“O cerco está montado”

É um artigo que reflecte a situação na Guiné Bissau, após a detenção do almirante Bubo Na Tchuto pelas forças especiais norte americanas de combate ao narcotráfico. Um artigo que o Téla Nón extraiu do blog “Ditadura do Consenso” do jornalista guineense António Aly Silva.

“O cerco está montado”

A Embaixada dos EUA em Dakar, reuniu-se com as forças de informação de segurança do Senegal. Motivo: querem a colaboração do Senegal para não permitir a circulação, passagem ou refúgio dos militares indiciados no tráfico de drogas, e daqueles indiciados nas sanções. Mas também igualmente dos políticos suspeitos, no seu território. Os EUA solicitaram ainda a colaboração e ou autorização para os seus agentes agirem em território senegalês na eventualidade de uma intervenção (captura ou neutralização). E quer a intervenção senegalesa junto dos demais Estados da CEDEAO.

Os EUA obtiveram total anuência e colaboração, com excepção de algumas reticências impostas pelo Burkina Faso (ao que parece também nada à vontade nesses negócios). Esses dados reforçam cada vez mais a ideia de uma intervenção de Forças Especiais dos EUA na Guiné-Bissau para limpar o “ninho” de narco traficantes e dos militares ligados ao trafico de drogas instalados em Bissau. Esse facto ganha maior consistência, se se atender que, actualmente, os EUA têm no terreno mais de 25 agentes de alta operacionalidade e mais de 200 homens das Forças especiais dos “Marines”, instalados na vizinha República da Guiné Conakry e prontos a intervir na Guiné-Bissau apoiados por helicópteros de assalto e de combate equipados com heli-canhões.

Igualmente, as mesmas fontes deixaram perceber a existência de meios navais de intervenção rápida em dois pontos cruciais de desembarque para aceder a Bissau, uma pela zona de Pikil e outra pela via Bissalanca, num roteiro de assalto que tem sido estudado ao pormenor há mais de 9 meses. Para além dos drones – aviões espiões não tripulados. O cenario de uma intervenção esta montado, e o dia de hoje será crucial… tal poderá ser hoje, amanhã ou depois de amanhã, mas nunca será adiado e nada será como dantes. É que isso de meter-se com a Nação mais poderosa do Mundo tem que se lhe diga… AAS

Fonte ” Ditadura do Consenso”

  1. img
    ali baba Responder

    Ninguem se meteu com ninguém, mas sim os estados unidos agora é que querem algo que Guné Bissau tem.

    epa, nunca vi pais mais descarado que esse, como os EUA, e dirigentes mais estupidos do que os africanos, pois aceitam tudo…

    Sejam lá golpistas ou nao, é problema politico deles, agora os EUA, como sempre, vao entrar como os maiores jaudadores do mundo, para impor seu poder, suas bases, e sacar recursos naturais e outros tantos.

    • img
      Fruta Fruta Responder

      Desculpa a minha ignorancia. O que é que Guiné Bissau tem? Ainda sou do tempo dos dois eixos do mal. Eram os americanos e os russos. Hoje já não tenho noticias de quantos existem.

  2. img
    yanite Velosia Pires Responder

    Se os teus projectos forem para um ano, semeia um grão. Se forem para
    dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.
    (Provérbio chinês)

  3. img
    mana Responder

    Agora falta localizar o Patrice trovoada e que o mesmo explique a sua fortuna.

    • img
      lupuye Responder

      ahahahahaha, a fortuna deste? Nunca saberas de onde veio.So ele e o pai dele e que sabem.

    • img
      Migo mú Responder

      O mais certo é que a fortuna dele não veio do roubo do dinheiro do povo de STP como é o caso de grande parte dos militantes dos partido de salvação de STP (MLSTP, PCD e MDFM). Eles continuarão a roubar-te para criarem fortunas aqui e em Portugal e tu continuarás preocupado com a fortuna de Patrice Trovoada. Meu ignorante, procure conhecer os teus direitos.

      • img
        Pema Pema Responder

        deves ser um daqueles k patrice trovada fez lavagem com os seus milhoes……toma juizo e deixa de defender ladrao………é tão certo k ele é traficante como 1+1=2…..hihihihi idiota.

  4. img
    justino couto Responder

    Querida “Mana”, quando foi a última vez que foste ao dentista? O seu comentário cheira mal!!!

    • img
      Pema Pema Responder

      Nao tao mal como o seu……no seu caso deve ser falta de banho…….idiota, quando n tem o que comentar opta para o mais simple “nao comene”….sem valor,

  5. img
    Barão de Água Ize Responder

    Traficantes de droga devem ser aprisionados e julgados. Não importa se são os americanos, suecos ou chineses que os apanhem à mão. Um Estado não pode ser uma central de lavagem de droga.

  6. img
    toresdias Responder

    Este é um aviso para o Patrice Trovoada, os dias dele tb estão contados. Já está indiciado, falta a segunda fase, pegar-lhe com boca na butija. Onde há Deus não há noite. é só mais um tempinho .
    Aos lembegóais do Patrice comessem a aproveitar ao máximo, para que mais tarde não dizem « ungá sébé? …. ça tagíêêê…
    A ver vamos.

  7. img
    verdadeiro Responder

    Bom dia a todos onde está o Bidão com seu grupo Delfim Neves, para falar sobre os jornalistas, estou a espera de ver algum artigo sobre isso no Telanon, não sabem do que eu estou a falar pois não! E claro não se fala quando estava o ADI no poder, todas as acções do Governo eram vista com mau olhar.
    Hoje existem dois Jornalistas em situações complicadas;
    Um está (Banido) de exercer qualquer função de Jornalista, como foi preferido no Despacho do Director da TVS actual, escrito nesses temos mesmo Banido.
    E O outro foi ontem ao Tribunal responder pelo um relatório de Auditoria, as contas da TVS, sabemos de quem estamos a falar?
    Agora eu pergunto quantos relatórios existem hoje no Ministério Público Contra, Delfim Neves, Elsa Pinto, 5 Milhões do Brasil, GGA, GGA2, Caso Barco do Príncipe, Caso Doca, Baco Central do seu Primeiro Edifício, Os Passeios, Balneário, Governo de Rafael, Maria das Neves VS marido, Governo PC/MDFM, a lista é tão longa que não teríamos como ler.
    O governo deu ao Delfim Neves agora tanto dinheiro para comprar arroz, sabendo que ele levou o estado aos Tribunais e recebeu muito dinheiro.
    Vamos falar a verdade meus Senhores, cade aquela solidariedade que todos vocês tinham ao favor dos outros jornalistas!
    Fico por aqui.

    • img
      mimi Responder

      Cada caso é um caso e cada um tem o seu tempo e importancia… Mas que o governo anterior exagerou nas Perseguiçoes sem fundamento, lá isso fez!

      • img
        Migo mú Responder

        Se o Governo anterior exagerou, o teu governo actual deve fazer o mesmo. ESTUPIDO!

  8. img
    Ledji milondó Responder

    Força América contra os terroristas,os traficantes, aventureiros, gananciosas que conseguem fortunas ilicitamente para massacrarem pessoas honestas e trabalhadoras, em suma, para torturarem o Povo.

  9. img
    P. T Responder

    É MESMO ISSO A NAÇÃO PODEROSA DEVE AJUDAR A NÃO PODEROSA A ULTRAPASSAR OS PROBLEMAS REINANTES NO PAÍS. TAMBÉM QUEREMOS QUE OS AMERICANOS VÊM A STP AJUDAR A NAÇÃO A COMBATER OS GANHOS ILICITOS E SUJOS DO PATRICE TROVOADA. DE CERTEZA QUE ELE É SÓCIO DO TAL ALMIRANTE GUINEENSE.

    HAVER VAMOS, COLOQUEM UM AVIÃO NÃO TRIPULADO ATRÁS DESSE RAPAZ DO PATRICE TROVOADA.

  10. img
    P. T Responder

    QUEREMOS PATRICE ENTRE AS GRADES.

    • img
      Migo mú Responder

      TENS MEDO DELE?

  11. img
    Feio Responder

    A vez do Patrice Trovoada está a chegar. Ele não vai sozinho vai também o Afonso Varela. Afonso Varela é um dos maiores mafiosos santomenses.

  12. img
    JOAO ALMEIDA Responder

    Barao de agua ize falou e disse. Mas ali baba tem muito q aprender. Ainda bem para o mundo os americanos existirem. Caso contrario ali baba estaria a andar de tanga.
    Grande parte dos dirigentes africanos sao muito malandros ali baba.
    APERTEM O CERCO AMERICANOS. ATENÇAO Q PARA A PROXIMA SERÁ EM SAO TOMÉ. Tb ha la drogas

  13. img
    Santomé Plodôsu Responder

    O combate à droga está a ser feito ao contrário. Os paises deveriam reunir-se e combinarem a produção de droga a nível planetário em simultaneo, nos campos, nos quintais, nos vasos, etc. O produto seria desvalorizado de tal forma que automaticamente deixava de haver o tráfico, pois qualquer consumidor podia produzir para o seu consumo.
    O fruto proibido é o mais apetecido.
    Cigarro é uma droga e só fuma quem quer.
    Vinho é uma droga e só bebe quem quer.
    A forma como a droga é combatida nunca vai resultar, só a produção consertada à escala global.
    Raciocinemos meus irmãos.

    • img
      Pagué a Caué Sa djiNon Responder

      Engraçado! Já pensou nas consequências psicológicas e psíquicas nas pessoas, deste desastre que está a sugerir?
      As drogas alteram comportamento das pessoas! E depois de usos, elas dão alterações mentais graves! AS drogas são um grande perigo para uma sociedade, seja ela qual for! E é por isto que se proíbe o consumo e distribuição das drogas! Sabia disto? Ou pôs-se só a dar palpites?

  14. img
    Jacinto Lucas Responder

    Caro amigo Santomé Plodôsu,essa de …”produção de droga a nível planetário em simultaneo, nos campos, nos quintais, nos vasos,…” é boa. A COCAINA e a HEROINA não se produz assim. Se assim fosse os São-Tomense estariam ricos… cambada de PREGUIÇOSOS. Até a pedir.

Deixe um comentario

*