Greve Geral no sector da saúde já no dia 11 de Março

Os quatro sindicatos do sector da saúde agendaram para 11 de Março a paralisação total e por tempo indeterminado do serviço nacional de saúde. A reivindicação dos profissionais da saúde é antiga e até agora sem resposta satisfatória do Governo.

No sistema nacional de saúde continua a vigorar a falta de quase tudo, desde medicamentos reagentes para análises clínicas, e outros consumíveis. Esta é uma das reivindicações dos profissionais da saúde, que desde o ano passado exigem ao Governo a tomada de medidas para pôr fim à crise de insumos.

Os 4 sindicatos da saúde, nomeadamente Sindicato dos Médicos(SIMED), Sindicato dos Técnicos da Saúde(SINATESA), Sindicato dos Enfermeiros e Parteiras(SINEP), e  Sindicato dos Serviços Gerais da Saúde(SINSERGERS), exigem também a melhoria das condições de trabalho nos centros de saúde, e a implementação da carreira dos profissionais da Saúde. «É tanta coisa, mas nós priorizamos só três pontos essenciais  que não vamos abrir mão deles, que é a questão de condições de trabalho, a questão de aquisição de medicamentos, reagentes e consumíveis para darmos resposta a preocupação dos utentes e a implementação de carreira » detalhou Ramos dos Prazeres – porta-voz da União Sindical.

A crise é aguda e a solução é inadiável. São muitas as reclamações dos utentes, que após solicitação de analises clínicas pelos médicos, acabam por regressar a casa sem fazer  análises. « As pessoas levam os seus resultados para os respectivos médicos, escrito falta de meios , falta disto e falta daquilo  e os médicos ficam também de mãos atadas porque não há condições para tal» acrescentou o porta-vos dos sindicatos do sector da Saúde.

No Pré-aviso de greve cuja cópia a União dos Sindicatos da Saúde entregou ao Téla Nón, é anunciada a paralisação geral a partir do dia « 11 de Março de 2013, pelas 7 horas por tempo indeterminado, ou seja, até a resolução de todos os problemas ligados aos serviços e classes dos profissionais», precisa bem o pré-aviso de greve.

Na quinta feira a equipa médica e enfermeiros destacados no banco de foram obrigados a suspender as suas actividades por falta de meios de atendimento aos pacientes.  Um caso sério que obrigou o Primeiro Ministro Gabriel Costa, a visitar esta sexta – feira o hospital Ayres de Menezes.

Abel Veiga / Sónia Lopes

  1. img
    João Carlos Responder

    Assumiu agora resolve…Povo quer solução, as coisas não estavam bem, mas agora piorou…

  2. img
    para rir ou chorar Responder

    TUDO SOBRE ESTES EXPEDIENTES:
    CONTACTEM:
    Dr.Bonifácio, ex Coordenador de SIDA e
    Sr Óscar Medeiros, ex Coordenador da TVS.

  3. img
    Assuncao Responder

    Minha Nossa Senhora!Ja ha agua ao menos neste hospital?!
    As viagens e encontros das figuras do Estado devem servir para isso tb,abertura,oportunidades,parcerias para operatividade do que ja existe, e no parlamento,saude e educacao devem ser prioridades nas discussoes,ao inves de muitas vezes andarem a refugiar-se em politiquices e depois dizem ser representantes do povo…
    Com cumprimentos.

  4. img
    Fernando Castanheira Responder

    Estao a criar um edificio novo do Banco Central. Nao temos vergonha desses casos nao?
    Sr Pinto da Costa onde estao os seus servicos de assessoria?

    • img
      Nação Santomense Responder

      A RDSTP deve fazer uma restruturação Séria na Cobrança dos Impostos e taxas nas empresa, Instituições Bancária, os dividendo dos Acionistas devem ser Taxadas,os Impostos dos Imóveis,as Transações Financeiras devem ser Taxadas, os impostos dos Veículos automóveis, impostos nas resataurações, Impostos nos Rendimentos,impostos nos Lucros fabulosos das Empresa, e com um controlo Reguroso nessas cobranças de forma equilibrada de acordo com Lucro e rendimento das pessoas, sem exagero para que o Estado poça ter Recursos económico e financeiro para Financiar essas despeasa.

      Temos que começar a responsabilizar os responsáveisda Saúde, oubrigar-lo apresentar contas Tremestalmente no Tribunal de Contas é necessário reforma Sérias e Profunda com Rigor e Transparênci no uso do Dinheiro Público.

      O problema do País é crónico semelhante a do portugal ,fechar os olhos e deixar andar , isto cria anarquia e iresponsabiliodade, roubo declarado avista de todos e ninguém faz o que é importante que é levar os gatunos ao Tribunal.

      A politica de STP tem de ser específico para aquele povo, em que todos partidos politicos deve trabalhar a pensar nas pessoas e para pessoas, o Tribunal tem que funcionar tem que por fim a Impunidade
      O SRº presidente da República tem papel fundámental para.

  5. img
    Alcimena Vera Cruz Responder

    Arrendo-me amargamente de ter levado o meu filho para este hospital.

  6. img
    Aledunha Responder

    A culpa não do governo atual, mas sim do PT. Obrigado

    • img
      santa catarina Responder

      A culpa é do pinto da costa ele é que começou com STP. Na altur ada independencia tudo estava a funcionar os hospitais, as roças,a energia etc. Foi com este homem é que mergulhamos na miseria. Na tinha capacidade de governar um país só pensava na boa vida. Nos paises ondem pensaram hoje são exemplos a seguir. Sempre tivemos a ver as luzes dos barcos e com milicia na estrada a vigiar não sei o quê. E agora não chora aguenta só até um dia que o povo dicidir.

    • img
      consolaçao monica freitas Responder

      o governo manda verba mas sao desviadas

  7. img
    Ceguinho Responder

    Reparem as reivindicações foram feitas desde o ano 2012,quando todos diziam que tudo estava bem,e que o Governo de então era um máximo e que tínhamos na chefia deste,um milionário um homem de Estado,quanta falta de compaixão para com os pobres que dizia ser o norte da sua governação! Os quadros da RTP,visitando o pais em semanas gastando aos cofres públicos dezenas de milhares de euro,o que nao se fazia com 160 mil euros da divulgação da imagem pagos ao jornal Alemão? VIVA os guerreiros da NaCÃo que com lucidez não são fileirascdos Partidos antes tem como Partido Sao Tome e Principe,…Políticos procura-se…A PaTRIA OU MORTE.dizia um poema dea malograda Alda do Espirito Santo,que dizia “havemos de chegar,ao tempo em que o respeito pelo suor dos que tombaram em em nome da liberdade,faça sentido na memória colectiva,havemos de chegar com risos e sorrisos nos lábios,sem esquecer os que nos bridaram com taís razoes de alegria,havemos de ser livres,economicamente livres,”e aviso aos governantes actuais tenham cuidado porque um homem no limite dispõe-se a tudo,uma nova corrente tem vindo a se formar….Que o tempo possa nos julgar disse.

  8. img
    feijoada Responder

    Este é o começo. Os professores também ja anunciaram possivel greve pela não continuidade dos compromissos do estado.

    A função pública de forma em geral poderá entrar em greve. Cuidado Gabriel Costa. Muitos pedidos juntos…

  9. img
    feijoada Responder

    Se ontem estava mal, hoje esta pior, que será do amanha? O orçamnento esta na garveta. So em abril é q será aprovado ou reprovado. Não se esquecem que chutaram a tia Elsa(esta doente). Sera que MLSTP irá viabilizar o orçamento? Explica sem complicar… Haver vamos.

    • img
      Pão com Chouriço Responder

      Se o MLSTP não voabilizar o orçamento do estado o problema é deles. Isto não me incomoda nada. Só sei que muitos deles que vivem a custa do povo e estão na assembleia provavelmente não serão eleitos na próxima legislatura e irão vender plástico no mercado. O Patrice volta a ganhar, agora com maioria absoluta. Será muito bem feito. Assim ele poderá trabalhar sem entraves nenhuns.

  10. img
    luisó Responder

    Já o disse antes e repito: com os 6 milhões do banco central fazia-se umas grandes obras nesse hospital e apetrechava-se com tudo do melhor.
    O POVO MERECE E TEM DIREITO, SENHORES GOVERNANTES.
    mas como vossas excelências quando precisam vão a Coimbra ou a Lisboa, o povo sofre.

    • img
      luisó Responder

      quando não ..vão…

  11. img
    Coladura Responder

    Que injustiça!…

    Só agora é que as coisas pioraram? Em menos de dois meses? Essa afirmação só pode ser de um injusticeiro cruel. Saiba que é impossível fazer ver quem vê e não quer ver?! Imperioso se torna aprender a pensar com a cabeça e que deixe de pensar com o coração.

    Mesmo os cegos e analfabetos sabem e vivem dia a dia a péssima realidade constrangedora do serviço de saúde, mormente Hospital Dr. Aires Menezes e além de ser péssima, tem falta de água, de medicamentos, consumíveis, meios técnicos e tecnológicos. Os donos de poder em STP desculpam-se justificando com carência económica financeira.

    Sem se lembrar que o povo tem olhos e vêem que quase todos os que passaram por dirigentes políticos principalmente os que passam pelo Governo, possuem bens e fortunas muito superior a soma total de máximo salário auferido durante 37 anos da Independência de STP.

    Permita-me afirmar que a situação caótica de saúde de STP tem-se agravado ao longo dos 37 anos da nossa Independência.

    Temos que admitir que a situação do serviço de saúde em STP só se resolve quando os dirigentes políticos que têm o privilégio de acesso a direcção da Nação Santomense mudarem de mentalidade e estratégia de preocupar com enriquecimento ilícito, em mais curto espaço de tempo, quando assumem o cargo de governante.

    Pergunta-se:- Como e porque é que se consegue financiamento para grandes obras e construções e não se consegue financiamento para as necessidades mais prementes para melhorar a assistência médica e medicamentosa do povo mais carente de STP.

    Não será índole de foro discriminatório dando toda atenção a bens materiais em detrimento de bens de foro abstracto?

    Quem sou eu para acusar quem quer que seja, mas a verdade é que as entidades que referi têm consciência de como conseguiram fortunas, nenhum deles conseguem lavar as mãos como pilatos. Contudo, se há quem quer atirar a primeira pedra que o faça, terei o sublime prazer de aceitar o contraditório. Mas a minha maior consolação é saber que o BEM FICA é indesmentível, e nunca se sabe se um dia “BEM DA ÁGUA, ÁGUA LEVA”.

    • img
      feijoada Responder

      Meu caro amigo, quando se refere ” antes” não significa dois ou três meses por ai, mas sim no passado estava mal e hoje esta pior. A frase esta no sentido figurativa…

      • img
        Culorado Responder

        Caro amigo Feijoada,

        Sabia que português é muito complicado para quem lê pouco e muito mais complicado para aqueles que saíram da universidade mesmo que seja de expressão portuguesa sem cultura linguística e se arruma em professor da língua portuguesa?

        Quem não sabe é como quem não vê o “antes “significa um passado próximo e não TEM SENTIDO DE PASSADO que agora pretende insinuar. Fique sabendo que “ passado” passado tem sentido muito lato deixa entender PASSADO MUITO LONGINQUO que parte do TEMPO PRIMITIVO, OK?

        Quando se comenta deve-se deixar leitor esclarecido e não confuso, estou convencido que muitos leitores entenderam bem o sentido que você pretendia com termo “antes”. É indesmentível que o teu termo “antes” referia ao período de XIV Governo, é ou não é verdade? Não vale a pena tentar tapar sol com a peneira.

        Cofesso-lhe que gostei, dessa participação, a troca de experiencia é salutar para qualquer de nós.

        Abraço…

      • img
        Culorado Responder

        Zé Maria Gomes,

        Vamos analisar teu comentário que abaixo passo a transcrever:

        “Meus senhores, derrubaram o gov. ADI pq entre outras coisas queriam tratar a “saúde” da saúde em STP. Tiveram pressa em voltar ao poder pq não podem estar muito tempo fora do poder. A Oposição do XIV Gov. Estava falida. Não esqueçamos que eles vivem disso. O MLSTP é mau a governar e pior ainda na oposição. Enquanto esses malfeitores… Pintos & Cia viverem está tramado. Sabem qt custa a viagem pra 5 pessoas a Correia do Sul? E os mesmos dizem que os cofres de Estado estão vazios? E Hospital virou pocilga? Hipócritas “.

        Essa afirmação identifica seu ator não só como fanático e hipócrita, como também identifica o como híper-injusto, senão responda a seguinte pergunta:

        Quem deixou o único Hospital Dr. Aires Menezes no estado em que se encontra, se há dois anos STP estava a ser governado por XIV Governo e XV governo está lá há dois meses?

        Saiba que falso comentário descredibiliza o comentador.

  12. img
    Tatá Responder

    ESTES GAJOS LIGADOS AO adi são brincalhões.
    1º QUEM DEIXOU O GOVERNO CAIR NÃO FOI PINTO DA COSTA.
    2º A DECISÃO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO EDIFICIO DO BANCO CENTRAL FOI AINDA NO TEMPO DO MAFIOSO PATRICE TROVOADA

    ESTES GAJOS DEVEM SER TODOS RUADOS DO ORGANISMO CENTRAL DO ESTADO. O MLSTP, PCD E MDFM ESTÃO A BRINCAR. ESTES MAUFEITORES VAO SABOTAR E ESTÃO A SABOTAR ESTE GOVERNO.

  13. img
    N.C Responder

    Fazem greve,paralizam todo o sistema nacional de saude se for preciso,mas nunca se esquecam de prestar servicos minimos e urgentes.A Greve e um instrumento e direito de todos os profissionais,quando estes se encontram imviabilizados de exercerem com lealidade e dedicacao as suas tarefas.Como vimos no texto a cima,a classe revendica entre outros a qualidade de servicos prestados aos utentes, derivados a falta de meios de materias e utensilios e nao aumento salariar como e comum em quase todas as greves
    Esperemos que o governo resolva essa carencia cronica que ja vem a alguns anos a essa parte,e que nao acuse, difame o governo cessante como desculas.O governo tomou possse para resolver os problemas do pais e nao para acusar e criticar o anterio.A que estabelecer prioridades e a saude e uma delas.Ao inves de envistirem em edificios de bancos,ou em outros progectos,investem na saude,e nos recursos humanos ligados a saude,pois sem a “saude”nao teremos forcas para trabalhar sejam nos bancos,governo ou mesmo nas camaras distritais,

  14. img
    Cultura Responder

    Gostariam de lembra os dirigentes de STP que a violação dos direitos humano é crime.
    A maioria da população de STP encontra se nas condições precária não tendo saneamento básico nem saúde. E a minoria tem tudo e mais alguma coisa, agora querem luxo nos bancos isso quando diariamente pessoas morem nos hospitais por falta de medicamentos, saneamento, medico.
    Se querem diminuir a nossa população, meu carro Pinto e Galo Costa favor de não fazer dessa forma. morrer de fome e meseria nao. Favor de nos matar dirretamente.

  15. img
    Cultura Responder

    O nosso país é um ponto de interrogação.??????????Com o governo que temos STP jamais sairá do buraco em que se encontra.
    Uma ilha em que as pessoas no tem direito a saúde, não tem direito a saneamento básico, educação lamentável, sem finanças, não produz nada nem um simples palito de fósforo, me desculpem essa ilha não pode se considerada um país.
    Eu sou santomense e volto a pergunta porquê que o governo e presidente não fazem como o papa Bento 16??

  16. img
    pumbo Responder

    Ha um conceito que muito nos falta na governacao: PRIORIDADE.

  17. img
    boyo Responder

    Esse paìs è e sempre foi uma pouca vergonha. Parece que orçamento geral do estado sò vai entrar em vigor no final de 2013, num paìs com bastante de problemas por resolver o orçamento geral do estado esta na gaveta, isso sò pode ser uma brincadeira. Um paìs e dirigentes de vai se lixar. Deveriamos ter vergonha de dizer que somos um paìs. No parlamento santomenses sò existem ignorantes arrumados em muito politicos. Somos uma praga……….

    • img
      E.Santos Responder

      E oPresidente da Assembleia preferio viajar para não perder os 750 euros dia a que tinha direito como ajudas de custo. E os deputados estão de férias até Abril.

      É mesmo uma brincadeira deste MLSTP, PCD e MDFM. Quer dizer, com tanta coisa séria para tratar, vão de férias numa altura destas?
      Façam greve sim senhora. Façam greves, façam manifestações populares, tudo o que estiver ao vosso alcance e o direito vos permitir. Se fizerem manifestação também eu estarei lá para apoiar. “Que se lixe a Troika” temos de camar estes políticos a razão. Como disee o Outro “indignai-vos”.

  18. img
    MLSTPENSES Responder

    Com falta de medicamentos e materiais no HOSPITAL CENTRAL, o presidente de assembleia viaja para Correia do Sul para ir assistir culto de uma ceita, só para gastar dinheiro publico e receber perdiem.

    Iresponsabilidade desses individo.

    O Pinto Costa assaltou o poder e traiu o MLSTP, colocando um governo de UDD no poder.

    Nós do MLSTP não vamos tolerar essa interferencia desse Pinto na vida do MLSTP.
    Fomos a segunda força mais votada, e mereciamos nomear o 1º ministro e formar o governo.

    Abaixo Pinto e Gabriel.
    Estão a destruir o STP a começar pelo HOSPITAL

    Não pode ser!

    • img
      Oquê Darê Responder

      Então deixem o governo atual cair para vocês verem o que vai acontecer com muitos dos vossos deputados. Duvido que muitos deles sejam eleitos de novo. Terão que ir trabalhar para ver o que custa a vida. Seria bom que isto acontecesse. O MLSTP est+a cheio de parasitas que só vivem a custa do estado. Se este governo cair muitos deles vão ter que ir partir pedra porque não serão eleitos como deputados e o Patrice correrá com eles da administração pública para aprenderem. Um monte de burros e estúpidos…

    • img
      AntoniaQuintas Responder

      De facto o diz o senhor(a) MLSTPENSE merece uma refleção profunda. não basta o PM que não é do segundo partido mais votado, agora vem as nomeações ilegais dos comparças para administração do Estado. Qual o objectivo? Encontrar fonte de financiamneto para o partido do PM certamente para as próximas eleições. Termino deixando uma alerta ao povo. Estejamos todos vigilantes as manobras plíticas destes senhores

      • img
        para rir ou chorar Responder

        Os MLSTP’enses não tiram nunca estas merrr…. da boca para fora.

    • img
      para rir ou chorar Responder

      Os MLSTP’enses não tiram nunca estas merrr…. da boca para fora.
      Entendem PALHAÇOS de ADI.

  19. img
    Santomé Plodôsu Responder

    Abel Veiga e Sonia Lopes, qual o significado de insumos? Não conheço a palavra.
    O sector da saude deveria ser a prioridade máxima mas, como cada um só olha para o seu umbigo…
    Isto está a precisar uma volta…nem que seja umas centenas de pessoas irem a porta de palácio ou governo, vestidos de luto e gritarem valentes “kidalêô”.
    É isso que estamos a precisar em STP: Gritar KIDALÊ a esses governantes.
    KIDALÊOOO!

  20. img
    meu namorado Responder

    Estamos numa situação de lamentar. Td piorou nos ultimos meses. Em S.tomé se lamentam falta de condiçoes para se realisar uma consulta. Os doentes santomense em portugal tb nao estão de fora a esta situação, inclusive noz ultimos dois meses não estão a lhes prestar os devidos apoios, e muitos doentes estão a passar fome e ate mesmo dormindo na rua a uma temperatura de 5 a 7°c. Td isso pq no sector de saúde não se conhece inovação desde a independencia. E o mas engraçado é que na canpanha dizem que se forem eleito a saúde e a educação terá melhor condiçoes, enfim… a inovação só se conhece nos carros, nas casas dos ministros

    • img
      luisó Responder

      os doentes que vão a portugal com junta são assistidos.
      Mas se fores a portugal de férias e ficares doente no hospital vais pagar tudo porque seguendo o ministério saude em portugal STP é o unico país CPLP que não tem acordos de saude para os seus cidadãos.
      SABIAM ?

  21. img
    C. Semedo Responder

    É triste continuarmos nesta brincadeira, já não nos interressa de quem é a culpa, o que queremos é solução dos problemas, e a Saúde está muito doente e os diagnósticos são vários, por isto precisa de uma intervenção rápida. Pessoas há neste país que no final de mês arrecada do estado uns cem milhões e o hospital não tem dinheiro para comprar produtos de higiene e limpeza. Só neste país onde os interesses pessoais estão acima dos interesses da maioria.

  22. img
    Coladura Responder

    Caro compatriota boyo,

    Peço desculpa mas não consigo aceitar a afirmação de que “somos uma praga”,
    Há que saber separar trigo do joio, meter tudo no mesmo saco é um erro crasso, sou a defender que nem todos os Santomenses são pragas.

    Ao menos que pertenças ao grupo dos governantes de STP. Mas eu como a maioria de Santomenses nunca foi governante, como tal não é justo sermos incorporados no grupo que integra essa praga.

    Temos que não ter pudor de afirmar que os donos do poder em STP são umas pragas. Pois podes acreditar que quando os mesmos reflectirem sobre o actual estado em que STP se encontra, o bom senso os levará a reconhecer que essa afirmação é verdadeira.

    Vamos acreditar na providência Divina e ter muita fé que Deus escreve directo em linhas tortas.

    A fé da maioria vencerá…

  23. img
    Barão de Água Ize Responder

    STP é um País adiado, um País ofendido e magoado por politicos, deputados, ministros, presidentes, parece se esqueceram hà muito tempo para que foi feita a Independência. Vai-se construir um edificio para o Banco central, quando o miserável hospital central tem condições indignas e sub-humanas para os doentes? Se todos os politicos e suas familioads, fossem proibidos de de deslocarem para o exterior para tratarem da sua saúde, talvez começassem a perocupar-se de vez com o povo Sãotomense.

  24. img
    Mé Pó Feladu Responder

    concordo plenamente com assunção, fernando e luisó, o pais enfrenta serios problemas na saude e outros males que enferma no meu ponto de vista o momento que o pais atravessa realmente devia-se gastar o dinheiro com infraestrutura que beneficie a maioria que é o povo pq este edificio vai criar gabinetes para vadios os que menos trabalham é que tem mais portanto os politicos falam sempre de acabar com a pobreza problemas sociais, este dinheiro resolveria muitos problemas em vez de estar a exibir Bc, enquanto ha serviços publicos a funcionar em predios arrendados, viva STP, viva democracia, viva povo de stp, um bem haja a todos

  25. img
    Dondô Responder

    Estado o utente no seu merecido repouso, não obstante, numa cama do Hospital, este merece ser digno e a sua privacidade salvaguardada.
    Quando se sabe que se vai filmar determinado paciente no seu local informo, este terá que estar devidamente preparado para ser filmado, e não filmar qualquer paciente de forma descomposta , violando o direito de imagem desta, e na circunstancia que clama para as rápidas melhoras.
    Só no nosso País e na Guiné-Bissau, vê-se coisa do género. Ser um Operador de Camara, este terá que ter muito cuidado com a imagem; pois isto indica quanto este é o conhecedor das normas que regem os princípio da sua profissão.

  26. img
    Vane Responder

    STP até quando ficará neste sofrimento?
    Por que ainda votar nestes políticos ultrapassados?
    Onde está o respeito ao povo santomense?
    Saúde é um direito do povo, onde está esse direito?
    Porque não bater panela?
    Por que não chamar a imprensa internacional?
    Por que não fotografar e enviar para jornais do mundo?
    Por que não fazer vídeos e postar nas redes sociais?
    Por que sofrer calada o linda STP????…

  27. img
    ze maria gomes Responder

    Meus senhores, derrubaram o gov. ADI pq entre outras coisas queriam tratar a “saúde” da saúde em STP. Tiveram pressa em voltar ao poder pq não podem estar muito tempo fora do poder. A Oposição do XIV Gov. estava falida. Não esqueçamos que eles vivem disso. O MLSTP é mau a governar e pior ainda na oposição. Enquanto esses malfeitores… Pintos & Cia viverem estamos tramados. Sabem qt custa a viagem pra 5 pessoas a Correia do Sul? E os mesmos dizem que os cofres de Estado estão vazios? E Hospital virou pocilga?Hipócritas.

  28. img
    Boyo Responder

    Os pobres estao a sofrer e a gritar por socorro enquanto que os ricos e politicos gangster e coruptos estao vivendo a vida. Os dirigentes em STP sao todos uma mesma porcaria. Com todos os problemas existente dentro do paìs e com estudantes no exterior passando serias necessidades alimentares e os filhos da puta dos corruptos estao de viagem ressolvendo seus problemas, e ainda estao construindo outro edificio novo para o banco central . Voces nao sao culpados , o povo tem culpa em tudo isso. Somos todos uma praga, uma epidemia que deve ser eliminado da face da terra , a nossa presencia na terra sò tràs desgracia e prejuizo a outras naçoes , somos parasitas , nao inventamos , nao produzimos nem contribuimos em nada nesse mundo , somente roubar e corrupçao. Somos a desgraça do mundo…

  29. img
    Binólculo Século XXI Responder

    Os 4 sindicatos da saúde, nomeadamente Sindicato dos Enfermeiros e Parteiras (SINEP), Sindicato dos Médicos (SIMED), Sindicato dos Técnicos da Saúde(SINATESA), e Sindicato dos Serviços Gerais da Saúde(SINSERGERS), os seus líderes ameaçam o Governo com uma paralização a partir de 11 de Março. Pergunta-se: há dois anos e meio no Governo do PT, morreu gente à brava, atropelos de toda a ordem, aonde estavam os tais sindicalistas? Os associados nada sabem sobre a greve. Os médicos estão estupefactos. Pergunta-se: Será que os cabecilhas destes sindicatos não receberam algum por fora. Alguma coisa se passa. Não é admissível que um Governo que a três messes em funções seja confrontado com esta situação. Cheira-me a sabotagem. ABRAM OS OLHOS. Acompanhem a movimentação destes senhores. Vejam as suas contas bancárias. O Kauíque está ansioso para entrar neste jogo, porém o Governo já lhe amputou as pernas. Força XVº GC.

  30. img
    OBSERVADOR Responder

    Esses todos comentadores pró-ADI/PATRICE TROVOADA, são doentes mentais. A desgraça do Hospital au aliás da SAÚDE, não é de hoje. Portanto o atual governo, chefiado pelo Dr. Gabriel Costa, não tem absolutamente nada a ver com toda essa calamidade.
    Já esqueceram da maior incompetente, a ex Ministra da Saúde e Assuntos Sociais, a Sra. ÂGELA PINHEIRO, que contribuiu para a maior desgraça da Saúde. A mesma só se preocupou em criar a Empresa EMPHARMA paralelamente quando já existia a ENAMED que se a Sra. Ângela fosse boa gestora, pegaria já a ENAMED, apetrechá-la-ia, no sentido de poder responder com a maior eficácia as necessidades da Saúde. O Governo de PATRICE TROVOADA, estava tão descomandado, não será com dois meses de governação de Gabriel Costa, que iria ficar de imediato, tudo resolvido.
    Vamos dar-lhe uma trégua, deixa-lo trabalhar para vermos se daqui a algum tempo as coisas melhorarão. Caso contrário será o nosso dever começar usar todas as armas possíveis, para o seu combate.

  31. img
    joven de 90 anos Responder

    a culpa nao e dos nossos governantes ,e nossa o povo que adimitio toda essa falta de respeito durante todos esses anos,
    37 anos de pobresa, de umilhaçao,de fome,
    de maus trato,de vergonha,e de desgosto, basta de tudo isso ,os politicos sao para trabalhar para o povo ,nao e para viver a custa do povo.

  32. img
    “ FÁBÚ do Erário Público” Responder

    STP através do Ministerio de Finanças deve fazer uma restruturação Séria na Cobrança dos Impostos e taxas nas empresa, Instituições Bancária, os dividendo dos Acionistas devem ser Taxadas,os Impostos dos Imóveis,as Transações Financeiras devem ser Taxadas, os impostos dos Veículos automóveis, impostos nas resataurações, Impostos nos Rendimentos,impostos nos Lucros fabulosos das Empresa, e com um controlo Reguroso nessas cobranças de forma equilibrada de acordo com Lucro e rendimento das pessoas, sem exagero para que o Estado poça ter Recursos económico e financeiro para Financiar essas despeasa.

    Temos que começar a responsabilizar os responsáveisda Saúde, oubrigar-lo apresentar contas Tremestalmente no Tribunal de Contas é necessário reforma Sérias e Profunda com Rigor e Transparênci no uso do Dinheiro Público.

    O problema do País é crónico semelhante a do portugal ,fechar os olhos e deixar andar , isto cria anarquia e iresponsabiliodade, roubo declarado avista de todos e ninguém faz o que é importante que é levar os gatunos ao Tribunal.

    A politica de STP tem de ser específico para aquele povo, em que todos partidos politicos deve trabalhar a pensar nas pessoas e para pessoas, o Tribunal tem que funcionar tem que por fim a Impunidade
    O SRº presidente da República tem papel fundámental. Pode muito bem influenciar entidades do país e evidenciar contactos para que essa restruturação efectui.

  33. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Bem o alerta do Gabriel Costa foi insignificante em acusar o governo de Patrice Trovoada? Ou então é o forjamento para penalizar o executivo governo? Tanto é que a saúde esta apenas no Ministério de Saúde e Assuntos Sociais será bom que o Leonel e Luís limpa as deficuldades no sector da saúde quer no centro como na periferia deste país de pessoas humildes para o L + L ter o rosto de limpeza e saúde somos negros na cara mas a saúde de cada um tem que ser branca.

    • img
      Pobre Responder

      E não só “Cassuma-sofredor” o Trasnporte público do distrito de Mé-Zochi já tem o um novo nome que é Trasnporte do Turistas porque os turistas têm e dão mais dinheiro a Camara ileglidade e negligencia da autarquia local tanto é que a Direccão da Cultura e Hoteis que deviam por cobre estas situações de transportes turisticos e não colocar toda comunidade em pena sem trasnporte para sua deslocação de capital para Mé-Zochi pelo menos deve ser caso especial o poder local torna prutocratico base de dinheiro.

  34. img
    de Ceita Responder

    Os professores também, espero para breve.

  35. img
    Sem Terra Preto Responder

    Que tristeza o hospital ja é o que é, com licenciados de fama e sem etica nenhuma..São Tomé de luto :( salve-se quem puder, é a realidade.

  36. img
    Descendente dos contratados Responder

    E pelo que saiba,S.T.P está dever Cabo Verde milhares de euros em medicamentos.

  37. img
    raposo joaquim Responder

    Senhores

    Pessoalmente penso que esta CREVE é inédita em S.Tomé, pelo seguinte:
    •Os crevistas solicitam melhores condições para atender os doentes, denunciando o que está mal;
    •Não está em caus este ou aquele governo, mais au estado santomense;
    •O actual governo pôs em causa à continuidade do Estado pondo em causa à realização dos Jogos da CPLP, que teria benefício directo a população, por via das movimentações que ali teria, incluindo mais investimento privado, para receber enumeras individualidades;
    •Mas o Governo aceitou e concretizou o projecto de construção do novo Edificio do Banco Central, envolvendo milhões de euros. Por que para este ouve continuidade do estado e outro não? Será, porque actual ministro das Finanças é quadro de Banco Cental? Ou existe dois estados em São Tomé e Principe?
    •Porque não canalizar parte deste meio para situação social péssima do nosso único Hospital?
    •Responsáveis do estado santomense, sejamos cuerentes, a hipocresia tem limites.
    •Para os comentadores, pelo menos alguns gostaria muito que este espaço fosse mesmo para dar contribuição em determinadas ocosiões e não ser para insultos e analises destorcidas só porque este ou aquele é desta ou daquela cor politico-partidária.

    Um abraço

  38. img
    Ola bilá Responder

    Em dois meses tudo piorou, o país de mal a pior. este governo já não tem pernas para andar. Assaltaram o poder e agora resolvem. Estamos a espera.

  39. img
    Isto está a piorar diz Responder

    Tomaram o poder e têm que resolver o problema do hospital, dos médicos e dos enfermeiros e do povo de s. tomé e Príncipe.Diziam que o governo do ADI é que não estava a trabalhar e agora?

  40. img
    Isto está a piorar diz Responder

    Cada vez pior

  41. img
    “ FÁBÚ do Erário Público” Responder

    Se ontem estava mal, hoje esta pior, que será do amanha? O ORÇAMENTO esta na GARVETA. So ATÉ abril é q será aprovado ou reprovado. . Será que ADI NÃO ESTÁ A Viabilizar o ORÇAMENTO? QUE EU SAIBA ELES ESTÃO MUDOS TODOS NA ASSEMBLEIA!! AFINAL, OQUÊ QUE SE PASSA COM O ORÇAMENTO?

  42. img
    “ FÁBÚ do Erário Público” Responder

    OQUÊ QUE SE PASSA COM O ORÇAMENTO? ADI ESTÁ MUDO NA ASSEMBLEIA…NISSO, NINGUEM PODE DIZER QUE HÁ MÃO DO ADI METIDO. APROVA O ORÇAMENTO E RESOLVÃO O PROBLEMA DO PAÍS!!!…Meus senhores, derrubaram o gov. ADI pq dentre outras coisas queriam tratar da “saúde” em STP. Tiveram pressa em voltar ao poder pq não podem estar muito tempo fora do poder. A Oposição do XIV Governo está falida. O MLSTP é mau a governar e pior ainda na oposição. Enquanto esses malfeitores… Pintos & Cia viverem estamos tramados. Sabem qt custa a viagem pra 5 pessoas a Correia do Sul? E os mesmos dizem que os cofres de Estado estão vazios? E Hospital virou pocilga?Hipócritas.

  43. img
    Rodrigues José Responder

    Afinal de contas o que a chamada Ministra ângela não conseguiu em mais de dois anos poderá este governo resolver em tão curto espaço de tempo? Já sabemos que são manobras do ADI para desacreditar o actual governo. Deviam é ter vergonha.

  44. img
    volto já Responder

    Telanon esta de greve?
    ou não há noticias?
    este jornal è um dos meios que utilizo para saber como vai este Pais.

    • img
      Flávio Responder

      Concordo consigo. Ultimanente tela nom está em crise existencial. Não atualizam as notícias, o site está parado. O que é que está a acontecer? Não têm verba???? Não têm jornalistas capazes?

  45. img
    Culorado Responder

    Os fanáticos, hipócritas/ignorantes, defensores de dois anos do XIV Governo do partido ADI dizem que:

    ” Se ontem estava mal, hoje esta pior, que será do amanha?

    Que contradição

    Durante os dois anos de XIV Governo, ouve sempre reclamações sobre a situação caótica e degradante dos serviços de saúde – único Hospital Dr. Aires Menezes teve falta de água, falta de medicamentos, falta de consumíveis, falta de higiene e meios técnicos e tecnológicos, mas nada foi feito por ADI e seu governo.

    Como é óbvio, XV Governo não possui vara mágica para em dois meses melhorar o que não foi feito em dois anos do XIV Governo que sempre assistiu e ignorou toda essa degradação.

    Sabe-se que sem farinha não se faz pão.

    Mas para observador atento e consciente terá de afirmar que o problema de saúde – já é preocupação que mereceu especial atenção na vertente prioritária do XV Governo.

    O que já é muito bom,

    Permiti-nos concluir que assim sendo daqui há menos de dois anos a situação de saúde em STP – único hospital de STP – melhorará.

    Amém!… Amém!…Amém!…

  46. img
    Culorado Responder

    Os Fanaticos defensores de dois anos do XIV Governo e do partido ADI dizem que

    ” Se ontem estava mal, hoje esta pior, que será do amanha?

    Que contradição

    O XV Governo ainda só tem pouco menos de dois meses temos que addmitir, como é óbvio, que XV Governo não possui vara mágica para em dois meses melhorar o que não foi feito em dois anos por XIV Governo.

    Mas para observador atento e consciente terá que afirmar categoricamente que o problema de saúde – único hospital de STP já é preocupação que mereceu especial atenção e de prioridade do XV Governo.

    O que já é muito bom.

    Mas sem ovo é impossível fazer omulete.

  47. img
    zeme Almeida Responder

    Valha me Deus,por favor atualizem os capitulos dos vossos jornais, Tela-Non.O ultimo capitulo foi datado no dia 01/03/2013 hoje ja estamos no dia 05/03/2013.Precisamos de informacoes atualizadas estas ja estao ultrapassadas.

  48. img
    curioso Responder

    Ao longo de vários anos e de várias experiências com várias equipas governativas ainda não se vislumbra com clareza qual o caminho a seguir?

    • img
      Culorado Responder

      Coitado! há tantos caminhos,é ou não é verdade. Vamos lá… sugere pelos menos um caminho se é que tes ideia ou competência, todas sugestões são bem vindas; e STP agradece.

      As interrogações sobre directivas de um País quando fica no ar não têm conteúdo,mas desde que esteja em causa o desenvolvimento do País qualquer concidadão deve participar com o seu saber sua inteligência sem qualquer espécie de reserva.

      O País só desenvolve com a contribuição de todos nós independentemente de sua origem, cor partidária ou religiosa.

      O País não desenvolve a si próprio.

      Em suma, o desenvolvimento de STP está nas nosssas mãos.

    • img
      Culorado Responder

      Há tema que vale a pena bater e rebater de forma construtiva.

  49. img
    Preta de santomé Responder

    Assaltaram o poder pensando com convicção de curas imidiatas e milacres mirabolantes, onde esta o José Viegas, a Elsa Pinto, o Alcino Pinto o Pinto da Costa, a Corja toda, os sem nução, sabendo que o mundo todo está em situação financeira baixa, andamos a pedir esmolas…
    Nesta historia todo o pior é que ainda assim insistem no erro, Gabriel Costa vem a TVS, disvalorizar a greve dos Técnicos do Hospital! ele é mesmo sem nução. tenho é pena da minha geração futura

  50. img
    Preta de santomé Responder

    Essa de greve é boa, agora é que vão ver como o P.T estava a sofrer em gerir isso ai vamos mostrem seus milagreiros

    • img
      Culorado Responder

      DEBATE SOBRE GREVE GERAL, NUNCA SE ESGOTA

      As pessoas que só gostam de blá, blá, blá, acham que este tema está ultrapassado, talvez por incompetência, ou falta de argumento construtivo, senão vejamos:

      A democracia consagra o direito a greve como forma de luta de cidadão manifestar, a quem de direito, seu descontentamento.

      Mas as pessoas ignorantes regozijam-se com a realização da Greve, porque não sabem que a Greve é sinónimo de quebra de produtividade e quebra de produtividade é igual a quebra de riqueza que tem como única vítima o zé-povinho trabalhador.

      Saiba que quanto mais o País for atingido pela pobreza (falta de dinheiro) mais sofre a maioria que é constituído por os menos favorecidos (zé povinho) do País.

      Os governantes, os políticos, os dirigentes e donos de poder em STP, nada têm a perder, porque com ou sem greve os mesmos continuam a receber chorudos salários, subsídios disso e daquilo, beneficiam de todas as mordomias, prorrogativas incluindo Passaporte diplomático e viajam na classe executiva.

      Enquanto o zé-povinho trabalhador sofre a baixa do seu magro salário e perde benefícios sociais.

      Concluindo e resumindo.

      A Greve tem consequências devastadora na economia de STP; e próprio menos favorecidos ( a maioria trabalhadora – zé povinho ) é que são os mais prejudicados.

      Por isso, é importante mas mesmo muito importante que os menos favorecidos zé-povinho trabalhador deve tudo fazer para evitar a realização da Greve Geral, porque a Greve Geral não compadece com as realidades de STP.

      Há que ter presente que a Greve Geral no nosso País nada resolve, antes pelo contrário, só agrava a situação desse povo sofredor!…

  51. img
    nora Responder

    ÂNGELA PINHEIRO DEU AO TAL DO GREVISTA DEMISSIONÁRIO A GRANA PARA ISSO.

    MÁRIO BANDEIRA TB SABE DISSO.

  52. img
    volto já Responder

    Meras divagações:
    Alerta laranja
    Aonde nos poderá conduzir a falta de princípios.
    Acumular fortuna de modo irregular e duvidoso em pleno exercício de funções , prejudica a economia do país.
    A má governação e falta de responsabilidade não prejudica somente o povo e país mas também o próprio governante ou dirigente.
    Que Deus perdoe a alguns dirigentes porque eles não sabem o que dizem nem o que fazem.
    Quando sucessivos governos deixam um único hospital central desprovido de quaisquer meios técnicos e humanos e inclusive até de água é porque então alguma coisa esta muito mal.
    A ideia se que a saúde existente num país é para o Zé povinho e aqueles que se auto intitulam por ricos por possuírem uma pequena fortuna acumulada e por isso se poderem se deslocar a França , Angola , África do sul ,Portugal entre outros cantos do mundo para resolverem os seus problemas de saúde se precisarem é enganosa.
    E enganam-se porque nem todas as patologias dão para seguir esta pratica : de que eu e os meus familiares temos dinheiro e por isso vamos tratar lá fora. Isto pode ser fatal.
    Existem patologias que têm que ser tratadas imediatamente ou seja no momento e ter que se deslocar para destinos distantes que podem implicar muitas horas de viagem , pode ser fatal quando apenas alguns minutos podem ser um factor determinante entre a vida e a morte .
    Não tendo piloto,, nem avião, com o quê , que se poderá contar?
    Há que ter a consciência que há fortes probabilidades de um dia não se conseguir chegar ao destino á caminho do aeroporto, dentro do aeroporto, ou ainda dentro do avião á saída do aeroporto.
    Isto não é um comentário destrutivo. È necessário levar isto a serio .
    O que mais entristece é que há vários casos que já aconteceram e que deveriam servir de exemplo.
    Até agora alguns ainda regressam e outros ficam por cá.
    Em termos pessoais , se eu fosse Presidente da Republica ou Primeiro Ministro ou outra figura de Estado sentir-me-ia humilhado se não possuísse meios que me permitissem viver com a mínima segurança a nível de saúde no meu próprio país .
    Um outro aspecto a mencionar é o pensar que com meia dúzia de tostões já somos ricos .
    Talvez não saibam, mas seria bom começar-se a fazer as contas:
    Sabem quanto é que custa verdadeiramente 1 aspirina?
    E um dia de tratamento num hospital publico?
    Quanto é que custa uma sessão de hemodiálise?
    E uma sessão de quimioterapia?
    E uma sessão de radioterapia ?
    E uma cirurgia simples?
    Todo o ser humano pode um dia vir a precisar deste bem precioso. E quando chegar esta altura não a volta a dar, e ai seremos todos iguais.
    Agora referindo-me especificamente ao meu país posso citar um episodio que aconteceu comigo enquanto eu estava de férias em S.Tomé em 2010.
    Durante um almoço familiar, um dos membros sentiu-se mal e dirigimo-nos ao hospital Dr. Ayires de Menezes. O médico de urgência pediu uma pesquisa de paludismo. O doente ao dirigir-se ao laboratório foi informado que não havia água para realizar o teste mas o que torna o caso mais chocante é que na altura apareceu um dos dirigentes ao qual solicitei o que havia de fazer. A resposta que obtive que por sinal muito esclarecedora foi: «Isto aqui é assim, isto aqui é assim, isto aqui é assim.»
    Depois desloquei-me a uma distância de 3 km á procura de um outro posto de saúde onde havia agua mas o técnico não estava presente.

  53. img
    Boyo Responder

    Nem eu , nem tu , nem ele ou ela , nem vòs , nem nòs , nem eles ou elas, vao resolver o problema de este paìs porque somos todos farinha do mesmo saco corruptos, invejosos, ladroes desgraçados. O melhor è vender este paìs. Estou cansado de toda essa porcaria , num pìs com 37 anos de independencia e tudo esta velho , sujo com pobreza por todo lado. Todos somos culpados pelo que vem passando em STP por eligir e voltar a eligir sempre os mesmos ladroes e corruptos. Todo mundo quer falar bonito mas quando chegar a tua vez nao fazem nada e nem olham para o burraco do pais precario em que encontramos. STP e um campo de refugiado nao tem muita diferença , principalmente o Principe que parece uma ilha que ainda nao foi descuberta. Todos falam agora do hospital , mas logo que buscarem quatro ou cinco caixas de medicamentos para o hospital de novo vai entrar no esquecimento de todos. Governo de STP voces nao tenhem que fazer muito è sò pintarem o hospital e buscar meia duzia de caixa de medicamento , que esse povo jà esta engajado, esse povo è muito burro e voces podem fazer o que quizerem , se deixam enganar por qualquer mesquenhice. Por isso que digo que voces nao sao culpados, porque a culpa è do povo. Somos a praga do nosso propio paìs. Com tantos paìses lindos e desenvolvidos com menos recursos que o nosso e com menos anos de independencia e sempre a seguir para frente com o desenvolvimento , enquanto que nos estamos ainda na edade das pedras como uma ilha que ainda nao foi descuberta , com problemas que jà nem deveriam existir nem mencionar. Deveriamos sentir vergonha e compararmos ao menos com Cabo verde um paìs sem muitos recursos. A pergunta è : que foi que fizemos para esse paìs rico em recursos durante os 37 anos de independencia? A resposta è: NADA. Sò discutir e corrupçao entre nòs mesmos. Somos todos desgraçados e mendigos vivendo a custa dos outros paìses , tanto como emigrantes, como os que vivem dentro do paìs. Somos a nossa propia desgraça.

  54. img
    volto já Responder

    Somos todos filhos do mesmo pai

    Que quero eu dizer que tenho tanto direito de reclamar quando me sinto lesado ou prejudicado quanto qualquer um dos meus irmãos independentemente de qualquer lugar do mundo onde eu esteja, não será por isso que deixarei de ser filho do meu país. quem não chora não mama, quem não reclama é porque esta tudo bem. Claro que reclamar não resolve a situação mas já é um ponto de partida .O mundo tem evoluido através daqueles que não se contentam com a mediucridade e lutam para um futuro melhor. Há que apresentar alternativas e sóluções mas termos consciêcia que não estamos bem já é um ponto de partida.

Deixe um comentario

*