Sociedade

Leite na inspeção judicial

Silvestre Leite, ex-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, foi investido como novo inspector judicial. José Bandeira o actual Juiz Presidente do STJ, disse que está aberta uma nova etapa exigida e solicitada por todos.

O Juíz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite é o novo inspector judicial, substituindo assim a juíza Alice Carvalho.

Duramente contestado sobretudo pela Ordem dos Advogados, enquanto Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite, que no passado foi também Procurador-Geral da República, passa a ser o inspector dos magistrados judiciais. «É um trabalho espinhoso que temos que desempenhar com muita perfeição com muita dedicação», declarou na tomada de posse.

Nos próximos 4 anos, tem a missão de avaliar as decisões dos juízes, e o seu desempenho.

A inspecção dos juízes, foi nos últimos 4 anos, uma das principais exigências dos governos, como medida fulcral para a reforma e dignificação da justiça em São Tomé e Príncipe.

Tanto o Governo de Patrice Trovoada como o de Gabriel Costa, teve a inspecção dos juízes como o principal cavalo de batalha na política de reforma da justiça. «É o início de uma reforma, e de uma etapa exigida e solicitada por todos, que é a de começarmos com a inspecção judicial», anunciou José Bandeira, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Os dois últimos governos, exigiram a inspecção dos juízes são-tomenses, por pessoal competente oriundo dos países de língua portuguesa. José Bandeira, deu uma resposta indirecta, a esta exigência dos governos e da Ordem dos Advogados. «É um sinal que estamos a dar para o mundo de que efectivamente somos capazes de fazer com as nossas valências, porque nunca, esperar que os outros fizessem por nós», concluiu.

Abel Veiga

    1 comentário

1 comentário

  1. Kanimambo

    30 de Abril de 2014 as 11:37

    Que país, estão sempre a presentear os incompetentes! Enfim, nós estamos perdidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo