Guarda Costeira apreende dois navios petroleiros

“Marida Melissa” e “Duzgit Integriy “, são os dois navios petroleiros que a Guarda Costeira deu ordem de prisão nas águas territoriais são-tomenses. A operação que ocorreu na última sexta – feira mostra que a guarda costeira está viva.

“Marida Melissa” é um navio petroleiro com bandeira de Malta. “Duzgit Integriy tem bandeira das ilhas Marshall. Foram capturados pela Guarda Costeira, quando circulavam ilegalmente nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe. «Saímos com destino a uma patrulha, a volta de São Tomé e Príncipe  e detectamos dois navios, mandei aproximar o navio para identificar o tipo de navio» explicou o Capitão de Fragata, Idalécio João-Comandante da Guarda Costeira.

Segundo o comandante da guarda costeira um dos navios era proveniente de Angola. O destino não era São Tomé e Príncipe, e outro cuja proveniência é desconhecida tinha São Tomé como destino.

A guarda costeira através do radar apurou que estas embarcações tinham ultrapassado o limite normal das fronteiras marítimas e dai entrou em acção. « Não queriam colaborar e fomos obrigados a advertir que em caso de advir qualquer situação difícil nós não nos responsabilizávamos. Entraram ilegalmente num país e devem obedecer às leis e acatar as ordens das autoridades » declarou o Capitão de Fragata, Idalécio João.

A tripulação dos dois barcos petroleiros está a ser investigada pelas autoridades nacionais. Até esta segunda – feira, Marida Melissa e Duzgit Integriy e estão atracados ao largo de São Tomé.

Para ter mais informações sobre os dois navios clique sobre os dados abaixo :

MARIDA MELISSA http://www.marinetraffic.com/ais/shipdetails.aspx?mmsi=538090354

DUZGIT INTEGRITTY http://www.marinetraffic.com/ais/shipdetails.aspx?mmsi=249379000

Sónia Lopes

  1. img
    Carlosceita Responder

    Muito bem senhor comandante. Ninguém por mais poderoso que seja não pode vir violar o nosso espaço territorial e marítimo. A nossa soberania é sagrada e tem de ser escrupulosamente respeitada. Ainda bem que os violadores colaboraram caso contrário o canhão do nosso barco patrulha deve estar pronto para abrir fogo. Agora ou o barco tem de passar a ser o património do estado ou têm de pagar uma multa por estarem em nosso mar territorial ilegalmente alem de um pedido de desculpa.

    • img
      luisó Responder

      Para sua informação o barco patrulha não tem canhão mas sim uma metralhadora média.

    • img
      Desesperado Responder

      http://www.youtube.com/watch?v=j2kchDeX8Wk

      MULHERES DE STP,PARTEM PEDRAS ARDUAMENTE PARA SUA SOBREVIVÊNCIA

      Este é o Link,que nos demonstra a situação de sobrevivência que jovens mães,mulheres e senhoras da ilha do príncipe e também em Tomé estão sujeitas: Partem pedras desesperadamente sem qualquer condições de higiene e segurança,das 04 da madrugada até o cair da noite elas trabalham duramente como escravas para garantir o sustento das suas famílias. Tendo em conta o elevado numero de desemprego que se registam nas ilhas.ESTE É UMA IMAGEM DE UM PAIS COM O FUTURO QUE O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA E PRIMEIRO MINISTRO TEM DEFENDIDO “MAIS MISÉRIA E MAIS DESESPERO” É UMA VERGONHA SER FILHO DESTE TERRA DOS DIRIGENTES QUE DELAPIDAM O BEM DO POVO E DEIXEM O POVO NA MISÉRIA.NÃO É ESTA A IMAGEM DO PAIS QUE TODOS NOS ESPERAMOS,FAZ-SE MUDANÇA NAS FIGURAS MAS OS MÃO HÁBITOS SE MANTÊM .O GOVERNO E TODOS OS DIRIGENTES ESTÃO SE LIXANDO PARA OS PROBLEMAS SÉRIOS DO PAIS.

  2. img
    Ledji milondó Responder

    Temos que aumentar as patrulhas e equipar melhor a nossa marinha.
    Força Comandante.

  3. img
    H.Vaz Responder

    So espero que eles sejam realistas porque na verdade como Eng. no ramo petrolífero só posso acrescentar que os petroleiros são tripulação mais vulneráveis que circulam pelos oceanos e inclusivo sofrem muitas das vezes atentados a ponto de fazer entregas de artigos preciosos avaliado em soma de valores avultados enfim… Peço a autoridades Santtomenses que não veja isto como desacato ou as autoridades ou alguma resistência mais sim conjunto de duvidas por parte do Comandante… digo isto por experiência. Saudações: (Hiostrelino Vaz)

    • img
      pirilampo Responder

      so espero q saibas mesmo q estas a falar pois se nao conhences as leis de juridiçao maritima melhor coisa a faser ficar calado pois violar espaço maritimo ZONA DE JERUDIÇAO MARITIMA É GRANDE CRIME POIS DEVERIAMOS MESMO FASER COMO A GUINE BISSAO SE NAO QUISEREM PAGAR CONFISCA-SE OS NAVIOS E COLOCANDO NA ASTRA PUBLICA
      BEM AJA STP DE TDS NOS

  4. img
    luisó Responder

    Com tantos navios, segundo consta, a cruzarem as águas Santomenses e que não se sabe de onde vêem ou para onde vão e o que transportam e de quem, a GC de STP tem que ter cuidado porque neste mundo e nessas águas há muitos interesses do sub-mundo e há que tomar todos os cuidados, tanto para os homens que agem tanto para os interesses do País.

  5. img
    tamiza total Responder

    heh, heh, apanhamos os gajos com BOCA NA BOTIJA, tavam a roubar nosso petrolio. Naquela ZONA tem 2 furos. Uma de gasolina e outra de gasoleo. A rotura de gasolina no país não foi acaso. Bom Trabalho Guarda Costeira.

  6. img
    nora Responder

    NÃO DUVIDO QUE ESTES NAVIOS TÊM LIGAÇÕES COM O PATRICE TROVOADA.

    E MAIS, DE CERTEZA QUE ELE SABE O QUE O NAVIO VEIO CÁ FAZER. DE CERTEZA VEIO TERMINAR AS TRANSAÇÕES DOS NEGOCIOS DE DROGA E VENDA DE ARMAS PROMOVIDAS PELO PATRICE TROVOADA. ESTAMOS QUASE A LHE PRENDER.

    • img
      Vai tu Responder

      Deverá ter a certeza, de uma insinuação,pa-
      ra utilizar o nome próprio de Alguém.
      São insinuações,fortes demais, para um ex-chefe de Governo de “UM” PAÍS.

    • img
      Sejam Coerentes Responder

      Umas das regras do Tela Non é que os comentários não devem escritos integralmente em letras maiúculas:

      Este jornal não aceita comentários que:

      1- Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
      2 – Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas e instituições;
      3 – Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
      4 – Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
      5 – Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
      6- Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
      7 – Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
      8 – Contenham links de qualquer espécie;
      9 – Tenham cunho comercial ou de propaganda;
      10 – Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros

      No entanto vejo comentários com acusações improváveis e completamente descabidos,
      que São publicados mesmo quando quebram as regras do Jornal. O senhor Abel veiga, peço desculpa mas o senhor devia ser responsabilizado.

    • img
      João Martins Responder

      Nora, seja inteligente, se o navio fosse do Patricio Trovoada de certeza que não viria de Angola, porque em angola o petroleo é negocio do presidente. Pelo que eu saiba Patricio e o José Eduardo não se entendem. Além de mais não seria agora que ele não esta no poder e sobre varios fogos que faria chegar aqui um navio com todas aqueles produtos que tu usas.

  7. img
    conobia cumé izé Responder

    assim, está bom…sinal positivo.precisamos de mais acções desses tipo.fui

  8. img
    opinião Responder

    na verdade gostei muito de saber esta noticia… espero que os nossos governantes comessem a valorizar e defender uk é nosso é muito bom saber que o estado ja deu conta k a terra tem muito mais a ganhar com valorização do pais e as pessoas que la vivem por isso defender a patria dos invasores e sem se sujar ou deixar se corromper por dinheiro e um sinal da mudança nacional espero k continua neste caminho novo governo de SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE…

  9. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Nora tem prova daquilo que esta a dizer acusação sem prova é crime..fui!!

  10. img
    Eusebio Neto Responder

    Antes tarde que nunca, parabens Comnadante Cubillas.E este tipo de autoridades como voces que nos precisamos.Mesmo com poucos ou nenhuns equipamentos voce e os teus guerreiros estao a fazer tudo para cumprir a missao que vos foi confiada. Senhores deputados, ministros, politicos, tenham vergonha e facam a vossa parte. Viva Guarda costeira de S Tome e Principe.

  11. img
    rapaz de riboque Responder

    preocupassem em prender os curruptos e os ladrões que estão a enriquecer a custa do povo era melhor mas isso não interessa aos governantes isto como da nas vistas é mais facil a guarda costeira intervir para mostrar serviço

  12. img
    Santomé Plodôsu Responder

    Não será que vieram lavar os depósitos nas nossas águas?

  13. img
    Estrangeiro Responder

    Ainda bem que a guarda costeira trabalha. Mas, somente por encontrar navios a circular no espaco maritimo – tem que apreender logo? Duvido que seja habito internacional…

  14. img
    humor de stp... Responder

    reforcar a guarda costeira para melhor servir o nosso patrimonio , visto k no mar temos ( petroleo , pescado acima de td situacao geografica

  15. img
    graca Responder

    se por a caso os donos dos barcos nao pagarem a multa e os mesmos reverterem-se ao património santomense queira deus que nao venham a desaparecer como outros que estavam na baia de ana chave

  16. img
    graca Responder

    guada costeira estão no alto mar ,mas na terra o negócio funciona de outra maneira.uns apresionam ,outros vendem…até me faz lembrar o negócio dos barcos, 30 de setembro e o rei amador…que pena!…tanta hipócresia….

  17. img
    Bêtôdo Responder

    Está na hora de nós fazermos-no manter respeito perante outros “invasores e oportunistas”. Muito embora a insularidade nos deixe meio isolado face aos outros estados cá da Costa Africana, todos terão que saber que existe Democracia neste País e deve ser prevalecido o respeitado.Gostei da Atitude do Responsável da Guarda Costeira neste assunto. Força, pouco a pouco chegaremos lá ….

  18. img
    JOAO ALMEIDA Responder

    vale tarde q nunca.
    É sempre uma boa noticia. Alias é de espantar. Mas acreditem q é uma gotinha de agua no ociano. Pq se nos fosse-mos contabilizar quantidade de navios q violam a nossa zona maritima, nao precisava-mos nem de petroleo nem de coisa nenhuma. So das multas que esses navios eram obrigados a pagar chegaria para vivermos. Sem se falar dos barcos pesqueiro q andam a pescar no nosso mar. Porem é bom sinal. Parabens comandante

  19. img
    sungue Responder

    ummmm estamos mesmo na bandalia , ate q outra nacao entra pr cometer algo ilicito q vergonha ate quando vamos sair desta ,sei nao so o pai do ceu quem pode responder por isto e olhando pr Guarda Costeira q nao sabem o q ee sono o q ee cama trabalhao pela nacao e q nao ganham nada,vida cem grassa esta ee de Sao TOme boa os guerreiro do mar ,espero com esta partida o estado tenhao mais visao sobre eles mais, apaio q sairmos bem ,porq cada um navio q paga vai serve pr voces tambem porem nos bolsso entra no clofe como nao serve pra vos,acreditemmm q eles sao capazes como ja mostrou .

Deixe um comentario

*