“Cartas Na Mesa” devolve debate de ideias à TVS novamente com São de Deus Lima

Irradiada da TVS em Dezembro de 2010, junto com o seu programa de maior audiência da estação televisiva na altura, o “Em Directo”, São De Deus Lima, regressou esta terça-feira aos estúdios da TVS, com “Cartas Na Mesa”. O debate do contraditório volta a ser realidade na TVS.

O Téla Nón que acompanhou todas as peripécias da bárbara violação da liberdade de imprensa na TVS em Dezembro do ano 2010, marcada pelo afastamento autoritário da jornalista São de Deus Lima, e pelo silenciamento do programa de debate de maior audiência da televisão pública o “Em Directo”, teve que regressar à TVS 2 anos e 4 meses depois, para testemunhar e registar o regresso do debate livre e descomplexado na Televisão Nacional.

Sob a condução de São de Deus Lima, os operadores de imagem da TVS, devolveram para o público são-tomense, o prazer de uma entrevista elucidadora e descomplexada. Gabriel Costa, Primeiro Ministro e Chefe do Governo foi o primeiro convidado de São de Deus Lima para inaugurar, “Cartas Na Mesa”. «O espírito é o mesmo. É como se o programa “Em Directo” tivesse ressuscitado.  Objectivo principal é alimentar o contraditório permitir que se faça o debate de ideias, que a diversidade e a pluralidade de ideias se manifestem», declarou São de Deus Lima.

A entrevista com Gabriel Costa foi transmitida em simultâneo pela Rádio Nacional. O realizador do programa empenhou-se ao máximo. Gerson Soares, a partir da regie de vídeo comandou as operações dos técnicos de imagem no interior do estúdio. Equipa de trabalho, motivada com o regresso do debate vivo e em directo. «Isto reflecte também o propósito da nova direcção da TVS, de imprimir uma dinâmica que não passe por uma repressão brutal da agenda noticiosa e informativa, e do contraditório que é fundamental», acrescentou a jornalista São de Deus Lima.

Face a melhoria, que já se regista no serviço Internet em São Tomé e Príncipe, o Téla Nón, vai publicar na íntegra e em vídeo as edições do programa “Cartas Na Mesa”, para que o público leitor cada vez em maior número no país, mas também no estrangeiro, possa acompanhar entrevistas e debates que realmente ajudam a informar e formar a opinião pública.

Um programa que pretende contribuir para a promoção da democracia em São Tomé e Príncipe. «Um país democrático necessita dessa alimentação do contraditório, e é uma forma de se contribuir para o fortalecimento de uma opinião pública, sem a qual não se pode falar em regime democrático», frisou São de Deus Lima.

Com as “Cartas Na Mesa” São de Deus Lima regressa a casa onde desde a década de 90 se destacou como referência para o público são-tomense, a TVS. O AS de espadas lançado a mesa na última rodada do jogo democrático, ditou o regresso do debate de ideias aos écrans da TVS.

Abel Veiga

  1. img
    Telavive Responder

    Espero muito sinceramente que seja debate de ideias e não desfile dos políticos. A senhora que saiba de facto seleccionar os seus entervistados para não eternizarmos
    no um pouco mais dos mesmos de sempre!

    • img
      Bingo Responder

      Telavive:

      Quem define o perfil do programa é a jornalista e a TVS que, graças a Deus, deixou de ser propriedade de um só homem no país. No tempo do seu governo ADI, teria sido impossível a alguém fazer a Patrice Trovoada a entrevista que a São Lima fez ao Gabriel Costa ontem. Isso é que lhe dói. Ficou provada a estupidez e tirania do ADI ao afastá-la da TVS porque ela colocou no programa as questões que os militantes e apoiantes do ADI gostariam de ter colocado ao primeiro-ministro.
      Ficou provada a estupidez do ADI quando diz que a TVS actual é isto e aquilo.

      A São Lima foi imparcial e isenta.Mais não podia ser.

      Desfile de politicos foi aquela chamada Grande Entrevista que o Varela criou quando matou o programa da São.
      E fique sabendo que o contraditório não se faz só em grupo. Pode-se fazer entre um entrevistador e um entrevistado.

      Passar bem, seu mal-intencionado e invejoso! Deve ser o Mário Bandeira, se calhar…

    • img
      Saotomense Responder

      TELA NOM, POR FAVOR RESPEITE O DIREITO DE EXPRESSÃO E DE OPINIÃO DOS COMENTADORES,AFINAL VOCÊS SÃO UM JORNAL PRIVADO OU UMA CASA DO GOVERNO?ACHO QUE DEVEM DAR EXEMPLOS DA DEMOCRACIA. VOCÊS SÃO PAGOS PELO GOVERNO? OU TAMBÉM CHUPAM OS DEDOS NO MEL DO PETRÓLEO ? A VERDADE VOS IRRITA TANTO ASSIM?!

  2. img
    sulila miranda Responder

    Ao César o que é dele e a Deus tudo!!!
    Quem se acha no direito de duvidar do elevado índice de inteligência e por via disso, da real capacidade intectual da São Deus Lima?Quem?
    Convenhamos!
    Tentaram silencia-la por isso.
    Mas como se diz por cá: A CA TXILA SUM NI ÇON,MAGI SUN CA N´DA NI ÇON ME!

  3. img
    STP Responder

    Finalmente temos um programa de verdade na nossa TVS.
    Conto muito com a Senhora São Deus Lima, para o desenvolvimento do jornalismo e a Democratização no nosso Arquipelago. Muito cuidado com os teus colegas que não sabem fazer e nunca saberão o que sabes! Jornalismo de qualidade. Nasceste pra isso. Aperta-me os Politicos. Obrigado S. D. Lima

  4. img
    tchuna baby Responder

    Mundanças são saudáveis… troca dos chefes que concentram em si poderes a mais de 10 anos …muito bom …Mas uma das poucas coisas que o Patrice fez que eu odiei foi issa troca de ideias, essa sim fala sem (punda bô) por isso o Gabriel tava a gaguejar….não esse bôbo de Artur Pinho.
    Continue assim São de Deus Lima se tens identificação partidária não se vê…ou não transparece por isso gosto de se… ao contrario daquele que ser como tu, mas ainda não consegue estar no meio do barco com as turbulências do nosso STP… o (A. B.)

  5. img
    desta terra Responder

    Prabén TVS por este bom programa de ideias, sem tabús.

    São Lima é a jornalista que a nossa TVS precisava.
    Não é do tipo de um tal JOSÉ BOUÇAS que é jornalista politico, e que só sabe defender os eus camaradas!

    Quem saiu muito mal foi o nosso amigo Gabriel, por sinal o 1º Ministro, que deixou bem claro que não tem quaisquer perspectivas para este país.

    Com um orçamento de 153 milhões de USD, só conseguiu angariar os míseros 5 milhões de USD que eventualmente virão de Banco Mundial, mais uma promessa de 8 milhões de USD para 3 anos que virão de BAD, o que dá 2.6 milhões de USD/ano.

    Ou seja, neste momento, o Gabriel só tem a promessa de 7.6 milhões de USD para financiar o orçamento de mais de 150 Milhões de USD.

    Estamos LIXADOS com esse GABRIEL.

    Só conta com a Angola, como se STP fosse a 19ª província desse país.

    Brincadeira, Gabriel!!

    • img
      Ieltxu Responder

      gostei da actitud de Gabriel. Um politico diferente! Muita luta e sorte!

      • img
        Jonas Responder

        Tirando um ou dois momentos, o Gabriel esteve muito bem na entrevista. Parabéns, Senhor Primeiro-ministro. Uma boa entrevistadora e um bom entrevistado.

  6. img
    budo dawa Responder

    Meu caro DESTA TERRA

    Ajudando a esclarecer, não sei se incluiu nas suas contas o valor da China Taiwan.

    Abraços.

  7. img
    P. T Responder

    PARABÉNS SÃO. ÉS FORTE OS FRACOS SÃO AQUELES QUE DÃO COSTAS. E ABANDONAM O POVO PEQUENO.

  8. img
    jorge desalmado Responder

    Parabéns Sao de Deus Lima. A TVS trouxe-nos de volta um programa de ideias, sem tabús e com mais qualidade. Gabriel se deu muito mal mas teve coragem em reconhecer os erros nalguns aspectos. A seguir brinde nos com os senhores do STP Trading, dp GGA, GGA2, casas sociais e por ai adiante. Traga-nos os “teus” do PCD, Bidao, Cosme Rita para esclarecer alguns casos que o povo precisa saber. Agradecemos antecipadamente. Viva TVS

  9. img
    Martins Vandlei Responder

    Pode ser que um dia deixemos de nos falar…
    Mas, enquanto houver amizade,
    Faremos as pazes de novo.
    Pode ser que um dia o tempo passe…
    Mas, se a amizade permanecer,
    Um de outro se há-de lembrar.isso é só para DAR UA FORÇA AO esse grande programa CartAS NA MESA BOA SORTE JÁ SINTIAMOS FALTA DISSO:
    Finalmente temos um programa de verdade na Televisão nacional .
    Espero muito sinceramente que seja debate de ideias que vem contribuir mesmo para o desenvolvimento do nosso país para que as coisas possam sem mas directa sem curvas…
    Força estou com tigo
    …………………………Parabéns São de Deus Lima……………

  10. img
    explicar sem complicar Responder

    Força SÃO.
    nPiã cá tchilá nPiã.
    Cria tua equipa de trabalho lá na TVS para teu programa.Há infiltrados lá dentro que podem querer destruir teu trabalho.

  11. img
    Ledji milondó Responder

    Ora viva São! com nome de Deus, espero que sejas gente Dele e siga em frente com firmeza tenacidade e eficiência.Não faças por emoção ou por questões meramente pessoal mas sim pela defesa do país, do povo, de boa conduta e da Democracia.

  12. img
    Leopaldo Responder

    Vejo que a atenção da entrevista foi somente para a jornalista… não vejo nenhum comentário sobre a entrevista ao PM. esquisito! Por outra palavra, o PM não conseguiu transcrever de uma forma clara e aberta o seu programa para o desenvolvimento de STP.

  13. img
    E. Santos Responder

    Uma boa oportunidade para o 1.º Ministro aceitar o desafio do ADI e colocar as caartas na mesa, olho no olho, dente por dente. E deixar de falar a toa na rua.
    Que este programa não seja uma mera propaganda do Estado e da Presidência, disfarçado de debate.
    Note-se que São Deus Lima deixou de falar mal do Presidente Pinto da Costa (a favor de Rafael Branco) assim que foi convidada para fazer parte do seu staff. Deixou de pensar mal do Sr. ou sucumbio ao seu chorrudo ordenado???
    Por isso é que eu gosto da Celiza DL. Parece ter mais convicção e menos submetida ao sistema. Não conseguiu fazer valer a “Geração Esperança”, mas também não tomou o ADI como mera alternativa.
    A mana mais velha que lhe siga o exemplo.

    • img
      Bingo Responder

      E. Santos ou Anca, adista frustrado e balunguado:

      Para seu governo, a Conceição Lima pediu para ser exonerada do cargo de conselheira do Presidente da República antes de regressar à TVS, porque achou que os dois cargos não eram compatíveis E hoje já não é conselheira do Presidente. Só que ela não tem de vos dar satisfações. A tua frsutraçao é que tu pensavas que ela ia vingar-se do teu partido no seu programa e ela mostrou aquilo que é: jornalista, acima de tudo. Fez ao Gabriel as perguntas que voces Seu fala-barato fingido de quem sabe pensar!. Intriguista. Típico ADI!

      Guada nansê! Kua ska bi!

      • img
        E. Santos Responder

        Esta sua conversa não me atinge porque de facto eu não sou do ADI, não obstante já ter deixado mais do que claro que no momento em que estavam no Governo eram de facto a nossa melhor alternativa. Talvés você não pense assim porque eles vos fecharam as portas todas de sanguessuga do Estado, do herário público e isto vos estava a custar até aos ossos, já que não sabem fazer outra coisa na vida. Mas a mim sinceramente, estavam a me agradar com aquelas políticas…afinal eu vivo do meu suor e esforço e acho que todos deveriam fazer o mesmo.
        Mas falando da São Deus Lima, ela de facto não tem de nos dar satisfação da sua vida, mas nada disso invalida o que eu disse. Todos nós assistimos a SDL aqui mesmo neste forum a enxuvalhar deveras Pinto da Costa momentos antes das eleições Presidenciais e se bem me lembro até a tomar as dores da sua amiga Inocência Mata (tenham memória). Foi de facto incompreensível momentos depois ela ter aceitado fazer parte da staff de uma pessoa por quem, mesmo sendo jornalista e do seu dever de isenção, não nutria simpatia, não deu tréguas e não deixou de demonstrar de que lado estava. Vai me desculpar a opinião, mas isto para mim é falta de coerência a roçar a falta de caracter. Se pediu exoneração agora, fez bem, porque assim ganha de novo a sua liberdade para dizer o que pensa, pois enquanto staff do Presidente a senhora simplesmente se calou.
        Não ponho em causa a sua competência jornalística,longe disso, mas sim o seu circusntacialismo, e tão só. E daí a minha desconfiança de que este “cartas na mesa” possa vir a ser apenas uma propaganda do Governo e da Presidência. Tenho o direito de pensar assim…ou não?Pois, agora quero vê-la convidar mebros de todos os outros partidos, os envolvidos em casos de corrupção, quero vê-la demonstrar isenção e chamar o ADI para esclarecer factos que ficaram pendentes (segundo Gabriel Costa) e que hoje não lhes dão antena para o fazer. Só assim demostrará que ela não é como vocês dizem que os outros foram. Ter um espírito aberto e não pensar “agora é a minha vez, também vou fazer o mesmo”. Porque com este pensamento não vamos a lado algum.
        Quanto ao “qua sca bi”, meu amigo, isto é um problema vosso e do ADI. Mas acredita que se as eleições fossem hoje, era neles que eu ia depositar o meu voto. Não confio em vocês. E não mesmo.
        Passa pela sua cabeça que eu vou alguma vez na vida dar poder ao PCD que destruiu completamente o nosso país com corrupção, gatunisse, assambarcamento de bens públicos, laxismo e um cem número de coisas ou ao MLSTP que não sabe ser oposição mas quando está no poder não faz nenhum senão favorecer os seus amigos do PCD e tirar vantagem do Estado. E o coitado do povo que se dane. Choram lágrimas de crocodilo a dizer que é pelo povo que trabalham, quando qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que é para os seus bolsos que o fazem. Uma cambada de desavergonhados. Faça-me o favor. Sou claro nas minhas opções, doa a quem doer.
        Se quizerem o meu voto, trabalhem. Hehehe, com essa exigência toda, não o querem de certeza. preferem enganar zé-povinho coitado.
        Brincamos ou quê?

        • img
          Tenham meméoria? Responder

          Parece que só a sua é que é boa. Volte atrás para ver se não encontra escritas de pessoas a perguntar com que cara ela olhará para a Inocência Mata depois das posições que assumiu de forma pública.

          • img
            E. Santos

            Não sendo o único, mais ainda está a me dar razão….bingo

        • img
          Fede ka doxi Responder

          E. Santos, a Conceição Limaa tem uma coisa: muito nível na linguagem. Se não enxovalhou o pequeno ditador que a desempregou…você mas é morre de inveja da Conceição e faz todos oesforo para tentar diminui-la. Mas isso é difícil sabe? Jornalista reputada dentro e fora do país, considerado o maior nome vivo da literatura são-tomense…é demasiada areia para a sua camioneta. E ela anda a pé, sabe? E deixe de escrever esses longos panfletos, vocemecê cansa com o seu moralismo defunto…a mama do Patricce está a secar, é o que é.

          • img
            E. Santos

            As pessoas não podem dizer uma verdade e já vêm vocês a achar que é inveja. Vou invejar o quê? Ela é tão boa naquilo que escolheu fazer como eu sou bom no que faço.Cada macaco no seu galho, eu não sou sequer jornalista. E ainda que fosse, felizmente sou São-tomense mas não tenho este espírito mesquinho.
            Esquece a inveja e tome nota apenas do que eu disse e interessa.
            E tome-o como reparo, como contributo positivo para mudar de carater. Em momento algum coloquei em causa o seu profissionalismo, aliás, eu nem diria profissionalismo. Digo sim as suas capacidades enquanto jornalista. A Sra. sabe sê-lo e sabe escrever, é um facto, e isso ninguém lhe tira e nem pretende tirar.
            Mas que as vezes usa essa sua competência de forma perversa, lá isso usa. Por exemplo, usou quando tomou partido do Rafael Branco contra Pinto da Costa… como pessoa ela tem o direito a ter a sua opinião, mas como jornalista deve apenas informar.
            E depois convenhamos, a falta de coerência nas atitudes é a pior coisa que um homem pode manifestar. Perde logo a credibilidade. Por melhor que seja.
            Por isso para o seu bem, ela deve seguir o exemplo não da prima, mas da mana Celiza.
            É a minha opinião. E direito a opinião é fundamental para o exercício da democracia. Sabia? Não tenho nada contr a senhora e a sua vida ou o que faz não me aquece e nem arrefece. Mas sendo uma pessoa pública, digamos assim, está sujeita a avaliação. Quem anda a chuva, molha-se…é natural.

        • img
          Vladimir Responder

          O E. Santos é um graanda brincalhão, hahahah! Depois do Patrice e toda a quadrilha do ADI ter tentado estrangular a São, lançando-a no desemprego,humilhando publicamente uma figura de estatura internacional das poucas que temos e deviamos acarinhar, vem agora o E. Santos pedir à São Lima uma boleia para o ADI no seu programa porque já percebeu que vai ser um programa de enorme audiencia…ahahahah! Viver para ver, quem diria!
          Depois de tudo o que lhe fizeram…
          seus grandes sem-vergonha!

          • img
            E. Santos

            De facto vocês são uma vergonha. Criticam criticam, mas também têm dificuldade em serem justos. Com que então ela agora vai se vingar? É isso? Façam-me o favor. Você deveria ter vergonha de vir cá dizer isso.
            Com pessoas a pensarem como você, esse país não arranca.
            Vão deixar de falar com o ADI por vingança? Quando o ADI é a maior força da oposição deste país? Quem perde é a política são-tomense.
            Então, porque estavam todos a implorar para eles voltarem ao trabalho no parlamento? Por conveniência, para dar imagem de estabilidade, ou porque realmente faz falta o debate de ideias,a contra opinião e porque estamos em democracia?
            Realmente…vocês políticos deste país são uma piada. Um pedaço de país que não vale nada e toda gente faz tanta complicação por ele. A vingança vai melhorar a vossa vida em quê. Acham que é por isso que o ADI vai deixar de ser ouvido pelo povo? um dia é da caça outro do caçador, sempre foi assim.
            Vocês têm de saber demonstrar grandeza, supremacia de carácter. Cada mãe pare filho e dá o nome que melhor lhe agrada. Nós não temos de ser o que os outros são. A quem foi dada educação, quem tem saber, aplica. Não seja uma Maria vai com outros.

        • img
          Paracetamol 500mg Responder

          Em STP não se pode criticar nada porque o raciocínio dos intelectuais vão dar a “inveja” ou “está contra”. Cada um trilha o seu caminho. No decorrer desse percurso, tropeça e deixa rastos. Agora há que arcar com as consequências. Se outrora criticava o pinto da costa e agora já não o faz, é por conveniência mesmo. Se ela não critica actualmente, ela que explique com uma prosa cá pra nós…a mudança de atitude.
          Vejo que ainda há pessoas com carácter de “trocatinta” na sociedade santomense.

  14. img
    fdj Responder

    Quando for
    agendado o debate sobre o estado da justiça, as LIMA vão abrilhantar o painel. Penso eu de que!!!!!!

    • img
      Telavive Responder

      A outra lima não acitava o convite de certeza absoluta.Para tal, a privada já basta!

  15. img
    Gualter Soares Responder

    Um debate em que persiste o principio do contraditório é sem duvida uma ocasiao muito rara em Africa ainda mais numa estaçao de Radio Pública. Fiquei muito contente com o regresso da jornalista em causa tendo em conta a sua luta constante pela liberdade de expressao em Sao Tomé e Principe.O povo deve exigir um serviço publico de televisao isento das pressoes politicas tendo em conta que é o povo que paga todas as despesas daquela estaçao de televisão e nao os sucessevos governos.

    • img
      Gualter Soares Responder

      Desejo as melhores felicidades no seu regresso a Estaçao de Televisao Pública. Faça aquilo que a carateriza, apesar da minha longividade sempre prezei a liberdade de expressao.

  16. img
    verdadeiro Responder

    Boa tarde
    Onde esta seriedade neste Governo, pelo facto de terem um relatório de Auditoria não tão polémicos como aquele que foi defender o PM no Tribunal de Contas, é suficiente para mandar prender um Jornalista? Se ele fez algo de errado na sua gestão é o dever do actual Governo manda-lhe repor, não mandar prender o Jornalista, nem mandar para casa todos que trabalharam com o PET, uma coisa não tem nada a ver com a outra se eu sou um bom técnico que sou tenho que dar a minha contribuição para o desenvolvimento deste País, este que é o Principio.

  17. img
    Betôdo Responder

    Excelênte programa. Faço votos que o programa continue e acima de tudo a apresentadora também. Ela soube remeter as questões de maneira pragmática e o Sr.º Ministro também soube dar resposta a altura, embora em determinados momento o mesmo parecia tremer. Más foi bom, que seja o princípio de muitos debates agradáveis. Como sugestão, e tendo em conta que muito se fala das contorvésias entre o actual e o antigo Governo, porque não usamos o modelo Ocidental e Americano de realização dum debate colocando frente a frente “Dr.º Gabriel Costa vs o Dr.º Patrice Trovoada” para que a População veja aquilo que quer houvir!?!?! Pensem nisso meus caros.

    • img
      E. Santos Responder

      Hehehehe, já sabia as questões todas com antecedência e tremeu, imagina se não soubesse. Ia ser uma festa.
      Vamos ser sérios. O nosso PM é um homem sem visão e sem ambição (país). Demonstrou como disse o outro que não vai acrescentar nada a este país, infelizmente. O Sr. não tem capacidades para isso, não tem carrisma, não sabe sequer estar enquanto PM…façam-nos o favor.
      Cada coisa que desce…

      • img
        haha Responder

        O Patrice pode ser mais demagogo e mais bem falante que o Gabriel. Pela sua linha familiar tem obrigação disso. Pode ser também criativo. A honestidade é outra coisa. Não foi em vão que ele nunca quis ter a São em frente. Nem com perguntas progranmadas.

        • img
          E. Santos Responder

          Você acha mesmo isso? Se Pinto da Costa conseguiu calar a São contra ele, PT não o teria conseguido se realmente quizesse?
          Não sei não!!!!

          • img
            E. Santos

            Mas não era minha intenção compará-los. Não tenho qualquer interesse nisso, eu não sou filho de PT para o venerar.
            Queria mesmo referir-me ao meu actual Primeiro Ministro. Ou ele não é o meu actual PM? Nesta qualidade eu posso ter uma opinião sobre ele, certo? Sem que para isso o tenha de comparar a PT. Porque vocês não deixam PT sossegado lá na Tuga? Deste jeito o povo não vai se esquecer do homem. Vocês é que não dão espaço para se poder dissosear o PT do ADI, depois criticam.

          • img
            Juca Valentim

            E. Santos:

            Não seja perverso você. Não lhe basta vir com esta do Pinto da Costa ou Rafael Branco, você procura lançar veneno entre duas irmãs.Não tente lançar a São contra a Celiza ou a Celiza contra a São. É feio, é mesquinho e mostra o seu verdadeiro carácter.

            Você, claramente, não suporta o respeito e a merecida estima que os são-tomenses tem, na esmagadora maioria, pela Conceição Lima. Engula o seu rancor e inveja. INVEJA, sim! Contra tudo o que você diz, ela é o que é: grande profissional e grande escritora.

            Enquanto o seu amigo Patrice Trovoada lhe quis cortar a cabeça, Pinto da Costa reconheceu o seu valor. Deixe a Conceição Lima em paz, você padece de obsessões e escreve lençóis. Já reparou que num mar de reconhecimento pelo profissionalismo da Conceição, você tenta fazer um assassinato de carácter? Deixe-se disso, os comentários aqui falam por si. Feche o bico, como se diz em bom português. Por favor.

          • img
            Bingo

            Não se esqueça de que Patrice convidou a São para ser sua assessora para Comunicação e Imagem. Ela recusou para continuar a ganhar, se calhar, uma ninharia na TVS., quando poderia ter carro, dinheiro e mordomias. CALAR A SÃO LIMA? Hummmmm! Ela pode-se calar de vez em quando, o que é totalmente diferente.
            Passar bem.

          • img
            haha

            É verdade. À maneira dele o Patrice calou a São sim. O povo viu. Na verdade era bem esquecer o Patrice sim. Melhor mesmo era lembrar para sempre que Patrice é um erro a não repetir.

  18. img
    para rir ou chorar Responder

    Patrice não vai de certeza.

    • img
      Jonas Responder

      Vocês já imaginaram o Patrice, com todos os seus cambalachos a ser etrevistado pela São de Deus Lima? Nem com as perguntas de chacha que Óscar lhe dava ele conseguia dar boas entrevistas. Gabriel aguentou-se bem e não recebeu nenhuma pergunta. Quem tem olhos para ver viu que a etrevista foi autentica e genuina. A São Lima é uma verdadeira jornalista e gosta de confronto de ideias. Não é como um certo E.Santos, vulgo ANCA…

  19. img
    Horácio Will Responder

    Há dois dias tive o prazer de ler neste jornal um comentário de yanite Velosia Pires que se resumia a apresentação de um provérbio chinês de grande sabedoria:
    “Se os teus projectos forem para um ano, semeia um grão. Se forem para
    dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.”
    Vamos confrontá-lo com a alegria de ver a São a regressar?
    Quando a São foi impedida de continuar com um programa de reconhecida utilidade pública, o Jornal Téla Nón foi incansável ao tentar convergir a energia dos são-tomenses no sentido de corrigir tamanho atropelo ao desenvolvimento social. As últimas edições relativas ao assunto eram recebidas sob grande contestação ao jornal por parte de pessoas que já se manifestavam cansadas do assunto e a maioria de nós já votava positivo a tais comentários contestatários.
    Hoje pergunto:
    1. Se algo reconhecidamente mau se prolongar por muito tempo devemos ficar fartos de ouvir falar ou devemos falar e agir contra?
    2. Se o novo governo, a seguir aos ditos embaraços que o PM se manifestou na entrevista, decidir voltar a suspender a São, devemos criticar por uns dias e a seguir ficar fartos de quem falar do assunto?
    3. Quando fazemos comentários é com a militância no sentido de mudar algo ou é por prazer de contar os votos favoráveis? Se for este o caso, o nosso projecto nem cabe no provérbio chinês porque nem para um ano serve.
    Vamos acreditar que somos formadores da nação que dizemos e acreditamos que dela gostamos.
    Também nos fica bem abandonar a vontade de deitar abaixo alguém em quem acreditamos estar a contribuir para o ressurgir, melhor, para o surgimento do país, quando esse alguém contraria algo pernicioso para a nação. Às vezes fazemo-lo visando o benefício próprio mas perdemos finalmente porque perde a nação a que perrtencemos.
    Pensando como o comentarista Anca:
    Façamos bem porque fica-nos bem
    Mais:
    Lutemos pelo bem.

    • img
      Fede ka doxi Responder

      Horácio Will:

      Gabriel Costa é um democrata e portou-se bem na entrevista. Ele é um defensor do contraditório. Nunca afastaria a Sao, mesmo se o programa lhe tivesse corrido mal. GABRIEL COSTA NÃO É PATRICE TROVOADA, É UM HOMEM HONESTO, UM PATRIOTA.

      • img
        verdadeiro Responder

        Boa tarde
        Onde esta seriedade neste Governo, pelo facto de terem um relatório de Auditoria não tão polémicos como aquele que foi defender o PM no Tribunal de Contas, é suficiente para mandar prender um Jornalista? Se ele fez algo de errado na sua gestão é o dever do actual Governo manda-lhe repor, não mandar prender o Jornalista, nem mandar para casa todos que trabalharam com o PET, Como foi possível ele ter dado ao Sr. Delfim tanto dinheiro do Fundo de contrapartida de Japão 46 Biliões de Dobras, ele é O quê? Desculpa meu amigo, disso ele não tem nada.

      • img
        Horácio Will Responder

        Fede Ka Doxi
        Esqueça as pessoas. Analise a ideia. Talvez possa verificar que não estamos em desacordo.
        Quando falei do PM não falei de embaraços, falei de ditos embaraços porque ainda não vi a entrevista e nem é isso que interessa. Pus a situação para a reflexão com todo o sentido de “mó`fála”.
        Só quis dizer que devemos criar uma cultura cívica de auto-defesa diante de quem quer seja que nos imponha situações de conduzam ao atraso da nação.

  20. img
    desta terra Responder

    ÚLTIMA HORA!

    A jornalista do programa da televisão Santomense “EM DIRECTO”, HÉLIA FERNANDES, foi banida do programa porque não fez o que o Director dessa estação televisiva Pública lhe mandou.

    O director mandou-lhe receber o seu camarada de MLSTP, que é presidente de Camara de CAUÉ, quando já tinha o seu programa de trabalho estabelecido com contactos confirmados com as pessoas que iriam estar no seu próximo programa.

    Mas, o director da TVS mandou-lhe ignorar todos os contactos já feitos e substituí-los pelo presidente da camara de Caué.

    Sendo responsável, a jornalista ter-lhe-á dito que poderia receber o tal individo no programa seguinte a do contacto já confirmado.
    Mas o Director da TVS não gostou e BANIU-a do programa, através de um despacho com efeitos imediatos, sem mesmo ter levantado um processo disciplinar como manda o Estatuto da função Publica (Lei 05/97).
    Certamente esse director desconhe totalmente essa Lei.

    Começou o chamdo “A LEI DO CHEFE” na televisão publica Santomense.

    Que ignorancia tem esse director da TVS!

    Esse director pau mandado dos politicos
    já começou a criar barrafunda na TVS.

    • img
      verdadeiro Responder

      Bom dia

      Isto sim é uma grande ditadura, onde esta o Abel Veiga meus Senhores?
      Onde está este Povo, estes comentadores fora do comum, Abel veiga seja solidário com os teus colegas de profissão, querias mostrar algo que tu não eras meu caro amigo, e os ditos comentadores do Telanon, como meu user diz verdadeiro

    • img
      para rir ou chorar Responder

      E o que o senhor “desta terra”pode dizer da ACTUAÇÃO do Sr VARELA e PATRICE TROVOADA quando Oscar estava lá,emitiram um DESPACHO sem levantar processo disciplina;metram POLICIAS(3) COM ARMAS e MUNIÇÕES na camara, durante Trinta e tal dias para não deixarem Bouças,Fred e Barros entrarem na TVS.?

  21. img
    Rir para Chora Responder

    Com São Deus Lima de volta, não sei se ADI conseguirá ganhar próxima eleição legislativa!
    Porquê? Porque os Santomenses, de certeza, não gostarão que ACABASSE DE NOVO COM ESSE MARAVILHOSO PROGRAMA.
    Por isso, ADIstas, estão em alerta. São Deus Lima será UM ALVO A BATER ATÉ QUE venha o Patrício Trovoada. De certeza que OS ADISTAs já se começam a movimentar-se mo sentido de afastar a Jornalista. Porque eles acham que ADI vai ganhar próxima legislativa.
    Santomense ABRI OLHO !!!!

    • img
      Bingo Responder

      Rir para chorar, não diga disparates, por favor.

  22. img
    dailton managem Responder

    para ser um bom jornalista , é preciso que ele naõ tenha filiação partidaria, de modo que o jornalista não viva de favores ou melhor de rabo entre as pernas

  23. img
    doi&doi Responder

    para ser um bom jornalista , é preciso que ele não tenha filiação partidária, de modo que ele não viva de favores

    • img
      haha Responder

      Para ser bom jornalista é preciso não ter filiação partidária?
      Quem tenha filiação partidária vive inevitavelmente de favores?
      Não se pode ter uma filiação partidária e ser isento?
      Os que não são filiados não poderão viver de favores se quiserem?
      A isenção parte da condição ou da consciência?
      A São é de um nível de consciência social superior acima da capacidade de muitos avaliadores. Mas, graças a Deus que os são-tomenses têm conseguido ver que há algo de muito bom nessa pessoa.

  24. img
    Mario Manuel Responder

    Força, Senhora Conceição Lima!
    Deu uma lição ao ADI. Eu não conhecia as suas entrevistas, mas depois de a ter visto a entrevistar o Primeiro-ministro Gabriel Costa, eu pergunto: como é que o ADI pode justificar ter afastado alguém como a senhora da TVS? Devem estar envergonhados.
    Continue no bom caminho, seja profissional acima de tudo. O país precisa de jornalistas honestos e competentes.

  25. img
    albertino Responder

    Oi São!
    Delicia,delicia,
    Nossa,assim você me mata!
    Ai se eu te pego,ai ai…
    Força São e toda a Equipa de “Cartas na Mesa”.Estamos convosco.Muita coragem e determinação para o programa.
    Ninguém nos vai “Parar”.
    Bj.Te amamos.

  26. img
    Besta Responder

    Sr Primeiro Ministro ( Gabriel Costa ) vai buscar a sua camisa em Água Casada casa do Sr Oscar Medeiros,que quando o Sr era empregado da sociedade de F Cabral a vender cacau para o Sr Patrice Trovoada,mais outro sócio Francês, foste a uma festa em casa do Oscar Bebeu tanto borrou a camisa e o dono da casa deu lê uma camisa para trocar a camisa borrada e nem devolveu a dita camisa ate a data presente .inverteu amizade para perseguição , o homem é tão mau que proibiu a sua filha de ir brincar em casa dos vizinhos que ela freqüentava quando o pai não era nada.

    • img
      Patusco Responder

      A Besta, que escreve mesmo como besta, está zangado porque queria ver o Gabriel a patinar na entrevista e viu um primeiro-ministro honesto, com muitas dificuldades, mas com vontade DE MUDAR alguma coisa, sem roubar a TVS, sem andar em cambalacho com barcos piratas, sem branqueamento de capital, sem ditadura. FORÇA GABRIEL, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.
      E viva o programa CARTAS NA MESA, a democracia voltou a televisao e a roubalheira do OSCAR acabou.

  27. img
    zangado e indignado Responder

    Efectivamente, vimos sim um Primeiro Ministro honesto, foi cauteloso porque ate agora o OGE 2013 não tem engajamento total para sua realização. Foi honesto quando disse e bem que o governo do Patrice Trovoada queria eleições porque sabia a situação que o país se encontrava (não tinha dinheiro) e se calhar dando banho, matava ou minimiza o descontentamento. Na vigencia do Governo de Patrice Trovoada estava programado varias greves, sinais claro de que havia muito descontentamento, sabem porque que nehuma se concretizou, MEDO MEDO TODOS TINHAM MEDO MUITO MEDO. Hoje ja não se tem medo, ate insultamos ao Presidente da Republica, portanto ninguem hoje tem medo.Espero que a São Deus Lima, não tenha medo, siga forte e firme como vencedora.

  28. img
    Blá blá blá Responder

    Sem dúvida, a jornalista São Deus Lima é nâo só a melhor jornalista até então no País como também uma das melhores profissionais em STP. Vi a entrevista, esperava mais de Sr. Primeiro Ministro. Fiquei sem saber o que País poderá nos oferecer nos próximos tempos. Não ouvi nada sustentável e k alimente alguma esperança nos santomenes.

  29. img
    Nana Responder

    O Primeiro Ministro disse para não acreditarem naquilo que os seus Ministros dizem, porque são jovens e só falam por emoção.
    Isto é mesmo tratar os seus ministros de doidos isto é não falam coisa com coisa
    Estamos Feitos…

    • img
      E. Santos Responder

      O PM descredibilizou o Ministro, esta é a grande verdade. Com razão, porque não se chama a comunicação social para se enganar a Juventude de um país e ficar por isso mesmo.
      Só que tentou fazer de forma suave. Mas nestas coisas não há suave ou menos suave. O PM chamou o seu Ministro de infantil e pronto.
      Não estamos aqui também perante um caso de incopetência do Ministro? Porque a este perdoam a incopetência e ele continua como Ministro e a Hélia Fernandes baniram do seu programa?
      O posto da Hélia na TVS é mais importante do que o do Ministro no seu Governo?
      E se o Ministro tivesse caracter, depois disso, o próprio teria pedido a sua demissão. É uma vergonha, o que lhe fizeram. Penso eu, que ele não acha que é doido para levantar comer e beber e vir brincar com as pessoas. Por isso deveria sentir-se ferido na sua dignidade (se a tivesse, claro).
      Mas o gosto de ser Ministro (largar o osso, ainda por cima que só começou a fefer agora), a falta de caracter é maior do que qualquer humilhação pública, então, lá se vai aguentado.
      Vocês são todos uma vergonha…olhem-se ao espelho. Só vocês é que se admiram, mais ninguém.
      Mas claro, vão dizer que é inveja por isso criticamos. Doi menos que seja inveja da nossa parte do que reconher vosso nada, vossa total inisignificância para acrescentar o que quer que seja ao que também é nosso. Tomem tino pá, fogo.

      • img
        Abreu Cambalaxo Responder

        E.Santos era ANCA, aquele que escrevia comentário de vinte páginas armado em moralista quando o ADI andava a tiranizar o país. Agora que o ADI caiu, E.Santos ou ANCA transformou-se em José Fernandes também e só deita veneno pela boca como o amigo dele Levy Nazaré.
        Mama de Patrice deve estar a akabá!
        São Lima, FORÇA! A senhora não sabe a importância que tem: ajuda as pessoas a pensar num país em que se quer que as pessoas não pensem. Obrigado por isso.

        TVS, lutar para melhorar sempre mais.

        Abel Veiga, FORÇA!Continue o seu excelente trabalho. Os cachorros ladram e a caravana passa.

        Passar bem, pessoal!

  30. img
    jose mourinho de stp Responder

    E um dos cachorros és tu… Abreu Cambalaxo. heh, heh, heh.

Deixe um comentario

*