Polémica aberta na Câmara do Comércio Indústria Agricultura e Serviços de STP

Tudo por causa da realização da Assembleia Geral Electiva, que depois de ter sido várias vezes durante o ano passado, acabou por ser mais uma vez adiada em 2013. Dois  candidatos a liderança da câmara, discordam da decisão da Assembleia Geral em adiar o evento.

Do terceiro trimestre de 2012 até Janeiro de 2013, a data para a realização da Assembleia Geral Electiva para os novos corpos sociais da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, conheceu três adiamentos. Deveria ser realizada no dia 10 de Novembro de 2012, foi adiada para 15 de Dezembro, depois para 19 de Janeiro de 2013, e agora mais um adiamento para 20 de Abril de 2013.

Sucessivos adiamentos decididos pelo Conselho de Administração da Câmara presidido por Abílio Afonso Henriques. Segundo apurou o Téla Nón, o Conselho de Administração da Câmada do Comércio, justifica os sucessivos adiamentos para a realização da Assembleia Geral Electiva, com supostas reclamações dos associados que segundo a Administração não conhecem os novos Estatutos da organização, que, no entanto foram publicados no Diário da República numero 140, suplemento de 02 de Dezembro de 2011.

O Téla Nón sabe que dois sócios da câmara, que se manifestaram interessados em concorrer à liderança, nomeadamente Jorge Correia e Emídio Pereira, não concordam com os argumentos do Conselho de Administração, uma vez que os Estatutos da organização do sector privado são-tomense são do conhecimento público há mais de 1 ano.

Em contacto com as duas candidaturas, o Téla Nón apurou que as mesmas cumpriram com todos os requisitos com vista a realização da Assembleia Geral Electiva marcada para 19 de Janeiro de 2013. «Uma candidatura foi depositada no dia 31 de Dezembro de 2012 e a segunda no dia 03 de Janeiro de 2013, ficando a mercê dos caprichos do senhor Abílio Afonso Henriques e seu grupo», referiu um dos candidatos que para já pediu anonimato.

Segundo os dois candidatos, que viram a data da Assembleia Geral ser mais uma vez adiada, desta vez até Abril próximo, há vontade de alguns dos actuais dirigentes da Câmara do Comércio, de novo se candidatarem. «Não conseguiram a tempo e hora preparar a sua candidatura, conforme exigido pelos regulamentos da agremiação, e adiam para talvez conseguirem ganhar tempo», desabafou o segundo candidato à liderança da Câmara.

O Téla Nón conseguiu contactar o Presidente Cessante da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Abílio Afonso Henriques, que remeteu toda explicação para o Presidente da Assembleia Geral, Izidro Machado. Todos os expedientes do Téla Nón para ouvir o Presidente da Assembleia Nacional, resultaram infrutíferos.

Abel Veiga

  1. img
    Surpresa Responder

    Já ta mais do que na hora deste senhor abandonar a camará do comercio, uma instituição que esta em mão errada e que não tem trazido furtos para o desenvolvimento de STP, mais o retrocesso e fuga de vários empresários no país, porque de facto tem estado a ser muito mal administrada por este senhor que pegou isto fez o seu quintal… então é bom largar o osso antes que o mesmo o pegue na garganta ok. Abraço.

  2. img
    Estamos tramados Responder

    Falta a foto do Agostinho Rita para constituir o trio de bandidos,aldraboes e desonestos. Este Abilio é um homem muito desonesto e mentiroso. Este homem não pode continuar como Consul porque ele não é honesto. TTemos que escrever aos paises baixo a manifestar essa preocupação. Eu vou fazer isto. Ele agora inventou uma de crise na Camara para perpetuar na Camara como presidente. Tens que ter vergonha senhor Abilio. Muitos empresarios já noa querem mais nada com a Camara devido o senhor que não faz nada para os empresarios. A Camara precisa de um homem forte e capaz. O senhor não está a altura para isto. Nem o senhor nem os seus amigos Agostinho Rita que levou o Banco Equador a falencia e o Antonio Quintas que a loja está so pratleiras vazias. Se os senhores candidatarem vou vos pedir muita conta.
    O senhor deixou a Camara para o Secretario Geral e virou a bataria para Segurança Social, Conselho de Concertação Social e Serviço Rodoviario onde da-lhe maça para viver a sua vida e agora quer continuar? Nunca! não vamos permitir isto.

  3. img
    Afinal Responder

    Olá, Surpresa! Penso que isto não está nas mãos erradas, pois que estando ai, é melhor! Prefiro assim, que não tenha “trazido furtos para o desenvolvimento de STP”, mas infelizmente é pena que haja retrocesso e fuga dos empresários…! Com humildade.

  4. img
    Telavive Responder

    Afinal! Leve-leve mas sempre no mesmo lugar.

  5. img
    Ploco mato Responder

    Chegou a hora para o senhor Abílio Afonso Henriques arrumar as pambas e ir para casa, já chega de incompetência, de comodismo, de deixar andar, de nada fazer e de puxar brasa para minha sardinha. A câmara de comercio está parada, não funciona. chega de manobras para perpetuar no poder porque isso não é do vosso pai, é do Povo.
    Queremos Senhor Jorge Correia a comandar o destino da câmara.

  6. img
    Caos, Caos , Caos Responder

    francamente, eu estava a pensar que o vicio de fraude eleitoral só se verificava quando se tratasse de eleição para cargos públicos de interesse nacional, mormente; Presidente da República, Assembleia Nacional e poder Local. nunca imaginei que um órgão cujo os associados diga-se de passagem não dependem do Estado porque são normalmente os Empresários podem estar também a criar confusões no seu seio por um assunto que devia ser resolvido com toda a transparência e lisura já que pressupões que o interesse fundamental é defender e proteger os seus associados e nunca em proveito meramente pessoal e familiar.
    como compreender os argumento do Sr. Abilio Afonso Henriques quando o novo Estatuto do Órgão deve e creio que foi aprovado em Assembleia Geral e já publicado no diário da República ser de desconhecimento dos associados?
    tudo isso só pode ser uma estratégia do presidente cessante da CCIAS para tentar forjar uma candidatura fora do prazo estabelecido pelo Estatutos e indicado pelo próprio Sr. Abilio. no entanto a minha singela contribuição é de aconselhar os associados a não aceitarem nenhuma outra candidatura, já que o prazo para apresentar desta já foi ultrapassado e por outro lado não ouve nenhum outro processo de reabertura de mais candidatura. se isto vier a acontecer, só de pode dizer báuê samtómé….

    • img
      E. Santos Responder

      Neste nosso São Tomé, toda a aldrabice é possível e até mesmo aplaudida, seguida e confirmada. Seja por uns seja por outros, só depende do lado e do interesse das pessoas em questão.
      Meus senhores, como disse Agostinho Fernandes naquela tal entrevista que desapareceu da TVS, a ir por este caminho, então o país “vai muito, muito, mas muito mal”. Sem dúvida que sim.
      Mas pensam que alguém está a ligar a isso? Claro que não. Acham que isto não é o caos que se instalou no país? Um país de gente desonesta por mais pequena razão que seja. É realmente uma vergonha, mas infelizmente a nossa cara de pau não nos permite ter vergonha.
      Andam por aí, todos com a cara levantada como se gente de bem se tratasse. Ridículos. Credo país.

  7. img
    malebobo Responder

    já é tempo do sr.Abilio Afonso Henrique, de abonar a camara de comercio, este senhor nunca fez nada, durante o seu tempo de mandato, a nivel dos empresariados nacionais, por ff deixa de ser oportunista, isto não tua propriedade privada

  8. img
    Põe boca não tira Responder

    Sinceramente, ja está mais doque na hora desse senhor abandonar isso. Tudo isso que assistimos, não passa de montagem para estar agarado ao pode, pouca vergonaha Abilio Henriques,.Este homem tounou o empresariado nacional mendingo. Aliás não sei como é que ele foi parar alí,. Tem que se espulsar esse individua daí. quem lhe lhe disse que alteram as regras do jogo na hora do jogo? oquê que ele fez durante seu mandato para nossos empresarios? Qual é a contribuição que ele deu a economia nacional? nada nada nada e nada, por isso fora abilio….

  9. img
    Faca Faca Responder

    Que pena não estar também Agostinho da Silveira Rita nesta foto . Pois com este completar-se-ia o complô de “três mosqueteiros” que querem assaltar de novo anossa Câmara para mais uma vez partilharem os dividendos destinados aos operadores económicos em geral. Os dois vampiros da foto devem somas avultadíssimas à Câmara; crédito (dinheiro) dado por uma Embaixada estrangeira para apoiar os demais homens de negócios, estes fizeram evaporar tudo. Abílio Afonso Henriques tomou em nome da Farmácia Cabral e Jacudi, Lda; enquanto que António Quintas tomou para ele, mulher e a firma Quintas e Quintas. Muitos pediram e nada; mas eles recebem, talvez rasgam o papel e pedem mais e nunca pagam. Só com Cristo! A Procuradoria-Geral da República, Inspecção de Finanças, Tribunal de Contas que tentem apurar a veracidade do que estou a dizer. A obra do edifício para a sede parou. A organização da Câmara não importa, importa sim: esperar para cair algum dinheiro. E porque ouviram falar de dinheiro destinado ao sector privado, a vir de Angola e da Guiné Equatorial querem forjar candidatura fora de prazo. Se eu estivesse numa das listas já apresentadas, nunca, nunca, mas nunca deixaria entrar outra candidatura, ainda mais vinda desses. Também sou membro da Câmara, estou a espera deles na Assembleia para desmascarar esses malandros, oportunistas de uma figa. Cônsul, Abílio! deveria ser expulso, por ser homem sem palavra. Se o meu grupo estivesse no poder, era isso que iria fazer para você perder tudo: azeite e matété. Mas mesmo assim irei tentar porque homem como Abílio Afonso Henriques, só na Guiné Bissau – Traidor, vendedor da pátria. Quanto ao Quintas, que vá cuidar da loja, devolver dinheiro dos concursos não cumpridos e pagar as dívidas e deixar de burlar as instituições e pessoas. Agostinho Rita, deveria estar na cadeia por ter falido o banco Equador, deixando muitos na miséria. Desculpem srs. leitores, mas com esses três não pode haver contemplação. Até dá raiva. Fora da Câmara. Dê oportunidade aos outros para conhecermos novas “tempras”.

  10. img
    Caiu na net Responder

    Eu quero Caras novas na Câmara do Comercio……

  11. img
    Mina Zequentxi Responder

    Infelizmente esse Corruptos “estao sempre a subir”! Voces hao-de ver se ele saira!! Dinheiro alheio no bolso dele sabe bem, muito bem, achamm que ele vai deixar passar esse tacho?? ISSO ‘E QUE ERA BOOOM!! FUI!

Deixe um comentario

*