“Marida Melissa” e “Duzgit Integriy “ operavam ilegalmente nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe

No julgamento esta segunda – feira, do caso dos dois navios petroleiros, que foram capturados pela Guarda Costeira, ficou provado em Tribunal que os navios entraram ilegalmente nas águas territoriais são-tomenses e realizaram operações também ilegais, há cerca de 6 milhas da terra.

O julgamento do caso dos navios petroleiros, pela primeira vez apreendidos nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe, pode levantar o véu sobre alegadas acções de pirataria que ocorrem no Golfo da Guiné e que aos poucos se aproximam do espaço territorial são-tomense.

o navio “Marida Melissa” tem bandeira de Malta e “Duzgit Integriy “ tem bandeira das Ilhas Marshall, mas são comandados respectivamente por um turco e um ucraniano.

Ambos capturados pela Guarda Costeira no dia 15 de Março, porque operavam a distância de 6 milhas da costa são-tomense, onde faziam transbordo de combustíveis sem pedirem autorização às autoridades competentes de São Tomé e Príncipe. Isso ficou provado esta segunda feira no início do julgamento.

Nenhuma das instituições do Estado com competência para autorizar a entrada de navios no país, sabia de tais operações de   “Marida Melissa” e “Duzgit Integriy “ à 6 milhas da terra.

No entanto no julgamento,  um dos comandantes das embarcações, agora constituído arguido, garantiu que recebeu orientação de um dirigente de São Tomé e Príncipe, para entrar no espaço marítimo nacional. O Juiz do caso desafiou o arguido a identificar o tal dirigente, mas o arguido se recusou em fazê-lo.

No entanto a guarda costeira que apreendeu os navios e outras instituições do estado que têm competência para autorizar a entrada de navios no espaço marítimo nacional, provaram em Tribunal que os dois navios operavam sem qualquer autorização de tais instituições.

Documentos apresentados no Tribunal, provaram que o negócio de transbordo de combustíveis perto da costa são-tomense, está a ser desenvolvido há mais de 4 meses. No dia 6 de Dezembro do ano passado, uma das embarcações fez transbordo de combustível, para um dos navios que estava ancorado ao largo de São Tomé, no âmbito do famoso porto flutuante, que estava a ser promovido pelo anterior governo.

Tal operação de transbordo de combustível, sem o conhecimento das autoridades portuárias e marítimas de São Tomé e Príncipe, segundo os registos documentais, decorreu na zona do ilhéu das Rolas, no sul da ilha de São Tomé, a 3 milhas da costa.

Segundo a legislação marítima que tem servido de suporte para os advogados em julgamento, tais operações de transbordo de combustíveis podem ser realizadas legalmente a distância mínima de 20 milhas da costa. No entanto  os navios  “Marida Melissa” e “Duzgit Integriy “, foram capturados em tais operações a 6 milhas da costa são-tomense.

A Guarda Costeira que exibiu imagens captadas por radar que confirmam a violação do espaço marítimo nacional, e a realização de operações duvidosas por parte das duas embarcações, realçou no Tribunal as consequências de tais operações para a fauna marinha.

Segundo o oficial da guarda costeira que apresentou os dados do radar, a continuar tais operações  de transbordo de combustíveis, tão perto da costa, o pescado poderá ser simplesmente dizimado.

O julgamento prossegue esta terça feira. O Tribunal e o país estão ansiosos em saber quem é a pessoa que segundo um dos comandantes do barco, deu ordens para que as embarcações entrassem nas águas territoriais nacionais, para realizar o negócio de combustível, em prejuízo dos interesses da República.

Abel Veiga

  1. img
    toresdias Responder

    bom só…

  2. img
    semedinho Responder

    Quem quiser obter toda informação,ligue para Sr:
    VARELA:9904719/9934480
    Ele está efectuando todas as operações de CONTRABANDO à Mando de Patrice Trovoada.

  3. img
    para rir ou chorar Responder

    Tudo sobre o CONTRABANDO nas nossas aguas,contactem Sr AFONSO VARELA.Ele é o BOSS e comanda as operações à mando de PATRICE TROVOADA.
    Sabem porquê ele tem estado no Tribunal,nestes casos de navios?
    EU SEI.

    • img
      emigrado Responder

      Eu tanbem sei.
      Sentenciem-nos com pena de prisao efetiva, que eles abrirão a boca…
      Cuide-se Patrice.

  4. img
    melo Responder

    O POVO DEVE SAIR A RUA E GRITAR CHEGA.
    TANTA POBRESA E OS OUTROS SO EM NEGOCIADAS MEU DEUS, ATÉ QUANDO
    VAMOS SAIR PRA RUA E POR PONTO FINAL NISTO, CHEGA DE BRINCAR COM POVO.
    CRIANÇAS A MORER, POPULAÇÃO SEM AGUA SEM LUZ, SEM HOSPITAL, MEUS SENHORES VAMOS CRIAR UM MOVIMENTO POPULAR COM MAIOR BREVIDADE.
    VAMOS FIDERAR ESTE PAIZ, OS FRANCESES VÃO QUERER QUE SÃO TOMÉ SEJA UMA DAS ILHAS DE FRANÇA. VAMOS TIRAR TODOS ESTES SACARNAS E VAMOS EMIGRAR PRA UMA NOVA HERA

  5. img
    má fé Responder

    Quem esta por de trás de tudo isto é Patrice Trovoada e Afonso Varela. Vejamos: O que é que Afonso Varela anda a fazer no referido julgamento? Os navios são turcos. Do meu conhecimento o Patrice Trovoada esteve recentemente na Turquia e encontrou-se com os donos do navio. Há um e-mail que foi enviado a Hull Blyth que é falso pois o conteudo do e-mail que o Sr Abilio Neto se referiu no programa da RDP AFRICA( radio dos mafiosos) não do conhecimento da Administração da Sonangol. Afonso Varela e Patrice Trovoada são grandes mafiosos. Eu estava contra as declarações do Jorge Amado mas hoje já dou-lhe razão. Estes gajos são mesmo mafiosos.

  6. img
    luisó Responder

    caro Abel veiga:
    veja se tem mais atenção ao que escreve e como escreve pois o texto tem vários erros.
    Quando se utiliza …há… é do verbo existir e não se pode escrever no sentido em que o escreveu várias vezes.
    Mais atenção ao português…

    • img
      Telá Responder

      Deixa de ser mesquinha e foca no essencial.
      O português aqui não é o fundamental, mas sim, os nossos dirigentes. Pelo país que conheço, em breve os barcos já estarão livres e ninguém chegará a conhecer quem deu ordem para fazer o transbordo de combustíveis.
      Se povo focar nas questões principal, de certeza que o nosso país irá mais longe, mesmo tendo um mau português.

      • img
        pirilampo Responder

        a pois concordo com sigo pois melhor arma o saber e esecuçao pois espreçar ebem e na hora da verdade minjar nas calças nada a ver pois seja dono da sua boca doq escravos da sua palavra …quantos juristas quantos licenciados temos no parlamento em geram mas mesmo assim stp ta no estado q esta

        • img
          O Revolucionário Responder

          Caro ” Telá e Pirilampo”.. Deixemos de ser ignorantes e respeitemos as opiniões alheias, pois se o prezado “Luisó”, fez essa observação fê-lo bem, isso mostra que ele estava lendo pra entender e e também aprender… Todos escrevemos mal, muitas vezes por descuido ou porque não sabemos como escrever determinadas palavras, por isso é sempre bom quando alguem nos emenda ou nos alerta como pretenderes!! Aquele que não aceita uma observação sincera não é digno de se connviver numa sociedade (Abraham Lincoln-16º Presidente dos EUA), por isso não venham ai com gracinhas de quererem mostrar serem aqueles que mais importam com a situação em que o país se encontra, pois se a menos 60% da população Santomense soubesse ler e escrever bem o pais não estaria como está, são esses pequenos erros que nos coloca também atrás do mundo… Cresça e aprenda com os pequenos detalhes ok!! Um bom artigo caro “Abel Veiga”, espero que continue sempre nos fornecendo mais informações acerca das situações do nosso maravilhoso pais..

    • img
      João Martins Responder

      É só para dizer que o há – é presente do indicativo do verbo haver (não do verbo existir) na terceira pessoa do singular.

  7. img
    Jacinto Lucas Responder

    Amigo “Melo” eu vou sair a rua contigo que nem português sabe escrever. Vai procurar fazer outra coisa porque assim não te safas.

  8. img
    fada Responder

    Realmente há muitos erros e frases sem nexos.

  9. img
    má fé Responder

    Aqueles apoiantes do ADI e Patrice Trovoada já não têm argumentos e agora estão é preocupados com o Português do Abel Veiga. Força Abel Veiga, o importante é mensagem que estás a passar desmacararando estes mafiosos e malfeitores.

  10. img
    E. Santos Responder

    Quem é a pessoa.hehehehe, mais um teatro para o país rir.
    Posso adivinhar quem é a pessoa?…Esta pessoa forjada só pode ser Patrice Trovoada e o XIV governo constitucional. Afinal de contas, quem é o bandido da vez. Pronto, aqui está a alegada prova que faltava para os meter na cadeia.
    Qual dirigente qualquê? Passa pela cabeça de alguém que um navio entra em teritório nacional porque recebu ordem de um dirigente? E se eu disser que fui eu que me fiz passar por dirigente e lhes disse para entrar, a casa é vossa. Vão acreditar?
    Façam-me o favor.
    Gostava é de saber de quem é o cêrebro tão minúsculo que anda a gastar tanto dinheiro do país só para ver oposição na cadeia.
    Quem é que vos está a instruir nisto? A troco de quê? Do dinheiro para o OGE 2013? Abram o jogo. O povo precisa saber a verdade.

  11. img
    Jose Andre Responder

    Se efectivamente tinham recebido ordens de PT e Varela que altura estavam no poder, como alguns indiciam, porque se mantiveram dentro das nossas, ate esta altura em que os navios sao apreendidos, sabendo eles que quem supostamente os tinha autorizado a realizar tais manobra ja nao se encontram no poder? Sera que nao tiveram tempo suficiente para deixarem as nossas aguas se efectivamente tinham recebido ordens do governo anterior?

  12. img
    para rir ou chorar Responder

    GRANDES BANDIDOS E TRAFICANTES DO ADI:

    PATRICE TROVOADA,AFONSO VARELA,LEVY NAZARÉ,CARLOS STOCK,AMERICO RAMOS,AGOSTINHO FERNANDES,PADRE OLINTO DAIO,CARLOS VILA NOVA,ARLINDO RAMOS,SALVADOR RAMOS,ABENILDO OLIVEIRA,ANGELA PINHEIRO,ROBERTO RAPOSO,coadjuvados por Abilio Neto,Jorge Gonçalves(rdpafrica),Oscar Medeiro,Carlos Menezes,Jet Moniz….e companhia limitada do ADI,
    Venderam suas almas e o nosso S.Tomé e Príncipe.

    • img
      pirilampo Responder

      desculpe mas acho q nao sabes pra onde estas a publicar isto nao se trata de um chat normal mas sim pra olho de mundo por tanto se es santola de verdade a coisas q se diz pra bem estar de stp mas estas babuzeiras nao convenhamos pq embora estejam no mesmo barco mas nao sao tds iguais q provas tens tu pra julgares e deseres q eles q tem a ver com os 2 navios convenhamos dar contrebuto mt bom mas com veracidade dos factos

      • img
        O Revolucionário Responder

        Caro “Pirilampo”. Não utilizas nenhum tipo de acentuação nas tuas frases, conetores de discursos, claresa e essas cenas, assim fica dificil de entender o que tu queres manifestar…

    • img
      Abençoado Responder

      Para rir ou chorar, até a onde irá a vossa demência? O Pinto da Costa, Gabriel Costa estão a vos deixar todos doidos varridos. Coitados. Odio é mesmo uma coisa muio ruim. Faz sofrer muito quem tem esse sentimento. Contadinos dos pintistas e dos seus ratinhos, estão todos no estado de demência. Vão se fazer corar, e deixem de projetar uma imagem netatiga dos santomenses. Têm mesmo conciencia do que estão a fazer contra este povo que naivamente acreditou em PInto da Costa e lhe deu uma segunda oportunidade de fazer algo de bem para este país e este povo que ele tanto distruiu?
      Sto Tomé podereso vai fazer justiça!

  13. img
    luisó Responder

    Porque é que ao abrigo da cooperação militar que já existe há mais de 20 anos com Portugal, não fazem um acordo para que Portugal mande uma corveta para STP e aposto que o problema se resolvia em um ou dois meses.
    Portugal faz isto e muito bem nos mares da somália contra os piratas também podia fazê-lo aqui.

  14. img
    Pão com Chouriço Responder

    Tudo isto são armadilhas e actos de corrupção deixados pelo senhor Patrice Trovoada. Ainda bem que Pinto da Costa tirou este governo caso contrário estaríamos lixados. Eu bem notava que existia algo que não batia bem com este projecto de porto flutuante feito as escondidas, operando a calada da noite. Agrdeço bastante a nossa marinha pelo trabalho

  15. img
    pv Responder

    Se bem entendi, o que se passou foi que houve um transbordo de combustíveis entre dois barcos ilegalmente nas aguas territorial de STP, é crime e ponto final. Não entendo porquê que um jornal como Téla Non não vai um pouco mais longe nas suas noticias, limitando simplesmente em fazer parte do joguete político. Esses barcos pertencem a qual empresa? Quem são os donos ou sócios dessa empresa? Que ligação existe entre essas empresas e o tal dirigente abstracto?

    • img
      Anastácio Lima Responder

      Desde que o senhor Patrice Trovoada fugiu do país que eu desconfiava que qualquer coisa estava escondida e pronto a arrebentar. Ai está o resultado. Este senhor arrumou negócio dele de barcos, portos flutuantes e outras porcarias, e depois de ser corrido pelo senhor presidente da república, com medo que as coisas complicassem fugiu do país e está em parte incerta. Ele deveria estar cá no país para responder por seus actos criminosos. Ele não pode fugir com medo das consequências daquilo que ele andou a fazer ao país. É muito triste tudo isto. Agora o país transformou-se numa plataforma de negócios sujos e obscuros no alto mar cá na zona do golfo da guiné. Tudo isto é uma má reputação para o nosso país. Quem vem cá investir com este clima? Este caso tem que ser esclarecido totalmente e o país tem de fazer tudo pata limpar a sua imagem.
      Nunca esperi que este homem fosse capaz de tanto.

  16. img
    explicar sem complicar Responder

    Parabéns Senhores da Marinha por este exercício.Salvaguardemos e salvaguardemos o que é nosso.
    Afinal de contas o Sr JORGE AMADO,tinha razão.
    TUDO ESTÁ VINDO À SUPERFÍCIE AOS POUCOS.

  17. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Bem ando assistindo, com muita cautela o caso dos navios que foram Presos pelos nosso Militares da Marinha,isso demonstra que as autoridades estão a ter mais atenção, com o nosso território marítimo, mais quero deixar ai bem claro a minha preocupação sobre algumas acusações que andam a fazer eu não quero ai defender A, B,C, D mais quero sim que a justiça reúne os mecanismos necessário, para dar o devido tratamento em epígrafe, porque é grave escondermos no pano preto que este jornal nós oferece esta fazer acusações, é grave isso acusar pessoas sem ter provas se bem que quem faz essas acusações são pessoas que não gosta do Patrice Trovoada, e Afonso Varela, não se pode basear na politica para denegrir ninguém sem ter provas, no meu caso eu vou esperar pelo o desfecho desse episódio, gosto de fazer as minhas diferenças, porque em São Tomé e Príncipe, não tem nenhum Politico que seja digno com o nosso Povo que vota neles e eles não desenvolvem o país nem apostam nos Jovens falo isso com muito sentimento, Pinto da Costa e Alcino Pinto tomaram poder se bem que não foram eleitos nas urnas e mais tomaram posse na secretária, espero que deixem de perseguição e trata do povo porque os novos membros desses actual governo também podem ser suspeito mais nem por isso podemos esta aqui a difamar eles sem ter provas isso não se faz pessoa madura, que estudou não faz isso só mesmo políticos sem vergonha.fui
    ( Sei que não gostam de quem fala a verdade mais tem que ser)

  18. img
    Jorge Dinis Responder

    Este é o resultado de deixem-nos trabalhar

    Quem mais vezes falava de corrupção afinal era um GRANDE LARAPIO cadeia já e INTERPOOL porque este e este está metido com redes Terroristas Internacionais GIAD HEZBOLLAH e AL KAEDA. Vai com os seus para o Inferno deixe sim STP em PAZ para sempre. O dinheiro para as Eleições tinhas sim deste canal.

  19. img
    zeme Almeida Responder

    Este STP nunca ira conhecer o seu desenvolvimento com gente destas e os PAISES ricos continuarao a ficar ainda mais ricos.Gentes retrogadas e caduca é que posso classificar a muitos que me antecederam nos comentarios.Os PAISES desenvolvidos só estao para enganar os mais pobres como somos burros de natureza continuaremos no estado que estamos{pobreza} .Neste mundo desenvolvimento passa-se muita coisa e nós como estamos no cu do mundo vamos continuar a ver a carroca a passar e continuremos sempre ladrar.Esta politica de lavagem de dinheiro e outras passam-se nestes PAISES e como querem para continuarmos nas maos deles,fazem de tudo para q ficarmos sempre a mando deles.Pergunto a todos voces o que vamos ganhar com isto?Estamos a abrir o nosso cu sem nenhuma contrapartida meus caros compatriotas e deixem disto.Nenhum dos PAISES ricos esta interessado para o desnvolvimento da {AFRICA}Abram os olhos venham ao mundo exterior aprender o que é desenvolvimento.Estar ca neste cu do mundo nao irao a lado nenhum com esta politica.

  20. img
    Atanasio Gomes Responder

    Um ladrao tém somente 99 dias para roubar e ultimo dia é para dono ,é isto que aconteceu com esses navios que foran apriendidos ,nesse caso o povo vai sabe quém é esse ladrao que andou aroubar durante 99 dias dimais é molestia como, dis o ditado de saotomé agora a bola està no campo de juiz de tribunal para fazer povo conhecer realmente quém sao esses mandatarios

  21. img
    Pretugues Responder

    Antes de tudo gostaria de agradecer o trabalho feito pela guarda costeira de STP.estao de parabens pelo servico prestados.Mas ao mesmo tempo faz me confusao que no dia do transbordo do combustivel para o navio flutuante aonde estava guarda costeira sabendo que as operacoes foram feitas a poucas milhas da costa; e se souberam porque que estava informacao so vem ao publico agora.Nao vamos referir ai nomes como AFonso Varela e Patrice Trovoada porque as coisas ainda estao a vir a cima.Jorge Amado que se cuide.

  22. img
    JOAO ALMEIDA Responder

    MELO concordo plenamente contigo.
    até iria mais longe. ESTADOS UNIDOS deveria receber esse pais mmo q seja a força. Assim quem fizesse coisas dessas iria seguramente a cadeia. as pessoas passariam a respeitar melhor esse povo q por sinal é muito bem falado por onde passo. Infelizmente por causa desses bandidos tamos a ficado muito mal na fotografia. Os tribunais tenhem q apurar as verdades e meterem os criminosos na cadeia.

  23. img
    CONCLUSÃO Responder

    vamos esperar para ver mais coisas.
    O que os comandantes falaram ainda é pouco, a mais coisas por detras.
    porada com eles para abrir a boca e dizerem quem é o CHEFE.
    Espero para concluirem
    O país é de todos nós Santomenses
    salvemos de uma vez por todas a Pátria.

    • img
      agua viva Responder

      CONCLUSÃO,concordo contigo, esse caso é de interesse nacional, por isso deve ficar bem esclarecido. os agentes judiciais devem usar todos os meios legais para fazer abrir a boca desse comandante comandante e desvendar o segredo

  24. img
    eduardosantos Responder

    Meus amigos vamos esperar para ver. O Comandante disse que teve ordem do Governo para entarar no nosso espaço e não disse que teve ordem do Ex, Governante, são coisas totalmente diferente e há quase 4 meses que vem praticando este acto.

  25. img
    Santola Responder

    Emprimeiro lugar, meus agradecimentos pela coragem tida dos guardas costeira de s.tomé e príncipe ao mostrar ao país que as nossas águas não estão só e nós também que estamos em portugal estamos sempre de olhos bem abertos aos acontecimentos de tudo e todos quanto passam em STP, por outro lado pra já torna se obrigatório saber quem deu tal ordens aos navios e o culpado ser severamente punido, e depois com o dinheiro da endemnização deste processo salvar a população de Santa Catarina que ultimamente veio a televisão reclamar da sede e escuridão em pleno século 21, no meu caso não sei se ia conseguia me suportar se tivesse que ficar na escuridão a não ser que seja escuridão para todos. contudo,ainda a volta da situação dos navios é preciso que os santomenses se unam de uma vez por todas no sentido verdadeiro da união e tome as devidas decisões nomeadamente parar com isto de (deixar andar porque não sou eu que vou consertar o mundo, as pessoas têm que começar a pagar pelas atrocidades que cometem etc…etc…) porque do contrário a consequencia é o povo vai sempre pagar por eles com sofrimento como muitos estão a pagar por outras graves situações anteriores….obrigado pela atenção

  26. img
    mauro almeida Responder

    Esse patrice que venha pra ver o que lhe acontece, só mesmo os santomenses ignorantes ou aqueles que tenhem algum proveito para tarem a favor desse bandido. o preço do desenvolvimento seriam as bandidagens todas, stp vai avançar mas com a cabeça ergida.

    • img
      VABÚ Responder

      É por isso que STP desenvolveu bastante com os camaradas do MLSTP e PCD. Agora serão eles a avanças STP de cabeça erguida. PALHAÇO SEM GRAÇA

      • img
        mauro almeida Responder

        ó shr. vabú, a verdade doi né? va ver se no kosovo ta fazer calor. deves ser um dos mendigos do patrice trovoada.

  27. img
    Eusebio Neto Responder

    Esta situacao e extremamente delicada e muito oportuna para se apurar de uma vez por todas quem e realmente amigo e defensor do martirizado povo de S Tome e Principe. Nao vamos admitir que os nomes dos mandantes desse negocio sujo e de trafico a todos os niveis fiquem nos segredos dos Deuses. Doa a quem doer, exigimos os nomes quer eles estejam ou ja estiveram no poder. Alias, e inadiavel limpar nomes e ou louvar nomes. Por exemplo, tem se falado muito do Varela e do Patrice. Serao eles ou nao? E nao havera mais gente? Senhor Juiz, faca o seu trabalho e apresente ao povo e ao mundo os resultados. Ja agora, aproveito esta oportunidade para rogar ao nosso grande comentador e investigador Abilio Neto da RDP Africa para nos ajudar a descobrir quem sao os patroes desses traficantes. O pais que saber quem sao os cidadaos santomenses que estao metidos nessa aldrabice. Sejam praticos e rapidos!

    • img
      tavares Responder

      Meu amigo Eusébio Neto,
      Se quiseres saber algo sobre “tudo isto” é MELHOR ouvir da minha boca e não de ABILIO NETO.
      Sabes porquê?
      Resposta dada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. img
    consumado Responder

    a unica coisa que sei é que dessa vez até o diabo chateou no inferno. ou seja eles vinham realizando tais operações de tempo em tempo, e dessa vez o tiro lhes saiu pela colatra.

    e valera esta no julgamento como informante do patrice. isso so cego é que n vê. a primiera decisão do tribunal deveria ser. confiscar e nacionalizar os referidos barcos. e dessa forma serviria de exemplo ao demais embarcaç~es que escolhem mar de S.tomé pra abusar.

  29. img
    Carlos Garrido Responder

    Caros amigos,
    Podemos não concordar com algumas opiniões do Abel Veiga, mas não se pode deixar de reconhecer o papel do Telanon no panorama jornalístico nacional e na concretização do direito de liberdade de expressão. refiro-me mesmo aos comentários às vezes um pouco inflamados de uns e outros. A verdade, porém, é que o contribuinte não pode pagar para que indivíduos como Victor Monteiro, que é Director de Gabinete de Sua Excelência Senhor Presidente da República, venha para cá fazer uma guerra que ele pode fazer numa outra tribuna. Ele é político, pode dar a cara e dizer o que lhe vai na alma, o que o cidadão comum não pode fazer. Votei Pinto da Costa, mas não votei Victor Monteiro, que só prejudica a imagem do Presidente e as suas decisões com as quais eu até concordo. Foi Victor Monteiro e o Gica Simão, conhecidos, aliás, no próprio Palácio como os mais preguiçosos. Por exemplo, falei com o Advogado Pascoal Daio e mesmo com o Pósser que foi advogado do Estado e ambos confirmara-me que nenhum dos Comandantes disse que tinha autorização de seja quem for para entrar. Por isso, acho que devem ser sancionados. Mas é absurdo dizer que um barco apanhado no dia 15 de Março foi autorizado pelo anterior governo. Então o que está a fazer Gabriel Costa? Os navios nada têm a ver com Taiwan, são propriedade sueca com bandeira de Malta e Ilhas Marshall. Como falar de Taiwan, querem é fazer perder ainda aqueles tortões que nos dão Taiwan? Mas se o novo governo não quer nem barcos de Taiwam, não quer os seus negócios, nem próprio Taiwan, sabe o que fazer. Por fim a todos os acordos existentes e não ficar aqui a por o país em risco, quando ainda não arranjamos outra solução. O que me interessa é dinheiro para o país, mas limpo e justo, seja de Taiwan, americano chinês, angola, seja quem for. Mas não se pode transformar um Palácio de um país em um laboratório de intrigas do senhor Victor Monteiro e Gika Simão.
    Carlos A. Garrido

  30. img
    zeme Almeida Responder

    Informe com verdade Jornal Tela-Non.Procure o Dr.Pascoal Daio que tem melhor informacao do tripulantes dos barcos.Muita neste espaco de comentarios andam a fazer acusacoes falsas sem saber as verdades.Por favor esclarecam bem e dignifiquem o vosso jornal.Nao existe nenhuma pessoa por detras disto com vém dizendo.Esclarecao com verdade que o povo agradece senhores jornalistas.

  31. img
    alberto junior Responder

    Carlos Garido!
    pashôl ti na kúi.

Deixe um comentario

*