Leite na inspeção judicial

Silvestre Leite, ex-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, foi investido como novo inspector judicial. José Bandeira o actual Juiz Presidente do STJ, disse que está aberta uma nova etapa exigida e solicitada por todos.

O Juíz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite é o novo inspector judicial, substituindo assim a juíza Alice Carvalho.

Duramente contestado sobretudo pela Ordem dos Advogados, enquanto Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite, que no passado foi também Procurador-Geral da República, passa a ser o inspector dos magistrados judiciais. «É um trabalho espinhoso que temos que desempenhar com muita perfeição com muita dedicação», declarou na tomada de posse.

Nos próximos 4 anos, tem a missão de avaliar as decisões dos juízes, e o seu desempenho.

A inspecção dos juízes, foi nos últimos 4 anos, uma das principais exigências dos governos, como medida fulcral para a reforma e dignificação da justiça em São Tomé e Príncipe.

Tanto o Governo de Patrice Trovoada como o de Gabriel Costa, teve a inspecção dos juízes como o principal cavalo de batalha na política de reforma da justiça. «É o início de uma reforma, e de uma etapa exigida e solicitada por todos, que é a de começarmos com a inspecção judicial», anunciou José Bandeira, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Os dois últimos governos, exigiram a inspecção dos juízes são-tomenses, por pessoal competente oriundo dos países de língua portuguesa. José Bandeira, deu uma resposta indirecta, a esta exigência dos governos e da Ordem dos Advogados. «É um sinal que estamos a dar para o mundo de que efectivamente somos capazes de fazer com as nossas valências, porque nunca, esperar que os outros fizessem por nós», concluiu.

Abel Veiga

  1. img
    Kanimambo Responder

    Que país, estão sempre a presentear os incompetentes! Enfim, nós estamos perdidos.

Deixe um comentario

*