Greve da saúde foi suspensa na terça – feira

A greve geral no sector da saúde demorou cerca de 24 horas. A paralisação geral que começou na última segunda feira, foi suspensa na terça – feira, após início das negociações entre o sindicato e o governo com vista a implementação da carreira profissional.

Diálogo e negociações, resolvem qualquer conflito. Para a União dos Sindicatos da Saúde, a greve desencadeada na última segunda feira, poderia ter sido evitada. «O prometido foi assim que começassem as negociaçoes suspenderíamos a greve. E assim foi. As negociações começaram esta mannhã(terça-feira) e decretamos a suspensão da greve, retomamos os trabalhos», declarou Bemvinda Vera Cruz, porta voz da União dos Sindicatos da Saúde. .

Segundo a porta voz, «nosso objectivo não era fazer a greve. Se o governo desse atenção a nós, quando fizemos o pré aviso, a greve não teria acontecido».

As negociações em curso, centram-se na definição do salário de base dos técnicos de saúde, que segundo a União Sindical é elemento fundamental para estruturação da carreira profissional no sector da saúde. «A implementação da carreira de base, implica a fixação do salário de base. Se o Estado não tem dinheiro para pagar a 100% o valor que exigimos, ou que virmos a acordar, damos oportunidade ao Estado para gradualmente ir pagando», concluiu, Bemvinda Vera Cruz.

Abel Veiga

.

  1. img
    fexa pata Responder

    Este governo fala ataca e ate agora nao se viu nada feito pelo Gabriel costa ele nao sabe trabalhar mais sabe sim de atacar e nao se sabe o plano directo desse Gabriel mais se ele fosse votado na urna saberiamos o plano enfim sabem e dizer das drogas e nao colocam ninguem na cadeia se nao conseguem fazer que se calem.

  2. img
    Orelha de Cauique Responder

    Ministro da Saúde sabe que com a “Reforma do pessoal ” é que permite enquadramento ddo pessoal. O que não defende este Governo é a reforma. Então como sair da greve e mesmo se sair, sem reforma é tudo temporário devido ausência de reforma no XV governo de Gabriel Costa. Gabriel Costa e Leonel Pontes(Minis. Saúde) ficam a saber que a Saúde não é brinquedo, a população não morre por vossas causas! Esta mancha vai manter e alastrar aos outros sectores como resposta de que o povo vos dará em próximas eleições. Eu vivo com fome. Mas sem saúde eu morro. Já estamos vivendo numa pobreza estrema ainda vem a greve na saúde Gabriel Costa? Este povo humilde é matado minuto em minuto com XV governo porquê????????? O OGE- Orçamento Geral do Estado do ilegal XV governo esta mergulhado em discussão de sim e da mentiras e seria bom que Gabriel aceite o debate com o ADI! Muitos sectores precisão de fazer greve. Devido o veneno que este governo usa que é não aceitar “REFORMA DO PESSOAL”
    Ora, vejamos o emprego basta ter reforma uma verdade do anterior Governo.O Governo de Governo de Gabriel diz que 34% do PIB supera o OGE do anterior Governo aceite pelo povo. Agora pergunto São Tomé e Príncipe vai com 10% e ajuda externa é 90% os 25% será o branqueamento? Logo este governo é governo de branqueamento dinheiro sujo vai entra o país agora.

    • img
      Armindo Responder

      Meu caro orelha de Cauique.

      A minha simples pergunta é porqué que tua Ministra Angela náo tratou de fazer reforma em dois anos! Havia medicamentos nos hospitais!

      Teu Patrice Trovoada fez em dois anos orçamentos sem fundo e depois andou a correr o mundo a fazer diplomacia de pedinte ele e seu representante.
      Este governo esta lá a très meses, e ja querem solucáo dos vossos erros.

      • img
        HLN Responder

        Meu caro Armindo

        O erro não é desse governo, que andou ai a 2(dois) anos mas sim dos sucessivos governos que andaram ai no nosso belo e iniqualavel país.

  3. img
    Malapê_Tema Responder

    Caro Abel Veiga,
    Depois de realçar a importância dos jornalistas participarem nas conferências de imprensa e dizer que o atual governo respeita a liberdade de expressão, e facilita o trabalho jornalístico.
    O que é de louvar e aprovar, caso seja verdade….
    Mas no entanto perante as suas palavras lhe faço a seguinte pergunta:
    As declarações do deputado Pires Neto auferida na RDP- Africa no parlamente e aplaudido perante assembleia em aconselhar o chefe do governo em comprar cães aos seus colaboradores ou mandar prender jornalistas que entrevem no trabalho do governo, não são atitudes intimidatórias ao vosso trabalho?
    Aonde esta a sua atitude imparcial perante a politica STP, ou será que essa noticia também não é importante para ser publicada no seu jornal?
    Quando criticamos temos que estar ciente que também somos criticados, duas áreas importantes para a sociedade “política e jornalismo” onde devera sempre prevalecer a honestidade, o certo, a dignidade, princípios, a honra, entre muitas outras qualidades.
    Sabendo que o nosso São Tome e Príncipe já perdeu a dignidade politica incluindo os valores e o respeito até mesmo a vergonha, todos sabemos que não existe nem um partido no pais que defenda os interesses do povo, e sabemos que o jornalismo também esta no mesmo caminho no entanto ainda acredito no bom trabalho de algumas pessoas, só lhe peço com essa arma que é o Téla-Non, ajude o povo do teu/nosso pais São. Tomé e Príncipe a desmascarar os políticos São-tomenses, expondo tanto as notícias aplausíveis como as medíocres, “SEJA REALMENTE IMPARCIAL O TEU/NOSSO POVO MERECE”.
    Esse pedido porque ainda acredito que não sejas um traidor da pátria nem tão pouco um comprado, ou um pau mandado, ou um filho do diabo.

    Viva o povo de STP..

    • img
      Téla Nón Responder

      Muito obrigado… não é fácil acompanhar na íntegra horas e horas de debate parlamentar, daí que alguns aspectos acabam por passar despercebidos. Acredite que não ouvi tais declarações no parlamento, porque não acompanhei todo o debate, nem tão pouco ouvi a Rádio que disse ter divulgado o assunto. No entanto poderá sim o Téla Nón, nos próximos dias, recolher alguns estratos do debate parlamentar, para divulgação. Não acompanhei o debate parlamentar na íntegra, mas ouvi por aí, que também o mesmo deputado Pires Neto enquanto responsável do Gabinete das Ajudas terá denunciado mais um escândalo financeiro naquele sector, com desvio de muito dinheiro do arroz. Prometo procurar junto a TVS que está a transmitir o debate parlamentar alguns estratos para informar os leitores do Téla Nón.

  4. img
    Santosku Responder

    Sr. Orelha ou qq coisa de Cauique.Quando devia -se fazer greve, vocês tinham medo de PT, porquê punha-vos na rua de imediato. Agora que o GOverno é dialogante há aproveitadores e de que maneira. Este sr.deve memória curta demais porque o branqueador de dinheiro sabemos quem foi. Sei que ainda doi a cabeça dos Adianos mas pegaram o porco no rabo e este fugiu. Esperem mais um pouco.

  5. img
    The Politics Responder

    Esta palhaçada tem de acabar de uma vez por todas. O pais não se pode levar avante com grupos sindicais que a cada certo tempo lhes apetece fazer greve para presionar o governo. É certo que eles têm seu direito a revindicação, mas o governo tem de ver a realidad e estabelecer o salario razoavel para todos os funcionarios da função public, saúde etc. e que este não seja revisto até pelo menos 3 a 5 anos de contrario isto vira uma bagunça.

    Fui

Deixe um comentario

*