Sociedade

Associação Terra Verde apresenta acções e contas de 2012

Terra Verde STP teve um ano cheio de saltos e ações,  quando penso que tudo  começou com a leitura de um artigo no “Tela Non” (falta de fio sutura urgente)! E desnecessário lembrar que eu não vou perder de vista o objetivo principal de TVSTP
” Mulher e Agricultura: A chave do desenvolvimento”
Os factos: Em países em via de desenvolvimento, as mulheres trabalham mais do que os homens. Na Ásia e na África, estudos têm mostrado que as mulheres trabalham até 13 horas a mais por semana do que os homens.
Em média, as mulheres e meninas em zonas rurais gastam cerca de uma hora por dia coletando combustível e transporte de água necessária para preparar as refeições. Em algumas comunidades, essas atividades podem levar até quatro horas por dia.
Um estudo mostrou que em África durante um ano, as mulheres caregam mais do que 80 toneladas de produtos agricolas, água, combustível  a uma distância de 1 km. Homens carregavam apenas 10 toneladas por 1km em média, isto é, um oitavo.
Estudos têm mostrado que as mulheres usam praticamente tudo o que ganham com a venda de seus produtos agrícolas e artesanato para as necessidades domésticas. Os homens usam pelo menos 25 por cento de sua renda para outros usos e São Tomé e Príncipe não escapa à regra, a ONG TVSTP tem como  diretriz e objetivo ajudar essas mulheres chefes de família.
Não haverá futuro sustentável sem compartilhar e sermos solidarios , a econômia em Sâo-Tomé e Principe e em Africa tem e deve contar com a  multiplicaçâo de atividades construtivas, inventividade do povo “que não têm”.
Então ousemos sair das nossas esferas habituais, ousemos encontros reais com os outros e procurar trabalhar de forma eficaz.
A ONG TVSTP foi capaz de completar sua primeira ação humanitária desde a sua criação em abril de 2011, com algumas pessoas de boa vontade, nomeadamente em Sâo-Tome: Jornal “Tela Non” na pessoa do Abel Veiga, que nos fez conhecer para alem fronteiras, Cruz vermelha de Sâo-tomé(senhor Alberto Neto), A comunidade Sâotomence em Angola na pessoa do senhor Victor de Ceita.
Em França:  (Lions club de Saint-Nazaire, Loire), Sr. Jacques Bessol (médico Lions Club) Bertrand Choubrac (Ambulância Saint-Nazaire), que doou uma ambulância, medicamentos , materiais de consumo para o hospital em São Tomé, vestuário, calçados infantis, brinquedos e material escolar para as crianças , sem esquecer de mencionar a participação financeira para o envio do barco para o porto de São Tomé. A todos que acreditaram em nos, muito obrigada pela vossa confiança.
Como prometido,  e enquanto presidir a ong TVSTP publicarei o balanço financeiro, é importante que os nossos doadores saibam como é gasto o seu dinheiro.Obrigada a todos os voluntários e amigos aqui e là pelo vosso apoio e vossa energia. Desejo a todos um Feliz Natal e um ano novo na paz, solidariedade e serenidade.
Présidente
Elsa Garrido
    7 comentários

7 comentários

  1. Wanderley

    27 de Dezembro de 2012 as 2:21

    Mais uma palhaçada em Francês

    Não há maneira de esta gente perceber que a Lingua de São Tomé é o Português

  2. TVSTP

    27 de Dezembro de 2012 as 14:41

    Boa tarde Wanderley, infelizmente ou felizmente os documentos estam em Francês, simplesmente porque os membros e a sede da ong estam em frança! sou unica sâotomense e nâo posso fazer a traduçâo em português a cada doc feito, este trabalho associativo é uma atvidade de coraçâo ” organisaçâo sem fins lucrativos” engariar ajuda para realisaçâo dos nossos projetos em stp é e sera sempre a nossa prioridade. Aproveito pra fazer uma prosta, nos precisamos de alguem que queira dar o seu tempo ao serviço de todos , traduzindo todos os docs officiais em português Wanderley acha que pode nos ajudar e fazer parte da nossa equipa? se sim entre en contacto, o nosso site esta em tres linguas francês, português e inglês, visita-nos. Desde a criaçâo da ONG sam poucos compatriotas que responderam presente para dar uma ajuda nem que fosse administrativa etc…Temos que deichar de fazer criticas gratuitas, e começar a fazer criticas construtivas. A critica faz avançar mas é bom fazer propostas tambem ou ajudar.
    Boas festas.

    • Wanderley

      28 de Dezembro de 2012 as 16:34

      Pelos vistos é melhor continuares a escrever em Francês, porque nem Português sabes escrever.

    • professora

      29 de Dezembro de 2012 as 15:01

      Eu vou dar o meu contributo a esta associação, procurando corrigir os vários erros de Português deste texto.

      Boa tarde Wanderley, infelizmente ou felizmente os documentos estam (estão) em Francês, simplesmente porque os membros e a sede da ong estam (estão) em frança (França)!(.) sou (Sou) (a) unica (única) sâotomense (Santomense) e nâo (não)posso fazer a traduçâo (tradução)em (para) português (Português) a (de) cada doc (documento) feito, este trabalho associativo é uma atvidade (actividade) de coraçâo ” organisaçâo (organização)sem fins lucrativos” engariar (angariar) ajuda para (a) realisaçâo (realização) dos nossos projetos (projectos)em stp (STP) é e sera (será) sempre a nossa prioridade. Aproveito pra (para) fazer uma prosta (proposta),(:) nos (Nós)precisamos (precisámos) de alguem (alguém) que queira dar o seu tempo ao (para) serviço de todos , traduzindo todos os docs (documentos)officiais (oficiais) em (para) português (Português). (O) Wanderley acha que pode nos (nos pode) ajudar e fazer parte da nossa equipa? se (Se) sim (,)entre en (em) contacto,(.) o (O) nosso site esta em tres (três) linguas (línguas), francês (Francês), português (Português)e inglês (Inglês),(.) visita-nos (Visite-o). Desde a criaçâo (criação) da ONG sam (são) poucos (os) compatriotas que responderam presente para dar uma ajuda (,) nem que fosse administrativa (.) etc…Temos que deichar (deixar)de fazer criticas (críticas)gratuitas, e começar a fazer criticas (críticas)construtivas. A critica (crítica)faz avançar mas é bom fazer propostas tambem (também) (,)ou ajudar.
      Boas festas.

      • tvstp

        31 de Dezembro de 2012 as 12:37

        Obrigada professora, feliz ano novo. Fico chocada na mesma de ver que a única coisa que interessa o pessoal do nosso pais e falar e escrever bem o português.. enquanto estiverem a trabalhar o vosso português eu vou continuar a agir. Quando tiver sorte de ir viver outra vez para stp ou ir viver la no vosso super portugal, tentarei melhorar isto tudo. Fico convencida que a urgência no nosso pais não e a língua portuguesa. fiquem bem.

  3. ir.jordao

    28 de Dezembro de 2012 as 10:03

    SO pATRCIO TROVOADA K NAO KER PRESTAR CONTA

  4. tvstp

    29 de Dezembro de 2012 as 20:08

    Pelos vistos o Wanderley faz parte dos nossos compatriotas que escrevem muito bem a língua portuguesa, falam um português muito bonito, mas que nada faz de concreto….sim reconheço que depois de tantos anos fora do pais o meu português esta medíocre, mas isso nunca será desculpas para ficar de braços cruzados sem fazer nada. A porta da nossa associação esta aberta a todas pessoas de boa vontade querendo ajudar sem contrapartida financeira. Muito obrigada pela ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo