Relatório Definitivo da Auditorias as contas da TVS já foi entregue ao Ministério Público

O Téla Nón teve acesso ao relatório definitivo da auditoria feita as contas da TVS nos últimos 2 anos. O documento definitivo confirma o escândalo financeiro ocorrido na Televisão Pública nos últimos 2 anos. O Governo já remeteu o relatório ao Ministério Público para agir judicialmente.

O documento diz que o exercício de contraditório feito pela ex-administração da TVS, não alterou o conteúdo do relatório preliminar, que o Téla Nón publicou no mês de Fevereiro último. O escândalo financeiro é real. O leitor é convidado a analisar na íntegra o relatório definitivo da auditoria feita as contas da TVS. Considerado um caso de Polícia que já está na alçada da justiça.

CLIQUE – relatório TVS

  1. img
    OBSERVADOR Responder

    Meus senhores,
    Algum dia e de algum lugar teremos que começar, de maneira a moralizar o Estado São Tomense. TODOS MAS TODOS que criam danos ao Estado, terá que pagar. Só assim começaremos a por ordem em casa; SEJA QUEM FOR a atingir.

  2. img
    cua lumado Responder

    Não vejo muita coisa de especial neste relatório. Até parece que estes pequenos deslizes de gestão em STP apenas existem ou existiram na TVS. E já agora falasse também de a auditria ser de seguimento das recomendações da auditoria anterior. O que foi feito das infações detectadas na mesma. Isto mais é cheira-me à persiguição.

    Fui

  3. img
    mina di célivi Responder

    Mas afinal de contas, já temos Novo(a) PGR?

  4. img
    para rir ou chorar Responder

    Explicar sem complicar.
    Óscar:
    Você chamou teus colegas de ladrão!
    AFINAL:
    O GRANDE LADRÃO,CRIMINOSO,CORRUPTO é você e todas comparsas de ADI.

  5. img
    Kua-li-tassondu Responder

    O nosso mal se calhar é este!
    Se os outros fizeram saíram ilesos não significa dizer que as coisas têm que continuar assim, e se exemplo as coisas mudaram e João for pego aí já é perseguição venhamos e convenhamos né …..
    Neste caso concordo com o senhor observador ! Temos que mudar algum dia ou em qualquer lugar!!!!!!i

  6. img
    Zedo Responder

    E quando é que sai o Relatório do STP Trading.
    Já foi o Administrador principal da STP Trading, Delfim Neves, dividir as cotas que cada um deve pagar. O Estado tem a maior parte, depois o fornecedor, depois os membros da STP Trading. Como se fosse o Estado quem fez as demarches para seleccionar os fornecedores. Se os fornecedores enviaram produtos podres, porque é que receberam e andaram a vender para o povo.Ainda mais quando este senhor a altura exercia o cargo de Ministro. Aproveitou rapidamente para criar STP Trading para cometer esta grande fraude e fazer com que o povo já tenha começado a pagar a divida dele. Como é o negócio dos compadres, pois o primeiro ministro na altura, que por acaso era do MLSTP, não devia permitir que o seu ministro entrasse num negócio destes, hoje na assembeia todos abafam o assunto.
    Espero que o Gabriel também tenha a ombridade de enviar o processo de novo para a os orgãos competentes.
    Não pode ser o Senhor Delfim a dizer quanto e quem é que deve pagar.
    Tenham a vergonha na cara
    E Ainda têm a cara para criticar os outros.
    São mesmos DESENVERGONHADOS

  7. img
    STP Responder

    Depois de ler o relatório, não vejo motivo para o grande escândalo financeiro.

    No entanto o ex-Coordenador deve responder.

  8. img
    O todo poderoso existe Responder

    Esse caso vai ser abafado, os nossos tribunais não tem esculhões para de uma vez por todas começar a responsabilizar os delapidadores dos nossos bens e abrir caminho para uma nova cultura de transparência em S.Tomé e Príncipe.

    politiquisses e mais nada, jornalista claramente cometeu as infracções, mas porque tem as costas largas ou porque é sobrinho do primo da sogra da cunhada do neto da avó do filho do irmão de alguém nos tribunais, nada lhe será feito e pronto…

    Enfim…

  9. img
    voz da razao Responder

    Penso que o cidadão tem que fazer as suas analises em relação a essas questões e acusações que se faz em STP. Quando é que os deputados e o governo que fazem acusações todos os dias ao Patrice trovoada e ao anterior governo, vão apresentar queixa no ministério publico? Será que a TVS é a única Instituição onde existem esses tipos de irregularidades como adjudicação directa em vez de se fazer o concurso publico? Eu penso que agora que se começa a fazer essas acusações é necessário que se faça uma auditoria em todas as instituições do Estado e as acusações que se faz na assembleia sejam encaminhadas de forma oficial ao ministério publico ou outras instituições competentes nessa matéria, se não for assim meus caros cidadãos é só mais um jogo politico e nós os cidadãos não podemos estar a assistir isso e a replicar essas mesmas acusações na praça publica fazendo o jogo desses políticos que nos vêem como simples instrumentos…

  10. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Politica em São Tomé é a base de perseguição,como meteram o caso no ministério, publico é o papel do governo fazer isso sim mais todos os outros coordenadores têm que ir responder pq é inadmissível uma pessoa roubar tanto dinheiro como tiveram ai a explanar na praça publica não estamos no país de brincadeira aonde que vamos parar com isso agora Governo anda a perseguir os Jornalista até Pires Neto Deputado sé xilola esta a dar opinião mais tenho um ditado bem bonito para esse senhor “opinião do “mequetrefe” não tem valor na sociedade.. Um recado a DR Gabriel Costa Senhor ministro tem que fazer mais leitura o senhor le muito mal e não sabe falar tem que mudar fala como se tivesse no manto recomendo muita leitura e por último deixa da mania de perseguição e resolve problema do Povo Abraço a todos os Santomenses..!

  11. img
    Jose Rocha Responder

    E uma vergonha. Seria bom que permitissem uma verdadira audioria aos verdadiros coruptos que se encontram na assembleia. Acabem com essa historia de imunidade parlamentar deem voces o exemplo. Deixem de inventar coisas para desviar a atencao das pessoas. O verdadeiro problema do Pais esta nos politicos corruptos que temos.

  12. img
    Jose Rocha Responder

    E uma vergonha. Seria bom que permitissem uma verdadeira auditoria aos verdadeiros corruptos que se encontram na assembleia. Acabem com essa historia de imunidade parlamentar deem voces o exemplo. Deixem de inventar coisas para desviar a atencao das pessoas. O verdadeiro problema do pais esta nos politicos corruptos que temos na assembleia.

  13. img
    Maya Responder

    Porque que o relatório não apresenta todas as paginas!?

  14. img
    eduardosantos Responder

    Meus senhores temos que fazer as coisas para termos razão tanto nacional como internacional: relatório na TVS só nos dois anos do senhor Oscar Medeiros PK? E os outros anos? Para esse tipo de coisas detectadas no relatório existem em n casos de diversos sectores do nosso País não podemos fazer justiça com dois pesos e duas medidas e depois dizem que tribunal esta ao lado de A ou B.
    Fico por aí.

  15. img
    tchuna baby Responder

    Sim escándalo como o Abel teima em dizer… mas ele terá que responder… já agora sobre o caso STP Trading um dia vi uns tantos nomes de firmas que o povo nem imagina quase todas as firmas dos ditos deputados ou os fincadamente em MLSTP E PCD da nossa praça, agora pergunto Gabriel nem fala sobre o assunto…será que não devem pagar…

  16. img
    OBSERVADOR Responder

    Meus Senhores,
    Escândalo pequeno ou grande, não deixa de ser escândalo. Portanto, como já tinha referido no meu comentário anterior, ALGUM DIA E DE ALGUM LADO; TEREMOS QUE COMEÇAR, DE MANEIRA A MORALIZAR O ESTADO SÃO TOMENSE. Falando no STP TRADING; não será nunca por conta do atual Governo. Lembre-se de que o anterior Governo de Sr. PATRICE TROVOADA, mais o seu aliado RAPOSO, é que deveria ter levado a sério esse processo. Portanto, vamos de ver as coisas partidariamente, passarmos a ver tudo como São Tomense que somos. se é que os vários comentadores que por ali passam, serão verdadeiros São Tomense e com o verdadeiro amor a terra. Não é justo, que há pessoas, que passam a vida a ESTORQUIR bens do POVO. Se começar agora, a atacar esses DANOSOS, acredita-se que tudo começará a entrar no eixo. Logo, o meu maior apelo, é de que se encontre muita rapidamente um Procurador judicial para este País. O tempo é de ação.

    • img
      OBSERVADOR Responder

      Desculpe, quis referir o seguinte;
      VAMOS DEIXAR DE VER AS COISAS PARTIDARIAMENTE.

  17. img
    Preta de santomé Responder

    A questão deixa-nos sem sombra de duvidas que é abate da pessoa do então coordenador, pois eu tenho conhecimento de ns relatorios de diversos sectores do estado na altura dos nosso camaradas e por uma questão de protecção partidaria nada se vez e diversas questões que todos temos conhecimento, mas a minha preocupação é que se houve e ficou provado a má gestão da coisa publica, por um agente, ele que seja de acordo com a Lei resposabilizado a repor ou pagar os danos cousados ou o valor em causa, eu gostaria agora que houvesse uma moralização do estado que sea feita uma auditoria profunda nas contas do estado nos ultimos 10 anos e tomassemos esse ato como um começo de boa governação e trasmparência…..

  18. img
    congratulation Responder

    O Senhor D.Neves é esperto, tb já pediu ao 1º Mnistro para endividar o País para ter como alimentar as suas empresas de obras mal acabadas.

  19. img
    melo Responder

    Auditoria deve comessar nos tribunais, Finanças, olha melhor é parar de destrair a atenção do povo, queremos é trabalho,
    Eu volto a afirmar, solução para STP, é fiderar, vamos fiderar com Um pais forte como França, RU, USA, assim como muitas ilhas da America latina,
    Solução para parar de sofrer, vamos sair do CPLP, e se possivel do continente Africano
    Vamos ficar espertos.

  20. img
    Verdade dói Responder

    Fazem tudo isso e ninguém é preso!!!
    Como é que esse país avança?

  21. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Eu menos sei do que passa no TVS e Tribunais mesma ala. Energia não chega “CASSUMA” não sei porquê? Seria bom Presidente falar no JORNAL parvo as competencias do Poder local do que falar da justiça. Em CAssuma tem varias necessidades que desde do inicio do seu mandato nada ficou feito por sua exªNelson Carvalho ou se estas a temer deve ser por sua exª ter aproveitado força do poder e tomou parcela de fulano e quando foia justiça o juiz jovem que usou a lei legal e presidente ficou culpado e vem chorar para que o juíz seja alguem do seu criterio. Nelson Carvalho deve preocupar de colocar satisfação das necessidades básicas das comunidades como energia,àgua-potável, estradas e etc… o trasporte da mais dinheiro quando turistas alugam mas as populações ficam lezadas e mal para ir a casa pagam o taxi-privado mais carro. Será que ele vai independente as eleições? Olha em Cassuma queremos saber donde vem a filosofia do Nelson Carvalho? Eu diria que vem de um génio maligno,um Deus enganador que vive numa regressão infinita para ter louvor numa contraria acção da lei. Eu já fui coisa é demais e volto na proxima semana.

  22. img
    Cassuma-sofredor Responder

    As crenças de Nelson Carvalho precisa de ser verdadeira e justificadas para tornar o conhecimento pelo menos eu que entendo minimamente o que é conhecimento. E não vir dominar população com misquinhas e depois dormir em sangue suga. Em moralizar como rei de Mé-Zochi foi bo que Pires Neto disse que agora que 21 milhõs de dolares vai ao me-

  23. img
    Dlima Responder

    Não vejo o motivo para tanto alarido, e espero que sejam todos punidos pela má gestão. No entanto, espero também que estas auditorias sejam extensivas à todas outras empresas e instituições do estado, desde a independência até a presente data, sob pena de termos uma auditoria viciada e de perseguição a alguém em concreto.

    Sobre divulgação desta notícia, devo dizer o seguinte:
    É do conhecimento dos leitores deste jornal que a relação entre o Abel Viega e o Óscar Medeiro não é a mais famosa, briguinhas de placéla…, portanto, fico com a sensação de que esta notícia serve mais os interesses do Abel, cujo objectivo é atingir públicamente a sua placéla, que dos leitores em geral.

    PUBLIQUEM

    • img
      cua lumado Responder

      Divida té opé. Agora já percebo o filme todo. talvés “Dlima” tenhas mesmo razão. Agora as peças se encaixam. Essa nossa terra não vai pra frente por estas misquinhices, rancores, uchaismos e outros comportamentos deploraveis.

  24. img
    Sou Deus Responder

    E quando é que o Relatório de Inspensão da Embaixada de STP em Taiwan, irá para o Ministério Público?

  25. img
    incompetente Responder

    Meus caros
    Não tomem partido para Oscar Medeiros porque ele está a pagar a imagem de muitos que andou a denigrir. Aqui se faz aqui se paga. Oscar está a pagar todo o mal que fez. Estou satisfeito. Isto é pra ele saber estar na sociedade e dizer o que é verdade.

    • img
      C.Semedo Responder

      Meu caro,
      Não dê vivas enquanto arde a casa do teu vizinho, porque não sabes quando será a sua. Gostaria de saber porquê auditoria apenas dos dois últimos anos e não ao período antes do Óscar? Assim sendo, tudo leva a crer que o alvo era apenas o anterior Coordenador. Gostaria de saber quem audita as contas do estado, Tribunal de Contas, Presidência da república, etc.Até quando os deputados vão continuar impunes, se fizermos um apanhado poucos hão-de escapar a justiça, e por se refugiarem na imunidade, até aqueles com contas com a justiça sabem dar opiniões. Enfim, é o país que temos! Penso que esses deputados não têm a moral nem de falar em nome deste povo. Aceitem por favor o levantamento das imunidades e se apresentem a justiça. Este refúgio terá que ter dias contados.

  26. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Caro SR Incompetente Óscar Medeiros não esta a pagar nada como o senhor a cima descreveu, ele esta a ser perseguido por Políticos, bandido e aldrabão de São Tomé e Príncipe,e é notável que vcs estão a procurar de tudo para denegrir a imagem dele mais vcs não vão conseguir nunca.há certos políticos de São Tomé que não têm vergonha na cara e se me permitam eu posso ai citar nome deles, Senhor “Delfim Neves”, Rafael Branco, Jorge Amado, Gege Viegas, Sebastião santos esse fala criolo forro para enganar povo, Maria das Neves, Elsa Pinto e o Marido que assaltou o poder esse cabrão do Alcino Pinto, Gabriel Costa actual primeiro ministro agrediu jovem na praça publica entre outros vcs deveriam ser julgado no “Tribunal internacional”

  27. img
    Setilio Vaz Responder

    Aqui se deve aqui se paga. Com janela de vidro a mandar pedradas. Toma para aprenderes a não ser ceguinho.Falta o Varela e o seu chefe. Grrupo de juga budu conde dedu.

  28. img
    teu tio Responder

    Sr.Dilma, Abel é profissional e esforsa pelo sucesso. O Oscar desentendeu com muitos sobretudo quando assumiu a Diretoria da TVS, porque se sentia protejido pelos membros do anterior governo e da ADI. Repara só: a arrogancia do Oscar chegou a afectar até as relações entre a Delegação da RTP-Africa em S.Tomé e a TVS. O Oscar andou a fazer das suas, agindo de má fé e desconsiderando alguns. Sendo assim, de quem é a culpa? O Abel? Claro que não…O Abel está sempre no seu canto e a fazer o seu trabalho.

  29. img
    Jose Patricio Responder

    Sinceramente, se a isto chamam escandalo financeiro, qual sera o qualificativo a dar aos inumeros roubos, corrupcao, jogos de interesses praticados pelos conhecidos mafiosos da praca estao refugiados na politica?

  30. img
    Sou Deus Responder

    O Orçamento de Estado foi aprovado. Viva MLSTP, PCD e MDFM que salvaram o país.MAs eram necessário 132 mil euros.

    MAs cada deputado recebeu 3 mil euros. 29×3= 87 mileuros. O Presidente da Assembleia acumolou, o líder parlamentar do MLSTP e PCD acomularam mais 5 mil =15 mil. Cada Presidente dos partidos(MLSTP,PCD e MDFM) que sustentam o Governo recebeu 10 mil = 30 mil.

    Porconseguinte. 87+15+30= 132 mil euros.

    Salvar a democracia.

  31. img
    pintinha: Responder

    Incompetente , não é a primeira vez que vejo-lhe falar do senhor Óscar Medeiros com tanto ódio . Deverias ter ódios desses nosso políticos que no parlamento só sabem falar mal dos outro como se eles não tivesses costas quentes. . . Essa historia de relatório da “tvs” não passa de falta de vergonha na cara desses nossos políticos ladrões. Eles têm sim muita inveja do senhor óscar, porque ele conseguiu na vida com o suor do seu trabalho tudo que muitos políticos não foram capazes de o conseguir honestamente .. . Se o senhor óscar fosse do MLSTP/PSD, ai sim , já seria um excelente jornalista , e como não é , ele já não presta .Pelo amor de Deus

  32. img
    Santosku Responder

    Caros compatriotas, a pouco tempo a esta parte quase todos os funcionários da TVS fizeram greve foram suspensos e depois expulsos,enfim, tudo por uma linha. A razão de toda esta nefasta situação era devido ao amando do Óscar Medeiros.Gritaram tanto em STP e hoje vocês mesmos aparecem dizendo que estão a perseguir o Òscar, que memória tão fraca.DEixem de politiquices e pensam com cabeça e não com trocos. Se o Oscar falhou lógicamente ele deve responder judicialmente e isto não é perseguição. Se houve casos que se passou como exemplo o STP trading porquê que o Governo de Patrice Trovoada e o raposo não agiram em conformidade. Um dia e de algum lado as coisa devem começar. Se o Dr. Gabriel Costa é mais corajoso que outros que la passaram vamos lhe apoiar. Sinceramente eu não entendo o quê que algumas pessoas querem. Não vejo ódio nenhum, vejo sim que ele perseguiu os seus colegas gastou o dinheiro do Povo é normal tem que haver responsabilidades.Cabeça não é só par por o chapéu, é sobretudo para pensar.

  33. img
    Carlos Santos Responder

    Numa sociedade de estado direito, onde a liberdade de expressao STP, alguns jornalista teem estado abuser dessa mesma liberdade como os senhor jornalista Oscar Medeiros por varias vezes anunciando os altos de currupcao nos pais agorao o mesmo tambem estado na lista do currptos, essas noticias o senhor Carlos Menezes o chefe da redacao da RDP/Africa nao anuncia esta noticias no noticiarios da RDP/Africa para nao defamar o seu colega e amigo. Por outro lados os juizes estao a espara que o ministerio publico envia o processo a tribunal……… Oscar recorda quando tu defamaste os juizes do tribunal o juiz Silva Gomes ja tinha avisado-te se um dia quando chegares a tribunal sabera o seu destino a cadeia central lembra que nao tens formacao superior……….?

    • img
      cua lumado Responder

      Mas um sinal de odio. Devias ter vergonha de usar este bendito nome.

    • img
      Enfim Responder

      odio… só…. rancor, uechaismo, mesquinhice, arrogancia, pouca sabedoria (porque o homem sabio não é so aquele que tem formação superior), por essa e outras esta terra não avança, só recua. Tristeza.

  34. img
    mezochi sa gi non tembeten! Responder

    tufuh inem ladlon se de santomeh cu plinxipe tudaxi ni cadjah! tudaxi!seh sovezah niuco deh!

Deixe um comentario

*