Sociedade

“As Ilhas do Meio do Mundo” novo programa televisivo que mostra maravilhas de São Tomé e Príncipe

João Carlos Silva e Kalu Mendes, são os promotores do programa que já começou a ser rodado no país. Irá também ao encontro da diáspora são-tomense nomeadamente em Portugal e Angola, na redescoberta das gentes, sabores, história, património, cultura e identidade de São Tomé e Príncipe.

Protagonistas do Programa “Na Roça cm os Tachos”, o Realizador Carlos Mendes e o apresentador João Carlos Silva, levaram com sucesso imagens das roças de São Tomé e Príncipe, ao mundo, através dos diversos sabores da culinária. Foi um programa criado pelo então delegado da RTP-África em São Tomé e Príncipe Ricardo Mota.

Desta vez os dois protagonistas decidiram avançar com um projecto de sua iniciativa. Uma produção nacional, através da produtora KM, que mostra outra faceta das ilhas verdes. O  passado e o presente do país, e projecta o futuro das ilhas localizadas no meio do mundo. «É um programa em que vamos tentar descobrir ou redescobrir as coisas de São Tomé e Príncipe. Vamos utilizar a culinária, a música, no fundo a cultura para mostrarmos São Tomé e Príncipe de uma forma positiva», declarou o realizador Kalu Mendes.

Na apresentação do projecto que aconteceu no espaço Cacau, João Carlos Silva, destacou também o objectivo do programa “As Ilhas do Meio do Mundo”. «São Tomé e Príncipe é uma das ilhas mais bonitas do mundo e temos a obrigação de mostrar isso mesmo, e também a grandeza da nossa felicidade interna bruta, e mostrar os lugares as gentes, os sorrisos a história, o património, as famílias, as relações de sangue com os povos da nossa sub-região», frisou o apresentador.

Para desvendar os segredos dos laços de sangue que há mais de 5 séculos, unem são-tomenses e povos de vários países africanos e não só, o realizador e o apresentador vão seguir a rota das caravelas. « Programa vai a vários lugares do mundo para encontrar também são-tomenses da diáspora que construíram outro São Tomé e Príncipe fora do nosso país», explicou João Carlos Silva.

O programa que já começou a ser rodado em São Tomé, será composto por 25 séries, sendo cada programa com a duração de 25 minutos.

O primeiro episódio deverá ser exibido em 2014. Oportunidade para o país se encontrar consigo próprio, e o mundo poder descobrir as maravilhas, das Ilhas do Meio do Mundo.

Abel Veiga

    11 comentários

11 comentários

  1. conobia cumé izé

    31 de Dezembro de 2013 as 8:57

    Não se esquecam de ússuá de SUM CAMBLÉ !…Força !…

  2. S.Tomé Poderoso

    31 de Dezembro de 2013 as 10:17

    Boa iniciativa, mais Sr João Carlos Silva fala demais nos programas, e tira toda a atenção dos telespectadores em ver as belezas dessa terra.

  3. bernardino zola

    31 de Dezembro de 2013 as 11:25

    gostei muito meus irmã e amigo força

  4. "Nós por cá e a nossa maneira"

    31 de Dezembro de 2013 as 16:11

    ….força nas tuas iniciativas…estas num bom caminho…e é de gente pró-activa que o país precisa…..

    …haver vamos…

  5. Maria silva

    31 de Dezembro de 2013 as 16:58

    Realmente todas as contribuições Sao bem-vindas ( menos delapidar patrimonio publico) o pais precisa,
    Na parte culinaria como Santomense gostaria que o senhor Joao Carlos Silva apresentasse pratos como: banana com peixe, Feijoao à moda da terra( Feijoao de folha de micoco)etc.
    Desejo susseço e que 2014 seja um ano de muita esperança a gentes de minha terra e que uwa d’ja mé auwa fiô cá bí sá cùlá ééé

  6. kwatela

    1 de Janeiro de 2014 as 9:50

    pelo menos alguma coisa boa!!!!
    força compatriotas
    bem haja a todos

  7. paparazzi

    1 de Janeiro de 2014 as 15:19

    Os meus parabens boa iniciativa no ano 2014

  8. Santomenses

    2 de Janeiro de 2014 as 11:47

    Viva!
    O País precisa de gentes assim!…
    Desejo-vos sucessos e fico feliz por essa iniciativa.

  9. Verdade

    2 de Janeiro de 2014 as 12:20

    Mostra de que todos podemos fazer a nossa parte para o desenvolvimento desta terra. Isto vai promover o País, mostrar o melhor de STP ao mundo vai criar expectativa nas pessoas e pode aumentar o fluxo de turista para STP. É deste tipo de pessoas que o País precisa, pessoas com iniciativa e que em vez de criticar por criticar, mostram alternativas com projectos concretos e de sucesso.
    Que 2014 seja um ano de muita Paz, harmonia, concórdia, união e muito amor entre os santumenses. Por um STP mais família, afinal Somos Todos Primos

  10. Zé Manel

    2 de Janeiro de 2014 as 18:15

    antes de tudo quero desejar a todos um bom ano de 2014 com melhorias em tudo e entendimento politico para que o nosso pais comece a desenvolver porque tudo para isso. Ao João Carlos desejo que continue a levar o nosso pais para além fronteiras como tem feito ainda hoje passou cá na RTP. Açores passou a Roça com os Tachos que é muito visto cá também quero mandar um grande abraço a sua esposa Dona Isaura Carvalho que trabalhou cá na universidade muitos anos que nos deixa muitas saudades. Quanto ao Kalú Mendes não o conheço mas também desejo tudo de bom assim como o Abél um abraço a todos espero este ano voltar ai para matar as saudades e estar ai com o meu irmão Mariozinho Beirão.

  11. Aldo Di Julho

    2 de Abril de 2014 as 13:52

    Parabéns pela iniciativa! Sucesso à todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo