Sociedade

Miss São Tomé e Príncipe em Cabo Verde apoia população pobre das Roças

Crianças e adultos carenciados de pelo menos 5 roças de São Tomé, estão a receber ajuda em materiais didácticos, vestuários e calcados. Ajuda resultante de uma campanha lançada por Ivanilda Leite(na foto), Miss eleita no seio da comunidade são-tomense em Cabo Verde.

Evanilda Leite, eleita em Dezembro de 2012, Miss da Comunidade São-tomense em Cabo Verde, é a mentora do projecto de apoio social, a favor das populações mais carenciadas das roças de São Tomé. Nascida na cidade da Trindade, neta de cabo-verdianos que viviam na roça Milagrosa, Evanilda Leite, beneficiou de uma bolsa de estudos do Governo cabo-verdiano. Formou-se em Ciências Sociais.

Com o título de Miss de São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde, lançou a campanha de solidariedade, designada “Esperança no Sorriso”, para dar um pouco de alegria aos são-tomenses qe vivem nas roças onde a pobreza parece ser mais profunda. «Sabemos que a comunidade cabo-verdiana e não só vive numa situação menos favorecida. Concerteza que vamos criar novos projects para os próximos anos», referiu Ivanilda Leite, quando distribuia roupas e calçados na comunidade da Ribeira Palma, o norte da ilha de São Tomé. .

A Associação da Comunidade são-tomense em Cabo Verde, é parceira da Miss na campanha de solidariedade. João Martins de Pina, Presidente da Associação, faz parte da delegação de são-tomenses radicados em Cabo Verde, que trouxe ajuda para os mais pobres das roças. «Como são-tomenses que somos damos atenção aos são-tomenses radicados ekm Cabo verde como os que residem cá na terra. Por isso esta campanha de solidariedade. Há muitas dificuldades nas roças. Ultimamente vimos uma reportagem sobre a comunidade de Anselmo Andrade, que me chocou imenso. Por isso estamos a fazer esta campanha apenas para as comunidades das roças», pontuou.

A comunidade da Ribeira Palma localizada a cerca de 20 quilómetros da capital São Tomé, foi beneficiária da ajuda assim como Santa Clotilde, localizada mais ao norte antiga dependência da Roça Diogo Vaz.

A organização promete levar materiais didácticos, roupas e calçados para mais três comunidades do distrito de Mé-Zochi no centro da ilha de São Tomé.

Abel Veiga

    10 comentários

10 comentários

  1. madalena

    23 de Maio de 2013 as 13:07

    Bom gesto. temos de seguir o exemplo dela.

  2. Trabalhador

    23 de Maio de 2013 as 13:11

    Parabéns vany e seus colaboradores!

    É desse tipo de iniciativas que o País precisa
    e também de pessoas que fazem mais do que falam!

  3. teu tio

    23 de Maio de 2013 as 14:33

    Parabéns pela iniciativa por solidariedade e não por interesses outros como ser governante, representante diplomático ou outros fins como alguns têm feito, mas acredito em si Vany e os seus colaboradores…Mais uma vez os meus agradecimentos pela iniciativa.

  4. minus

    23 de Maio de 2013 as 21:49

    bem, parece que todo mundo tem elogios a tecer pelo feito historico, isso deixa-me sem espacos de manobras, nao posso de modo algum beliscar o obvio, senao serei tachado de herege, fico-me por aqui!

  5. Dlima

    24 de Maio de 2013 as 9:15

    É de louvar a iniciativa… Tomara que muitos fizessem o mesmo. Continues assim que Deus te abençoe.

  6. Maguita

    24 de Maio de 2013 as 9:37

    Parabéns pela menina miss, mas esse gesto deveria ser feito no seu propio pais tendo em conta que as nossas roças existem crianças que não tenhem nenhum lápis para levar a escola. sinceramente não entendo.

  7. santos

    24 de Maio de 2013 as 10:06

    Boa iniciativa, espero que pessoas de boa vontade lhes apoiem a prosseguir com estes gestos caridosos.

  8. As

    24 de Maio de 2013 as 12:05

    Well done…tamos contigo. forca

  9. HT

    24 de Maio de 2013 as 17:42

    Ela tem sangue de Cabo Verdiana..

  10. ARNALDO

    24 de Maio de 2013 as 19:38

    que continue fazendo uma acção positiva, qualquer coisa que seja boa é bem-vindo ao nosso STP.
    abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo