Água potável chegou aos quintais de Úbua Caju

Água potável chegou aos domicílios da localidade de Ubua Cajú, através de um projecto da Autarquia de Água Grande, financiado pela União Europeia e o Instituto Marquês de Valle Flor. A EMAE também participa na execução do projecto avaliado em 100 mil euros.

Para além de alimentar os chafarizes das localidades do distrito de Água Grande, a Câmara Distrital pretende levar água potável aos domicílios.

O projecto financiado pela União Europeia e o Instituto Marquês de Valle Flor, está a criar melhores condições de vida para as populações das zonas limítrofes da capital São Tomé.  « Com este projecto conseguimos levar água potável, e implementar  as ligações domiciliárias que é o mais importante. Isto com o objectivo de diminuirmos as perdas de água que temos nos chafarizes e criar melhores condições de vida para a população», defendeu o Presidente da Autarquia de Água Grande, Ekneide Santos(na foto).

Já no dia da inauguração 40 famílias da localidade de Úbua Cajú, foram contempladas com água canalizada no domicílio. O Projecto que tem financiamento na ordem de 100 mil euros, vai beneficiar as localidades de Almeirim, Bairro Verde, Café – Café e Penha, todas do distrito de Água Grande.

Ainda em Úbua Cajú, a autarquia de Água Grande anunciou para breve a colocação de iluminação pública. O Presidente da Autarquia, reconheceu que a construção da estrada que liga Úbua Cajú à outras localidades vizinhas é outra prioridade que deverá ser materializada nos próximos tempos.

Abel Veiga

  1. img
    Jaimito Salvador Responder

    É bom que agua potável chegue a toda a gente, no entanto essas acções da Cãmara de Agua Grande não devem nunca serem desenvolvidas como campanha. É

  2. img
    Jaimito Salvador Responder

    É bom que água potável chegue a todas as comunidades do país. Agua potável para todos é um pontapé de saida para a saude para todos. No entanto o Presidente da Câmara de Agua Grande, deve desenvolver essas acções no quadro do cumprimento do seu mandato e não utilizar essas acções como cam’panha. É que ele tem ficado muito mal na fita, quando usa dinheiro publico ou de parceiros para mensagens de campanha politica que mais parece ser campanha “politiqueira”. No meio de tudo isto é motivo também para se perguntar onde está a EMAE?

    • img
      Eterno Madiba Responder

      EMAE é o quê mesmo?

  3. img
    izaquente Responder

    queres oque afinal jaimito

  4. img
    izaquente Responder

    a populaçao de ubua caju nao gostou de abamdono do deretor da inergia e de deretor da agua porque queriam que o nome na placa tevesse seu nome que vergonha que tipo de deregente que mlstp tem.

    • img
      Honório Responder

      Quem vai mudar isto tudo em S.Tomé e Príncipe é o MDFM/PL, o partido da esperança.
      Viva Fradique Menezes
      Honório

      • img
        Aldrabão Responder

        Você deveria ter vergonha na cara. Enganastes o meu primo Portugal, foste julgado e condenado num Tribunal. Arruinaste a Associação dos Amigos do Príncipe em Portugal. Aldrabaste muita gente e segundo dizem fugiste para Inglaterra. Devias ter vergonha em falar do MDFM ou outro partido qualquer. Agora dizem cá no Príncipe que até a tua própria família, filho do senhor Rodrigo tu enganaste. Ele foi teu fiador para comprar casa e não pagas a casa a 2 anos e ele coitado vai ter de responder no tribunal por tua causa. Até a tua própria família estás a aldrabar.
        Cá no Príncipe toda a gente já sabe quem tu és. Só podes enganar o MDFM e mas ninguém. Só Fradique de Menezes é que ainda acredita em ti. A tua própria família já te está a abandonar. Cuidado que as tuas portas estão a fechar.
        Você Honório Lavres que passa a vida a mentir e dizer que és muito importante. Não és nada. És um aldrabão, mentiroso e ladrão. Eu estou a tua espera cá no Príncipe.
        Agora queres aldrabar o MDFM.

        • img
          Kanimambo Responder

          Carrega Presidente. Continua a somar os seus pontos. Diz o Zé Maria da EMAE para ter cuidado só. Estamos no Kilombo a espera dele. Força Presidente!

  5. img
    Magalhães Responder

    Jaimito Salvador,

    São e Príncipe tem algum dinheiro para fazer as obras? Senhor de agricultura faz campanha com qual dinheiro? Não é do Bad e de Taiwan? Ministro de Educação inaugurou cantina com qual dinheiro, Brasil? Então deixamos de política de baichezas e deixa quem realmente quer trabalhar para esse povo. Se toda a campanha fosse colocar energia, água e estradas, que era benvindo.

    • img
      Ano Velho Responder

      Bem dito. A politiquice é que está a dar cabo de São Tomé e Príncipe. Deixem dessas poucas vergonhas, trabalhem e deixem trabalhar quem quiser fazer algo para o bem deste Pais.
      Não há democracia sem Partidos políticos, mas, infelizmente os nossos Partidos fazem tudo menos uma politica séria. Estão a adiar o progresso de São Tomé e Príncipe. Aqui eu refiro-me em todos Partidos São-Tomenses sem exceção.

  6. img
    jaca Responder

    Senhor Jaimito Salvador,

    Gostei da sua pergunta. “No meio de tudo isto é motivo também para se perguntar onde está a EMAE?

    De facto a dias, também fiz esta pergunta a um funcionário da EMAE que me respondeu que existia até a dita inauguração um protocolo entre EMAE e a camara Distrital de Água Grande, no quadro de abastecimento de água potável para algumas localidades. Segundo o Funcionário a EMAE unilateralmente deu por fim do dito Protocolo, uma vez que segundo ele, o Presidente da Camarada esta a usar a EMAE para os seus fins políticos e a gota de agua foi a ultima inauguração em que na tabuleta de inauguração estava: Financiado por União Europeia; Dono da Obra Camara Distrital de Água Grande; Inaugurado pelo Dr. Kney Santos”. E segundo o Funcionário o Diretor Geral da EMAE e o Diretor de Água que também foram convidados, tendo em conta que o executor da obra foi a EMAE, ao ver a dita placa pura e simplesmente não participaram na inauguração. Segundo ele a EMAE no dia seguinte enviou uma carta ao Presidente da Camara de Àgua Grande dando por fim o dito protocolo.
    Sendo a EMAE a única Instituição responsável pela gestão das infra estruturas do sector elétrico e de água do País, cabe a EMAE assumir as suas responsabilidades . Por outro lado, segundo o funcionário a Camara tem estado de forma abusiva a intervir na rede elétrica sem a existência de qualquer protocolo ou autorização da EMAE.
    Meus caros assim vai o nosso S.Tomé.
    Podemos dizer que a Camara de Água Grande é uma outra EMAE? pelas informações que disponho a Camara tem eletricistas que muitas vezes são confundidos como técnico da EMAE.

    Bakúe sun Kney.

  7. img
    Original Responder

    Tenho uma preocupação que é seguinte:
    Quando inauguram este projeto social é para durar ou é só por alguns dias? Conheço muitos locais onde água só corre à noite ou madrugada de vez em quando e todos os dias estão a canalizar água noutrs bairos isto quer dizer que não há uma política consertada com EMAE e o que acontece é tirar água de um lado e enviar ao outro isto não é desenvolvimento.O bom seria criar condições em novas localidades e manter a água naqueles locais onde já havia.Estou certo ou errado?. Me digam.

  8. img
    Maracuja Responder

    Se a EMAE esta a dormir, não quer excutar (levandando iluminação pública e água), a população, a quem queira fazer. Então deixamos de politiqisses e deixa homem fazer seu trabalho. Pelo menos hoje, meu bairro tem iluminação pública e água, graças ao esforço do Kiney.

  9. img
    Diáspora Angola Responder

    Tendo em conta esse comentario, do Sr Jaca que vem nos revelar esta dizavença, entre Camara de Agua Grande e a ÉMAE quem sofre com essa crispação é a população, espero que PR- Eknei chegue a um consenço com a ÉMAE para o bem de todos cidadão santomense.

  10. img
    viquingue Responder

    Essas obras ate são boas so empero que não seja obras de campanhas conheço muitas localidades que foram beneficiadas com agua de campanha que depois de passar essa fase de campanha e Emae fecha esses chafarizes,espero que dessa vez seje diferente.Muitas localidades hoje estão iluminadas garças a camara distrital de agua grande e isso é de louvar ver um jovem no governo trabalhar em prol do desemvolvimento do pais e beneficio da população.

Deixe um comentario

*