Sociedade

Inspecção das Actividades Económicas apreende arroz vendido a preços de especulação

O serviço de regulação das actividades económicas desmente assim os rumores segundo os quais há rotura do arroz no mercado. Esta semana este organismo do estado apreendeu alguns sacos de arroz numa firma comercial por prática de especulação de preços.

Foi com espanto que os serviços  de actividades económicas  tomaram  conhecimento da escassez do referido produto quando nas suas açoes constataram que há uma grande quantidade do arroz  tanto no armazém do estado como de alguns privados. « Há um fluxo de  na praça a procura do arroz  porque corre rumores que o arroz esta a acabar, o que não corresponde a verdade » disse Hanry Mendes /Inspector SRCAE

Estes sacos de arroz foram apreendidos pelos serviços de regulação das actividades económicas numa casa comercial por infracção« Fizemos uma apreensão de mais de vinte sacos de arroz , porque o operador económico acima do preço estipulado pelo estado. Isto constitui uma infracção que é especulação de preços.» afirmou Hanry Mendes /Inspector SRCAE

Segundo a lei para quem comete tais actos incorre a uma multa de um milhão de dobras a dez mil milhões de dobras  segundo o inspector das actividades reguladoras « A multa vai de um milhão de dobras a dez mil milhões de dobras» disse o inspector . « todos aqueles que forem apanhados  a infringir a norma ou seja a vender o arroz acima do preço estipulado pelo estado seram sancionados severamente por esta direcção» explicou. Os  serviços de regulação das actividades económicas aconselha a toda a população para que sejam vigilantes e informem as autoridades competentes em caso de infracção.

Sónia Lopes

16 Comments

16 Comments

  1. Cassuma-sofredor

    8 de Fevereiro de 2013 at 10:27

    Depois deste governo de Patrice cair na corda podre ñ pode ser novidades quanto os actos desta natureza. No dia 7,8 ao sair da casa encontrei na antiga fabrica de àgua-grande hoje é armazém de produtos alimentares muitas pessoas na compra de arroz tanto como lastimado na bicha ou fila sem grandes satisfações tudo devido ausência de arroz na posse do governo mas sim esta ser dominado por Gorgulhos-Comerciantes que só querem viver de especulação como lucro dos que só vivem deste mesmo bem que sempre é donativo,ajuda para o povo santomense.

  2. bem ni wê mali ni tlachi

    8 de Fevereiro de 2013 at 11:13

    Bom Trabalho…depois fica dizer estado… nós mesmo esta a dar cabo de nós…

  3. observador

    8 de Fevereiro de 2013 at 11:15

    Meus Senhores,
    S. Tomé e Príncipe, nunca irá ser um País direito. Anunciam publicamente, de que apreenderam uma quantidade de saco de arroz, a ser vendido a preço especulativo. Qual é a firma que foi apanhada nessa prática? Não seria melhor que fosse informada também publicamente o nome da firma ou a pessoa, a fim de que a própria população tivesse um pouco de mais atenção, no ato de aquisição desse produto? Se assim é de que não se deve saber ou aliás conhecer os infratores, então, que não divulguem. O País está roto a todo nível e irá continuar a estar roto para toda a vida. Assim está também na política; ouve-se tanta coisa no ar, sempre sem sustentação. Todos acabarão sempre por sair impune, ainda com direito a grandes lugares de Estado. Até quando?…

  4. E. Santos

    8 de Fevereiro de 2013 at 11:18

    Ainda bem que ADI saiu mas a lei ficou. Ou será que vão deixar cair esta lei também (já que estão a retroceder com tudo o que o ADI fez).
    Mas enquanto não cai, o povo que aproveite. Inspectores, por favor, continuem a fazer o vosso trabalho com rigor. O Povo é também vossa família e amigos. Apreende sim que estes bandidos não sabem fazer outra coisa senão viver a custa de miséria do povo. Por isso tiveram tanta fúria para deixar cair o anterior Governo. Estava-lhes a apertar o calo.
    Agora vai ser uma bandalha novamente.
    E querem caos maior do que o povo voltar a viver na miséria? A Procuradoria nem precisa de muito trabalho para perceber o CAOS ao que o antigo PM se referia. Ele já está a avista. País está a virar novamente “fuba cu bicho”. Mais caos virão, é só uma questão de tempo. E ninguém aparece em defesa do povo contra esta cambada de oportunistas.

  5. PINTO MARTINS

    8 de Fevereiro de 2013 at 11:39

    Na verdade o produto ja esta acabando msm e todo mundo ja sabe, o Delfim e o seu filho se apuderaram de tudo, então é nisso que dá , os comerciantes estão com medo. O povo saberá na verdadeira hora , dar resposta a isso td.

  6. nora

    8 de Fevereiro de 2013 at 12:57

    DE CERTEZA QUE ELE VENDEDEOR É DO ADI.

    • João Carlos

      8 de Fevereiro de 2013 at 13:04

      Nora, se não sabe tenta saber quem são as pessoas que sambarcam maioria dos sacos no armazem do estado e estão neste momento no armazém privado….Se não sabes venho depois dizer-te..

  7. João Carlos

    8 de Fevereiro de 2013 at 12:57

    Pois, Patrice saiu bandalha começou…..Especulação do arroz. Fazem o vosso trabalho, serviços de inspenção, mas não esquece de ir aos outros armazens que vocês sabem muito bem de que são as pessoas. Não preendem só dos coitados de 20 sacos, mas sim de 20.000 mil….
    Fui…mas volto..

  8. Ancrajoty

    8 de Fevereiro de 2013 at 13:10

    Bom trabalho senhores inspectores. Maravilhoso!!!.
    Não e’ fácil acabar com especulação se não houver
    a participação de todos. Também e’ certo que a especulação só acaba com fartura no mercado nacional, cultivando tudo que o nosso solo produz e valorizando-os na nossa cadeia alimentar.

  9. Caos, Caos , Caos

    8 de Fevereiro de 2013 at 14:25

    E nos armazens nada?

  10. Lupuye

    8 de Fevereiro de 2013 at 14:29

    Bom trabalho. Acho que nesta situacao dever-se-ia publicar o nome do estabelecimento do(s) prevaricador(es). O povo necessita saber quem esta com ele e quem esta somente para sacar o pouco que ele aufere. Vamos todos lutar para “endireitar” o nosso pais. Vamos fazer dele um paraiso onde todos tem o seu lugar.

  11. Mordomia

    8 de Fevereiro de 2013 at 15:13

    Olha quem deixou de Governar por Governo do ADI tomou lugar de Comerciantes-Gorgulho no sentido nocturno, vingaristas, tecnicos da EMAE vingarista para o povo dizer que o Governo de Gabriel Costa não esta trabalhando.No meu ponto de vista ninguém me explora na totalidade, maioria dos Comerciantes são do ADI que obrigou próprio o Patrice não fugir a regra e busca Super Mercado o arroz já ficou deficil no mercado, falia de electricidade muita magogia nos sectores do Estado. Sua exclência ministro de Recursos Naturais e Energia-Osvaldo Abreu toma cuidado com os cães que mordem sem ladrar, quem sabe que ñ quer trabalhar em sintunia de proficionalismo deve ser dimitido.Em Cassuma- distrito de Mé-Zochi vivemos numa calamidade em pleno séc XXI sem luz electrica a tal necessidade básica e mais como uma água potavel,de qualidade. Lamento isto no jornal porque não sou Deputado nem membro do conselho politico e a via que eu possa postar e lamentar é imprensa http://WWW.telanon.info porque nem sempre ausencia do capital(dinheiro) é a causa de não haver energia em Cassuma mas sim a Vontade sem juramentos falsos ” Eu juro em cumprir e fazer cumprir” é falácias a mim que conheço bem essas manobras. Autarquia Local deve saber de tudo e dar resposta antes do engajamento.2º sua excelência Ministro de Educação Jorge Bom Jesus o bom humor,dialogo,compreensão faltava no anterior Ministro mas dente aberto de filosofia e barrata mordendo à sopra também não resolve o problema do ensino no meu ver deve ter a diasciplina TIC-Tecnologia de infomatica activamente,não como mordomia que existe agora na integração e rendimento do ensino em pleno séc XXI, tem que haver uma descentralização dos valores culturais em zonas,freguesias,como momento que a Sociologa IÓLANDA AGUIAR promovia e acolhia os idosos e de grande divulgação a Cultura Santomense e não apenas colocar cultura na reportagem na cidade, na casa da cultura, tudo no centro. bem haja à todos “a na cá thila tlipa fô panha paia pé fá”

  12. João Carlos

    9 de Fevereiro de 2013 at 12:38

    Mordomia,
    Se não sabes ficas a saber que mais de 90% da função pública está na mão dos senhores de MLSTP/PCD e MDFM, isso é que foi o maior problema que dificultou o trabalho do governo do ADI.
    Por isso se as coisas vão mal na EMAE e não só, então vão rever a vossa casa.
    Dois anos do governo do ADI, não faltou luz como temos estado a verificar esses dias todos, pouca vergonha…Nem telejornal senhor pode assistir mais…

  13. incompetente

    9 de Fevereiro de 2013 at 19:59

    Joao Carlos
    Não seja pessimista. sEI QUE ESTAS FRUSTRADO PORQUE PERDESTE A MORDOMIA. PACIENCIA A VIDA É ASSIM. A MAMA ACABOU PRA TI AGORA SÓ DA PRA CHORAR

  14. MLSTPENSES

    11 de Fevereiro de 2013 at 11:09

    Dizem que Delfim Neves e o Jorge Correia da Loja dos 20 assambarcaram arroz todo.

    Loja dos 20 assambarcou o arroz e está a vendê-lo casado.

    Este é o resultado de assalto a poder!

  15. gente da terra

    14 de Fevereiro de 2013 at 9:38

    concordo plenamente consigo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top