Sociedade

Brincadeira de mau gosto no voo da STP-Airwsays provocou pânico

Um cidadão português de 79 anos, que viajava terça-feira com destino a Lisboa, terá dito que a sua mala estava tão pesada que parecia ter uma bomba. A tripulação do avião que estava na placa do aeroporto internacional, reagiu pedindo apoio às autoridades. O avião e os passageiros foram passados a pente fino. O cidadão português Manuel Ferreira, foi conduzido ao ministério público e constituído arguido num processo que vai a julgamento esta quinta – feira. Pelo que o Téla Nón apurou nenhuma bomba foi encontrada na mala do passageiro. Uma brincadeira ou desabafo de mau gosto, que poderá custar caro a Manuel Ferreira de 79 anos. O voo da STP-Airways de terça – feira, só deixou São Tomé 6 horas depois do pânico. No avião seguia também o Ministro da Solidariedade de Portugal Mota Soares.

    43 comentários

43 comentários

  1. Ludger Carvalho

    8 de Maio de 2013 as 9:53

    Nesta pequena Terra cheio de amor paz e harmonia, não queremos brincadeiras que possam por em causa a nossa segurança e muito menos o nosso turismo. Todos são benvindos nestas ilhas magnificas, desde que venham em paz..

    • Toni

      8 de Maio de 2013 as 22:44

      Concordo plenamente que este Sr tem que ser punido dentro da lei, e jamais pode por em causa a segurança e a integridade de outros.
      Mas, também alerto para o facto de que o aeroporto de STP não tem meios de rastreio de materiais perigosos ou mesmo drogas, passa-se com tudo, então se tiver um amigo melhor ainda. Por acaso Portugal até tolera os voos de STP , porque qualquer outro Pais Europeu não aceitava receber voos de STP. Em relação ao turismo, vamos ser realistas, temos o melhor potencial do golfo, mas só tivemos em 2012 cerca de 11000 turistas, isto e 10 por cento da capacidade de uma cidade chamada Albufeira. Em relação ao turismo sejamos realistas mesmo em relação a Cabo Verde, isto e não há turismo em STP. Quanto ao real da questão , por favor justiça faca o seu trabalho.

    • Ralph

      9 de Maio de 2013 as 12:24

      Faz-me feliz em saber esta sugestao. Nao e bom ler sobre este tipo de evento. So espero que nao estejam introduzidas nenhumas precaucoes de seguranca que nao sao realmente necessarias. Para mim, gostaria de visitar o seu pais um dia e estou certo que este foi um incidente infeliz que nao danificara a industria turistica.

  2. Paparazzi

    8 de Maio de 2013 as 11:53

    Gostaria que o tribunal punisse seriamente este cidadao para servir de exemplo para outros isso e falta de respeito.poe em causa a seguranca do pais .a todos os saotomenses que nao sabem o que isso significa quero ilucidar que em portugal lisboa se fosse um santomense que fez isso era apresentado de emediato no tribunal para ser julgado sumariamente

    • Vai tu

      8 de Maio de 2013 as 17:14

      Srs.
      Temo dizer isto “quem é que disse que tinha uma bomba”.
      Pela notícia,e se ela é de fonte fide-digna o passageiro não disse que era uma bomba mas sim “que estava tão pesada que PARECIA ter uma bomba”.
      Não sei a quem deverá ser imputada a responsabilidade deste infeliz acidente,se
      à Segurança Aeroportuária,que deixou passar uma “Bomba”, ao tripulante (pessoal de cabine) que fez a interpretação da frase do passageiro,ou ao passageiro.
      Mais um caso para a Justiça de S.Tomé,complicado, pois eu na situação do
      passageiro se tivesse alguém que confirmasse a frase ” estava tão pesada que PARECIA uma bomba”.
      Processaria TODAS as identidades envolvidas.
      Tenho que admitir que é mais um episódio
      triste, para a imagem do País,principal-
      mente porque toda a”media” vai explorar a notícia pelo facto de ser passageiro um Ministro do Governo de Portugal

      • paul

        9 de Maio de 2013 as 8:24

        Carro compatriota “VAI TU” o sabes que hoje em dia todo mundo teme o terrorismo, ainda mas alguma expressão quando se refere a bomba, nao julgo o senhor muito menos a entidades envolvidas , o procedimento foi feito de acordo a lei o senhor foi identificado, e levado a tribunal ate aqui tudo muito bem , se ele conseguir prova a se realmente teve essa expressão claro que sera ilibidado, nao vejo o porque que o pais tera uma imagem como referiste, e se fosse realmente uma bomba? dizias ai o estado santomente é uma m*** com certeza, vamos ver as coisas correta os processos estao a ser encaminhado corretamente. fases ideia do prejuiso que teve o companhia, sabes o é um voo com atrazo de 6h ,, 6h é tempo que levas a xegar portugal…cumprimentos carro amigo !

    • rapaz de riboque

      8 de Maio de 2013 as 20:58

      amigo pede que o tribunal julgue os corruptos e os ladrões e os pedófilos que vocês teem ai não metas colher onde não és chamado com tanta podridão ai um pequena brincadeira é as atenções trabalhem que é melhor malandros

  3. pirilampo

    8 de Maio de 2013 as 12:35

    pois isto td q esta acontecendo pra nossas autoridades comessarem a ter controlo a massimo no nosso aeroporto parece ser uma brincadeira mas isto é serio pois é unico q temos ca pois uma cena desta sendo verdade estoira na nossa placa STP atrasa mas 37 anos pois sem recurços sem nada , pois assim estariamos numa cadeia com portas abertas q nem a presao de guantanamo pois reforçar as forças de segurança meios sufisticado ,… q deus abençoei nosso sao tomé

  4. teu tio

    8 de Maio de 2013 as 12:58

    Gostaria que o tribunal punisse seriamente este cidadao para servir de exemplo para outros isso e falta de respeito.poe em causa a seguranca do pais .a todos os saotomenses que nao sabem o que isso significa quero ilucidar que em portugal lisboa se fosse um santomense que fez isso era apresentado de emediato no tribunal para ser julgado sumariamente, bem dito.

    • Pléto Lúlúlú

      8 de Maio de 2013 as 17:46

      Se fosse um Santomense, um Português, um Alemão, um Angolano ou um Chinês no Aeroporto de Lisboa, ou em qualquer Aeroporto Internacional, que fizesse esta ‘cena maluca’ e estúpida, é evidente que seria detido e levado a julgamento. Com a segurança de Pessoas e Bens, não se brinca. Do mesmo modo, e como aconteceu no Aeroporto de S. Tomé, esta ‘besta’ também foi detida e bem, pelas autoridades competentes, e vai ser levado a julgamento. Espero que ele seja julgado e condenado, com a severidade que as leis do País permitem, para que mais nenhum ‘estúpido’ tenha vontade de ‘brincar’, com assuntos muito sérios. Não percebi estes 2 ‘comentários’…..

    • papagaio

      8 de Maio de 2013 as 18:08

      Não concordo totalmente com tua opnião,voce nunca ouviu que uma acção provoca sempre uma reacção,quem sabe só assim o governo desperta e antecipa a promessas das suas eleições substituindo o tal famoso (gis)por um detector de metais,bombais e outros mais?

    • papagaio

      8 de Maio de 2013 as 18:30

      Amigo não confundas segurança do país com segurança dos passageiros.Por outro lado o tribunal em portugal não é um ministerio de vingança mais sim de justiça.

  5. Trabalhador

    8 de Maio de 2013 as 13:32

    Esse Sr. para extravasar a sua frustração brincar com coisa séria! (avida dos outros)

  6. rapaz de riboque

    8 de Maio de 2013 as 14:00

    pronta esta polémica lançada por ter sido um estrangeiro a fazer esta brincadeira de mau gosto agora vai aparecer juízes cá a julgar o homem e tantas opiniões parece que todos ai são santinhos com tantos malfeitores que cá existem que eram capazes de fazer o mesmo ou pior até me da vontade de rir com comentários dos bons samaritanos

  7. Santomé Plodôsu

    8 de Maio de 2013 as 15:00

    Para uma pessoa de 79 anos pode ter havido algum mal entendido ou o fulano já sofre dalguma forma de pertubação mental muito comum nessas idades. Devemos ser mais brandos e tolerantes.

    • papagaio

      8 de Maio de 2013 as 19:05

      Concordo plenamente consigo.Tenho comigo que as maiores ameaças de bombas que ja ouvi, foi quando em todas as campanhas politicas o lider tira da sua mala deplomatica promesas bombasticas, que nem com 37 anos de independencia conseguimos apagar essas chamas ardentes.

      • De Longe

        9 de Maio de 2013 as 9:19

        Quem fala assim não é papagaio. Parabéns pela… por um tiro tão certeiro.

  8. Mé Pó Feladu

    8 de Maio de 2013 as 15:03

    há brincadeiras que ficam caras isto é um exemplo, o cidadão certamente desabafando com a esposa terá dito talvez penso eu que a mala esta pesada que nem uma bomba

    • OLHOS ABERTOS

      8 de Maio de 2013 as 15:32

      Poderia ter o Senhor dito, que a mala está pesada que nem um chumbo. Termo BOMBA,é muito sério!

      • OLHOS ABERTOS

        8 de Maio de 2013 as 15:40

        Quando outro diz que irá pôr São Tomé e Príncipe num CAOS, Todo cuidado é pouco. Quem proferiu essa espressão até tem 59 anos de idade.Foi muito infeliz ao proferir a tamanha espressão. Portanto, tudo é possivel.São Tomense, que não tem onde se refugiar cuidem-se!

      • papagaio

        8 de Maio de 2013 as 18:20

        talves estivera ele a pensar nos anos em que andou nas querras coloniais ou foi militar!sabes lá?talves tenha traumas de guerras!?por outro lado onde colocamos o direito de expressão?

      • mé pó feladu

        9 de Maio de 2013 as 8:29

        sr olhos abertos para não dizer olhos fechados.conclusão zero tamanho do globo, onde esta a bomba em que ficamos fui

        • OLHOS ABERTOS

          9 de Maio de 2013 as 10:27

          Sr. MÉ PÓ FELADU, O Sr. deve ser um daqueles que comenta por ver outros a comentar. A sua ignorancia, leva-lhe a atrpelar as coisas, consideradas de muito séria. Esse assunto não é de brincadeira.

          • mé pó feladu

            9 de Maio de 2013 as 15:16

            olhos abertos repito conclusão o senhor acompanhou o julgamento em que ficamos o homen foi absolvido sem qualquer custo fui

  9. joven de 90 anos

    8 de Maio de 2013 as 17:33

    cada um com seu problema, nao a motivos para prolomgar este acomtecimento, se nao houve bomba e se foi um desabafo porque um julganento , so sabem gastar dinheiro publico, a outros casos que o tribunal devia se preocupar e resolver , curupçao, jestao danosa, roubo a finança publica ,ma fè , lavagem de dinheiro, muitos mais, nao com desabafos de um felho

  10. Testemunha

    8 de Maio de 2013 as 17:47

    Foi-me contado por uma pessoa que estava no avião qie tudo isto foi uma lamentável confusão.

    Parece que a hospedeira que lhe estava a colocar a bagagem numa das bagageiras se debruçou um pouco sobre o velhote devido ao peso da mala e que o velhote lhe terá dito nessa altura que tinha saudades do tempo da sua juventude, mas que agora só com o auxilio de uma bomba…

    • Outra Testemunha

      8 de Maio de 2013 as 17:57

      Já a mim contaram-me que a hospedeira passou pelo velhote e este olhou e terá dito GRANDE BOMBA, daí a confusão.

      • Santomé Plodôsu

        9 de Maio de 2013 as 15:29

        Ahahahah, dessa gostei. O velho ainda tem olho para o negócio. Ahahahah!

      • papagaio

        9 de Maio de 2013 as 17:16

        rssss,o velho deve ter gerido pau cabinda.

      • Pléto Lúlúlú

        9 de Maio de 2013 as 17:39

        Para Outra Testemunha….Este é realmente o melhor comentário, que li neste Jornal Digital, sobre esta ‘cena maluca’. Realmente se a Hospedeira era uma jovem bonita e com tudo no ‘sítio’, a exclamação/observação do velhote….(a senhora é uma “BOMBA”), só prova que o homem tem bom gosto e ainda vê bem. Mais uma vez os parabéns pela ‘fina e mordaz ironia’….

  11. só Deus sabe

    8 de Maio de 2013 as 17:52

    cada tipo de brincadeira em seu lugar, nem podia colocar nome de bomba, somente chumbo,
    perdoa ele… pois a idade já lhe pesa.

  12. rapaz de riboque

    8 de Maio de 2013 as 20:49

    foi um desabafo pelo facto do ministro MOTA SOARES ser do governo fascista em Portugal e agora todos querem comer o homem. Só quem é burro é que não percebe

  13. atentado

    8 de Maio de 2013 as 22:57

    Pois se fosse ato de corrupção o ministério públicol não estaria disposto a combater por estar tambem inserido no sistema.
    “”devia de ser mesmo bomba para agitar um pouco esse pais que precisa de algo de genero para os nosso governantes despertar atenção nas ameaças. lol

  14. mezedo

    9 de Maio de 2013 as 2:58

    Eu gostaria que um de vcs vindores fossem a Portugal e fizessem o mesmo.Pegavam o diabo no cu.

  15. 3 Macucu

    9 de Maio de 2013 as 7:35

    é brincadeira de velheci como ele jà viveu sua vida jovenil tranquila ele quis por a ultima sua viagem em perigo com passageiro eu gostaria de perguntar esse velho que so falta 1 ano para atingir 80 anos no caso se fosse ele que amaessaram ou sejà brincaram com ele neste sentido ,ele poderia morrer com crise cardiaque no moento entao justiça faz o seu trabalho por favor um aviao nao é um sentro de pisquiatria

  16. ermilida cruz

    9 de Maio de 2013 as 8:30

    Mudando de assunto das bombas vamos a nossa realidade sob tudo para os nossos diregentes “” 1º MINISTRO E MINISTRO DA EDUCAÇÃO”” para dar uma vista de olhos nos Autocorros escolares principalmente o de matricula STP 88-89J esse autocarro põe em risco os nossos filhos, filhos de coitados que estão em busca do saber.
    os fiscais desse tido autocarro mas o condutor não esta a ver o pirigo que ele passa todos os dias o dito autocarro vem cheio a transbordar pela janela isso ñ esta nada bom peço aos dirigentes de tutela para veren essa situação
    se não é vida de muita gente e muitas familias se eles não pagarem as passa os fiscais não lhes deixam entrar.
    Agora pergunto cadei esse dinheiro? qual é o fim desse dinheiro? as crianças tenhen dirito !!!! de andar nessa situação falace do direito e deveres das crianças cadey brincadeira…………….

  17. marcia ceita

    9 de Maio de 2013 as 8:51

    ja vi esse autocarro sim é mesmo um perigo como la so andam filhos de pobre la não tem nenhum filho dos tido dono da terra la não tem alunos que estudam no IDF nen da ESCOLA PORTUGUESA porquem eles vão se preocupar
    so sei se os alunos têm a passe em atroso os fiscais não deixam entrar mesmo fazem tanta confusão enfim é a realidade da vida dos pobres quando chegarem para campanha é que nos conhecem
    desse vez estou a espera

  18. Bom Samaritano

    9 de Maio de 2013 as 9:08

    Isso foi um acontecimento de mau gosto, mais foi uma forma de expressão que o homem usou para descrever o peso da mala, só que causou pânico no momento porque no tempo q estamos a muito ataque terorista no avião, não havia nenhuma bomba. É por isso que falo a todos os santomense cuidado com a tua expressão ela pode ser de brincadeira mais pode provocar pânico, conflito e outros males na sociedade. Antes de falar devemos organizar bem as nossas converça. Que o tribunal possa liberta o velho e manda-lo para o seu país, e que o gorverno apartir de hoje possa reforça segurança no nosso aeroporto, hoje foi uma brincadeira mais amanha pode ser coisa seria, tenhamos cuidados. A vida de santomense e os estrangeiros que estão em causa. abri olho STP.

  19. Não tem nome

    9 de Maio de 2013 as 9:24

    Penso que devemos deixar justiça fazer o seu trabalho. Independemente de ser um cidadão portugues ou não, uma frase fora do seu contexto gera um pretexto. Logicamente, que dada a situação de terrorrismo no mundo é preciso ter cautela com a expressão em si.Mas cada país é um país. Depois, se a justiça vai punir o cidadão, esta vai de acordo com os fins da pena?Além disso trata-se de uma pessoa de 78 anos. Vamos ver o que a convenção do Chicago diz. Para mim absolvição.

  20. gege

    9 de Maio de 2013 as 12:17

    Falta de ocupação

  21. gualter almeida

    9 de Maio de 2013 as 15:32

    tantos terroristas nesta terra a solta estão preocupados com uma simples brincadeira estão para ai a dar opiniões a toa prendam e julguem o professor escritor L. N. Amado o maior pedófilo e burlão da nossa terra mas este ninguém faz nada ainda dão credito

  22. tonga

    9 de Maio de 2013 as 15:36

    com tanta coisa para se preocuparem nesta terra estão a preocupar com uma coisa que só diz respeito as autoridades pensem mais nos nossos problemas do dia a dia no futuro dos nossos jovens deixem de ar opiniões tolas

  23. tela mu

    9 de Maio de 2013 as 18:37

    com tantos arabes em s.tomé,um dia vai expludir muitas bombas.No meu ponto de vista isso não tinha tanta importancia mas como o aeroporto de S.tomé nao tem equipamentos para dectetar explusivos pasou o que pasou.Uma pergunta onde passo a tal mala do passageiro?jajaaaa,se fosse na chegada (abri mala senhor o quê que leva aqui) para tirarem e logo ficar para eles sinceramente tristeza vergonha deveria de ter os governantes dessa ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo