Poluição petrolífera ameaça uma das mais lindas reservas naturais do Gabão

Uma empresa petrolífera de capital franco-britânico, a Parenco, num comunicado enviado a Agência France Press, reconheceu ter havido poluição off – shore, ou seja, nas suas actividades nas águas territoriais do Gabão, mas que foi rapidamente tratada. No comunicado a empresa nega ter havido qualquer derramamento de petróleo no lago Fernan Vaz, uma das mais lindas reservas naturais do país vizinho de São Tomé e Príncipe.

No entanto na última sexta – feira uma ONG de protecção do ambiente, designada H2O, anunciou que se regista poluição petrolífera no lago Fernan Vaz, numa dimensão de 5 km2, e acrescentou que a empresa petrolífera Parenco, mobilizou seu pessoal técnico para limpar a poluição naquela que é uma das mais lindas reservas naturais do Gabão.

Gabão é o quarto maior produtor de petróleo da África Subsaariana, com cerca de 240 mil barris por dia. É também o vizinho mais próximo do arquipélago são-tomense. A poluição petrolífera nas águas territoriais do Gabão, poderá também ter impacto sobre o ambiente do arquipélago que dista cerca de 300 quilómetros da costa gabonesa.

Abel Veiga

  1. img
    Os Leonenses Responder

    Diz ao Patrice para ele ir pra la ajudar os seus comparsas.

    • img
      Verdade dói Responder

      Esquece Patrice Leonenses, não é por aí. Bem que sei que é apenas uma brincadeirinha, derramamento de petróleo é um problema sério.
      O NOSSO PAÍS CERTAMENTE VAI SER AFECTADO DIRECTA OU INDIRECTAMENTE POR ESSA POLUIÇÃO. APESAR DE ALGUMAS ONGS NACIONAIS DE RENOME COMO LIGA ECOLÓGICA, ENEN MIGO PLÉ JÁ NÃO SE ENCONTRAREM ACTIVAS O GOVERNO TEM NO SEU CEIO UM ANTIGO ACTIVISTA E SECRETÁRIO GERAL DA LIGA ECOLÓGICA. O GOVERNO DEVE TAMBÉM CHAMAR RESPONSABILIDADES A ESSA EMPRESA PETROLÍFERA E EXIGIR SOBRETUDO COMPENSAÇÕES E REPARAÇÃO DE DANOS. O outro que tutela a área dos recursos naturais, pela sua formação sabe muito bem a amplitude e propagação de um derramamento, é da área. Esperamos de vós atitude firme perante essa irresponsabilidade.

  2. img
    Douglas Carneiro Responder

    Quarto maior produtor de petróleo da África Subsariana com uma produção de 240 mil barris de petróleo por dia, com um milhão e tal de habitantes….e mesmo assim é um país pobre com muita gente a viver na miséria extrema….Mas o que se passa com os dirigentes africanos? É isso que o Patrice Trovoada quis introduzir em S.Tomé e Príncipe….

    • img
      SERÁ? Responder

      Voces andam doentes? CREDO!

  3. img
    Kuabo Responder

    Realmente é uma notícia que deve(ria) preocupar as autoridades nacionais! Mas,… estamos em STP.

  4. img
    nora Responder

    Certamente que a viagem repentina e apressada do Patrice Trovoada, tinha como o distino “LIBREVILLE – GABÃO” TERRA DA MÃE DELE. UMA DAS SUAS RESERVAS DO PETROLEO ESTÃO EM CHAMAS.

    OBS: QUE O DIABO TE LEVE PARA BEM LONGE. SACRIPANTA.

    • img
      leucadio Responder

      E depois nós ficamos surpreendidos com o atraso que o nosso país conhece!!!! Com pessoas recalcadas como este sr que escreveu esse comentário, como é que podemos avançar?? O Patrice ja saiu da cena e mesmo assim, em vez de tocarmos o país para frente insistimos sempre na mesma tecla de ódio pessoal.
      Como ja alguem disse aqui em comentário, esta é uma notícia séria que deve preocupar todo sãotomense e sobretudo aos dirigentes.
      Por falar nisso, não consigo entender que o novo Governo venha publicamente em alto e bom som deixar entender que não está interessado em estreitar os laços de amizade com o Gabão. Mas, será porque se diz por aqui que o Patrice tem grandes amizades com as autoridades gabonezas, é que o novo governo achou que deve ser antipático com o Gabão??? Qualquer sãotomense de bon senso saberá que STP precisa mais do Gabão do que o inverso. Basta dizer que todo sãotomense tem algum parente ou connhecido emigrante no Gabão. É verdade que la a vida desses emigrantes não tem sido um mar de rosas. Mas, alguem ja imaginou um regresso massivo desses sãotomenses para o país em caso de exopulsão? Poderemos acolher os nossos repatriados sem que disto resultem consequências na sociedade? Chegaram mesmo a citar o Congo Brazzavile como fazendo parte dos países com que se pretende uma aliança estratégica. Vamos mas é ter juizo e deixar de criancices.

  5. img
    Awóêê Responder

    O Governo de “salvação nacional”, único capaz de trazer estabilidade e progresso ao nosso querido São Tome e Príncipe, tem estado a tomar decisões fundamentais para o futuro neste momento de crise:
    A primeira decisão do Ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Demóstenes Vasconcelos Pires dos Santos, que logo na manha do dia 13 de Dezembro se dirigiu ao armazém do arroz, no porto de Ana Chaves, foi voltar a colocar Pires Neto, conhecido como “deputado vianteiro”, que no parlamento declarou: “ eu e toda a minha família odiamos Patrice Trovoada e toda a sua família”, encarregue de novo de gerir o armazém de comercialização de arroz do Japão.
    Por outro lado, a primeira decisão do Ministro da Defesa e Ordem Interna, ex-futuro embaixador na estratégica Angola, cara nova, Tenente Coronel Óscar Sousa, e que insiste em ser considerado o Ministro do Presidente da República e não do MDFM, foi avisar as chefias militares e para militares, que em Janeiro haverá “mudança de cadeiras”, ou seja, vai mandar as pessoas para casa. A segunda medida do Ministro da Defesa e Ordem Interna foi retirar todo o elemento de segurança que estavam afectos a protecção do Ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada nesse período conturbado.
    Rumores postos a circular dão conta que o nosso Gabriel já não quer assinar e usar o titulo constitucional de “Primeiro Ministro e Chefe de Governo”, preferindo o titulo mais curto e simples e sobretudo pacífico com o Palácio cor de rosa nestes tempos novos, de “Primeiro Ministro”. Espera-se que outras medidas de tanta importância sejam tomadas porque o país está parado há várias semanas e os são-tomenses estão ávidos para saber quais outras medidas boas vão ser tomadas por Gabriel Costa e toda a sua equipa.

  6. img
    Filho da Terra Responder

    a haver vejamos

  7. img
    Mina Zequentxi Responder

    Respondendo ao “Douglas Carneiro” ele foi um dos que votou e porque sera que so agora ve que o homem quis introduzir isso no pais? Bobo!

  8. img
    Bingo Responder

    Tsstststs…e fui!

  9. img
    Põe boca não tira Responder

    Devemos estar atentos para proteger nosso teritório e exigeir responsabilidade de que de direito. S.Tomé poderoso nos proteja. fui…..

  10. img
    Namoro Intelectual Responder

    Poluição petrolífera ameaça uma das mais lindas reservas naturais do Gabão | Téla Nón Sou universitário e estou muito feliz porque achei uma pessoa maravilhosa que também está fazendo faculdade, se você estuda, faz faculdade ou é universitário e está solteiro ou solteira, cadastre-se no http://www.romanceuniversitario.com.br é muito legal! Fica a Dica Amigos!
    Namoro Intelectual http://www.romanceuniversitario.com.br/

Deixe um comentario

*