“As Ilhas do Meio do Mundo” novo programa televisivo que mostra maravilhas de São Tomé e Príncipe

João Carlos Silva e Kalu Mendes, são os promotores do programa que já começou a ser rodado no país. Irá também ao encontro da diáspora são-tomense nomeadamente em Portugal e Angola, na redescoberta das gentes, sabores, história, património, cultura e identidade de São Tomé e Príncipe.

Protagonistas do Programa “Na Roça cm os Tachos”, o Realizador Carlos Mendes e o apresentador João Carlos Silva, levaram com sucesso imagens das roças de São Tomé e Príncipe, ao mundo, através dos diversos sabores da culinária. Foi um programa criado pelo então delegado da RTP-África em São Tomé e Príncipe Ricardo Mota.

Desta vez os dois protagonistas decidiram avançar com um projecto de sua iniciativa. Uma produção nacional, através da produtora KM, que mostra outra faceta das ilhas verdes. O  passado e o presente do país, e projecta o futuro das ilhas localizadas no meio do mundo. «É um programa em que vamos tentar descobrir ou redescobrir as coisas de São Tomé e Príncipe. Vamos utilizar a culinária, a música, no fundo a cultura para mostrarmos São Tomé e Príncipe de uma forma positiva», declarou o realizador Kalu Mendes.

Na apresentação do projecto que aconteceu no espaço Cacau, João Carlos Silva, destacou também o objectivo do programa “As Ilhas do Meio do Mundo”. «São Tomé e Príncipe é uma das ilhas mais bonitas do mundo e temos a obrigação de mostrar isso mesmo, e também a grandeza da nossa felicidade interna bruta, e mostrar os lugares as gentes, os sorrisos a história, o património, as famílias, as relações de sangue com os povos da nossa sub-região», frisou o apresentador.

Para desvendar os segredos dos laços de sangue que há mais de 5 séculos, unem são-tomenses e povos de vários países africanos e não só, o realizador e o apresentador vão seguir a rota das caravelas. « Programa vai a vários lugares do mundo para encontrar também são-tomenses da diáspora que construíram outro São Tomé e Príncipe fora do nosso país», explicou João Carlos Silva.

O programa que já começou a ser rodado em São Tomé, será composto por 25 séries, sendo cada programa com a duração de 25 minutos.

O primeiro episódio deverá ser exibido em 2014. Oportunidade para o país se encontrar consigo próprio, e o mundo poder descobrir as maravilhas, das Ilhas do Meio do Mundo.

Abel Veiga

  1. img
    conobia cumé izé Responder

    Não se esquecam de ússuá de SUM CAMBLÉ !…Força !…

  2. img
    S.Tomé Poderoso Responder

    Boa iniciativa, mais Sr João Carlos Silva fala demais nos programas, e tira toda a atenção dos telespectadores em ver as belezas dessa terra.

  3. img
    bernardino zola Responder

    gostei muito meus irmã e amigo força

  4. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ….força nas tuas iniciativas…estas num bom caminho…e é de gente pró-activa que o país precisa…..

    …haver vamos…

  5. img
    Maria silva Responder

    Realmente todas as contribuições Sao bem-vindas ( menos delapidar patrimonio publico) o pais precisa,
    Na parte culinaria como Santomense gostaria que o senhor Joao Carlos Silva apresentasse pratos como: banana com peixe, Feijoao à moda da terra( Feijoao de folha de micoco)etc.
    Desejo susseço e que 2014 seja um ano de muita esperança a gentes de minha terra e que uwa d’ja mé auwa fiô cá bí sá cùlá ééé

  6. img
    kwatela Responder

    pelo menos alguma coisa boa!!!!
    força compatriotas
    bem haja a todos

  7. img
    paparazzi Responder

    Os meus parabens boa iniciativa no ano 2014

  8. img
    Santomenses Responder

    Viva!
    O País precisa de gentes assim!…
    Desejo-vos sucessos e fico feliz por essa iniciativa.

  9. img
    Verdade Responder

    Mostra de que todos podemos fazer a nossa parte para o desenvolvimento desta terra. Isto vai promover o País, mostrar o melhor de STP ao mundo vai criar expectativa nas pessoas e pode aumentar o fluxo de turista para STP. É deste tipo de pessoas que o País precisa, pessoas com iniciativa e que em vez de criticar por criticar, mostram alternativas com projectos concretos e de sucesso.
    Que 2014 seja um ano de muita Paz, harmonia, concórdia, união e muito amor entre os santumenses. Por um STP mais família, afinal Somos Todos Primos

  10. img
    Zé Manel Responder

    antes de tudo quero desejar a todos um bom ano de 2014 com melhorias em tudo e entendimento politico para que o nosso pais comece a desenvolver porque tudo para isso. Ao João Carlos desejo que continue a levar o nosso pais para além fronteiras como tem feito ainda hoje passou cá na RTP. Açores passou a Roça com os Tachos que é muito visto cá também quero mandar um grande abraço a sua esposa Dona Isaura Carvalho que trabalhou cá na universidade muitos anos que nos deixa muitas saudades. Quanto ao Kalú Mendes não o conheço mas também desejo tudo de bom assim como o Abél um abraço a todos espero este ano voltar ai para matar as saudades e estar ai com o meu irmão Mariozinho Beirão.

  11. img
    Aldo Di Julho Responder

    Parabéns pela iniciativa! Sucesso à todos!

Deixe um comentario

*