do Trabalho  destinada   e os países africanos de língua oficial portuguesa através da  Cooperação Sul Sul.

A Conferencia tem como objetivo promover  trocas de experiências no que se   refere ao combate   do trabalho infantil. Debater sobre o trabalho infantil em São Tomé e Príncipe é de grande relevância frisou José Carlos de Araújo Leitão  embaixador  do Brasil em São Tomé  e Príncipe. «Essa reunião preparatória, ela é coerentemente em São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe, para  aqueles que estão vindo pela primeira vez é um pais de muitas  mas  muitas  milhares de crianças, discutir trabalho infantil em São Tomé é muito importante» disse  o Embaixador.

O combate ao trabalho infantil é um dos maires desafios para  o desenvolvimento dos países africanos  de língua oficial portuguesa.« A  problemática do trabalho infantil reveste-se  de uma importância fundamental para os países em geral e os países africanos e os da CPLP  em particular pois continua a ser um dos desafios fundamentais  de desenvolvimento » defendeu José Salema  Coordenador Residente do Sistema das Naçoes Unidas  em São Tomé e Príncipe.

São Tome  e Príncipe ainda não possui um plano nacional de ação contra o trabalho infantil ,entretanto algumas medidas têm  sido adotadas para a sua eliminação. « Embora neste momento não tenhamos um plano nacional de ação contra o trabalho infantil  o governo em colaboração com algumas ONGs têm vindo a promover ações de intervenção social que direta  ou indiretamente  tem contribuído para a  eliminação do trabalho infantil»  afirmou Carlos Gomes  Ministro da Saúde e Assuntos Sociais

A conferência que antecede   a conferencia  global sobre o trabalho infantil  a ter lugar  em Outubro de 2013 no Brasil.

O evento de quatro  decorre no hotel  Praia e conta com a representação dos países membros da CPLP com a ausência  da Guiné-Bissau e Moçambique.

Sónia   Lopes

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top