Fome ataca estudantes são-tomenses em Cabo Verde

Numa carta enviada ao Ministério da Educação e Formação e a outros órgãos de soberania, os estudantes em Cabo Verde, dizem que estão ameaçados pela fome.

REPÚBLICA DE CABO VERDE,

AOS 31 DE JANEIRO DE 2013

ESTUDANTES SÃOTOMENSES NA REPÚBLICA DE CABO VERDE.

EXMº SENHORES:

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

PRIMEIRO MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRATICA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE

MINISTRO DA EDÚCAÇÃO

MINISTRO DAS FINANÇAS

GOVERNADORA DO BANCO CENTRAL DE SÃO TOME E PRINCIPE.

NÓS OS ESTUDANTES SÃO-TOMENSES NA REPÚBLICA DE CABO VERDE, VIMOS PELA PRESENTE APRESENTAR A NOSSA INSATISFAÇÃO PELA REAL SITUAÇÃO QUE ESTAMOS A ENFRENTAR, UMA SITUAÇÃO QUE VEM DESDE DE JUNHO ATÉ A DATA PRESENTE. (7 MESES)

ISSO ATÉ DOI PORQUE OS ESTUDANTES SÃOTOMENSES, JÁ SÃO IDENTIFICADOS OU MESMO CARACTERIZADO COMO MAIOR PASSADOR DE FOME E DIFICULIDADE NO EXTERIOR.

POR ISSO MEUS SENHORES ESTA IMAGEM É NEGATIVA PARA NÓS, PORQUE TIRA-NOS REPEITO ATÉ MESMO DEGNIDADE PERANTE OS NOSSOS COLEGAS.

TINHAMOS OUVIDO QUE O PROCESSO DO PAGAMENTO DAS REFERIDAS BOLSAS (AJUDA DE CUSTO) JÁ ESTAVA NO BANCO PARA SER PAGO, HOUVE UM PIQUENO ERRO ENTÃO O DOCUMENTO TINHA QUE RETROCEDER, MAS ATÉ A DATA PRESENTE NÃO HOUVE ALGUÉM DE DIREITO QUE PODESSE NOS INFORMAR SOBRE A REAL SITUAÇÃO.

NA CONSTITUIÇÃO DE VARIOS GOVERNOS, NUNCA HOUVE NENHUM QUE VELOU PELA CRIAÇÃO DE UM GABINETE DE INFORMAÇÃO, ONDE OS MESMOS PODESSEM INFORMAR AOS ESTUDANTES SOBRE ALGUNS INCONVINIENTES QUE IRÁ DE SURGIR DE FORMA A QUE POSSAMOS ESTAR INFORMADO, E CONSENCIALIZADO. SENDO ASSIM, QUANDO ISSO NÃO ACONTEÇE VAMOS OPTAR PELA INFORMAÇÃO BOCA-BOCA, ONDE O “ X FALA A, Y FALA B E O J SEM LUGAR PARA SE INFORMAR ACABA FICANDO CONFUSO E SEM PARADEIRO”.

FALAM SEMPRE NA REFORMA NO SECTOR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS GOSTARIAMOS DE INFORMAR DE QUE HOJE A FORMAÇÃO E A INFORMAÇÃO CONSTITUEM O FACTOR CHAVE NUMA ADMINISTRAÇÃO, PODEMOS AINDA DIZER QUE A NOSSA ADMNISTRAÇÃO AINDA PRECISA SER TRABALHADA COMO FORMA DE RESPONDER OS GRANDES ANSEIOS DO NOSSO POVO.

SABEMOS QUE ACTUALMENTE ENTRE STP E CABO VERDE EXISTE GRANDE LAÇO DE AMIZADE E DE COOPERAÇÃO, ONDE PODERIA SE APROVEITAR GRANDES OPORTUNIDADE QUE OS MESMO OFERECEM COMO: (TURISMO, EDUCACÃO,PESCA, HABITAÇÃO, TRANSPORTE E TROCA DE EXPERIENCIA) ETC…

QUEREMOS AINDA REELEMBRAR A SUA EXCELÊNCIA O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA AQUANDO DA SUA VISITA A CABO VERDE, QUE IRIA CITAR CONCTACTO JUNTO AS AUTORIDADES SÃOTOMENSES PARA ABERTURA DE UM CONSULADO DE SÃO TOME EM CABO VERDE ATÉ A DATA ACTUAL NÃO SE VIU NEMHUMA RESPOSTA, FEITO ISSO TEM CAUSADO ALGUNS TRANSTORNO PARA NÓS OS ESTUDANTES, COMO TAMBÉM AOS SÃO-TOMENSES QUE CÁ RESIDEM, UMA VEZ QUE NÃO TEMOS ONDE RECORRER PARA A RESOLUÇÃO DOS NOSSOS POBLEMAS.

ACHAMOS QUE JÁ É MAIS DO QUE ÚRGENTE CUIDARMOS E REPENSARMOS NA NOSSA TERRA E TAMBÉM NOS NOSSOS POVOS E DAS NOSSAS GERAÇÕES, PORQUE SE NÓS MESMOS NÃO CUIDARMOS DELA, QUEM HAVERÁ DE CUIDAR?

ESTÁ NA ALTURA DE REPENSARMOS E AGIRMOS, DIZENDO:

NÓS VAMOS;

NÓS CONSEGUIMOS;

NÓS SOMOS CAPAZES”.

SÓ COM ESTE PENSAMENTO PODEREMOS CONSTRUIR UM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE MAIS PRÓXIMO E CADA VEZ MAS COMPETETIVO.

UM BEM – HAJA À TODOS.

OS ESTUDANTES:

ALEXSANDER FERREIRA

ALEKSE FERNANDES

DISNEY DA SILVA

HERNANE PRAZERES

HILDILBERTO DIAS

  1. img
    lyetet mendes Responder

    SO COM CRISTO…..

    • img
      Nação Santomense Responder

      Eu peço aos caros compatriotas estudantes ,quando tiverem que elaborar o vosso manifesto,devem especificar resumidamente áreas de formação (Licenciatura,Mestrado, Doutoramento)e se for Cursos Técnicos é bom que o Governo deve evitar ,mandar para exterior fazer esses Cursos ,porque em STP já temos Quadros sustentável para lecionar essas formações em STP é nesseçario aproveitar estruturas existente no pais.

      Existem grandes numeros de cidadãos Santomenses que fazem essas formações em portugal e não regressam e vão fazer outros trabalhos fora da formação que eles fizeram, porque as formações não são administradas de acordo com o mercado de trabalho,mas sim com interece da Escola de formadores que têm um programa fora da realidade do mercado de trabalho,esta situação foi criticada a dias num plenário realizado em Lisboa.

      O meu filho andou 3 anos a fazer O CURSO DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE DUPLA CERTIFICAÇÃO que lhe conferiu o 12º ano + o DIPLOMA DO CURSO, não arranjou emprego mesmo como Cidadão Nacinal teve que sair para fora procurar outra vida e continuar o seu estudo.

      Este quadro poderia fazer falta a STP O facto de vir a portugal com 3 anos de idade cabe a ele decidir,tudo isto concluo que evitam enviar estudantes de Cursos Técnico para o exterior, fazem-o em STP criando as condições.

  2. img
    Eng Bernardino Monteiro Responder

    isto so esta acontecer porque nos e que estamos adimitir, temos que unir e criar soluçao se esperamos para o governo os nossos filhos vao continuar a passar fome, temos que criar uma organizaçao nao governamentar para minimizar os problemas dos estudante,

  3. img
    Eng Bernardino Monteiro Responder

    temos que deixar de criticas aranjar soluçoes,a democracia nos permite agir associar organizar,procurar sem intervençao do governo parcerias e cooperaçao,a tantos associacoes santomense em portugal e preciso agir meus senhores tudo tem soluçao nada e impossivel

  4. img
    brigadeiro Responder

    Nem com Cristo!!!!

  5. img
    Lede di alame ça ua Responder

    Tudo isso e lamentavel, mas sera que STP nao tem condicoes de formar alunos, porque nao confiar mas nos nossos ensinos e em escolas privadas como, IUCAI, e outros acho quer era melhor….Cabo verde ao meu ver, nao passa de mesma m que nos, e preciso e ter forca e vontade e querer fazer em STP.

  6. img
    E. Santos Responder

    Tenham calma, caros estudantes. O Presidente da República fez um governo para resolver os problemas dos são-tomenses. O Governo de Gabriel Costa vai resolver rapidamente o vosso problema. É uma questão de dias, até os amigos Angolanos desbloquearem a verba. Só mais um pouco de paciência.

  7. img
    Obama Responder

    Seguindo o comentário do nosso amigo E. Santos, até la, seria bom começarem a trabalhar a terra, cultivar. Talvez se seguirem o exemplo dos Cabo-Verdianos, voces n passem fome.
    Um bem haja a todos.

  8. img
    Insatisfeito com Administração Pública de STP Responder

    Bom quero ca informa a todos que também só um dos elementos que esta nesta situação, e pela gravidade do problema és ai este manifesto, como de facto fazem os estudante quando se encontra nesta situação precária passando necessidades.
    Embora Cabo Verde seja algo novo para os estudantes Santomense ou mesmo para os leitores desta pagina, quero dizer-vos que este país pela qualidade da sua administração pela qualidade do seu fazer, embora não tendo grandes recurso com o nosso país, esta no topo do mundo, em todos os nível, um exemplo pela qual o nossos governantes deveriam seguir tendo em conta que muito que estão aqui foram seu colegas de curso e vendo-nos nesta situação solicita onde anda os dito fulanos que por sua vez eram bons na universidade na qual eles la estavam …vergonha nossa
    Por esta razão, e mais uma vez tínhamos que volta a esta situação de estar a expor a nossa dignidade e perda de moral devido a situação de uma administração que nunca funciona em STP, e que é muito triste tendo em conta o número de licenciado nesta área.pergunto eu mais onde foi tirada esta licenciatura senhores?.. Não a resposta clara.
    Então meus senhores eu peço-vos se verem esta linha proferidas por mim que resolvem rapidamente esta situação o mais breve possível.
    Quero deixar bem claro que os cursos de licenciatura que tamos a fazer ca, são importante para o desenvolvimento de STP, e as experiências que o cabo verdeiano partilha connosco só dar-nos mais bagagem para realmente por a prova o nosso saber e tira STP do abismo que si encontra.

  9. img
    MLSTPENSES Responder

    Oh Jorge Bom Jesus (Ministro de educação),
    paga salários aos estudantes!

    Vocês assaltaram o poder para porem estudantes a passar fome no exterior?

    Pouca vergonha!!!

  10. img
    Cidadania Responder

    “SABEMOS QUE ACTUALMENTE ENTRE STP E CABO VERDE EXISTE GRANDE LAÇO DE AMIZADE E DE COOPERAÇÃO, ONDE PODERIA SE APROVEITAR GRANDES OPORTUNIDADE QUE OS MESMO OFERECEM COMO: (TURISMO, EDUCACÃO,PESCA, HABITAÇÃO, TRANSPORTE E TROCA DE EXPERIENCIA) ETC…”-vejam a solução matemática: =0

  11. img
    Insatisfeito Responder

    porque meu cidadania, achas onde vc esta e melhor que cabo verde olha que as conquista que este piqueno arquipelago tem feito,mesmo com ou pouco ou mesmo nada que ele não tem mais com os recursos humano estão atingir todos os objectivos do milenio, e outra informaçao a nival da PALOP e melhor e a nivel de africa pode-se considera o melhor com seu desenvolvimento então devemos sim aproveitar essa experiença ki são muito boas.. gostaria que tu pensasses assim e não ironicamento,, tambem si calhar vc é um desse santomense que so kerver o país no abismo e esta a cagar para todos né. pravo..

  12. img
    Milagrosa Responder

    Não brinquemos com coisas serias, estes estudantes devem receber as bolsas em tempo oportuno. Pelo que sei, Cabo Verde não frutas silvestres no mato, nem buzio para estes jovens, dirigentes de amanhã, comerem, podem transformar em autenticos criminosos. Deus é Pai!!

  13. img
    O Analista e Censurador Responder

    Sem comentários:
    Este assunto já esta sendo uma grande vergonha para imagem do nosso País…

  14. img
    Cidadania Responder

    Sr (a)Insatisfeito,nada de parvo-cooperação entre dois pobres, foi, é e será sempre = a 0. Conheço bem esses dois países- afinal, sou santomense de naturalidade e cabo-verdiano de nacionalidade…até já fui professor universitário de alguns santomenes em Cabo Verde…agora, não nos confunda com essa de tal troca de experiências-é só trêtas, meu caro-desenvolva: crie aeroportos;portos (de águas profunda); estradas (via rápida); universidades especializadas; modernize a administração pública; promova elieições transparentes (sem corrupção-”banho”)e/ou reveja o actual modelo de organização política; institua uma entidade contra actos de corrupção; etc.

  15. img
    Addon Tiny Responder

    meus senhores sobre esta questão dos estudantes no estrangeiro passando fome posso dizer as seguintes: Acho muito triste, lamentavel e feio, para o bom nome das nossas ilhas de nome santo,os estudantes gritando constantemente fome,eles são povo dessa terra que estão lutando para mais tarde contribuirem para desenvolvimento dessa nação.Sabemos que não temos grandes recursos financeiros. Mas todavia é preciso fazer alguma coisa para esses e outros estudantes no estrangeiro,se não, se pode pagar todo o valor da bolsa para os mesmos,nem que fosse 50% do valor deve ser pago pontualmente de forma que eles possam resolver problema de alimentação agora deixa-los 7,8 meses ou anos sem qualquer valor é muito complicado para eles no país estrangeiro, sobre tudo com actual conjuntura da crise mundial e de desemprego .Por isso acho que o governo doravante deve resolver esta questão mesmo que fosse em pequenas prestações e da mais atenção as instituições universitário que temos no pais (Iucai,Isp e Lusiadas) que mesmo com pouco apoio tem estado a demonstrar que são capazes de formar quadros com grande capacidade tecnica e deixar de mandar gente para estrangeiros constituindo assim um grande encargo para o cofre de estado e muitas vezes fazendo formações que não são compartíveis com as nossas realidades aproveitando oportunidade de viajarem para o estrangeiro para passear, excepto alma que não merece. outro sim quando se trata de formações que realmente cá no país não se tem ainda condições para se ministrar estes sim pode se assumir e mandar gente ao estrangeiro de uma forma bem seleccionada e orçamentada. só assim poderá se por um termo a esta situação de gritos de fome por parte de estudantes em diversas paragem do mundo o que não dignifica o bom nome de S.T.P.
    obrigados aos leitores.

  16. img
    Atomo Responder

    A forza do atomo está no nucleo, prefiro dizer que o nosso nucleo tem produzido muito pouco. Entretanto, independentemente das nossas indiferencias, vamos UNIR-NOS para que a nossa terra avance.

    Caros dirigentes vcs sao o nucleo, organizem-se e resolvam o problema de estudantes que é um dos muitos urgentes que temos que resolver.

    TOU SEGURO QUE HA MAIS DICIPLOS DO REI AMADOR. QUERO TER ORGULHO DA MINHA TERRA, QUERO MORRER POR ELA COMO MUITOS, MAS NAO QUERO MORRER PELOS MEUS IRMAOS. ( PEOR AINDA DE FOME)

  17. img
    100guero Responder

    Irmaos na realidade temos buscar solusao junto ao governo acerca de isso
    que desu les ajudem…….

  18. img
    joy boss Responder

    meus senhores vamos deixar de hipocrisia…nem o JORGE BOM JESUS nem os outros ki ja la passaram estão a se burrifar para os estudantes sãotomense fora de são,isso nos todos sabemos… REFLEXÃO: jorge bom jesus se n me engano tem 4 irmãos e cada um ja têm tudo organizado,oque lhe interessava ele ja conseguiu o resto é ki se “desemerde”… a biblioteca nacional este entregue por completo a familia do senhor ministro,ele n ker saber de nós estudantes fora de stp,por isso ai vai um apelo aos meus caros amigos e colegas,vamos reunir e organizar e desejar MORTE a eles…. e a estrategia é seguinte(kuando vêm a Portugal nós ki tamos aqui matamos,kuando vão a cabo-verde voçes lá matam,brazil igual,angola,igual cuba igual,marocos igual…etc… kem alinha?????

  19. img
    fresquinho Responder

    Bom estes estudantes estao tao perto que com um simples telefonema aos familiares resolverao os sues problemoas imediatamente
    ate serem desbloqueados as verbas que tem por direito. Lamentavelmente esta situacoes acontecem a todos os estudades bolseiros, nao e um caso a parte. Nao vamos dramatizar ou criar situacoes desagraveis ou mesmo dramatizar as pessoas com um caso que em regra geral acontecem a todos.

    • img
      joy boss Responder

      meu caro leitor FRESQUINHO…. chamas isso de dramatização pk talvez ex um dos tais bem beneficiado pelo estado santomense,pois saibas que na nossa opinião como estudante de sofremos na pele isso não tem nada a ver com drama é simplesmente um filme de terror… atenção saiba ki neste filme os artistas morreram no fim…

  20. img
    Vagi bangangunu Responder

    Eu pessoalmente sou da opiniao que nao ha solucao para a Africa em geral e STP em particular. Ora vejamos: Em STP diz-se haver democracia e por ai fora, bem certo e que assim esta escrito no papel.Mas a verdade e que aqueles individuos que sao vosso dirrigente nao fazem cumprir a mesma. Recentemente em, no MINISTERIO DE EDUCACAO, obrigava-se os estudantes em plena democracia assinar uma declaracao na qual consta que aqueles que revindicaram o seu direito de bolssa sera ponido.Mas pergunto onde esta DEMOCRACIA? Entao o que e que aqueles parvos penssam? Num pais onde 90% da populacao passa estrema pobreza, digo isto sendo que os atrasos sao demasiado lngose os encarregados de educacao nao tem condicoes para suster os seu filhotes no esterior. O mais barbaro de tudo , e que os implementadores da referida lei, os seus filhos alem de serem favorecidos pela sorte de quem os gerou ainda em muitas circunstancias gozam do privilegio de poderem estudar nos paises teoricamentes mais favoraveis. Talvez aqueles bandos de brutos que dizem ser governantes querem que os coitadinhos morram no esterior de fome e humiliacao. Bem para concluir so queria dizer que nenhum governo vai mudar condicao nem dos cidadao no pais nem tao pouco no esterior. NAO SENDO NEGATIVO MAS SIM REALISTA GOSTARIA DE DIZER QUE SAOTOME E PRINCIPE NAO SOLUCAO

    • img
      joy boss Responder

      meu caro amigo bela e verdadeiras palavras… mais na minha opinião há solução ao sim… e a solução é lutar, mais lutar como MANDELA lotou,como AMÍLCAR CABRAL lutou, como MARTIN LUTHER KING lutou e mais e mais… lutar com garra com espírito de vitoria,resumindo eu apelo a todos jovens santomense uma só acção (REVOLUÇÃO)

  21. img
    gualter almeida Responder

    pergunto ao senhor director desta pagina porque que os meus comentários não são vistos? quanto pagou a si o senhor LÚCIO AMADO para que tudo quanto fosse a falar da verdade em relação a ele não fosse publicado se estamos num país livre e democratico acho que o senhor não devia manipular as expresões dos outro então quando se fala de um bandido pelos vistos o senhor é igual a ele

    • img
      joy boss Responder

      gualter almeida,concordo plenamente consigo… eles todos são cambada de mafiosos e mal feitores e pior é ki alguns são facilmente subordinados com mesquinhas

  22. img
    supresa Responder

    meu caro sennhor joy boss penso ki o ministro ki agora entrou nao tem nada haver com isto pk segundo ki ja pode ver e ler o ministro ki saiu o senhor padre e ki grande responsavel por esta crise do estudante e agora esta a gastar o dinheiro dos estudante em gabao com seus compadres..

    • img
      joy boss Responder

      meu caro SUPRESA vendo bem as coisas nenhum deles fazem algo pra enaltecer o seu bom nome,nem o ex nem ou actual fazem algo para que os jovens estudantes sejam bem sucedidos … eu em particular tenho uma simpatia bastante considerável com a pessoa do actual ministro d educação de STP,mais infelizmente com o repetir da situação kaótica dos alunos em exterior do pais faz me abdicar da minha consideração com o mesmo… estou a 6 anos fora de stp e nada me ajudou governos de stp para para ki o meu objectivo seja comprido com mais suceesso… por isso mais uma vez digo a palavra chave… REVOLUÇÃO

Deixe um comentario

*